São Paulo, 11 de maio de 2022. A Santos Brasil encerrou o 1T22 com um crescimento de 40% na sua receita líquida em comparação ao mesmo período de 2021, totalizando R$ 440,2 milhões. O EBITDA somou R$ 178,9 milhões (+68,6% YoY), com margem de 40,7% ¿ o melhor resultado trimestral desde 2013. Em base recorrente, o EBITDA foi de R$ 179,3 milhões. Já o lucro líquido alcançou R$ 94,2 milhões, superando em mais de três vezes os R$ 30,9 milhões registrados no 1T21. Esses resultados foram impulsionados pelo aumento do ticket-médio em todas as unidades de negócio da Companhia, principalmente no Tecon Santos, fruto de renegociações contratuais com clientes.
Os três terminais portuários de contêineres da Santos Brasil ¿ Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA) ¿ movimentaram 305.591 unidades no 1T22, queda de 4,8% frente ao 1T21. A retração se explica pelos reflexos da pandemia de Covid-19, que prejudicou o efeito sazonal no 2º semestre de 2020, gerando um volume elevado de escalas extras no Porto de Santos no 1º trimestre de 2021, atípico nesse período do ano. Além disso, o transporte marítimo de contêineres permaneceu pressionado por gargalos logísticos nos portos e no transporte terrestre dos principais mercados globais.
No Tecon Santos, houve queda de 5,6% YoY na movimentação de contêineres no 1T22, principalmente pelo menor fluxo de importação proveniente das escalas extras se comparado ao 1T21. A movimentação no terminal no trimestre foi de 269.242 contêineres, com redução de 8,1% no volume de longo curso, influenciada pela queda do fluxo de importação (-21,4%). A exportação, mais resiliente devido à exposição em cargas essenciais (commodities, por exemplo), apresentou queda marginal (-1,3%). O market share da Companhia no Porto de Santos ficou em 39,0% (vs. 39,2% registrados no 1T21).
O Tecon Imbituba, por sua vez, registrou alta de 33,5% YoY na movimentação de contêineres, essencialmente de cabotagem, reflexo de um maior transporte de carga conteinerizada no país por meio da navegação costeira. O crescimento na movimentação de contêineres cheios foi de 12,8% e o de vazios, de 77,1%. O Terminal de Carga Geral de Imbituba teve queda de 45,8% no período, reflexo do menor volume de embarques de celulose para exportação.
O Tecon Vila do Conde continuou sentindo os efeitos da escassez de contêineres vazios para exportação de cargas e apresentou queda de 9,8% YoY em sua movimentação no 1T22, somando 24.486 contêineres.
O Terminal de Veículos (TEV) movimentou 54.325 veículos no trimestre (-2,2% YoY), com exportação de 48.102 unidades (-3,1%) e importação de 6.223 unidades (+5,7%). Os veículos pesados representaram 8,1% do volume total, influenciado pelo crescimento da importação de caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e equipamento para o setor de construção civil, segmentos que vem apresentando crescimento contínuo.
O volume de armazenagem de contêineres da Santos Brasil Logística (SBLog) totalizou 17.571 unidades ¿ crescimento de 23,6% frente ao mesmo período do ano passado. Esse desempenho é resultado da maior captação de contêineres de outros terminais para armazenagem nos CLIAs Santos e Guarujá, bem como pela prestação de serviços de logística integrada, a exemplo de operações de entreposto aduaneiro, cross-docking, gestão de estoque, distribuição, transporte, entre outros.
De acordo com Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores, a contração ano contra ano no resultado operacional que se verificou neste trimestre está dentro do esperado, uma vez que a base comparativa foi muito dura. Em 2021, observamos um volume atipicamente elevado por conta dos efeitos da pandemia da Covid-19, que deslocou para o primeiro trimestre a sazonalidade típica do segundo semestre [de 2020]. Então, se compararmos com 2019, pré-pandemia, quando a Companhia movimentou 254.929 contêineres, o crescimento do 1º Trimestre de 20022 é expressivo, da ordem de 20% ano contra ano", diz.
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