Fique por dentro das nossas notícias corporativas

Santos Brasil amplia capacidade de atendimento no Tecon Vila do Conde para apoiar logística do Amazonas no período de seca

12/08/2024

Com previsão de mais um ano com seca severa na região do Amazonas, a Santos Brasil se prepara para atuar na mitigação dos impactos na logística regional, ampliando temporariamente em cerca de 30% a capacidade do seu terminal de contêineres de Vila do Conde, localizado em Barcarena (PA), no delta do rio Amazonas. A estratégia da Companhia para enfrentar mais um ano de cenário difícil foi deslocar a área tradicionalmente utilizada no terminal para abrigar e fazer a manutenção de contêineres vazios para uma área externa, de 22 mil m², abrindo espaço no Tecon para receber maior número de contêineres. Com isso, o terminal, que tem capacidade de movimentar 8.500 TEUs mensais, poderá operar com qualidade cerca de 11.000 TEUs mensais. Na seca histórica do ano passado, o Tecon Vila do Conde foi fundamental para a logística da região e passou a ser ponto de parada de navios de cabotagem e longo curso que não puderam seguir para seu destino em Manaus e precisaram fazer transbordo de contêineres em Barcarena. A carga descarregada na Santos Brasil era embarcada em barcaças (embarcação com fundo chato), que têm pouca restrição de navegação e seguiam também para Manaus. No retorno, a mesma operação acontecia. Entre setembro de 2023 e janeiro de 2024, o terminal movimentou 65.000 TEUs, um aumento de 110% frente ao mesmo período do ano anterior. Deste total, 28.000 TEUs foram de transbordo de carga de/para Manaus em função das condições climáticas. Agora, com todas as adaptações feitas para enfrentar este cenário, o terminal terá condições de receber o volume excedente com mais segurança e qualidade, colaborando para mitigar os impactos na logística desta região, que é muito dependente do rio Amazonas para o abastecimento da população e também para a manutenção dos negócios da zona franca de Manaus. A inclusão de Vila do Conde nesta nova equação logística para o enfrentamento das mudanças climáticas na região Norte só está sendo possível graças aos pesados investimentos que a Santos Brasil vem fazendo na ampliação e modernização de seu terminal no Pará, de modo a antecipar a demanda futura dos clientes e contribuir para o desenvolvimento regional.  De acordo com Bruno Stupello, diretor de operações portuárias da Santos Brasil, a empresa se preparou para poder dar neste ano ainda mais suporte aos seus clientes que operam no Pará e nesta rota para Manaus. Em 2022, a Santos Brasil aprovou um novo ciclo de investimentos para o terminal, no valor de R$ 120 milhões, em obras de expansão e compra de novos equipamentos, com o objetivo de aumentar a capacidade para 300.000 TEUs/ano em 2025. Entre 2018 e 2023, a empresa já havia investido R$ 131 milhões em valores nominais (R$ 189 milhões em valores corrigidos) e deve investir R$ 100 milhões ao longo de 2024. O Tecon Vila do Conde é um terminal fluvial de contêineres e de carga geral e de projetos, com enorme potencial de crescimento, impulsionado pelo agronegócio e mineração na exportação e por equipamentos e máquinas na importação. Está estrategicamente localizado no Arco Norte, no delta do Rio Amazonas, em uma área de grande capilaridade hidroviária e também muito próxima às principais rotas marítimas internacionais, com acesso a todos os continentes.

Leia mais

Terminais de contêineres do Porto de Santos se unem ao Instituto Gremar no Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias

11/09/2024

Os quatro terminais de contêineres do Porto de Santos estão unindo esforços em prol do meio ambiente em uma ação conjunta para o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, o World Cleanup Day. A novidade desta edição, que reúne Santos Brasil, Brasil Terminal Portuário (BTP), DP World e Ecoporto pela sexta vez, é a parceria com o Instituto Gremar. A ação acontecerá neste sábado (14), a partir das 9h, na Praia de Paranapuã, em São Vicente. O World Cleanup Day é um movimento internacional que mobiliza milhões de voluntários em mais de 190 países e é realizado anualmente em setembro. O objetivo é conscientizar a população sobre o descarte inadequado de resíduos. Na praia localizada no Parque Estadual Xixová-Japuí, que fica em uma área de preservação sem acesso liberado ao público, estarão reunidos 100 voluntários dos terminais e profissionais do instituto para realizar a coleta de resíduos. Bitucas de cigarro, tampinhas de garrafas, lacres de latinhas, garrafas PET e microplásticos diversos, que causam a morte de animais e prejudicam a biodiversidade marinha, serão o foco da ação. Os participantes serão divididos em três grupos que percorrerão a faixa de areia, a área de restinga e o costão rochoso. Além de coletar os resíduos descartados incorretamente, os voluntários farão a separação dos itens por categorias (orgânicos, recicláveis e não recicláveis), triagem, contabilização e pesagem de todos os materiais. O Instituto Gremar – organização não governamental que atua nas frentes de monitoramento ambiental e reabilitação de animais vitimizados, educação ambiental, pesquisa e atendimento a emergências ambientais com fauna marinha e silvestre – será responsável por toda a logística e execução da ação, incluindo o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os voluntários realizarem a coleta, bem como a destinação correta dos resíduos. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente ao ODS 14, que trata da conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos, visando à proteção das diversas formas de vida aquática.

Leia mais

Santos Brasil finaliza oferta pública de debêntures e capta R$ 2 bilhões

06/09/2024

A Santos Brasil concluiu, no último dia 4 de setembro, a oferta pública de sua 5ª Emissão de Debêntures, no montante de R$ 2 bilhões, distribuída em quatro séries, entre debêntures simples (R$ 500 milhões) e incentivadas (R$ 1,5 bilhão). Os recursos captados serão investidos nos ativos da Companhia, em especial na expansão do Tecon Santos, e também serão destinados a reembolso de capital aos acionistas e uso no curso normal de seus negócios. Para Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, "a oferta experimentou alta procura e a demanda observada reforça a qualidade do crédito da empresa no mercado de capitais, permitindo que a Companhia capte a taxas atrativas e com vencimentos a longo prazo". Ibovespa A semana também foi marcada pela entrada das ações da Santos Brasil na carteira teórica do Ibovespa, o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3 e que reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro. A nova carteira, que vai de 2 de setembro de 2024 a 3 de janeiro de 2025, conta com 86 empresas, cujas ações estão entre as mais negociadas na bolsa nos últimos 12 meses. O movimento marca a bem-sucedida estratégia de crescimento da Companhia e de sua atuação junto ao mercado de capitais, que levou a um aumento exponencial na capitalização de mercado da empresa e a uma expressiva alta na procura de suas ações pelos investidores.

Leia mais

Santos Brasil foca na redução da pegada de carbono de seus clientes com novo programa de compensação de emissões

19/08/2024

A Santos Brasil dá mais um passo importante para reduzir a pegada de carbono de suas operações e de seus clientes. Com foco nas emissões de GEE (gases de efeito estufa), a empresa criou o programa LCL Carbon Neutral, que atesta que os serviços prestados para as cargas LCL (Less than Container Load), do transporte rodoviário à movimentação e armazenagem das cargas, são compensados. Dessa forma, a Companhia diminui as próprias emissões (escopo 1) e contribui para que seus parceiros comerciais reduzam as emissões de escopo 3, que representam a cadeia de valor. Neste primeiro momento, o programa se destina exclusivamente às atividades desenvolvidas nos Centros Logísticos Industriais Aduaneiros (Clias) Santos e Guarujá, para o segmento de clientes de carga fracionada LCL, operado pelos clientes NVOCCs (Non Vessel Operator Common Carrier) e Freight Forwarders. Ao aderir ao LCL Carbon Neutral, o cliente é informado mensalmente sobre o total de emissões referentes à sua operação e aos volumes movimentados. A Santos Brasil faz a compensação destas emissões por meio da aquisição de créditos de carbono. Um certificado em nome do cliente, expedido por consultoria independente, atesta os valores de emissão e a forma de neutralização. As emissões de GEE de todas as operações da Santos Brasil são mapeadas de maneira estruturada pela equipe interna e, juntamente com a consultoria independente, são realizados os cálculos das emissões e compensações do novo serviço, garantindo total isenção e transparência ao processo. Entre os clientes que terão suas emissões compensadas está a Allink Neutral Provider, uma das maiores empresas de NVOCC, que também está totalmente focada no tema da neutralização dentro do transporte marítimo de carga LCL. Para Wagner Toffoli, Diretor Comercial Freight Forwarder & NVOCC da Santos Brasil, com o LCL Carbon Neutral, a Santos Brasil reforça seu comprometimento com a sustentabilidade da cadeia logística, contribuindo de maneira concreta com o programa de descarbonização de seus clientes. "Estamos muito felizes por lançarmos este projeto inovador para o segmento, totalmente alinhado com os desafios colocados para a perpetuidade das operações logísticas de nossos clientes Freight Forwarders e NVOCCs. Neste sentido, é importante destacarmos a sinergia e a complementaridade com o projeto Rota Verde, que nosso cliente Allink está lançando simultaneamente. Assim, toda a operação LCL está englobada no conceito de descarbonização e sustentabilidade", diz. André Gobersztejn, Diretor Executivo da Allink, reforça que o programa livre de carbono oferecido pela Santos Brasil está alinhado às demandas do mercado mundial. "Nossa parceria nessa iniciativa reflete a sinergia entre as duas empresas, que são pautadas pela inovação, pelo alto nível de governança e pelo comprometimento com os pilares ESG. Buscamos um mundo melhor para esta e para as futuras gerações", diz. Referência em operações portuárias e logísticas, a Santos Brasil é signatária do Pacto Global da ONU desde 2013 e faz parte do Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa, e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). A Companhia tem, em sua estratégia de crescimento, o ser humano e o meio ambiente como partes integrantes e drivers para a geração de valor equilibrada para a sociedade, com atuação alinhada às melhores práticas ESG. Na área ambiental, a empresa tem como foco reduzir e neutralizar as emissões de carbono até 2040. Para isso, estão sendo feitas a mudança gradativa da matriz energética dos equipamentos, do diesel para a eletricidade, e a compensação das emissões de GEE de escopo 2 (energia) por meio da compra de certificados I-RECs. Só neste ano, entraram em operação oito RTGs (guindastes de pátio) elétricos no Tecon Santos e outras oito unidades estão em fase de compra. No ano passado, a Santos Brasil atingiu, antecipadamente, três metas ambientais e

Leia mais

Lucro líquido da Santos Brasil alcança R$ 171,7 milhões no segundo trimestre

08/08/2024

O excelente desempenho operacional apresentado pela Santos Brasil no segundo trimestre deste ano (2T24) puxou o crescimento dos indicadores econômico-financeiros da Companhia, que registrou lucro líquido de R$ 171,7 milhões (+81,9% YoY), com margem líquida de 24% (+5,8 p.p. YoY). O EBITDA (recorrente) somou R$ 348,3 milhões (+56,7% YoY), com ganho de 5,7 p.p. na margem EBITDA (49,6%), e a Receita Líquida consolidada alcançou R$ 702,8 milhões (+38,6% YoY). No semestre, a Receita Líquida foi de R$ 1,3 bilhão, aumento de 44,3% em relação ao primeiro semestre de 2023. Os terminais de contêiner da Santos Brasil movimentaram 369.401 unidades – 23,4% a mais do que no mesmo período do ano anterior (YoY), com maiores volumes de longo curso (+23,0% YoY), que respondeu por 79,0% do total movimentado no período (vs. 79,3% no 2T23), reflexo de maiores importações (+36,1% YoY) e exportações (+25,8% YoY). A cabotagem também cresceu 25,2% a mais do que o mesmo período de 2023. O crescimento de volume veio acompanhado de significativa melhora no mix operacional de contêineres cheios, que representou 75,1% do total movimentado (vs. 68,8% no 2T23), com a importação crescendo 35,1% YoY. O Tecon Santos, principal ativo da Companhia, movimentou 323.983 contêineres (+24,4% YoY), com aumento de 33,8% YoY no longo curso. Os destaques foram as maiores exportações de café, açúcar, algodão e carne congelada e o crescimento das importações de químicos, bens de capital, plásticos e bens de consumo. A cabotagem, por sua vez, apresentou crescimento forte de 45,7% no trimestre, beneficiada pelo aumento do transbordo no Porto de Santos, com a respectiva concentração no sistema portuário santista, também devido à restrição operacional em portos localizados na região Sul. Prova desse crescimento é que em junho o Tecon Santos bateu o recorde de 117 mil contêineres movimentados em um único mês, marca já superada em julho, com o registro de 121,8 mil unidades movimentadas. Os Terminais de Granéis Líquidos de Itaqui (MA) tiveram crescimento de 2,8% YoY no volume de combustível armazenado, com maior giro dos tanques e a conversão de contratos spot em contratos de longo prazo. Para Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, os volumes devem continuar elevados no segundo semestre, quando se espera crescimento, inclusive pela sazonalidade típica do setor, que se concentra entre os meses de julho e outubro, para recomposição de estoques visando as vendas de fim de ano. O executivo destaca que os terminais da Companhia estão bem dimensionados para absorver o crescimento do mercado, em especial no Porto de Santos. "Somente em 2024, devemos investir algo entre R$720 e R$800 milhões em nossos ativos, dos quais pouco mais de R$400 milhões apenas no Tecon Santos, cuja capacidade passará dos atuais 2.4 milhões TEUs para 2.6 milhões em 2025 e, a partir daí, 3 milhões de TEUs em 2026. Apenas nesse ativo, já investimos mais de R$1.2 bilhão nos últimos 5 anos, garantindo capacidade ao Porto de Santos e alto nível de serviços aos nossos clientes".

Leia mais

Santos Brasil lidera ranking Latin American Executive Team 2024 Small Caps no setor de transportes

05/08/2024

A Santos Brasil liderou novamente o ranking Latin American Executive Team 2024 no setor de Transportes, entre as empresas de Small Cap, da revista Institutional Investor. A Companhia – que é referência em operações portuárias e logísticas – conquistou o primeiro lugar em seis das oito categorias da premiação e ganhou pelo terceiro ano consecutivo a distinção de "Most Honored Company" dentre as empresas Small Caps do setor de Transportes, por seu sucesso cumulativo em todos os rankings individuais. Antonio Carlos Sepúlveda foi eleito o melhor CEO do setor de Transportes (Small Caps), pelos votos dos analistas buy side e sell side, a exemplo de Daniel Pedreira Dorea, eleito como melhor CFO do setor. Juliano Navarro foi considerado o melhor profissional de RI pelos analistas sell side e ficou em terceiro lugar na avaliação combinada. A Santos Brasil também se destacou com o primeiro lugar na avaliação combinada dos analistas nas categorias Melhor Programa de RI; Melhor Time de RI; e Melhor Analyst Day. Outros destaques foram a segunda colocação em Melhor ESG e Melhor Conselho de Administração. No ranking Overall, que inclui empresas small, mid e larg cap de Transportes, a Santos Brasil obteve segundo lugar em duas categorias (Melhor Analyst Day e Melhor Conselho de Administração) e terceiro em outras seis (Melhor CEO, Melhor CFO, Melhor profissional de RI – sell side, Melhor programa de RI, Melhor Time de RI e Melhor ESG). Daniel Pedreira Dorea, diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia, destaca a importância da premiação: "O ranking da Institutional Investor é uma das principais publicações do mercado financeiro, uma referência global no setor. Nos dá muito orgulho receber esse reconhecimento que atesta como a Santos Brasil está bem avaliada e bem posicionada no mercado de capitais". Os vencedores deste ano foram selecionados a partir de uma pesquisa de opinião envolvendo 1.141 investidores, gestores de portfólio e analistas de 505 instituições que avaliaram um total de 322 empresas e 1.013 profissionais em 16 setores distintos.

Leia mais

Santos Brasil antecipará em cinco anos conclusão do projeto que eleva a capacidade do Tecon Santos para 3 mi de TEUs

04/07/2024

A Santos Brasil antecipará em cinco anos a conclusão do projeto que eleva a capacidade o Tecon Santos para 3 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).  Essa capacidade operacional, inicialmente prevista para 2031, será entregue ao porto até 2026. Para alcançar essa marca, a empresa está antecipando a compra de equipamentos e acelerando as obras de pátio. O ciclo de investimentos da Companhia para a ampliação e modernização do Tecon Santos, um dos maiores e mais eficientes terminais de contêineres da América Latina, teve início em 2019 e envolve um montante de R$ 2,6 bilhões, dos quais cerca de R$ 1,3 bilhão já foram investidos. Só em 2024, cerca de R$ 420 milhões serão destinados ao terminal, elevando sua capacidade dos atuais 2,4 milhões de TEUs para 2,6 milhões de TEUs até o final do ano. Entre 2026 e 2031, data da entrega do projeto completo de ampliação e modernização do terminal, serão realizados investimentos em substituições de equipamentos, melhoria do fluxo, do nível de serviço, descarbonização e sistemas entre outros, mas tudo o que tem impacto direto em aumento de capacidade será efetuado até 2026. De acordo com Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, a antecipação dos investimentos no Tecon Santos garantirá que a demanda do porto de Santos, que teve uma média de crescimento em contêiner de 3,3% ao ano na última década, seja atendida nos próximos dez anos. "Nossa estratégia é ter sempre cerca de 200 mil TEUs de capacidade disponível no terminal para que exportadores, importadores e armadores tenham assegurados o espaço para suas cargas, com um elevado nível de serviço no porto mais importante do país", diz. O projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos envolveu inicialmente obras para aprofundamento do cais e de ampliação de sua extensão em 220 metros, totalizando 1.200 metros e fazendo do terminal o único da América do Sul com capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax, de 366m - as maiores embarcações que chegam ao país. Agora, o foco da Companhia está nas obras de pátio. Já está em andamento a construção de um novo pátio de armazenagem de contêineres. Para dar lugar a essa área, os atuais prédios administrativos serão demolidos e a subestação de energia e as balanças serão transferidas. Um novo prédio administrativo será construído ao lado da portaria terrestre. Além disso, para a ampliação do uso de equipamentos elétricos, estão sendo realizadas obras de eletrificação do pátio e para ampliar o número de tomadas para contêineres refrigerados que atingirá 3 mil unidades. Entre os equipamentos, os destaques ficam para as aquisições de dois portêineres (guindastes de cais) e oito e-RTGs (guindastes móveis de pátio elétricos), além de duas empilhadeiras para vazios e 50 reboques e 50 terminal tractors para a movimentação de cargas. Todos já em operação. Outros oito e-RTGs bem com mais dois portêineres estão em fase de compra. Assim como os já adquiridos, são equipamentos de última geração, aderentes ao conceito de economia de baixo carbono e à sustentabilidade do crescimento da atividade portuária. Os e-RTGs e os novos portêineres serão operados de maneira remota, ou seja, o operador ficará instalado em uma sala de controle, o que dará mais segurança e conforto aos profissionais, além de melhor precisão para a operação. O treinamento para a equipe de e-RTG terá início no próximo mês. Empilhadeiras elétricas e coletores de dados por rádio frequência (RFID) serão utilizados para ampliar a capacidade e aumentar a acuracidade na gestão do estoque. Caminhões e ônibus de circulação interna movidos a GNV e instalação de placas de energia solar também fazem parte do projeto, que está alinhado às metas ambientais da Companhia que prevê a neutralização de carbono de suas operações até 2040. Na área de TI, os investimentos incluíram a compra e implementação de um novo TOS (Ter

Leia mais

3º Edital Santos Brasil de Projetos Incentivados tem inscrições abertas até 31 de julho

02/07/2024

Estão abertas de hoje até o próximo dia 31 as inscrições para o 3º Edital Santos Brasil de Projetos Incentivados, focado no patrocínio de iniciativas aprovadas em leis de incentivo fiscal municipais e federais. As propostas devem atender as populações das cidades onde a Companhia está presente: Guarujá, Santos, São Bernardo do Campo e São Paulo (SP); Imbituba (SC); São Luís (MA) e Barcarena (PA). As iniciativas, que terão execução em 2025, devem abranger as áreas de educação, saúde, esporte, cultura, cidadania e capacitação profissional. Como nas edições anteriores, os interessados devem fazer as inscrições por meio da plataforma Prosas, que conecta patrocinadores e empreendedores sociais. http://editalsantosbrasil2024.prosas.com.br/ Não há limite máximo de apresentação de propostas por organização. A seleção será guiada pela Política de Doações e Patrocínios da Companhia, em alinhamento com sua Visão, Missão e Valores, além das Políticas de Sustentabilidade e Compliance estabelecidas. De acordo com Béatrice de Toledo Dupuy, gerente executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, o 2º Edital de Projetos Incentivados impactou cerca de 90 mil pessoas e a meta é ampliar esse alcance com a 3ª edição. "Este é um mecanismo poderoso para promover o desenvolvimento sustentável, a inovação social e o crescimento econômico local. Ao envolver as comunidades na criação e implementação de projetos incentivados, a Santos Brasil colabora com a participação cidadã e o engajamento social, fortalecendo os laços comunitários", afirma. Referência A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas, atua nacionalmente por meio de oito terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (SP, SC e PA), um de veículos (SP), um de carga geral (SC) e três de granéis líquidos no MA, além de um Centro de Distribuição em São Bernardo do Campo (SP). A Companhia é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa, e signatária do Pacto Global da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade. Faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e do índice S&P/B3 ESG. É certificada pelo Great Place To Work (GPTW), como uma das melhores empresas para se trabalhar, pelo sexto ano consecutivo.

Leia mais

Santos Brasil divulga Relatório de Sustentabilidade 2023

27/06/2024

A Santos Brasil divulgou seu novo Relatório de Sustentabilidade, relativo ao ano de 2023, nesta quinta-feira (27). É a 18ª edição publicada pela empresa, que é referência em operações portuárias e logísticas, e o 16º a seguir as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). O documento está disponível para visualização e download no site da Companhia. O relatório é coordenado pelas áreas de Sustentabilidade, Comunicação Corporativa e Relações com Investidores da Santos Brasil e contempla todas as unidades operacionais, com apresentação consolidada dos resultados econômico-financeiros e dados auditados. Em 2023, a Companhia apresentou sólido crescimento sustentável, com aumento de 23,5% na margem EBITDA, atingindo o valor histórico de R$ 1 bilhão, e a superação de todas as metas ambientais previstas para 2024. Comparativamente ao ano base de 2020, a Santos Brasil reduziu em 36% as emissões de gases do efeito estufa, em 41% o consumo de água e em 50% a geração de resíduos. Na esfera social, lançou o 2º Edital Social de Projetos Incentivados, impactando cerca de 90 mil pessoas, e estabeleceu a meta de atingir 35% de mulheres e 30% de pessoas negras na liderança até 2030. Também em 2023, a Santos Brasil se manteve, pelo segundo ano consecutivo, no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, a bolsa de valores brasileira, que reúne um seleto grupo de empresas reconhecidamente comprometidas com a agenda ESG.

Leia mais

Santos Brasil abre 39 vagas para o seu programa de estágio

19/06/2024

As inscrições para o Programa de Estágio 2024 da Santos Brasil têm início hoje (19) e vão até o dia 17 de julho. O programa, que é uma das principais portas de entrada para quem tem interesse em trabalhar na Companhia, oferece 39 vagas para estudantes de várias áreas do ensino superior. As oportunidades são para as unidades da empresa em Guarujá, Santos e São Paulo, no estado de São Paulo, Vila do Conde, no Pará, e Itaqui, no Maranhão, mas candidatos e candidatas de todo o País são bem-vindos já que há também vagas para o modelo remoto de trabalho – além do presencial e híbrido. As inscrições devem ser feitas em https://santosbrasil.across.jobs/ . Para participar é necessário ter matrícula ativa a partir do segundo ano de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo em mais de 30 cursos (veja a relação no site de inscrição). Outros pré-requisitos são conhecimento de Pacote Office, do básico ao avançado (específico por vaga, de acordo com edital), e disponibilidade para estagiar 6 horas corridas com 15 minutos de intervalo ou 7 horas com 1 hora de almoço. Os aprovados no processo seletivo, que será feito pela plataforma da Across, vão receber bolsa-auxílio de R$ 1.500,00 no primeiro ano de estágio e de R$ 1.650,00 no segundo ano de estágio e último ano da faculdade. Os benefícios incluem assistência médica (sem desconto e coparticipação de uso); seguro de vida; vale transporte; refeição no local (modelo presencial) ou vale alimentação (modelo remoto); vale refeição (escritório em SP, sem refeitório, e no modelo híbrido); parceria com a Gympass para acesso a diversas academias conveniadas; programa estruturado de desenvolvimento; formação Yellow Belt Six Sigma no primeiro ano de estágio e acesso à plataforma interna Carreira em Foco, com mais de 100 cursos online gratuitos disponíveis. A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas, atua nacionalmente por meio de oito terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (SP, SC e PA), um de veículos (SP), um de carga geral (SC) e três de granéis líquidos no MA. Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes. A Companhia é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa, e signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade. Faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e do índice S&P/B3 ESG. É certificada pelo GPTW, como uma das melhores empresas para se trabalhar, pelo sexto ano consecutivo. Alinhada com o valor de valorização do indivíduo e respeito à diversidade, a empresa reconhece que a verdadeira inovação e o crescimento sustentável surgem da diversidade e do estabelecimento de um ambiente de trabalho seguro e inclusivo para todas e todos, incentivando a diversidade de gênero, orientação sexual, classe, etnia, gerações e pessoas com deficiências.

Leia mais

Tecon Santos passa a receber navios gigantes semanalmente

13/06/2024

O Tecon Santos, um dos maiores terminais de contêineres da América Latina e o mais eficiente do País, administrado pela Santos Brasil no porto de Santos, recebeu na tarde desta quinta-feira (13) a escala inaugural de um novo serviço de longo curso que reúne as maiores embarcações em capacidade de carga conteinerizada que chegarão regularmente à Costa Leste da América do Sul. Na parceria firmada com a CMA CGM e Cosco, a Companhia receberá semanalmente navios de uma frota composta por 12 embarcações da classe Latamax, que têm 336m de comprimento, 51m de boca e 14,5m de calado máximo permitido. Esta primeira viagem foi realizada pelo navio Cosco Argentina, com movimentação de 2,6 mil contêineres no Tecon Santos. A previsão é que, em cada atracação desta categoria de navios gigantes, cerca de 5 mil contêineres sejam operados no terminal. O Cosco Argentina veio da Ásia rumo ao Rio de Janeiro, parou em Santos e segue para Itapoá (SC) e Paranaguá (PR), voltando a Santos e Rio de Janeiro antes de retornar para a Ásia. A Santos Brasil vem se preparando há anos para receber com eficiência esse tipo de embarcação no Tecon Santos, terminal que está em ritmo acelerado de ampliação de capacidade e passará dos atuais 2,4 milhões de TEUs para 2,6 milhões de TEUs até o final deste ano. No total a empresa está investindo cerca de R$ 2,6 bilhões para elevar a capacidade do Tecon Santos a 3 milhões de TEUs. Só neste ano serão aplicados R$ 300 milhões no terminal. De acordo com Danilo Ramos, Diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, o novo serviço representa um marco para o comércio exterior brasileiro, já que os navios da classe Latamax têm, aproximadamente, 70% mais capacidade que as embarcações que atualmente circulam no País. "Estamos felizes por sermos, no Porto de Santos, o terminal melhor preparado para receber e operar semanalmente duas escalas de importação e exportação com essa magnitude, resultado direto da estratégia da Companhia em se antecipar à demanda e ampliar o terminal para comportar com folga o aumento progressivo do tamanho das embarcações".

Leia mais

Projeto Rede de Mulheres pela Vida Marinha, do Instituto Gremar, tem patrocínio da Santos Brasil

22/05/2024

Petrechos de pesca que não serão mais utilizados darão origem a produtos artesanais por meio do projeto “Rede de Mulheres pela Vida Marinha”, do Instituto Gremar. A iniciativa é voltada para mulheres de comunidades pesqueiras da região da Baixada Santista. O projeto, que conta com o patrocínio da Santos Brasil, visa gerar renda para essas famílias, bem como sensibilizar as participantes sobre os impactos positivos que a destinação correta dos materiais pode ocasionar ao meio ambiente. A partir de materiais entregues pela comunidade pesqueira e recolhidos em outras duas iniciativas do Instituto Gremar voltadas para o tema - os projetos Pesca e Recicla - Ecoponto para materiais de pesca e Vamos Desenredar? - Uma caravana a favor da vida marinha –, serão organizadas oficinas de capacitação em artesanato, além de rodas de conversa e palestras sobre empoderamento feminino, microempreendedorismo, autovalorização e conscientização ambiental. “É um projeto focado na questão ambiental, mas também apto a transformar vidas, pois tem aspectos sociais importantes, trabalhados de forma participativa com a comunidade. Assim valorizamos a cultura da comunidade dos pescadores e abrimos oportunidade para mulheres se empoderarem com uma atividade econômica, reciclando materiais que já não teriam mais utilidade e buscando juntos soluções para preservar a vida marinha, afirma Rosane Farah, bióloga e responsável técnica do Instituto Gremar. Para a gerente executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, Béatrice de Toledo Dupuy, a Companhia reforça o seu compromisso com o meio ambiente e o desenvolvimento humano ao apoiar projetos como o Rede de Mulheres e o Vamos Desenredar?. “Esta combinação é extremamente benéfica ao possibilitar a preservação da vida marinha e ainda oferecer a oportunidade de geração de renda, especialmente para mulheres, contribuindo para o progresso dessas comunidades e para uma perspectiva de futuro mais promissora para essas famílias. Estamos satisfeitos em ampliar a parceria que iniciamos com o Instituto Gremar no ano passado, afirma. Com duração inicial prevista de um ano, a iniciativa resultará em um evento de apresentação e comercialização dos produtos artesanais produzidos pelas participantes, com local e data a definir.

Leia mais

Santos Brasil registra R$ 147,8 milhões de lucro líquido no 1º trimestre

09/05/2024

A Santos Brasil encerrou o 1T24 com lucro líquido de R$ 147,8 milhões (+222,2% YoY) e margem líquida de 23% (+12,2 p.p. YoY). O EBITDA da Companhia somou R$ 321,3 milhões (+109,5% YoY), com aumento de 14 pontos percentuais na margem EBITDA, que alcançou 50%. Neste mesmo período, os terminais de contêiner da Santos Brasil movimentaram 333.431 unidades (+27,3% YoY). O resultado do trimestre reflete o bom desempenho dos terminais de contêiner e carga geral, cujo EBITDA cresceu 128,3% YoY (para R$ 300 milhões) e a margem EBITDA saltou 15,4 pontos percentuais YoY (para 60%). Dos três terminais de contêineres, os maiores volumes são de longo curso (+30,4% YoY), que respondeu por 78,6% do total movimentado no trimestre (vs. 76,7% no 1T23), reflexo de mais importações (+24,0% YoY) e exportações (+16,3% YoY), assim como cabotagem (+17,0% YoY). Já o aumento da volumetria experimentou significativa melhora no mix operacional que, além da maior movimentação de contêineres refrigerados (reefers), contabilizou 251.407 contêineres cheios (+33,3% YoY), dos quais 72.935 de importação (+35,1% YoY). O Tecon Santos movimentou 296.427 contêineres (+28,8% YoY), com aumento de 31,3% YoY no longo curso, fruto de crescimento orgânico do Porto de Santos, em especial de maiores embarques de café, açúcar, algodão e carne congelada; e do aumento das importações de plásticos e químicos. No trimestre, os dois novos serviços que iniciaram suas operações no terminal santista (ZIM e MSC), entre janeiro e fevereiro, representaram 4% do volume total de longo curso do Tecon, proporção que pode aumentar nos próximos trimestres, à medida em que acontecer a maturação dos serviços. A cabotagem cresceu 17,2% YoY, beneficiada pelo novo serviço da Norcoast. O Tecon Imbituba movimentou 13.633 contêineres (+27,0% YoY), com o início, em fevereiro, de um novo serviço de longo curso da CMA CGM, importante marco para o Porto de Imbituba. Além disso, houve crescimento de 11,0% YoY na cabotagem, com a normalização do fluxo após experimentar retração no ano de 2023. A soma da movimentação do Tecon Vila do Conde foi de 23.371 contêineres (+11,1% YoY), com destaque para os volumes de exportação (+16,2% YoY), principalmente de produtos da indústria extrativa, além do crescimento de 23,2% YoY na cabotagem. A Santos Brasil Logística apresentou crescimento de 9,3% YoY no número de contêineres armazenados nos Centros Logísticos Industriais Aduaneiros (CLIA), efeito do maior volume de importações no Porto de Santos; mas redução de 39,7% YoY na movimentação de pallets nos Centros de Distribuição, resultado da menor demanda de clientes do setor automotivo. Já o Terminal de Veículos (TEV) fechou o trimestre com queda nos volumes: foram movimentadas 40.400 unidades (-27,0% YoY), principalmente devido às menores exportações para países do Mercosul. Os terminais de líquidos em Itaqui (MA) registram EBITDA de R$ 7,6 milhões (vs. R$ 0,3 milhão no 1T23), o que reflete a trajetória ascendente da unidade de negócio de granéis líquidos. Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, destaca que o forte desempenho operacional do 1T24, acompanhado de um sólido resultado econômico-financeiro, é resultado da bem executada estratégia da Companhia de, tempestivamente, investir na expansão e modernização de seus ativos a fim de atender a demanda potencial dos mercados de atuação, ofertando a seus clientes excelênciia na prestação de serviços a preços equilibrados. “Somente no primeiro trimestre, investimos R$ 116 milhões, sendo R$ 74,0 milhões na expansão da capacidade dos terminais de granéis líquidos no Porto do Itaqui e R$ 40 milhões na aquisição de equipamentos e aumento da capacidade do Tecon Santos. Até o final do ano, a expectativa é fechar 2024 com CapEx da ordem de R$ 730 milhões. Estamos muito comprometidos em sermos o grande provedor de capacidade de contêineres do Porto de Santos, com o melhor nível de serviço

Leia mais

Santos Brasil amplia atuação no setor de transportes

23/04/2024

A Santos Brasil está ampliando a sua atuação no setor de transportes, consolidando-se como principal operadora de serviços capaz de garantir soluções logísticas completas e integradas, do porto ao e-commerce. Somente neste ano, foram fechados cinco novos contratos com clientes que atuam em segmentos estratégicos de mercado, como automotivo, químico, farmacêutico e varejo, e que também são atendidos em outros ativos da Companhia, como o Tecon Santos e os Centros Logísticos Industriais Aduaneiros (Clias Santos e Guarujá), no Porto de Santos, e o Centro de Distribuição de São Bernardo do Campo. Com frota própria e terceirizada, a empresa está investindo na atualização da tecnologia de sua plataforma sistêmica de gestão de transporte, visando maior visibilidade, controle e eficiência de suas operações – desde o planejamento de viagens, programação de carga, acompanhamento em tempo real até a prestação de contas aos clientes. O novo TMS (Transportation Management System) tem aporte de R$ 1,5 milhão e previsão de entrar em funcionamento no segundo semestre. Além disso, desde o ano passado o Centro de Distribuição (CD) conta com uma nova plataforma de gestão (WMS - Warehouse Management System). Foram investidos R$ 7,4 milhões na Santos Brasil Logística no quarto trimestre de 2023, principalmente em projetos de tecnologia e sistemas, incluindo o WMS do CD e melhorias na rede wireless e de dados. Segundo o diretor de Logística da Santos Brasil, Alfredo Nunes, os investimentos também passam pela contratação e treinamento de pessoal. "Estamos sofisticando nossas operações de transportes e toda prestação de serviços de logística integrada e operações 3PL (Third-Party Logistics), garantindo eficiência, segurança, produtividade e melhor gestão de processos aos nossos clientes, com a oferta de um serviço premium e personalizado, que é a marca da Companhia". Logística integrada A Santos Brasil, que opera o Tecon Santos, um dos maiores e mais eficientes terminais de contêineres da América Latina, possui Centros de Distribuição estrategicamente localizados em São Bernardo do Campo (SP). É a única empresa com recintos aduaneiros nas duas margens do Porto de Santos, os Clias Santos e Guarujá, promovendo sinergia e facilitando a operação dos clientes. A empresa atua na prestação de serviços de logística integrada in house e operações 3PL (Third-Party Logistics) e é pioneira no desenvolvimento e implantação de modelos logísticos customizados que integram com segurança a atividade portuária e ferroviária, armazenagem, gestão de estoque, transporte rodoviário e distribuição de produtos por todo o País. Responde por toda a coordenação de fluxo de carga entre a fábrica dos clientes e o porto de Santos; pela gestão de embarque e desembarque, do desembaraço aduaneiro, do estoque, dos armazéns que alimentam as linhas de produção, dos modais (com integração das atividades portuária, ferroviária e rodoviária) e a distribuição dos produtos. É a única prestadora de serviços portuários do País com logística integrada do porto ao e-commerce. A Companhia atua nacionalmente por meio de oito terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos, um de carga geral em Imbituba e três de granéis líquidos em Itaqui (MA). Por meio da Santos Brasil Logística oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes.

Leia mais

Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

15/04/2024

A Santos Brasil está com inscrições abertas para o processo seletivo da 17ª turma do Formare, programa de educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social realizado em parceria com a Fundação Iochpe há 15 anos. São 25 vagas – cinco a mais do que nas edições anteriores – para moradores de Guarujá, cidade onde se localiza o Tecon Santos. Os interessados devem se cadastrar no site ava.fiochpe.org.br/login/ e clicar no processo seletivo da Santos Brasil para preencher a inscrição até 1° de maio. Pioneiro no setor portuário e lançado na Santos Brasil em 2009, o Formare é reconhecido por garantir alto índice de empregabilidade: 89% dos ex-alunos alcançam vagas de trabalho formais logo no primeiro emprego. Além disso, 90% continuam estudando (71% estão cursando o ensino superior ou pós-graduação e 19% fazem curso técnico). Desde a primeira edição no Tecon Santos, o projeto já formou 291 jovens e, destes, 110 foram contratados pela Companhia em diferentes áreas. O programa é baseado em uma prática pedagógica inovadora, sintonizada com as transformações do mundo e as demandas do mercado de trabalho. Alia inclusão social e engajamento empresarial, estimulando o voluntariado corporativo. Mais de 500 funcionários da Santos Brasil já dedicaram seu tempo, habilidades e conhecimento para atuar na formação dos jovens, ministrando aulas práticas e teóricas. Podem participar candidatos e candidatas entre 17 e 19 anos (completos até 1° de julho) e que tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escola pública de Guarujá. Outros requisitos são ter renda de até um salário-mínimo por pessoa da família; disponibilidade no período das 9h às 16h de segunda a sexta-feira (e das 8h às 15h para as aulas práticas) e não ser dependente legal de funcionário(a) da Santos Brasil ou ter frequentado programas de aprendizagem na Companhia. O processo seletivo acontecerá até 1° de julho e inclui, na segunda etapa, prova escrita presencial na Unaerp no dia 4 de maio. Além da capacitação profissional como assistente administrativo na área portuária, com 1 mil horas-aula, os selecionados terão acesso à bolsa-auxílio, refeição na empresa, uniforme, material didático e seguro de vida. Os alunos serão avaliados por desempenho, notas e frequência e receberão certificado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP), com chancela do Ministério da Educação, ao final do curso. A formatura da 16ª turma, que teve início no passado, com mais 20 participantes, acontece em julho.

Leia mais