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Santos Brasil traça estratégia logística para a Vinho & Ponto vender até sete vezes mais no final de ano

17/12/2021

São Paulo, 17 de dezembro de 2021 - Em constante busca por soluções inteligentes para atender as demandas de seus clientes, a Santos Brasil - referência em operações portuárias e logísticas - desenvolveu uma estratégia especial de atendimento dos pedidos da Vinho & Ponto para abastecer suas lojas, garantindo disponibilidade de estoque, e para dar vazão ao crescimento de vendas esperado durante a Black Friday e festas de fim de ano. Em 15 dias - entre 25 de novembro e 10 de dezembro -, a empresa movimentou cerca de 60 mil garrafas de vinho, sete vezes mais que em épocas normais e o dobro do realizado no mesmo período do ano passado. As ações propostas pela Santos Brasil incluíram a contratação de colaboradores temporários, ampliação de espaço para armazenagem e redesenho do fluxo da operação para atender a demanda prevista. Além disso, todos os profissionais temporários contratados para atender o aumento da demanda neste final de ano receberam treinamento especial, já que se trata de carga frágil e de alto valor agregado ¿ expertise que a Companhia desenvolve desde 2015. A Santos Brasil é responsável por praticamente toda a cadeia logística desta operação ¿ desde o recebimento dos vinhos em seu Terminal de Contêineres no Porto de Santos, onde acontece a nacionalização dos produtos, bem como pelo transporte ao Centro de Distribuição de São Bernardo do Campo (SP), onde o material é armazenado e preparado para abastecer as 36 lojas da rede. Em 2019, primeiro ano da parceria entre a Santos Brasil e a Vinho & Ponto, a operação durante a Black Friday envolveu 15 mil garrafas de vinho. Em 2020, o número saltou para 30 mil. Para se ter uma ideia, no restante do ano a movimentação diária fica em torno de 700 a 1.500 unidades. De acordo com Daniel Figuera, Gerente de Operações Logísticas da Santos Brasil, essa flexibilidade para atendimento de demandas pontuais com grandes variações é fruto do entendimento da necessidade do cliente. A partir daí, usando todas as informações que temos em nosso sistema e as previsões do cliente, planejamos e executamos a operação para que o assunto logística não seja um problema para nossos parceiros comerciais, diz. As bebidas comercializadas pela Vinho & Ponto são 100% importadas, a maioria proveniente da América do Sul (Chile e Argentina). Logística integrada A Santos Brasil oferece soluções logísticas integradas e completas do porto ao e-commerce para seus clientes. Isso envolve atividade portuária, armazenagem, gestão de estoque, transporte rodoviário (com frota própria) e distribuição. Desenvolve serviços sob medida, customizados, que envolvem alto nível de complexidade. Atua com logística integrada in house e em operações 3PL (Third-Party Logistics). Com seus ativos integrados por meio de sistemas de última geração e tecnologia de ponta, a empresa opera no modelo one stop shop: cuida da carga do cliente e centraliza todos os serviços da cadeia logística em uma interface única, com alto nível de qualidade. Com a inauguração no ano passado de um centro de distribuição butique, o CD Imigrantes - o segundo CD da Companhia na região de São Bernardo do Campo -, a Santos Brasil aumentou em cerca de 30% sua capacidade de armazém geral, ampliando a oferta de operações verticalizadas do porto ao e-commerce e também a prestação de serviços puramente logísticos. A empresa dispõe ainda de recintos aduaneiros (Clias) nas duas margens do Porto de Santos, frota própria de caminhões para transporte rodoviário, além de dez terminais portuários estrategicamente localizados no país: três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos (SP), três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendameentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém arrematados em Itaqui (MA).

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Santos Brasil investirá mais R$ 500 milhões no Tecon Santos até 2023

10/12/2021

São Paulo, 10 de dezembro de 2021 - A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, dá início à segunda fase do projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos. Com investimentos que somam R$ 500 milhões, a Companhia ampliará a capacidade de pátio do terminal em 600 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e a capacidade de cais em 200 mil TEUs. Após a conclusão desta segunda etapa, prevista para 2023, a capacidade total do Tecon Santos será de 2,6 milhões de TEUs por ano. Em uma terceira fase, a empresa investirá mais R$ 600 milhões até 2031 para levar o terminal a uma capacidade de 3 milhões de TEUs por ano, concluindo desta forma os investimentos de R$ 1,55 bilhão previstos no contrato de prorrogação antecipada do terminal. A primeira fase do projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos foi oficialmente entregue no último dia 26/11 e contou com investimentos da ordem de R$ 450 milhões. Em uma iniciativa pioneira no país, o projeto prevê a compra de equipamentos automáticos, começando com os e-RTGs (guindastes móveis) já nesta segunda fase. Contempla também instalações no prédio administrativo para realizar a operação remota, aumentando a segurança operacional, elevando a produtividade e oferecendo mais conforto aos operadores que passarão a controlar à distância os equipamentos quando a automação estiver completa, na terceira fase. Uma das principais obras previstas nesta segunda fase é a construção de um novo pátio de operações com capacidade para empilhar até seis contêineres cheios, ampliando a capacidade estática do terminal de 43.000 TEUs para 52.000 TEUs. Para dar lugar a essa nova área de armazenagem, os atuais prédios administrativos serão demolidos e a subestação de energia e as balanças serão removidas. Um novo prédio administrativo será construído ao lado da portaria terrestre, mas fora das instalações do terminal. O projeto também inclui a elevação do pé direito do atual armazém e a construção de um novo sistema de empilhamento que utilizará prateleiras porta-pallets, empilhadeiras elétricas e coletores de dados por rádio frequência (RFID) para ampliar a capacidade de armazenamento e aumentar a acuracidade na gestão do estoque. Os quatro ramais ferroviários, que atualmente contam com 400 metros de extensão, serão ampliados e passarão a ter 800 metros, permitindo a entrada de uma composição férrea inteira no terminal. As linhas férreas serão reposicionadas, bem como os gates de saída, a fim de eliminar o cruzamento entre caminhões e trens. Dentre os equipamentos que serão adquiridos destacam-se dois guindastes ship to shore (portêineres) com operação remota; três e-RTGs automáticos, 30 terminal tractors (carretas tipo reboque), empilhadeiras para contêineres vazios e empilhadeiras elétricas para os armazéns. O projeto está alinhado às metas de redução de impactos ambientais definidos pela Companhia para 2024, que estabelecem a redução de 50% na geração de resíduos/TEU, redução de 30% no consumo de água per capta e de 15% em toneladas de emissões de CO2/TEU. Os novos equipamentos serão elétricos e com regeneração de energia. O novo prédio administrativo será construído visando maior eficiência energética, privilegiar a entrada de luz natural e aproveitar água de reuso. Já a remodelação do pátio tornará a logística mais eficiente, com ainda mais organização no fluxo, viabilizando a redução da circulação de carretas e de caminhões. De acordo com Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, os investimentos adicionais que estão sendo realizados no Tecon Santos garantirão que a capacidade do porto de Santos fique à frente da demanda. "Exportadores, importadores e armadores terão assegurado o espaço para suas cargas, com um elevado nível de serviço no porto mais importante do país", diz.

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Santos Brasil lança novo site mais intuitivo e ágil

30/11/2021

Homepage tem projeto baseado nas melhores práticas de usabilidade, acessibilidade e novas funcionalidades para clientes e demais stakeholders São Paulo, 30 de novembro de 2021 - A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, completa 24 anos neste mês e comemora com a estreia do seu novo site (www.santosbrasil.com.br). Com visual e funcionalidades totalmente renovados, a plataforma tem navegação mais ágil, inovadora e intuitiva, proporcionando uma melhor experiência ao usuário. Desenvolvido a partir de um layout especialmente produzido para atender aos mais diferentes públicos da empresa, e com base nas melhores tendências de usabilidade, as mudanças foram pensadas para além do design, com o desenvolvimento de novas funcionalidades e áreas específicas para clientes e demais usuários em diferentes situações, de forma simples e eficiente. Um dos conceitos trazidos é o One Page: ao clicar em uma opção do menu, o usuário não é direcionado para uma nova URL, mas para uma seção dentro da mesma página onde a navegação foi iniciada. O site ficou mais intuitivo e responsivo, com melhor qualidade de acesso pelo computador, celular ou tablet. Outra novidade é a acessibilidade: a Santos Brasil entende que o acesso integral para todos os públicos é essencial e, a partir de agora, portadores de deficiência auditiva têm à disposição no site a tradução virtual em libras. Também foi incluído o leitor de tela, que atende aos deficientes visuais. O programa vai percorrendo textos e imagens e lendo em voz alta tudo o que é encontrado na tela. As áreas dedicadas à Sustentabilidade e à Inovação, dois dos valores da Companhia, também foram renovadas. Antes denominada como Compromisso com o Futuro, chama-se agora Sustentabilidade e passa a reunir todas as iniciativas que a Santos Brasil realiza voltadas ao meio ambiente, desenvolvimento humano e social, e governança, além de permitir rápido acesso aos Relatórios de Sustentabilidade da empresa. Já a área da Inovação passa a exibir de forma clara e didática as iniciativas inovadoras desenvolvidas e implementadas, seja nas unidades de operação ou no âmbito virtual da Companhia. Para os clientes foram desenvolvidos recursos exclusivos, que podem ser acessados por meio de login na área "Conecte-se". São avisos, links para o FAQ, onde é possível tirar dúvidas e acessar documentos de forma rápida e prática por meio da Central de Ajuda. A área traz ainda informações sobre todas as soluções desenvolvidas para o cliente como o Integra Aqui, que é dedicado para APIs e suas documentações, além de aplicativos exclusivos Santos Brasil. Nas seções Lista de Atracação, Monitoramento de Gate e Recebimento de Exportação (de cada uma das unidades operacionais), o usuário poderá filtrar as informações desejadas com mais facilidade. Outra novidade é o link de acesso ao Marine Traffic, site que permite consultar a localização de uma embarcação em tempo real. À frente do projeto, Fabiola Baccarin, gerente de Customer Experience e Relacionamento com Clientes da Santos Brasil, comemora a chegada do novo site. "É mais um passo na constante busca da Companhia pela melhor experiência dos nossos stakeholders, que terão, além de um ambiente mais moderno e agradável, um conteúdo bastante informativo, com maior clareza sobre nossos ativos, nossas soluções e nossa forma de atuar", afirma.

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Santos Brasil conclui a primeira fase do projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos

26/11/2021

Cerimônia, com a presença do Ministro Tarcísio Gomes de Freitas, marca o final das obras de extensão e aprofundamento do cais do terminal, que passa a ser o único da América do Sul com capacidade de atender simultaneamente até três navios New Panamax São Paulo, 26 de novembro de 2021 - A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, inaugurou oficialmente hoje, dia 26/11, as obras de extensão e aprofundamento do cais do Tecon Santos, no porto de Santos. A empresa conclui, desta forma, a primeira fase do projeto de ampliação e modernização do terminal, que somou investimentos da ordem de R? 450 milhões e agregou mais 400 mil TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) de aumento de capacidade operacional. Além disso, o Tecon Santos passa a ser, agora, o único terminal de contêineres da América do Sul com capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax, de 366m - as maiores embarcações previstas para chegar ao país. De acordo com Antônio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, a conclusão desta primeira etapa é um marco importante não apenas para a Santos Brasil, mas também para o porto de Santos. "São 400.000 TEU a mais de capacidade no Tecon Santos, que asseguram o crescimento do porto nos próximos anos", diz. Iniciada em 2019, as obras ampliaram o cais do Tecon Santos em 220 metros, totalizando 1.510 metros. Incluíram também o aprofundamento do cais e reforço de estrutura para a instalação de trilhos para novos portêineres de última geração, ao longo de 1.090 metros; e o aumento da profundidade máxima do cais para 16 metros. A primeira etapa de ampliação e modernização do terminal envolveu, além das obras civis, aquisições de equipamentos de última geração (dois novos portêineres com 50 metros de altura, comprimento de lança de 70 metros e capacidade para movimentar até 100 toneladas, 30 reboques e 30 terminal tractors para a movimentação de cargas no pátio - todos já em operação) e investimentos em projetos na área de TI, que incluem a compra e implementação de um novo TOS (Terminal Operating System), o OPUS da CyberLogitec, e a aquisição de softwares e equipamentos que permitem maior utilização da inteligência artificial no planejamento e operação. O total de investimentos previsto no projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos é da ordem de R? 1,5 bilhão, em valores atualizados, até 2031, aumentando a produtividade operacional, a eficiência energética, a velocidade e o fluxo da operação. "Trabalhamos com uma visão de longo prazo e nosso objetivo é sempre ter a infraestrutura pronta antes da demanda. Por isso, vamos iniciar imediatamente os investimentos da segunda fase do projeto", diz Sepúlveda. Cerimônia de inauguração A cerimônia de inauguração das obras do cais do Tecon Santos contou com a presença do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; do Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni; do Presidente da Santos Port Authority, Fernando Biral; da vice-prefeita de Guarujá, Adriana Machado; do presidente da Câmara de Guarujá, José Nilton Doidão; do Secretário de Assuntos Portuários de Santos, Júlio Eduardo dos Santos; da Delegada da Polícia Federal em Santos, Luciana Fuschini Nave; do auditor-fiscal Cleiton Alves dos Santos João Simões, da Receita Federal, e de outras importantes autoridades, além de empresários e executivos do setor, que foram recebidos por Antônio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, e demais diretores da Companhia.

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Parceria entre Santos Brasil e TAG Livros completa um ano com mais de 700 mil kits expedidos

18/11/2021

Serviço envolve toda a gestão logística do clube de livros e entrega ao cliente final São Paulo, 18 de novembro de 2021 - A parceria entre Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, e TAG Livros, o maior clube de livros por assinatura do país, completou um ano e ultrapassou a marca de 700 mil kits e produtos individuais expedidos em 2021. Desenhado sob medida para a TAG, o serviço prestado pela Santos Brasil, neste caso específico, não inclui operações portuárias, mas o sofisticado gerenciamento de toda a cadeia logística do cliente para assegurar a expedição dos kits de livros aos seus mais de 60 mil assinantes e clientes de e-commerce espalhados por todo o país. Todo o estoque da TAG fica concentrado com a Santos Brasil e as soluções compreendem o recebimento e armazenagem de mercadorias no Centro de Distribuição de São Bernardo do Campo (SP), a separação de produtos, a montagem dos kits, a etiquetagem e a expedição. Neste primeiro ano, o volume de kits e produtos individuais expedidos teve média mensal de 60 mil e pico de 74 mil unidades conquistado em janeiro de 2021. Durante o primeiro ano da parceria, a Santos Brasil operacionalizou para a TAG campanhas de grandes proporções, com destaque para a Black Friday, que acontece anualmente em novembro, Trilhas (um novo segmento de negócios) e a operação da Grow. De acordo com Ricardo Buteri, diretor comercial da Santos Brasil, a Companhia tem atuado cada vez mais em projetos logísticos com alto nível de complexidade e que não dependam exclusivamente da atividade portuária. "Temos sistemas de ponta, capacidade operacional e equipe altamente qualificada para encontrar soluções inteligentes e ágeis para os mais diversos segmentos de mercado, reduzindo custos e tempo e aumentando a segurança da operação. Agregamos valor e entregamos competitividade ao cliente", diz. Segundo Álvaro Englert, Diretor de Operações da TAG, "a parceria com a Santos Brasil se mostrou benéfica desde o primeiro mês de operação. Nos sentimos muito bem amparados para pensar em melhorias e olhar para o futuro da empresa com a segurança de que seremos atendidos por uma estrutura do tamanho dos nossos sonhos. Ficou claro, ao longo deste primeiro período, o quanto a Santos Brasil valoriza e aposta na TAG para que, a quatro mãos, criemos soluções logísticas cada vez mais sofisticadas e adequadas para os nossos associados", afirma. Logística integrada A Santos Brasil oferece soluções logísticas integradas e completas do porto ao e-commerce para seus clientes. Isso envolve atividade portuária, armazenagem, gestão de estoque, transporte rodoviário (com frota própria) e distribuição. Desenvolve serviços sob medida, customizados, que envolvem alto nível de complexidade. Atua com logística integrada in house e em operações 3PL (Third-Party Logistics). Com seus ativos integrados por meio de sistemas de última geração e tecnologia de ponta, a empresa opera no modelo one stop shop: cuida da carga do cliente e centraliza todos os serviços da cadeia logística em uma interface única, com alto nível de qualidade. Com a inauguração no ano passado de um centro de distribuição butique, o CD Imigrantes ¿ o segundo CD da Companhia na região de São Bernardo do Campo -, a Santos Brasil aumentou em cerca de 30% sua capacidade de armazém geral, ampliando a oferta de operações verticalizadas do porto ao e-commerce e também a prestação de serviços puramente logísticos. A empresa dispõe ainda de recintos aduaneiros (Clias) nas duas margens do Porto de Santos, frota própria de caminhões para transporte rodoviário, além de dez terminais portuários estrategicamente localizados no país: três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos (SP), três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém arremat

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Santos Brasil reporta lucro líquido de R$66,6 milhões no terceiro tri

10/11/2021

Movimentação de contêineres nos três terminais portuários da Companhia apresentou volume 26,4% superior em relação ao mesmo período do ano anterior São Paulo, 10 de novembro de 2021 - A Santos Brasil fechou o 3T21 com um aumento de 26,4% no volume de contêineres movimentados, com 321.448 unidades em seus três terminais portuários frente ao mesmo intervalo de 2020. O resultado foi conquistado apesar dos atuais desafios enfrentados na logística global e na cadeia de suprimentos que, intensificados pela demanda persistente na maior parte dos mercados globais, provocaram choques na oferta de navios e contêineres utilizados na circulação de bens e mercadorias, reduzindo assim o volume potencial do 3T21. Apesar de ter verificado uma peak season mais branda do que a inicialmente esperada, o Tecon Santos teve crescimento de 30,7% ano contra ano na movimentação de contêineres, com 280.851 unidades, superando no 3T21 o registrado no Porto de Santos (+13,5%). O destaque no terminal santista foi o volume de contêineres cheios de importação, com alta de 69,1% (ano contra ano). No Tecon Vila do Conde (PA) foi apurado no 3T21 um total de 29.278 contêineres operados, aumento de 11,1% em comparação com o terceiro trimestre do ano passado, com crescimento expressivo da cabotagem (mais 30,3% frente ao 3T20) e um bom desempenho também na navegação de longo curso (mais 3,4% contra o 3T20). O Tecon Imbituba registrou queda de 13% (ano contra ano) no volume movimentado de contêineres, com 11.319 unidades, reflexo do menor transporte de carga via cabotagem. Já o TEV registrou a movimentação de 42.169 veículos (+9,0% ano contra ano), sendo a exportação 3,6% maior frente ao 3T20 e a importação tendo crescimento de 107,8% em relação ao 3T20. No 3T21, a Santos Brasil Logística armazenou 19.282 contêineres (+90,1% ano contra ano), resultado das importações crescentes no Porto de Santos, considerando a captação de contêineres de outros terminais para armazenagem nos CLIAs, principalmente. O impacto positivo das importações para a SBLog ocorre nos serviços de armazenagem alfandegada e na prestação de diversos outros serviços integrados à cadeia de suprimentos dos clientes, como operações de entreposto aduaneiro, cross-docking, gestão de estoque, distribuição, transporte, entre outros. Na comparação com o 2T21, o volume armazenado da SBLog registrou aumento de 16,3%. Em relação aos três terminais de líquidos em Itaqui/MA, arrematados no início do ano, a Companhia apresentou o Plano Básico de Instalação dos investimentos, que está sob análise da Autoridade Portuária (EMAP), e está em andamento com a contratação da engenharia básica e conceitual - necessárias ao licenciamento das áreas - e, também, com o registro da Santos Brasil perante a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP, agência reguladora que autoriza a movimentação e a armazenagem de combustíveis. A Companhia persegue a sua estratégia de iniciar as operações dos dois terminais brownfield ao longo de 2022, antecipando a execução do plano de negócios original. Os resultados financeiros mostraram que a receita líquida somou R$396,6 milhões (+80,0% frente ao 3T20), reflexo do crescimento de volume e melhora de mix em todas as unidades de negócio e, também, do aumento do ticket-médio, principalmente no Tecon Santos, resultado da renegociação de contratos com armadores. Comparado ao 3T19, base sem impactos da pandemia da Covid-19, a Receita Líquida do 3T21 cresceu 58,5%. Daniel Pedreira Dorea, diretor econômico-financeiro e de relações com investidores da Santos Brasil, comenta que o balanço poderia ter sido ainda melhor, se a cadeia de suprimentos global não estivesse tão estressada. É um resultado forte, tanto do ponto de vista de volume como do próprio resultado financeiro em si. Ou seja, é um resultado sólido para a companhia, mas poderia ter ido além. Estávamos preparados para fazer volumes acima de 100 mil contêineres ao mês no Tecon Santos -

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Santos Brasil conquista novo serviço da CMA CGM

04/11/2021

Acordo prevê a operação de cabotagem no Tecon Santos de linha de navegação que conta com duas embarcações e escalas quinzenais São Paulo, 04 de novembro de 2021 - A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, firmou acordo com o armador francês CMA CGM para a operação de um novo serviço no Tecon Santos, o maior terminal de contêineres da América do Sul. Batizado de NEW NEXCO, o serviço será de cabotagem, ou seja, navegação costeira, e operado pela Mercosul Line, subsidiária dos franceses no país. A nova linha de navegação contará com dois navios porta-contêineres, o CMA CGM Aristote e o CMA CGM Fort St. Georges, com capacidade para 1.700 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), e 2.200 TEU, respectivamente. As escalas serão inicialmente quinzenais e os navios farão a rota Santos, Salvador, Suape, Manaus, Suape e Santos. Segundo Danilo Ramos, Diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, o serviço está programado para ter início na primeira quinzena de novembro e deverá movimentar em torno de 30 mil contêineres por ano no terminal. "Esse acordo firmado com a Mercosul Line fortalece ainda mais a relação entre a Santos Brasil e o armador CMA CGM, cliente da companhia e do terminal desde 1997, ao mesmo tempo que nos revela uma mostra adicional da força e grandeza dessa operação de cabotagem ao longo de toda costa brasileira, uma atividade que vem crescendo cerca de 11% ao ano na última década." Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 24 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul. Neste período, já investiu mais de R$ 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro. Atua nacionalmente por meio de dez terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos (SP), três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém arrematados em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes. A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa; signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade; e faz parte do índice S&P/B3 ESG.

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Programa Formare da Santos Brasil forma 15ª turma

27/10/2021

Realizado em parceria com a Fundacão Iochpe desde 2009, o curso é voltado para jovens do Guarujá em situação de vulnerabilidade com aulas teóricas e práticas no Tecon Santos São Paulo, 27 de outubro de 2021 - A 15ª Turma do Programa Formare Aprendiz da Santos Brasil, empresa referência em operações portuárias e logísticas, celebrou na última quinta-feira a conclusão das aulas no Tecon Santos com a presença dos formandos, executivos da empresa, educadores voluntários e convidados. Incentivado pela Santos Brasil desde 2009, o Formare é um programa social de educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social realizado em parceria com a Fundação Iochpe. Baseado numa prática pedagógica inovadora, sintonizada com as transformações do mundo e as demandas do mercado de trabalho, conta também com eixo do voluntariado corporativo. Na Companhia, cerca de 500 profissionais compartilharam seu tempo, talento e conhecimento para atuar na formação de jovens, ministrando aulas práticas e teóricas. Segundo Béatrice de Toledo Dupuy, gerente de comunicação e sustentabilidade, o investimento nesta iniciativa está em sintonia com a diretriz da empresa em apoiar ações de inclusão social com ênfase em educação, buscando promoção da cidadania e desenvolvimento da sociedade. "A Santos Brasil é signatária do Pacto Global da ONU desde 2013 e está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Social (ODS). Com o Formare ainda procuramos atender a uma necessidade de todo setor portuário por novos profissionais qualificados, facilitando a entrada destes jovens no mercado de trabalho", diz. Uma novidade para a turma recém-formada e que passa a integrar a grade curricular do Programa, é a formação Yellow Belt, que capacitou os aprendizes nas metodologias Lean e Six Sigma para aplicarem ferramentas analíticas a fim de promover a melhoria dos processos da empresa. Esse é um diferencial de transformação e que apoia os jovens no processo de empregabilidade. O programa é reconhecido por garantir alto índice de contratações para seus alunos e promove a cidadania entre empresas e comunidades. Desde sua primeira edição, o projeto já formou 291 jovens e, destes, 106 foram contratados pela Companhia. Números do Formare na Santos Brasil: ¿ 291 jovens formados desde 2009. ¿ 106 jovens contratados (+15% dos contratados foram promovidos nos primeiros dois anos). ¿ Média salarial de jovens que cursaram o Programa Formare e posteriormente empregados é de 54,9% acima do salário mínimo nacional. ¿ 64,5% dos ex-alunos seguiram nos estudos e/ou se matricularam em cursos técnicos e superiores. ¿ 100 educadores voluntários envolvidos com o programa. ¿ Nos últimos 12 anos, cerca de 500 funcionários engajaram-se no programa como educadores voluntários.

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Santos Brasil adota tecnologia pioneira no setor portuário e reduz geração de resíduos orgânicos

25/10/2021

Biodigestor foi instalado no Tecon Santos e em pouco mais de um mês transformou cerca de 5 toneladas de resíduos em água destinada para reuso São Paulo, 25 de outubro de 2021 - A Santos Brasil, empresa referência em operações portuárias e logísticas, tem entre suas metas ambientais a redução de 50% na geração de resíduos até 2024. Em um passo importante nesta direção, a companhia instalou no Tecon Santos um equipamento para tratar e reduzir resíduos orgânicos. Trata-se de uma iniciativa pioneira no setor portuário. O biodigestor de resíduos alimentares da Bioconverter da Santos Brasil foi posicionado ao lado do refeitório do terminal portuário da Companhia, unidade onde trabalham cerca de 1.800 funcionários, com o objetivo de eliminar os resíduos alimentares por meio de um composto biológico, que realiza a digestão aeróbica acelerada de 100% de todo o material orgânico descartado, seja do preparo de receitas ou sobras do que não foi consumido. O resultado desse processo é a modificação dos resíduos sólidos para um composto líquido ou água cinza, que pode ser descartada no esgoto sanitário, mas que, para a Santos Brasil, ganha outro destino: a estação de tratamento do Tecon Santos. A partir daí, a água cinza, se torna água de reuso, podendo ser destinada para a limpeza de pátios e equipamentos utilizados no terminal e entre outros. Desde sua instalação, no primeiro dia de setembro, o Biodigestor já tratou cerca de 5 toneladas de restos orgânicos que antes seriam destinados para descarte em aterros sanitários. Isso significa não só a eliminação na destinação de resíduos orgânicos, como também, em menos trânsito de carretas que carregariam esses restos do terminal para os aterros, economia de combustível e água. A política de sustentabilidade da Santos Brasil está alinhada aos princípios do Pacto Global da ONU, e está direcionada para quatro questões-chave: saúde e segurança; transparência e práticas anticorrupção; emissões de CO2, água e resíduos; e desenvolvimento humano. Na frente ambiental, as metas da Santos Brasil para 2024 preveem a redução de 30% no consumo de água e 15% na emissão de gases de efeito estufa (GEE). As metas foram definidas com base nas reduções alcançadas nos últimos três anos e nas iniciativas que têm sido adotadas para mitigar o impacto de suas operações no meio ambiente. Em 2020, a Santos Brasil registrou redução de 12% na emissão de CO2, 8,5% no consumo de água, e 19% na geração de resíduos em relação a 2019. De acordo com Béatrice de Toledo Dupuy, Gerente de Comunicação Corporativa & Sustentabilidade, a atenção às dimensões ambientais e sociais é um compromisso da Santos Brasil com seus clientes e demais stakeholders. "A preservação do meio ambiente está entre os valores da Companhia e a busca por soluções inovadoras e sustentáveis é uma constante. O uso do de tecnologias como o biodigestor nos permite não apenas reduzir a produção de resíduos orgânicos e produzir agua de reuso, mas é também uma ferramenta de mudança de cultura na prática, para além do discurso", diz. Segundo Humberto Pegoraro, Coordenador de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, a implantação do Biodigestor demonstra como tecnologias inovadoras são aliadas na melhoria dos processos da Companhia. "Políticas para a redução da geração de resíduos estão em andamento em todas as nossas unidades. Com o biodigestor não é diferente, o projeto já está em estudo para expandirmos para as bases da Santos Brasil pelo país", revela.

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Santos Brasil é destaque no Anuário Época Negócios 360

08/10/2021

São Paulo, 08 de outubro de 2021 - A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, conquistou a segunda posição entre as melhores empresas de infraestrutura do país, na edição 2021 do Anuário Época Negócios 360. A Companhia destacou-se ainda com o primeiro lugar nas dimensões Sustentabilidade e Visão de Futuro no setor de infraestrutura. No ranking geral, que reúne 418 empresas de 25 setores, a Santos Brasil está entre as cem melhores do país e como a 30ª melhor em Sustentabilidade. Já nos destaques da década, que apontam as empresas que se destacaram pela consistência e desempenho nas dez edições do anuário, a Santos Brasil figura como a 8ª melhor em Visão de Futuro (monitoramento e antecipação de comportamento de clientes, identificação e apropriação de novas tecnologias, planejamento estratégico e impactos ambientais). O anuário Época Negócios 360 é realizado em parceria técnica com a Fundação Dom Cabral e analisa as companhias a partir de seis dimensões: Desempenho Financeiro, Sustentabilidade, Pessoas, Governança Corporativa, Inovação e Visão de Futuro. Tem como objetivo identificar e difundir as melhores práticas empresariais no Brasil; incentivar a formação de uma comunidade de negócios comprometida com a busca da excelência; e apontar as melhores empresas do país. De acordo com Antônio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, esse resultado reflete o engajamento de toda a equipe com a Visão da Santos Brasil: ser a melhor empresa em infraestrutura portuária e de serviços de logística integrada nos mercados em que atua. "Sabemos que ainda há muito por fazer, mas acreditamos que estamos no caminho certo e vamos continuar trabalhando orientados por nossos valores, fazendo a nossa parte na busca de uma empresa cada vez mais eficiente, inovadora e alinhada às melhores práticas ESG". diz.

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Santos Brasil define metas de redução de impactos ambientais para 2024

20/09/2021

São Paulo, 20 de setembro de 2021 - A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas e signatária do Pacto Global da ONU desde 2013, definiu as suas metas de redução de impactos ambientais para 2024: redução de 50% na geração de resíduos/TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), 30% no consumo de água per capta e 15% em toneladas de emissões de CO2/TEU. Com as novas metas, atreladas à remuneração da alta liderança e dos demais funcionários, a Companhia reforça seu compromisso com a agenda ESG (Environmental, Social and Governance) e engaja ainda mais todo o seu time na sua estratégia de crescimento com ações responsáveis que contribuam de maneira positiva com o meio ambiente e a comunidade. As metas na frente ambiental foram definidas com base nas reduções alcançadas nos últimos três anos e nas iniciativas que têm sido adotadas para mitigar o impacto de suas operações no meio ambiente. Em 2020, a Santos Brasil registrou redução de 12% na emissão de CO2, 8,6% no consumo de água, e 19% na geração de resíduos em relação a 2019. Além de um intenso trabalho interno de conscientização sobre o tema, o monitoramento online dos indicadores de sustentabilidade é uma das principais ferramentas que têm sido adotada pela Santos Brasil para mapear consumo e fortalecer ações de respeito ao meio ambiente. Para controlar o consumo de água e de combustível, por exemplo, a empresa implementou um aplicativo de telemetria baseado na Internet das coisas (IoT) que permite o gerenciamento de todo o sistema de água do Tecon Santos (o maior terminal de contêineres na América do Sul). O sistema, implantado em fevereiro, trouxe resultados imediatos, alertando para possíveis vazamentos e desvios de consumo, agilizando a tomada de providências. No caso do diesel, além do processo contínuo de renovação de frota por equipamentos mais modernos e que gerem menos gases poluentes, a telemetria é utilizada para controlar com precisão a performance de cada condutor e indicar aqueles que precisem de treinamento para conduzir de modo a reduzir o consumo de combustível, aumentar a vida útil das peças e com maior segurança. Na frente de geração de resíduos, o conceito de economia circular vem ganhando força na empresa, com o crescimento da reciclagem e estímulo ao rebuilding in house - modelo em que se analisa peças que serão descartadas para avaliar se elas poderão ser reutilizadas por meio de um processo de remanufatura, trazendo economia e menor impacto ao meio ambiente. Na agenda ESG focada na área ambiental envolvendo a comunidade situada no entorno das instalações da Santos Brasil, existe ainda atuação da Academia de Sustentabilidade, dirigida a funcionários e moradores vizinhos ao Tecon Santos, que estimula a conscientização ambiental e desenvolve atividades. Uma delas é o projeto de coleta e reciclagem de resíduos trazidos pelo movimento das marés para perto das moradias, que teve início há cerca de quatro meses e que já reuniu mais de 1,5 tonelada de resíduos. O material foi separado, higienizado e o dinheiro arrecadado com sua venda será destinado ao Instituto Novos Sonhos que o reverterá em melhorias e apoio à comunidade. Para dar suporte à ação, a equipe de especialistas em Sustentabilidade da Companhia promove aulas online quinzenais com os voluntários onde apresenta a diferença entre os tipos de plásticos, avalia os destinos mais rentáveis para os materiais coletados e dissemina informações sobre os impactos desses resíduos no meio ambiente. De acordo com Antônio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil e líder do Comitê de Sustentabilidade da Companhia, a atenção às dimensões ambientais e sociais do negócio é uma prioridade para que a empresa se mantenha sintonizada aos anseios contemporâneos da sociedade. Já atuamoss com elevados padrões de gestão e governança que incluem políticas de compliance e de sustentabilidade alinhadas com as melhores práticas de mercado, mas sabemos que ainda há muito po

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Santos Brasil lança PIX - QR Code para pagamentos de serviços de armazenagem de importação

30/08/2021

Novidade dá mais segurança às transações, agilidade na liberação de cargas e autonomia aos clientes São Paulo, 30 de agosto de 2021 - A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, lançou nesta semana uma nova forma de efetuar pagamentos à vista dos serviços de armazenagem de importação: o PIX - QR Code Santos Brasil, reafirmando seu compromisso de desenvolver as melhores soluções para seus mais de 9.400 clientes. A facilidade pode ser acessada diretamente pelo Portal do Cliente, onde o PIX irá permitir a realização em tempo real de transferências e pagamentos a qualquer hora do dia, todos os dias da semana. O pagamento eletrônico instantâneo que passou a ser utilizado no país para transações bancárias no fim de 2020 passa, agora, a ser uma alternativa que a empresa disponibiliza para seus usuários não apenas para viabilizar transações financeiras, mas principalmente para dar mais autonomia ao cliente, otimização do tempo e exatidão dos cálculos de forma segura e pioneira. O grande diferencial do PIX - QR Code Santos Brasil é a total integração com os sistemas da Companhia, que reconhecem o pagamento, processam as emissões fiscais e, sobretudo, efetuam as devidas liberações de forma totalmente automática. Usar o PIX - QR Code Santos Brasil é muito fácil. Tudo é feito de forma intuitiva e assertiva dentro do Portal do Cliente: após uma solicitação para que seja calculado o valor de um determinado serviço, basta que o usuário escolha a opção para realizar seu pagamento por meio do PIX. A partir disso, é criada uma cobrança no formato escolhido na interface do banco Itaú, relacionada com o serviço calculado. Em seguida, basta fazer a solicitação para o banco gerar um QR Code para a cobrança recém-criada, que vai aparecer junto com o código PIX Copia e Cola, permitindo a realização do pagamento. Em cerca de 15 minutos após ter sido pago, o registro da transação aparece na base de dados do cliente dentro do Portal junto com todas as informações geradas no processo, ficando disponíveis para futuras consultas e auditorias. O cliente que optar pelo PIX - QR Code Santos Brasil vai perceber as vantagens assim que começar sua jornada: o pagamento, ao ser efetuado, leva minutos para estar disponível no sistema da Companhia e, assim que isso acontece, o agendamento da carga é liberado automaticamente junto com a emissão da nota fiscal. A redução de tempo no intervalo entre essas etapas é de 92% frente às formas já existentes (transferência entre contas, TED, DOC, depósito em caixa eletrônico ou por atendimento físico no banco), que levavam pelo menos três horas. Outra vantagem é que a novidade ainda elimina a necessidade de envio de comprovante por e-mail para conferência. Além disso, como não há interação humana, não é preciso aguardar dias úteis e horários de atendimento para realizá-las e o risco de erros e outros imprevistos ficam radicalmente reduzidos. Para chegar neste formato, as equipes de Faturamento e de TI da Santos Brasil além de planejar e desenvolver a interface junto com o time do banco Itaú, executou rigorosos testes para garantir não só a agilidade, mas a segurança de todo o processo. Apenas quando todos os requisitos para uma operação segura, totalmente auditável e acessível para todo o tipo de cliente da Companhia foram atingidos, é que a nova forma de pagamento se tornou disponível. De acordo com Márcio José Cristiano, Diretor Executivo de Finanças e Suprimentos, a ferramenta PIX - QR Code Santos Brasil impactará fortemente o ambiente de negócios e trará muitos benefícios para os clientes. "Ao permitir que pagamentos sejam efetuados em minutos dentro do Portal do Cliente, com a liberação das cargas de forma automatizada e a qualquer dia e hora, garantimos ao nosso usuário uma melhor experiência, com mais autonomia. Além disso, o PIX - QR Code Santos Brasil pode ser feito para cobrança de qualquer valor, por qualquer cliente", diz

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Santos Brasil recebe comitiva do Santos Export no Tecon Santos

23/08/2021

Grupo foi conferir a fase final das obras de extensão do cais e conhecer de perto a operação do maior terminal de contêineres da América do Sul São Paulo, 23 de agosto de 2021 - A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, recebeu, nesta segunda-feira (23) a comitiva do evento Santos Export para uma visita às obras de ampliação e modernização do Tecon Santos, que têm conclusão prevista para meados de setembro. Iniciada em 2019, essa primeira fase do projeto incluiu a ampliação do cais do terminal em 220 metros, totalizando 1.510 metros; o aprofundamento do cais e reforço de estrutura para a instalação de trilhos para novos portêineres de última geração, ao longo de 1.090 metros (dos berços 1 e 2 do Tecon Santos e do Terminal de Veículos, o TEV); e o aumento da profundidade máxima do cais para 16 metros. Com a finalização dessas obras, o Tecon Santos será o único terminal da América do Sul com capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax, de 366m, possibilitando o atendimento de maneira eficiente da demanda prevista para o porto, com a chegada dessa nova categoria de embarcação, incrementando o nível de serviço e a experiência dos usuários do terminal. A ampliação e modernização do Tecon Santos contou até agora com investimentos de aproximadamente R? 350 milhões e esse valor deve chegar a R? 550 milhões até o fim de 2021. Além das obras civis e da aquisição de equipamentos de última geração (dois novos portêineres com 50 metros de altura, comprimento de lança de 70 metros e capacidade para movimentar até 100 toneladas, 30 reboques e 30 terminal tractors para a movimentação de cargas no pátio - todos já em operação), a Companhia está destinando cerca de R? 40 milhões para projetos na área de TI, que incluem a compra e implementação de um novo TOS (Terminal Operating System), o OPUS da CyberLogitec, e a aquisição de softwares e equipamentos que permitirão maior utilização da inteligência artificial no planejamento e operação. O total de investimentos previsto no projeto é da ordem de R? 1,5 bilhão em valores atualizados até 2031, aumentando a produtividade operacional, a eficiência energética, a velocidade e o fluxo da operação e ampliando em ao menos 20% a capacidade de movimentação do terminal, de 2 milhões de TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) para 2,4 milhões de TEU/ano. A comitiva do Santos Export, formada por executivos de empresas do setor e representantes de entidades do poder público, entre outros, foi recepcionada por Antônio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil. Além de visitar o trecho em obras, os visitantes puderam ver de perto as operações de cais e de pátio do maior terminal de contêineres da América do Sul e conhecer o novo CCO (Centro de Controle de Operações), inaugurado no ano passado e cuja configuração permite que a equipe da Santos Brasil acompanhe de maneira integrada informações detalhadas sobre navios, portêineres, atividade dos gates, recebimento e entrega de cargas, movimentação na ferrovia, posicionamento de contêineres nos armazéns, housekeeping do pátio, índices de utilização de recursos e faróis de alerta operacionais entre outros. De acordo com Antônio Carlos Sepúlveda, a conclusão da primeira fase do projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos é um importante marco não apenas para a Santos Brasil, mas também para o porto de Santos que vive um momento virtuoso de crescimento e que requer mais capacidade e eficiência dos terminais. "A Santos Brasil trabalha com uma visão de longo prazo, por isso mantivemos os investimentos estratégicos mesmo durante a pandemia. Adotamos todos os cuidados sanitários necessários e chegamos com segurança à fase final das obras. Estamos preparados para atender com excelência a demanda do porto e contribuir com o incremento do comercio exterior brasileiro", diz.

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Santos Brasil assina os contratos dos três terminais arrematados no Porto de Itaqui/MA

16/08/2021

São Paulo, 16 de agosto de 2021 - A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, assinou na última sexta-feira (13), os contratos de arrendamento de três terminais no Porto de Itaqui (MA), arrematados em leilão realizado na B3 em abril. A cerimônia de assinatura aconteceu na sede da B3, com a presença do ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, do Secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni, e demais autoridades públicas, além de Antônio Carlos Sepúlveda e Daniel Pedreira Dorea, CEO e CFO da Santos Brasil, respectivamente. Com as assinaturas, concluiu-se o processo licitatório e se iniciam os trâmites para a futura operação das áreas, todas destinadas à movimentação de granéis líquidos. Duas delas são brownfield (já em operação) e a expectativa é de continuidade das operações, agora sob a gestão da Santos Brasil até o primeiro trimestre de 2022. Já a terceira área (greenfield) entrará em fase de projeto e licenciamento para início das obras. Combinadas, as outorgas ofertadas pela Santos Brasil somaram R? 157,3 milhões. O prazo de cada arrendamento é de 20 anos, com possibilidade de prorrogações sucessivas até o limite de 70 anos. As três áreas totalizarão 190 mil m3 de capacidade instalada, depois de executados os investimentos previstos em ampliação de capacidade, cujo CapEx pode superar R?500 milhões. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul. Neste período, já investiu mais de R? 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro. Atua nacionalmente por meio dez terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos (SP), três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém arrematados em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes. A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa; signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade; e faz parte do índice S&P/B3 ESG.

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Santos Brasil apresenta lucro líquido de R$60,4 milhões 2º trimestre

11/08/2021

Movimentação consolidada de contêineres registrou recorde para o período, totalizando 337.183 unidades São Paulo, 11 de agosto de 2021 - A Santos Brasil manteve, no segundo trimestre, a trajetória consistente de crescimento dos volumes operados nas suas unidades operacionais de Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA). A exemplo do trimestre anterior, a Companhia encerrou o 2T21 registrando recorde histórico de movimentação consolidada de contêineres para o período: 337.183 unidades movimentadas, crescimento de 31,3% na comparação com o mesmo período de 2020. A Companhia também alcançou no 2T21, o maior patamar EBITDA desde o 1T13, totalizando R? 147,7 milhões (+250% frente ao 2T20), com margem EBITDA de 38,9%. O lucro líquido foi de R? 60,4 milhões, revertendo o prejuízo líquido de R? 9,4 milhões do 2T20; e a receita líquida foi de R? 379,5 milhões (+68,8%), impulsionada pelo crescimento no volume e pela elevação do ticket médio no Tecon Santos. Mesmo quando confrontado com o 2T19 (base comparativa sem os impactos da Covid-19), o 2T21 apresentou forte melhoria nas principais linhas em relação ao referido trimestre: receita líquida +43,3%, EBITDA +151,6% e lucro líquido +858,7%. O desempenho da Companhia foi beneficiado pelo elevado fluxo de contêineres nos portos brasileiros, em especial no Porto de Santos, cuja retomada já havia se intensificado no último trimestre de 2020, nos volumes de exportação e, também, de importação, em função da recuperação do comércio global estimulada pelo avanço da vacinação contra a Covid-19. No consolidado dos três terminais da Santos Brasil, o crescimento no fluxo de longo curso no trimestre foi de 56,9% frente ao 2T20, com participação de 83,7% do total movimentado (vs. 70,1% no 2T20). O mix de contêineres cheios teve importante melhora, representando 78,4% do total movimentado (vs.73,0% no 2T20). O volume total armazenado nos terminais somou 41.638 contêineres no 2T21 (+49,1%), fruto do expressivo crescimento do volume de contêineres cheios de importação no Tecon Santos. O Tecon Santos movimentou 296.095 contêineres no 2T21 (crescimento de 34,4% frente ao 2T20). Foi o maior volume trimestral movimentado desde o 3T13, superando o crescimento do Porto de Santos no mesmo período que ficou em 15%. Ao longo do trimestre, o terminal operou 23 escalas extras, seja pelo aquecimento da demanda, seja pela restrição operacional observada em terminais concorrentes. A participação de mercado do Tecon no Porto de Santos subiu para 40,0% no 2T21 (vs. 34,7% no 2T20). No Tecon Vila do Conde, a movimentação foi de 28.934 contêineres, volume recorde para um segundo trimestre, o que representou crescimento de 13,1% frente ao 2T20, com aumento na movimentação de contêineres cheios (+12,2%) e vazios (+14,3%). O Tecon Imbituba movimentou 12.154 contêineres no período (+12,7%), fruto do crescimento de 13,5% no fluxo de cabotagem no terminal, com aumento expressivo no mix de contêineres cheios (+145,1% vs. 2T20). No TCG Imbituba, de carga geral, o volume movimentado somou 101.525 toneladas no 2T21 (+25,2%), com destaque para os embarques de celulose, commodities alimentícias e desembarques de equipamentos, por exemplo pás eólicas. O TEV (Terminal de Veículos) registrou a movimentação de 54.718 veículos (+293,7%), resultado alavancado pela exportação de 47.370 unidades com destaque para o abastecimento de veículos leves no mercado argentino. A Santos Brasil Logística armazenou 16.582 contêineres (+62,3% frente ao 2T20), influenciada pelo crescimento do fluxo de importações no Porto de Santos. Assim como observado no 1T21, tal movimento foi fomentado pelo processo de reabastecimento dos estoques das principais indústrias importadoras, como a automobilística, química e farmacêutica. De acordo Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investido

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