A Santos Brasil - empresa referência na operação de contêineres- finalizou hoje o processo de migração para o Novo Mercado da BM&FBovespa e anuncia que, a partir de 22 de agosto(inclusive), suas ações serão negociadas no estágio mais avançado de governança corporativa da Bolsa.
Com a migração, a Santos Brasil passa a fazer parte do seleto grupo de empresas que adotam, voluntariamente, práticas de governança corporativa adicionais às exigidas pela legislação brasileira. Essas práticas incluem a implementação de um conjunto de regras societárias que ampliam os direitos dos acionistas minoritários e de uma política de divulgação de informações ainda mais transparente e abrangente.
As ações ordinárias de emissão da Santos Brasil passarão a ser negociadas no Novo Mercado com o ticker STBP3. O pregão de 19 de agosto será o último no qual as Units e ações preferenciais da companhia poderão ser ainda negociadas.
Com a conversão da totalidade das ações preferenciais em ações ordinárias, à razão de uma ação preferencial para cada uma ação ordinária, o capital social da companhia passou a ser composto unicamente por ações ordinárias, não mais justificando a manutenção das Units, que serão canceladas. As cinco ações que integravam as Units, todas elas agora ordinárias, passarão a ser negociadas unitariamente.
Com a entrada no Novo Mercado, os acordos de acionistas assinados em 2007 deixarão automaticamente de vigorar e todos os litígios existentes entre os signatários estarão automaticamente extintos. Também deixa de existir o grupo de controle que os acordos formavam.
Todos os acionistas passam a ter os mesmos direitos, podendo votar igualmente sobre todas as matérias discutidas nas assembleias da empresa. A migração dá mais poder aos minoritários e eleva a segurança jurídica desses acionistas ao nível máximo da BM&FBovespa.
Ao ser listada no segmento mais elevado de governança corporativa da Bolsa, a empresa tem sua percepção de risco reduzida e ganha ainda mais confiabilidade do mercado. Esse reconhecimento leva a um maior interesse dos investidores por suas ações e a consequente valorização e aumento da liquidez dos seus papeis.Também impacta na capacidade de a empresa obter recursos financeiros a taxas melhores.
Para Antonio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil, a conclusão deste processo reforça o compromisso da companhia com os mais elevados padrões de transparência e governança, deixando-a ainda mais forte e competitiva.
A migração para o Novo Mercado se dá em um momento especialmente importante para a Santos Brasil, que se prepara para investir R$1,276 bilhão no Tecon Santos, o maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul. O projeto possibilitará adequar a infraestrutura do Terminal ao tamanho dos novos navios que passarão a frequentar o porto de Santos, atendendo de maneira eficiente a demanda prevista a partir de 2019 e contribuindo para que seus clientes sejam mais competitivos em seus mercados.
Outras notícias
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacidade máxima no Porto do Itaqui (MA) Leia mais
Com demolição do prédio administrativo, Santos Brasil dá início à nova etapa de obras para ampliação da capacidade do Tecon Santos Leia mais
Santos Brasil é a melhor empresa de infraestrutura no Prêmio Época Negócios 360° Leia mais
Navio com guindastes elétricos de pátio e cais sai da China rumo ao Tecon Santos Leia mais
Tecon Santos bate terceiro recorde mensal de movimentação no ano: mais de 243 mil TEUS em outubro Leia mais
If you prefer, you can access our website in Portuguese.
Yes, I want to access the website in Portuguese.