A Santos Brasil, companhia referência em prestação de serviços portuários e logísticos, acaba de lançar o Sistema de Cadastro de Voluntários. Trata-se de uma ferramenta online utilizada para inscrever funcionários nos projetos socioambientais apoiados pela empresa nas regiões em que atua. O objetivo é gerar relacionamento entre funcionários, a fim de fortalecer ações sociais. Esta é uma das iniciativas de responsabilidade social da Santos Brasil em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, celebrado hoje.
Incentivados pela Santos Brasil, cerca de 250 funcionários da Companhia já participam de programas de voluntariado. Devido ao crescimento no número de envolvidos nessas atividades, o desenvolvimento de um sistema voltado para este público tornou-se fundamental para organizar as mobilizações. "Temos visto uma grande aceitação do nosso público interno em participar das atividades de voluntariado. Com o Sistema de Cadastro de Voluntários, esses funcionários poderão conhecer mais colegas e os locais de suas cidades onde as iniciativas são planejadas. Acreditamos que o estímulo a esse relacionamento irá potencializar os resultados das ações. Confiamos no talento de nossos voluntários e os reconhecemos pela dedicação", diz a gerente-executiva de Comunicação e Sustentabilidade da Santos Brasil, Raquel Ogando.
Para que as iniciativas sejam realizadas de maneira alinhada às estratégias de sustentabilidade da Santos Brasil, a empresa implantou também uma nova Política de Voluntariado, que estabelece normas como limite de horas para atividades voluntárias, observações referentes à Lei do Voluntariado e compromissos do voluntário. "As unidades da Santos Brasil têm impacto indireto no desenvolvimento econômico das localidades onde estão instaladas, seja por meio da contratação de serviços ou pela geração de empregos diretos e indiretos, aumentando assim a renda per capita das famílias. Com isso, a Santos Brasil valoriza ações voltadas para o desenvolvimento local", explica Raquel.
Programas de voluntariado - A Santos Brasil investe em projetos sociais ligados ao esporte e à educação. Uma dessas iniciativa é o Projeto Comunidade Nostra Aldeia, que oferece aulas de Jiu-Jitsu para cerca de 100 crianças, adolescentes e adultos que vivem em situação de risco social, no entorno do Tecon Santos, o maior terminal de contêineres do Brasil. Outro trabalho relevante é a Escola Santos Brasil Formare, que oferece cursos profissionalizantes nas áreas portuária e logística, com o apoio de educadores voluntários, para jovens formandos pela Rede Estadual de Ensino que não teriam condições de arcar com custos de cursos convencionais.
O funcionário do Centro de Distribuição da Santos Brasil na capital paulista, Cleriston da Silva, participou no início deste ano do Projeto Guerreiros sem Armas. Trata-se de um programa anual que estimula dezenas de jovens estrangeiros e brasileiros a realizarem um mutirão para desenvolvimento em comunidades que passam por situação de risco social. O funcionário afirma que teve a oportunidade de trocar experiências com a comunidade e de aprender com a realidade e a cultura de outras pessoas. "Foi um aprendizado muito grande".
Por ter perfil de educador, o funcionário Alessandro de Jesus Santos foi incentivado por colegas de trabalho a participar da Escola Santos Brasil Formare. Alessandro trabalha no Tecon Santos e há mais de um ano atua como educador voluntário de jovens que querem construir uma carreira. "É cativante participar do programa pela parte social de ajudar os alunos".
Outras notícias
Santos Brasil bate recorde histórico de contêineres movimentados na operação de um único navio no Tecon Santos Leia mais
Santos Brasil avança rumo à meta de aterro zero até 2028 Leia mais
Santos Brasil abre vagas para Programa de Estágio 2025 Leia mais
Santos Brasil abre inscrições para o Banco de Projetos Incentivados Municipais 2025 Leia mais
Santos Brasil registra R$ 198,5 milhões de lucro líquido no 1º trimestre Leia mais
If you prefer, you can access our website in Portuguese.
Yes, I want to access the website in Portuguese.