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Santos Brasil realiza workshop exclusivo para executivas do setor portuário

20/03/2024

A Santos Brasil realizou nesta quarta-feira (20), no Tecon Santos, em Guarujá (SP), a 1ª edição do Workshop O Porto é Delas, evento exclusivo para executivas que atuam no setor portuário e de infraestrutura. O encontro reuniu líderes e profissionais de destaque nas esferas pública e privada para estimular networking e discutir temas como transição energética e descarbonização, carreira ESG e governança corporativa. A abertura foi realizada por Verônica Valente Dantas e Maria Amalia Delfim de Melo Coutrim, respectivamente presidente e vice-presidente (independente) do Conselho de Administração da Santos Brasil. As participantes assinaram uma carta-compromisso a favor da promoção do desenvolvimento sustentável, em que todas assumem um papel proativo na mitigação dos desafios ambientais, sociais e de governança corporativa. Marcia Ferrari, presidente e cofundadora da InfraWomen Brasil, abriu as discussões e Mariana Pescatori, secretária-executiva do Ministério dos Portos e Aeroportos, encerrou a programação. Os debates contaram com a participação de Adriana Martins, diretora-presidente da Kuehne + Nagel; Chantal Pillet, executiva de Integridade e Governança Corporativa; Flávia Takafashi, diretora da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ); Jamille Consulin, diretora no Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo; Marcela Argollo, professora de ESG, Governança Corporativa e Liderança Inovadora na Fundação Getúlio Vargas (FGV); Michele Izawa, diretora de Impacto Social e Propósito da JeffreyGroup Latin America; Natália Marcassa, CEO do Moveinfra; Neusa Ferreira Marcelino, CEO da CMA CGM do Brasil & ECSA Cluster; e Renata Camargo, CEO da BlackID Comunicação. Idealizadora da iniciativa, a gerente executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, Béatrice de Toledo Dupuy, diz que este é apenas o primeiro evento voltado especialmente ao público feminino. "Quando se trata do networking entre mulheres, estamos construindo mais do que simples conexões profissionais. Estamos criando uma rede de apoio resiliente e inspiradora. Juntas, podemos abrir portas para caminhos que transcendem o individual, impactando positivamente nossas comunidades e organizações".

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Santos Brasil opera linha de longo curso semanal regular no Tecon Imbituba

04/03/2024

A Santos Brasil fechou parceria com a CMA CGM e a Cosco para atender o serviço de longo curso New Brazex (que conecta o Golfo dos Estados Unidos, a América Latina e o Caribe) no Tecon Imbituba, terminal de contêineres operado pela Companhia no porto de Imbituba, em Santa Catarina. A primeira escala aconteceu na última semana, com o navio Hans Schulte. O terminal, que já atendia um serviço de cabotagem com escala semanal, passa agora a atuar regularmente também com cargas de importação e exportação. A previsão é de que o novo serviço faça 52 escalas por ano em Imbituba, movimentando aproximadamente 80 mil TEUs (unidade padrão equivalente a um contêiner de 20 pés). Com esse novo marco, Imbituba torna-se uma importante alternativa logística para o comércio exterior da região. Para receber linhas de longo curso, a Santos Brasil vem ajustando procedimentos e processos de modo a atender as especificidades deste tipo de operação e está investindo cerca de R$ 26 milhões em sistemas, equipamentos e novos contratos de serviços. Todas as adequações e melhorias estão em linha com a reconhecida excelência operacional da empresa, que há 26 anos atende os seus clientes com o mais elevado nível de qualidade. O terminal de Imbituba atuará com dois portêineres ZPMC, 11 reach stackers e 20 caminhões para serviços internos. Todos os gates passarão a contar com OCR (optical character recognition), que permite maior eficiência e agilidade na recepção e dispersão dos contêineres; e mais de 20 coletores de dados foram comprados para dar maior precisão no posicionamento de pátio dos contêineres. Todos os sistemas estão sendo ajustados para garantir uma perfeita integração do terminal com os órgãos intervenientes; e os canais de atendimento ao cliente também foram reforçados de modo a aumentar a interação com diversas interfaces da Companhia. A empresa está ampliando seu time na região e já abriu processo seletivo para contratação de 50 profissionais, que se somarão aos atuais 130 hoje em atuação no terminal. De acordo com Ricardo Buteri, diretor Comercial da Santos Brasil, a conquista de um serviço regular de longo curso possibilita a ampliação dos investimentos da Companhia no porto de Imbituba, promovendo um crescimento contínuo e sustentável do terminal. "Linhas regulares trazem previsibilidade e estabilidade à operação e viabilizam a oferta de um serviço confiável, eficiente e com elevado nível de produtividade", diz.

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Energia: Santos Brasil zera pegada de carbono de escopo II nas unidades de São Paulo

04/04/2022

São Paulo, 04 de abril de 2022. A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, realizou a compra de certificados I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável), que asseguram que 100% da energia utilizada para o funcionamento da Companhia dentro do Estado de São Paulo será disponibilizada na rede, de maneira proporcional, como energia limpa para todo o país. A iniciativa zera as emissões de CO2 de Escopo II, geradas a partir do consumo de energia de fonte convencional, nas unidades da Baixada Santista (Tecon Santos, Terminal de Veículos, Terminais Logísticos Saboó I e II, Clias Santos e Guarujá), São Paulo e São Bernardo do Campo (dois Centros de Distribuição) e reforça o compromisso da Santos Brasil com a preservação do meio ambiente e redução de emissão de gases de efeito estufa. A companhia adquiriu RECs suficientes para o consumo de mHw no período de 2021 e 2022. As unidades em Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) serão contempladas até o fim de 2022, fazendo com que a Santos Brasil passe a utilizar energia limpa em todas as suas operações no País. O International REC Standard é um sistema global que possibilita uma certificação auditada e segura, zerando emissões de CO2 atreladas ao consumo de energia, identificadas no Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no âmbito do Programa Brasileiro GHG Protocol. É o meio mais confiável para comprovar e rastrear o consumo de energia proveniente de fontes renováveis, seguindo rigorosos padrões internacionais. No Brasil, o Instituto Totum é o órgão emissor local representante do I-REC Standard. Mundialmente, o The International REC Standard garante a procedência e o rastreamento de cada REC emitido. A política de sustentabilidade da Santos Brasil está alinhada aos princípios do Pacto Global da ONU e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e é direcionada a quatro questões-chave: saúde e segurança; transparência e práticas anticorrupção; emissões de CO2, água e resíduos; além de desenvolvimento humano. Na frente ambiental, as metas para 2024 preveem a redução de 50% na geração de resíduos/TEU, redução de 30% no consumo de água per capta e de 15% em toneladas de emissões de gases de efeito estufa (GEE). Elas foram definidas com base nas reduções alcançadas nos últimos anos e nas iniciativas que têm sido adotadas para mitigar o impacto das operações da Companhia no meio ambiente. De acordo com Béatrice de Toledo Dupuy, Gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade, a atenção às questões ambientais e sociais é um compromisso da Santos Brasil. A busca por soluções inovadoras e sustentáveis é uma constante. Essa certificação é mais uma mostra do alinhamento à agenda ESG (Environmental, Social and Governance) e de como a Companhia tem engajado cada vez mais todo o seu time na estratégia de crescimento com ações responsáveis, transparentes e que contribuam de maneira positiva com o meio ambiente e a comunidade, diz.

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Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos

19/02/2024

A Santos Brasil está com cerca de 250 postos de trabalho abertos no Tecon Santos – 200 delas, aproximadamente, para trabalhadores com registro ou cadastro no Ogmo/Santos (Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalho Portuário do Porto Organizado de Santos). As inscrições vão até quinta-feira (22). Nas vagas com registro no Ogmo, o candidato precisa ser declarado apto em exames médico e psicológico realizados pela empresa. Os inscritos passarão por processo seletivo, que avaliará competências técnicas e comportamentais. Outras oportunidades disponíveis são: supervisor de operações, ajudante de armazém frigorífico, operador de portaria portuária, auxiliar de manutenção mecânica e assistente de operações, entre outras. Os requisitos gerais são experiência na área e curso técnico aderente à posição. Todos também passarão por processo seletivo e exames médico e psicológico. O detalhamento dos pré-requisitos para cada posição pode ser conferido nos links da página de carreira da Companhia (https://santosbrasil.gupy.io). Além de salário compatível com a função, quem for contratado pela Companhia receberá benefícios como assistência médica modelo de coparticipação, assistência odontológica, Gympass, seguro de vida em grupo, vale-transporte, refeitório no local, vale-alimentação, cartão Cesta Alimentação, além de descontos em universidades e escolas de idiomas. Caso seja aprovado, a contratação do candidato será imediata. Investimentos A grande oferta de vagas vai ao encontro com os investimentos que a Companhia vem fazendo em suas unidades. Somente no Tecon Santos, estão sendo empregados cerca de R$ 2,6 bilhões até 2031 no projeto de ampliação e modernização do terminal, que terá a sua capacidade expandida para 3 milhões de TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) nesse período. Além disso, foram adquiridos no final de 2023 e estão entrando em operação neste ano dois novos portêineres (guindastes de cais) e oito e-RTGs elétricos (guindastes de pátio). No total, a Companhia tem mais de 310 postos de trabalho abertos em unidades da Baixada Santista (Tecon Santos e Clia Santos), Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC).

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Tecon Santos oferece novos serviços para o Golfo dos EUA e de cabotagem

08/02/2024

A Santos Brasil começa o ano atendendo dois novos serviços de navegação no Tecon Santos, um em rota de longo curso e outro de cabotagem. Com o armador Zim, entrou em operação no final de janeiro um novo serviço para o Golfo dos Estados Unidos, o Zim Gulf Toucan (ZGT). Já no último dia 6, aconteceu a viagem inaugural da Norcoast, joint venture fundada pela Hapag-Lloyd e Norsul para atuar no setor de navegação costeira no Brasil. Com a parceria com a Zim, o terminal da Santos Brasil no Porto de Santos passa a ter a maior cobertura de origem e destino do País, com atuação que engloba portos da Ásia, África, Europa, Estados Unidos, Mercosul, Costa Oeste da América do Sul e cabotagem. A frota deste novo serviço será composta por oito embarcações com capacidade de 2800 a 3500 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). Estão previstas 104 escalas por ano no Tecon Santos. Segundo Danilo Ramos, diretor comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, a nova rota atende uma região com cargas de altíssimo valor agregado, como as provenientes do setor de óleo e gás. "Trata-se de origem e destino que faltavam para completar o já amplo portfólio do Tecon Santos. Agora, além da Costa Leste dos Estados Unidos, a cobertura da Santos Brasil alcança Houston, Vera Cruz, Altamira, Mobile, Kingston, entre outros", diz. Cabotagem A Norcoast, que chega com quatro embarcações de 3,5 mil TEUs cada, com rotação semanal, navega do Tecon Santos para Paranaguá, Suape, Pecém e Manaus, retornando novamente a esses mesmos portos, completando uma jornada de cerca de 13 dias de duração. A empresa é a primeira nova entrante no setor de cabotagem no país em cerca de 20 anos. Para Danilo Ramos, os pesados investimentos em infraestrutura, equipamentos e sistemas realizados pela Santos Brasil nos últimos anos foram fundamentais para que a empresa pudesse firmar essas duas novas parcerias e atender de maneira ainda mais completa os seus clientes.

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Santos Brasil integra o ISE da B3 pelo segundo ano seguido

03/01/2024

Pelo segundo ano consecutivo, a Santos Brasil integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, bolsa de valores brasileira, que reúne um seleto grupo de empresas reconhecidamente comprometidas com a agenda ESG (ambiental, social e governança). A 19ª carteira ISE B3 vai vigorar de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024 e conta com 78 companhias negociadas na bolsa, de 36 setores. A Santos Brasil também se manteve, pelo terceiro ano, na carteira do ICO2 (Índice Carbono Eficiente), também da B3, composto por ações de empresas que adotam práticas transparentes com relação às suas emissões de gases efeito estufa e que leva em consideração o grau de eficiência destas emissões. Listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa, a Santos Brasil é signatária do Pacto Global da ONU desde 2013. Está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e já assumiu, entre seus principais desafios, o compromisso de contribuir ativamente para a conservação do meio ambiente e para o desenvolvimento humano. Suas ações fazem parte também do índice S&P/B3 Brasil ESG, que contempla empresas com boas práticas relacionadas à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento social e elevados padrões de Governança Corporativa; e do IGPTW, que reúne empresas com melhores práticas no mercado de trabalho.

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Papai Noel chega de carreta a comunidades de Santos e Guarujá e distribui brinquedos a cerca de 3 mil crianças na campanha Contêiner do Bem

12/12/2023

O projeto Contêiner do Bem – Movimentando Amor, que está em sua quinta edição, levou alegria e presentes a cerca de 3 mil crianças em situação de vulnerabilidade social de comunidades de Santos e Guarujá nesta terça-feira (12). A iniciativa é uma ação conjunta dos quatro maiores operadores portuários de Santos – Brasil Terminal Portuário, DP World, Ecoporto Santos e Santos Brasil –, que deixaram a concorrência no campo dos negócios e se uniram em prol da solidariedade e do fortalecimento da relação Porto-Cidade. Em vez do trenó, o Papai Noel optou mais uma vez por chegar de carreta com um contêiner estilizado do projeto às comunidades que ficam no entorno do maior porto da América Latina. E, como sempre, fez sucesso com a criançada e famílias presentes. Os brinquedos foram doados pelos terminais e por funcionários das quatro empresas, que aderiram à iniciativa voluntariamente e fizeram as suas contribuições ao longo do último mês. Já a distribuição contou com o apoio e suporte de instituições parceiras e dos voluntários dos terminais: Sociedade de Melhoramentos da Vila Pantanal, no Saboó; Instituto Arte no Dique na Zona Noroeste, ambos em Santos; Creche Tia Nice, no Sítio Conceiçãozinha; e Lugar de Menina é no Tatame, no Sítio Paecará, ambos em Vicente de Carvalho, Guarujá. As sedes dessas entidades foram os pontos de entrega dos presentes e da festa antecipada de Natal. Em cinco anos de Contêiner do Bem, as empresas já realizaram a entrega de cerca de 10 mil brinquedos a crianças de comunidades socialmente vulneráveis da região.

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TEV chega à marca de 3 milhões de veículos movimentados no Porto de Santos

08/12/2023

Único terminal do País projetado especificamente para atender veículos, o TEV possui capacidade operacional para 300 mil automóveis por ano e responde por mais de 90% de toda a movimentação do Porto de Santos e por cerca de 40% dos carros importados e exportados pelas montadoras brasileiras, de acordo com dados da Logcomex e Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O terminal é um dos mais modernos de importação e exportação de veículos do mundo, com elevados padrões internacionais de eficiência e segurança na movimentação de veículos leves e pesados e atende, principalmente, o mercado da América da Sul. Está localizado em área contígua à do Tecon Santos, terminal de contêineres também administrado pelo Santos Brasil, o que faz com que a Companhia tenha, no Porto de Santos, o maior berço linear da América Latina. São 1.510m de cais, permitindo a atracação simultânea de três navios de 366m, do tipo New Panamax, e um navio RoRo (para veículos e cargas rolantes), ou quatro porta-contêineres convencionais e um navio RoRo. Em 2022, 281.014 veículos foram movimentados no terminal – 257.673 leves e 23.341 pesados (o que inclui ônibus, caminhões, máquinas agrícolas e equipamentos para a construção civil), com a quebra de sucessivos recordes de movimentação. Nos nove primeiros meses de 2023, ano que tem sido marcado por retração do consumo em todo o mundo, foram operadas 161.512 unidades, 141.831 leves e 19.681 pesadas. "A marca dos 3 milhões de veículos movimentados é importante não apenas para a Santos Brasil, mas também para o Porto de Santos. É resultado de muito trabalho e da excelência do serviço realizado, tendo como pilares a capacitação e a segurança do nosso time, bem como a satisfação dos nossos clientes. Além disso, coloca o TEV e o Porto de Santos em posição de destaque no cenário logístico de movimentação de veículos, um segmento importantíssimo para a economia do Brasil", diz Vitor Lousada, gerente de Operações do TEV. O TEV possui a certificação OEA – Operador Econômico Autorizado, o que faz do terminal um parceiro estratégico da Receita Federal e um operador de baixo risco, confiável nos âmbitos nacional e internacional. Na prática, a conquista se traduz em uma série de benefícios oferecidos pela Aduana Brasileira, relacionados à maior agilidade e previsibilidade de cargas nos fluxos do comércio internacional.

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Santos Brasil completa um ano de operações em Itaqui (MA) e dá início à construção de seu terceiro terminal de granéis líquidos

30/11/2023

A Santos Brasil completou um ano de operações no Porto do Itaqui (MA) neste mês e deu início às obras de construção de seu terceiro terminal de granéis líquidos, o TGL2. Ao mesmo tempo, a Companhia continua com a ampliação dos terminais TGL1 e TGL3, iniciada em abril deste ano. Os empreendimentos aumentarão a capacidade atual de 50 mil m³ para 191 mil m³ até 2026 (cerca de um quarto da capacidade total esperada do porto), tornando a empresa um player relevante em um porto com enorme potencial de crescimento ligado ao agronegócio. As obras em andamento incluem a construção de novos tanques destinados ao recebimento, expedição e armazenagem de diesel, gasolina e biocombustíveis. Ao final do projeto, os terminais contarão com quatro novas linhas de píer dedicadas para combustíveis com acesso aos três berços públicos que operam granéis líquidos no porto. Os três terminais de Itaqui foram arrematados pela Santos Brasil em leilão realizado na B3 em abril de 2021, marcando o início da atuação da Companhia em graneis líquidos. Combinadas as outorgas de R$ 157,3 milhões e os investimentos iniciais em obras no valor de R$ 500 milhões, são mais de R$ 600 milhões destinados ao crescimento da movimentação de combustíveis no porto maranhense. Itaqui é hub de distribuição de derivados de petróleo para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Tem boa infraestrutura e está conectado a importantes ferrovias, que fazem do porto um corredor estratégico para o Centro-Oeste do Brasil, além dos mercados do Norte e Nordeste. Os terminais de granéis líquidos da Santos Brasil têm conexões com modais rodoviário, ferroviário, dutoviário e marítimo, e o porto tem capacidade para receber navios de até 155.000 toneladas DWT. Segundo o diretor de Granéis Líquidos da Santos Brasil, Carlos Quintero, a Companhia já se destaca pela qualidade no nível de serviço prestado, apesar do pouco tempo de atuação no mercado de combustíveis. "Chegamos para ajudar a atender a crescente demanda dos clientes e estamos crescendo em participação. Contamos com a excelência da Santos Brasil, que é referência em operações portuárias e logística, e com um time experiente e especializado na operação de granéis líquidos, que trabalha com muita segurança e dedicação", diz.

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Santos Brasil avança rumo à descarbonização com a chegada de dez guindastes elétricos

16/11/2023

Atracou nesta quinta-feira (16) no porto de Santos o navio Zhen Hua 35, proveniente do porto de Shanghai, na China, com dois novos portêineres (guindastes de cais) e oito e-RTGs (guindastes de pátio) adquiridos pela Santos Brasil. São equipamentos elétricos, de última geração e que estão alinhados ao conceito de economia de baixo carbono e à sustentabilidade do crescimento da atividade portuária. Os equipamentos são parte importante das várias iniciativas já em implantação pela Companhia para se tornar carbono neutro até 2040. Compõem também o projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos, um dos maiores e mais eficientes terminais de contêineres da América do Sul, que receberá investimentos de cerca de R$ 2,6 bilhões (em valores atualizados) até 2031 para aumentar sua capacidade dos atuais 2,4 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) para 3 milhões de TEUs. A Santos Brasil investiu U$ 45 milhões nestes guindastes (US$ 22 milhões nos e-RTGs e US$ 23 milhões nos portêineres), que atravessaram o oceano já montados na embarcação. Outros R$ 40 milhões serão investidos em obras de infraestrutura elétrica e civil para adequar o pátio do terminal aos novos equipamentos. Os oito e-RTGs vêm se somar aos demais 39 RTGs a diesel atualmente em operação. Já com os dois novos portêineres, a frota de guindastes de cais do terminal passará para 13 (dez da marca ZPMC e 3 IMPSA) – todos elétricos. A previsão da Companhia é adquirir outros dois portêineres ZPMC e realizar a substituição gradativa dos atuais RTGs, que são movidos a diesel, por equipamentos elétricos ao longo dos próximos anos. A substituição de um RTG tradicional por um modelo elétrico permite a diminuição de cerca de 21 toneladas de CO2/mês de emissões de GEE (gás de efeito estufa). A eletrificação total dos guindastes de pátio (RTGs) levará a uma redução de 97% das emissões de GEE desses equipamentos no terminal. Serão 713 toneladas de CO2/mês a menos lançadas na atmosfera, trazendo um enorme ganho ambiental. O aumento do consumo de energia do Tecon Santos será compensado por meio da compra de energia renovável (I-REC). Os e-RTGs trazem também uma mudança importante para a operação, que é a possibilidade de serem conduzidos de maneira remota, permitindo mais conforto e segurança ao operador, que poderá controlar o equipamento de dentro de um moderno centro de operações. Para Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, a troca do diesel para a eletricidade é fundamental no processo de descarbonização da Companhia, por isso a chegada desses novos equipamentos é um marco. "Estamos iniciando um movimento importante para o crescimento sustentável do porto, aumentando a capacidade do Tecon Santos sem impactos significativos no meio ambiente. Ganham a sociedade, o setor e a Companhia", diz. A operação para a retirada dos equipamentos do navio deve levar cerca de oito dias e envolve engenheiros do fabricante, além dos times de manutenção, segurança do trabalho, tecnologia da informação, operações e infraestrutura da Santos Brasil. A previsão é que os equipamentos entrem em operação no primeiro trimestre de 2024. Os dois portêineres recebidos foram fabricados pela empresa chinesa ZPMC. São elétricos, têm 50 metros de altura, do cais à lança, e 70 metros de comprimento de lança, além de capacidade para movimentar até dois contêineres de 20 pés cheios ao mesmo tempo e até 100 toneladas de carga. Como os dois últimos guindastes de cais recebidos em 2020, os novos equipamentos têm a tecnologia TPS (Truck Position System - sistema de posicionamento de carretas), que define de forma precisa o local de parada dos veículos para as movimentações de embarque e descarga. Os E-RTGS também são da marca ZPMC. São elétricos, têm capacidade de 41 toneladas e sete contêineres de lastro e 6+1 de altura, e altura de 21,2m de içamento.

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Santos Brasil registra lucro líquido de R$ 139 milhões no 3º trimestre

09/11/2023

A Santos Brasil registrou lucro líquido de R$ 139 milhões no 3T23, um crescimento de 31,2% frente ao mesmo período do ano passado e de 47,3% na comparação ao 2T23. A receita líquida atingiu R$ 533,7 milhões no período (+2,3% YoY), impulsionada pelo crescimento de 5,3% na receita líquida dos terminais de contêiner e carga geral, além da contribuição positiva de R$ 7,8 milhões dos terminais de granéis líquidos. O EBITDA da Companhia somou R$ 257,8 milhões, um expressivo crescimento de 18,9% em relação ao 3T22, com margem EBITDA de 48,3% (+6,7 p.p. YoY), e de 16,0% em relação ao 2T23, com a margem EBITDA 4,5 p.p. maior. A movimentação consolidada nos três terminais de contêineres da Santos Brasil - Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA) - no terceiro trimestre foi de 322.382 unidades (-9,9% YoY). Em relação ao 2T23, a Companhia apresentou crescimento de 7,7% na movimentação de contêineres dos três terminais. O desempenho foi impactado pelo menor volume de importações, com destaque para químicos, componentes automotivos, bens de capital e plásticos, ainda em função da menor demanda doméstica e do elevado estoque dessas indústrias; menor ritmo das exportações, principalmente de papel e celulose, café e produtos químicos; e pela retração no fluxo de cabotagem no Tecon Imbituba e no Tecon Vila do Conde. O volume potencial do mês de setembro também foi negativamente afetado pela substituição programada do sistema operacional do Tecon Santos (Terminal Operating System – TOS) e pelo fechamento da barra do Porto de Santos, em virtude de condições meteorológicas adversas. Daniel Pedreira Dorea, diretor Econômico-financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, destaca o crescimento muito superior do EBITDA e do lucro líquido da Companhia no trimestre frente ao crescimento da receita líquida. Para ele, essa diferença reforça a bem-sucedida estratégia comercial e de pricing, que possibilitou a recomposição dos preços praticados, a eficiência na gestão de custos e despesas, além do foco em segmentos com cargas de maior valor agregado. “A queda no volume é uma variável exógena à gestão do negócio, sobre a qual temos muito pouco ou nenhum controle, mas, apesar disso, estamos registrando um sólido crescimento financeiro ano-contra-ano e, mais, cuja trajetória deve seguir ascendente”, diz. Dorea é otimista quanto a uma retomada dos volumes em 2024. “A queda muito acentuada que se verificou no primeiro trimestre de 2023 está diminuindo de maneira constante e sustentada ao longo do ano. Talvez não consigamos, em 2024, retomar o patamar de volume de 2022, que foi um ano extraordinário, histórico, mas é bem possível que já no quarto trimestre de 2023, consigamos ver crescimento de volumes em relação ao mesmo período do ano passado. O que é uma boa notícia frente ao cenário desafiador que enfrentamos em 2023 e nos deixa com a expectativa de que 2024 seja um ano de maior volume esperado”, diz. O Tecon Santos movimentou 287.655 contêineres (-8,9% YoY) no 3T23, com redução de 11,0% YoY no longo curso, apesar do crescimento de 3,8% YoY nos volumes de Cabotagem. Vale ressaltar que o terminal registrou mais um trimestre consecutivo de alta na movimentação de contêineres (+10,4% frente ao 2T23). O market share da Santos Brasil no Porto de Santos foi de 39,0% (vs. 39,6% no 3T22 e 37,4% no 2T23).

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Santos Brasil é a nova parceira dos programas de apadrinhamento do Gremar para reabilitação de animais silvestres

26/10/2023

Criados com o propósito de atender um número maior de animais silvestres vitimados pelos impactos ambientais da expansão urbana nas áreas de manguezal e Mata Atlântica, os Programas de Apadrinhamento do Instituto Gremar passam a ter a chancela de mais um importante parceiro: a Santos Brasil, empresa de operações portuárias e logística que opera o Tecon Santos, maior e um dos mais eficientes terminais de contêiner da América do Sul. A Companhia passa a apoiar os projetos Maré Mangue e Guardiões da Mata Atlântica, contribuindo com as operações nas duas bases da instituição, o CETAS Guarujá e o CRAS Itanhaém, respectivamente, no litoral de São Paulo. O envolvimento da iniciativa privada é essencial para que o trabalho de atendimento aos animais possa continuar sendo realizado com excelência, auxiliando o retorno de diversas espécies ao seu habitat natural. O apadrinhamento ajuda na obtenção de recursos para custear a manutenção das atividades diárias do Instituto no atendimento aos animais e, ao mesmo tempo, incentivar a pesquisa na região e promover o monitoramento embarcado no Estuário de Santos. Em contrapartida, alinha as empresas parceiras à prática de critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) e também auxilia nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, uma agenda global com metas estabelecidas até 2030. “Atualmente a sociedade tem se mostrado mais atenta ao papel socioambiental das empresas com as quais se relaciona como consumidora. Entendemos, portanto, que a chegada da Santos Brasil ao nosso programa reforça sua já consolidada imagem comprometida com a sustentabilidade e a conservação ambiental”, afirma Andrea Maranho, coordenadora técnica do Instituto Gremar. Para Béatrice de Toledo Dupuy, gerente executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, a parceria com o Gremar fortalece o compromisso da Companhia em contribuir para a conservação do meio ambiente, especialmente das regiões onde mantém operações. “Os projetos Maré Mangue e Guardiões da Mata Atlântica são duas iniciativas importantíssimas, que muito nos honra em apoiar. O instituto tem um trabalho sério e reconhecido no resgate de animais e nas áreas de pesquisa e educação ambiental, que vai ao encontro do que defendemos como empresa signatária do Pacto Global da ONU”.

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Tecon Santos tem novo sistema operacional

23/10/2023

O Tecon Santos, maior e um dos mais eficientes terminais de contêineres da América do Sul, administrado pela Santos Brasil no Porto de Santos, deu início às operações com o software OPUS – TOS (Terminal Operating System) da CyberLogitec, empresa sul-coreana especializada em soluções operacionais tecnológicas para terminais logísticos. Com isso, dá um salto na modernização e unificação das operações de contêineres, garantindo a melhoria no nível de serviço, no planejamento e na produtividade da Companhia. Escolhido pela facilidade de integração com novas tecnologias, o novo TOS habilita o terminal a operar equipamentos com tecnologias de ponta, o que inclui a utilização de OCRs (sigla de Optical Character Recognition – reconhecimento ótico de caracteres), equipamentos controlados remotamente, simulações por Digital Twin e inteligência artificial. Além disso, consolida a operação com dados em tempo real, garantindo informações precisas ao Centro de Controle Operacional da Companhia. "É uma ferramenta que permite uma gestão mais moderna de toda a operação, integrando tecnologias digitais, máquinas e pessoas. Temos maior agilidade e precisão na tomada de decisões no dia a dia, reduzindo desperdícios e aumentando a eficiência do terminal", afirma Ricardo Miranda, diretor de Tecnologia da Santos Brasil. A migração para a nova plataforma, que também foi implantada no Tecon Vila do Conde, administrado pela Companhia em Barcarena (PA), teve início em abril de 2021 e contou com a mobilização de equipes dos dois terminais no treinamento e adaptação às atividades da Santos Brasil. A mudança de TOS faz parte de um investimento de mais de R$ 40 milhões realizado na troca de softwares e equipamentos que permitirão maior utilização de tecnologias digitais no planejamento e operação dos terminais para aumentar ainda mais sua eficiência de forma a atender com mais agilidade seus clientes. O objetivo é deixar os terminais portuários da Companhia prontos para atender o crescimento da demanda. Os investimentos em tecnologia e sistemas ocorrem paralelamente aos investimentos em infraestrutura e equipamentos que a Companhia vem realizando nos seus terminais. Em Vila do Conde estão sendo aplicados R$ 120 milhões em obras de expansão e compra de novos equipamentos, com o objetivo de aumentar em quase 40% a capacidade do terminal, de 217 mil TEUs/ano para 300 mil TEUs/ano. No Tecon Santos, a Santos Brasil adquiriu dois portêineres (guindastes de cais) de última geração e oito E-RTGs (guindastes de pátio) elétricos, que fazem parte do projeto de ampliação e modernização do terminal, que terá a capacidade aumentada de 2,4 milhões de TEUs/ano para 2,6 milhões já em 2023 e para 3 milhões de TEUs/ano em 2031.

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Tecon Imbituba recebe operações extras em razão das fortes chuvas que atingiram Navegantes

13/10/2023

Desde a última sexta-feira, dia 6, o Tecon Imbituba, terminal de contêineres administrado pela Santos Brasil em Imbituba (SC), está recebendo navios inicialmente destinados ao Porto de Navegantes, também localizado no litoral catarinense. Navegantes teve o canal de acesso ao porto fechado na semana passada em razão das fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias. Havia 31 manobras previstas até domingo (7) e todas foram canceladas em decorrência do mau tempo. O Tecon Imbituba, que está localizado em um porto de águas profundas, preparado para receber os maiores navios do mundo, sem restrições físicas ou de navegação, realizou na sexta-feira (6) a primeira operação extra: uma embarcação vinda da Europa com destino inicialmente previsto para Navegantes. Na última segunda (9), atracou no terminal uma embarcação proveniente da Ásia – ambas movimentaram aproximadamente 2.200 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) cada; e, na quarta-feira (11), o Tecon recebeu um navio que opera no serviço do Mediterrâneo. Já na quinta-feira (12), aconteceu uma operação de cabotagem. Para Danilo Ramos, diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, por sua localização abrigada e estratégica com águas profundas, infraestrutura e equipamentos de grande porte, além da qualidade dos serviços prestados que é uma marca da Santos Brasil, o Tecom Imbituba dispõe de capacidade adicional para atender demandas extraordinárias, minimizando o impacto das chuvas nas operações de contêineres e logística da região, assim como outros eventos de força maior. No segundo trimestre deste ano, o terminal registrou movimentação de 14.614 contêineres – aumento de 9,7% comparado ao mesmo período do ano passado, impulsionado essencialmente pelo crescimento no fluxo de cabotagem, que respondeu por 93,8% do total movimentado no terminal. Já o fluxo de longo curso representou 6,2% do total operado no trimestre. A Santos Brasil também opera no porto catarinense o Terminal de Cargas Gerais (TCG), que dispõe de atendimento diferenciado e equipes treinadas para movimentar e armazenar cargas de alta complexidade e valor agregado. Além de estarem localizados em um porto de aguas profundas, capaz de operar 24 horas por dia, os terminais têm fácil acesso ferroviário e rodoviário.

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Tecon Vila do Conde é opção para driblar impacto da seca no transporte de contêineres no rio Amazonas

09/10/2023

A Santos Brasil, por meio de seu terminal de contêineres de Vila do Conde (PA), passou a exercer um importante papel no apoio às empresas de navegação que estão com dificuldade de trafegar pelo rio Amazonas em função da grave seca que está afetando a região e que já reduziu em cerca de 40% a navegabilidade do rio. Com capacidade operacional para atender demandas extraordinárias, a empresa passou a ser ponto de parada de navios de cabotagem e longo curso com destino a Manaus e que precisam reduzir peso para navegar com segurança até o destino. A carga descarregada na Santos Brasil, por sua vez, é embarcada em barcaças (embarcação com fundo chato), que têm pouca restrição de navegação, e segue também para Manaus. No retorno, a mesma operação acontece. O primeiro navio a realizar essa operação chegou ao terminal no último dia 30, quando foram transbordados cerca de 300 contêineres cheios que foram divididos em duas barcaças rumo a Manaus. Nesta semana, está prevista mais uma operação, mas no sentido inverso. A carga irá de Manaus nas embarcações especiais para o terminal e um navio de cabotagem será carregado com destino a vários outros portos do País. A logística da região Norte do Brasil vive uma crise sem precedentes por conta da seca, que é normal neste período, mas que neste ano chegou mais cedo e mais forte e deve durar mais quatro meses. Além da grave questão ambiental, a grande preocupação é o desabastecimento da região, afetando tanto a população quanto os negócios da zona franca de Manaus. A estratégia de incluir Vila do Conde nesta nova equação logística e utilizar barcaças para parte da carga só foi possível graças aos pesados investimentos que a Santos Brasil vem fazendo na ampliação e modernização de seu terminal no Pará. Em 2022, foram investidos cerca de R$ 39 milhões em melhoria de infraestrutura e ampliação de área e outros R$ 120 milhões estão sendo empregados em obras de expansão e compra de novos equipamentos para o terminal, com o objetivo de elevar em quase 40% a sua capacidade, dos atuais 217 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano para perto de 300 mil TEUs/ano em 2025. De acordo com Danilo Ramos, diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, a Companhia atua com visão e projeção de longo prazo, capacitando-se assim sempre à frente da demanda futura. "Por isso, em casos de força-maior como este, conseguimos dar vazão e suporte com qualidade às necessidades inesperadas de nossos clientes", diz. O Tecon Vila do Conde é um terminal fluvial de contêineres e de carga de projetos, com enorme potencial de crescimento, impulsionado pelo agronegócio e mineração na exportação e por equipamentos e máquinas na importação. Está estrategicamente localizado no Arco Norte, no delta do Rio Amazonas, em uma área de grande capilaridade hidroviária e também muito próxima às principais rotas marítimas internacionais, com acesso a todos os continentes.

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