Compartilhar

Santos Brasil e Instituto Nova Maré realizam mutirão de limpeza em remanescente de manguezal do estuário de Santos

21/03/2025 15:00 — Atualizado há 13 meses

Moradores do Jardim São Manuel e funcionários voluntários da Santos Brasil, empresa que é referência em operações portuárias e logísticas, participam neste sábado (22) de um mutirão de limpeza da Operação Enrede, iniciativa do Instituto Nova Maré (INMAR) para interceptação de resíduos em remanescentes de manguezais do Estuário de Santos.

A ação tem como objetivo a retirada de fragmentos de madeira, móveis e outros materiais que se acumulam no manguezal localizado nas imediações do bairro.

Todo o material recolhido na área de mangue será destinado à coleta do município de Santos. A ação contará também com uma Feira de Troca de Resíduos, onde os moradores do Jardim São Manoel poderão trocar um quilo de resíduos plásticos limpos por um kit de alimentos, composto por arroz, feijão, óleo e biscoito recheado. Serão distribuídos 75 kits.

Para Béatrice de Toledo Dupuy, gerente executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. "Além da limpeza do manguezal, a ação é um alerta para a importância da preservação do ecossistema do Estuário de Santos. Estamos felizes em apoiar esse projeto e, mais do que isso, em participar ativamente, contando com a colaboração de nossos funcionários do programa Sou Voluntário, que se dedicam a projetos socioambientais nas comunidades onde a Santos Brasil está presente", destaca.

"Graças ao apoio de parceiros como a Santos Brasil, o Enrede promoveu impactos significantes para a comunidade local, com a geração de renda complementar, e para o meio ambiente. Com a mobilização conjunta e instalação de uma ecobarreira, foi possível recolher 1,4 tonelada de resíduos sólidos entre abril de 2024 e janeiro de 2025. Nesse tempo, foi possível observar o reaparecimento de caranguejos no mangue e das aves que se alimentam desses crustáceos", diz Yasmim Garcia da Silveira, presidente do INMAR.

Outras notícias

Evento reúne mais de 100 lideranças para discutir protagonismo feminino no setor portuário

12/03/2026 16:58

Evento reúne mais de 100 lideranças para discutir protagonismo feminino no setor portuário Leia mais

Com parceria da Santos Brasil, Taça das Favelas Santos 2026 chega à 6ª edição e reforça o esporte como ferramenta de transformação social

27/02/2026 16:16

Com parceria da Santos Brasil, Taça das Favelas Santos 2026 chega à 6ª edição e reforça o esporte como ferramenta de transformação social Leia mais

Santos Brasil inicia novo serviço Ásia-América do Sul no Tecon Santos

26/02/2026 12:41

Santos Brasil inicia novo serviço Ásia-América do Sul no Tecon Santos Leia mais

Santos Brasil inicia operação com as novas linhas de píer para granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA)

13/02/2026 11:42

Santos Brasil inicia operação com as novas linhas de píer para granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA) Leia mais

Inscrições para o Banco de Projetos Incentivados Municipais da Santos Brasil estão abertas

03/02/2026 15:10

Inscrições para o Banco de Projetos Incentivados Municipais da Santos Brasil estão abertas Leia mais