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Santos Brasil investe e atinge seu mais alto índice de eficiência em movimentação de contêineres

23/09/2014 12:00 — Atualizado há 100 meses

A Santos Brasil, prestadora de serviços portuários e logísticos,
registrou um recorde histórico no Tecon Santos, maior terminal de
contêineres da América do Sul, ao realizar a movimentação de 1.694
contêineres em 8,74 horas e atingir o índice de 193,82 MPH
(movimentos por hora), principal indicador de eficiência
operacional em terminais de contêineres. A média, superior a três
contêineres movimentados por minuto, foi alcançada na operação de
descarga do navio Cap San Nicolas, da Hamburg Süd, no dia quatro de
setembro.


Ao lado do Cap San Marco, o Cap San Nicolas ocupa hoje o posto
de maior navio da Hamburg Süd em operação. Com capacidade para
armazenar 9.600 TEU(unidade referente a contêineres de 20 pés) e
332 metros de comprimento, é considerado um navio do tipo
Super-PostPanamax(tamanho que utiliza todo o potencial de
navegação do canal do Panamá). Conhecidos como supernavios, essas
grandes embarcações são uma tendência mundial e estão provocando
uma verdadeira revolução no Porto de Santos.


"Os terminais de contêineres em todo o mundo precisaram se
adaptar ao rápido aumento de tamanho dos navios
porta-contêineres.Na Santos Brasil, antecipamos esse movimento e
elegemos o investimento em inovação tecnológica, segurança e
capacitação da equipe como diretriz estratégica. Olhar para o
futuro, prever a demanda do mercado e preparar os nossos ativos
para entregar resultados é essencial no nosso negócio", afirma
Antonio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil.


Os investimentos realizados resultam também em uma melhoria
consistente na movimentação média mensal, que contempla a média de
todos os navios operados no período. Em julho, a média mensal no
terminal chegou a 95 MPH, maior índice no País. "Nossa missão é
contribuir para que nossos clientes sejam cada vez mais
competitivos. Este padrão operacional é sem dúvida um diferencial
importante, pois aumenta a confiabilidade das escalas e reduz
custos operacionais", reforça Sepúlveda.


"É uma condição essencial que os terminais se modernizem na
mesma velocidade com que os navios, como é o exemplo da Santos
Brasil. Se o navio dobra de tamanho e de movimentação, o tempo de
operação não pode dobrar. Terminais que não têm esse acompanhamento
tendem a perder competitividade e não ser atendidos diretamente por
esses super-navios. Para que esses navios grandes tenham
efetivamente ganho de escala no custo unitário, eles não devem
ficar atracados por longos períodos e a eficiência do terminal é um
fator-chave para isso", comenta José Roberto Salgado, diretor
Operacional da Hamburg Süd/Aliança.


Investimentos que geram resultados


Há cerca de cinco anos, a Santos Brasil vem preparando o Tecon
Santos para atender às maiores embarcações do mundo. Os primeiros
superguindastes de cais com capacidade para movimentar até quatro
contêineres de 20 pés simultaneamente chegaram ao Tecon Santos
ainda em 2009. A operação demandou pelo menos oito meses de
treinamento da equipe e mais seis meses de operação monitorada.


As grandes embarcações representam maior volume de contêineres
carregados e descarregados em um mesmo navio. Para otimizar e
agilizar a operação de pátio, a empresa utiliza um sistema de
gerenciamento de alta tecnologia. Ele define as melhores rotas
dentro do terminal, de forma que as carretas que fazem o transporte
dos contêineres entre o cais e o pátio façam sempre o caminho mais
curto, mais rápido e consequentemente mais eficiente e com menor
impacto ambiental.

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