32 jovens de Santos e Guarujá começaram ontem um novo momento em suas carreiras nas áreas logística e portuária. Eles receberam o certificado do programa Santos Brasil Formare, um dos cursos profissionalizantes mais tradicionais para formação de mão de obra voltada ao Porto de Santos. A solenidade de formatura aconteceu no Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), em Santos, às 19 horas.
A cerimônia contou com a presença de gestores e educadores voluntários do projeto mantido por uma parceria envolvendo a Santos Brasil, companhia referência em soluções logísticas completas do porto à porta, e a Fundação Iochpe. Há seis anos, o Formare vem qualificando jovens formandos do Ensino Médio da rede pública de Santos e Guarujá. A turma formada nesta quinta-feira (16) inclui 15 alunos do curso de Assistente de Operações Logísticas e outros 17 do curso de Assistente de Operações Portuárias, ambos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Com isso, o total de jovens qualificados pelo projeto desde 2009 chega a 205.
Um dos formandos da noite foi Joel da Silva dos Santos, 18 anos, contratado pela Santos Brasil ao término do curso de operações portuárias. "Agora pretendo colocar em prática o que aprendi nas aulas e começar a faculdade. O que mais gostei de aprender no curso foi nas disciplinas de Logística, Comércio Exterior, além das normas e maneiras de conduzir operações", explica. Segundo o novo trabalhador portuário, "o programa incentiva os jovens a não desistir. Tem uma importância grande para o País. Se nós conseguimos (ter uma carreira), outros também podem".
Segundo a gerente-executiva de Comunicação, Sustentabilidade e Inteligência Competitiva da Santos Brasil, Raquel Ogando, os cursos contribuem para o desenvolvimento das comunidades próximas aos terminais e unidades logísticas da companhia. "O programa é uma oportunidade para jovens se qualificarem para os segmentos portuário e logístico, que movem a economia da Baixada Santista, e darem os primeiros passos da carreira".
Com 10 meses de duração, a oportunidade é direcionada a alunos que não podem arcar com os custos de cursos convencionais. E que concluíram recentemente ou que devem concluir neste ano o Ensino Médio em instituições públicas. Os jovens aprendem no próprio ambiente de trabalho, no Centro Logístico Industrial Aduaneiro (Clia Santos) e no Terminal de Contêineres (Tecon Santos), por meio de aulas ministradas por cerca de 140 funcionários da Santos Brasil, que se dedicam a atividade voluntárias.
Ao ingressar no projeto, o jovem passa a receber benefícios como bolsa auxílio de ½ salário mínimo por mês, seguro de vida, plano de saúde, plano odontológico, refeição na empresa, vale transporte, uniforme e material escolar.
Outras notícias
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacidade máxima no Porto do Itaqui (MA) Leia mais
Com demolição do prédio administrativo, Santos Brasil dá início à nova etapa de obras para ampliação da capacidade do Tecon Santos Leia mais
Santos Brasil é a melhor empresa de infraestrutura no Prêmio Época Negócios 360° Leia mais
Navio com guindastes elétricos de pátio e cais sai da China rumo ao Tecon Santos Leia mais
Tecon Santos bate terceiro recorde mensal de movimentação no ano: mais de 243 mil TEUS em outubro Leia mais
If you prefer, you can access our website in Portuguese.
Yes, I want to access the website in Portuguese.