Fique por dentro das nossas notícias corporativas

Tecon Vila do Conde quebra recorde de produtividade pelo 3º mês consecutivo

16/09/2015

São Paulo, 09 de setembro de 2015 - O Tecon Vila do Conde, terminal de contêineres operado pela Santos Brasil no Pará, encerrou o mês de agosto com mais um recorde de produtividade, alcançando uma média de 25,13 MPH (movimentos por hora). No mês, teve destaque a operação do navio Eleni I, que também fixou uma marca inédita -- 38,68 MPH. Agosto foi o terceiro mês consecutivo com recordes de produtividade no Tecon Vila do Conde. Em junho, o terminal atingiu 21,12 MPH, e, em julho, 23,96 MPH. O bom desempenho é resultado do investimento contínuo da Santos Brasil em infraestrutura, tecnologia e capacitação de funcionários, elementos fundamentais para garantir o avanço da produtividade e eficiência. Nos últimos meses foi ampliado o número de caminhões e reboques do terminal, além de empilhadeiras de grande porte. E, até o fim de setembro, será implantado um sistema informatizado de controle e planejamento de pátio, que permitirá maior agilidade e eficiência nas operações de carga e descarga dos navios. A movimentação de contêineres em Vila do Conde registrou um aumento de 29,4% no último ano, comparando os resultados do 2º trimestre de 2015 e 2014. A performance ascendente confirma o terminal da Santos Brasil como um dos mais competitivos e preparados para atender à expansão da atividade portuária na região Norte do País, segundo o gerente do Tecon Vila do Conde, Ricardo Medina. "É uma tendência natural o crescimento de Vila do Conde. Temos um serviço mais eficiente, linhas semanais de exportação e capacidade operacional para atender o aumento da demanda", explica o executivo.

Leia mais

Lixo eletrônico

16/09/2015

Colaborar com a preservação do meio ambiente e estimular o descarte correto de equipamentos eletroeletrônicos são algumas das propostas da 2º edição da Jornada Ambiental, programa de educação ambiental promovido pela Santos Brasil, que tem início no dia 17 de setembro, às 15h00, no auditório do Tecon Santos. A professora Neuci Bicov, integrante da Comissão de Sustentabilidade do CCE-USP, participará do evento de abertura. A docente é membro do projeto Cedir - Centro de Reuso e descarte de Eletroeletrônicos, além de ser a responsável técnica pelos trabalhos desenvolvidos na reciclagem, reuso e logística reversa dos equipamentos inservíveis da USP. O diretor de Recursos Humanos da Santos Brasil, Alcino Therezo Junior, também estará presente no encontro, juntamente com a equipe que coordena o Centro de Reciclagem de Lixo Eletrônico da Fundação Settaport.

Leia mais

Atleta de Guarujá termina corrida em 4º lugar em SP

16/09/2015

São Paulo, 03 de setembro de 2015 - O atleta e funcionário da Santos Brasil, Eduardo Dutra, de Guarujá, participou da corrida Disney Magic Run e terminou em quarto lugar geral, completando os 10 quilômetros do percurso em 37 minutos. A prova, que aconteceu no último domingo (30), em São Paulo, reuniu 1.748 competidores do sexo masculino. Eduardo, que atua como conferente de pátio e armazém do Centro Logístico Industrial Aduaneiro - Clia Guarujá, integra a equipe de pedestrianismo da Santos Brasil, grupo de corrida que existe desde 2003. Esta foi a primeira vez que um funcionário da Companhia subiu ao pódio em uma corrida realizada na capital paulista. Em outra oportunidade, o atleta da Baixada Santista ficou em primeiro lugar no pelotão da Santos Brasil que participou da corrida 10KM Tribuna FM, em Santos. Ambas as provas fazem parte dos calendários de corridas de rua de São Paulo e Santos, respectivamente. "Comecei a correr com o apoio dos colegas da empresa, e intensifiquei o treinamento há sete meses. Desde então perdi 20 quilos e melhorei minha qualidade de vida com o incentivo da Santos Brasil", compartilhou o atleta.

Leia mais

Reciclagem de lixo eletrônico é tema de Jornada Ambiental da Santos Brasil

16/09/2015

São Paulo, 16 de setembro de 2015 - A conscientização para a importância da reciclagem e do descarte correto do lixo eletrônico será o tema da Jornada Ambiental realizada este mês pela Santos Brasil, operadora do maior terminal portuário da América do Sul, na margem esquerda do Porto de Santos. O evento de abertura da jornada será amanhã, dia 17, no Tecon Santos. Estão previstas ações de conscientização para os funcionários e divulgação de informações nos canais de comunicação interna. O lixo eletrônico -- como pilhas usadas, celulares, televisores, computadores e outros equipamentos eletrônicos-- representa uma das piores fontes de poluição dos mananciais subterrâneos de água e pode causar a contaminação das fontes de água potável e das lavouras agrícolas. Para se ter uma ideia, um telefone celular contém sete tipos de metais pesados poluentes, como chumbo, arsênio e mercúrio. "A Companhia acredita que faz parte de sua responsabilidade como empresa cidadã contribuir para o fortalecimento da consciência ambiental de nossos funcionários e apoiar projetos na região de nossas unidades de negócio", afirma a gerente-executiva de Comunicação, Sustentabilidade e Inteligência Competitiva da Santos Brasil, Raquel Ogando. A Jornada Ambiental está alinhada com a política de Sustentabilidade da Santos Brasil, que tem como uma de suas diretrizes evitar impactos negativos ao meio ambiente e estimular os stakeholders da Companhia a adotarem uma conduta ambientalmente responsável. Em junho, a Santos Brasil realizou uma Jornada Ambiental sobre o uso racional da água. A Santos Brasil apoia o Centro de Reciclagem de Lixo Eletrônico, da Fundação Settaport, em Santos (SP). O projeto mantém dois postos de coleta em municípios da Baixada Santista. Veja a lista abaixo: Postos de coleta - Centro de Reciclagem de Lixo Eletrônico - Av. Conselheiro Nébias, 185, Paquetá-Santos - Telefone (13) 3221-2546 - Fundação Settaport Guarujá - R. Waldemar Tangary, 315 - Jardim Conçeiçãozinha, terças e quintas - Telefone ( 13 ) 3382-4264

Leia mais

Santos Brasil conquista serviço para a África

02/09/2015

A Santos Brasil, prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta, e referência na operação de contêineres no País, iniciou na última semana a operação de uma rota comercial que atende as costas Oeste e Sul da África. Ao conquistar esta linha, que faz escalas semanais no Tecon Santos - maior terminal de contêineres da América do Sul, na margem esquerda do Porto de Santos - a Santos Brasil passa a operar rotas comerciais a partir e para todos os cinco continentes. O novo serviço, batizado de SAWAF, vai escalar os portos de Navegantes (SC), Paranaguá (PR), Santos, Rio de Janeiro, Durban, Port Elizabeth e Cidade do Cabo (África do Sul), Luanda (Angola) e Pointe Noire (República do Congo). A operação tem como foco a exportação e foi iniciada na última segunda-feira (24), com o navio Gerhard Schulte, da Hamburg Sud. "Esta rota vem a consolidar nosso terminal como a melhor opção hoje no porto de Santos", afirma o diretor Comercial da Santos Brasil, Marcos Tourinho. "A expectativa da Companhia é grande, pois esse tráfego tem apresentado crescimento através das exportações para África com taxas acima da média", acrescenta o executivo.

Leia mais

Santos Brasil abre vagas para operador de conjunto transportador

21/08/2015

A Santos Brasil está com vagas abertas para a função de Operador de Conjunto Transportador, disponíveis para trabalhadores inscritos no OGMO de Santos. Os interessados devem efetuar a inscrição por meio <a href=/ogmo/ficha.asp>deste link . Também será preciso apresentar a carteira de identificação de trabalhador portuário avulso, comprovantes de escolaridade e residência, conforme agendamento. O candidato será submetido ainda, a avaliações e exame médico, de acordo com os critérios definidos pela empresa. O salário base oferecido é de R$ 1.355,41, além de benefícios como vale alimentação, cartão cesta básica, assistência médica e odontológica, seguro de vida em grupo, previdência privada e vale transporte. A empresa oferece ainda Plano de Participação nos Resultados. O turno de trabalho é de oito horas diárias, em regime CLT. Para mais informações, <a href=/media/77258/Edital%20OGMO%20-%2003.2015%20-%20OCT.pdf> confira o Edital .

Leia mais

Santos Brasil é líder em Visão de Futuro no ranking da Época Negócios

20/08/2015

Listada entre as 250 melhores empresas do País pelo ranking 360º da revista Época Negócios, a Santos Brasil foi apontada, no setor de infraestrutura, como a de maior Visão de Futuro, uma das seis dimensões analisadas pelo estudo. O quesito avalia o planejamento estratégico da companhia e as ferramentas e métodos de gestão. A Santos Brasil também se destacou em Responsabilidade Socioambiental (3º posição no setor) e Capacidade de Inovar (3º). A empresa foi listada em 84ª no ranking geral das 250 melhores, subindo 37 posições em relação ao ano passado.

Leia mais

Santos Brasil apresenta case de Segurança e Comunicação em São Paulo

17/08/2015

A Santos Brasil participou no último dia 11 do congresso OHS Internacional, em São Paulo. Realizado no Hotel Maksoud Plaza, o evento discutiu a segurança do trabalho, de processos e gestão de riscos como fatores-chave de negócio no cenário atual. A empresa apresentou o case do projeto Atitude Segura, que elevou para 80% a percepção da Segurança como um valor da Santos Brasil, tendo impactos positivos em todos os indicadores de gestão de segurança no trabalho. "De 2012, quando iniciamos o projeto, até 2014, a taxa de frequência no Tecon Santos, que mede a quantidade de acidentes por hora-homem de trabalho, foi reduzida em 56%. A taxa de gravidade, determinada pela gravidade das ocorrências, caiu 64%", relembra Hemerson Braga, gerente de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Santos Brasil, que apresentou o case. "Os dias perdidos diminuíram de forma relevante, refletindo diretamente nos ganhos de produtividade da operação", pontua. Hemerson Braga esteve acompanhado de Viviane Perinotto, coordenadora de Comunicação da Companhia, que abordou a importância da comunicação efetiva para a mudança e a consolidação da cultura de segurança na companhia. "A comunicação foi fundamental para alcançarmos resultados significativos e o engajamento de todos os funcionários", complementa o executivo.

Leia mais

Tecon Santos instala 3ª geração de aparelhos de biometria

17/08/2015

Em busca de maior agilidade e segurança em suas operações no Tecon Santos, a Santos Brasil instalou novos leitores biométricos nos gates de acesso ao terminal. Os equipamentos fazem a leitura das impressões digitais dos motoristas de caminhão, antes de liberar a entrada e saída dos veículos de transporte de cargas. Os novos leitores biométricos são do mesmo modelo usado pelos maiores bancos do País e fazem parte da terceira geração de aparelhos utilizados no Tecon Santos, que há mais de dez anos adota a tecnologia na entrada do terminal. Os aparelhos, de modelo inédito no Porto de Santos, são mais precisos e sensíveis e conseguem fazer a leitura mesmo que, por exemplo, os dedos estejam sujos de graxa, situação comum no setor e que provocava atrasos na liberação do caminhão. Por serem mais precisos, os novos aparelhos também possuem maior imunidade a eventuais tentativas de fraude. "Nosso foco em tecnologia e inovação nos permite operar um dos terminais mais modernos do mundo, oferecendo precisão e agilidade nos serviços a nossos clientes", salienta o diretor de Tecnologia da Santos Brasil, Ricardo Abbruzzini Filho. Com a instalação dos novos aparelhos, também está sendo feito o recadastramento das informações biométricas dos cerca de 100 mil caminhoneiros, que constam no banco de dados do Tecon Santos. A atualização é feita automaticamente, quando o motorista acessa o terminal usando os novos leitores.

Leia mais

Tecon Santos instala 3ª geração de aparelhos de biometria

17/08/2015

Em busca de maior agilidade e segurança em suas operações no Tecon Santos, a Santos Brasil instalou novos leitores biométricos nos gates de acesso ao terminal. Os equipamentos fazem a leitura das impressões digitais dos motoristas de caminhão, antes de liberar a entrada e saída dos veículos de transporte de cargas. Os novos leitores biométricos são do mesmo modelo usado pelos maiores bancos do País e fazem parte da terceira geração de aparelhos utilizados no Tecon Santos, que há mais de dez anos adota a tecnologia na entrada do terminal. Os aparelhos, de modelo inédito no Porto de Santos, são mais precisos e sensíveis e conseguem fazer a leitura mesmo que, por exemplo, os dedos estejam sujos de graxa, situação comum no setor e que provocava atrasos na liberação do caminhão. Por serem mais precisos, os novos aparelhos também possuem maior imunidade a eventuais tentativas de fraude. "Nosso foco em tecnologia e inovação nos permite operar um dos terminais mais modernos do mundo, oferecendo precisão e agilidade nos serviços a nossos clientes", salienta o diretor de Tecnologia da Santos Brasil, Ricardo Abbruzzini Filho. Com a instalação dos novos aparelhos, também está sendo feito o recadastramento das informações biométricas dos cerca de 100 mil caminhoneiros, que constam no banco de dados do Tecon Santos. A atualização é feita automaticamente, quando o motorista acessa o terminal usando os novos leitores.

Leia mais

Santos Brasil registra EBITDA ajustado de R$ 55,3 milhões e margem de 23,6% no 2º trimestre

14/08/2015

A Santos Brasil encerrou o 2º trimestre do ano com total de 228.169 contêineres movimentados nos três terminais que opera no País - Tecon Santos, Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA). O destaque do período foi o desempenho operacional do terminal paraense, que manteve sua trajetória ascendente e registrou a movimentação de 10.247 contêineres no 2T15 com aumento de 29,4% na comparação com o mesmo trimestre de 2014. No acumulado do primeiro semestre, Vila do Conde apresentou elevação de 37,4% no total de contêineres movimentados. O Tecon Imbituba bateu recorde em sua operação de carga geral no 2T15 com total de 93.978 toneladas movimentadas e crescimento de 363,4%. No acumulado do ano, a evolução foi de 188,2% com 111.925 toneladas. O TEV (Terminal de Veículos) também preservou a tendência operacional apresentada no 1T15 e movimentou 56.147 veículos no segundo trimestre com aumento de 14% e de 13,7% no acumulado. No mix de serviços da Santos Brasil, as operações de transbordo foram responsáveis por 33,4% do total movimentado no período. No 2T14, este indicador era de 28,3% e no 1T15, de 29,8%. A cabotagem atingiu 22,5% do total movimentado no 2T15. O mix de contêineres cheio-vazio obteve recuperação no trimestre e contabilizou 74,1% de cheios no 2T15 ante 71,9% no 2T14. No 2T15, o Tecon Santos atingiu 34,9% de market share, ou seja, 1.8 ponto percentual acima do registrado no 1T15, mantendo-se responsável pela maior parte dos contêineres operados pela Santos Brasil - 92,9% do volume total no período ante 92,7% no 2T14. No segmento de Logística, a companhia contabilizou redução de 25,5% do total de contêineres armazenados no 2T15, consequência direta da redução da atividade econômica nacional e da diminuição de importação de insumos para a indústria automobilística. Indicadores financeiros A receita líquida consolidada do 2T15 atingiu R$ 232,1 milhões com queda de 11,6% no comparativo com o 2T14. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) do segundo trimestre ajustado para efeitos não recorrentes foi de R$ 55,3 milhões com margem de 23,6%. O lucro líquido no período foi de R$ 4,8 milhões e o acumulado, de R$ 20,6 milhões. A Santos Brasil fechou o trimestre com um saldo de caixa de R$ 172,7 milhões e dívida líquida de R$ 152,3 milhões, equivalente a 0,6 vezes o EBITDA dos últimos 12 meses.

Leia mais

Navio Cosco Prince Rupert escala Tecon Santos pela primeira vez

03/08/2015

O navio Cosco Prince Rupert, post-panamax de 334 metros de comprimento, escalou nesta quinta-feira (30) pela primeira vez o Porto de Santos. Estava prevista a movimentação de 1.234 contêineres no Tecon Santos, da Santos Brasil. O armador chinês opera uma escala semanal no Tecon Santos, em rota que inclui os principais portos da Ásia.

Leia mais

Santos Brasil economiza 2,8 milhões de litros com lavagem a seco

22/07/2015

Adotada há pouco mais de um ano pela Santos Brasil, a lavagem a seco de veículos e equipamentos para transportes rodoviários, modelo pioneiro no Porto de Santos, já alcançou uma economia de cerca de 2,8 milhões de litros de água. Este volume seria suficiente, por exemplo, para abastecer uma família de quatro pessoas por mais de dez anos. A lavagem a seco começou a ser implantada em maio do ano passado e hoje é utilizada para toda a frota da Santos Brasil Logística, que conta com dois Clias (Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros), em Santos e Guarujá, uma unidade em Guaratinguetá (SP) e dois CDs (Centros de Distribuição), em São Bernardo do Campo e na capital paulista. São 143 caminhões e 228 semirreboques. A economia de 2,8 milhões de litros de água, conseguida entre maio do ano passado e o início de julho deste ano, representa 13% de toda a água consumida em 2014 pelas unidades de Logística da companhia. No período, foram realizadas 1.900 lavagens a seco. Cada uma delas representa uma economia de 1.480 litros de água, quantidade necessária à limpeza de um único caminhão por meio da lavagem convencional. A técnica utiliza um pano umedecido em um produto biodegradável para limpar os caminhões. Uma equipe de cinco pessoas consegue lavar de sete a oito veículos por dia. Além dos ganhos para o meio ambiente com a economia de água, a lavagem a seco proporcionou a redução das emissões de gases poluentes. Quando eram lavados com o método convencional, os caminhões precisavam ser deslocados até um estabelecimento credenciado, localizado no município de São Vicente (SP). Agora é possível lavá-los dentro de unidades logísticas da Santos Brasil. Isso também ajudou a reduzir o tráfego de caminhões nas rodovias da Baixada Santista. Para o gerente-executivo de Transportes da Santos Brasil, Wendell Fernandes, a lavagem a seco vem proporcionando ganhos operacionais à empresa e aos clientes. "Antes precisávamos de um dia inteiro para lavar um único caminhão, incluindo o tempo gasto com o deslocamento. Com a lavagem a seco, esses veículos são limpos em cerca de uma hora, e ficam à disposição para serem operados muito mais rapidamente", afirma Fernandes. "A Santos Brasil possui um compromisso com a eficiência de suas operações em todos os sentidos. Buscamos exceder as expectativas dos nossos clientes e ao mesmo tempo melhorar nosso desempenho ambiental. Acreditamos que a gestão sustentável contribui para o futuro e o sucesso da companhia", salienta o gerente de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Santos Brasil, Hemerson Braga.

Leia mais

Tecon Vila do Conde tem novo recorde de produtividade

13/07/2015

O terminal de contêineres da Santos Brasil em Vila do Conde (PA) quebrou mais um recorde. Em junho, atingiu média mensal de 21,12 movimentos por hora (MPH) com volume de cerca de 3.800 contêineres movimentados, o maior indicador já alcançado pela operação, localizada no município de Barcarena. Além desse índice de produtividade, a movimentação do navio MSC Jemima, finalizada na última quinta-feira (2), alcançou a marca de 24,04 MPH com mais de 1.000 movimentos. Trata-se do segundo maior volume operado pelo terminal em um único navio. De acordo com o gerente da Santos Brasil em Vila do Conde, Ricardo Medina, os bons índices são resultado de um trabalho que preza pela agilidade, precisão e segurança. Por isso, o Tecon paraense foi recentemente recomendado à recertificação pela norma ISO 9001:2008, que avalia o Sistema de Gestão de Qualidade das operações. O terminal possui a certificação desde 2009.

Leia mais

Santos Brasil participa de comitiva aos EUA sobre tecnologias para portos sustentáveis

08/07/2015

Referência na operação de contêineres no Brasil, a prestadora de serviços portuários e logísticos completos Santos Brasil foi convidada pelo governo norte-americano, por meio da Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA), a participar da comitiva que fará uma visita técnica a portos locais, com foco em tecnologias para portos verdes e sustentáveis. A visita será realizada entre os dias 12 e 22 de julho e vai percorrer os portos de Miami, Houston, Long Beach e Los Angeles. A agenda prevê palestras sobre temas como monitoramento da qualidade do ar, redução de emissões e eficiência energética de navios, além de encontros com representantes de empresas do setor. A Santos Brasil será representada no evento da USTDA pelo gerente de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Hemerson Augusto Chiaradia Braga. Com a responsabilidade ambiental e social entre os seus valores, a Santos Brasil desenvolve uma série de ações que buscam mitigar os impactos à natureza e melhorar a convivência com as comunidades do entorno. A companhia mantém ainda o monitoramento constante em suas operações do nível de emissões de gases causadores do efeito estufa. Atende a legislação tratando os efluentes de esgoto e físico químico, descartando os mesmos dentro dos padrões legais. E ainda está ampliando as instalações com novos tratamentos para reaproveitamento de água em vasos sanitários, jardins e lavagem de equipamentos. Os terminais de contêineres em Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) recentemente foram certificados pela norma ISO 14001:2004, que avalia o sistema de gestão ambiental nas instalações. "A Santos Brasil busca superar as expectativas de seus clientes, por meio de uma gestão sustentável, garantindo o futuro bem-sucedido e perene que toda companhia deseja", reforça a gerente-executiva de Comunicação, Sustentabilidade e Inteligência Competitiva da Santos Brasil, Raquel Ogando.

Leia mais