O Tecon Vila do Conde, terminal administrado pela Santos Brasil no Pará, aumentou em quatro vezes a operação de cabotagem via barcaças na rota que liga Barcarena a Belém. O crescimento é reflexo de uma maior demanda pelo serviço, que antes era mensal e agora passa a ser feito semanalmente. Com isso, a operação, que contabilizava cerca de 40 caixas metálicas por mês, transporta atualmente 160 contêineres no mesmo período.
O serviço é operado desde o segundo semestre de 2013 pelo armador Log-In Logística Intermodal. O projeto logístico utiliza barcaças que transportam contêineres a partir de cidades que dispõem de portos de menor tamanho para Vila do Conde, de onde são embarcados em navios de grande porte com destino aos principais portos do Nordeste, Sudeste e Sul. Além da rota que liga Barcarena a Belém, mais dois serviços regulares de cabotagem via barcaças são oferecidos na unidade desde o ano passado: com destino a Macapá, no Amapá, e para Altamira, cidade localizada no oeste do Pará, às margens do rio Xingu.
O gerente executivo do Tecon Vila do Conde, Adonis Garcia, avalia que a aposta da Santos Brasil neste serviço é definitiva e tem grande potencial de expansão na região. Ele aponta que o menor tempo de transporte e carregamento contribui para redução do custo final dos produtos. "Para os nossos clientes, esse fluxo operacional proporciona um ganho significativo nos negócios, em função da racionalização dos custos e maior rapidez no processo. Para a Santos Brasil, o incremento no volume operacional agrega economia de escala às suas operações, além de melhor atender às crescentes necessidades de agilidade e eficiência exigida por nossos parceiros".
O ganho logístico da cabotagem via barcaças é outro ponto positivo. Garcia calcula que seriam necessários cerca de 40 caminhões para transportar o mesmo volume levado em cada embarcação. As barcaças têm capacidade para transportar entre 45 e 50 contêineres por viagem. Nessa rota, grande parcela das mercadorias transportadas nos contêineres é de alimentos e bens de consumo, destinados a cidades da região metropolitana da capital paraense.
O transporte de contêineres por barcaças tem fundamental importância para a região, pois aproveita o grande potencial fluvial lá disponível. Até então, as barcaças eram utilizadas para transportar caminhões carregados com contêineres, o que encarecia em muito todo o processo. Além das taxas das embarcações, os clientes, na época, tinham de pagar pelo frete dos caminhões.
Navios
A Log In opera regularmente o serviço de cabotagem no Tecon Vila do Conde, ligando o terminal de contêineres a alguns dos principais portos do Nordeste. Esta linha agora tem periodicidade quinzenal.
De acordo com Garcia, o número de contêineres movimentados é de cerca de 400 caixas a cada operação, o que significa 800 contêineres por mês. As principas mercadorias carregadas sãoalumínio, cimento e arroz.
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