A Santos Brasil está ampliando sua operação de transbordo
fluvial de contêineres de cabotagem no Tecon Vila do Conde, em
Barcarena, Pará. Duas novas rotas regulares para o transporte de
contêineres em barcaças começaram a ser operadas no terminal com
destino a Belém(PA) e Macapá(AP). Até então, as operações
regulares estavam disponíveis apenas para a cidade de Altamira
(oeste do Pará, às margens do Xingu).
As novas rotas consolidam o transporte de contêineres por balsas
no terminal, solução logística lançada há um ano pela companhia de
forma inédita, a exemplo do que ocorre na Europa e nos Estados
Unidos.
O transbordo fluvial é mais seguro, proporciona maior agilidade
e oferece menor custo aos clientes, além de ser uma opção de
transporte sustentável a locais de difícil acesso. Até então, o
transporte de carga conteinerizada para áreas interioranas era
feito totalmente pela via rodoviária e as balsas eram utilizadas
para transporte de carga em caminhões, o que encarecia muito o
processo.
A proposta da Santos Brasil é continuar o mapeamento dos rios
navegáveis viabilizando novas rotas fluviais para aumentar a
abrangência de cidades atendidas. Para Adonis Garcia, diretor do
Tecon Vila do Conde, o transporte de mercadorias por contêineres em
balsas tem grande potencial de expansão, em razão da capacidade
hidroviária da região e dos benefícios agregados aos clientes, como
agilidade e custo menor. A operação também tem demonstrado forte
crescimento junto às empresas que têm demandas de projetos locais
como hidrelétricas, siderúrgicas e empreendimentos ligados à
exploração mineral. Isso porque, o sistema possibilita a recepção
de cargas dedicadas a grandes projetos industriais, que exigem
planejamento específico.
Desde 2008, quando a Santos Brasil assumiu o terminal, os
investimentos na unidade ultrapassam os R$30 milhões, ampliando
sua capacidade operacional para 250 mil TEU(medida equivalente a
um contêiner de 20 pés). Os investimentos englobaram expansão do
pátio com mais 30 mil metros quadrados, aquisição de equipamentos,
além de treinamento e capacitação de pessoal.
Além de seu grande potencial fluvial, a região é estratégica
para a companhia devido à proximidade de rotas marítimas
internacionais e ao acesso a todos os continentes, diretamente ou
por meio dos portos concentradores do Caribe.
Atualmente, o Tecon Vila do Conde movimenta cerca de 35 mil
TEUS ano, sendo a maioria de contêineres de longo curso.
O Tecon Vila do Conde destaca-se também pelas operações de
cabotagem (navegação marítima na costa do próprio país). Opção
atrativa aos clientes que buscam agilidade nos serviços e redução
de custos operacionais, a cabotagem tem como carro-chefe na unidade
paraense o alumínio. O movimento desse tipo de produto é de cerca
de 400 contêineres mensais.
O transporte dos lingotes de alumínio - como são chamadas as
barras de metal fundido para uso industrial - por cabotagem trouxe
uma nova solução para os embarcadores do material, que antes faziam
o trajeto até Pindamonhangaba, no Estado de São Paulo, por via
terrestre. Além da redução de gastos com o frete terrestre, o
cliente aumenta suas condições de sustentabilidade.
De acordo com o diretor do Tecon Vila do Conde, nesse tipo de
operação, a Santos Brasil não só embarca o produto no navio, como
também é responsável por carregar a carga no contêiner antes do
embarque.
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