Projeto para Mercedes-Benz, que envolveu desova para armazenagem no Clia Guarujá e cross docking, equacionou problema de acúmulo de carga importada e segurou gastos
São Paulo, 9 de outubro de 2020 - Durante a fase mais crítica da pandemia de Covid-19 na economia brasileira, a Santos Brasil - referência em operações portuárias e logísticas - desenvolveu para seus clientes soluções para reduzir os impactos financeiros e operacionais provocados por quebras na cadeia de suprimentos.
Um bom exemplo é o caso da Mercedes-Benz Caminhões, que atua em um dos setores mais afetados pela crise e que sofreu paralisação temporária de produção. Para esse cliente, a Santos Brasil montou uma verdadeira "operação de guerra" para equacionar em tempo recorde e da maneira mais inteligente e econômica possível o destino de um grande volume contêineres importados e que chegaram ao Tecon Santos entre os meses de abril e maio.
A solução encontrada para a carga que ficaria parada no Tecon Santos, uma vez que a fábrica da montadora não tinha condições de recebê-la, envolveu a desova para armazenagem no Clia Guarujá (recinto aduaneiro), na margem esquerda do Porto de Santos, que conta com estrutura de ponta, e cross docking no fluxo inbound, com a substituição dos contêineres importados por contêineres da Santos Brasil.
A gestão do estoque foi centralizada e, com a retomada das operações na Mercedes, a fábrica voltou a ser alimentada com os produtos provenientes do Clia Guarujá, do Centro de Distribuição da Santos Brasil em São Bernardo do Campo ou diretamente do Tecon Santos, conforme a demanda, com operações just in time.
O projeto desenvolvido pela Santos Brasil evitou que a Mercedes tivesse elevados gastos com demurrage - valor que o armador cobra do importador por dia de atraso do prazo previsto para devolução do contêiner vazio - e reduziu o estresse operacional gerado pelo excesso de mercadoria na fábrica.
A Mercedes-Benz é cliente da Santos Brasil há vários anos e a sofisticada operação para a montadora engloba a chegada dos contêineres no porto, a armazenagem no Tecon Santos, no Clia e no Centro de Distribuição de São Bernardo. A Santos Brasil dá suporte em toda a cadeia de suprimentos da montagem de caminhões, ônibus e responde pelo gerenciamento de estoque e a entrega dos itens just in time para a linha de produção. É no CD São Bernardo que fica centralizada a maior parte do estoque para abastecer de forma eficaz o line feeding da montadora.
De acordo com Wagner Toffoli, diretor Comercial de Logística da Santos Brasil, durante esse período mais crítico, a empresa procurou apoiar seus clientes de todas as formas possíveis, disponibilizando seus ativos, tecnologias e a inteligência logística da sua equipe. "Para clientes com problemas de fluxo de caixa, propusemos operações de entreposto aduaneiro, nas quais se nacionalizava o estoque importado conforme a retomada da demanda. Para os que tinham gargalos no recebimento de produtos, oferecemos entre outras coisas toda a nossa estrutura de armazéns cobertos alfandegados, aproveitando a nossa capacidade de integrar ativos, como fizemos no caso da Mercedes com a utilização do Clia neste momento de pandemia", diz.
Para Toffoli, a operação para a Mercedes foi viável graças à diversidade e qualidade dos ativos da Companhia, à integração dos sistemas e à forte interação entre as equipes da Companhia e do cliente.
Evandro Segantin, Gerente Sênior de Importação e Exportação da Mercedes-Benz, afirma que o sucesso desta operação em uma situação totalmente fora dos padrões, só foi possível com a agilidade e flexibilidade de um parceiro de negócios preparado para todas as adversidades do mercado brasileiro.
Sobre a Santos Brasil
A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de co
Outras notícias
Santos Brasil registra R$ 198,5 milhões de lucro líquido no 1º trimestre Leia mais
Tecon Santos se torna o primeiro terminal portuário do Brasil a utilizar caminhões movidos a gás natural Leia mais
Santos Brasil promove 2ª edição do workshop O Porto é Delas e reforça protagonismo feminino no setor portuário Leia mais
Santos Brasil e Instituto Nova Maré realizam mutirão de limpeza em remanescente de manguezal do estuário de Santos Leia mais
Terminal de Contêineres da Santos Brasil em SC recebe investimentos de R$ 75 milhões entre 2024 e 2025 Leia mais
If you prefer, you can access our website in Portuguese.
Yes, I want to access the website in Portuguese.