São Paulo, 26 de maio de 2020 - Os dois novos portêineres de última geração que chegaram ao Tecon Santos em fevereiro entraram em funcionamento na última semana após a fase de montagem, testes e ajustes finos. Com 50 metros de altura, comprimento de lança de 70 metros (15 metros a mais do que os que já operam no terminal) e capacidade para movimentar simultaneamente dois contêineres de 20 pés, num total de até 65 toneladas de carga, os equipamentos contaram com uma equipe especial com 42 profissionais treinados pela fabricante, a ZPMC, para o desembarque e montagem no cais do maior terminal de contêineres da América do Sul, localizado na margem esquerda do Porto de Santos e administrado pela Santos Brasil.
Entre a atracação do navio que transportou os portêineres, no dia 19 de fevereiro, até os ajustes finais para colocar os equipamentos em uso, foram necessárias algumas etapas cercadas de cuidados: antes do desembarque, por exemplo, houve a retirada das peças especiais que garantem a segurança na navegação. Uma vez desembarcados, foram montadas as partes mecânicas e elétricas, além da eletrificação e liberação dos movimentos de lança, troley (o carro responsável pela movimentação da carga) e translação. Depois destes procedimentos, os portêineres foram submetidos a ajustes finos de funcionalidades, seguidos de testes operacionais e de confiabilidade e, finalmente, a validação operacional indicando a disponibilidade de uso. 
Os equipamentos recém-chegados são os dois primeiros novos guindastes de cais de um total de oito que serão adquiridos pela Companhia e integram o projeto de modernização e ampliação do Tecon Santos, que prepara o terminal para atender de maneira eficiente a demanda prevista para o Porto, a partir da chegada dos navios do tipo New Panamax (com 366 metros de comprimento e capacidade de transportar até 12.500 TEUs). 
Com uma dimensão e tecnologia que permitem alcançar as últimas fileiras de contêineres nestes super navios, os portêineres trarão ganhos de produtividade, eficiência e flexibilidade operacional ao terminal, refletindo em maior qualidade de serviço aos clientes.
Os equipamentos agregam também mais segurança e precisão à operação, pois são dotados da tecnologia TPS (Truck Position System ¿ sistema de posicionamento de carretas) que define de forma precisa o local de parada das carretas utilizadas no embarque e desembarque de cargas. A Santos Brasil será a primeira no país a dispor desse conjunto tecnológico, além de OCRs acoplados com a função de identificar a numeração dos contêineres. 
Para zelar pela segurança e saúde dos trabalhadores envolvidos nas obras e combater a disseminação do Coronavírus (Covid ¿ 19), as equipes responsáveis por todo o processo de desembarque e montagem dos portêineres seguiram medidas preventivas estabelecidas pela Santos Brasil, que incorporou  as recomendações dos órgãos públicos e autoridades de saúde à rotina de funcionários e terceirizados dentro de suas unidades.
Sobre a Santos Brasil
A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu mais de R$ 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País.
 
Além do Tecon Santos, a Companhia opera mais dois terminais de contêineres ¿ Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento a
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