A Santos Brasil realizou neste mês a sua primeira grande operação utilizando as novas linhas de píer para granéis líquidos construídas pela Companhia no Porto do Itaqui (MA). Foram descarregados 20 mil m³ de diesel a uma vazão média de operação de 585 m³/h.
A operação, que aconteceu após obtenção de autorização da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), foi muito bem-sucedida, respeitando as melhores práticas internacionais operacionais e de segurança.
As três novas linhas, cada uma com 14 polegadas de diâmetro, permitem carregamento e descarga dos navios com alta vazão, além de eliminar os conflitos de linhas anteriormente existentes, reduzindo o tempo total de operação e, consequentemente, o custo de demurrage (gastos com sobre-estadia) para os clientes.
De acordo com Carlos Quintero, diretor de Granéis Líquidos da Santos Brasil, a entrada em operação das novas linhas traz mais produtividade ao porto. "A vazão maior se reflete em menos tempo de berço para o navio e menor custo para o cliente, tornando o Porto do Itaqui mais atrativo para este tipo de carga e gerando novas oportunidades de negócios", diz.
Em dezembro, a Santos Brasil recebeu autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para operar com a oferta da capacidade total de seu terminal de granéis líquidos no Porto do Itaqui, após concluir obras de expansão. No final do ano passado, a empresa também recebeu autorização da ANP para operar as novas linhas de píer.
A Santos Brasil é credenciada pela Receita Federal para operar como entreposto aduaneiro na importação e exportação de granéis líquidos no porto maranhense, onde conta com cerca de 200 mil m³ de capacidade, fruto de investimentos superiores a R$ 850 milhões.
A entrada da Santos Brasil no segmento de granéis líquidos ocorreu em 2021, com a aquisição, em leilão na B3, de três terminais no porto maranhense – dois brownfields (já existentes, que foram ampliados) e um greenfield (construído do zero e cuja obra foi concluída em novembro de 2025), hoje unificados. As operações começaram em 2022 com 54 mil m³ e desde então vêm se destacando pela eficiência e qualidade dos serviços.
Itaqui é hub de distribuição de derivados de petróleo para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, com enorme potencial de crescimento ligado ao agronegócio. Tem boa infraestrutura e está conectado a importantes ferrovias, que fazem do porto um corredor estratégico para o Centro-Oeste do Brasil, além dos mercados do Norte e Nordeste. Os terminais de granéis líquidos da Santos Brasil são alfandegados e têm conexões com modais rodoviário, ferroviário, dutoviário e marítimo, e o porto tem capacidade para receber navios de até 155 mil toneladas.
Outras notícias
Santos Brasil inicia operação com as novas linhas de píer para granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA) Leia mais
Inscrições para o Banco de Projetos Incentivados Municipais da Santos Brasil estão abertas Leia mais
Novos guindastes de operação remota chegam ao Tecon Santos Leia mais
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacidade máxima no Porto do Itaqui (MA) Leia mais
Com demolição do prédio administrativo, Santos Brasil dá início à nova etapa de obras para ampliação da capacidade do Tecon Santos Leia mais
If you prefer, you can access our website in Portuguese.
Yes, I want to access the website in Portuguese.