A segunda edição do workshop O Porto é Delas, iniciativa da Santos Brasil criada para valorizar e fortalecer o protagonismo das mulheres no setor portuário e logístico, reuniu mais de 100 lideranças entre executivas da própria Companhia e de outras empresas do segmento, representantes do governo e especialistas em ESG e inovação na última quarta-feira (26), na Casa Lide, em São Paulo. O evento foi totalmente organizado e realizado por mulheres.
O objetivo do encontro foi debater os desafios e avanços na construção de um setor mais diverso, inclusivo e sustentável — especialmente em áreas historicamente masculinas, criando um espaço de troca de experiências, escuta ativa e inspiração mútua. A ação também faz parte da agenda de diversidade e inclusão da Santos Brasil, que tem como meta atingir 35% de mulheres na liderança até 2030.
A abertura oficial foi conduzida por Flávia Takafashi, diretora da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), e Fernanda de Carvalho Leite Coutinho, coordenadora-geral do Ministério de Portos e Aeroportos.
A programação contou com três painéis temáticos: Futuro Sustentável: resiliência climática e Net Zero, com especialistas em mudanças climáticas, ESG e comunicação institucional; Liderança Transformadora: equilibrando resultados, inclusão e bem-estar para alta performance, com líderes e empreendedoras reconhecidas por sua atuação na promoção da diversidade, e Inovação na Logística: transformando a experiência do cliente com tecnologia e sustentabilidade, com executivas de empresas como CMA CGM, AXUR e CRAFT, abordando inovação, digitalização e jornada do cliente.
O encerramento ficou por conta de Cristina Nascimento de Melo, desembargadora do TRF-3, que falou sobre os desafios em sua trajetória de sucesso.
Idealizadora da inciativa, Béatrice de Toledo Dupuy diz que, mais do que um evento, O Porto é Delas é um movimento. "É um espaço construído com muito cuidado e escuta, onde as mulheres podem se enxergar, se conectar e se fortalecer. Com o sucesso desta segunda edição, O Porto é Delas se consolida como uma das principais iniciativas da Santos Brasil na valorização da presença feminina no setor, reconhecendo e celebrando as mulheres que ajudam a movimentar o porto com competência, sensibilidade e visão de futuro".
A Santos Brasil também desenvolve projetos sociais voltados ao empoderamento feminino em comunidades do entorno de suas operações, como o Projeto Mãos que Transformam, com a capacitação de mulheres para atuarem como manicures, pedicures e designers de unhas, e a parceria com o Instituto Gremar, por meio da Rede de Mulheres pela Vida Marinha, que reutilizam materiais de pesca descartados para a confecção de artesanatos. Ambos, geradores de renda.
Como acontece em todos os eventos organizados pela Santos Brasil, as emissões de CO2 geradas com a promoção do workshop serão compensadas pela Companhia por meio da aquisição de créditos de carbono.
A primeira edição de O Porto é Delas aconteceu em março do ano passado no Tecon Santos, um dos maiores terminais de contêineres da América Latina e o mais eficiente do País, administrado pela Santos Brasil no Porto de Santos (SP).
Outras notícias
Santos Brasil bate recorde histórico de contêineres movimentados na operação de um único navio no Tecon Santos Leia mais
Santos Brasil avança rumo à meta de aterro zero até 2028 Leia mais
Santos Brasil abre vagas para Programa de Estágio 2025 Leia mais
Santos Brasil abre inscrições para o Banco de Projetos Incentivados Municipais 2025 Leia mais
Santos Brasil registra R$ 198,5 milhões de lucro líquido no 1º trimestre Leia mais
If you prefer, you can access our website in Portuguese.
Yes, I want to access the website in Portuguese.