São Paulo, 20 de maio de 2015 -
Atender às demandas sob medida, de acordo com a necessidade
de cada cliente. Este tem sido o objetivo da Santos Brasil, que,
além de ampliar seu mix de serviços em 2015, adotou a estratégia de
priorizar a customização de soluções logísticas completas, do porto
à porta. Para isso, a companhia mantém uma área especializada em
avaliar as expectativas e os objetivos de cada cliente, a fim de
desenvolver e operar modelos inovadores e eficientes com
intermodalidade. Durante o ano de 2014, mais de 200 customizações
foram realizadas.
Como aliadas à esta expertise, a empresa conta com
sua área de Tecnologia de Informação(TI), voltada à personalização
de sistemas para clientes, e sua infraestrutura de alto desempenho
no Porto de Santos, que inclui o maior terminal de contêineres da
América do Sul e uma operadora logística com centros de
distribuição, recintos alfandegados para armazenagem e um frota
rodoviária.
Um exemplo de operação sob demanda é o serviço do porto à porta
prestado pela Santos Brasil à Rhodia, empresa do grupo Solvay, para
transportes rodoviários de insumos, com o uso de semirreboques
basculantes de capacidade para contêineres de 40 pés. O contrato
mantém-se desde 2003 e foi renovado por mais três anos em 2015. A
operação é pouco comum, exige equipamentos específicos e equipe
qualificada, mas é ideal para levar as importações do Porto de
Santos a uma unidade industrial em Santo André(SP) com a
eficiência desejada. Com a renovação, cinco novos semirreboques
basculantes foram adquiridos e incrementados à frota, voltados
exclusivamente ao abastecimento desta linha de produção da Rhodia.
"Nossos know-how e infraestrutura para soluções logísticas
completas permitem customizações nas operações e nos sistemas de
informação de acordo com necessidade do cliente. Realizamos
transportes com equipamentos basculantes há 12 anos, o que nos
concedeu uma curva de experiência acentuada em um tipo de operação
eficiente e pouco explorada no mercado", ressalta o
diretor comercial da Santos Brasil, Wagner Toffoli.
Além desta operação, a Santos Brasil atende a Rhodia por meio de
outros contratos de prestação de outros serviços, incluindo
expedição de produtos por meio de seu Centro de Distribuição
operado em São Bernardo do Campo (SP). "Com esse serviço,
otimizamos o fluxo de recebimento de produto, ganhando mais
agilidade em nossas operações logísticas",
afirma Nelson Costa, diretor de Supply Chain do grupo
Solvay na América Latina.
O funcionamento é simples. Clientes podem enviar à Santos Brasil o
Bill of Landing (BL), documento exigido para cada transporte
marítimo, ao anexá-lo no site da companhia em formato PDF. O
sistema lê as informações automaticamente, de forma pioneira no
Porto de Santos, e elimina possíveis erros de digitação, mitigando
riscos de divergências entre os documentos recebidos pela Santos
Brasil e pela comunicação com a Alfândega de Santos. "A confirmação
chega em instantes e sem erros devido a não manipulação de
documentos", diz Toffoli.
O novo sistema permite ainda a inclusão de informações adicionais,
o que não era possível no procedimento adotado anteriormente, via
e-mail. "No caso de cargas reefers, o cliente pode cadastrar a
temperatura adequada par
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