A Santos Brasil encerrou o ano de 2014 com crescimento de 176,9% no volume de contêineres movimentados em seus terminais de Imbituba (SC) e de 53,1% em Vila do Conde (PA). No 4T14, este aumento foi igualmente expressivo - 232,6% em Imbituba e 62,8% no terminal paraense. Apesar do cenário adverso no Tecon Santos, o desempenho da companhia no Sul e no Norte do País resultou da operação de novos serviços de cabotagem, que começaram a atracar no Tecon Imbituba na primeira metade de 2014 e que tiveram impulso por meio de barcaças em Vila do Conde, tendência já observada desde o final de 2013.
No mix de serviços da Santos Brasil, as operações de transbordo foram responsáveis por 35,1% do total movimentado no último trimestre do ano. No acumulado, este índice foi de 29,2% e 20%, em 2013. A cabotagem apresentou um crescimento elevado de 64,2% no volume e atingiu 26% do total movimentado no 4T e 21,6% em todo 2014. O mix de contêineres cheio-vazio obteve ligeira recuperação no trimestre e contabilizou 74,9% de cheios no 4T14 e 73,5% em 2014 ante 74,1% no 4T13 e 74,5% em 2013.
Juntos, os três terminais operados pela empresa no País movimentaram 218.989 contêineres no 4T14, registrando queda de 18,2% em relação ao mesmo período de 2013, consequência da redução de 21,7% no total movimentado no Porto de Santos, onde o mercado vem passando por ajustes desde o aumento da capacidade. No acumulado, o movimento foi de 957.573 contêineres. Em 2014, o Tecon Santos atingiu 37,6% de market share, sendo 32,1% no 4T14, mantendo-se a frente dos demais terminais instalados no porto.
No segmento de Logística, a companhia teve redução de 22,3% do total de contêineres armazenados no 4T14. No ano, a queda foi de 10,4%. Este resultado advém da retração observada na movimentação de contêineres cheios de importação no Porto de Santos, que, de acordo com a Codesp, foi de 7,9% no último trimestre e 4,6% no acumulado do ano.
A decisão tomada pela Argentina em dezembro de 2013 de limitar a importação de veículos, principal destino das exportações brasileiras, impactou o volume operado pelo Terminal de Veículos (TEV) ao longo do ano passado. No 4T14, a queda foi de 34,9% com total de 45.228 veículos movimentados, sendo 94,9% veículos leves. No acumulado de 2014, a redução foi menos acentuada, de 25,8% com 190.729 veículos movimentados.
Indicadores financeiros
A receita líquida consolidada da Santos Brasil totalizou R$ 212,4 milhões no 4T14, com diminuição de 40,3% em relação aos R$ 355,7 milhões registrados no 4T13. Quando comparada à receita líquida ajustada do 4T13, a queda foi de 30,8%. No acumulado do ano, a redução foi de 27,1% com total de R$ 1 bilhão de receita líquida registrados em 2014. Já a receita bruta dos serviços de operações de cais também teve queda de 60,4% no 4T14 e de 38,8% no acumulado do ano.
O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) do 4T14 ajustado pelos custos extraordinários gerados pela reorganização interna e outros custos e despesas não recorrentes foi de R$ 54 milhões com margem de 25,4%. Em 2014, este indicador apesentou impacto de R$ 20 milhões resultando em um EBITDA ajustado de R$ 312,9 milhões com margem de 31,2 % e redução de 35,8% em relação a 2013.
Como resultado da busca por maior eficiência alinhada ao novo perfil de serviços prestados, a companhia obteve redução de 23% nos custos recorrentes e de 35,3 % nas despesas recorrentes do 4T4.
O lucro líquido no período foi de R$ 18,1 milhões e o acumulado apontou queda de 64,1% com R$ 91,5 milhões em 2014. A Santos Brasil também fechou o trimestre com um saldo de caixa de R$ 218,4 milhões e dívida líquida de R$ 139,5 milhões, equivalente a 0,5 vezes o EBITDA dos últimos 12 meses.
Outras notícias
Santos Brasil avança rumo à meta de aterro zero até 2028 Leia mais
Santos Brasil abre vagas para Programa de Estágio 2025 Leia mais
Santos Brasil abre inscrições para o Banco de Projetos Incentivados Municipais 2025 Leia mais
Santos Brasil registra R$ 198,5 milhões de lucro líquido no 1º trimestre Leia mais
Tecon Santos se torna o primeiro terminal portuário do Brasil a utilizar caminhões movidos a gás natural Leia mais
If you prefer, you can access our website in Portuguese.
Yes, I want to access the website in Portuguese.