Resultados refletem impactos da crise provocada pela Covid-19
São Paulo, 11 de agosto de 2020 - A desaceleração da atividade industrial e do consumo no mercado doméstico, reflexo da pandemia da Covid-19, provocou um efeito negativo na cadeia logística em geral - inclusive na portuária, com a queda nas importações e no transporte de cabotagem no Brasil - e impactou negativamente o desempenho operacional das unidades de negócios da Santos Brasil no 2T20.
O volume total de movimentação de cais da Companhia em seus três terminais - Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA) ¿ caiu 19,8% no 2T20 em relação ao 2T19, totalizando 256.725 contêineres.
O Tecon Santos movimentou 220.362 contêineres no trimestre, queda de 22,0% em relação ao 2T19. Tal desempenho se explica pela maior exposição do terminal às importações e ao transporte de cabotagem em detrimento das operações de embarque de exportação, mais resilientes à crise. A queda da movimentação de contêineres do Porto de Santos alcançou 3,6% no mesmo período, sustentada pelas exportações de commodities. O market share do Tecon Santos no porto foi de 33,4% no trimestre.
O Tecon Vila do Conde apresentou queda mais moderada, de 6,2% no 2T20, totalizando 25.574 contêineres movimentados. O terminal foi beneficiado pelas exportações de commodities.
Já a movimentação de contêineres no Tecon Imbituba foi 4,6% maior em relação ao mesmo trimestre do ano passado, somando 10.789 contêineres no 2T20.
O volume de contêineres armazenados na Santos Brasil Logística foi 30,5% menor no 2T20 em relação ao 2T19, sendo a principal causa a retração no volume de contêineres importados no Porto de Santos, devido aos impactos da Covid-19. A indústria automotiva foi a que apresentou a maior retração em volume de importação, consequência das paradas nas linhas de produção e o derivado impacto nos estoques de peças e componentes.
O TEV movimentou 14.092 veículos no 2T20, volume 73,6% menor em relação ao 2T19. As exportações de veículos, que já vinham apresentando um desempenho negativo devido ao fraco mercado argentino, apresentaram queda de 69,1% ano-contra-ano. As importações de veículos foram 94,6% menores no 2T20, quando comparadas ao 2T19, com influência também da acentuada desvalorização cambial.
No 2T20, a Companhia apurou prejuízo líquido de R$9,4 milhões, comparado ao lucro líquido de R$6,3 milhões no 2T19. A receita líquida consolidada somou R$224,8 milhões, queda de 15,1% frente ao mesmo período do ano passado. Além da retração nos volumes, a comparação entre as receitas ficou prejudicada, uma vez que a partir de agosto de 2019 a Santos Port Authority passou a cobrar diretamente do armador a TUP (tarifa portuária) antes faturada contra os terminais portuários. Ajustando-se essas rubricas, a queda apontada teria sido de 11%.
A Companhia registrou EBITDA de R$42,2 milhões no trimestre, 28,1% inferior ao 2T19, com margem de 18,8%. Em comparação ao 1T20, houve crescimento de 9,5%, apesar da pandemia da Covid-19. Em base recorrente, o EBITDA foi de R$41,8 milhões, com margem de 18,6%.
O saldo de caixa e aplicações financeiras da Santos Brasil em 30/06/2020 somou R$352,0 milhões, com endividamento líquido de R$83,9 milhões, que representou 0,78x o EBITDA pró-forma (sem os efeitos do IFRS 16) dos últimos doze meses. No período, a Companhia investiu R$46,8 milhões, sendo R$44,3 milhões no projeto de expansão e de reforço do cais do Tecon Santos, totalizando R$110 milhões no primeiro semestre de 2020.
De acordo com Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, as medidas adotadas tempestivamente para promover a contenção de gastos, o incremento marginal de receitas e a preservação da solidez financeira da Companhia durante esta fase mais aguda da crise se mostraram eficazes. ¿Por causa da pandemia, o ambiente de negócios
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