No mês de dezembro, o consumo de bebidas alcóolicas cresce em função das festas de Natal e Réveillon, mas quem olha as prateleiras dos supermercados cheias de produtos importados não imagina toda a logística e cuidados envolvidos para que o produto chegue ao consumidor em perfeitas condições e no timing correto. 
  
A Santos Brasil, referência em soluções logísticas completas do porto à porta, é a única operadora do Porto de Santos a oferecer serviços customizados de logística portuária para o segmento de bebidas alcoólicas. 
  
Desde 2015, quando começou a operar com esse tipo de carga, a empresa vem se especializando e desenvolvendo processos integrados e estruturas específicas que garantem o correto manuseio e a segurança do produto desde a sua chegada no porto, armazenamento e transporte. 
  
Além de receber os produtos em seu terminal, a Santos Brasil responde pela desova e separação das bebidas, etiquetagem e gerenciamento de estoque, colocação em palete apropriado e no padrão do cliente, embalagem, empilhamento das caixas e transporte rodoviário. 
  
Os vinhos demandam um procedimento ainda mais minucioso no momento da desova. A carga, que chega ao Centro de Distribuição em contêiner fechado, é separada de acordo com a safra da uva e reorganizada em palete padrão PBR (Palete Padrão Brasileiro Intercambiável). 
  
A Companhia segue padrões de selagem (selo de controle IPI) e etiquetagem (rótulo em português) para cada tipo de bebida. Este tipo de carga é armazenada em quadras específicas nos armazéns e centros de distribuição, onde recebem cuidados específicos de segurança e limpeza. 
  
De acordo com Wagner Tofolli, diretor comercial, a Santos Brasil conta com uma equipe altamente preparada para manusear bebidas, devido à sensibilidade e fragilidade do produto, bem como ao seu alto valor agregado. Todas as etapas do processo devem seguir à risca os padrões definidos pelo cliente, como por exemplo, cargas que necessitam de temperatura específica. Neste caso, transferimos para uma área climatiza de 400 metros quadrados. Desse total, 70% é ocupada por vinhos, diz. 
  
Somente nesse ano, a Santos Brasil etiquetou mais de 3 milhões de garrafas. A curva de crescimento da movimentação deste produto na companhia começa a crescer em junho, chegando ao pico em setembro e outubro.
 
Outras notícias
Santos Brasil vence Prêmio Melhores e Maiores da Exame no setor Transporte e Logística Leia mais
Santos Brasil registra lucro líquido de R$ 193,4 milhões no segundo trimestre Leia mais
Santos Brasil movimenta 135 mil contêineres no Tecon Santos em julho e bate novo recorde histórico Leia mais
Santos Brasil oferece 25 vagas para o Programa Formare 2025 Leia mais
Santos Brasil bate recorde histórico de contêineres movimentados na operação de um único navio no Tecon Santos Leia mais
If you prefer, you can access our website in Portuguese.
Yes, I want to access the website in Portuguese.