São Paulo, 01 de outubro de 2015 - A Santos
Brasil recebeu a aprovação da Secretaria Especial de Portos (SEP)
para a antecipação da prorrogação de contrato de arrendamento do
Tecon Santos, o maior terminal de contêineres da América do Sul,
localizado na margem esquerda do Porto de Santos. O plano de
investimentos de R$ 1,276 bilhão na ampliação e modernização do
terminal também foi aprovado pelo governo.
O investimento permitirá que a Santos Brasil adeque o Tecon Santos
ao tamanho dos navios que passaram a frequentar o porto após o
aprofundamento do canal de acesso, atendendo de maneira eficiente a
demanda prevista para o porto a partir de 2019.
A obra ampliará a capacidade de movimentação do Tecon Santos dos
atuais 2 milhões de TEU (unidade de medida equivalente a 20 pés)
para 2,4 milhões de TEU.
Uma das principais intervenções previstas é a ampliação do cais
acostável dos atuais 980 metros para 1.200 metros, por meio do
prolongamento do cais do Terminal de Exportação de Veículos - TEV.
A ampliação viabilizará a atracação simultânea de três novos
navios Post Panamax, capazes de carregar entre 7.000 e 12.500
TEU.
Também serão realizadas dragagem para aprofundamento dos berços do
terminal para 15 metros e consequente reforço da estrutura de todo
o cais.
Os quatro ramais ferroviários, que atualmente contam com 400
metros de extensão, serão ampliados e passarão a ter 800 metros,
permitindo a entrada de uma composição férrea inteira no terminal -
o que até então não é possível. Uma nova integração intermodal
eliminará o cruzamento entre os caminhões que saem do terminal e as
linhas de trens.
Além disso, o terminal passará por uma remodelação completa do
pátio de operações para tornar sua logística mais eficiente, com
mais organização e segregação de fluxos distintos. Toda a
pavimentação das vias internas de circulação de caminhões será em
concreto armado.
O projeto também engloba a aquisição de equipamentos de ponta,
entre eles seis portêineres do tipo double hoist, com 65 metros de
lança que podem alcançar até a 24ª fileira de contêineres dos
navios; 44 guindastes RTGs (guindastes de pórtico sobre pneus)
elétricos; 16 RMG(guindastes de pórtico sobre trilhos) e 140
terminal tractors (carretas tipo reboque) para a movimentação de
cargas no pátio.
As obras têm início previsto para 2016 e conclusão em quatro
anos. Sua realização ocorrerá por etapas e não trará impacto direto
no dia a dia das operações do terminal. A ampliação da extensão do
cais acostável será realizada logo na primeira fase. Na
sequência acontecem as obras nos berços de forma que a empresa
possa contar sempre com três deles operando normalmente.
Para Antônio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil, a
prorrogação do contrato do Tecon Santos viabiliza um investimento
significativo, sintonizado com a logística do futuro, caracterizada
por ganhos de escala e altíssima produtividade. É uma conquista
para o País, que se capacita para disputar mercados em pé de
igualdade com qualquer nação do mundo. "Com os novos investimentos,
o Tecon Santos, que já é referência na movimentação de contêineres,
poderá receber de maneira eficiente os meganavios que chegarão em
breve ao porto, dando mais competitividade ao importador e
exportador brasileiros", diz.
A Santos Brasil vai aproveitar a janela de tempo entre os
anos de 2016 e 2020 para executar todas as obras, uma vez que nesse
período haverá momentânea capacidade excedente para movimentação de
contêineres no Porto de Santos por conta da entrada em operação de
novos terminais portuários.
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