São Paulo, 02 de junho de 2022 ¿ Comprometida em conciliar desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente, a Santos Brasil tem a sustentabilidade como cerne de seus negócios, com metas socioambientais bem definidas para todas as unidades em que atua e ações pioneiras no setor portuário.
Até 2024, a Companhia - signatária do Pacto Global da ONU desde 2013 - trabalha para reduzir 50% da geração de resíduos/TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), 30% do consumo de água per capta e 15% em toneladas de emissões de CO2/TEU.
Temos consciência do nosso papel de protagonistas nos temas relacionados ao meio ambiente e estamos totalmente empenhados na busca de soluções para mitigar os impactos de nossas operações e colaborar com o desenvolvimento humano, questões cruciais para a sobrevivência do planeta, afirma Béatrice de Toledo Dupuy, gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil.
Uma prova desse esforço é que, neste ano, a Santos Brasil adquiriu certificados I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável), que asseguram que 100% da energia utilizada para o funcionamento da Companhia dentro do Estado de São Paulo será disponibilizada na rede, de maneira proporcional, como energia limpa para todo o país.
Com isso, a Companhia zera as emissões de CO2 de Escopo II, geradas a partir do consumo de energia de fonte convencional. Foram adquiridos RECs suficientes para o consumo de mWh no período de 2021 e 2022.
O International REC Standard é um sistema global que possibilita uma certificação auditada e segura, zerando emissões de CO2 atreladas ao consumo de energia, identificadas no Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no âmbito do Programa Brasileiro GHG Protocol. É o meio mais confiável para comprovar e rastrear o consumo de energia proveniente de fontes renováveis, seguindo rigorosos padrões internacionais.
A medida é compensatória. O terminal continua consumindo energia da rede energética convencional, mas a diferença é que, ao comprar os RECs, incentiva a produção de energia limpa, que será distribuída na mesma rede, para consumo de todos, compensando seu consumo convencional com a garantia de fornecimento proporcional de energia de fonte limpa, para todo o País, explica Paloma Fontes, analista sênior de Sustentabilidade.
Outras ações para bater as metas ambientais, atreladas à remuneração da alta liderança e dos demais funcionários, são:
- Água: para evitar desperdícios e reduzir o consumo de água no Tecon Santos, a Santos Brasil adotou um sistema baseado na Internet of Things (IoT ¿ internet das coisas) que monitora o consumo da água em tempo real, ajuda a detectar vazamentos, possíveis desperdícios e permite a adoção de medidas para estancar eventuais problemas por meio de um aplicativo de celular, conhecido como telemetria da água.
Os resultados foram imediatos. Com a detecção de vazamentos, medidas foram adotadas evitando desperdício diário de mais de 120 mil litros de água e um custo desnecessário para a Companhia. Entre outras funcionalidades, é possível configurar notificações, via push pelo app, como metas de consumo e horários fora padrão, por exemplo, mantendo o consumo de maneira regular buscando atingir 30% de redução de água até 2024, um ganho para toda a sociedade e meio ambiente.
- Resíduos: em um importante passo para conquistar a redução de 50% na geração de resíduos até 2024, a Santos Brasil instalou no Tecon Santos um equipamento para tratar e reduzir resíduos orgânicos, iniciativa pioneira no setor portuário.
O biodigestor de resíduos alimentares fica ao lado do refeitório do terminal portuário da Companhia, unidade onde trabalham cerca de 1.800 funcionários. O objetivo é eliminar os resíduos alimentares por meio de um composto biológico, que realiza a digestão aeróbica acelerada de 100% de todo o material orgânicco descartado, seja do preparo de receitas ou sobras do que não foi consumido.
O resultad
Outras notícias
Santos Brasil vence Prêmio Melhores e Maiores da Exame no setor Transporte e Logística Leia mais
Santos Brasil registra lucro líquido de R$ 193,4 milhões no segundo trimestre Leia mais
Santos Brasil movimenta 135 mil contêineres no Tecon Santos em julho e bate novo recorde histórico Leia mais
Santos Brasil oferece 25 vagas para o Programa Formare 2025 Leia mais
Santos Brasil bate recorde histórico de contêineres movimentados na operação de um único navio no Tecon Santos Leia mais
If you prefer, you can access our website in Portuguese.
Yes, I want to access the website in Portuguese.