A Santos Brasil fechou o primeiro trimestre de 2019 com 254.929 contêineres movimentados em seus três terminais - Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA), um crescimento de 0,7% no volume operado em relação ao 1T18. As operações de longo curso representaram 72,8% do total movimentado e as de cabotagem, 27,2%. O mix de contêineres cheio-vazio também melhorou, com o volume de cheios correspondendo a 78,7% do total movimentado no 1T19 (vs. 76,5% no 1T18).
O Tecon Santos movimentou 218.533 contêineres no 1T19, aumento de 1,5% em relação ao 1T18. O crescimento contrasta com a queda de 12,1% verificada no Porto de Santos neste período. O Tecon Santos foi o único terminal de contêineres do porto que registrou crescimento de volume no 1T19 se comparado ao 1T18. O market share do terminal no porto subiu de 34,2% no 1T18 para 39,7% no 1T19, consolidando a liderança da Santos Brasil no Porto de Santos.
O Tecon Imbituba movimentou 12.649 contêineres no 1T19, 8,3% abaixo do volume do 1T18. A queda é reflexo da redução na movimentação de contêineres de longo curso decorrente da descontinuação do serviço ASAS, que deixou de existir devido à reorganização dos serviços asiáticos dos armadores Maersk, Hamburg Süd, MSC e Hapag Lloyd na costa da América do Sul. No entanto, essa queda é mitigada pelo incremento dos volumes movimentados no Terminal de Carga Geral de Imbituba, que conquistou contratos para exportação de toras de madeira, vergalhões de aço e barrilhas, sobretudo para o mercado chinês.
No Tecon Vila do Conde, o volume de contêineres movimentados caiu 1,0% no 1T19, atingindo 23.747 unidades. As operações de longo curso representaram 65,3% do volume total e tiveram queda de 7,5%. O volume da cabotagem, que respondeu por 34,7% do total movimentado, subiu 14,1% no 1T19, ano-contra-ano.
O volume de contêineres armazenados da Santos Brasil Logística cresceu 5,7% no período, fruto de novos contratos firmados com clientes dos setores químico e de fertilizantes.
O TEV (Terminal de Veículos) movimentou 48.948 veículos no 1T19, queda de 31,6% em relação ao 1T18, decorrente principalmente das menores exportações de veículos das montadoras brasileiras para o mercado argentino. Por outro lado, o mix apresentou evolução com maior parcela de veículos importados sobre o total movimentado, de 12,1% no 1T19 vs. 10,8% no 1T18.
De acordo com Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia, "o resultado do primeiro trimestre de 2019 reflete o ritmo lento da economia brasileira, com retração das expectativas de crescimento para o ano". Apesar disso, pondera o executivo, "o crescimento registrado pelo Tecon Santos, de maneira isolada, demonstra o potencial de ganharmos participação de mercado perante a concorrência, pavimentando o crescimento esperado de nossas operações nos próximos trimestres".
A receita líquida consolidada da Companhia no 1T19 cresceu 6,3%, totalizando R$227,2 milhões. No período, a Santos Brasil apresentou prejuízo líquido de R$9,1 milhões. Como consequência da nova metodologia contábil, houve incremento nas despesas de amortização do ativo intangível, impactando diretamente o resultado do exercício.
No 1T19, a Companhia registrou EBITDA de R$32,8 milhões, com margem de 14,4%. O EBITDA pró-forma recorrente totalizou R$13,5 milhões, com margem de 6,0%.
A Santos Brasil encerrou o período com um saldo de caixa de R$249,3 milhões e caixa líquido de R$31,4 milhões. Os investimentos somaram R$15 milhões no trimestre.
 
* Com a nova metodologia contábil que a Companhia passou a adotar no 1T18 para o arrendamento dos terminais portuários, a Demonstração de Resultados sofreu alterações devido à mudança no tratamento do arrendamento operacional (off-balance) para financeiro ¿ ou seja o EBITDA dos terminais portuários deixa de refletir as despesas com arrendamento pagas à autoridade por
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