Fique por dentro das nossas notícias corporativas

Santos Brasil ultrapassa a marca de 100 mil contêineres movimentados no Tecon Santos em maio

12/06/2019

São Paulo, 12 de junho de 2019 - O Tecon Santos, terminal de contêineres administrado pela Santos Brasil, ultrapassou os 100 mil contêineres movimentados no mês de maio, atingindo 100.743 unidades. Esta marca não era alcançada desde agosto de 2013. De acordo com Marcos Tourinho, diretor comercial da Companhia, esse crescimento reforça o potencial do Tecon Santos e seus diferenciais em termos de qualidade de serviços frente aos concorrentes. Reflete, também, um possível aquecimento na economia do país: ¿o setor de contêineres é um termômetro do mercado e, ao ultrapassarmos a marca dos 100 mil contêineres operados já no primeiro mês do período que consideramos como alta estação nos portos nacionais, indica um possível reaquecimento¿. No primeiro trimestre deste ano, o Tecon Santos foi o único terminal de contêineres do Porto de Santos a apresentar crescimento. No período, a movimentação de contêineres do porto caiu 12%, enquanto o Tecon Santos apresentou alta de 1,5%, somando 218.533 contêineres movimentados. O market share da Companhia no Porto de Santos alcançou 42% em abril, consolidando a liderança da Santos Brasil no porto. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 20 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu R$ 4,8 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos, tecnologia e recursos humanos. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois terminais de contêineres - Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC), um terminal de carga geral (TCG Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até o transporte e distribuição.

Leia mais

Santos Brasil abre inscrições para nova turma do Programa Formare Aprendiz

01/07/2019

Curso é voltado para jovens provenientes de famílias em situação de desvantagem econômica e social que residem no Guarujá A Santos Brasil, empresa referência em operações portuárias e logísticas, abre nesta segunda-feira, dia 1º de julho, inscrições para uma nova turma do Programa Formare Aprendiz. São 20 vagas para o curso de Assistente Administrativo para a Área Portuária, que tem início em novembro deste ano e vai até fevereiro de 2021. O programa tem carga horária de 1.800 horas e será ministrado no Tecon Santos ¿ o maior terminal de contêineres da América do Sul. Podem se candidatar jovens de 18 e 19 anos provenientes de famílias em situação de desvantagem econômica e social, residentes em Guarujá e que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio ou que já concluíram o curso nas escolas públicas do município. Os interessados devem se cadastrar por meio do site www.santosbrasil.com.br a partir das 12h do dia 1º até às 12h do dia 19 de julho. Por meio do site, o candidato terá acesso ao edital, formulário de inscrições e todo o processo seletivo, que é composto por quatro etapas classificatórias, sendo a primeira uma prova escrita, que ocorre no dia 20 de julho na Faculdade Dom Domênico no Guarujá, em que os candidatos inscritos deverão comparecer ao local do teste com original e cópia simples dos documentos listados e protocolo de inscrição. Os aprovados na primeira etapa passarão ainda por dinâmica de grupo, entrevista individual e aplicação de testes. Os jovens selecionados serão contratados pela empresa como aprendizes, em regime CLT. Vão receber um salário mínimo, material didático, uniforme, refeição na empresa, seguro de vida, vale transporte e cesta alimentação. Dez anos de história No último mês de março, a Santos Brasil celebrou dez anos do início da primeira turma do Programa Formare Aprendiz com importantes números: 270 jovens formados, 98 contratados pela Companhia e 15.300 horas de aulas práticas e teóricas. A iniciativa, pioneira no setor portuário, desenvolvida em parceria entre a Santos Brasil e a Fundação Iochpe, está alinhada à diretriz da Companhia de apoiar ações de inclusão social, com ênfase em educação, promoção da cidadania e desenvolvimento da sociedade. Atende também a uma necessidade de todo setor portuário por novos profissionais qualificados e facilita a entrada destes jovens no mercado de trabalho.

Leia mais

Programa Formare da Santos Brasil completa dez anos acumulando histórias de sucesso

13/05/2019

A Santos Brasil está celebrando dez anos do início da primeira turma do Programa Formare com importantes números: 270 jovens formados, 97 contratados pela Companhia e 1.800 horas de aulas práticas e teóricas ministradas pelos próprios funcionários da empresa no Tecon Santos ¿ o maior terminal de contêineres da América do Sul. Pioneiro no setor portuário, o Programa Formare na Santos Brasil, realizado em parceria com a Fundação Iochpe, oferece curso profissionalizante, direcionado aos jovens de 18 e 19 anos provenientes de famílias em situação de desvantagem econômica e social, residentes em Guarujá e que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio ou que já concluíram o curso nas escolas públicas do município. A iniciativa está alinhada à diretriz da Companhia de apoiar ações de inclusão social, com ênfase em educação, promoção da cidadania e desenvolvimento da sociedade. Atende também a uma necessidade de todo setor portuário por novos profissionais qualificados e facilita a entrada destes jovens no mercado de trabalho. "O Formare é um projeto muito importante para a Companhia, pois além de treinar e qualificar jovens das comunidades onde estamos inseridos, nossos funcionários educadores compartilham seu tempo e talento", diz Béatrice de Toledo Dupuy, gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil. A essência do sucesso do Programa na empresa ao longo destes dez anos é a participação e o engajamento dos funcionários que atuam como educadores. Atualmente, esse time conta com 80 pessoas envolvidas diretamente no curso, mas durante essa década de Formare no Tecon Santos, já foram mais de 400 funcionários que compartilharam seu tempo, talento e conhecimento para auxiliar na transformação de tantas vidas. Num círculo virtuoso, muitos jovens que passaram pelo curso e depois foram contratados pela Companhia, retornam à sala de aula e passam a desempenhar um novo papel: o de educadores para as novas gerações de alunos Formare. Entre ex-alunos que voltaram à sala de aula para educar, está Anderson dos Santos Paulo, de 25 anos, admitido na Santos Brasil logo depois de concluir o Formare, em 2012. Ele entrou como auxiliar balanceiro e, durante esse período, teve duas promoções. Atualmente, atua comoAssistente de Operações de Importação e abraçou a missão de ser educador na disciplina de Operações Logísticas e Portuárias. "Já que eu tive essa chance, resolvi fazer pelo próximo. Acho que os alunos se identificam comigo porque fui um deles. É muito gratificante ver os olhos deles brilhando", conta. "O exemplo da Santos Brasil não deixa dúvidas: o melhor ambiente de aprendizagem é a empresa. A Fundação Iochpe está em constante movimento para promover a inserção de mais jovens no mercado de trabalho, por meio de parcerias como essa. Uma combinação transformadora, capaz de gerar forte impacto social. O Programa Formare é reconhecido por garantir alto índice de empregabilidade para seus alunos, a continuidade dos estudos em nível superior, além de promover a cidadania entre empresas e comunidades", diz Beth Callia, coordenadora geral do Programa Formare na Fundação Iochpe. Histórias que inspiram Com tantos anos de troca de experiências e aprendizagem, é fácil encontrar casos de sucesso entre quem já cursou ou ainda cursa o Formare na Santos Brasil. Jeniffer Andrade, por exemplo, frequentou as aulas na primeira turma, em 2009, quando tinha 17 anos. Ela foi contratada três meses após finalizar o curso para trabalhar na área de Relacionamento com Clientes. Hoje, já com 27 anos, ela faz suporte na gestão do mesmo setor onde começou. Segundo ela, o Formare foi um alicerce para sua vida profissional e fez com que o porto se tornasse uma paixão. "Já admitida, fiz curso técnico em Administração e duas faculdades, Comércio Exterior e Marketing. Mas o Formare foi primordial para tudo que conquistei".

Leia mais

Santos Brasil movimenta 254.929 contêineres no 1T19

15/05/2019

A Santos Brasil fechou o primeiro trimestre de 2019 com 254.929 contêineres movimentados em seus três terminais - Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA), um crescimento de 0,7% no volume operado em relação ao 1T18. As operações de longo curso representaram 72,8% do total movimentado e as de cabotagem, 27,2%. O mix de contêineres cheio-vazio também melhorou, com o volume de cheios correspondendo a 78,7% do total movimentado no 1T19 (vs. 76,5% no 1T18). O Tecon Santos movimentou 218.533 contêineres no 1T19, aumento de 1,5% em relação ao 1T18. O crescimento contrasta com a queda de 12,1% verificada no Porto de Santos neste período. O Tecon Santos foi o único terminal de contêineres do porto que registrou crescimento de volume no 1T19 se comparado ao 1T18. O market share do terminal no porto subiu de 34,2% no 1T18 para 39,7% no 1T19, consolidando a liderança da Santos Brasil no Porto de Santos. O Tecon Imbituba movimentou 12.649 contêineres no 1T19, 8,3% abaixo do volume do 1T18. A queda é reflexo da redução na movimentação de contêineres de longo curso decorrente da descontinuação do serviço ASAS, que deixou de existir devido à reorganização dos serviços asiáticos dos armadores Maersk, Hamburg Süd, MSC e Hapag Lloyd na costa da América do Sul. No entanto, essa queda é mitigada pelo incremento dos volumes movimentados no Terminal de Carga Geral de Imbituba, que conquistou contratos para exportação de toras de madeira, vergalhões de aço e barrilhas, sobretudo para o mercado chinês. No Tecon Vila do Conde, o volume de contêineres movimentados caiu 1,0% no 1T19, atingindo 23.747 unidades. As operações de longo curso representaram 65,3% do volume total e tiveram queda de 7,5%. O volume da cabotagem, que respondeu por 34,7% do total movimentado, subiu 14,1% no 1T19, ano-contra-ano. O volume de contêineres armazenados da Santos Brasil Logística cresceu 5,7% no período, fruto de novos contratos firmados com clientes dos setores químico e de fertilizantes. O TEV (Terminal de Veículos) movimentou 48.948 veículos no 1T19, queda de 31,6% em relação ao 1T18, decorrente principalmente das menores exportações de veículos das montadoras brasileiras para o mercado argentino. Por outro lado, o mix apresentou evolução com maior parcela de veículos importados sobre o total movimentado, de 12,1% no 1T19 vs. 10,8% no 1T18. De acordo com Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia, "o resultado do primeiro trimestre de 2019 reflete o ritmo lento da economia brasileira, com retração das expectativas de crescimento para o ano". Apesar disso, pondera o executivo, "o crescimento registrado pelo Tecon Santos, de maneira isolada, demonstra o potencial de ganharmos participação de mercado perante a concorrência, pavimentando o crescimento esperado de nossas operações nos próximos trimestres". A receita líquida consolidada da Companhia no 1T19 cresceu 6,3%, totalizando R$227,2 milhões. No período, a Santos Brasil apresentou prejuízo líquido de R$9,1 milhões. Como consequência da nova metodologia contábil, houve incremento nas despesas de amortização do ativo intangível, impactando diretamente o resultado do exercício. No 1T19, a Companhia registrou EBITDA de R$32,8 milhões, com margem de 14,4%. O EBITDA pró-forma recorrente totalizou R$13,5 milhões, com margem de 6,0%. A Santos Brasil encerrou o período com um saldo de caixa de R$249,3 milhões e caixa líquido de R$31,4 milhões. Os investimentos somaram R$15 milhões no trimestre. * Com a nova metodologia contábil que a Companhia passou a adotar no 1T18 para o arrendamento dos terminais portuários, a Demonstração de Resultados sofreu alterações devido à mudança no tratamento do arrendamento operacional (off-balance) para financeiro ¿ ou seja o EBITDA dos terminais portuários deixa de refletir as despesas com arrendamento pagas à autoridade por

Leia mais

Santos Brasil passa a atender a Marinha do Brasil em Santos

03/05/2019

A Santos Brasil assinou contrato com a Marinha do Brasil para prestar serviços de logística para a instituição nas instalações da Companhia no porto de Santos. Cargas da Marinha, que até então eram movimentadas no porto do Rio de Janeiro, passam também agora a ser operadas no Tecon Santos, Terminal de Veículos (TEV) e nos terminais alfandegados (Clias) da Santos Brasil em Santos e Guarujá. A escolha da Santos Brasil - que já atende a Força Aérea Brasileira - aconteceu depois de uma cuidadosa análise dos serviços prestados pela Companhia. Além ser referência em operação de contêineres e logística portuária e obedecer a rigorosas regras de compliance, a Santos Brasil se destacou por ser um modelo internacional em segurança portuária, atuando de forma preventiva e inovadora para evitar perdas e garantir elevados índices de segurança; por sua infraestrutura que permite a operação completa do porto à porta; e pelo uso da alta tecnologia em todas as etapas dos serviços, garantindo agilidade na operação e deixando-a mais eficiente e segura. De acordo com Wagner Toffoli, Diretor Comercial de Operações Logísticas da Santos Brasil, o contrato é estratégico e permitirá o intercâmbio de conhecimentos entre a Companhia e a área de logística da Marinha. "Essa conquista reforça a qualidade e segurança da nossa operação, o nosso diferencial tecnológico e a nossa expertise no atendimento a clientes dos mais diversos perfis", diz.

Leia mais

Santos Brasil apresenta Relatório de Sustentabilidade 2018

30/04/2019

O novo Relatório de Sustentabilidade da Santos Brasil já está disponível no site da empresa (www.santosbrasil.com.br) e apresenta os resultados, avanços e desafios, obtidos e superados nas esferas econômica, social e ambiental em 2018. Esta é a 11ª edição da publicação, que adota as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) desde 2012. Coordenado pela área de Comunicação e Sustentabilidade da Companhia, o relatório aborda informações sobre temas relevantes, como Saúde e Segurança; Transparência e Práticas Anticorrupção; Emissões de CO2, Consumo de Água e Gestão de Resíduos e Desenvolvimento Humano. Os indicadores de desempenho relacionados a cada tema são acompanhados mensalmente e estão devidamente alinhados à missão e aos pilares estratégicos da Santos Brasil ¿ Ética e Transparência; Excelência na Prestação de Serviços, Segurança, Desenvolvimento Humano e Meio Ambiente. A novidade é que nesta edição um dos valores corporativos da empresa, a Responsabilidade Ambiental e Social, está em destaque. De acordo com a gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade, Béatrice de Toledo Dupuy, a Santos Brasil traz em seu DNA a preocupação social e ambiental e isso não se restringe apenas aos locais onde tem suas unidades. "Nos preocupamos com as consequências de nossas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Adotar um comportamento ético, contribuir para o desenvolvimento econômico do país como um todo e ser uma empresa ambientalmente responsável nos leva a sempre buscar alternativas para reduzir os impactos nas operações. Isso faz parte do nosso dia a dia", reforça. Como signatários do Pacto Global da ONU, a Santos Brasil se mantém firme no compromisso com o desenvolvimento sustentável. Uma das demonstrações nesse sentido foi o fato de, em 2018, em consequência das iniciativas para reduzir os impactos das atividades, a geração de resíduos nas unidades ter diminuído 3%; a intensidade das emissões de Gases de Efeito Estufa(GEE) recuado 6%; e o consumo de água apresentado diminuição de 25%, na comparação com o ano anterior. Para acessar o conteúdo na íntegra, basta acessar o link http://bit.ly/2LboRBT

Leia mais

Santos Brasil capta R$ 300 milhões em debêntures para realizar investimentos no Tecon Santos

26/04/2019

A Santos Brasil, referência em operação portuária e logística, atraiu uma demanda de 2,8 vezes a captação-alvo pretendida, o equivalente a R$ 830 milhões, para sua emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações. Apesar da elevada demanda, a companhia limitou a captação ao valor de R$ 300 milhões, originalmente pretendido. As taxas de remuneração ficaram bem abaixo das máximas previstas. Os papéis da primeira série, com vencimento em cinco anos, fecharam em CDI mais 0,7% (a taxa máxima era 1,35%) e os papéis da segunda série, com vencimento em sete anos, em CDI mais 1% (a taxa máxima era 1,65%). De acordo com Daniel Pedreira Dorea, diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, o sucesso da operação demonstra a confiança do mercado na empresa, na disciplina financeira do management e na geração de valor da companhia. Os recursos obtidos com a operação serão destinados aos investimentos da primeira fase de ampliação e modernização do Tecon Santos (maior terminal de contêineres da América do Sul), que começou em 2018 com a aquisição de equipamentos e terá continuidade neste ano com obras para a extensão do cais do terminal em 220 metros, desenvolvimento de sistemas de TI e outros serviços de cais. Ao final dessa etapa de investimentos, a Santos Brasil passará a ter capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax (366 metros) no Tecon Santos e mais um navio no TEV (Terminal de Veículos). O projeto completo de modernização do Tecon Santos prevê investimentos de R$ 1,3 bilhão. Aumenta a eficiência operacional, a eficiência energética, a velocidade e o fluxo da operação e amplia em ao menos 20% a capacidade de movimentação do terminal, de 2 milhões de TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) para 2,4 milhões de TEU/ano. Possibilitará o atendimento de maneira eficiente da demanda prevista para o porto, com a chegada de novos navios New Panamax, capazes de transportar até 12.500 TEU.

Leia mais

Santos Brasil fecha contrato de obra para ampliar cais do Tecon Santos

22/04/2019

A Santos Brasil, referência em operação de contêineres e logística portuária, fechou contrato com a construtora Axxo para a realização das obras de ampliação do cais do Tecon Santos ¿ o maior terminal de contêineres da América do Sul, localizado na margem esquerda do Porto de Santos. A obra é mais uma etapa do projeto de modernização e ampliação do Tecon Santos. Terá investimentos de aproximadamente R$ 150 milhões e ampliará em 220 metros o cais acostável do terminal, totalizando 1.510 metros. Com isso, a Santos Brasil passará a ter capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax (366 metros) no Tecon Santos, que ficará com 1.200 metros de cais, e mais um navio no TEV (Terminal de Veículos), que permanecerá com 310 metros de cais. Com duração estimada em 18 meses, a obra foi cuidadosamente planejada para que não tenha interferência na operação ou limitação de capacidade do terminal e gerará cerca de 600 empregos diretos e outros cerca de 850 indiretos. O atual ciclo de investimentos na modernização e ampliação do Tecon Santos começou em 2018, com uma primeira fase de aquisições de equipamentos, no montante de cerca de R$ 100 milhões: dois guindastes de cais STS (ship-to-shore cranes) de última geração, 30 reboques e 30 terminal tractors para a movimentação de cargas no pátio, equipamentos com capacidade para 65 toneladas, podendo transportar até dois contêineres cheios de 20 pés. A previsão da Companhia é investir aproximadamente R$ 300 milhões no terminal entre 2018 e 2019. Além dos R$ 150 milhões nas obras do cais, até o final do ano serão investidos ainda cerca de R$ 10 milhões em tecnologia da informação e cerca de R$ 40 milhões em outros serviços de cais. O projeto total de modernização do Tecon Santos prevê investimentos de R$ 1,3 bilhão. Aumenta a eficiência operacional, a eficiência energética, a velocidade e o fluxo da operação e amplia em ao menos 20% a capacidade de movimentação do terminal, de 2 milhões de TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) para 2,4 milhões de TEU/ano. Possibilitará o atendimento de maneira eficiente da demanda prevista para o porto, com a chegada de novos navios New Panamax, capazes de transportar até 12.500 TEU. De acordo com Antonio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil, o projeto está sintonizado com a logística do futuro, que exige ganhos de escala e altíssima produtividade. ¿Com os novos investimentos, o Tecon Santos, que já é uma referência na movimentação de contêineres, trará ainda mais competitividade ao comércio exterior brasileiro¿, diz.

Leia mais

Santos Brasil encerra 2018 com EBITDA consolidado de R$189,5 mi

22/02/2019

A Santos Brasil encerrou o ano de 2018 com lucro líquido de R$3 milhões, revertendo o prejuízo líquido do ano anterior. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado do período registrou crescimento de 15% em relação a 2017, atingindo R$189,5 milhões (EBITDA pró-forma de R$ 106,8 milhões); e a margem EBITDA da Companhia alcançou 20,6% (margem EBITDA pró-forma de 11,6%) no ano*. O resultado reflete, principalmente, o crescimento da movimentação de contêineres nos três terminais da Companhia - com destaque para o Tecon Vila do Conde -, o melhor desempenho das operações da Santos Brasil Logística e a melhora no mix de veículos importados e pesados no Terminal de Veículos (TEV). A Santos Brasil movimentou 1.084.487 contêineres em seus três terminais no ano passado, volume 12% superior a 2017. No Tecon Vila do Conde, o crescimento foi de 32,2%, totalizando 102.866 contêineres movimentados. Esta é a primeira vez que o terminal ultrapassa a marca de 100 mil contêineres movimentados num intervalo de 12 meses. No Tecon Santos, a movimentação de cais em 2018 atingiu o patamar de 917.327 unidades, que representa um crescimento de 7,8% ano contra ano, e superior ao crescimento de 4% do Porto de Santos. Como consequência, o market share do terminal subiu para 35,4% em 2018 (vs. 33,9% em 2017), segundo dados da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo). O Tecon Imbituba aumentou 59,9% o volume de movimentação em 2018, totalizando 64.294 contêineres. O volume de armazenagem alfandegada da Santos Brasil Logística apresentou alta de 21,7% em relação a 2017. O TEV operou com 81% de sua capacidade em 2018, movimentando 241.921 veículos no ano. A queda de 16,3% na quantidade de veículos movimentados em relação a 2017 ¿ impacto da crise argentina - foi compensada pela melhora no mix, resultando em crescimento das margens operacionais. Em 2018, a Companhia contratou investimentos de R$139 milhões para a modernização e ampliação dos terminais de Santos e Vila do Conde e encerrou o ano com um saldo de caixa de R$253,7 milhões e caixa líquido de R$26,3 milhões. De acordo com Daniel Pedreira Dorea, diretor econômico-financeiro e de relações com investidores, a expectativa para 2019 é de um novo ciclo de expansão da economia, com impacto positivo nos desempenhos operacional e financeiro da Santos Brasil, impulsionado por um mix mais favorável e pela renovação do acordo comercial com o Grupo Maersk-Hamburg Süd. Destaques do 4º Trimestre No 4T18, o volume de movimentação de cais da Santos Brasil alcançou 276.411 contêineres, com crescimento de 11,1% em relação ao 4T17. O Tecon Santos movimentou 231.198 contêineres no período, o que representa um aumento de 7,8% em relação ao 4T17. O Tecon Imbituba movimentou 15.782 contêineres, 26,3% acima do volume do 4T17, e no Tecon Vila do Conde, o volume movimentado cresceu 33,9%, atingindo 29.431 unidades. O volume de contêineres armazenados na Santos Brasil Logística cresceu 7,4% no 4T18 e o TEV movimentou 33.441 veículos no período. No 4T18, a Companhia apresentou lucro líquido de R$3,8 milhões. Como consequência da nova metodologia contábil adotada em 2018, houve incremento nas despesas de amortização do ativo intangível, impactando diretamente o resultado do exercício. O EBITDA do 4T18 atingiu R$49,8 milhões, com margem de 22,5%. O EBITDA pró-forma somou R$28,5 milhões, com margem de 12,9%. * Com a nova metodologia contábil que a Companhia passou a adotar no 1T18 para o arrendamento dos terminais portuários, a Demonstração de Resultados sofreu alterações devido à mudança no tratamento do arrendamento operacional (off-balance) para financeiro ¿ ou seja o EBITDA dos terminais portuários deixa de refletir as despesas com arrendamento pagas à autoridade portuária, antes representadas pela rubrica ¿Custos de Arrendamento e Infrae

Leia mais

Santos Brasil começa o ano com um novo serviço para a Ásia

05/02/2019

Referência na operação de contêineres no País, a Santos Brasil inaugurou no mês de janeiro um novo serviço para Ásia. O Tecon Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul, passou a receber uma nova linha de navegação de/para o continente asiático, que deverá trazer um volume de aproximadamente 240 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) ao longo dos próximos 12 meses. Embarcações com 8.000 TEU de capacidade nominal operadas pela Maersk se revezarão com duas escalas semanais nos dois sentidos, Leste e Oeste, respectivamente. O primeiro navio deste serviço, o N/M San Fernando, atracou e operou no Tecon Santos no dia 20 de janeiro. De acordo com Marcos Tourinho, diretor Comercial da Santos Brasil, "com mais esse novo serviço para a Ásia, principal trade do Porto de Santos, se juntando ao serviço da PIL (Pacific International Lines) na rota asiática já operado pelo Tecon Santos, passamos a deter a liderança absoluta neste importante segmento, o que nos traz grande potencial de negócios".

Leia mais

Santos Brasil bate mais um recorde no Tecon Vila do Conde

07/01/2019

O Tecon Vila do Conde, terminal de contêineres operado pela Santos Brasil no Pará, tem batido sucessivos recordes na sua operação, elevando os patamares de produtividade e de movimentação de contêineres da região Norte do País. O último recorde foi registrado no mês de dezembro, quando o terminal movimentou 11.410 contêineres na operação de 13 navios. O recorde anterior havia sido de 10.596 contêineres em setembro de 2018, também na operação de 13 navios. Em produtividade, o terminal registrou marca histórica no dia 16 de novembro de 2018 ao realizar 60,4 MPH (movimentos por hora) na operação de um único navio (foi a maior marca já alcançada em um terminal da região Norte). Em 10 horas de operação, foram efetuados 604 movimentos e 580 contêineres foram descarregados do navio Seatrade White. O recorde de produtividade anterior havia sido em 29 de abril, na operação do navio Lion, da CMA CGM, quando foram realizados 43,25 MPH (Movimentos por Hora) na movimentação de 1.117 contêineres. O constante crescimento dos índices de movimentação e de produtividade elevaram o nível de serviço prestado aos clientes da Companhia. É resultado dos investimentos realizados no terminal, que somaram R$ 44,6 milhões em 2018, e que possibilitaram a aquisição de equipamentos e realização de obras no pátio, e de uma gestão de planejamento operacional detalhada e execução rigorosa. Entre os equipamentos adquiridos no ano passado e que já estão em operação estão um guindaste MHC, com capacidade para içar até 125 toneladas, além de 10 caminhões e três empilhadeiras Reach Stacker - uma para contêineres vazios e duas para cheios. As obras tiveram início em julho e estão previstas para chegarem ao fim no primeiro trimestre de 2019, quando o terminal passará a contar com quatro gates de entrada e dois de saída e pavimento de concreto em todo o seu pátio de armazenamento de contêineres, o que permitirá maior velocidade para a operação e maior capacidade de armazenamento. Para o diretor de operações da Santos Brasil, Marlos Tavares, "esse elevado desempenho nas operações do Tecon Vila do Conde é fundamental que possamos atender com qualidade e segurança o crescimento da região".

Leia mais

Serviço da Gerdau no terminal de contêineres operado pela Santos Brasil em Imbituba cresce 140,7% em três meses

27/12/2018

O serviço de embarque e desembarque de derivados de aço da Gerdau no Tecon Imbituba, terminal de contêineres operado pela Santos Brasil, apresentou crescimento 140,7% em três meses de operação. A movimentação iniciada em agosto deste ano com 54 contêineres, chegou a 130 movimentados mensalmente. O maior salto foi dos embarques de feixes de aço destinados à Ásia: de quatro contêineres embarcados no primeiro mês do serviço, para 60 no mês de novembro. Já a descarga de bobinas de aço vindas das regiões Norte e Nordeste do Brasil foi de 50 para 70 contêineres movimentados mensalmente desde o início das operações da Gerdau no terminal de contêineres do porto catarinense. Esse crescimento reflete positivamente em toda a cadeia logística: incrementa a geração de empregos e aumenta a competitividade da Região Sul do País, analisa Paulo Pegas, gerente-executivo da Santos Brasil em Imbituba. No terceiro trimestre de 2018, a movimentação total de contêineres no terminal cresceu 58,9% em comparação com o ano anterior. Estrategicamente localizado no centro da Região Sul do País, o Tecon Imbituba, com 10 anos de operação completados neste mês, não tem restrições de navegação e conta com fácil acesso ferroviário, rodoviário e marítimo.

Leia mais

Operação de bebidas envolve cuidados especiais na Santos Brasil

18/12/2018

No mês de dezembro, o consumo de bebidas alcóolicas cresce em função das festas de Natal e Réveillon, mas quem olha as prateleiras dos supermercados cheias de produtos importados não imagina toda a logística e cuidados envolvidos para que o produto chegue ao consumidor em perfeitas condições e no timing correto. A Santos Brasil, referência em soluções logísticas completas do porto à porta, é a única operadora do Porto de Santos a oferecer serviços customizados de logística portuária para o segmento de bebidas alcoólicas. Desde 2015, quando começou a operar com esse tipo de carga, a empresa vem se especializando e desenvolvendo processos integrados e estruturas específicas que garantem o correto manuseio e a segurança do produto desde a sua chegada no porto, armazenamento e transporte. Além de receber os produtos em seu terminal, a Santos Brasil responde pela desova e separação das bebidas, etiquetagem e gerenciamento de estoque, colocação em palete apropriado e no padrão do cliente, embalagem, empilhamento das caixas e transporte rodoviário. Os vinhos demandam um procedimento ainda mais minucioso no momento da desova. A carga, que chega ao Centro de Distribuição em contêiner fechado, é separada de acordo com a safra da uva e reorganizada em palete padrão PBR (Palete Padrão Brasileiro Intercambiável). A Companhia segue padrões de selagem (selo de controle IPI) e etiquetagem (rótulo em português) para cada tipo de bebida. Este tipo de carga é armazenada em quadras específicas nos armazéns e centros de distribuição, onde recebem cuidados específicos de segurança e limpeza. De acordo com Wagner Tofolli, diretor comercial, a Santos Brasil conta com uma equipe altamente preparada para manusear bebidas, devido à sensibilidade e fragilidade do produto, bem como ao seu alto valor agregado. Todas as etapas do processo devem seguir à risca os padrões definidos pelo cliente, como por exemplo, cargas que necessitam de temperatura específica. Neste caso, transferimos para uma área climatiza de 400 metros quadrados. Desse total, 70% é ocupada por vinhos, diz. Somente nesse ano, a Santos Brasil etiquetou mais de 3 milhões de garrafas. A curva de crescimento da movimentação deste produto na companhia começa a crescer em junho, chegando ao pico em setembro e outubro.

Leia mais

Santos Brasil bate recorde histórico em Vila do Conde

28/11/2018

O Tecon Vila do Conde, operado pela Santos Brasil, alcançou um recorde histórico de produtividade para a região norte do País no último dia 16 de novembro: 60,4 MPH (movimentos por hora) na operação de único navio. Em 10 horas de operação, foram efetuados 604 movimentos e 580 contêineres foram descarregados do navio Seatrade White. O terminal, localizado no Pará, vem acumulando marcas inéditas na sua operação. Em setembro, bateu recorde de movimentação: totalizou 10.596 contêineres movimentados durante a operação de 13 navios. Para o diretor de operações da Santos Brasil, Marlos Tavares, o constante crescimento dos índices de movimentação e produtividade é resultado das melhorias conquistadas com investimentos que somam R$ 22,4 milhões no primeiro semestre de 2018, que possibilitaram a aquisição de um guindaste MHC com capacidade para içar até 125 toneladas, 10 caminhões e três empilhadeiras Reach Stacker - uma para contêineres vazios e duas para cheios. ¿Um elevado nível de serviço nas operações de cais é fundamental para suportar o crescimento da região Norte do país. O recorde é consequência dos investimentos efetuados e de uma gestão de planejamento operacional detalhado e execução rigorosa¿, destaca. Após a conclusão das obras, iniciadas em julho e previstas para chegarem ao fim no primeiro trimestre de 2019, o terminal passará a contar com quatro gates de entrada e dois de saída e pavimento de concreto em todo o seu pátio de armazenamento de contêineres, o que permitirá maior velocidade para a operação e maior capacidade de armazenamento, já que o piso em concreto viabiliza o empilhamento de até cinco contêineres.

Leia mais

Santos Brasil é a melhor empresa em gestão de resíduos do Guia Exame de Sustentabilidade 2018

22/11/2018

A Santos Brasil, referência na operação portuária de contêineres no país, recebeu o prêmio de Melhor Empresa na categoria Gestão de Resíduos do Guia Exame de Sustentabilidade 2018. Considerado um dos mais importantes do país, o prêmio reconhece as empresas que mais se destacam por suas boas práticas de responsabilidade corporativas nos âmbitos social, econômico e ambiental. A metodologia da pesquisa e a análise dos dados são realizados pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces). Signatária do Pacto Global da ONU e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Santos Brasil adota questões chave de sustentabilidade nas áreas de saúde e segurança, redução de emissões de CO2, água, resíduos, desenvolvimento humano e transparência e práticas anticorrupção. As ações são monitoradas por um Comitê de Sustentabilidade, que utiliza indicadores para avaliar o alcance de metas e identificar avanços e oportunidades de melhoria. O Programa de Gestão de Resíduos, premiado pelo Guia Exame, foi reestruturado em 2016 e teve suas ações intensificadas a partir de 2017 de forma a obter mais eficiência ambiental. O resultado foi uma queda 15,17% na geração de resíduos não recicláveis. Além dos ganhos para o meio ambiente, a economia para a companhia nos custos que envolvem o gerenciamento dos resíduos nas unidades foi expressiva, somado R$ 142.116, 50 no ano passado. Outro braço do Programa de Gestão de Resíduos, a promoção da educação ambiental aliada à destinação de materiais metálicos em desuso também alcançou importante resultado: aumento de 17,62% dos resíduos recicláveis, com retorno de R$ 107.840,67 para a empresa. Com melhorias no Programa de Gestão de Resíduos Sólidos, a disseminação da cultura de sustentabilidade e a maior sinergia com parceiros e fornecedores, em 2017 as ações de logística reversa foram intensificadas, viabilizando a destinação sem custo de 104.603,50 toneladas de materiais conforme as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Para Antônio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, o grande desafio em uma companhia é fazer com que o seu compromisso com a sustentabilidade se traduza na prática do dia a dia. "Isso só acontece quando a sustentabilidade entra na cultura da empresa e passa a fazer parte do seu negócio por meio de diretrizes e metas claras de desempenho. Hoje sabemos que além de contribuir para o meio ambiente, conseguimos reduzir custos e ficar mais competitivos com a implantação de políticas sustentáveis", diz.

Leia mais