Na entrada dos terminais os motoristas encontram um quiosque de autoatendimento, onde, após autenticação biométrica, validam informações e recebem instruções.
Com essa implantação, as operações ganham mais agilidade, proporcionando maior segurança e velocidade para as informações e cargas.
Do inglês, a sigla OCR significa Reconhecimento Óptico de Caracteres e é uma tecnologia implantada nos
terminais da Santos Brasil desde 2019.
Entenda como ela aumenta a produtividade e fornece mais segurança das informações e do funcionário:
Por meio de câmeras instaladas nos portêineres, é possível ler e registrar automaticamente os dados e características do contêiner. A leitura via OCR evita que trabalhadores subam no guindaste para procedimento manual.
A leitura digital dos lacres é realizada por meio de um aplicativo instalado nos tablets dos colaboradores da Santos Brasil. Essa solução reduz o tempo gasto de leitura de sete segundos para 1,43 segundo.
Nos terminais alfandegados, quando os caminhões se aproximam dos gates, as câmeras OCR automaticamente leem e registram a placa do veículo e os dados do contêiner.
Por meio de câmeras instaladas nos portêineres, é possível ler e registrar automaticamente os dados e características do contêiner. A leitura via OCR evita que trabalhadores subam no guindaste para procedimento manual.
A leitura digital dos lacres é realizada por meio de um aplicativo instalado nos tablets dos colaboradores da Santos Brasil. Essa solução reduz o tempo gasto de leitura de sete segundos para 1,43 segundo.
Nos terminais alfandegados, quando os caminhões se aproximam dos gates, as câmeras OCR automaticamente leem e registram a placa do veículo e os dados do contêiner.
Somos a primeira empresa do Brasil a desenvolver e instalar essa tecnologia. Por meio do SAV (Sistema de Agendamento de Veículos), disponível no nosso site e aplicativo, o cliente agenda a entrega e retirada de contêineres das nossas unidades. O SAV agiliza o processo de checagem das informações, que são previamente informadas no ato do agendamento. A digitalização do processo de agendamento de veículos trouxe aos nossos terminais e arredores a extinção de filas e congestionamentos, já que permite alinhar entre motorista e terminal a hora de chegada.
O aplicativo, exclusivo para motoristas, proporciona agilidade no acesso aos terminais com a possibilidade de consultar facilmente informações relacionadas ao agendamento, além da realização do check-in com até 1 km de distância do terminal, evitando a cobrança da taxa por descumprimento de agendamento.
Além disso, o aplicativo ajuda a reduzir o impacto ambiental da impressão de documentos, alinhado ao compromisso com a sustentabilidade que a Santos Brasil possui.
Essa tecnologia permite que a pesagem do contêiner, antes feita somente em balanças convencionais, seja realizada no próprio equipamento que movimenta a carga, o RTG, por meio de sensores para medição de força e peso, reduzindo uma etapa da operação, diminuindo o tempo de movimentação e aumentando a acuracidade do processo.
Para facilitar as consultas e solicitações, clientes da Santos Brasil possuem acesso a uma série de APIs para integração com os nossos sistemas. A Fatura Fácil é um exemplo de API recentemente desenvolvida. Ela oferece ao cliente a praticidade de consultar e baixar boletos, demonstrativos e notas fiscais eletrônicas em tempo real, por meio da integração entre sistemas.
Por meio de uma plataforma digital interativa, baseada no conceito de gamificação, estimulamos o envolvimento de todos os funcionários – de todos os níveis hierárquicos – na busca por soluções inovadoras que levem à redução de custos e de perdas, ao aumento na produtividade, agilidade e à melhoria de processos.
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