São Paulo, 17 de dezembro de 2021 - Em constante busca por soluções inteligentes para atender as demandas de seus clientes, a Santos Brasil - referência em operações portuárias e logísticas - desenvolveu uma estratégia especial de atendimento dos pedidos da Vinho & Ponto para abastecer suas lojas, garantindo disponibilidade de estoque, e para dar vazão ao crescimento de vendas esperado durante a Black Friday e festas de fim de ano. Em 15 dias - entre 25 de novembro e 10 de dezembro -, a empresa movimentou cerca de 60 mil garrafas de vinho, sete vezes mais que em épocas normais e o dobro do realizado no mesmo período do ano passado. As ações propostas pela Santos Brasil incluíram a contratação de colaboradores temporários, ampliação de espaço para armazenagem e redesenho do fluxo da operação para atender a demanda prevista. Além disso, todos os profissionais temporários contratados para atender o aumento da demanda neste final de ano receberam treinamento especial, já que se trata de carga frágil e de alto valor agregado ¿ expertise que a Companhia desenvolve desde 2015. A Santos Brasil é responsável por praticamente toda a cadeia logística desta operação ¿ desde o recebimento dos vinhos em seu Terminal de Contêineres no Porto de Santos, onde acontece a nacionalização dos produtos, bem como pelo transporte ao Centro de Distribuição de São Bernardo do Campo (SP), onde o material é armazenado e preparado para abastecer as 36 lojas da rede. Em 2019, primeiro ano da parceria entre a Santos Brasil e a Vinho & Ponto, a operação durante a Black Friday envolveu 15 mil garrafas de vinho. Em 2020, o número saltou para 30 mil. Para se ter uma ideia, no restante do ano a movimentação diária fica em torno de 700 a 1.500 unidades. De acordo com Daniel Figuera, Gerente de Operações Logísticas da Santos Brasil, essa flexibilidade para atendimento de demandas pontuais com grandes variações é fruto do entendimento da necessidade do cliente. A partir daí, usando todas as informações que temos em nosso sistema e as previsões do cliente, planejamos e executamos a operação para que o assunto logística não seja um problema para nossos parceiros comerciais, diz. As bebidas comercializadas pela Vinho & Ponto são 100% importadas, a maioria proveniente da América do Sul (Chile e Argentina). Logística integrada A Santos Brasil oferece soluções logísticas integradas e completas do porto ao e-commerce para seus clientes. Isso envolve atividade portuária, armazenagem, gestão de estoque, transporte rodoviário (com frota própria) e distribuição. Desenvolve serviços sob medida, customizados, que envolvem alto nível de complexidade. Atua com logística integrada in house e em operações 3PL (Third-Party Logistics). Com seus ativos integrados por meio de sistemas de última geração e tecnologia de ponta, a empresa opera no modelo one stop shop: cuida da carga do cliente e centraliza todos os serviços da cadeia logística em uma interface única, com alto nível de qualidade. Com a inauguração no ano passado de um centro de distribuição butique, o CD Imigrantes - o segundo CD da Companhia na região de São Bernardo do Campo -, a Santos Brasil aumentou em cerca de 30% sua capacidade de armazém geral, ampliando a oferta de operações verticalizadas do porto ao e-commerce e também a prestação de serviços puramente logísticos. A empresa dispõe ainda de recintos aduaneiros (Clias) nas duas margens do Porto de Santos, frota própria de caminhões para transporte rodoviário, além de dez terminais portuários estrategicamente localizados no país: três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos (SP), três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendameentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém arrematados em Itaqui (MA).
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