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Santos Brasil amplia capacidade das operações de granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA)

09/01/2025

A Santos Brasil obteve autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) para iniciar a operação da expansão do TGL 1, um dos três terminais de granéis líquidos que a Companhia administra no Porto do Itaqui (MA), e começa o ano com a capacidade ampliada de 54 mil m³ para 85 mil m³. Já as obras de expansão do TGL 3, que foram finalizadas no ano passado agregando mais 30 mil m³ de capacidade à Companhia em Itaqui, ainda dependem de autorização de operação da ANP, esperada para o primeiro trimestre de 2025. O TGL 2, que está em construção e terá 85 mil m³ de capacidade, tem sua conclusão prevista para este ano. Ao final das obras, somando os três terminais, a Santos Brasil terá 200 mil m³ de capacidade, aproximadamente, um volume relevante no porto maranhense, que tem enorme potencial de crescimento ligado ao agronegócio. Os três terminais da Santos Brasil em Itaqui foram arrematados em leilão realizado na B3 em abril de 2021 (dois eram brownfields e um greenfield), marcando o início da atuação da Companhia em granéis líquidos. As obras nos terminais incluíram a construção de novos tanques e plataformas destinados ao recebimento, expedição e armazenagem de diesel, gasolina e biocombustíveis. Além disso, com a conclusão do projeto, os terminais contarão com quatro novas linhas de píer dedicadas para combustíveis com acesso aos três berços públicos que operam granéis líquidos no porto. No total, a Companhia destinará mais de R$ 600 milhões ao crescimento da capacidade de movimentação de combustíveis no porto maranhense. Para Carlos Quintero, diretor de Granéis Líquidos da Santos Brasil, em dois anos de operação no mercado de combustíveis a Companhia tem se destacado pela qualidade do serviço prestado. "Estamos crescendo em participação e essa nova entrega de capacidade, de 30 mil m³ adicionais no TGL1, representa mais um passo importante para atender a demanda dos clientes do Porto do Itaqui com a excelência que é marca da Santos Brasil", afirma. Quintero ressalta ainda que os terminais foram alfandegados no ano passado, isto é, receberam autorização da Receita Federal para operar combustíveis de importação e exportação. O porto do Itaqui é hub de distribuição de derivados de petróleo para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Tem boa infraestrutura e está conectado a importantes ferrovias, que fazem do porto um corredor estratégico para o Centro-Oeste do Brasil, além dos mercados do Norte e Nordeste. Os terminais de granéis líquidos da Santos Brasil têm conexões com modais rodoviário, ferroviário, dutoviário e marítimo, e o porto tem capacidade para receber navios de até 155 mil toneladas.

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Santos Brasil investe R$ 55 milhões em tecnologias digitais

04/12/2024

Com investimentos de cerca de R$ 55 milhões em novas tecnologias para suas unidades entre 2023 e 2025, a Santos Brasil mais uma vez se destaca pelo pioneirismo e inovação na logística portuária ao promover uma verdadeira transformação digital em seus centros logísticos aduaneiros e terminais. Tecnologias 3D (modelos em três dimensões), Digital Twin (que espelha o mundo real), IoT (Internet das Coisas), Machine Learning (que aprende com base em dados), realidade aumentada e uso de drones estão entre as novidades. O objetivo da Companhia é dar ainda mais segurança à carga e às pessoas, mais agilidade aos processos, reduzir impactos ao meio ambiente e promover maior eficiência no atendimento aos clientes. Dos investimentos em andamento, cerca de R$ 36 milhões são destinados a tecnologias digitais, operacionais e de dados e R$ 19 milhões à infraestrutura para dar suporte a todas essas tecnologias, executadas, na maioria, em nuvem. É o caso da adoção de um datacenter de hiperescala, com conexões de alta velocidade com as nuvens públicas e rede de dados definida por software (SD-Wan). Essa nova tecnologia de rede proporciona maior flexibilidade e escalabilidade, gestão fina do fluxo de dados e múltiplos fornecedores de telecomunicações, trabalhando simultaneamente com rádio, cabo e satélite de baixa órbita (Starlink). No Clia Santos (Centro Logísticos e Industrial Aduaneiro), que atua de modo integrado ao terminal de contêineres da Companhia no porto de Santos e provê serviços de armazenagem alfandegada e de cargas especiais, além de montagem de kits, etiquetagem, picking e gerenciamento de estoque, a Santos Brasil implantou um Sistema de Armazém 3D. A tecnologia mostra a ocupação e a movimentação em tempo real do espaço e traz informações sobre as cargas. Por meio do computador, é possível visualizar o armazém como se estivesse visitando o local, a partir de uma representação visual tridimensional. Entre as vantagens estão: a otimização do espaço, uma vez que facilita a identificação de áreas subutilizadas; o gerenciamento de inventário, que auxilia na tomada de decisões estratégicas; a identificação de potenciais riscos, aumentando a segurança das pessoas e das cargas; e maior transparência e conformidade com regulamentações alfandegárias. O próximo passo é implantar a inovação em todas as unidades da empresa com armazém alfandegado. Também no Clia Santos, a Companhia adotou IoT (Internet das Coisas) para monitorar a temperatura dos contêineres refrigerados, os chamados reefers. Um aparelho magnetizado, instalado em cada contêiner reefer, gera os dados de hora em hora. As informações são acompanhadas remotamente, garantindo mais segurança para os profissionais e para a carga. O sistema permite o empilhamento de até cinco contêineres, trazendo ganhos também na capacidade de armazenamento do pátio. A Santos Brasil já utilizava IoT em diversos outros equipamentos, como nos hidrômetros do Tecon Santos, para detectar vazamentos e evitar desperdício no consumo de água, e no sensor de fadiga na frota de caminhões do terminal. Outra novidade nos Clias Santos e Guarujá é o uso de drones na proteção patrimonial, garantindo o monitoramento até de lugares de difícil acesso de forma ágil e segura.

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Lucro líquido da Santos Brasil soma R$ 216,2 milhões no 3T24

07/11/2024

A Santos Brasil registrou lucro líquido de R$ 216,2 milhões (+55,5% YoY) no terceiro trimestre de 2024 (3T24), com margem líquida de 28,3% (+2,2 p.p. YoY). No período, o EBITDA da Companhia somou R$ 406,5 milhões (+57,7% YoY), com crescimento de 4,9 p.p. na margem EBITDA consolidada, que atingiu 53,2%. A receita líquida consolidada somou R$ 764,3 milhões (+43,2% YoY), com crescimento de 51,2% YoY na receita líquida dos terminais de contêiner e carga geral. O desempenho operacional da empresa refletiu positivamente no crescimento dos indicadores econômico-financeiros. Os terminais de contêiner da Companhia movimentaram 403.187 unidades no 3T24 (+25,1% YoY), principalmente impulsionados pelas operações de longo curso (+29,3% YoY), resultado de maiores importações (+26,3% YoY) e exportações (+37,2% YoY). Outro destaque foi a melhora no mix de contêineres cheios, que representou 75,6% do total movimentado (vs. 71,7% no 3T23), com a importação de cheios crescendo 29,2% YoY. No 3T24, o Tecon Santos, principal ativo da Santos Brasil, movimentou 357.478 contêineres (+24,3% YoY), com forte crescimento no fluxo de longo curso (+26,8% YoY), decorrente de maiores exportações de algodão, café, papel e celulose e carne congelada, e do aumento nas importações, inclusive estimulada pela sazonalidade típica da indústria, com destaque para produtos químicos, bens de consumo, bens de capital e plásticos. O volume de cabotagem também cresceu no trimestre: 12,1%. O market share do terminal no Porto de Santos no período foi de 42,5% (vs. 39% no 3T23 e 41,9% no 2T24). O crescimento na movimentação de contêineres no porto no trimestre, com a alta temporada de importações e o crescimento acelerado das exportações de commodities, manteve a ocupação dos terminais em patamares elevados, gerando oportunidades para o Tecon Santos operar escalas extras, que totalizaram 15 navios. Segundo Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, a alta expressiva dos resultados da Companhia mostra a estratégia bem-sucedida da empresa em realizar investimentos para criar capacidade e absorver a demanda potencial, com a oferta de um serviço premium. "Até o terceiro trimestre, a Santos Brasil cresceu 24% ano contra ano, o dobro do Porto de Santos. Contratamos mais de 400 pessoas ao longo de 2024 e boa parte já alocada na operação. Além disso, continuamos investindo, principalmente no Tecon Santos, para iniciar 2025 com 2.6 milhões de TEUs de capacidade e, em 2026, dar um salto para 3 milhões de TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). Somente em 2024 pretendemos empregar cerca de R$ 700 milhões em nossos ativos", diz.

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Santos Brasil define estratégia para se tornar net zero até 2040

31/10/2024

Para se tornar carbono neutro até 2040, a Santos Brasil apresenta seu Plano de Transição Climática, um conjunto de diretrizes e compromissos para reduzir em 70% as emissões diretas de GEE (Gases de Efeito Estufa) de suas operações, nos escopos 1 e 2, e em 30% as emissões indiretas (escopo 3, relacionadas à cadeia de valor). Além disso, o plano visa contribuir para a mitigação dos efeitos climáticos adversos, com metas de curto, médio e longo prazos. Ao final do período, as emissões que não puderem ser reduzidas diretamente serão compensadas por meio de medidas compensatórias. Entre as iniciativas de maior impacto está a substituição de todos os RTGs (guindastes de pátio) movidos a diesel no Tecon Santos, seu principal ativo, por modelos elétricos até 2031. Essa mudança faz parte do projeto de ampliação e modernização do terminal, que se iniciou em 2019 e conta com investimentos superiores a R$ 2,5 bilhões, sendo que cerca de R$ 1,2 bilhão já foram aplicados. A substituição dos RTGs evitará a emissão de 713 toneladas de CO2 por mês, resultando em uma redução de 97% nas emissões desses equipamentos no terminal, trazendo uma contribuição significativa para a questão climática. O novo plano é uma evolução do programa de descarbonização que a Santos Brasil vem desenvolvendo nos últimos cinco anos e que já resultou em uma relevante redução na intensidade de emissões: de 13,74 kgCO2/TEU em 2019 para 9,14 kgCO2/TEU em 2023 – uma redução de 36%, considerando os escopos 1 e 2 da Companhia. As metas de curto prazo estão focadas em melhorias operacionais imediatas, como a otimização do consumo e a mudança de combustíveis e a redução de emissões locais. As metas de médio e longo prazo abrangem transformações estruturais mais profundas, incluindo a mudança completa da matriz energética dos terminais, o uso de energia renovável com a implantação de painéis fotovoltaicos, engajamento junto à cadeia de valor e ações de adaptação às mudanças climáticas. Nos próximos sete anos, serão adquiridos 32 e-RTGs (oito já estão em fase de compra) para o Tecon Santos, um dos maiores terminais de contêineres da América Latina e o mais eficiente do país, localizado no Porto de Santos. No final do ano passado, a empresa recebeu as primeiras oito unidades dessa nova geração de equipamentos, com investimentos de R$ 130 milhões nas máquinas e R$ 12 milhões em obras no pátio. Atualmente, 47 RTGs operam no terminal, sendo 39 a diesel, que serão desmobilizados até 2031, e oito elétricos. A operação remota desses novos equipamentos, prevista para começar ainda neste ano, garantirá mais segurança aos profissionais, que passarão a fazer a movimentação de cargas em um centro de operações, em vez de operarem do alto dos guindastes. Também relacionada à troca da matriz energética do terminal santista, está prevista a instalação de shore power até 2031. Essa medida possibilitará a oferta de energia elétrica para navios atracados, eliminando a queima de combustível fóssil na área portuária durante a operação das embarcações e reduzindo as emissões de escopo 3 da Companhia. Cerca de 70% das emissões da Santos Brasil estão relacionadas ao escopo 3, a maioria proveniente dos navios atracados. Embora atualmente não haja demanda para esse serviço, a Santos Brasil estará com sua infraestrutura pronta quando for necessário. Desde 2022, a Companhia compensa as emissões de escopo 2 (consumo de energia) de suas unidades por meio da aquisição de certificados I-REC. Além disso, o novo plano prevê a instalação de painéis fotovoltaicos para a geração de energia nos terminais de contêineres de Vila do Conde (PA) e Santos. Outra meta importante diz respeito ao gerenciamento de resíduos sólidos. A empresa trabalha para garantir "aterro zero" em todas as suas unidades até 2028.

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Fundos geridos pelo Opportunity vendem a sua participação na Santos Brasil para a CMA CGM

22/09/2024

A CMA CGM, empresa global de navegação e logística, anunciou a aquisição de aproximadamente 48% da Santos Brasil por meio da compra das ações detidas por fundos e entidades geridas por empresas gestoras Opportunity (« Opportunity »), que estão entre as maiores gestoras de recursos do país. A conclusão da transação, que ainda depende da aprovação das autoridades regulatórias competentes, é esperada para o primeiro trimestre de 2025. Finalizada esta etapa, a CMA CGM lançará uma Oferta Pública de Aquisição de Ações (OPA) a todos os acionistas da Companhia, visando a aquisição de 100% das ações em circulação, no mesmo preço e condições pactuadas com o Opportunity. Para a CMA CGM, o investimento é estratégico, pois expande sua presença no Brasil e reforça a sua posição de liderança com um operador global de terminal portuário multiuso. Já o Opportunity encerra uma trajetória de sucesso à frente da Santos Brasil, onde deixa um legado de grande geração de valor, criada a partir do investimento na aquisição do Tecon Santos em 1997. Quando concluída, a transação marcará o início de um novo capítulo na história da Santos Brasil, que passará a fazer parte de um dos maiores grupos mundiais de navegação e logística. Potencializará também a capacidade de crescimento e investimento na infraestrutura nacional, reforçando o compromisso da Companhia com a ampliação de seus terminais, o aprimoramento de sua excelência operacional, a evolução profissional de seus funcionários, a geração de emprego e o crescimento do Brasil. A Santos Brasil continuará a trabalhar para o desenvolvimento do Porto de Santos, bem como para o dos demais portos onde atua, acelerando os investimentos para atender à demanda crescente. A empresa se manterá sob a gestão da atual diretoria e os seus ativos continuarão a operar como terminais multiusuário, ampliando a qualidade e a gama de serviços e atendendo aos mais diversos clientes. Com ação proativa nos principais temas que afetam a sociedade moderna, CMA CGM e a Santos Brasil compartilham dos mesmos valores, com foco na experiência do cliente, busca contínua por eficiência, produtividade e inovação, alinhadas às melhores práticas ESG (Environmental, Social and Governance). A busca pela descarbonização é um objetivo comum às duas organizações e o plano de ação iniciado pela Santos Brasil neste sentido deve ser mantido e reforçado. Essa convergência de valores favorecerá um processo de integração sustentável, equilibrado e de continuidade dos projetos e iniciativas existentes, com transparência e comprometimento com todos os stakeholders da empresa. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Há 27 anos opera o Tecon Santos (SP), o maior terminal de contêineres da América do Sul e o mais eficiente do País. Neste período, já investiu mais de R$ 9 bilhões (em termos reais), dos quais aproximadamente R$ 6 bilhões somente no Tecon Santos, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro. Atua nacionalmente por meio de oito terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos, um de carga geral em Imbituba e três de granéis líquidos em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes. É listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa, e signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade. Faz parte do IBOV ESPA, do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e do índice S&P/B3 ESG. É certificada pelo GPTW, como uma das melhores empresas para se trabalhar, pelo sexto ano consecutivo.<br

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Santos Brasil amplia capacidade de atendimento no Tecon Vila do Conde para apoiar logística do Amazonas no período de seca

12/08/2024

Com previsão de mais um ano com seca severa na região do Amazonas, a Santos Brasil se prepara para atuar na mitigação dos impactos na logística regional, ampliando temporariamente em cerca de 30% a capacidade do seu terminal de contêineres de Vila do Conde, localizado em Barcarena (PA), no delta do rio Amazonas. A estratégia da Companhia para enfrentar mais um ano de cenário difícil foi deslocar a área tradicionalmente utilizada no terminal para abrigar e fazer a manutenção de contêineres vazios para uma área externa, de 22 mil m², abrindo espaço no Tecon para receber maior número de contêineres. Com isso, o terminal, que tem capacidade de movimentar 8.500 TEUs mensais, poderá operar com qualidade cerca de 11.000 TEUs mensais. Na seca histórica do ano passado, o Tecon Vila do Conde foi fundamental para a logística da região e passou a ser ponto de parada de navios de cabotagem e longo curso que não puderam seguir para seu destino em Manaus e precisaram fazer transbordo de contêineres em Barcarena. A carga descarregada na Santos Brasil era embarcada em barcaças (embarcação com fundo chato), que têm pouca restrição de navegação e seguiam também para Manaus. No retorno, a mesma operação acontecia. Entre setembro de 2023 e janeiro de 2024, o terminal movimentou 65.000 TEUs, um aumento de 110% frente ao mesmo período do ano anterior. Deste total, 28.000 TEUs foram de transbordo de carga de/para Manaus em função das condições climáticas. Agora, com todas as adaptações feitas para enfrentar este cenário, o terminal terá condições de receber o volume excedente com mais segurança e qualidade, colaborando para mitigar os impactos na logística desta região, que é muito dependente do rio Amazonas para o abastecimento da população e também para a manutenção dos negócios da zona franca de Manaus. A inclusão de Vila do Conde nesta nova equação logística para o enfrentamento das mudanças climáticas na região Norte só está sendo possível graças aos pesados investimentos que a Santos Brasil vem fazendo na ampliação e modernização de seu terminal no Pará, de modo a antecipar a demanda futura dos clientes e contribuir para o desenvolvimento regional.  De acordo com Bruno Stupello, diretor de operações portuárias da Santos Brasil, a empresa se preparou para poder dar neste ano ainda mais suporte aos seus clientes que operam no Pará e nesta rota para Manaus. Em 2022, a Santos Brasil aprovou um novo ciclo de investimentos para o terminal, no valor de R$ 120 milhões, em obras de expansão e compra de novos equipamentos, com o objetivo de aumentar a capacidade para 300.000 TEUs/ano em 2025. Entre 2018 e 2023, a empresa já havia investido R$ 131 milhões em valores nominais (R$ 189 milhões em valores corrigidos) e deve investir R$ 100 milhões ao longo de 2024. O Tecon Vila do Conde é um terminal fluvial de contêineres e de carga geral e de projetos, com enorme potencial de crescimento, impulsionado pelo agronegócio e mineração na exportação e por equipamentos e máquinas na importação. Está estrategicamente localizado no Arco Norte, no delta do Rio Amazonas, em uma área de grande capilaridade hidroviária e também muito próxima às principais rotas marítimas internacionais, com acesso a todos os continentes.

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Terminais de contêineres do Porto de Santos se unem ao Instituto Gremar no Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias

11/09/2024

Os quatro terminais de contêineres do Porto de Santos estão unindo esforços em prol do meio ambiente em uma ação conjunta para o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, o World Cleanup Day. A novidade desta edição, que reúne Santos Brasil, Brasil Terminal Portuário (BTP), DP World e Ecoporto pela sexta vez, é a parceria com o Instituto Gremar. A ação acontecerá neste sábado (14), a partir das 9h, na Praia de Paranapuã, em São Vicente. O World Cleanup Day é um movimento internacional que mobiliza milhões de voluntários em mais de 190 países e é realizado anualmente em setembro. O objetivo é conscientizar a população sobre o descarte inadequado de resíduos. Na praia localizada no Parque Estadual Xixová-Japuí, que fica em uma área de preservação sem acesso liberado ao público, estarão reunidos 100 voluntários dos terminais e profissionais do instituto para realizar a coleta de resíduos. Bitucas de cigarro, tampinhas de garrafas, lacres de latinhas, garrafas PET e microplásticos diversos, que causam a morte de animais e prejudicam a biodiversidade marinha, serão o foco da ação. Os participantes serão divididos em três grupos que percorrerão a faixa de areia, a área de restinga e o costão rochoso. Além de coletar os resíduos descartados incorretamente, os voluntários farão a separação dos itens por categorias (orgânicos, recicláveis e não recicláveis), triagem, contabilização e pesagem de todos os materiais. O Instituto Gremar – organização não governamental que atua nas frentes de monitoramento ambiental e reabilitação de animais vitimizados, educação ambiental, pesquisa e atendimento a emergências ambientais com fauna marinha e silvestre – será responsável por toda a logística e execução da ação, incluindo o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os voluntários realizarem a coleta, bem como a destinação correta dos resíduos. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente ao ODS 14, que trata da conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos, visando à proteção das diversas formas de vida aquática.

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Santos Brasil finaliza oferta pública de debêntures e capta R$ 2 bilhões

06/09/2024

A Santos Brasil concluiu, no último dia 4 de setembro, a oferta pública de sua 5ª Emissão de Debêntures, no montante de R$ 2 bilhões, distribuída em quatro séries, entre debêntures simples (R$ 500 milhões) e incentivadas (R$ 1,5 bilhão). Os recursos captados serão investidos nos ativos da Companhia, em especial na expansão do Tecon Santos, e também serão destinados a reembolso de capital aos acionistas e uso no curso normal de seus negócios. Para Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, "a oferta experimentou alta procura e a demanda observada reforça a qualidade do crédito da empresa no mercado de capitais, permitindo que a Companhia capte a taxas atrativas e com vencimentos a longo prazo". Ibovespa A semana também foi marcada pela entrada das ações da Santos Brasil na carteira teórica do Ibovespa, o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3 e que reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro. A nova carteira, que vai de 2 de setembro de 2024 a 3 de janeiro de 2025, conta com 86 empresas, cujas ações estão entre as mais negociadas na bolsa nos últimos 12 meses. O movimento marca a bem-sucedida estratégia de crescimento da Companhia e de sua atuação junto ao mercado de capitais, que levou a um aumento exponencial na capitalização de mercado da empresa e a uma expressiva alta na procura de suas ações pelos investidores.

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Santos Brasil foca na redução da pegada de carbono de seus clientes com novo programa de compensação de emissões

19/08/2024

A Santos Brasil dá mais um passo importante para reduzir a pegada de carbono de suas operações e de seus clientes. Com foco nas emissões de GEE (gases de efeito estufa), a empresa criou o programa LCL Carbon Neutral, que atesta que os serviços prestados para as cargas LCL (Less than Container Load), do transporte rodoviário à movimentação e armazenagem das cargas, são compensados. Dessa forma, a Companhia diminui as próprias emissões (escopo 1) e contribui para que seus parceiros comerciais reduzam as emissões de escopo 3, que representam a cadeia de valor. Neste primeiro momento, o programa se destina exclusivamente às atividades desenvolvidas nos Centros Logísticos Industriais Aduaneiros (Clias) Santos e Guarujá, para o segmento de clientes de carga fracionada LCL, operado pelos clientes NVOCCs (Non Vessel Operator Common Carrier) e Freight Forwarders. Ao aderir ao LCL Carbon Neutral, o cliente é informado mensalmente sobre o total de emissões referentes à sua operação e aos volumes movimentados. A Santos Brasil faz a compensação destas emissões por meio da aquisição de créditos de carbono. Um certificado em nome do cliente, expedido por consultoria independente, atesta os valores de emissão e a forma de neutralização. As emissões de GEE de todas as operações da Santos Brasil são mapeadas de maneira estruturada pela equipe interna e, juntamente com a consultoria independente, são realizados os cálculos das emissões e compensações do novo serviço, garantindo total isenção e transparência ao processo. Entre os clientes que terão suas emissões compensadas está a Allink Neutral Provider, uma das maiores empresas de NVOCC, que também está totalmente focada no tema da neutralização dentro do transporte marítimo de carga LCL. Para Wagner Toffoli, Diretor Comercial Freight Forwarder & NVOCC da Santos Brasil, com o LCL Carbon Neutral, a Santos Brasil reforça seu comprometimento com a sustentabilidade da cadeia logística, contribuindo de maneira concreta com o programa de descarbonização de seus clientes. "Estamos muito felizes por lançarmos este projeto inovador para o segmento, totalmente alinhado com os desafios colocados para a perpetuidade das operações logísticas de nossos clientes Freight Forwarders e NVOCCs. Neste sentido, é importante destacarmos a sinergia e a complementaridade com o projeto Rota Verde, que nosso cliente Allink está lançando simultaneamente. Assim, toda a operação LCL está englobada no conceito de descarbonização e sustentabilidade", diz. André Gobersztejn, Diretor Executivo da Allink, reforça que o programa livre de carbono oferecido pela Santos Brasil está alinhado às demandas do mercado mundial. "Nossa parceria nessa iniciativa reflete a sinergia entre as duas empresas, que são pautadas pela inovação, pelo alto nível de governança e pelo comprometimento com os pilares ESG. Buscamos um mundo melhor para esta e para as futuras gerações", diz. Referência em operações portuárias e logísticas, a Santos Brasil é signatária do Pacto Global da ONU desde 2013 e faz parte do Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa, e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). A Companhia tem, em sua estratégia de crescimento, o ser humano e o meio ambiente como partes integrantes e drivers para a geração de valor equilibrada para a sociedade, com atuação alinhada às melhores práticas ESG. Na área ambiental, a empresa tem como foco reduzir e neutralizar as emissões de carbono até 2040. Para isso, estão sendo feitas a mudança gradativa da matriz energética dos equipamentos, do diesel para a eletricidade, e a compensação das emissões de GEE de escopo 2 (energia) por meio da compra de certificados I-RECs. Só neste ano, entraram em operação oito RTGs (guindastes de pátio) elétricos no Tecon Santos e outras oito unidades estão em fase de compra. No ano passado, a Santos Brasil atingiu, antecipadamente, três metas ambientais e

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Lucro líquido da Santos Brasil alcança R$ 171,7 milhões no segundo trimestre

08/08/2024

O excelente desempenho operacional apresentado pela Santos Brasil no segundo trimestre deste ano (2T24) puxou o crescimento dos indicadores econômico-financeiros da Companhia, que registrou lucro líquido de R$ 171,7 milhões (+81,9% YoY), com margem líquida de 24% (+5,8 p.p. YoY). O EBITDA (recorrente) somou R$ 348,3 milhões (+56,7% YoY), com ganho de 5,7 p.p. na margem EBITDA (49,6%), e a Receita Líquida consolidada alcançou R$ 702,8 milhões (+38,6% YoY). No semestre, a Receita Líquida foi de R$ 1,3 bilhão, aumento de 44,3% em relação ao primeiro semestre de 2023. Os terminais de contêiner da Santos Brasil movimentaram 369.401 unidades – 23,4% a mais do que no mesmo período do ano anterior (YoY), com maiores volumes de longo curso (+23,0% YoY), que respondeu por 79,0% do total movimentado no período (vs. 79,3% no 2T23), reflexo de maiores importações (+36,1% YoY) e exportações (+25,8% YoY). A cabotagem também cresceu 25,2% a mais do que o mesmo período de 2023. O crescimento de volume veio acompanhado de significativa melhora no mix operacional de contêineres cheios, que representou 75,1% do total movimentado (vs. 68,8% no 2T23), com a importação crescendo 35,1% YoY. O Tecon Santos, principal ativo da Companhia, movimentou 323.983 contêineres (+24,4% YoY), com aumento de 33,8% YoY no longo curso. Os destaques foram as maiores exportações de café, açúcar, algodão e carne congelada e o crescimento das importações de químicos, bens de capital, plásticos e bens de consumo. A cabotagem, por sua vez, apresentou crescimento forte de 45,7% no trimestre, beneficiada pelo aumento do transbordo no Porto de Santos, com a respectiva concentração no sistema portuário santista, também devido à restrição operacional em portos localizados na região Sul. Prova desse crescimento é que em junho o Tecon Santos bateu o recorde de 117 mil contêineres movimentados em um único mês, marca já superada em julho, com o registro de 121,8 mil unidades movimentadas. Os Terminais de Granéis Líquidos de Itaqui (MA) tiveram crescimento de 2,8% YoY no volume de combustível armazenado, com maior giro dos tanques e a conversão de contratos spot em contratos de longo prazo. Para Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, os volumes devem continuar elevados no segundo semestre, quando se espera crescimento, inclusive pela sazonalidade típica do setor, que se concentra entre os meses de julho e outubro, para recomposição de estoques visando as vendas de fim de ano. O executivo destaca que os terminais da Companhia estão bem dimensionados para absorver o crescimento do mercado, em especial no Porto de Santos. "Somente em 2024, devemos investir algo entre R$720 e R$800 milhões em nossos ativos, dos quais pouco mais de R$400 milhões apenas no Tecon Santos, cuja capacidade passará dos atuais 2.4 milhões TEUs para 2.6 milhões em 2025 e, a partir daí, 3 milhões de TEUs em 2026. Apenas nesse ativo, já investimos mais de R$1.2 bilhão nos últimos 5 anos, garantindo capacidade ao Porto de Santos e alto nível de serviços aos nossos clientes".

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Santos Brasil lidera ranking Latin American Executive Team 2024 Small Caps no setor de transportes

05/08/2024

A Santos Brasil liderou novamente o ranking Latin American Executive Team 2024 no setor de Transportes, entre as empresas de Small Cap, da revista Institutional Investor. A Companhia – que é referência em operações portuárias e logísticas – conquistou o primeiro lugar em seis das oito categorias da premiação e ganhou pelo terceiro ano consecutivo a distinção de "Most Honored Company" dentre as empresas Small Caps do setor de Transportes, por seu sucesso cumulativo em todos os rankings individuais. Antonio Carlos Sepúlveda foi eleito o melhor CEO do setor de Transportes (Small Caps), pelos votos dos analistas buy side e sell side, a exemplo de Daniel Pedreira Dorea, eleito como melhor CFO do setor. Juliano Navarro foi considerado o melhor profissional de RI pelos analistas sell side e ficou em terceiro lugar na avaliação combinada. A Santos Brasil também se destacou com o primeiro lugar na avaliação combinada dos analistas nas categorias Melhor Programa de RI; Melhor Time de RI; e Melhor Analyst Day. Outros destaques foram a segunda colocação em Melhor ESG e Melhor Conselho de Administração. No ranking Overall, que inclui empresas small, mid e larg cap de Transportes, a Santos Brasil obteve segundo lugar em duas categorias (Melhor Analyst Day e Melhor Conselho de Administração) e terceiro em outras seis (Melhor CEO, Melhor CFO, Melhor profissional de RI – sell side, Melhor programa de RI, Melhor Time de RI e Melhor ESG). Daniel Pedreira Dorea, diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia, destaca a importância da premiação: "O ranking da Institutional Investor é uma das principais publicações do mercado financeiro, uma referência global no setor. Nos dá muito orgulho receber esse reconhecimento que atesta como a Santos Brasil está bem avaliada e bem posicionada no mercado de capitais". Os vencedores deste ano foram selecionados a partir de uma pesquisa de opinião envolvendo 1.141 investidores, gestores de portfólio e analistas de 505 instituições que avaliaram um total de 322 empresas e 1.013 profissionais em 16 setores distintos.

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Santos Brasil antecipará em cinco anos conclusão do projeto que eleva a capacidade do Tecon Santos para 3 mi de TEUs

04/07/2024

A Santos Brasil antecipará em cinco anos a conclusão do projeto que eleva a capacidade o Tecon Santos para 3 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).  Essa capacidade operacional, inicialmente prevista para 2031, será entregue ao porto até 2026. Para alcançar essa marca, a empresa está antecipando a compra de equipamentos e acelerando as obras de pátio. O ciclo de investimentos da Companhia para a ampliação e modernização do Tecon Santos, um dos maiores e mais eficientes terminais de contêineres da América Latina, teve início em 2019 e envolve um montante de R$ 2,6 bilhões, dos quais cerca de R$ 1,3 bilhão já foram investidos. Só em 2024, cerca de R$ 420 milhões serão destinados ao terminal, elevando sua capacidade dos atuais 2,4 milhões de TEUs para 2,6 milhões de TEUs até o final do ano. Entre 2026 e 2031, data da entrega do projeto completo de ampliação e modernização do terminal, serão realizados investimentos em substituições de equipamentos, melhoria do fluxo, do nível de serviço, descarbonização e sistemas entre outros, mas tudo o que tem impacto direto em aumento de capacidade será efetuado até 2026. De acordo com Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, a antecipação dos investimentos no Tecon Santos garantirá que a demanda do porto de Santos, que teve uma média de crescimento em contêiner de 3,3% ao ano na última década, seja atendida nos próximos dez anos. "Nossa estratégia é ter sempre cerca de 200 mil TEUs de capacidade disponível no terminal para que exportadores, importadores e armadores tenham assegurados o espaço para suas cargas, com um elevado nível de serviço no porto mais importante do país", diz. O projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos envolveu inicialmente obras para aprofundamento do cais e de ampliação de sua extensão em 220 metros, totalizando 1.200 metros e fazendo do terminal o único da América do Sul com capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax, de 366m - as maiores embarcações que chegam ao país. Agora, o foco da Companhia está nas obras de pátio. Já está em andamento a construção de um novo pátio de armazenagem de contêineres. Para dar lugar a essa área, os atuais prédios administrativos serão demolidos e a subestação de energia e as balanças serão transferidas. Um novo prédio administrativo será construído ao lado da portaria terrestre. Além disso, para a ampliação do uso de equipamentos elétricos, estão sendo realizadas obras de eletrificação do pátio e para ampliar o número de tomadas para contêineres refrigerados que atingirá 3 mil unidades. Entre os equipamentos, os destaques ficam para as aquisições de dois portêineres (guindastes de cais) e oito e-RTGs (guindastes móveis de pátio elétricos), além de duas empilhadeiras para vazios e 50 reboques e 50 terminal tractors para a movimentação de cargas. Todos já em operação. Outros oito e-RTGs bem com mais dois portêineres estão em fase de compra. Assim como os já adquiridos, são equipamentos de última geração, aderentes ao conceito de economia de baixo carbono e à sustentabilidade do crescimento da atividade portuária. Os e-RTGs e os novos portêineres serão operados de maneira remota, ou seja, o operador ficará instalado em uma sala de controle, o que dará mais segurança e conforto aos profissionais, além de melhor precisão para a operação. O treinamento para a equipe de e-RTG terá início no próximo mês. Empilhadeiras elétricas e coletores de dados por rádio frequência (RFID) serão utilizados para ampliar a capacidade e aumentar a acuracidade na gestão do estoque. Caminhões e ônibus de circulação interna movidos a GNV e instalação de placas de energia solar também fazem parte do projeto, que está alinhado às metas ambientais da Companhia que prevê a neutralização de carbono de suas operações até 2040. Na área de TI, os investimentos incluíram a compra e implementação de um novo TOS (Ter

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3º Edital Santos Brasil de Projetos Incentivados tem inscrições abertas até 31 de julho

02/07/2024

Estão abertas de hoje até o próximo dia 31 as inscrições para o 3º Edital Santos Brasil de Projetos Incentivados, focado no patrocínio de iniciativas aprovadas em leis de incentivo fiscal municipais e federais. As propostas devem atender as populações das cidades onde a Companhia está presente: Guarujá, Santos, São Bernardo do Campo e São Paulo (SP); Imbituba (SC); São Luís (MA) e Barcarena (PA). As iniciativas, que terão execução em 2025, devem abranger as áreas de educação, saúde, esporte, cultura, cidadania e capacitação profissional. Como nas edições anteriores, os interessados devem fazer as inscrições por meio da plataforma Prosas, que conecta patrocinadores e empreendedores sociais. http://editalsantosbrasil2024.prosas.com.br/ Não há limite máximo de apresentação de propostas por organização. A seleção será guiada pela Política de Doações e Patrocínios da Companhia, em alinhamento com sua Visão, Missão e Valores, além das Políticas de Sustentabilidade e Compliance estabelecidas. De acordo com Béatrice de Toledo Dupuy, gerente executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, o 2º Edital de Projetos Incentivados impactou cerca de 90 mil pessoas e a meta é ampliar esse alcance com a 3ª edição. "Este é um mecanismo poderoso para promover o desenvolvimento sustentável, a inovação social e o crescimento econômico local. Ao envolver as comunidades na criação e implementação de projetos incentivados, a Santos Brasil colabora com a participação cidadã e o engajamento social, fortalecendo os laços comunitários", afirma. Referência A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas, atua nacionalmente por meio de oito terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (SP, SC e PA), um de veículos (SP), um de carga geral (SC) e três de granéis líquidos no MA, além de um Centro de Distribuição em São Bernardo do Campo (SP). A Companhia é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa, e signatária do Pacto Global da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade. Faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e do índice S&P/B3 ESG. É certificada pelo Great Place To Work (GPTW), como uma das melhores empresas para se trabalhar, pelo sexto ano consecutivo.

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Santos Brasil divulga Relatório de Sustentabilidade 2023

27/06/2024

A Santos Brasil divulgou seu novo Relatório de Sustentabilidade, relativo ao ano de 2023, nesta quinta-feira (27). É a 18ª edição publicada pela empresa, que é referência em operações portuárias e logísticas, e o 16º a seguir as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). O documento está disponível para visualização e download no site da Companhia. O relatório é coordenado pelas áreas de Sustentabilidade, Comunicação Corporativa e Relações com Investidores da Santos Brasil e contempla todas as unidades operacionais, com apresentação consolidada dos resultados econômico-financeiros e dados auditados. Em 2023, a Companhia apresentou sólido crescimento sustentável, com aumento de 23,5% na margem EBITDA, atingindo o valor histórico de R$ 1 bilhão, e a superação de todas as metas ambientais previstas para 2024. Comparativamente ao ano base de 2020, a Santos Brasil reduziu em 36% as emissões de gases do efeito estufa, em 41% o consumo de água e em 50% a geração de resíduos. Na esfera social, lançou o 2º Edital Social de Projetos Incentivados, impactando cerca de 90 mil pessoas, e estabeleceu a meta de atingir 35% de mulheres e 30% de pessoas negras na liderança até 2030. Também em 2023, a Santos Brasil se manteve, pelo segundo ano consecutivo, no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, a bolsa de valores brasileira, que reúne um seleto grupo de empresas reconhecidamente comprometidas com a agenda ESG.

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Santos Brasil abre 39 vagas para o seu programa de estágio

19/06/2024

As inscrições para o Programa de Estágio 2024 da Santos Brasil têm início hoje (19) e vão até o dia 17 de julho. O programa, que é uma das principais portas de entrada para quem tem interesse em trabalhar na Companhia, oferece 39 vagas para estudantes de várias áreas do ensino superior. As oportunidades são para as unidades da empresa em Guarujá, Santos e São Paulo, no estado de São Paulo, Vila do Conde, no Pará, e Itaqui, no Maranhão, mas candidatos e candidatas de todo o País são bem-vindos já que há também vagas para o modelo remoto de trabalho – além do presencial e híbrido. As inscrições devem ser feitas em https://santosbrasil.across.jobs/ . Para participar é necessário ter matrícula ativa a partir do segundo ano de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo em mais de 30 cursos (veja a relação no site de inscrição). Outros pré-requisitos são conhecimento de Pacote Office, do básico ao avançado (específico por vaga, de acordo com edital), e disponibilidade para estagiar 6 horas corridas com 15 minutos de intervalo ou 7 horas com 1 hora de almoço. Os aprovados no processo seletivo, que será feito pela plataforma da Across, vão receber bolsa-auxílio de R$ 1.500,00 no primeiro ano de estágio e de R$ 1.650,00 no segundo ano de estágio e último ano da faculdade. Os benefícios incluem assistência médica (sem desconto e coparticipação de uso); seguro de vida; vale transporte; refeição no local (modelo presencial) ou vale alimentação (modelo remoto); vale refeição (escritório em SP, sem refeitório, e no modelo híbrido); parceria com a Gympass para acesso a diversas academias conveniadas; programa estruturado de desenvolvimento; formação Yellow Belt Six Sigma no primeiro ano de estágio e acesso à plataforma interna Carreira em Foco, com mais de 100 cursos online gratuitos disponíveis. A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas, atua nacionalmente por meio de oito terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (SP, SC e PA), um de veículos (SP), um de carga geral (SC) e três de granéis líquidos no MA. Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes. A Companhia é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa, e signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade. Faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e do índice S&P/B3 ESG. É certificada pelo GPTW, como uma das melhores empresas para se trabalhar, pelo sexto ano consecutivo. Alinhada com o valor de valorização do indivíduo e respeito à diversidade, a empresa reconhece que a verdadeira inovação e o crescimento sustentável surgem da diversidade e do estabelecimento de um ambiente de trabalho seguro e inclusivo para todas e todos, incentivando a diversidade de gênero, orientação sexual, classe, etnia, gerações e pessoas com deficiências.

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