A Santos Brasil obteve autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) para iniciar a operação da expansão do TGL 1, um dos três terminais de granéis líquidos que a Companhia administra no Porto do Itaqui (MA), e começa o ano com a capacidade ampliada de 54 mil m³ para 85 mil m³.
Já as obras de expansão do TGL 3, que foram finalizadas no ano passado agregando mais 30 mil m³ de capacidade à Companhia em Itaqui, ainda dependem de autorização de operação da ANP, esperada para o primeiro trimestre de 2025.
O TGL 2, que está em construção e terá 85 mil m³ de capacidade, tem sua conclusão prevista para este ano. Ao final das obras, somando os três terminais, a Santos Brasil terá 200 mil m³ de capacidade, aproximadamente, um volume relevante no porto maranhense, que tem enorme potencial de crescimento ligado ao agronegócio.
Os três terminais da Santos Brasil em Itaqui foram arrematados em leilão realizado na B3 em abril de 2021 (dois eram brownfields e um greenfield), marcando o início da atuação da Companhia em granéis líquidos.
As obras nos terminais incluíram a construção de novos tanques e plataformas destinados ao recebimento, expedição e armazenagem de diesel, gasolina e biocombustíveis. Além disso, com a conclusão do projeto, os terminais contarão com quatro novas linhas de píer dedicadas para combustíveis com acesso aos três berços públicos que operam granéis líquidos no porto.
No total, a Companhia destinará mais de R$ 600 milhões ao crescimento da capacidade de movimentação de combustíveis no porto maranhense.
Para Carlos Quintero, diretor de Granéis Líquidos da Santos Brasil, em dois anos de operação no mercado de combustíveis a Companhia tem se destacado pela qualidade do serviço prestado. "Estamos crescendo em participação e essa nova entrega de capacidade, de 30 mil m³ adicionais no TGL1, representa mais um passo importante para atender a demanda dos clientes do Porto do Itaqui com a excelência que é marca da Santos Brasil", afirma.
Quintero ressalta ainda que os terminais foram alfandegados no ano passado, isto é, receberam autorização da Receita Federal para operar combustíveis de importação e exportação.
O porto do Itaqui é hub de distribuição de derivados de petróleo para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Tem boa infraestrutura e está conectado a importantes ferrovias, que fazem do porto um corredor estratégico para o Centro-Oeste do Brasil, além dos mercados do Norte e Nordeste. Os terminais de granéis líquidos da Santos Brasil têm conexões com modais rodoviário, ferroviário, dutoviário e marítimo, e o porto tem capacidade para receber navios de até 155 mil toneladas.
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