Petrechos de pesca que não serão mais utilizados darão origem a produtos artesanais por meio do projeto “Rede de Mulheres pela Vida Marinha”, do Instituto Gremar. A iniciativa é voltada para mulheres de comunidades pesqueiras da região da Baixada Santista. O projeto, que conta com o patrocínio da Santos Brasil, visa gerar renda para essas famílias, bem como sensibilizar as participantes sobre os impactos positivos que a destinação correta dos materiais pode ocasionar ao meio ambiente.
A partir de materiais entregues pela comunidade pesqueira e recolhidos em outras duas iniciativas do Instituto Gremar voltadas para o tema - os projetos Pesca e Recicla - Ecoponto para materiais de pesca e Vamos Desenredar? - Uma caravana a favor da vida marinha –, serão organizadas oficinas de capacitação em artesanato, além de rodas de conversa e palestras sobre empoderamento feminino, microempreendedorismo, autovalorização e conscientização ambiental.
“É um projeto focado na questão ambiental, mas também apto a transformar vidas, pois tem aspectos sociais importantes, trabalhados de forma participativa com a comunidade. Assim valorizamos a cultura da comunidade dos pescadores e abrimos oportunidade para mulheres se empoderarem com uma atividade econômica, reciclando materiais que já não teriam mais utilidade e buscando juntos soluções para preservar a vida marinha, afirma
Rosane Farah, bióloga e responsável técnica do Instituto Gremar.
Para a gerente executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, Béatrice de Toledo Dupuy, a Companhia reforça o seu compromisso com o meio ambiente e o desenvolvimento humano ao apoiar projetos como o Rede de Mulheres e o Vamos Desenredar?. “Esta combinação é extremamente benéfica ao possibilitar a preservação da vida marinha e ainda oferecer a oportunidade de geração de renda, especialmente para mulheres, contribuindo para o progresso dessas comunidades e para uma perspectiva de futuro mais promissora para essas famílias. Estamos satisfeitos em ampliar a parceria que iniciamos com o Instituto Gremar no ano passado, afirma.
Com duração inicial prevista de um ano, a iniciativa resultará em um evento de apresentação e comercialização dos produtos artesanais produzidos pelas participantes, com local e data a definir.
If you prefer, you can access our website in Portuguese.
Yes, I want to access the website in Portuguese.