Papel e celulose correspondem à metade das cargas de exportação movimentadas nos ramais ferroviários do Tecon Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul, localizado no Porto de Santos e operado pela Santos Brasil. As commodities são provenientes das regiões de Suzano (SP) e Três Lagoas (MS). No acumulado do ano, até o mês de novembro, cerca de 21,7 mil contêineres para exportação foram movimentados, via trem, no Tecon Santos com produtos dos setores químico, agrícola, automotivo, entre outros. 
O modal ferroviário vem atraindo cada vez mais os exportadores de commodities ao oferecer segurança da carga, menor custo e ganhos ambientais. É ainda uma forte alternativa para a diminuição do trânsito nas estradas e nos acessos ao Porto de Santos. Cada vagão pode transportar até quatro contêineres de 20 pés, quantidade suficiente para tirar das ruas quatro caminhões. Além disso, reduz o risco das operações e o nível de emissão de CO2 em até 70% no meio ambiente. 
De acordo com previsão da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), o Brasil está muito perto de passar de quarto para segundo maior produtor mundial de celulose, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. A capacidade instalada brasileira subirá de 17,4 milhões de toneladas em 2015 para 20,9 milhões de toneladas/ ano. A China é o maior comprador de celulose do Brasil, superando a Europa, que detinha esta posição.
Outras notícias
Santos Brasil vence Prêmio Melhores e Maiores da Exame no setor Transporte e Logística Leia mais
Santos Brasil registra lucro líquido de R$ 193,4 milhões no segundo trimestre Leia mais
Santos Brasil movimenta 135 mil contêineres no Tecon Santos em julho e bate novo recorde histórico Leia mais
Santos Brasil oferece 25 vagas para o Programa Formare 2025 Leia mais
Santos Brasil bate recorde histórico de contêineres movimentados na operação de um único navio no Tecon Santos Leia mais
If you prefer, you can access our website in Portuguese.
Yes, I want to access the website in Portuguese.