32 jovens de Santos e Guarujá começaram ontem um novo momento em suas carreiras nas áreas logística e portuária. Eles receberam o certificado do programa Santos Brasil Formare, um dos cursos profissionalizantes mais tradicionais para formação de mão de obra voltada ao Porto de Santos. A solenidade de formatura aconteceu no Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), em Santos, às 19 horas.
A cerimônia contou com a presença de gestores e educadores voluntários do projeto mantido por uma parceria envolvendo a Santos Brasil, companhia referência em soluções logísticas completas do porto à porta, e a Fundação Iochpe. Há seis anos, o Formare vem qualificando jovens formandos do Ensino Médio da rede pública de Santos e Guarujá. A turma formada nesta quinta-feira (16) inclui 15 alunos do curso de Assistente de Operações Logísticas e outros 17 do curso de Assistente de Operações Portuárias, ambos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Com isso, o total de jovens qualificados pelo projeto desde 2009 chega a 205.
Um dos formandos da noite foi Joel da Silva dos Santos, 18 anos, contratado pela Santos Brasil ao término do curso de operações portuárias. "Agora pretendo colocar em prática o que aprendi nas aulas e começar a faculdade. O que mais gostei de aprender no curso foi nas disciplinas de Logística, Comércio Exterior, além das normas e maneiras de conduzir operações", explica. Segundo o novo trabalhador portuário, "o programa incentiva os jovens a não desistir. Tem uma importância grande para o País. Se nós conseguimos (ter uma carreira), outros também podem".
Segundo a gerente-executiva de Comunicação, Sustentabilidade e Inteligência Competitiva da Santos Brasil, Raquel Ogando, os cursos contribuem para o desenvolvimento das comunidades próximas aos terminais e unidades logísticas da companhia. "O programa é uma oportunidade para jovens se qualificarem para os segmentos portuário e logístico, que movem a economia da Baixada Santista, e darem os primeiros passos da carreira".
Com 10 meses de duração, a oportunidade é direcionada a alunos que não podem arcar com os custos de cursos convencionais. E que concluíram recentemente ou que devem concluir neste ano o Ensino Médio em instituições públicas. Os jovens aprendem no próprio ambiente de trabalho, no Centro Logístico Industrial Aduaneiro (Clia Santos) e no Terminal de Contêineres (Tecon Santos), por meio de aulas ministradas por cerca de 140 funcionários da Santos Brasil, que se dedicam a atividade voluntárias.
Ao ingressar no projeto, o jovem passa a receber benefícios como bolsa auxílio de ½ salário mínimo por mês, seguro de vida, plano de saúde, plano odontológico, refeição na empresa, vale transporte, uniforme e material escolar.
Outras notícias
Inscrições para o Banco de Projetos Incentivados Municipais da Santos Brasil estão abertas Leia mais
Novos guindastes de operação remota chegam ao Tecon Santos Leia mais
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacidade máxima no Porto do Itaqui (MA) Leia mais
Com demolição do prédio administrativo, Santos Brasil dá início à nova etapa de obras para ampliação da capacidade do Tecon Santos Leia mais
Santos Brasil é a melhor empresa de infraestrutura no Prêmio Época Negócios 360° Leia mais
If you prefer, you can access our website in Portuguese.
Yes, I want to access the website in Portuguese.