Petrechos de pesca que não serão mais utilizados darão origem a produtos artesanais por meio do projeto “Rede de Mulheres pela Vida Marinha”, do Instituto Gremar. A iniciativa é voltada para mulheres de comunidades pesqueiras da região da Baixada Santista. O projeto, que conta com o patrocínio da Santos Brasil, visa gerar renda para essas famílias, bem como sensibilizar as participantes sobre os impactos positivos que a destinação correta dos materiais pode ocasionar ao meio ambiente.
A partir de materiais entregues pela comunidade pesqueira e recolhidos em outras duas iniciativas do Instituto Gremar voltadas para o tema - os projetos Pesca e Recicla - Ecoponto para materiais de pesca e Vamos Desenredar? - Uma caravana a favor da vida marinha –, serão organizadas oficinas de capacitação em artesanato, além de rodas de conversa e palestras sobre empoderamento feminino, microempreendedorismo, autovalorização e conscientização ambiental.
“É um projeto focado na questão ambiental, mas também apto a transformar vidas, pois tem aspectos sociais importantes, trabalhados de forma participativa com a comunidade. Assim valorizamos a cultura da comunidade dos pescadores e abrimos oportunidade para mulheres se empoderarem com uma atividade econômica, reciclando materiais que já não teriam mais utilidade e buscando juntos soluções para preservar a vida marinha, afirma
Rosane Farah, bióloga e responsável técnica do Instituto Gremar.
Para a gerente executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, Béatrice de Toledo Dupuy, a Companhia reforça o seu compromisso com o meio ambiente e o desenvolvimento humano ao apoiar projetos como o Rede de Mulheres e o Vamos Desenredar?. “Esta combinação é extremamente benéfica ao possibilitar a preservação da vida marinha e ainda oferecer a oportunidade de geração de renda, especialmente para mulheres, contribuindo para o progresso dessas comunidades e para uma perspectiva de futuro mais promissora para essas famílias. Estamos satisfeitos em ampliar a parceria que iniciamos com o Instituto Gremar no ano passado, afirma.
Com duração inicial prevista de um ano, a iniciativa resultará em um evento de apresentação e comercialização dos produtos artesanais produzidos pelas participantes, com local e data a definir.
Outras notícias
Inscrições para o Banco de Projetos Incentivados Municipais da Santos Brasil estão abertas Leia mais
Novos guindastes de operação remota chegam ao Tecon Santos Leia mais
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacidade máxima no Porto do Itaqui (MA) Leia mais
Com demolição do prédio administrativo, Santos Brasil dá início à nova etapa de obras para ampliação da capacidade do Tecon Santos Leia mais
Santos Brasil é a melhor empresa de infraestrutura no Prêmio Época Negócios 360° Leia mais
If you prefer, you can access our website in Portuguese.
Yes, I want to access the website in Portuguese.