O Tecon Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul e operado pela Santos Brasil, recebeu na última semana dois ´supernavios´, que juntos movimentaram 3.470 contêineres. O Cosco China atracou às 18h00 de quarta-feira (15) e realizou uma operação de embarque e descarga de 1.870 contêineres. A embarcação tem 334 metros de comprimento e capacidade para movimentar 8,2 mil TEU.
Já o navio Cap San Maleas aportou às 11h00 de quinta-feira (16), embarcou e descarregou 1.600 contêineres e, assim como o Cosco China, partiu na sexta-feira (17). Esta embarcação integra a família ´Cap San´ de supernavios, com 332 metros de comprimento e capacidade para transportar 9,8 mil TEU. No último dia 04 de setembro, o Tecon Santos bateu um recorde histórico em movimentação de contêineres por hora (MPH), em uma única operação, durante descarga de outro navio deste modelo, o Cap San Nicolas. A marca atingida foi de 193,82 MPH.
A Santos Brasil vem acompanhando a tendência mundial de modernização de grandes navios do tipo Super-Post Panamax. Essas embarcações são impossibilitadas de trafegar no Canal do Panamá, devido a suas grandes proporções. Possuem dimensão horizontal próxima aos 335 metros permitidos atualmente para entrada no Porto de Santos, utilizando todo o potencial de navegação deste complexo. Começaram a atracar no cais santista no início de 2012, mas apenas neste ano passaram a escalar o local com frequência.
Outras notícias
Santos Brasil registra lucro líquido de R$ 193,4 milhões no segundo trimestre Leia mais
Santos Brasil movimenta 135 mil contêineres no Tecon Santos em julho e bate novo recorde histórico Leia mais
Santos Brasil oferece 25 vagas para o Programa Formare 2025 Leia mais
Santos Brasil bate recorde histórico de contêineres movimentados na operação de um único navio no Tecon Santos Leia mais
Santos Brasil avança rumo à meta de aterro zero até 2028 Leia mais
If you prefer, you can access our website in Portuguese.
Yes, I want to access the website in Portuguese.