A Santos Brasil adquiriu em licitação pública, realizada pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul(BRDE),
2.184.000m2, localizados a 6km de distância do Porto de Imbituba(SC). A área fica em frente a BR 101, principal via de acesso rodoviário da região, e será utilizada para apoio logístico aos terminais de contêineres e de carga geral arrendados pela companhia na região. Comportará, entre outras atividades, armazenagem frigorífica e de contêineres, pátio regulador e de movimentação de cargas. A aquisição também abre caminho para novos negócios da Santos Brasil Logística na região.
A área adquirida, caracterizada como Zona Industrial no Plano do Zoneamento Municipal de Imbituba, possui 4,5 km de frente para a BR 101 em trecho já duplicado e será integrada com a ferrovia litorânea - cujo projeto contempla passagem dos trilhos dentro da área arrematada. A empresa apresentou, na semana passada, para o governo de Santa Catarina e para Companhia Docas de Imbituba (CDI), projeto que visa transformar o local em um Retroporto Industrial. Pela proximidade da área com o Porto, a expectativa é atrair indústrias que utilizam materiais importados no processo produtivo, exportadores, armazéns frigorificados, pátios de contêineres, entre outras empresas.
De acordo com Mauro Salgado, diretor comercial da Santos Brasil, o projeto está linha com a estratégia da empresa de oferecer soluções do "porto à porta" e vice-versa. "Queremos ampliar nossa atuação no Sul do país com armazenagem geral, transporte e operação logística.
Acreditamos que montadoras e indústrias de autopeças, cujo fluxo de importação e exportação é muito grande, por exemplo, vão vislumbrar uma excelente oportunidade para se instalar no Retroporto de Imbituba. Além da rota direta para outros países pelo modal marítimo, temos a favor as excelentes condições rodoviárias do entorno da área. Para esse tipo de indústria, isto significa reduzir significativamente os custos com transporte", diz.
O aporte financeiro de R$22 milhões na compra desta área é adicional aos R$283 milhões já investidos pela companhia na ampliação do cais do Porto de Imbituba, reforma de armazéns e aquisição de equipamentos. A primeira fase da obra, entregue em novembro do ano passado, contemplou a liberação de 300m de cais. O investimento total previsto pela Santos Brasil para Imbituba é de cerca de R$ 400 milhões. O valor contempla o arrendamento do terminal(contrato de 25 anos com previsão de renovação para mais 25), obras civis para a construção de dois berços de atracação, aquisição de equipamentos portuários para movimentação de contêiner e capacitação de mão de obra local. Até o fim de julho, as obras estarão concluídas e o Terminal, que contará com 660m de comprimento, receberá novos guindastes que operam simultaneamente até dois contêineres de 40 pés cheios ou quatro de 20 pés. Os Portêineres são projetados para operar as maiores embarcações do mundo, os navios Super-Post-Panamax.
O Porto de Imbituba também passa por uma fase de investimentos do Governo Federal. Está previsto para este ano a dragagem de aprofundamento de 11 para 15m de calado com recursos da União, bem como a duplicação da via de acesso, ambos são projetos da segunda fase do Plano de Aceleração do Crescimento(PAC 2).
Com a finalização das obras de ampliação do Tecon Imbituba, a chegada dos portêineres Super-Post-Panamax e o aprofundamento do calado do Porto, a fronteira do Sul de Santa Catarina será capaz de receber navios de 5ª geração, que operam as principais rotas da navegação internacional. "Ao final de 2011, o Tecon Imbituba será um dos primeiros do país a estar preparado para a atracação desta classe de navios que comporta mais de 6.500 contêineres, beneficiando diretamente toda a indústria da Região Sul do país e a cadeia logística do Mercosul", comenta Caio Morel, diretor de operações da Santos Brasil.
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