Compartilhar

Santos Brasil Formare dá a largada com turma 2013

03/07/2013 00:00

Começam nesta terça-feira, 2 de julho, as aulas da nova turma da Escola Santos Brasil Formare, programa mantido pela Santos Brasil em parceria com a Fundação Iochpe que oferece cursos profissionalizantes reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) a jovens de baixa renda.

A aula inaugural acontecerá nas dependências do Clia (Centro Logístico e Industrial Aduaneiro) da Santos Brasil, em Santos, com a participação de Mauro Salgado, Diretor Comercial da companhia, que dará boas-vindas aos estudantes e falará sobre a importância da capacitação profissional numa área cada vez mais exigente. Ele também abordará as atividades da Santos Brasil como operadora portuária e logística, e a contribuição dessa atuação para o crescimento do país..

Com aulas ministradas por cerca de 140 funcionários voluntários da empresa, o projeto tem como objetivo capacitar alunos que cursam ou acabaram de concluir o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas na Baixada Santista e que vivem em comunidades carentes no entorno das unidades da Santos Brasil. Ao ingressar no programa Formare, o estudante passa a receber uma bolsa-auxílio de meio salário mínimo, além de uniforme, custeio de transporte, alimentação e plano de saúde.

As inscrições para a turma 2013 foram abertas em março, com oferta de 20 vagas para a 4ª turma do curso de Assistente de Operações Logísticas, ministrado em Santos, e 20 para a 5ª turma de Assistente de Operações de Terminal Portuário, ministrado no Guarujá. O processo seletivo é composto de prova escrita e avaliação por entrevista individual e familiar. Entre os profissionais formados pelo projeto desde 2009, 55 já foram contratados estão trabalhando na Santos Brasil.

A remuneração média desses jovens é 30% acima do salário inicial para quem entra no mercado de trabalho, cujo valor em 2012 foi de R$ 916,63, segundo dados do Ministério do Trabalho.

Mais do que qualificar novos profissionais, segundo Raquel Ogando, Gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da Santos Brasil, a Escola Santos Brasil Formare busca a formação desses jovens como cidadãos. "Investir em educação significa contribuir diretamente para o crescimento humano e para o desenvolvimento do país".

Além da remuneração média elevada em comparação com outros setores, o Porto de Santos oferece boas perspectivas de colocação no mercado de trabalho. De acordo com o diretor de planejamento da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Renato Barco, mais de 1,5 mil postos deverão ser gerados em pouco mais de um ano. A previsão tem como base a estimativa para o setor, que deve dobrar sua capacidade de operação até 2014.

Outras notícias

Santos Brasil recebe autorização para operar com capacidade máxima no Porto do Itaqui (MA)

16/12/2025 11:03

Santos Brasil recebe autorização para operar com capacidade máxima no Porto do Itaqui (MA) Leia mais

Com demolição do prédio administrativo, Santos Brasil dá início à nova etapa de obras para ampliação da capacidade do Tecon Santos

12/12/2025 16:29

Com demolição do prédio administrativo, Santos Brasil dá início à nova etapa de obras para ampliação da capacidade do Tecon Santos Leia mais

Santos Brasil é a melhor empresa de infraestrutura no Prêmio Época Negócios 360°

09/12/2025 13:40

Santos Brasil é a melhor empresa de infraestrutura no Prêmio Época Negócios 360° Leia mais

Navio com guindastes elétricos de pátio e cais sai da China rumo ao Tecon Santos

27/11/2025 16:10

Navio com guindastes elétricos de pátio e cais sai da China rumo ao Tecon Santos Leia mais

Tecon Santos bate terceiro recorde mensal de movimentação no ano: mais de 243 mil TEUS em outubro

14/11/2025 15:06

Tecon Santos bate terceiro recorde mensal de movimentação no ano: mais de 243 mil TEUS em outubro Leia mais