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Santos Brasil inova com atendimento via chat

14/05/2013

A Santos Brasil, empresa referência em operação de contêineres e pioneira no país na utilização de diversas tecnologias de ponta, lança hoje, 13de maio, mais um serviço inovador no mercado portuário brasileiro:o atendimento a clientes via chat. Desenvolvido para complementar os atuais canais de comunicação já existentes - telefone, e-mail e site (portal), o atendimento por meio de chat dá agilidade e conforto aos clientes da Santos Brasil,aprimorando a rápida solução de dúvidas e acesso a informações sobre os serviços da companhia. A nova plataforma tecnológica de atendimento ao público já está disponívelem todas as páginas do site da Santos Brasil ( www.santosbrasil.com.br ) e podeser acessada por todos os clientes já cadastrados no site daempresa (qualquer pessoa sem necessidade de senha ou cadastroprévio). O atendimento via chat segue o mesmo horário defuncionamento do atendimento na Central de Atendimento ao Cliente(dos demais canais): de segunda à sexta-feira, das 8h às19h. Segundo Wagner Toffoli, Gerente Executivo Comercial, a ferramenta é mais um importante diferencial dos serviços oferecidos pela Santos Brasil. Acreditamos que a vocação natural do chat é a de complementação dos canais de atendimento já existentes. Ao navegar pelo site, podem surgir dúvidas sobre como proceder em solicitações específicas ou a que instância se dirigir. O chat facilita o contato, afirma Toffoli. De acordo com ele, a Santos Brasil recebe e responde a uma média mensal de 18 mil solicitações de serviços e informações pelos canais de comunicação tradicionais. Os principais usuários são importadores e exportadores, despachantes, transportadoras e seguradoras, entre outros.

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Santos Brasil customiza soluções logísticas e renova contrato com a Rhodia

01/06/2015

São Paulo, 20 de maio de 2015 - Atender às demandas sob medida, de acordo com a necessidade de cada cliente. Este tem sido o objetivo da Santos Brasil, que, além de ampliar seu mix de serviços em 2015, adotou a estratégia de priorizar a customização de soluções logísticas completas, do porto à porta. Para isso, a companhia mantém uma área especializada em avaliar as expectativas e os objetivos de cada cliente, a fim de desenvolver e operar modelos inovadores e eficientes com intermodalidade. Durante o ano de 2014, mais de 200 customizações foram realizadas. Como aliadas à esta expertise, a empresa conta com sua área de Tecnologia de Informação(TI), voltada à personalização de sistemas para clientes, e sua infraestrutura de alto desempenho no Porto de Santos, que inclui o maior terminal de contêineres da América do Sul e uma operadora logística com centros de distribuição, recintos alfandegados para armazenagem e um frota rodoviária. Um exemplo de operação sob demanda é o serviço do porto à porta prestado pela Santos Brasil à Rhodia, empresa do grupo Solvay, para transportes rodoviários de insumos, com o uso de semirreboques basculantes de capacidade para contêineres de 40 pés. O contrato mantém-se desde 2003 e foi renovado por mais três anos em 2015. A operação é pouco comum, exige equipamentos específicos e equipe qualificada, mas é ideal para levar as importações do Porto de Santos a uma unidade industrial em Santo André(SP) com a eficiência desejada. Com a renovação, cinco novos semirreboques basculantes foram adquiridos e incrementados à frota, voltados exclusivamente ao abastecimento desta linha de produção da Rhodia. "Nossos know-how e infraestrutura para soluções logísticas completas permitem customizações nas operações e nos sistemas de informação de acordo com necessidade do cliente. Realizamos transportes com equipamentos basculantes há 12 anos, o que nos concedeu uma curva de experiência acentuada em um tipo de operação eficiente e pouco explorada no mercado", ressalta o diretor comercial da Santos Brasil, Wagner Toffoli. Além desta operação, a Santos Brasil atende a Rhodia por meio de outros contratos de prestação de outros serviços, incluindo expedição de produtos por meio de seu Centro de Distribuição operado em São Bernardo do Campo(SP). "Com esse serviço, otimizamos o fluxo de recebimento de produto, ganhando mais agilidade em nossas operações logísticas", afirma Nelson Costa, diretor de Supply Chain do grupo Solvay na América Latina. Customização de sistemas Outro exemplo recente de customização de processos é o desenvolvimento do sistema de redestinação de cargas, que opera desde o início de 2015 no Porto de Santos e está disponível no site da Santos Brasil. Atendendo às necessidades de despachantes aduaneiros e agentes de carga, a ferramenta garante mais segurança na armazenagem de importações que chegam ao Porto de Santos e são direcionadas aos terminais da Santos Brasil no complexo santista. O funcionamento é simples. Clientes podem enviar à Santos Brasil o Bill of Landing(BL), documento exigido para cada transporte marítimo, ao anexá-lo no site da companhia em formato PDF. O sistema lê as informações automaticamente, de forma pioneira no Porto de Santos, e elimina possíveis erros de digitação, mitigando riscos de divergências entre os documentos recebidos pela Santos Brasil e pela comunicação com a Alfândega de Santos. "A confirmação chega em instantes e sem erros devido a não manipulação de documentos", diz Toffoli.

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Santos Brasil reforça compromisso com a competitividade de seus clientes por meio de eficiência operacional

07/04/2016

Líder e referência no mercado brasileiro de operação portuária de contêineres, a Santos Brasil mostra que é possível atingir altos níveis de excelência operacional com ganhos ambientais e a baixo custo. Juntos, os três conceitos fazem parte da estratégia da empresa para continuar entregando competitividade a seus clientes. "Nossos clientes estão pressionados a atingir melhores resultados a baixo custo e entendemos que isso pode ser feito por meio de excelência operacional e com consequente desempenho ambiental", destaca Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil. Os dados recém-divulgados no relatório anual de sustentabilidade da Companhia mostram que eliminar movimentos desnecessários e reduzir o consumo de combustível ou energia elétrica a cada contêiner movimentado trazem ganhos operacionais e também ao meio ambiente. Enquanto ao longo de 2015, a Santos Brasil manteve sua produtividade média acima dos 110 MPH no Tecon Santos, a empresa fechou o período com uma redução de 10% nas emissões de CO² por TEU movimentado em sua principal operação. O consumo médio de litros por contêiner movimentado caiu 14% de 2014 para 2015, reduzindo os custos por movimentação e promovendo a melhora na ecoeficiência da operação. Os esforços de redução de emissões atendem ao chamado do planeta e de toda a cadeia logística. "Apesar de representarem menos de 1% das emissões de CO² na cadeia de transporte marítimo, os terminais precisam fazer a sua parte. E isso não significa aumentar custo, pelo contrário. A redução do consumo de energia e combustível por unidade movimentada também possibilita atingir a excelência no desempenho operacional e traz ganhos reais para o meio ambiente, para a Companhia e para seus clientes", reforça Sepúlveda. No principal projeto da empresa - a ampliação e modernização do Tecon Santos, aprovada em outubro último pela Secretaria de Portos (SEP) -, o conceito de terminal verde será levado em consideração desde os cuidados com as obras civis até a aquisição de equipamentos elétricos e menos poluentes. O compromisso da empresa com a redução de emissões de CO² ao meio ambiente foi formalmente estabelecido em 2012, quando a Companhia definiu sua estratégia de Sustentabilidade. Desde então, diversas iniciativas foram realizadas. Dentre elas, pode-se destacar o Programa Frota Verde, que, desde 2014, registra redução da emissão de gases de efeito estufa de aproximadamente 11% por Km rodado. A companhia conta ainda com uma eficiente gestão de resíduos e investe continuamente em melhoria de processos. Frota Verde O Programa Frota Verde vem diminuindo a emissão de gases de efeito estufa no meio ambiente. Desde o final de 2014, a redução relativa (por quilômetro rodado dos veículos) foi de aproximadamente 11%. Nos últimos três anos, a Santos Brasil investiu R$ 21 milhões na modernização de sua frota, composta por 143 caminhões e 228 reboques, priorizando veículos mais eficientes, tanto operacional, quanto ambientalmente. O processo denominado "Compra Verde", para aquisição de novos caminhões, prima pelos modelos dotados do sistema de pós-tratamento de gases com Redução Catalítica Seletiva (SCR), que segue normas do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Atualmente, 90% da frota de caminhões usa o diesel S-10, que emite menos enxofre na atmosfera. Mais de 70% dos veículos da frota já atendem à norma Euro 5, que determina a redução de emissões de veículos a diesel.

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Santos Brasil inicia 3ª Jornada Ambiental e reforça compromisso com comunidades da Baixada Santista

07/06/2016

Começa nesta terça-feira, dia 07, a terceira edição da Jornada Ambiental, programa de educação ambiental promovido pela Santos Brasil. No mesmo dia, a partir das 09h00, será realizada no auditório do Tecon Santos uma oficina de capacitação de funcionários voluntários. O evento vai mostrar como organizar um projeto social em qualquer comunidade da Baixada Santista e tem como parceiro o Centro de Voluntariado de São Paulo. Este é o segundo ano da Jornada Ambiental, que visa sensibilizar os funcionários da empresa para questões relacionadas à sustentabilidade. Como parte das comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a oficina apresentará aos participantes métodos para desenvolver projetos com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas(ONU). Vale lembrar que a Santos Brasil também é signatária do Pacto Global da ONU, uma iniciativa para mobilizar as empresas de todo o mundo a adotarem práticas e valores nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. "Os projetos serão elaborados com foco nos temas ´resíduos e emissões´, que são ODS da ONU e também desafios de Sustentabilidade da nossa empresa", ressalta a gerente executiva de Comunicação Corporativa e Inteligência Corporativa, Raquel Ogando. Além de poder disseminar estes objetivos na comunidade, os participantes terão seus projetos reconhecidos pela empresa no final do ano. São esperados cerca de 50 funcionários na oficina, além de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente(CMDCA), Agenda 21, Instituto Novos Sonhos, Casa da Esperança, Projeto Tia Egle, Camp Guarujá, Fundação Settaport e Walter Scheppis. A Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá, Lúcia Helena da Siva, também confirmou presença na oficina. ODS Alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Santos Brasil tem concentrado esforços para mitigar os impactos ambientais gerados por suas operações. Na prática, a Companhia já adotou questões-chave de sustentabilidade nas áreas de saúde e segurança; redução de emissões de CO², água e resíduos; desenvolvimento humano e transparência e práticas anticorrupção. "Nossas questões prioritárias estão representadas nesses objetivos, que devem guiar todas as empresas, entidades e governos até 2030 em suas atividades e tomadas de decisão", explica Raquel Ogando. Na área de saúde e segurança, a empresa monitora as taxas de frequência e de gravidade com foco em zero acidente. Para isso, além de campanhas internas, a Companhia adota ferramentas de monitoramento e gestão como o OPS - Observação Pontual de Segurança, por meio da qual qualquer funcionário ou visitante pode relatar situações inseguras. Semanalmente, são emitidos Alertas de Segurança, com conteúdos específicos a serem trabalhados pelos gestores durante os Diálogos Diários de Segurança, DDS. Os esforços da Companhia pela segurança no trabalho são reconhecidos por meio da certificação OHSAS de Segurança do Trabalho.

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Santos Brasil apresenta crescimento de 9,5% em contêineres movimentados no 1T16

11/05/2016

A Santos Brasil fechou o primeiro trimestre de 2016 com crescimento de 9,5% no volume operado, totalizando 228.228 contêineres movimentados em seus três terminais - Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA). O Tecon Santos, o maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul, movimentou 208.953 contêineres no período, superando em 10,4% a movimentação do terminal no 1T15. O market share da companhia no porto de Santos ficou em 38,4% (5,3 pontos percentuais acima do registrado no mesmo período no ano passado). O crescimento registrado no volume movimentado no Tecon Santos decorre de dois serviços de navegação que atuam nas rotas para a costa oeste da América do Sul e África, que iniciaram no terminal no final de 2015. O Tecon Vila do Conde movimentou 13.450 contêineres no 1T16, volume 6,5% superior à movimentação do terminal no 1T15. O aumento do volume movimentado no terminal foi proporcionado pelo início, no final de janeiro, de serviço que opera na rota para a Europa. No mesmo período, o Tecon Imbituba apresentou redução de 11,7% em volume. O crescimento consolidado no volume no 1T16 foi registrado principalmente nas operações de exportação e transbordo. As operações de cabotagem responderam por 24,1% do total movimentado no período e as operações de transbordo por 32,3%. O mix de contêineres cheio-vazio apresentou recuperação, totalizando 75,7% de contêineres cheios no 1T16, frente a 74,3% no 1T15. A receita líquida consolidada da companhia totalizou R$ 197,2 milhões no trimestre, queda de 12,6% em relação à receita líquida do 1T15 ajustada para eventos não recorrentes. No período, a companhia apresentou redução de 7,5% nas suas despesas recorrentes. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado para efeitos não recorrentes ficou em R$ 17,2 milhões, com margem de 8,7%. A companhia encerrou 2015 com saldo de caixa de R$ 207,4 milhões e dívida líquida de R$ 89,5 milhões, equivalente a uma vez o EBITDA dos últimos 12 meses. A Santos Brasil fechou o primeiro trimestre de 2016 com crescimento de 9,5% no volume operado, totalizando 228.228 contêineres movimentados em seus três terminais - Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA). O Tecon Santos, o maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul, movimentou 208.953 contêineres no período, superando em 10,4% a movimentação do terminal no 1T15. O market share da companhia no porto de Santos ficou em 38,4% (5,3 pontos percentuais acima do registrado no mesmo período no ano passado). O crescimento registrado no volume movimentado no Tecon Santos decorre de dois serviços de navegação que atuam nas rotas para a costa oeste da América do Sul e África, que iniciaram no terminal no final de 2015. O Tecon Vila do Conde movimentou 13.450 contêineres no 1T16, volume 6,5% superior à movimentação do terminal no 1T15. O aumento do volume movimentado no terminal foi proporcionado pelo início, no final de janeiro, de serviço que opera na rota para a Europa. No mesmo período, o Tecon Imbituba apresentou redução de 11,7% em volume. O crescimento consolidado no volume no 1T16 foi registrado principalmente nas operações de exportação e transbordo. As operações de cabotagem responderam por 24,1% do total movimentado no período e as operações de transbordo por 32,3%. O mix de contêineres cheio-vazio apresentou recuperação, totalizando 75,7% de contêineres cheios no 1T16, frente a 74,3% no 1T15.

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Santos Brasil desenvolve aplicativo inédito para promover maior agilidade e interação com clientes

08/04/2015

A Santos Brasil se posiciona novamente à frente do mercado e apresenta hoje na 21ª Intermodal South America aplicativo inédito no Porto de Santos e gratuito, voltado a diferentes perfis de clientes. A nova ferramenta já está à disposição do setor e atende a clientes do Tecon Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul, e dos dois Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros (CLIAs), operações localizadas em Santos e Guarujá. Por meio do novo canal de relacionamento, os clientes da empresa podem solicitar serviços e consultar informações referentes à movimentação de cargas, via smartphones e tablets, em tempo real, aumentando a eficiência e agilidade de procedimentos realizados anteriormente via website ou email. Serviços como averbação e posicionamento de contêineres para vistorias diversas podem ser demandados por importadores e exportadores ou por seus representantes legais (despachantes). Também é possível realizar consultas sobre os contêineres armazenados nas unidades contempladas, tais como peso, datas de embarque e desembarque e status atual. Clientes armadores podem fazer a consulta dos Bookings e acompanhar a lista de atracação de navios no Tecon Santos, que também está acessível a todos os públicos de relacionamento da empresa logo na página inicial do aplicativo. "O grande diferencial é que no APP, os clientes podem acompanhar cada um dos navios que chegam e saem do porto e serem avisados no momento em que a embarcação atraca ou deixa o terminal", destaca o diretor comercial de operações logísticas da Santos Brasil, Wagner Toffoli. As transportadoras, prestadoras de serviços para os clientes dos terminais, também podem acessar a nova ferramenta e consultar o check list de todas as Declarações de Importação das cargas nacionalizadas nos terminais direcionadas a cada uma delas, bem consultar os agendamentos dos contêineres liberados para carregamento. A área exclusiva para clientes deve ser acessada por meio de login e senha já utilizados para acesso aos serviços via Portal do Cliente, disponível no website da empresa. A previsão é migrar para o novo aplicativo 10% das operações sistêmicas hoje feitas pelos clientes da Santos Brasil, em até um ano. Em médio prazo, aproximadamente de 2 a 3 anos, o objetivo da companhia é crescer 20% este indicador. "O aplicativo traz uma grande vantagem, sobretudo, para despachantes que precisam de mobilidade e passam muito tempo fora do escritório. Além de poder realizar as solicitações via APP, eles também têm a opção de receber notificações sobre a conclusão de serviços em tempo real", explica Ricardo Abbruzzini Filho, diretor de Tecnologia da Informação da Santos Brasil. "O cliente pode solicitar uma averbação e ser informado da sua conclusão no minuto em que ela ocorrer", exemplifica Abbruzzini. As principais notícias sobre a companhia, que é referência em soluções logísticas completas, do porto à porta, também estão acessíveis para todos que baixarem o APP. "Continuaremos com o processo de desenvolvimento e, em breve, teremos novas funções agregadas ao aplicativo a fim de facilitar o dia a dia de nossos clientes", salienta Wagner Toffoli. "Já estamos trabalhando na próxima versão, que incluirá outras unidades da Santos Brasil", reforça. Desenvolvido para os sistemas IOS (Iphones e Ipads) e Android, o novo APP é fácil de instalar e já está disponível no Google Play e até meados de abril na Apple Store. Para localizá-lo mais rapidamente, basta digitar "Santos Brasil APP" nas ferramentas de busca.

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Santos Brasil apresenta EBITDA ajustado de R$ 58,5 milhões e margem de 25,9% no 1º trimestre

04/05/2015

A Santos Brasil encerrou o 1º trimestre do ano com elevação de 6% em sua receita líquida consolidada no comparativo com o mesmo período de 2014, totalizando R$297 milhões ante R$280,1 milhões no 1T14. Os terminais de Imbituba(SC) e Vila do Conde(PA) mantiveram a tendência de crescimento operacional observada ao longo de todo o ano passado. Outro destaque do período foi o desempenho do Terminal de Veículos(TEV), que registrou aumento de 13,2% no número de veículos movimentados, com um total de 44.802 unidades das quais 94,6% referentes a veículos leves(89,6% no 1T14). Em plena evolução, o Tecon Imbituba e o Tecon Vila do Conde refletem o êxito da estratégia comercial adotada pela Santos Brasil. No terminal catarinense, o crescimento foi de 30,1% no total de contêineres movimentados em relação ao 1T14, somando 6.597 unidades, impulsionados pelo serviço de cabotagem que, no 1T15, registrou desempenho superior em relação ao longo curso. Vale salientar ainda que em novembro do ano passado foi obtida a homologação das novas dimensões da bacia de evolução de Imbituba, capacitando a operação de navios com 333,2m e potencializando ainda mais a unidade portuária. No Pará, o balanço foi igualmente forte com elevação de 44,6% também em decorrência do incremento da movimentação de contêineres de cabotagem, totalizando 12.627 unidades. No mix de serviços da Santos Brasil, as operações de transbordo foram responsáveis por 29,8% do total movimentado no primeiro trimestre do ano. No 1T14, este indicador era de 25,2%. A cabotagem também apresentou um crescimento elevado de 24,3% no volume e atingiu 25,5% do total movimentado no 1T15 (17% no 1T14 e 26% no 4T14). O mix de contêineres cheio-vazio obteve recuperação no trimestre e contabilizou 74,3% de cheios no 1T15 ante 70,7% no 1T14. Juntos, os três terminais operados pela empresa no País movimentaram 208.488 contêineres no 1T15, registrando queda de 17,2% em relação ao mesmo período de 2014, consequência da redução de 20,5% no total movimentado pela companhia no Porto de Santos, onde o mercado vem passando por ajustes desde o aumento de capacidade no porto em agosto de 2013. No 1T15, o Tecon Santos atingiu 33,1% de market share, um ponto percentual acima do registrado no 4T14, mantendo-se responsável pela maior parte dos contêineres operados pela Santos Brasil - 90,8% do volume total no período. No segmento de Logística, a companhia teve redução de 32,6% do total de contêineres armazenados no 1T15. Esta queda advém do aumento de capacidade de armazenagem na zona primária e da retração observada na movimentação de contêineres cheios de importação no Porto de Santos, que, de acordo com a Codesp, foi de 1,7% no trimestre e da redução de volume de contêineres operados no cais do Tecon Santos. Indicadores financeiros A receita bruta consolidada no 1T15 inclui o reconhecimento de R$ 81,5 milhões de faturamento de exercícios anteriores a 2015 e originados da reversão da provisão referente ao processo judicial que trata da cobrança dos serviços de segregação e entrega imediata de contêineres para outros recintos alfandegados. Fato este que impactou na receita bruta dos serviços de operações de cais com elevação de 35,9% no 1T15. Já a receita líquida ajustada para os efeitos não recorrentes do 1T15 foi de R$ 225,6 milhões com queda de 19,5%.

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Santos Brasil recebe aprovação da SEP para antecipação da prorrogação de contrato do Tecon Santos

01/10/2015

São Paulo, 01 de outubro de 2015 - A Santos Brasil recebeu a aprovação da Secretaria Especial de Portos (SEP) para a antecipação da prorrogação de contrato de arrendamento do Tecon Santos, o maior terminal de contêineres da América do Sul, localizado na margem esquerda do Porto de Santos. O plano de investimentos de R$ 1,276 bilhão na ampliação e modernização do terminal também foi aprovado pelo governo. O investimento permitirá que a Santos Brasil adeque o Tecon Santos ao tamanho dos navios que passaram a frequentar o porto após o aprofundamento do canal de acesso, atendendo de maneira eficiente a demanda prevista para o porto a partir de 2019. A obra ampliará a capacidade de movimentação do Tecon Santos dos atuais 2 milhões de TEU (unidade de medida equivalente a 20 pés) para 2,4 milhões de TEU. Uma das principais intervenções previstas é a ampliação do cais acostável dos atuais 980 metros para 1.200 metros, por meio do prolongamento do cais do Terminal de Exportação de Veículos - TEV. A ampliação viabilizará a atracação simultânea de três novos navios Post Panamax, capazes de carregar entre 7.000 e 12.500 TEU. Também serão realizadas dragagem para aprofundamento dos berços do terminal para 15 metros e consequente reforço da estrutura de todo o cais. Os quatro ramais ferroviários, que atualmente contam com 400 metros de extensão, serão ampliados e passarão a ter 800 metros, permitindo a entrada de uma composição férrea inteira no terminal - o que até então não é possível. Uma nova integração intermodal eliminará o cruzamento entre os caminhões que saem do terminal e as linhas de trens. Além disso, o terminal passará por uma remodelação completa do pátio de operações para tornar sua logística mais eficiente, com mais organização e segregação de fluxos distintos. Toda a pavimentação das vias internas de circulação de caminhões será em concreto armado. O projeto também engloba a aquisição de equipamentos de ponta, entre eles seis portêineres do tipo double hoist, com 65 metros de lança que podem alcançar até a 24ª fileira de contêineres dos navios; 44 guindastes RTGs (guindastes de pórtico sobre pneus) elétricos; 16 RMG(guindastes de pórtico sobre trilhos) e 140 terminal tractors (carretas tipo reboque) para a movimentação de cargas no pátio. As obras têm início previsto para 2016 e conclusão em quatro anos. Sua realização ocorrerá por etapas e não trará impacto direto no dia a dia das operações do terminal. A ampliação da extensão do cais acostável será realizada logo na primeira fase. Na sequência acontecem as obras nos berços de forma que a empresa possa contar sempre com três deles operando normalmente. Para Antônio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil, a prorrogação do contrato do Tecon Santos viabiliza um investimento significativo, sintonizado com a logística do futuro, caracterizada por ganhos de escala e altíssima produtividade. É uma conquista para o País, que se capacita para disputar mercados em pé de igualdade com qualquer nação do mundo. "Com os novos investimentos, o Tecon Santos, que já é referência na movimentação de contêineres, poderá receber de maneira eficiente os meganavios que chegarão em breve ao porto, dando mais competitividade ao importador e exportador brasileiros", diz. A Santos Brasil vai aproveitar a janela de tempo entre os anos de 2016 e 2020 para executar todas as obras, uma vez que nesse período haverá momentânea capacidade excedente para movimentação de contêineres no Porto de Santos por conta da entrada em operação de novos terminais portuários.

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Santos Brasil movimenta 227.978 contêineres no 3T14

04/11/2014

A Santos Brasil encerrou o 3º trimestre deste ano com crescimento exponencial no número de operações em seus terminais de contêineres de Imbituba(SC) e Vila do Conde(PA). Cabotagem também registrou aumento expressivo de 51,5% no volume e foi responsável por 23,4% do total movimentado no 3T14, seguindo a tendência dos últimos quatro trimestres. A evolução do serviço de transbordo tem sido observada no decorrer do ano e atingiu 29% do total movimentado entre julho e setembro. A companhia movimentou 227.978 contêineres no período, por meio dos três terminais que opera no País. No acumulado do ano até setembro, o total é de 738.574 contêineres. Neste cenário, o Tecon Imbituba apresentou crescimento de 214,4% no volume movimentado no trimestre, que totalizou 8.638 contêineres. No ano, o aumento é de 185,9% na comparação com 2013. Os resultados positivos do terminal catarinense foram impulsionados por dois serviços de cabotagem, que começaram a atracar ainda no primeiro semestre, e favoreceram também o incremento no volume de transbordo e longo curso movimentado por outro serviço que já era oferecido na instalação portuária, com destino ao Golfo do México. O volume de contêineres movimentado no Tecon Vila do Conde cresceu 40% no 3T14, em comparação ao mesmo período de 2013, com um total de 10.448 unidades. Este índice foi atingido devido ao aumento das operações de cabotagem via barcaças. No acumulado de janeiro e setembro, o terminal paraense registrou crescimento de 49,5%. Na Baixada Santista, o Tecon Santos fechou o trimestre com 32,5% de market share no Porto de Santos. O volume movimentado pelo terminal localizado em Guarujá (SP) diminuiu 31,4% no período e 21,9% no acumulado do ano. A instalação continua, no entanto, responsável pela maior parte dos contêineres operados pela companhia e movimentou 91,6% do total no 3T14 e 93,3% entre janeiro e setembro. No segmento de logística, a Santos Brasil contabilizou redução de 8,7% do total de contêineres armazenados no trimestre, em comparação ao mesmo período de 2013, mantendo-se competitiva frente aos players neste mercado na região do Porto de Santos. No acumulado do ano, a queda é de 6,1%. Já os resultados do Terminal de Veículos (TEV) foram impactados novamente no trimestre por fatores negativos no cenário externo. A decisão de limitar a importação de veículos leves, tomada no último mês de dezembro pela Argentina, principal destino das exportações automotivas brasileiras, estimulou a queda de 12,8%. O total de veículos movimentados foi de 56.677 unidades, sendo 93% de veículos leves. Indicadores financeiros A receita bruta dos serviços de operações de cais apresentou retração de 33,9% no 3T14. No acumulado do ano, a redução é de 28,4%. A variação negativa foi estimulada pela queda no volume deste tipo de operação no Tecon Santos; pela mudança do mix de serviços prestados no cais do terminal, que passou a movimentar maior quantidade de contêineres de transbordo desde o aumento da capacidade do Porto de Santos; e pela redução do faturamento de contêineres refrigerados. As operações de carga geral representaram 1,5% da receita bruta de operações de cais (1,3% no 3T13).

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Santos Brasil encerra 2013 com crescimento de 8,8% em sua receita bruta consolidada

11/02/2014

A Santos Brasil fechou o ano de 2013 com um aumento de 8,8% na sua receita bruta, atingindo R$1,60 bilhão ante R$1,47 bilhão em 2012. Contabilizando apenas o 4T13 no comparativo com o mesmo período de 2012, o índice de crescimento chega a 13,3%, saltando de R$ 389,9 milhões para R$441,8 milhões. Semelhante resultado foi obtido na receita líquida acumulada, que apresentou evolução de 6,5% encerrando o ano com R$1,38 bilhão e o 4T13 com R$355,7 milhões - aumento de 3,8% em relação ao 4T12. Outro destaque da companhia foi o volume operado no cais, que cresceu 2,9% em 2013 se comparado a 2012, totalizando 1.171.726 contêineres movimentados nos três terminais operados pela companhia no País. Neste cenário, o Tecon Santos responde por 97% do total de movimentação. O mix de contêineres cheio-vazio foi de 73,8% de cheios no quarto trimestre e 74,5% de cheios na operação anual. Este desempenho aponta para mudanças fundamentais no aumento de capacidade do Porto de Santos, o que proporcionou o retorno das operações de transporto no complexo santista. No quarto trimestre de 2013, as operações de transbordo foram responsáveis por 27,6% do total movimentado, enquanto cabotagem respondeu por 13%. No mesmo período de 2012, os números eram menos significativos: 15,6% e 9,2% respectivamente. No acumulado do ano, estes serviços também se sobressaem, atingindo 20% em transbordo e 9,7% com cabotagem ante 15,5% e 9% em todo o ano de 2012. Os volumes de cabotagem no Tecon Santos alcançaram crescimento de 29,1% no quarto trimestre, ou seja, 12,7% do volume movimentado. De acordo com dados da Codesp, o Tecon Santos registrou 43,5% de market share no Porto de Santos no 4T13 e 52,3% em 2012. O Terminal de Veículos(TEV) da Santos Brasil manteve a tendência de recuperação do volume movimentado ao longo de todos os trimestres de 2013 e encerrou o ano com significativo crescimento de 31,2%. No 4T13, movimentou 69.518 veículos, que implicou em aumento de 28,1% em relação ao 4T12. O resultado fez com que a companhia atingisse um novo recorde anual com o total de 256.904 veículos movimentados, sendo 91% leves. Em suas operações de Logística, a Santos Brasil também manteve o forte crescimento operacional com incremento de 18,3% no 4T13 e 15,9% no acumulado do ano. Outros indicadores O EBITDA (lucro operacional antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado foi de R$ 528 milhões e margem de 38,3%. No 4º trimestre de 2013, atingiu R$ 128,9 milhões, com margem de 36,3%. A queda da margem em relação ao ano passado foi decorrente, entre outros fatores, do crescimento das operações de transbordo, menor dwell time das operações de armazenagem alfandegada e forte base comparativa observada nos terminais portuários em 2012. O lucro líquido anual de 2013 foi de R$255 milhões ante R$270 milhões em 2012, uma redução de 5,6%, impactada pelo aumento de custos ao longo de todo o ano passado, além do diferente mix de perfil de serviços, entre outros fatores. No comparativo entre os últimos trimestres de 2013 e 2012, a queda foi de 8,7% - de R$86,3 milhões para R$78,8 milhões. Resultado da busca por maior eficiência alinhada ao novo perfil de serviços oferecidos, a Santos Brasil reduziu em 8% suas despesas no 4T13 e controlou o crescimento das despesas anuais em apenas 2,8%, abaixo da inflação do período. A companhia ainda fechou o ano com um saldo de caixa de R$ 123 milhões e dívida líquida de R$198,7 milhões - 0.4x o EBITDA registrado em 2013.

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Santos Brasil investe e atinge seu mais alto índice de eficiência em movimentação de contêineres

23/09/2014

A Santos Brasil, prestadora de serviços portuários e logísticos, registrou um recorde histórico no Tecon Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul, ao realizar a movimentação de 1.694 contêineres em 8,74 horas e atingir o índice de 193,82 MPH (movimentos por hora), principal indicador de eficiência operacional em terminais de contêineres. A média, superior a três contêineres movimentados por minuto, foi alcançada na operação de descarga do navio Cap San Nicolas, da Hamburg Süd, no dia quatro de setembro. Ao lado do Cap San Marco, o Cap San Nicolas ocupa hoje o posto de maior navio da Hamburg Süd em operação. Com capacidade para armazenar 9.600 TEU(unidade referente a contêineres de 20 pés) e 332 metros de comprimento, é considerado um navio do tipo Super-PostPanamax(tamanho que utiliza todo o potencial de navegação do canal do Panamá). Conhecidos como supernavios, essas grandes embarcações são uma tendência mundial e estão provocando uma verdadeira revolução no Porto de Santos. "Os terminais de contêineres em todo o mundo precisaram se adaptar ao rápido aumento de tamanho dos navios porta-contêineres.Na Santos Brasil, antecipamos esse movimento e elegemos o investimento em inovação tecnológica, segurança e capacitação da equipe como diretriz estratégica. Olhar para o futuro, prever a demanda do mercado e preparar os nossos ativos para entregar resultados é essencial no nosso negócio", afirma Antonio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil. Os investimentos realizados resultam também em uma melhoria consistente na movimentação média mensal, que contempla a média de todos os navios operados no período. Em julho, a média mensal no terminal chegou a 95 MPH, maior índice no País. "Nossa missão é contribuir para que nossos clientes sejam cada vez mais competitivos. Este padrão operacional é sem dúvida um diferencial importante, pois aumenta a confiabilidade das escalas e reduz custos operacionais", reforça Sepúlveda. "É uma condição essencial que os terminais se modernizem na mesma velocidade com que os navios, como é o exemplo da Santos Brasil. Se o navio dobra de tamanho e de movimentação, o tempo de operação não pode dobrar. Terminais que não têm esse acompanhamento tendem a perder competitividade e não ser atendidos diretamente por esses super-navios. Para que esses navios grandes tenham efetivamente ganho de escala no custo unitário, eles não devem ficar atracados por longos períodos e a eficiência do terminal é um fator-chave para isso", comenta José Roberto Salgado, diretor Operacional da Hamburg Süd/Aliança. Investimentos que geram resultados Há cerca de cinco anos, a Santos Brasil vem preparando o Tecon Santos para atender às maiores embarcações do mundo. Os primeiros superguindastes de cais com capacidade para movimentar até quatro contêineres de 20 pés simultaneamente chegaram ao Tecon Santos ainda em 2009. A operação demandou pelo menos oito meses de treinamento da equipe e mais seis meses de operação monitorada. As grandes embarcações representam maior volume de contêineres carregados e descarregados em um mesmo navio. Para otimizar e agilizar a operação de pátio, a empresa utiliza um sistema de gerenciamento de alta tecnologia. Ele define as melhores rotas dentro do terminal, de forma que as carretas que fazem o transporte dos contêineres entre o cais e o pátio façam sempre o caminho mais curto, mais rápido e consequentemente mais eficiente e com menor impacto ambiental.

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Novos gates automatizados e uso de WhatsApp por motoristas facilitam acesso de caminhões ao Tecon Sa

17/12/2014

A Santos Brasil, companhia referência em soluções logísticas completas, do porto à porta, implantou um novo sistema de automatização em seus 10 gates operacionais, porta de entrada do Tecon Santos, o maior terminal de contêineres da América do Sul. Este é mais um importante projeto da empresa para aumentar a eficiência logística de suas operações, utilizando alta tecnologia para facilitar a circulação de aproximadamente 2.000 caminhões por dia que acessam o local. Os novos gates automatizados já estão em pleno funcionamento e proporcionam mais agilidade e segurança nas demandas de clientes e menor impacto no trânsito interno e externo. A partir de agora, o processo de entrada no Tecon Santos é ainda mais rápido: cancelas são liberadas automaticamente quando os caminhões passam pelos gates operacionais. Isso é possível devido à implantação de câmeras que reconhecem a placa do veículo em poucos segundos. Caso a identificação não ocorra automaticamente, devido a circunstâncias comuns na rotina de utilitários, como lama ou areia sob a placa, o motorista poderá acessar o terminal por meio de um QR Code. Como apenas veículos agendados entram no Tecon Santos, este código será enviado previamente à transportadora, logo após o devido agendamento do caminhão pelo site da Santos Brasil, e poderá ser repassado ao condutor do veículo em formato impresso. Ou, de maneira ainda mais eficiente e segura, via WhatsApp. Basta que o motorista tenha um smartphone com o aplicativo instalado e o número telefônico cadastrado pelo terminal. Com o QR Code em mãos, em papel ou no dispositivo, o motorista o posiciona sob um leitor digital disponível em um novo totem automatizado e instalado em cada gate. Em seguida, o equipamento imprime um ticket que indica a posição do terminal onde a carga deverá ser carregada ou descarregada. O procedimento não exige desembarque do veículo. Segundo o diretor de Tecnologia da Santos Brasil, Ricardo Abbruzzini Filho, o sistema foi desenvolvido integralmente pela própria companhia, sem a contratação de consultorias especializadas em TI. "É um projeto de alta tecnologia e bem sucedido devido à sinergia entre áreas estratégicas da empresa, como Comercial, Planejamento, Operações e TI. Com foco em resultados, a implantação dos gates automatizados proporciona um atendimento ao motorista, que traz um contêiner ao Tecon Santos, em tempo aproximadamente 81% menor." O período médio para veículos nessas condições acessarem o terminal reduziu de 5,16 minutos para 1 minuto. Já caminhões sem carga são atendidos em tempo 72% menor na comparação com o modelo utilizado anteriormente. A redução no tempo médio, nesse caso, foi de 1,45 minutos para 30 segundos. Nos últimos 16 anos, a Santos Brasil investiu R$ 2 bilhões em tecnologia, novos equipamentos e recursos humanos no Tecon Santos. "Buscamos as melhores práticas do mercado para elevar a companhia a um novo patamar de eficiência. A automatização dos gates fortalece o posicionamento da Santos Brasil como companhia à frente do setor e prestadora de serviços que oferece ao cliente soluções logísticas completas, com expertise e performance", afirma o diretor de Operações Portuárias e Logísticas da Santos Brasil, Ricardo Molitzas.

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Jovens assistidos pelo Projeto Comunidade Nostra Aldeia ganham opções de lazer nas férias

26/06/2014

Crianças e adolescentes assistidos pelo Projeto Comunidade Nostra Aldeia, em Guarujá, já podem usufruir de novas opções de lazer durante o período de férias escolares. São atividades socioeducativas, culturais e esportivas que seguirão até o início de julho. A programação é realizada em parceria com a Santos Brasil. Em ritmo de futebol, os jovens estão envolvidos nas atividades de decoração da Copa do Mundo, a fim de criar um ambiente agradável no local. No período da tarde, eles se divertem com as gincanas de férias escolares. Nos primeiros dias de programação, os moradores participaram de atividades, como campeonato de jiu-jitsu e sessão de cinema. A programação segue até o dia quatro de julho. Confira abaixo a agenda: Programação: 23/06 a 27/06, das 19 às 22 horas - Atividades do ´Clubinho de Férias´ para crianças e adolescentes, na sede do projeto; 30/06 a 04/07, das 9 às 17 horas - Campeonato de Futebol Nostra Aldeia para crianças e adolescentes, no Campo da Maré. Sobre o Projeto Comunidade Nostra Aldeia Criado há quatro anos, o projeto social Nostra Aldeia desenvolvido junto à comunidade Aldeia, no Guarujá, vizinha ao Terminal de Veículos(TEV) da Santos Brasil, tem parceria oficial da empresa desde agosto de 2012. O projeto oferece aulas de jiu jitsu a cerca de 100 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 18 anos. O programa tem a participação ativa de voluntários da Santos Brasil. As inscrições de novos alunos ficam abertas ao longo do ano inteiro. Para participar, basta disciplina, freqüência às aulas do curso e bom rendimento escolar. A parceria também engloba outras iniciativas, como passeios socioculturais, orientação de higiene bucal, patrocínio dos alunos do projeto em Campeonatos Regionais de Jiu-Jítsu e oficinas de geração de renda para as mães dos alunos assistidos.

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Santos Brasil movimenta 258.657 contêineres no 2º trimestre

01/08/2014

A Santos Brasil encerrou o 2º trimestre do ano com expressivo desempenho operacional em dois de seus terminais de contêineres no País - Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA). As operações de cabotagem também se destacaram no período com crescimento de 143,7% no volume, hoje responsável por 20,9% do total movimentado no último trimestre pela Companhia. Tendência já observada no 4T13 e 1T14, que deve se manter nos próximos meses do ano, assim como em transbordo que corresponde a 28,3% do total movimentado. Os três terminais operados pela Santos Brasil no País movimentaram 258.657 contêineres nos meses de abril, maio e junho. No acumulado de 2014, até junho, o total foi de 510.606 contêineres. Neste cenário, o Tecon Imbituba, pelo segundo trimestre consecutivo, se sobressaiu com crescimento significativo de 284,4% no volume movimentado, resultado da operação de dois serviços de cabotagem que começaram a atracar no terminal catarinense em fevereiro e maio. Estes novos serviços proporcionaram ainda o incremento no volume de transbordo movimentado por outro serviço já operado em Imbituba, cujo destino final é o Golfo do México. Foram 12.396 contêineres movimentados no 2T14, quantidade que supera a marca registrada durante todo o ano de 2013. No Tecon Vila do Conde (PA), o volume de contêineres também obteve uma performance positiva, apresentando robusto crescimento de 42,7% no 2T14 em relação ao 2T13, com total de 7.918 unidades, baseado no incremento da movimentação de contêineres de cabotagem. No acumulado do ano, a elevação atingiu o patamar de 56,1%. Já o Tecon Santos, cujo market share é de 41,2% do complexo santista, contabilizou redução de 20,5% no volume movimentado ao longo do 2T14. No acumulado do ano, o terminal teve queda de 16,9%. No entanto, manteve-se responsável pela maior parte dos contêineres operados pela Santos Brasil e movimentou 92,1% do volume total no 2T14 e 93,3% no acumulado do ano. No Terminal de Veículos(TEV), a decisão de limitar a importação de veículos leves tomada em dezembro pela Argentina, principal destino das exportações brasileiras, manteve o impacto negativo observado no início de ano sobre o volume operado no 2T14. A queda registrada foi de 31,3% com total de 49.255 veículos movimentados, sendo 93,7% veículos leves. No segmento de Logística, a empresa apresentou redução de 15,6% do total de contêineres armazenados no último trimestre. Vale ressaltar que boa parte deste volume armazenado nos Clias (Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros) é operada por contratos e independe do ponto de atracação do navio. Indicadores financeiros A receita bruta dos serviços de operação de cais apresentou retração de 25,4%, em função da redução do volume de operações no Tecon Santos, da mudança do mix de serviços que, desde o aumento da capacidade do Porto de Santos, passou a movimentar maior quantidade de contêineres de transbordo e da queda de 32,9% no faturamento de exportação de contêineres reefers (refrigerados). A receita líquida consolidada foi de R$262,4 milhões e a acumulada, R$542,5 milhões. O EBITDA(lucro operacional antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado para itens não recorrentes totalizou R$85,8 milhões com margem de 32,7%. No acumulado do ano, este indicador atingiu R$181,2 milhões com margem de 33,4%. O EBITDA não ajustado registrou R$81,0 milhões com margem de 30,9% no 2T14 e R$171,2 milhões com margem de 31,6% no primeiro semestre do ano.

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Projeto Baleia Franca registra 56 filhotes nascidos em águas brasileiras

09/01/2014

O Projeto Baleia Franca(PBF) avistou 56 filhotes em águas brasileiras ao longo dos cinco meses da temporada reprodutiva da espécie no litoral do Sul do País. O número de nascidos é o maior registrado pela equipe do PBF, que tem apoio da Santos Brasil, empresa referência em operação de contêineres e logística. O recorde anterior foi registrado em 2007, quando 54 nascimentos foram contabilizados no mesmo período. Considerado berçário natural da espécie, o litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul recebe entre os meses de julho e novembro centenas de baleias francas que buscam as temperaturas mais amenas da região para dar a luz e oferecer os primeiros cuidados a seus filhotes. Os dados colhidos durante os meses de monitoramento serão analisados pelos pesquisadores do projeto, que atuam em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos(CMA) e Área de Proteção Ambiental(APA) da Baleia Franca/ICMBIO. Com a análise final, a diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch, aponta que será possível verificar o número de baleias francas que esteve na região durante a última temporada e quantas semanas cada uma permaneceu em águas brasileiras. Ela explica também que o reconhecimento individual é possível apenas com a análise das imagens captadas em cada uma das avistagens aéreas, através da técnica de fotoidentificação. Segundo ela, as baleias são reconhecidas por meio das calosidades localizadas no alto da cabeça - que diferenciam-se pelo formato e quantidade - tornando possível a catalogação e o acompanhamento desses mamíferos em outras temporadas. Ao longo dos cinco meses foram realizados três sobrevôos. O último ocorreu no início de novembro, quando foram registradas 16 baleias francas na APA da Baleia Franca em Santa Catarina. No pico de ocorrência da temporada, em setembro, 123 baleias francas foram avistadas. O número foi maior que no mesmo mês do ano anterior, quando 103 baleias foram contabilizadas pela equipe do projeto. A flutuação no número de baleias é decorrente do seu ciclo reprodutivo, já que não são sempre os mesmos mamíferos avistados na região. As baleias francas têm um filhote a cada 3 anos, periodicidade mais frequente de retorno, segundo análise dos pesquisadores do PBF, confirmada através da fotoidentificação individual de cada baleia avistada nos sobrevôos. As atividades do Projeto Baleia Franca podem ser conhecidas no Centro de Visitantes localizado na praia de Itapirubá, Imbituba, Santa Catarina, e no endereço eletrônico www.baleiafranca.org.br e também acompanhadas pelo facebook http://www.facebook.com/ProjetoBaleiaFrancaBrasil .

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