Compartilhar

Tecon Santos oferece novos serviços para o Golfo dos EUA e de cabotagem

08/02/2024 12:00 — Atualizado há 22 meses

A Santos Brasil começa o ano atendendo dois novos serviços de navegação no Tecon Santos, um em rota de longo curso e outro de cabotagem. Com o armador Zim, entrou em operação no final de janeiro um novo serviço para o Golfo dos Estados Unidos, o Zim Gulf Toucan (ZGT). Já no último dia 6, aconteceu a viagem inaugural da Norcoast, joint venture fundada pela Hapag-Lloyd e Norsul para atuar no setor de navegação costeira no Brasil.

Com a parceria com a Zim, o terminal da Santos Brasil no Porto de Santos passa a ter a maior cobertura de origem e destino do País, com atuação que engloba portos da Ásia, África, Europa, Estados Unidos, Mercosul, Costa Oeste da América do Sul e cabotagem.

A frota deste novo serviço será composta por oito embarcações com capacidade de 2800 a 3500 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). Estão previstas 104 escalas por ano no Tecon Santos.

Segundo Danilo Ramos, diretor comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, a nova rota atende uma região com cargas de altíssimo valor agregado, como as provenientes do setor de óleo e gás. "Trata-se de origem e destino que faltavam para completar o já amplo portfólio do Tecon Santos. Agora, além da Costa Leste dos Estados Unidos, a cobertura da Santos Brasil alcança Houston, Vera Cruz, Altamira, Mobile, Kingston, entre outros", diz.

Cabotagem
A Norcoast, que chega com quatro embarcações de 3,5 mil TEUs cada, com rotação semanal, navega do Tecon Santos para Paranaguá, Suape, Pecém e Manaus, retornando novamente a esses mesmos portos, completando uma jornada de cerca de 13 dias de duração. A empresa é a primeira nova entrante no setor de cabotagem no país em cerca de 20 anos.

Para Danilo Ramos, os pesados investimentos em infraestrutura, equipamentos e sistemas realizados pela Santos Brasil nos últimos anos foram fundamentais para que a empresa pudesse firmar essas duas novas parcerias e atender de maneira ainda mais completa os seus clientes.

Outras notícias

Santos Brasil recebe autorização para operar com capacidade máxima no Porto do Itaqui (MA)

16/12/2025 11:03

Santos Brasil recebe autorização para operar com capacidade máxima no Porto do Itaqui (MA) Leia mais

Com demolição do prédio administrativo, Santos Brasil dá início à nova etapa de obras para ampliação da capacidade do Tecon Santos

12/12/2025 16:29

Com demolição do prédio administrativo, Santos Brasil dá início à nova etapa de obras para ampliação da capacidade do Tecon Santos Leia mais

Santos Brasil é a melhor empresa de infraestrutura no Prêmio Época Negócios 360°

09/12/2025 13:40

Santos Brasil é a melhor empresa de infraestrutura no Prêmio Época Negócios 360° Leia mais

Navio com guindastes elétricos de pátio e cais sai da China rumo ao Tecon Santos

27/11/2025 16:10

Navio com guindastes elétricos de pátio e cais sai da China rumo ao Tecon Santos Leia mais

Tecon Santos bate terceiro recorde mensal de movimentação no ano: mais de 243 mil TEUS em outubro

14/11/2025 15:06

Tecon Santos bate terceiro recorde mensal de movimentação no ano: mais de 243 mil TEUS em outubro Leia mais