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Operação de bebidas envolve cuidados especiais na Santos Brasil 18/12/18 16:30

No mês de dezembro, o consumo de bebidas alcóolicas cresce em função das festas de Natal e Réveillon, mas quem olha as prateleiras dos supermercados cheias de produtos importados não imagina toda a logística e cuidados envolvidos para que o produto chegue ao consumidor em perfeitas condições e no timing correto.

A Santos Brasil, referência em soluções logísticas completas do porto à porta, é a única operadora do Porto de Santos a oferecer serviços customizados de logística portuária para o segmento de bebidas alcoólicas.

Desde 2015, quando começou a operar com esse tipo de carga, a empresa vem se especializando e desenvolvendo processos integrados e estruturas específicas que garantem o correto manuseio e a segurança do produto desde a sua chegada no porto, armazenamento e transporte.

Além de receber os produtos em seu terminal, a Santos Brasil responde pela desova e separação das bebidas, etiquetagem e gerenciamento de estoque, colocação em palete apropriado e no padrão do cliente, embalagem, empilhamento das caixas e transporte rodoviário.

Os vinhos demandam um procedimento ainda mais minucioso no momento da desova. A carga, que chega ao Centro de Distribuição em contêiner fechado, é separada de acordo com a safra da uva e reorganizada em palete padrão PBR (Palete Padrão Brasileiro Intercambiável).

A Companhia segue padrões de selagem (selo de controle IPI) e etiquetagem (rótulo em português) para cada tipo de bebida. Este tipo de carga é armazenada em quadras específicas nos armazéns e centros de distribuição, onde recebem cuidados específicos de segurança e limpeza.

De acordo com Wagner Tofolli, diretor comercial, a Santos Brasil conta com uma equipe altamente preparada para manusear bebidas, devido à sensibilidade e fragilidade do produto, bem como ao seu alto valor agregado. Todas as etapas do processo devem seguir à risca os padrões definidos pelo cliente, como por exemplo, cargas que necessitam de temperatura específica. Neste caso, transferimos para uma área climatiza de 400 metros quadrados. Desse total, 70% é ocupada por vinhos, diz.

Somente nesse ano, a Santos Brasil etiquetou mais de 3 milhões de garrafas. A curva de crescimento da movimentação deste produto na companhia começa a crescer em junho, chegando ao pico em setembro e outubro.

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