Fique por dentro das nossas notícias corporativas

Santos Brasil recebe autorização para operar com capacidade máxima no Porto do Itaqui (MA)

16/12/2025

A Santos Brasil recebeu autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para operar com a oferta da capacidade total de seu terminal de granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA), após concluir obras de expansão. A Companhia conta com cerca de 200 mil m³ de capacidade, fruto de investimentos superiores a R$ 850 milhões iniciados em 2021, quando arrematou o ativo em leilão na B3. A ANP também autorizou a entrada em operação de três novas linhas de píer, que proporcionarão ainda mais eficiência e agilidade aos serviços. Cada linha, com 14 polegadas de diâmetro, permite carregamento e descarga dos navios com alta vazão, reduzindo o tempo total de operação e, consequentemente, o custo de demurrage (gastos com sobre-estadia) para os clientes. Em julho, a Santos Brasil foi credenciada pela Receita Federal para operar como entreposto aduaneiro na importação e exportação de granéis líquidos no porto maranhense. A habilitação dispensa o pagamento imediato de tributos sobre o volume total importado, permitindo que a nacionalização seja feita em quantidades fracionadas. Já a reexportação pode ocorrer sem necessidade de nacionalização, o que garante maior flexibilidade aos clientes e otimiza o fluxo de caixa de suas operações. A entrada da Companhia no segmento de granéis líquidos ocorreu em 2021, com a aquisição, em leilão, de três terminais no Porto do Itaqui – dois brownfields (já existentes, que foram ampliados) e um greenfield (construído do zero e cuja obra foi concluída no mês passado), hoje unificados. As operações começaram em 2022 com 54 mil m³ e desde então vêm se destacando pela eficiência e qualidade dos serviços. Para Carlos Quintero, diretor de Granéis Líquidos da Santos Brasil, essas conquistas ampliam a oferta de soluções às empresas parceiras e geram novas oportunidades de negócios. "Nossos clientes podem estruturar operações mais competitivas, otimizando o fluxo de caixa. O próprio porto também se torna mais atrativo, porque passa a contar com uma gama maior de serviços ofertados pelo nosso terminal", afirma. Itaqui é hub de distribuição de derivados de petróleo para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, com enorme potencial de crescimento ligado ao agronegócio. Tem boa infraestrutura e está conectado a importantes ferrovias, que fazem do porto um corredor estratégico para o Centro-Oeste do Brasil, além dos mercados do Norte e Nordeste. Os terminais de granéis líquidos da Santos Brasil são alfandegados e têm conexões com modais rodoviário, ferroviário, dutoviário e marítimo, e o porto tem capacidade para receber navios de até 155 mil toneladas.

Leia mais

Com demolição do prédio administrativo, Santos Brasil dá início à nova etapa de obras para ampliação da capacidade do Tecon Santos

12/12/2025

A Santos Brasil dá início a mais uma etapa do projeto de ampliação do Tecon Santos, o maior terminal de contêineres da América do Sul, com a desativação e demolição do seu prédio administrativo e começo da construção de uma nova sede para o terminal, mais moderna e sustentável. A edificação atual ocupa uma área de 4 mil m2 e se localiza bem no centro do pátio do terminal. Esse espaço, após as obras, será incorporado ao pátio de contêineres, ampliando a capacidade de armazenamento do Tecon Santos. Serão incrementados cerca de 137 mil TEUs (unidade equivalente a 20 pés)/ano na capacidade dinâmica do terminal, contribuindo para que a Companhia alcance seu objetivo de chegar aos 3 milhões de TEUs de capacidade até o final de 2026. A nova construção ficará ao lado da portaria terrestre, terá cinco andares, cerca de 1,2 mil m2 de área e capacidade para abrigar até 450 funcionários. A sede nova receberá investimentos de cerca de R$ 72 milhões e sua inauguração está prevista para o segundo semestre de 2027. O projeto está alinhado ao Plano de Transição Climática da Companhia, que tem como meta se tornar net zero até 2040. Terá elementos que atendem aos requisitos da certificação LEED (sistema global de classificação ambientalmente sustentável para edifícios) como o uso de materiais sustentáveis, a exemplo da estrutura de aço leve, brisês metálicos e vidros de controle solar para maior eficiência energética. Contará ainda com terraços verdes e átrio central integrados a elementos da natureza, aumento da área permeável, sistema hidráulico e sanitário mais eficientes, além de integração com o estacionamento de bicicletas. Além das obras civis, o ano de 2026 também será marcado pela chegada de dois portêineres (guindastes de cais) e oito RGTs (guindastes de pátio) elétricos. Os equipamentos foram adquiridos pela Santos Brasil neste ano, já embarcaram da China rumo ao Brasil e devem aportar no Tecon Santos em janeiro. São fabricados pela chinesa ZPMC e envolveram investimentos da ordem de R$ 300 milhões. Os novos portêineres contam com a tecnologia TPS (Truck Position System), um sistema de posicionamento de carretas que define de forma precisa o local de parada dos veículos para as movimentações de embarque e descarga - já presente nas quatro últimas unidades recebidas pelo terminal -, mas com um diferencial: também poderão ser operados remotamente, ou seja, os operadores deixarão o alto da cabine do equipamento para trabalhar à distância no centro de operações do prédio administrativo, assim como já acontece com os RTGs. Cada portêiner tem 50 metros de altura, do cais à lança, e 70 metros de comprimento de lança, além de capacidade para movimentar até dois contêineres de 20 pés cheios ao mesmo tempo, com até 100 toneladas de carga. Os novos RTGs se somarão às oito unidades elétricas já existentes. São modelos de última geração, que permitem a operação remota, iniciada no terminal no final de 2024, de forma pioneira no País. Outros 30 RTGs elétricos serão adquiridos nos próximos anos, em substituição aos modelos a diesel. A iniciativa, que garante mais segurança e ergonomia aos operadores, permite a redução de emissão de cerca de 20 toneladas de CO² ao mês por equipamento. A alteração total da frota evitará que sejam lançadas na atmosfera 713 toneladas de CO² por mês, resultando em uma redução de 97% nas emissões desses equipamentos no terminal. O projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos teve início em 2019 e, até 2031, serão investidos cerca de R$ 3 bilhões (valores atualizados), dos quais R$ 2 bilhões já foram empregados.

Leia mais

Santos Brasil é a melhor empresa de infraestrutura no Prêmio Época Negócios 360°

09/12/2025

Pela segunda vez, a Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, conquistou o primeiro lugar entre as melhores empresas de infraestrutura do País, na 14ª edição do Prêmio Época Negócios 360°. A Companhia se destacou ainda com o primeiro lugar na dimensão Visão de Futuro e segundo em ESG/Governança Corporativa e Inovação no setor de Infraestrutura. No ranking geral, que reúne as 450 melhores empresas, a Santos Brasil ficou na 17ª colocação. O anuário Época Negócios 360° é realizado em parceria técnica com a Fundação Dom Cabral e analisa as companhias a partir dos aspectos Desempenho Financeiro, ESG/Governança, ESG/socioambiental, Inovação, Pessoas e Visão de Futuro. Tem como objetivo identificar e difundir as melhores práticas empresariais no Brasil, incentivar a formação de uma comunidade de negócios comprometida com a busca da excelência e apontar as melhores empresas do País.

Leia mais

Navio com guindastes elétricos de pátio e cais sai da China rumo ao Tecon Santos

27/11/2025

Dois portêineres (guindastes de cais) e oito RGTs (guindastes de pátio) elétricos adquiridos pela Santos Brasil deixaram a China, rumo ao Tecon Santos, a bordo do navio Zhen Hua 28. Os equipamentos da empresa chinesa ZPMC fazem parte do projeto de ampliação, modernização e descarbonização do terminal e têm investimentos da ordem de R$ 300 milhões. Os novos portêineres contam com a tecnologia TPS (Truck Position System), um sistema de posicionamento de carretas que define de forma precisa o local de parada dos veículos para as movimentações de embarque e descarga - já presente nas quatro últimas unidades recebidas pelo terminal -, mas com um diferencial: também poderão ser operados remotamente, ou seja, os operadores deixarão o alto da cabine do equipamento para trabalhar a distância no centro de operação do prédio administrativo, assim como já acontece com os RTGs. Cada portêiner tem 50 metros de altura, do cais à lança, e 70 metros de comprimento de lança, além de capacidade para movimentar até dois contêineres de 20 pés cheios ao mesmo tempo, com até 100 toneladas de carga. Os novos RTGs se somarão às oito unidades elétricas já existentes. São modelos de última geração, que permitem a operação remota, iniciada no terminal no final de 2024, de forma pioneira no País. Outros 30 RTGs elétricos serão adquiridos nos próximos anos, em substituição aos modelos a diesel. A iniciativa, que garante mais segurança e ergonomia aos operadores, permite a redução de emissão de cerca de 20 toneladas de CO² ao mês por equipamento. A alteração total da frota evitará que sejam lançadas na atmosfera 713 toneladas de CO² por mês, resultando em uma redução de 97% nas emissões desses equipamentos no terminal. O projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos teve início em 2019 e, até 2031, serão investidos cerca de R$ 3 bilhões (valores atualizados), dos quais R$ 2 bilhões já foram empregados. Está alinhado ao Plano de Transição Climática da Companhia, que tem como meta se tornar net zero até 2040. Para Bruno Stupello, diretor de Operações de Terminais Portuários de Contêineres da Santos Brasil, a empresa segue com o propósito de criar soluções que garantam uma competitividade diferenciada ao comércio exterior brasileiro e aos seus clientes. "Ao mesmo tempo em que fazemos investimentos em tecnologia e no aumento da produtividade, investimos numa melhor qualidade laboral para nossos funcionários, que passam por rigoroso treinamento para operar essas novas máquinas", diz. Os RTGs elétricos, por exemplo, possuem 23 câmeras, laser scanners e sensores para fazer a movimentação, tudo controlado por joysticks em uma mesa com três telas grandes e a possibilidade até de trabalhar em pé. "Além disso, esses equipamentos já são operados com algum nível de automação, sempre de maneira assistida pelo profissional, com mais precisão e segurança", complementa Stupello. Chegada O navio Zhen Hua 28, que deixou a China no último dia 15, tem previsão de chegar ao Porto de Santos na primeira quinzena de janeiro. Os equipamentos são transportados montados sobre o convés do navio. No terminal, eles serão descarregados por meio de trilhos que conectam a embarcação ao cais. A operação padrão deve começar em fevereiro. A movimentação remota, no entanto, só terá início meses depois, já que depende de testes de sensores, configuração das mesas bem como de treinamento de funcionários, o que pode levar até um ano.

Leia mais

Tecon Santos bate terceiro recorde mensal de movimentação no ano: mais de 243 mil TEUS em outubro

14/11/2025

A Santos Brasil bateu mais um recorde mensal de movimentação de contêineres no Tecon Santos. Em outubro, a Companhia operou no terminal 243.860 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), marca inédita em toda América do Sul. Este é o terceiro recorde do Tecon Santos no ano de 2025. Os anteriores foram registrados em julho e junho, com 238.452 TEUs e 229.708 TEUs, respectivamente. Maior e um dos mais eficientes terminais de contêineres da América do Sul, o Tecon Santos chega ao final de 2025 com 2.7 milhões de TEUs de capacidade/ano e, até o fim do próximo ano, atingirá 3 milhões de TEUs. O projeto de ampliação e modernização do terminal teve início em 2019 e, até 2031, serão destinados cerca de R$ 2,6 bilhões, dos quais mais de R$ 1,6 bilhão já foi investido. De acordo com o diretor de Operações de Terminais Portuários da Santos Brasil, Bruno Stupello, a empresa cresce ano a ano, de maneira sustentável, com uma estratégia pautada na ampliação da oferta de capacidade, modernização e aumento de produtividade. "Seguiremos investindo em novos equipamentos, na otimização dos fluxos operacionais, em sistemas, descarbonização e tecnologia — sempre alinhados ao nosso Plano de Transição Climática, que tem como meta tornar a Companhia net zero até 2040. Os resultados também são fruto do empenho e dedicação dos nossos funcionários", diz.

Leia mais

Santos Brasil está entre as melhores empresas em crescimento sustentável do mundo em ranking da revista TIME

12/11/2025

São Paulo, 12 de novembro de 2025 - A Santos Brasil integra o ranking da segunda edição anual do World´s Best Companies for Sustainable Growth 2026, publicado pela TIME em parceria com a empresa de análise de dados Statista, que aponta as 500 melhores empresas em crescimento sustentável do mundo. A Companhia ficou classificada em 177º lugar no ranking geral e na segunda posição no setor de transporte, logística e aviação. O ranking é elaborado com base em uma nova metodologia que identifica empresas que demonstram excepcional desempenho tanto financeiro quanto de sustentabilidade, com base na análise de três critérios principais: crescimento de receita - geral e por setor, nos últimos 3 anos; estabilidade financeira - calculada a partir das demonstrações financeiras, considerando os lucros de cada empresa; e impacto ambiental - uma avaliação das emissões de carbono, uso e produção de energia verde, além da intensidade de uso da água. O objetivo do ranking é mostrar que empresas de qualquer tamanho e de qualquer setor pode ter grande crescimento abraçando a sustentabilidade. Para Béatrice de Toledo Dupuy, gerente executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade, "estar entre as melhores empresas em desenvolvimento sustentável do mundo é o reconhecimento do nosso compromisso com um futuro mais sustentável. Todos os investimentos da Santos Brasil estão alinhados às melhores práticas ESG (Environmental, Social and Governance) e com o nosso Plano de Transição Climática, que estabelece a meta de alcançar a neutralidade de carbono até 2040, com a redução de 70% das emissões diretas (escopos 1 e 2) e de 30% das emissões indiretas (escopo 3)", diz.

Leia mais

Santos Brasil registra lucro líquido de R$ 231,5 milhões no terceiro trimestre

06/11/2025

O terceiro trimestre de 2025 foi marcado por mais um sólido desempenho operacional e financeiro da Santos Brasil. O lucro líquido totalizou R$ 231,5 milhões no 3T25 (+7,1% YoY). A receita líquida consolidada atingiu R$ 920,4 milhões (+20,4% YoY) e o EBITDA totalizou R$ 500,5 milhões (+23,2% YoY), superando o patamar de R$ 500 milhões em um único trimestre pela primeira vez na história da Companhia. A margem EBITDA foi de 54,4% (+1,2 p.p. YoY), refletindo ganhos de eficiência decorrentes da alavancagem operacional dos terminais. A movimentação consolidada nos três terminais de contêineres foi de 432.245 unidades no 3T25 (+7,2% YoY). As operações de cabotagem mantiveram ritmo sólido de crescimento, com alta de 22,1% YoY, enquanto o longo curso permaneceu estável em relação ao mesmo período do ano anterior. O Tecon Santos apresentou um crescimento de 8,0% YoY na volumetria do 3T25, com destaque para aumento das importações. O Tecon Vila do Conde registrou crescimento de 8,4% YoY no volume movimentado no 3T25, impulsionado pela regularização de escalas marítimas e pela elevação das importações, enquanto o Tecon Imbituba apresentou retração de 7,9% YoY. Na Santos Brasil Logística, a armazenagem de contêineres nos CLIAs cresceu 16,5% YoY no 3T25, em razão do maior volume de importações e de um perfil de cargas mais diversificado. O Terminal de Veículos (TEV) manteve a trajetória positiva, com movimentação de 73.202 veículos no trimestre (+ 31,1% YoY), impulsionado pelo forte desempenho das exportações de veículos leves e pesados para mercados como Argentina, Colômbia, México e Estados Unidos. Nos terminais de granéis líquidos, o volume movimentado no 3T25 foi de 211.025 m3, avanço de 13,9% YoY, reflexo da expansão da capacidade operacional concluída no início do ano e da diversificação da base de clientes. A Companhia segue disciplinada na alocação de capital, com CapEx de R$ 118,7 milhões no 3T25, destinado a projetos de expansão e modernização dos terminais, com investimentos em equipamentos mais modernos e eficientes. A liquidez financeira da Santos Brasil continua elevada e equilibrada, com uma posição de caixa da ordem de R$ 815 milhões e uma dívida líquida de R$ 1,8 bilhão em 30/09/2025, o que representa uma alavancagem de 1,09x, medida pelo indicador dívida líquida/ EBITDA pro-forma 12 meses.

Leia mais

Santos Brasil vence Prêmio Melhores e Maiores da Exame no setor Transporte e Logística

26/09/2025

A Santos Brasil foi a campeã da 52ª edição do Prêmio Melhores & Maiores da Revista Exame no setor de Transporte, Logística e Serviços Logísticos. A cerimônia de premiação aconteceu na noite de ontem (25), em São Paulo, e reuniu líderes empresariais, autoridades e representantes de diversos setores da economia. O prêmio da Revista Exame é um dos mais respeitados do mercado corporativo brasileiro e avalia empresas de capital aberto ou com dados públicos com base em três dimensões: resultado contábil financeiro, crescimento e ESG (Environmental, Social and Governance ). A metodologia e a avaliação das empresas são realizadas pelo Ibmec, com participação de um comitê executivo da EXAME. Para o diretor-presidente da Santos Brasil, Antonio Carlos Sepúlveda, a Companhia colhe os frutos de uma estratégia muito bem planejada e executada, pautada na ampliação de capacidade e modernização de seus ativos, com a finalidade de atender o crescimento potencial dos seus mercados de atuação, antecipando-se à demanda – especialmente no Tecon Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul, localizado no mais importante porto do País. “Esse reconhecimento muito nos honra e nos motiva a continuar investindo e contribuindo para aumentar a competitividade do comércio exterior brasileiro”, diz Sepúlveda.

Leia mais

Santos Brasil registra lucro líquido de R$ 193,4 milhões no segundo trimestre

07/08/2025

A Santos Brasil apresentou crescimento de receita em todas as unidades de negócios no segundo trimestre deste ano (2T25). A receita líquida consolidada atingiu R$ 880,9 milhões (+25,3% YoY), com destaque para o aumento de 27,9% YoY na receita líquida dos terminais de contêineres e carga geral e de 123,4% YoY na receita líquida de granéis líquidos. O lucro líquido da Companhia totalizou R$ 193,4 milhões (+126% YoY), com margem líquida de 22,0% (-2,5 p.p. YoY). O EBITDA consolidado atingiu R$ 456,7 milhões no 2T25 (+35,2% YoY), com margem de 51,8% (+3,8 p.p.). O desempenho foi impulsionado pelos terminais de contêineres e carga geral, que apresentaram EBITDA de R$ 437,3 milhões (+41,9% YoY) e margem de 62,9% (+6,2 p.p. YoY) e pelos terminais de granéis líquidos, cujo EBITDA foi de R$ 21,0 milhões no 2T25 (+189,2% YoY), com margem de 77,2% (+17,5 p.p). Os terminais de contêiner da Santos Brasil movimentaram 382.398 unidades no 2T25 (+3,5% YoY), com maior participação de contêineres vazios (+26,8% YoY), que representaram 30,5% do total movimentado no trimestre (vs. 24,9% no 2T24). As operações de cabotagem cresceram 17,0% YoY no 2T25, enquanto as operações de longo curso se mantiveram estáveis em relação ao 2T24. Outro destaque foi a redução de 32% YoY nas operações de transbordo no 2T25. O Tecon Santos movimentou 340.900 contêineres no 2T25 (+5,2% YoY), com crescimento, principalmente, no fluxo de cabotagem (+27,2% YoY). No longo curso (+0,6% YoY), o contido crescimento refletiu a reordenação de alguns serviços no terminal santista que, pontualmente, resultou em menos escalas ao longo do mês de abril. A partir de maio, com o início do novo serviço SEAS3, operado pela CMA CGM, que conecta a Ásia com a Costa Leste da América do Sul, já se observou a recuperação do volume de longo curso. No 2T25, o Tecon Vila do Conde movimentou 22.969 contêineres (+3,5% YoY), impulsionado pela maior regularidade das escalas e aumento na consignação média dos navios de longo-curso. O Tecon Imbituba, por sua vez, teve uma retração de 20,2% YoY, impactado, principalmente, por omissões de escalas de longo curso. Na Santos Brasil Logística, a armazenagem de contêineres nos CLIAs recuou 6,3% YoY e a movimentação de pallets caiu 62,1% YoY. O TEV registrou alta de 32,9% YoY na movimentação de veículos, impulsionado pela contínua recuperação dos embarques de veículos leves destinados ao mercado argentino, além das exportações crescentes de veículos pesados. Os terminais de granéis líquidos apresentaram um aumento expressivo de 34,2% YoY no volume de combustível movimentado, reflexo da ampliação da capacidade, o que possibilitou a atração de novos clientes e a ampliação do escopo de contratos vigentes. No 2T25 o CapEx totalizou R$ 120,9 milhões, com destaques para: a expansão da capacidade e modernização do parque de equipamentos do Tecon Santos; a aquisição, montagem e manutenção de equipamentos operacionais nos terminais de Vila do Conde e Imbituba; projetos de expansão e desenvolvimento do Terminal de Granéis Líquidos (TGL02); e aquisição de novos equipamentos para as operações logísticas. Para Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, o foco da estratégia de alocação de capital é maximizar o valor dos ativos da Companhia, ampliando a capacidade de seus terminais para capturar a demanda excedente nos portos de atuação, especialmente em Santos. “Desde 2019, a empresa vem investindo à frente da curva de demanda, inclusive acelerando investimentos programados. A estratégia tem se mostrado acertada, com a Santos Brasil ganhando participação de mercado com melhora contínua de seus indicadores econômico-financeiros. As principais linhas do resultado financeiro crescem muito acima do aumento relativo do volume operado, justamente porque a empresa atingiu um patamar em que é capaz de elevar a produção do terminal sem incrementos relevantes de custos fixos”.

Leia mais

Santos Brasil movimenta 135 mil contêineres no Tecon Santos em julho e bate novo recorde histórico

06/08/2025

A Santos Brasil registrou em julho mais um marco histórico: 135 mil contêineres movimentados no Tecon Santos, o maior volume já alcançado em um único mês por um terminal de contêineres em toda a América do Sul. O número supera o recorde anterior, de junho, quando o terminal localizado no Porto de Santos operou 129.282 mil unidades. Também no mês passado, o Tecon realizou a maior operação portuária da história no País em uma única escala de navio, com 7.996 movimentos. As sucessivas quebras de recorde corroboram os investimentos contínuos da Companhia na modernização e expansão do Tecon Santos — maior terminal de contêineres da América do Sul e um dos mais eficientes da América Latina. Entre 2019 e 2031, a empresa destinará cerca de R$?2,6 bilhões ao Tecon Santos, dos quais R$?1,6 bilhão já investido até maio de 2025. Dentre os investimentos de destaque estão o aprofundamento do cais e sua ampliação em 220 metros, totalizando 1.510 metros e tornando o terminal o único da América do Sul capaz de receber simultaneamente até três navios New Panamax, de 366 metros, além de um navio no TEV (Terminal de Veículos), que tem 310 metros de cais. Atualmente, o foco dos investimentos está na ampliação do pátio, que já elevou a capacidade de 2,4 milhões para 2,7 milhões de TEUs/ano com a demolição de um prédio administrativo em 2024, entre outras medidas. Até o fim deste ano, a demolição de um segundo prédio permitirá ao terminal alcançar 3 milhões de TEUs/ano em 2026. TEU é a unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés. Nos próximos seis anos, a Companhia seguirá investindo em equipamentos, otimização de fluxos operacionais, sistemas, descarbonização e tecnologia. No início de 2026, o terminal receberá oito novos RTGs (guindastes de pátio) elétricos e dois portêineres (guindastes de cais) de operação remota, ampliando a inovação iniciada, pioneiramente no País, com os oito RTGs elétricos já em operação. Até 2031, os 39 RTGs movidos a diesel serão substituídos por modelos elétricos, evitando a emissão de 713 toneladas de CO2 por mês e resultando em uma redução de 97% nas emissões desses equipamentos no terminal. Para Bruno Stupello, diretor de Operações de Terminais Portuários da Santos Brasil, os resultados refletem os investimentos em infraestrutura, processos e pessoas. "Temos uma equipe diferenciada, comprometida e um terminal de ponta. Tudo para que exportadores, importadores e armadores tenham assegurados o espaço para suas cargas, com um elevado nível de serviço, que é marca da Santos Brasil", diz. No primeiro semestre de 2025, o Tecon Santos movimentou 1.223.426 de TEUs, alta de 12,7% sobre o mesmo período de 2024 e desempenho acima do próprio Porto de Santos, que somou 2,8 milhões de TEUs no semestre (+7,8% comparado com os primeiros seis meses do ano anterior). Já o market share do terminal no porto santista neste semestre foi de 43%, contra 41% no mesmo período de 2024.

Leia mais

Santos Brasil oferece 25 vagas para o Programa Formare 2025

15/07/2025

A Santos Brasil está com inscrições abertas para a 18ª turma do Formare, programa de educação profissional voltado a jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica que moram em Guarujá (SP). Realizado em parceria com a Fundação Iochpe, o Formare oferece 25 vagas presenciais para o curso de Assistente Administrativo na Área Portuária. As aulas acontecem dentro do Tecon Santos, terminal de contêineres administrado pela Santos Brasil, localizado em Guarujá. A metodologia combina teoria e prática, em um ambiente real de trabalho. O diferencial está no formato: os educadores são os próprios profissionais da Companhia, que atuam de forma voluntária, oferecendo aos alunos uma formação conectada com as exigências do mercado. Além da residência na cidade, o candidato ou candidata precisa ter entre 17 e 19 anos; estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio nas escolas públicas de Guarujá; ter disponibilidade, durante todo o período previsto do programa, entre 9h e 16h, de segunda-feira a sexta-feira; possuir renda familiar per capita de até 1 (um) salário mínimo; não ser filho, enteado ou dependente legal de funcionário da Santos Brasil; ter disponibilidade para participar de todas as etapas do processo seletivo, que inclui prova de Matemática e Português; não ter participado do Programa Sou Aprendiz da Santos Brasil e ter sido dispensado do serviço militar obrigatório. Os benefícios incluem bolsa auxílio, alimentação na empresa, uniforme e material didático para uso durante o curso. As inscrições são online e vão até 5 de agosto. O interessado deverá fazer o cadastro e criar uma conta por meio do link https://ava.fiochpe.org.br/course/view.php?id=641 . A prova escrita será presencial, na Unaerp, no dia 9 de agosto. Outras etapas são dinâmica de grupo, entrevista pessoal e entrevista familiar. Os aprovados serão conhecidos no dia 15 de setembro. Já o início das aulas está previsto para 8 de outubro. Todas as informações sobre datas e requisitos estão no edital do processo seletivo, que está disponível no sistema de inscrição. Histórico O Formare da Fundação Iochpe é reconhecido pelo alto índice de formalização no mercado de trabalho, que chega a 89% dos egressos no programa nos últimos dez anos. A parceria com a Santos Brasil, única no setor portuário, acontece desde 2009. Desde então, 311 jovens se formaram e 121 foram contratados pela Companhia. Mais de 500 profissionais da empresa atuaram como professores voluntários. A 17ª turma, que se forma neste mês, conta com 22 meninas e três rapazes.

Leia mais

Santos Brasil bate recorde histórico de contêineres movimentados na operação de um único navio no Tecon Santos

27/06/2025

A Santos Brasil acaba de registrar a maior operação portuária já realizada na escala de um único navio no seu terminal de contêineres em Santos (SP), o Tecon Santos, localizado na margem esquerda do porto. O recorde aconteceu na operação de embarque e desembarque do navio Maersk Santana, que chegou da Ásia no dia 22 e faz parte do serviço SEAS3, operado pela CMA CGM e Maersk. Foram realizados 7.996 movimentos, entre carga, descarga e remoção (retirada e realocação dentro do navio) de contêineres. "É uma operação histórica, que corresponde a quase 14 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados em uma única escala. Ainda que não tenhamos dados consolidados de todos os terminais brasileiros, tudo indica que esta também pode ter sido a maior operação em escala única já registrada no País", afirma Bruno Stupello, diretor de Operações de Terminais Portuários da Santos Brasil. O elevado volume de carga exigiu um fluxo intenso na operação, que demandou preparação logística estratégica para garantir a fluidez da movimentação. A marca superou o recorde anterior registrado há poucos dias, em 7 de junho, com 6.133 contêineres, também parte do serviço SEAS3. Desde sua estreia, em maio deste ano, o SEAS3 já figura entre os mais representativos em volume no terminal, com outros três recordes acumulados. O navio Santana partiu novamente para o continente asiático após a operação em Santos, em uma rota direta, já que o terminal é o único ponto de parada do serviço SEAS3 no Brasil, reforçando a relevância estratégica do Tecon Santos para o comércio exterior brasileiro. O Tecon Santos é o maior terminal de contêineres da América do Sul e um dos maiores e mais eficientes da América Latina. No primeiro trimestre do ano, movimentou 341.690 contêineres, um aumento de 15,3% em relação ao mesmo período do ano passado, com crescimento no fluxo de longo curso (+14,9%), resultado de maiores importações e exportações. O volume de cabotagem também apresentou crescimento de 17,3% comparativamente a 2024.

Leia mais

Santos Brasil avança rumo à meta de aterro zero até 2028

05/06/2025

A Santos Brasil dá mais um salto importante rumo à sustentabilidade: em cerca de um ano, desde o lançamento oficial do Projeto Aterro Zero, a Companhia alcançou uma redução de 63% no envio de resíduos para aterros sanitários — meta inicialmente prevista apenas para 2026. O avanço reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU e a meta de zerar totalmente esse tipo de destinação até 2028. O Projeto Aterro Zero foi lançado no início de 2024 e conta com quatro frentes: • Tratamento de resíduos orgânicos com biodigestores: a tecnologia foi implementada no Tecon Santos em 2021 e foi expandida para outras unidades, como CLIA Santos, CLIA Guarujá, Centro de Distribuição de São Bernardo do Campo e Tecon Vila do Conde (PA). O equipamento acelera a decomposição dos resíduos orgânicos dos refeitórios e os transforma em água cinza, que, posteriormente, é tratada nas Estações de Tratamento de Efluentes Biológicos para reuso ou encaminhada para destinação adequada. • Reaproveitamento energético com Combustível Derivado de Resíduos Sólidos Urbanos (CDRU): implantada em 2024, a medida destina resíduos não perigosos, como papéis sujos e outros materiais não recicláveis, que são inadequados para compostagem ou outras opções de destinações, para fornos industriais (cimenteiras, cal ou biomassa), promovendo reaproveitamento energético. Atualmente, cinco unidades já migraram para o uso de CDRU. • Reciclagem e logística reversa: resíduos como óleo lubrificante, pneus, baterias e panos são retornados aos fabricantes para recuperação e reutilização, enquanto materiais como sucata, papel, plástico, madeira e uniformes são reciclados. • Chega de Plástico!: incentivo ao uso de garrafas e canecas reutilizáveis e substituição gradativa de copos plásticos por biodegradáveis em todas as unidades da Companhia. O monitoramento é contínuo, feito por dashboards que integram dados operacionais e indicadores ambientais. Os principais resultados alcançados até o momento são: • 187 toneladas de resíduos orgânicos deixaram de ser enviadas a aterros (2021–2024), sendo 15 toneladas no primeiro ano de instalação dos biodigestores. • 297,26 toneladas de CO2 equivalente evitadas com a implantação dos equipamentos. • Economia estimada de R$ 518 mil em transporte e destinação final, frente a um investimento de R$ 329 mil com os biodigestores. • 62% dos resíduos gerados foram reciclados ou destinados à logística reversa. O avanço do projeto também é resultado do forte envolvimento da liderança e do engajamento dos funcionários, incentivados por iniciativas como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA), Dia do Meio Ambiente, Dia do Consumo Consciente, Dia da Reciclagem, entre outros, que reforçam a cultura e consciência ambiental na Companhia. Urgência global Béatrice de Toledo Dupuy, gerente executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, destaca que o manejo de resíduos é uma urgência global. Em 2023, o planeta gerou 2,3 bilhões de toneladas de resíduos comuns. Segundo o Global Waste Management Outlook 2024, esse volume pode ultrapassar 3,8 bilhões de toneladas até 2050. "A sustentabilidade é parte central da nossa estratégia de negócios. O Projeto Aterro Zero mostra que é possível unir inovação, responsabilidade ambiental e eficiência operacional. Já alcançamos resultados expressivos e seguimos firmes no compromisso de zerar o envio de resíduos a aterros até 2028", afirma Béatrice. Além dos benefícios ambientais, o projeto contribui para a redução de vetores e pragas, bem como para o melhor aproveitamento dos espaços operacionais.

Leia mais

Santos Brasil abre vagas para Programa de Estágio 2025

02/06/2025

Quer começar sua carreira em uma grande empresa? A Santos Brasil está com inscrições abertas até 2 de julho para o Programa de Estágio 2025. São 13 vagas distribuídas nas unidades da Companhia em São Paulo (capital e Baixada Santista) e no Pará (Barcarena). A empresa oferece bolsa-auxílio, benefícios e a oportunidade de aprendizado e crescimento em uma das maiores e mais eficientes operadoras portuárias da América Latina. Podem se candidatar estudantes a partir do segundo ano de graduação (bacharelado) ou do segundo semestre de tecnólogo de cursos variados, como Administração de Empresas, Análise de Sistemas, Cibersegurança, Ciência da Computação, Comércio Exterior, Engenharias, Economia, Gestão Portuária, Logística, Tecnologia da Informação, entre outros. As vagas são para os modelos presencial e híbrido, dependendo da função: - 1 para Planejamento Financeiro no escritório de São Paulo; - 1 para Infraestrutura de Tecnologia – Torres Especiais no Tecon Santos; - 1 para TI Automação no Tecon Santos; - 3 para Desenvolvimento de Sistemas no Tecon Santos; - 1 para Suporte e Produção TI no Clia Santos; - 1 para Excelência de Gestão no Tecon Santos; - 1 para Pricing no escritório de São Paulo; - 2 para Operações no Tecon Vila do Conde, em Barcarena; - 1 para Facilities no Tecon Vila do Conde; - 1 para Suprimentos no Tecon Vila do Conde. Os selecionados receberão bolsa-auxílio de R$ 1.500,00 no primeiro ano de estágio e de R$ 1.650,00 no segundo ano de estágio ou último ano da faculdade. Os benefícios incluem assistência médica, seguro de vida, vale-transporte, refeição no local (modelo presencial) ou vale-alimentação (home office), vale-refeição (escritório de SP, sem refeitório, e modelo híbrido), TotalPass, formação Yellow Belt Six Sigma, Zenklub, programa estruturado de desenvolvimento e acesso à plataforma interna Carreira em Foco, com mais de 100 cursos online gratuitos disponíveis. As inscrições devem ser feitas pela plataforma Across (link), onde também estão todos os requisitos para concorrer às vagas e informações gerais do processo seletivo. Novos talentos O Programa de Estágio da Santos Brasil é uma das principais portas de entrada na Companhia, que é certificada pelo Great Place to Work (GPTW), pelo sétimo ano consecutivo, como uma das melhores empresas para se trabalhar. Para Milena Giglioti, gerente executiva de Gestão de Pessoas e Diversidade, o objetivo é propiciar a evolução profissional de cada pessoa. "Somos o maior complexo portuário da América do Sul, com uma infraestrutura portuária e logística robusta, que opera para todos os lugares do mundo. Temos um compromisso com a sociedade e estamos em busca de novos talentos que queiram evoluir e crescer com a gente", diz.

Leia mais

Santos Brasil abre inscrições para o Banco de Projetos Incentivados Municipais 2025

21/05/2025

A Santos Brasil está com inscrições abertas para o Banco de Projetos Incentivados Municipais 2025, com o objetivo de selecionar projetos já aprovados ou em fase de aprovação nas leis de incentivo fiscal municipais das cidades onde mantém operações: Guarujá, Santos e São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo; Barcarena (PA); Imbituba (SC) e São Luís (MA). As inscrições ficarão abertas até as 18h do dia 31 de outubro de 2025, permitindo que as instituições tenham mais tempo e flexibilidade para apresentar suas propostas ao longo do ano, em alinhamento com os calendários das secretarias municipais de Esporte e Cultura. Já o Edital de Projetos Federais, voltado a propostas vinculadas às leis de incentivo fiscal federais, deve ser lançado em julho pela Companhia. A nova estratégia, que divide o processo seletivo em duas etapas, também busca ampliar o número de iniciativas apoiadas pela empresa. Em 2024, foram executados 50 projetos pela Santos Brasil por meio de leis de incentivo fiscal, totalizando R$ 7 milhões em investimentos e beneficiando cerca de 97 mil pessoas diretamente. Para a gerente executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, Béatrice de Toledo Dupuy, a iniciativa reforça o compromisso da Companhia com o desenvolvimento social e cultural das comunidades onde atua, estimulando o investimento em projetos que gerem impacto positivo e promovam transformação social. "Embora as legislações municipais contempladas sejam específicas para projetos culturais e esportivos, a Santos Brasil incentiva propostas que tragam transversalidade de temas como cidadania, diversidade e inclusão, educação complementar ou profissional, meio ambiente e saúde", afirma. O programa é aberto exclusivamente a instituições legalmente constituídas há mais de um ano (pessoas jurídicas), com atuação comprovada na área do projeto e com todas as obrigações fiscais e legais em dia. Os interessados podem se inscrever até 31 de outubro pela internet (bancosantosbrasil2025.prosas.com.br), na plataforma Prosas, que também traz o regulamento de participação. Os aportes aos projetos selecionados deverão ser realizados até 31 de dezembro de 2025.

Leia mais