O Tecon Santos, terminal de contêineres administrado pela Santos Brasil no porto de Santos, recebe na tarde desta quinta-feira, 29, o maior navio da sua história. Trata-se do Kota Pusaka, de bandeira de Hong Kong, pertencente ao armador asiático PIL, que tem capacidade para 11.923 TEUs (sigla para a medida equivalente a um contêiner de 20 pés), 330 metros de comprimento e 48,20 metros de largura. A embarcação veio da Ásia e atraca no terminal para desembarque de 2.923 TEUS e tem retorno previsto para Santos no dia 3 de novembro para embarque de cargas. Ao fim das operações, o navio segue viagem para Singapura.
¿O Tecon Santos é o terminal com a maior extensão de berço para operação de navios porta-contêineres em Santos, com até 1290 metros de cais disponível. O terminal tem ainda o maior número de guindastes para movimentação de cargas (14 no total ¿ 13 portêineres e 1 MHC)  e a maior retroárea para armazenagem de contêineres cheios e vazios (596 mil m2)¿, conta Danilo Ramos, diretor comercial de operações portuárias da Santos Brasil.  
Para atender ainda melhor seus clientes e receber simultaneamente até 3 navios de 366 metros de extensão, classe de embarcação que deve chegar ao Porto de Santos a partir de 2021, a Santos Brasil está investindo R$ 250 milhões na ampliação do cais acostável, que ganhará 220 metros, totalizando 1.510 metros (sendo 1.200 metros no Tecon Santos e 310 metros no TEV).
Outras notícias
Santos Brasil vence Prêmio Melhores e Maiores da Exame no setor Transporte e Logística Leia mais
Santos Brasil registra lucro líquido de R$ 193,4 milhões no segundo trimestre Leia mais
Santos Brasil movimenta 135 mil contêineres no Tecon Santos em julho e bate novo recorde histórico Leia mais
Santos Brasil oferece 25 vagas para o Programa Formare 2025 Leia mais
Santos Brasil bate recorde histórico de contêineres movimentados na operação de um único navio no Tecon Santos Leia mais
If you prefer, you can access our website in Portuguese.
Yes, I want to access the website in Portuguese.