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Santos Brasil registra lucro líquido de R$ 193,4 milhões no segundo trimestre

07/08/2025

A Santos Brasil apresentou crescimento de receita em todas as unidades de negócios no segundo trimestre deste ano (2T25). A receita líquida consolidada atingiu R$ 880,9 milhões (+25,3% YoY), com destaque para o aumento de 27,9% YoY na receita líquida dos terminais de contêineres e carga geral e de 123,4% YoY na receita líquida de granéis líquidos. O lucro líquido da Companhia totalizou R$ 193,4 milhões (+126% YoY), com margem líquida de 22,0% (-2,5 p.p. YoY). O EBITDA consolidado atingiu R$ 456,7 milhões no 2T25 (+35,2% YoY), com margem de 51,8% (+3,8 p.p.). O desempenho foi impulsionado pelos terminais de contêineres e carga geral, que apresentaram EBITDA de R$ 437,3 milhões (+41,9% YoY) e margem de 62,9% (+6,2 p.p. YoY) e pelos terminais de granéis líquidos, cujo EBITDA foi de R$ 21,0 milhões no 2T25 (+189,2% YoY), com margem de 77,2% (+17,5 p.p). Os terminais de contêiner da Santos Brasil movimentaram 382.398 unidades no 2T25 (+3,5% YoY), com maior participação de contêineres vazios (+26,8% YoY), que representaram 30,5% do total movimentado no trimestre (vs. 24,9% no 2T24). As operações de cabotagem cresceram 17,0% YoY no 2T25, enquanto as operações de longo curso se mantiveram estáveis em relação ao 2T24. Outro destaque foi a redução de 32% YoY nas operações de transbordo no 2T25. O Tecon Santos movimentou 340.900 contêineres no 2T25 (+5,2% YoY), com crescimento, principalmente, no fluxo de cabotagem (+27,2% YoY). No longo curso (+0,6% YoY), o contido crescimento refletiu a reordenação de alguns serviços no terminal santista que, pontualmente, resultou em menos escalas ao longo do mês de abril. A partir de maio, com o início do novo serviço SEAS3, operado pela CMA CGM, que conecta a Ásia com a Costa Leste da América do Sul, já se observou a recuperação do volume de longo curso. No 2T25, o Tecon Vila do Conde movimentou 22.969 contêineres (+3,5% YoY), impulsionado pela maior regularidade das escalas e aumento na consignação média dos navios de longo-curso. O Tecon Imbituba, por sua vez, teve uma retração de 20,2% YoY, impactado, principalmente, por omissões de escalas de longo curso. Na Santos Brasil Logística, a armazenagem de contêineres nos CLIAs recuou 6,3% YoY e a movimentação de pallets caiu 62,1% YoY. O TEV registrou alta de 32,9% YoY na movimentação de veículos, impulsionado pela contínua recuperação dos embarques de veículos leves destinados ao mercado argentino, além das exportações crescentes de veículos pesados. Os terminais de granéis líquidos apresentaram um aumento expressivo de 34,2% YoY no volume de combustível movimentado, reflexo da ampliação da capacidade, o que possibilitou a atração de novos clientes e a ampliação do escopo de contratos vigentes. No 2T25 o CapEx totalizou R$ 120,9 milhões, com destaques para: a expansão da capacidade e modernização do parque de equipamentos do Tecon Santos; a aquisição, montagem e manutenção de equipamentos operacionais nos terminais de Vila do Conde e Imbituba; projetos de expansão e desenvolvimento do Terminal de Granéis Líquidos (TGL02); e aquisição de novos equipamentos para as operações logísticas. Para Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, o foco da estratégia de alocação de capital é maximizar o valor dos ativos da Companhia, ampliando a capacidade de seus terminais para capturar a demanda excedente nos portos de atuação, especialmente em Santos. “Desde 2019, a empresa vem investindo à frente da curva de demanda, inclusive acelerando investimentos programados. A estratégia tem se mostrado acertada, com a Santos Brasil ganhando participação de mercado com melhora contínua de seus indicadores econômico-financeiros. As principais linhas do resultado financeiro crescem muito acima do aumento relativo do volume operado, justamente porque a empresa atingiu um patamar em que é capaz de elevar a produção do terminal sem incrementos relevantes de custos fixos”.

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Santos Brasil movimenta 135 mil contêineres no Tecon Santos em julho e bate novo recorde histórico

06/08/2025

A Santos Brasil registrou em julho mais um marco histórico: 135 mil contêineres movimentados no Tecon Santos, o maior volume já alcançado em um único mês por um terminal de contêineres em toda a América do Sul. O número supera o recorde anterior, de junho, quando o terminal localizado no Porto de Santos operou 129.282 mil unidades. Também no mês passado, o Tecon realizou a maior operação portuária da história no País em uma única escala de navio, com 7.996 movimentos. As sucessivas quebras de recorde corroboram os investimentos contínuos da Companhia na modernização e expansão do Tecon Santos — maior terminal de contêineres da América do Sul e um dos mais eficientes da América Latina. Entre 2019 e 2031, a empresa destinará cerca de R$?2,6 bilhões ao Tecon Santos, dos quais R$?1,6 bilhão já investido até maio de 2025. Dentre os investimentos de destaque estão o aprofundamento do cais e sua ampliação em 220 metros, totalizando 1.510 metros e tornando o terminal o único da América do Sul capaz de receber simultaneamente até três navios New Panamax, de 366 metros, além de um navio no TEV (Terminal de Veículos), que tem 310 metros de cais. Atualmente, o foco dos investimentos está na ampliação do pátio, que já elevou a capacidade de 2,4 milhões para 2,7 milhões de TEUs/ano com a demolição de um prédio administrativo em 2024, entre outras medidas. Até o fim deste ano, a demolição de um segundo prédio permitirá ao terminal alcançar 3 milhões de TEUs/ano em 2026. TEU é a unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés. Nos próximos seis anos, a Companhia seguirá investindo em equipamentos, otimização de fluxos operacionais, sistemas, descarbonização e tecnologia. No início de 2026, o terminal receberá oito novos RTGs (guindastes de pátio) elétricos e dois portêineres (guindastes de cais) de operação remota, ampliando a inovação iniciada, pioneiramente no País, com os oito RTGs elétricos já em operação. Até 2031, os 39 RTGs movidos a diesel serão substituídos por modelos elétricos, evitando a emissão de 713 toneladas de CO2 por mês e resultando em uma redução de 97% nas emissões desses equipamentos no terminal. Para Bruno Stupello, diretor de Operações de Terminais Portuários da Santos Brasil, os resultados refletem os investimentos em infraestrutura, processos e pessoas. "Temos uma equipe diferenciada, comprometida e um terminal de ponta. Tudo para que exportadores, importadores e armadores tenham assegurados o espaço para suas cargas, com um elevado nível de serviço, que é marca da Santos Brasil", diz. No primeiro semestre de 2025, o Tecon Santos movimentou 1.223.426 de TEUs, alta de 12,7% sobre o mesmo período de 2024 e desempenho acima do próprio Porto de Santos, que somou 2,8 milhões de TEUs no semestre (+7,8% comparado com os primeiros seis meses do ano anterior). Já o market share do terminal no porto santista neste semestre foi de 43%, contra 41% no mesmo período de 2024.

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Santos Brasil oferece 25 vagas para o Programa Formare 2025

15/07/2025

A Santos Brasil está com inscrições abertas para a 18ª turma do Formare, programa de educação profissional voltado a jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica que moram em Guarujá (SP). Realizado em parceria com a Fundação Iochpe, o Formare oferece 25 vagas presenciais para o curso de Assistente Administrativo na Área Portuária. As aulas acontecem dentro do Tecon Santos, terminal de contêineres administrado pela Santos Brasil, localizado em Guarujá. A metodologia combina teoria e prática, em um ambiente real de trabalho. O diferencial está no formato: os educadores são os próprios profissionais da Companhia, que atuam de forma voluntária, oferecendo aos alunos uma formação conectada com as exigências do mercado. Além da residência na cidade, o candidato ou candidata precisa ter entre 17 e 19 anos; estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio nas escolas públicas de Guarujá; ter disponibilidade, durante todo o período previsto do programa, entre 9h e 16h, de segunda-feira a sexta-feira; possuir renda familiar per capita de até 1 (um) salário mínimo; não ser filho, enteado ou dependente legal de funcionário da Santos Brasil; ter disponibilidade para participar de todas as etapas do processo seletivo, que inclui prova de Matemática e Português; não ter participado do Programa Sou Aprendiz da Santos Brasil e ter sido dispensado do serviço militar obrigatório. Os benefícios incluem bolsa auxílio, alimentação na empresa, uniforme e material didático para uso durante o curso. As inscrições são online e vão até 5 de agosto. O interessado deverá fazer o cadastro e criar uma conta por meio do link https://ava.fiochpe.org.br/course/view.php?id=641 . A prova escrita será presencial, na Unaerp, no dia 9 de agosto. Outras etapas são dinâmica de grupo, entrevista pessoal e entrevista familiar. Os aprovados serão conhecidos no dia 15 de setembro. Já o início das aulas está previsto para 8 de outubro. Todas as informações sobre datas e requisitos estão no edital do processo seletivo, que está disponível no sistema de inscrição. Histórico O Formare da Fundação Iochpe é reconhecido pelo alto índice de formalização no mercado de trabalho, que chega a 89% dos egressos no programa nos últimos dez anos. A parceria com a Santos Brasil, única no setor portuário, acontece desde 2009. Desde então, 311 jovens se formaram e 121 foram contratados pela Companhia. Mais de 500 profissionais da empresa atuaram como professores voluntários. A 17ª turma, que se forma neste mês, conta com 22 meninas e três rapazes.

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Santos Brasil bate recorde histórico de contêineres movimentados na operação de um único navio no Tecon Santos

27/06/2025

A Santos Brasil acaba de registrar a maior operação portuária já realizada na escala de um único navio no seu terminal de contêineres em Santos (SP), o Tecon Santos, localizado na margem esquerda do porto. O recorde aconteceu na operação de embarque e desembarque do navio Maersk Santana, que chegou da Ásia no dia 22 e faz parte do serviço SEAS3, operado pela CMA CGM e Maersk. Foram realizados 7.996 movimentos, entre carga, descarga e remoção (retirada e realocação dentro do navio) de contêineres. "É uma operação histórica, que corresponde a quase 14 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados em uma única escala. Ainda que não tenhamos dados consolidados de todos os terminais brasileiros, tudo indica que esta também pode ter sido a maior operação em escala única já registrada no País", afirma Bruno Stupello, diretor de Operações de Terminais Portuários da Santos Brasil. O elevado volume de carga exigiu um fluxo intenso na operação, que demandou preparação logística estratégica para garantir a fluidez da movimentação. A marca superou o recorde anterior registrado há poucos dias, em 7 de junho, com 6.133 contêineres, também parte do serviço SEAS3. Desde sua estreia, em maio deste ano, o SEAS3 já figura entre os mais representativos em volume no terminal, com outros três recordes acumulados. O navio Santana partiu novamente para o continente asiático após a operação em Santos, em uma rota direta, já que o terminal é o único ponto de parada do serviço SEAS3 no Brasil, reforçando a relevância estratégica do Tecon Santos para o comércio exterior brasileiro. O Tecon Santos é o maior terminal de contêineres da América do Sul e um dos maiores e mais eficientes da América Latina. No primeiro trimestre do ano, movimentou 341.690 contêineres, um aumento de 15,3% em relação ao mesmo período do ano passado, com crescimento no fluxo de longo curso (+14,9%), resultado de maiores importações e exportações. O volume de cabotagem também apresentou crescimento de 17,3% comparativamente a 2024.

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Santos Brasil avança rumo à meta de aterro zero até 2028

05/06/2025

A Santos Brasil dá mais um salto importante rumo à sustentabilidade: em cerca de um ano, desde o lançamento oficial do Projeto Aterro Zero, a Companhia alcançou uma redução de 63% no envio de resíduos para aterros sanitários — meta inicialmente prevista apenas para 2026. O avanço reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU e a meta de zerar totalmente esse tipo de destinação até 2028. O Projeto Aterro Zero foi lançado no início de 2024 e conta com quatro frentes: • Tratamento de resíduos orgânicos com biodigestores: a tecnologia foi implementada no Tecon Santos em 2021 e foi expandida para outras unidades, como CLIA Santos, CLIA Guarujá, Centro de Distribuição de São Bernardo do Campo e Tecon Vila do Conde (PA). O equipamento acelera a decomposição dos resíduos orgânicos dos refeitórios e os transforma em água cinza, que, posteriormente, é tratada nas Estações de Tratamento de Efluentes Biológicos para reuso ou encaminhada para destinação adequada. • Reaproveitamento energético com Combustível Derivado de Resíduos Sólidos Urbanos (CDRU): implantada em 2024, a medida destina resíduos não perigosos, como papéis sujos e outros materiais não recicláveis, que são inadequados para compostagem ou outras opções de destinações, para fornos industriais (cimenteiras, cal ou biomassa), promovendo reaproveitamento energético. Atualmente, cinco unidades já migraram para o uso de CDRU. • Reciclagem e logística reversa: resíduos como óleo lubrificante, pneus, baterias e panos são retornados aos fabricantes para recuperação e reutilização, enquanto materiais como sucata, papel, plástico, madeira e uniformes são reciclados. • Chega de Plástico!: incentivo ao uso de garrafas e canecas reutilizáveis e substituição gradativa de copos plásticos por biodegradáveis em todas as unidades da Companhia. O monitoramento é contínuo, feito por dashboards que integram dados operacionais e indicadores ambientais. Os principais resultados alcançados até o momento são: • 187 toneladas de resíduos orgânicos deixaram de ser enviadas a aterros (2021–2024), sendo 15 toneladas no primeiro ano de instalação dos biodigestores. • 297,26 toneladas de CO2 equivalente evitadas com a implantação dos equipamentos. • Economia estimada de R$ 518 mil em transporte e destinação final, frente a um investimento de R$ 329 mil com os biodigestores. • 62% dos resíduos gerados foram reciclados ou destinados à logística reversa. O avanço do projeto também é resultado do forte envolvimento da liderança e do engajamento dos funcionários, incentivados por iniciativas como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA), Dia do Meio Ambiente, Dia do Consumo Consciente, Dia da Reciclagem, entre outros, que reforçam a cultura e consciência ambiental na Companhia. Urgência global Béatrice de Toledo Dupuy, gerente executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, destaca que o manejo de resíduos é uma urgência global. Em 2023, o planeta gerou 2,3 bilhões de toneladas de resíduos comuns. Segundo o Global Waste Management Outlook 2024, esse volume pode ultrapassar 3,8 bilhões de toneladas até 2050. "A sustentabilidade é parte central da nossa estratégia de negócios. O Projeto Aterro Zero mostra que é possível unir inovação, responsabilidade ambiental e eficiência operacional. Já alcançamos resultados expressivos e seguimos firmes no compromisso de zerar o envio de resíduos a aterros até 2028", afirma Béatrice. Além dos benefícios ambientais, o projeto contribui para a redução de vetores e pragas, bem como para o melhor aproveitamento dos espaços operacionais.

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Santos Brasil abre vagas para Programa de Estágio 2025

02/06/2025

Quer começar sua carreira em uma grande empresa? A Santos Brasil está com inscrições abertas até 2 de julho para o Programa de Estágio 2025. São 13 vagas distribuídas nas unidades da Companhia em São Paulo (capital e Baixada Santista) e no Pará (Barcarena). A empresa oferece bolsa-auxílio, benefícios e a oportunidade de aprendizado e crescimento em uma das maiores e mais eficientes operadoras portuárias da América Latina. Podem se candidatar estudantes a partir do segundo ano de graduação (bacharelado) ou do segundo semestre de tecnólogo de cursos variados, como Administração de Empresas, Análise de Sistemas, Cibersegurança, Ciência da Computação, Comércio Exterior, Engenharias, Economia, Gestão Portuária, Logística, Tecnologia da Informação, entre outros. As vagas são para os modelos presencial e híbrido, dependendo da função: - 1 para Planejamento Financeiro no escritório de São Paulo; - 1 para Infraestrutura de Tecnologia – Torres Especiais no Tecon Santos; - 1 para TI Automação no Tecon Santos; - 3 para Desenvolvimento de Sistemas no Tecon Santos; - 1 para Suporte e Produção TI no Clia Santos; - 1 para Excelência de Gestão no Tecon Santos; - 1 para Pricing no escritório de São Paulo; - 2 para Operações no Tecon Vila do Conde, em Barcarena; - 1 para Facilities no Tecon Vila do Conde; - 1 para Suprimentos no Tecon Vila do Conde. Os selecionados receberão bolsa-auxílio de R$ 1.500,00 no primeiro ano de estágio e de R$ 1.650,00 no segundo ano de estágio ou último ano da faculdade. Os benefícios incluem assistência médica, seguro de vida, vale-transporte, refeição no local (modelo presencial) ou vale-alimentação (home office), vale-refeição (escritório de SP, sem refeitório, e modelo híbrido), TotalPass, formação Yellow Belt Six Sigma, Zenklub, programa estruturado de desenvolvimento e acesso à plataforma interna Carreira em Foco, com mais de 100 cursos online gratuitos disponíveis. As inscrições devem ser feitas pela plataforma Across (link), onde também estão todos os requisitos para concorrer às vagas e informações gerais do processo seletivo. Novos talentos O Programa de Estágio da Santos Brasil é uma das principais portas de entrada na Companhia, que é certificada pelo Great Place to Work (GPTW), pelo sétimo ano consecutivo, como uma das melhores empresas para se trabalhar. Para Milena Giglioti, gerente executiva de Gestão de Pessoas e Diversidade, o objetivo é propiciar a evolução profissional de cada pessoa. "Somos o maior complexo portuário da América do Sul, com uma infraestrutura portuária e logística robusta, que opera para todos os lugares do mundo. Temos um compromisso com a sociedade e estamos em busca de novos talentos que queiram evoluir e crescer com a gente", diz.

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Santos Brasil abre inscrições para o Banco de Projetos Incentivados Municipais 2025

21/05/2025

A Santos Brasil está com inscrições abertas para o Banco de Projetos Incentivados Municipais 2025, com o objetivo de selecionar projetos já aprovados ou em fase de aprovação nas leis de incentivo fiscal municipais das cidades onde mantém operações: Guarujá, Santos e São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo; Barcarena (PA); Imbituba (SC) e São Luís (MA). As inscrições ficarão abertas até as 18h do dia 31 de outubro de 2025, permitindo que as instituições tenham mais tempo e flexibilidade para apresentar suas propostas ao longo do ano, em alinhamento com os calendários das secretarias municipais de Esporte e Cultura. Já o Edital de Projetos Federais, voltado a propostas vinculadas às leis de incentivo fiscal federais, deve ser lançado em julho pela Companhia. A nova estratégia, que divide o processo seletivo em duas etapas, também busca ampliar o número de iniciativas apoiadas pela empresa. Em 2024, foram executados 50 projetos pela Santos Brasil por meio de leis de incentivo fiscal, totalizando R$ 7 milhões em investimentos e beneficiando cerca de 97 mil pessoas diretamente. Para a gerente executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, Béatrice de Toledo Dupuy, a iniciativa reforça o compromisso da Companhia com o desenvolvimento social e cultural das comunidades onde atua, estimulando o investimento em projetos que gerem impacto positivo e promovam transformação social. "Embora as legislações municipais contempladas sejam específicas para projetos culturais e esportivos, a Santos Brasil incentiva propostas que tragam transversalidade de temas como cidadania, diversidade e inclusão, educação complementar ou profissional, meio ambiente e saúde", afirma. O programa é aberto exclusivamente a instituições legalmente constituídas há mais de um ano (pessoas jurídicas), com atuação comprovada na área do projeto e com todas as obrigações fiscais e legais em dia. Os interessados podem se inscrever até 31 de outubro pela internet (bancosantosbrasil2025.prosas.com.br), na plataforma Prosas, que também traz o regulamento de participação. Os aportes aos projetos selecionados deverão ser realizados até 31 de dezembro de 2025.

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Santos Brasil registra R$ 198,5 milhões de lucro líquido no 1º trimestre

14/05/2025

A Santos Brasil encerrou o 1T25 com lucro líquido de R$ 198,5 milhões, aumento de 34,3% YoY, com margem líquida de 22,5% (-0,4 p.p YoY). O EBITDA consolidado da Companhia somou R$ 496,0 milhões (+54,4% YoY), com um aumento de 6,3 p.p. YoY na margem EBITDA, que alcançou 56,1%. Já a receita líquida totalizou R$ 883,7 milhões (+37,0% YoY), com crescimento de receita em todas as linhas de negócio, destacando-se o aumento de 41,5% YoY na receita líquida dos terminais de contêiner e carga geral. Os indicadores econômico-financeiros da Santos Brasil foram alavancados pelo forte desempenho operacional da Companhia no período, que apresentou crescimento de 15,1% YoY na movimentação consolidada em seus terminais de contêineres, somando 383.890 contêineres. O período foi marcado pelo crescimento das operações de longo curso (+17,4% YoY), fruto de maiores importações (+35,5% YoY) e exportações (+16,9% YoY), bem como da cabotagem (+6,7% YoY), resultado da maior atividade econômica doméstica. Apresentou também um melhor mix de contêineres cheios, que correspondeu a 76,1% do total movimentado (vs. 75,4% no 1T24). O Tecon Santos (SP) movimentou 341.690 contêineres no 1T25 (+15,3% YoY), com crescimento no fluxo de longo curso (+14,9% YoY), resultado de maiores importações, principalmente, de plásticos e resinas, autopeças, produtos químicos, bens de consumo e bens de capital; e maiores exportações (+12,4% YoY), com destaque para os embarques de commodities agrícolas, e.g. algodão, papel e celulose. O volume de cabotagem apresentou um aumento de 17,3% YoY. O Tecon Imbituba (SC) movimentou 21.918 contêineres no 1T25, crescimento de 60,8% YoY, resultado do forte crescimento no fluxo de longo curso (+414,8% YoY), decorrente do aumento da consignação do serviço Brazex; e da operação do novo serviço Carioca. O volume de longo curso respondeu por 43,4% do volume total no 1T25 (vs. 13,5% no 1T24). A cabotagem, por sua vez, registrou crescimento de 5,3% YoY, refletindo a retomada gradual dos volumes a partir de fevereiro, após os impactos sazonais da entressafra de arroz observada em janeiro. O crescimento das operações de longo curso equilibrou o mix do terminal, com a cabotagem respondendo por 56,6% do total movimentado no trimestre (vs. 86,5% no 1T24). O Terminal de Carga Geral (TCG Imbituba) movimentou 49.672 toneladas no 1T25 (+42,3% YoY), com destaque para a movimentação de celulose, transformadores de energia e produtos diversos. No Tecon Vila do Conde (PA), foram movimentados 20.282 contêineres, queda de -13,2% YoY, reflexo do menor de volume de cabotagem na região. O TEV apresentou crescimento de 44,0% YoY na movimentação de veículos, resultado da recuperação nos embarques de veículos leves para o mercado argentino. Os Terminais de Granéis Líquidos, em Itaqui (MA), apresentaram queda de 15,0% YoY no volume de combustível armazenado, reflexo de uma base de comparação forte no 1T24, marcada por um movimento atípico de antecipação de importações de combustíveis em janeiro e fevereiro de 2024, além de uma operação pontual (spot) registrada em março do ano passado. Para Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, o crescimento da Companhia é robusto e sustentável. “Os fundamentos do nosso negócio são sólidos, o que permite que cresçamos gradual, mas vigorosamente, ano após ano”, diz. Segundo ele, a empresa mantém-se firme na estratégia de expansão de capacidade e modernização de seus ativos para acompanhar a demanda dos mercados onde atua. “Só para 2025, estão previstos investimentos superiores a R$ 750 milhões e o nosso principal ativo (Tecon Santos) deve experimentar mais um salto de capacidade e produtividade”, afirma.

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Tecon Santos se torna o primeiro terminal portuário do Brasil a utilizar caminhões movidos a gás natural

10/04/2025

Em mais um passo pioneiro rumo à neutralização de suas emissões até 2040, a Santos Brasil adquiriu 35 caminhões movidos a gás natural comprimido (GNC) para operar no Tecon Santos, um dos maiores e mais eficientes terminais de contêineres da América do Sul, localizado no Porto de Santos (SP). Com a chegada dos veículos em 3 de janeiro, o Tecon Santos tornou-se o primeiro terminal portuário do Brasil a adotar caminhões movidos a GNC em suas operações. Trata-se também da primeira vez que a Scania fornece este modelo de veículo para transporte de contêineres dentro de um terminal portuário no mundo. A Santos Brasil investiu R$ 40 milhões na nova frota, que substituirá gradualmente os modelos mais antigos. Comparado aos caminhões movidos a diesel atualmente em operação no Tecon Santos, a previsão é de que os novos veículos reduzam as emissões de CO2 em até 20%. No momento, além dos 35 caminhões movidos a GNC, o terminal opera com outros 140 caminhões a diesel, que serão substituídos de forma progressiva por opções mais modernas e sustentáveis nos próximos anos. Os caminhões adquiridos são do modelo P 340, configurados especificamente para atender às necessidades operacionais do Tecon Santos após um estudo detalhado. Com motor de 9 litros, 340 cavalos de potência e torque de 1.600 Nm entre 1.100 e 1.400 rpm, os veículos são equipados com a transmissão Scania Opticruise G25CM de 14 marchas, que garante trocas rápidas e eficiente aproveitamento do torque. O entre-eixos de 3.950 mm acomoda perfeitamente os oito cilindros de gás, enquanto o eixo traseiro R885 assegura uma robusta capacidade máxima de tração (CMT). Os veículos também contam com freio auxiliar hidráulico Scania Retarder, de 4.700 Nm de capacidade de frenagem, aumentando a segurança durante as operações. Para atender às demandas do terminal, a Santos Brasil implementou um sistema eletrônico de coleta de dados resistente a altas temperaturas, que transmite ao motorista as instruções operacionais em tempo real. O abastecimento da frota será realizado em um posto de gás natural em fase de implantação no próprio terminal. Essa iniciativa integra o projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos, que aumentará sua capacidade anual de movimentação de contêineres dos atuais 2,6 milhões de TEUs para 3 milhões de TEUs até 2026, com investimentos que ultrapassam R$ 2,5 bilhões. De acordo com Bruno Stupello, diretor de Operações de Terminais Portuários da Santos Brasil, a adoção de caminhões movidos a gás natural – um combustível de transição mais limpo que o diesel – reflete o compromisso da Companhia com a sustentabilidade e eficiência operacional. A iniciativa está alinhada ao Plano de Transição Climática da Santos Brasil, que tem como metas reduzir em 70% as emissões diretas de GEE (escopos 1 e 2) e em 30% as emissões indiretas (escopo 3) até 2040. No ano passado, a entrada em operação de oito RTGs (guindastes de pátio) elétricos marcou um importante avanço no compromisso ambiental da Santos Brasil. Os novos RTGs, que substituirão todos os modelos a diesel até 2031, evitarão a emissão de mais de 700 toneladas de CO2 por mês, reduzindo em 97% as emissões desses equipamentos no terminal. Temos uma visão de desenvolvimento sustentável de longo prazo, em que o ser humano e o meio ambiente são protagonistas. Nosso objetivo é sermos uma empresa cada vez mais eficiente, inovadora e alinhada às melhores práticas ESG, oferecendo serviços que atendam às expectativas da sociedade, clientes e usuários do porto, afirma Stupello. Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, afirma que se trata de uma parceria inédita para o Brasil e para a Scania globalmente com a Santos Brasil no uso de caminhões a gás. E, também não há operação similar utilizando veículos da marca em qualquer outro país. É, sem dúvida, um momento histórico para a diminuição das emissões no transporte portuário, diz.

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Santos Brasil promove 2ª edição do workshop O Porto é Delas e reforça protagonismo feminino no setor portuário

27/03/2025

A segunda edição do workshop O Porto é Delas, iniciativa da Santos Brasil criada para valorizar e fortalecer o protagonismo das mulheres no setor portuário e logístico, reuniu mais de 100 lideranças entre executivas da própria Companhia e de outras empresas do segmento, representantes do governo e especialistas em ESG e inovação na última quarta-feira (26), na Casa Lide, em São Paulo. O evento foi totalmente organizado e realizado por mulheres. O objetivo do encontro foi debater os desafios e avanços na construção de um setor mais diverso, inclusivo e sustentável — especialmente em áreas historicamente masculinas, criando um espaço de troca de experiências, escuta ativa e inspiração mútua. A ação também faz parte da agenda de diversidade e inclusão da Santos Brasil, que tem como meta atingir 35% de mulheres na liderança até 2030. A abertura oficial foi conduzida por Flávia Takafashi, diretora da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), e Fernanda de Carvalho Leite Coutinho, coordenadora-geral do Ministério de Portos e Aeroportos. A programação contou com três painéis temáticos: Futuro Sustentável: resiliência climática e Net Zero, com especialistas em mudanças climáticas, ESG e comunicação institucional; Liderança Transformadora: equilibrando resultados, inclusão e bem-estar para alta performance, com líderes e empreendedoras reconhecidas por sua atuação na promoção da diversidade, e Inovação na Logística: transformando a experiência do cliente com tecnologia e sustentabilidade, com executivas de empresas como CMA CGM, AXUR e CRAFT, abordando inovação, digitalização e jornada do cliente. O encerramento ficou por conta de Cristina Nascimento de Melo, desembargadora do TRF-3, que falou sobre os desafios em sua trajetória de sucesso. Idealizadora da inciativa, Béatrice de Toledo Dupuy diz que, mais do que um evento, O Porto é Delas é um movimento. "É um espaço construído com muito cuidado e escuta, onde as mulheres podem se enxergar, se conectar e se fortalecer. Com o sucesso desta segunda edição, O Porto é Delas se consolida como uma das principais iniciativas da Santos Brasil na valorização da presença feminina no setor, reconhecendo e celebrando as mulheres que ajudam a movimentar o porto com competência, sensibilidade e visão de futuro". A Santos Brasil também desenvolve projetos sociais voltados ao empoderamento feminino em comunidades do entorno de suas operações, como o Projeto Mãos que Transformam, com a capacitação de mulheres para atuarem como manicures, pedicures e designers de unhas, e a parceria com o Instituto Gremar, por meio da Rede de Mulheres pela Vida Marinha, que reutilizam materiais de pesca descartados para a confecção de artesanatos. Ambos, geradores de renda. Como acontece em todos os eventos organizados pela Santos Brasil, as emissões de CO2 geradas com a promoção do workshop serão compensadas pela Companhia por meio da aquisição de créditos de carbono. A primeira edição de O Porto é Delas aconteceu em março do ano passado no Tecon Santos, um dos maiores terminais de contêineres da América Latina e o mais eficiente do País, administrado pela Santos Brasil no Porto de Santos (SP).

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Santos Brasil e Instituto Nova Maré realizam mutirão de limpeza em remanescente de manguezal do estuário de Santos

21/03/2025

Moradores do Jardim São Manuel e funcionários voluntários da Santos Brasil, empresa que é referência em operações portuárias e logísticas, participam neste sábado (22) de um mutirão de limpeza da Operação Enrede, iniciativa do Instituto Nova Maré (INMAR) para interceptação de resíduos em remanescentes de manguezais do Estuário de Santos. A ação tem como objetivo a retirada de fragmentos de madeira, móveis e outros materiais que se acumulam no manguezal localizado nas imediações do bairro. Todo o material recolhido na área de mangue será destinado à coleta do município de Santos. A ação contará também com uma Feira de Troca de Resíduos, onde os moradores do Jardim São Manoel poderão trocar um quilo de resíduos plásticos limpos por um kit de alimentos, composto por arroz, feijão, óleo e biscoito recheado. Serão distribuídos 75 kits. Para Béatrice de Toledo Dupuy, gerente executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. "Além da limpeza do manguezal, a ação é um alerta para a importância da preservação do ecossistema do Estuário de Santos. Estamos felizes em apoiar esse projeto e, mais do que isso, em participar ativamente, contando com a colaboração de nossos funcionários do programa Sou Voluntário, que se dedicam a projetos socioambientais nas comunidades onde a Santos Brasil está presente", destaca. "Graças ao apoio de parceiros como a Santos Brasil, o Enrede promoveu impactos significantes para a comunidade local, com a geração de renda complementar, e para o meio ambiente. Com a mobilização conjunta e instalação de uma ecobarreira, foi possível recolher 1,4 tonelada de resíduos sólidos entre abril de 2024 e janeiro de 2025. Nesse tempo, foi possível observar o reaparecimento de caranguejos no mangue e das aves que se alimentam desses crustáceos", diz Yasmim Garcia da Silveira, presidente do INMAR.

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Terminal de Contêineres da Santos Brasil em SC recebe investimentos de R$ 75 milhões entre 2024 e 2025

06/03/2025

A Santos Brasil está investindo R$ 75 milhões na modernização e expansão do Tecon Imbituba, terminal de contêineres operado pela companhia no sul de Santa Catarina. Deste montante, R$ 26 milhões já foram aplicados em 2024 e R$ 49 milhões estão previstos para 2025, reforçando o compromisso da empresa com a eficiência e a competitividade da infraestrutura portuária na região. O terminal, que só em 2024 conquistou três novos serviços regulares e movimentou 121 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), alcançando um crescimento de 75% frente ao ano anterior, também ampliou sua produtividade operacional, passando de 40 movimentos por hora (MPH) para 50 MPH. Com isso, o Tecon Imbituba se estrutura ainda mais para atender à crescente demanda de armadores, importadores e exportadores da região. As melhorias incluem ampliação do parque de equipamentos, modernização da infraestrutura, implementação de novos sistemas operacionais e aumento do quadro de colaboradores. Entre os destaques: instalação de câmeras nos dois portêineres (guindastes de cais) já em operação, aquisição de um novo MHC (guindaste móvel) e substituição do atual, ampliação da frota de stackers (máquinas para transporte de contêineres), de 11 para 13 unidades, modernização da câmara fria e ampliação do armazém da Receita Federal e expansão dos gates de entrada e saída, agora totalizando quatro, incluindo um expresso exclusivo para caminhões com contêineres vazios. Um novo prédio administrativo está em fase final de construção, com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2025. O investimento também contempla o aumento do quadro de funcionários. Em 2024, 60 novos profissionais foram contratados, e a previsão é de mais 40 contratações em 2025 para acompanhar a expansão das operações. Em janeiro, o terminal recebeu o maior navio da história do Porto de Imbituba, o MSC VILDA X, com 346,98 metros de comprimento, 42,8 metros de largura e capacidade para transportar cerca de 9.600 contêineres de 20 pés. A embarcação faz parte de uma nova linha internacional conquistada pela Santos Brasil em 2024, que conecta a costa leste da América do Sul com a Ásia. Segundo Danilo Ramos, Diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, o Tecon Imbituba tem plenas condições de absorver a demanda da região e se destaca em relação a outros portos do Sul do Brasil, oferecendo vantagens comerciais e operacionais. "A chegada desse navio de grande porte ao nosso terminal confirma nossa capacidade de operar volumes expressivos com eficiência. Seguimos investindo para garantir um serviço de excelência, alinhado às necessidades do mercado e às tendências globais do setor portuário", afirma. O Tecon Imbituba está estrategicamente localizado no centro da região Sul do país, entre as capitais Curitiba e Porto Alegre, e próximo a Florianópolis. Sua conexão multimodal, com acesso rodoviário (pela BR-101), ferroviário e marítimo, aliada ao fato de operar em um porto de águas profundas e abrigado, permite a recepção dos maiores navios que chegam à costa brasileira sem restrições de calado ou condições climáticas. Além disso, o terminal opera 24 horas por dia, sete dias por semana. Atualmente, o Tecon Imbituba atende quatro serviços regulares, sendo dois de cabotagem e dois de longo curso, reforçando seu papel estratégico no comércio exterior e na movimentação de cargas no Brasil.

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Santos Brasil reporta lucro líquido de R$ 741,9 milhões em 2024

21/02/2025

A Santos Brasil encerrou o ano de 2024 com um lucro líquido de R$ 741,9 milhões, o que representa aumento de 47,1% se comparado ao ano anterior. Já a margem líquida ficou em 25,6% (vs. 23,6% em 2023) e a receita líquida consolidada alcançou R$ 2,9 bilhões (+36,0% YoY). O EBITDA consolidado somou R$ 1,5 bilhão, crescimento de 46,9% YoY e a margem EBITDA consolidada atingiu 50,6% (vs. 46,8% em 2023). O ano foi marcado por forte investimento na expansão e modernização dos ativos da Companhia, com investimentos de R$ 731,1 milhões; e distribuição de proventos aos acionistas de R$ 741,9 milhões entre dividendos e Juros sobre Capital Próprio - JCP, o que reflete um payout de 100% e R$ 0,85 por ação. Já no 4T24, o lucro líquido da Santos Brasil totalizou R$ 206,3 milhões (-8,3% YoY), com margem líquida de 26,1% (-7,6p.p. YoY). O EBITDA somou R$ 404,0 milhões (+10,2% YoY), com margem EBITDA consolidada de 51,1% (-3,9 p.p.). De acordo com Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, o ano de 2024 foi extremamente positivo para a Companhia, que viu o crescimento relativo dos indicadores econômico-financeiros superarem o aumento do volume operado. “Registramos um incremento na movimentação de contêineres de 23%, mas o crescimento da receita líquida, do EBITDA e do lucro líquido foram ainda maiores: 33%, 46,9% e 47,1%, respectivamente. Isso revela uma empresa estruturada para capturar mais Real por contêiner movimentado. Estamos em um momento em que a alavancagem operacional começa a impulsionar e a expandir a rentabilidade financeira”, diz. Para Dorea, a expectativa para 2025 é de um ano ainda mais forte. “A nossa estratégia – que tem se mostrado vencedora – é bem simples, na verdade. Seguimos disciplinados ao direcionar o nosso capital para ampliar a capacidade de nossos ativos operacionais, principalmente o Tecon Santos, aproveitando o cenário de forte crescimento das exportações e importações para conquistar participação de mercado; ao mesmo tempo em que remuneramos os nossos acionistas, via dividendos, em igual proporção”, afirma. A movimentação consolidada nos três terminais de contêineres da Companhia – Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA) – em 2024 foi de 1.497.207, crescimento de 22,9% YoY. No Tecon Santos, o crescimento no ano foi de 24,0% YoY, reflexo de uma demanda aquecida nas exportações, principalmente de commodities agrícolas (açúcar, algodão, café, papel e celulose), mas também da recuperação das importações no Porto de Santos, com destaque para o setor de autopeças, químicos, bens de consumo e bens de capital.

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Santos Brasil amplia capacidade das operações de granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA)

09/01/2025

A Santos Brasil obteve autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) para iniciar a operação da expansão do TGL 1, um dos três terminais de granéis líquidos que a Companhia administra no Porto do Itaqui (MA), e começa o ano com a capacidade ampliada de 54 mil m³ para 85 mil m³. Já as obras de expansão do TGL 3, que foram finalizadas no ano passado agregando mais 30 mil m³ de capacidade à Companhia em Itaqui, ainda dependem de autorização de operação da ANP, esperada para o primeiro trimestre de 2025. O TGL 2, que está em construção e terá 85 mil m³ de capacidade, tem sua conclusão prevista para este ano. Ao final das obras, somando os três terminais, a Santos Brasil terá 200 mil m³ de capacidade, aproximadamente, um volume relevante no porto maranhense, que tem enorme potencial de crescimento ligado ao agronegócio. Os três terminais da Santos Brasil em Itaqui foram arrematados em leilão realizado na B3 em abril de 2021 (dois eram brownfields e um greenfield), marcando o início da atuação da Companhia em granéis líquidos. As obras nos terminais incluíram a construção de novos tanques e plataformas destinados ao recebimento, expedição e armazenagem de diesel, gasolina e biocombustíveis. Além disso, com a conclusão do projeto, os terminais contarão com quatro novas linhas de píer dedicadas para combustíveis com acesso aos três berços públicos que operam granéis líquidos no porto. No total, a Companhia destinará mais de R$ 600 milhões ao crescimento da capacidade de movimentação de combustíveis no porto maranhense. Para Carlos Quintero, diretor de Granéis Líquidos da Santos Brasil, em dois anos de operação no mercado de combustíveis a Companhia tem se destacado pela qualidade do serviço prestado. "Estamos crescendo em participação e essa nova entrega de capacidade, de 30 mil m³ adicionais no TGL1, representa mais um passo importante para atender a demanda dos clientes do Porto do Itaqui com a excelência que é marca da Santos Brasil", afirma. Quintero ressalta ainda que os terminais foram alfandegados no ano passado, isto é, receberam autorização da Receita Federal para operar combustíveis de importação e exportação. O porto do Itaqui é hub de distribuição de derivados de petróleo para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Tem boa infraestrutura e está conectado a importantes ferrovias, que fazem do porto um corredor estratégico para o Centro-Oeste do Brasil, além dos mercados do Norte e Nordeste. Os terminais de granéis líquidos da Santos Brasil têm conexões com modais rodoviário, ferroviário, dutoviário e marítimo, e o porto tem capacidade para receber navios de até 155 mil toneladas.

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Santos Brasil investe R$ 55 milhões em tecnologias digitais

04/12/2024

Com investimentos de cerca de R$ 55 milhões em novas tecnologias para suas unidades entre 2023 e 2025, a Santos Brasil mais uma vez se destaca pelo pioneirismo e inovação na logística portuária ao promover uma verdadeira transformação digital em seus centros logísticos aduaneiros e terminais. Tecnologias 3D (modelos em três dimensões), Digital Twin (que espelha o mundo real), IoT (Internet das Coisas), Machine Learning (que aprende com base em dados), realidade aumentada e uso de drones estão entre as novidades. O objetivo da Companhia é dar ainda mais segurança à carga e às pessoas, mais agilidade aos processos, reduzir impactos ao meio ambiente e promover maior eficiência no atendimento aos clientes. Dos investimentos em andamento, cerca de R$ 36 milhões são destinados a tecnologias digitais, operacionais e de dados e R$ 19 milhões à infraestrutura para dar suporte a todas essas tecnologias, executadas, na maioria, em nuvem. É o caso da adoção de um datacenter de hiperescala, com conexões de alta velocidade com as nuvens públicas e rede de dados definida por software (SD-Wan). Essa nova tecnologia de rede proporciona maior flexibilidade e escalabilidade, gestão fina do fluxo de dados e múltiplos fornecedores de telecomunicações, trabalhando simultaneamente com rádio, cabo e satélite de baixa órbita (Starlink). No Clia Santos (Centro Logísticos e Industrial Aduaneiro), que atua de modo integrado ao terminal de contêineres da Companhia no porto de Santos e provê serviços de armazenagem alfandegada e de cargas especiais, além de montagem de kits, etiquetagem, picking e gerenciamento de estoque, a Santos Brasil implantou um Sistema de Armazém 3D. A tecnologia mostra a ocupação e a movimentação em tempo real do espaço e traz informações sobre as cargas. Por meio do computador, é possível visualizar o armazém como se estivesse visitando o local, a partir de uma representação visual tridimensional. Entre as vantagens estão: a otimização do espaço, uma vez que facilita a identificação de áreas subutilizadas; o gerenciamento de inventário, que auxilia na tomada de decisões estratégicas; a identificação de potenciais riscos, aumentando a segurança das pessoas e das cargas; e maior transparência e conformidade com regulamentações alfandegárias. O próximo passo é implantar a inovação em todas as unidades da empresa com armazém alfandegado. Também no Clia Santos, a Companhia adotou IoT (Internet das Coisas) para monitorar a temperatura dos contêineres refrigerados, os chamados reefers. Um aparelho magnetizado, instalado em cada contêiner reefer, gera os dados de hora em hora. As informações são acompanhadas remotamente, garantindo mais segurança para os profissionais e para a carga. O sistema permite o empilhamento de até cinco contêineres, trazendo ganhos também na capacidade de armazenamento do pátio. A Santos Brasil já utilizava IoT em diversos outros equipamentos, como nos hidrômetros do Tecon Santos, para detectar vazamentos e evitar desperdício no consumo de água, e no sensor de fadiga na frota de caminhões do terminal. Outra novidade nos Clias Santos e Guarujá é o uso de drones na proteção patrimonial, garantindo o monitoramento até de lugares de difícil acesso de forma ágil e segura.

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