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Santos Brasil define estratégia para se tornar net zero até 2040

31/10/2024 14:00 — Atualizado há 2 meses

Para se tornar carbono neutro até 2040, a Santos Brasil apresenta seu Plano de Transição Climática, um conjunto de diretrizes e compromissos para reduzir em 70% as emissões diretas de GEE (Gases de Efeito Estufa) de suas operações, nos escopos 1 e 2, e em 30% as emissões indiretas (escopo 3, relacionadas à cadeia de valor). Além disso, o plano visa contribuir para a mitigação dos efeitos climáticos adversos, com metas de curto, médio e longo prazos. Ao final do período, as emissões que não puderem ser reduzidas diretamente serão compensadas por meio de medidas compensatórias.

Entre as iniciativas de maior impacto está a substituição de todos os RTGs (guindastes de pátio) movidos a diesel no Tecon Santos, seu principal ativo, por modelos elétricos até 2031. Essa mudança faz parte do projeto de ampliação e modernização do terminal, que se iniciou em 2019 e conta com investimentos superiores a R$ 2,5 bilhões, sendo que cerca de R$ 1,2 bilhão já foram aplicados. A substituição dos RTGs evitará a emissão de 713 toneladas de CO2 por mês, resultando em uma redução de 97% nas emissões desses equipamentos no terminal, trazendo uma contribuição significativa para a questão climática.

O novo plano é uma evolução do programa de descarbonização que a Santos Brasil vem desenvolvendo nos últimos cinco anos e que já resultou em uma relevante redução na intensidade de emissões: de 13,74 kgCO2/TEU em 2019 para 9,14 kgCO2/TEU em 2023 – uma redução de 36%, considerando os escopos 1 e 2 da Companhia.

As metas de curto prazo estão focadas em melhorias operacionais imediatas, como a otimização do consumo e a mudança de combustíveis e a redução de emissões locais. As metas de médio e longo prazo abrangem transformações estruturais mais profundas, incluindo a mudança completa da matriz energética dos terminais, o uso de energia renovável com a implantação de painéis fotovoltaicos, engajamento junto à cadeia de valor e ações de adaptação às mudanças climáticas.

Nos próximos sete anos, serão adquiridos 32 e-RTGs (oito já estão em fase de compra) para o Tecon Santos, um dos maiores terminais de contêineres da América Latina e o mais eficiente do país, localizado no Porto de Santos. No final do ano passado, a empresa recebeu as primeiras oito unidades dessa nova geração de equipamentos, com investimentos de R$ 130 milhões nas máquinas e R$ 12 milhões em obras no pátio.

Atualmente, 47 RTGs operam no terminal, sendo 39 a diesel, que serão desmobilizados até 2031, e oito elétricos. A operação remota desses novos equipamentos, prevista para começar ainda neste ano, garantirá mais segurança aos profissionais, que passarão a fazer a movimentação de cargas em um centro de operações, em vez de operarem do alto dos guindastes.

Também relacionada à troca da matriz energética do terminal santista, está prevista a instalação de shore power até 2031. Essa medida possibilitará a oferta de energia elétrica para navios atracados, eliminando a queima de combustível fóssil na área portuária durante a operação das embarcações e reduzindo as emissões de escopo 3 da Companhia. Cerca de 70% das emissões da Santos Brasil estão relacionadas ao escopo 3, a maioria proveniente dos navios atracados. Embora atualmente não haja demanda para esse serviço, a Santos Brasil estará com sua infraestrutura pronta quando for necessário.

Desde 2022, a Companhia compensa as emissões de escopo 2 (consumo de energia) de suas unidades por meio da aquisição de certificados I-REC. Além disso, o novo plano prevê a instalação de painéis fotovoltaicos para a geração de energia nos terminais de contêineres de Vila do Conde (PA) e Santos.

Outra meta importante diz respeito ao gerenciamento de resíduos sólidos. A empresa trabalha para garantir "aterro zero" em todas as suas unidades até 2028.

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