A Santos Brasil, referência na operação portuária de contêineres no país, recebeu o prêmio de Melhor Empresa na categoria Gestão de Resíduos do Guia Exame de Sustentabilidade 2018.
Considerado um dos mais importantes do país, o prêmio reconhece as empresas que mais se destacam por suas boas práticas de responsabilidade corporativas nos âmbitos social, econômico e ambiental. A metodologia da pesquisa e a análise dos dados são realizados pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces).
Signatária do Pacto Global da ONU e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Santos Brasil adota questões chave de sustentabilidade nas áreas de saúde e segurança, redução de emissões de CO2, água, resíduos, desenvolvimento humano e transparência e práticas anticorrupção. As ações são monitoradas por um Comitê de Sustentabilidade, que utiliza indicadores para avaliar o alcance de metas e identificar avanços e oportunidades de melhoria.
O Programa de Gestão de Resíduos, premiado pelo Guia Exame, foi reestruturado em 2016 e teve suas ações intensificadas a partir de 2017 de forma a obter mais eficiência ambiental. O resultado foi uma queda 15,17% na geração de resíduos não recicláveis. Além dos ganhos para o meio ambiente, a economia para a companhia nos custos que envolvem o gerenciamento dos resíduos nas unidades foi expressiva, somado R$ 142.116, 50 no ano passado.
Outro braço do Programa de Gestão de Resíduos, a promoção da educação ambiental aliada à destinação de materiais metálicos em desuso também alcançou importante resultado: aumento de 17,62% dos resíduos recicláveis, com retorno de R$ 107.840,67 para a empresa.
Com melhorias no Programa de Gestão de Resíduos Sólidos, a disseminação da cultura de sustentabilidade e a maior sinergia com parceiros e fornecedores, em 2017 as ações de logística reversa foram intensificadas, viabilizando a destinação sem custo de 104.603,50 toneladas de materiais conforme as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Para Antônio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, o grande desafio em uma companhia é fazer com que o seu compromisso com a sustentabilidade se traduza na prática do dia a dia. "Isso só acontece quando a sustentabilidade entra na cultura da empresa e passa a fazer parte do seu negócio por meio de diretrizes e metas claras de desempenho. Hoje sabemos que além de contribuir para o meio ambiente, conseguimos reduzir custos e ficar mais competitivos com a implantação de políticas sustentáveis", diz.
Outras notícias
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacidade máxima no Porto do Itaqui (MA) Leia mais
Com demolição do prédio administrativo, Santos Brasil dá início à nova etapa de obras para ampliação da capacidade do Tecon Santos Leia mais
Santos Brasil é a melhor empresa de infraestrutura no Prêmio Época Negócios 360° Leia mais
Navio com guindastes elétricos de pátio e cais sai da China rumo ao Tecon Santos Leia mais
Tecon Santos bate terceiro recorde mensal de movimentação no ano: mais de 243 mil TEUS em outubro Leia mais
If you prefer, you can access our website in Portuguese.
Yes, I want to access the website in Portuguese.