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Santos Brasil registra R$ 147,8 milhões de lucro líquido no 1º trimestre

09/05/2024

A Santos Brasil encerrou o 1T24 com lucro líquido de R$ 147,8 milhões (+222,2% YoY) e margem líquida de 23% (+12,2 p.p. YoY). O EBITDA da Companhia somou R$ 321,3 milhões (+109,5% YoY), com aumento de 14 pontos percentuais na margem EBITDA, que alcançou 50%. Neste mesmo período, os terminais de contêiner da Santos Brasil movimentaram 333.431 unidades (+27,3% YoY). O resultado do trimestre reflete o bom desempenho dos terminais de contêiner e carga geral, cujo EBITDA cresceu 128,3% YoY (para R$ 300 milhões) e a margem EBITDA saltou 15,4 pontos percentuais YoY (para 60%). Dos três terminais de contêineres, os maiores volumes são de longo curso (+30,4% YoY), que respondeu por 78,6% do total movimentado no trimestre (vs. 76,7% no 1T23), reflexo de mais importações (+24,0% YoY) e exportações (+16,3% YoY), assim como cabotagem (+17,0% YoY). Já o aumento da volumetria experimentou significativa melhora no mix operacional que, além da maior movimentação de contêineres refrigerados (reefers), contabilizou 251.407 contêineres cheios (+33,3% YoY), dos quais 72.935 de importação (+35,1% YoY). O Tecon Santos movimentou 296.427 contêineres (+28,8% YoY), com aumento de 31,3% YoY no longo curso, fruto de crescimento orgânico do Porto de Santos, em especial de maiores embarques de café, açúcar, algodão e carne congelada; e do aumento das importações de plásticos e químicos. No trimestre, os dois novos serviços que iniciaram suas operações no terminal santista (ZIM e MSC), entre janeiro e fevereiro, representaram 4% do volume total de longo curso do Tecon, proporção que pode aumentar nos próximos trimestres, à medida em que acontecer a maturação dos serviços. A cabotagem cresceu 17,2% YoY, beneficiada pelo novo serviço da Norcoast. O Tecon Imbituba movimentou 13.633 contêineres (+27,0% YoY), com o início, em fevereiro, de um novo serviço de longo curso da CMA CGM, importante marco para o Porto de Imbituba. Além disso, houve crescimento de 11,0% YoY na cabotagem, com a normalização do fluxo após experimentar retração no ano de 2023. A soma da movimentação do Tecon Vila do Conde foi de 23.371 contêineres (+11,1% YoY), com destaque para os volumes de exportação (+16,2% YoY), principalmente de produtos da indústria extrativa, além do crescimento de 23,2% YoY na cabotagem. A Santos Brasil Logística apresentou crescimento de 9,3% YoY no número de contêineres armazenados nos Centros Logísticos Industriais Aduaneiros (CLIA), efeito do maior volume de importações no Porto de Santos; mas redução de 39,7% YoY na movimentação de pallets nos Centros de Distribuição, resultado da menor demanda de clientes do setor automotivo. Já o Terminal de Veículos (TEV) fechou o trimestre com queda nos volumes: foram movimentadas 40.400 unidades (-27,0% YoY), principalmente devido às menores exportações para países do Mercosul. Os terminais de líquidos em Itaqui (MA) registram EBITDA de R$ 7,6 milhões (vs. R$ 0,3 milhão no 1T23), o que reflete a trajetória ascendente da unidade de negócio de granéis líquidos. Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, destaca que o forte desempenho operacional do 1T24, acompanhado de um sólido resultado econômico-financeiro, é resultado da bem executada estratégia da Companhia de, tempestivamente, investir na expansão e modernização de seus ativos a fim de atender a demanda potencial dos mercados de atuação, ofertando a seus clientes excelênciia na prestação de serviços a preços equilibrados. “Somente no primeiro trimestre, investimos R$ 116 milhões, sendo R$ 74,0 milhões na expansão da capacidade dos terminais de granéis líquidos no Porto do Itaqui e R$ 40 milhões na aquisição de equipamentos e aumento da capacidade do Tecon Santos. Até o final do ano, a expectativa é fechar 2024 com CapEx da ordem de R$ 730 milhões. Estamos muito comprometidos em sermos o grande provedor de capacidade de contêineres do Porto de Santos, com o melhor nível de serviço

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Santos Brasil amplia atuação no setor de transportes

23/04/2024

A Santos Brasil está ampliando a sua atuação no setor de transportes, consolidando-se como principal operadora de serviços capaz de garantir soluções logísticas completas e integradas, do porto ao e-commerce. Somente neste ano, foram fechados cinco novos contratos com clientes que atuam em segmentos estratégicos de mercado, como automotivo, químico, farmacêutico e varejo, e que também são atendidos em outros ativos da Companhia, como o Tecon Santos e os Centros Logísticos Industriais Aduaneiros (Clias Santos e Guarujá), no Porto de Santos, e o Centro de Distribuição de São Bernardo do Campo. Com frota própria e terceirizada, a empresa está investindo na atualização da tecnologia de sua plataforma sistêmica de gestão de transporte, visando maior visibilidade, controle e eficiência de suas operações – desde o planejamento de viagens, programação de carga, acompanhamento em tempo real até a prestação de contas aos clientes. O novo TMS (Transportation Management System) tem aporte de R$ 1,5 milhão e previsão de entrar em funcionamento no segundo semestre. Além disso, desde o ano passado o Centro de Distribuição (CD) conta com uma nova plataforma de gestão (WMS - Warehouse Management System). Foram investidos R$ 7,4 milhões na Santos Brasil Logística no quarto trimestre de 2023, principalmente em projetos de tecnologia e sistemas, incluindo o WMS do CD e melhorias na rede wireless e de dados. Segundo o diretor de Logística da Santos Brasil, Alfredo Nunes, os investimentos também passam pela contratação e treinamento de pessoal. "Estamos sofisticando nossas operações de transportes e toda prestação de serviços de logística integrada e operações 3PL (Third-Party Logistics), garantindo eficiência, segurança, produtividade e melhor gestão de processos aos nossos clientes, com a oferta de um serviço premium e personalizado, que é a marca da Companhia". Logística integrada A Santos Brasil, que opera o Tecon Santos, um dos maiores e mais eficientes terminais de contêineres da América Latina, possui Centros de Distribuição estrategicamente localizados em São Bernardo do Campo (SP). É a única empresa com recintos aduaneiros nas duas margens do Porto de Santos, os Clias Santos e Guarujá, promovendo sinergia e facilitando a operação dos clientes. A empresa atua na prestação de serviços de logística integrada in house e operações 3PL (Third-Party Logistics) e é pioneira no desenvolvimento e implantação de modelos logísticos customizados que integram com segurança a atividade portuária e ferroviária, armazenagem, gestão de estoque, transporte rodoviário e distribuição de produtos por todo o País. Responde por toda a coordenação de fluxo de carga entre a fábrica dos clientes e o porto de Santos; pela gestão de embarque e desembarque, do desembaraço aduaneiro, do estoque, dos armazéns que alimentam as linhas de produção, dos modais (com integração das atividades portuária, ferroviária e rodoviária) e a distribuição dos produtos. É a única prestadora de serviços portuários do País com logística integrada do porto ao e-commerce. A Companhia atua nacionalmente por meio de oito terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos, um de carga geral em Imbituba e três de granéis líquidos em Itaqui (MA). Por meio da Santos Brasil Logística oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes.

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Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

15/04/2024

A Santos Brasil está com inscrições abertas para o processo seletivo da 17ª turma do Formare, programa de educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social realizado em parceria com a Fundação Iochpe há 15 anos. São 25 vagas – cinco a mais do que nas edições anteriores – para moradores de Guarujá, cidade onde se localiza o Tecon Santos. Os interessados devem se cadastrar no site ava.fiochpe.org.br/login/ e clicar no processo seletivo da Santos Brasil para preencher a inscrição até 1° de maio. Pioneiro no setor portuário e lançado na Santos Brasil em 2009, o Formare é reconhecido por garantir alto índice de empregabilidade: 89% dos ex-alunos alcançam vagas de trabalho formais logo no primeiro emprego. Além disso, 90% continuam estudando (71% estão cursando o ensino superior ou pós-graduação e 19% fazem curso técnico). Desde a primeira edição no Tecon Santos, o projeto já formou 291 jovens e, destes, 110 foram contratados pela Companhia em diferentes áreas. O programa é baseado em uma prática pedagógica inovadora, sintonizada com as transformações do mundo e as demandas do mercado de trabalho. Alia inclusão social e engajamento empresarial, estimulando o voluntariado corporativo. Mais de 500 funcionários da Santos Brasil já dedicaram seu tempo, habilidades e conhecimento para atuar na formação dos jovens, ministrando aulas práticas e teóricas. Podem participar candidatos e candidatas entre 17 e 19 anos (completos até 1° de julho) e que tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escola pública de Guarujá. Outros requisitos são ter renda de até um salário-mínimo por pessoa da família; disponibilidade no período das 9h às 16h de segunda a sexta-feira (e das 8h às 15h para as aulas práticas) e não ser dependente legal de funcionário(a) da Santos Brasil ou ter frequentado programas de aprendizagem na Companhia. O processo seletivo acontecerá até 1° de julho e inclui, na segunda etapa, prova escrita presencial na Unaerp no dia 4 de maio. Além da capacitação profissional como assistente administrativo na área portuária, com 1 mil horas-aula, os selecionados terão acesso à bolsa-auxílio, refeição na empresa, uniforme, material didático e seguro de vida. Os alunos serão avaliados por desempenho, notas e frequência e receberão certificado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP), com chancela do Ministério da Educação, ao final do curso. A formatura da 16ª turma, que teve início no passado, com mais 20 participantes, acontece em julho.

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Santos Brasil apresenta lucro líquido de R$ 504,3 milhões em 2023

21/03/2024

A Santos Brasil encerrou o ano de 2023 com lucro líquido de R$ 504,3 milhões, o que representa um aumento de 17,4% se comparado a 2022. O EBITDA (geração de caixa operacional) bateu a marca de R$ 1 bilhão no ano, número 23,5% maior que o apresentado no ano anterior e o maior patamar histórico da Companhia, em base nominal. A margem EBITDA no ano foi de 47%, ganho de aproximadamente cinco pontos percentuais ano-contra-ano. Já a receita líquida consolidada alcançou R$ 2,1 bilhões. A distribuição de proventos aos acionistas em 2023 somou R$ 479,1 milhões, sendo R$ 337,0 milhões na forma de dividendos e R$142,1 milhões a título de Juros sobre o Capital Próprio – JCP, o equivalente a R$ 0,55 por ação e a um payout de 95% sobre o lucro líquido apurado no ano. Ao longo de 2023, a Santos Brasil investiu R$ 631,3 milhões na ampliação de capacidade, aquisição de tecnologia e equipamentos e atualização e modernização da infraestrutura atual dos seus ativos. Os destaques são para o Tecon Santos (SP), com R$ 302,3 milhões; os terminais de granéis líquidos de Itaqui (MA), com R$236 milhões; o Tecon Vila do Conde (PA) com R$ 65,7 milhões; e R$ 24,2 milhões na Santos Brasil Logística. Em termos de volume, o ano de 2023 se mostrou desafiador. A movimentação consolidada nos três terminais de contêineres da Companhia - Santos, Imbituba e Vila do Conde - foi de 1.218.580 contêineres, retração de 6,2% ano-contra-ano. Daniel Pedreira Dorea, diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, destaca que apesar do ano ter sido desafiador em termos de volumes, a Companhia apresentou um sólido desempenho econômico-financeiro, com crescimento anual nas principais rubricas, principalmente pela rigorosa disciplina na alocação de recursos, gestão de custos e despesas e melhora do ticket médio nas atividades de cais e armazenagem. De acordo com Dorea, as expectativas para 2024 são muito positivas, com melhora da dinâmica de volumes, sobretudo no Porto de Santos, terminal que inicia o ano já com quatro novos contratos. Três deles de serviços semanais em rota de longo curso, com os armadores MSC e ZIM, além de um novo serviço de cabotagem com a Norcoast. “Junte-se a isso, o novo contrato firmado para o Tecon Imbituba, em Santa Catarina, com a CMA CGM, que amplia a gama de serviços aos usuários do Porto de Imbituba, agora com uma linha de longo curso”, diz. E ressalta, "Não nos surpreenderá se a Santos Brasil crescer dois dígitos o volume movimentado em 2024, se comparado ao ano de 2023. Estamos preparados para isso e seguimos investindo na ampliação da capacidade das nossas unidades operacionais, cujos investimentos devem superar R$700 milhões neste ano". No 4T23, os Terminais de Contêiner da Santos Brasil movimentaram 335.133 unidades (+13,2% YoY), com destaque para o longo curso, responsável por 83,5% da movimentação de contêineres da Companhia no período. O Tecon Santos operou 287.839 contêineres no trimestre (+10,9% YoY), com aumento de 12,1% YoY no longo curso, reflexo dos crescimentos de 28,9% nas importações, em que se observou recuperação em todos os segmentos. Já a cabotagem cresceu 3,4% YoY no 4T23.

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Santos Brasil realiza workshop exclusivo para executivas do setor portuário

20/03/2024

A Santos Brasil realizou nesta quarta-feira (20), no Tecon Santos, em Guarujá (SP), a 1ª edição do Workshop O Porto é Delas, evento exclusivo para executivas que atuam no setor portuário e de infraestrutura. O encontro reuniu líderes e profissionais de destaque nas esferas pública e privada para estimular networking e discutir temas como transição energética e descarbonização, carreira ESG e governança corporativa. A abertura foi realizada por Verônica Valente Dantas e Maria Amalia Delfim de Melo Coutrim, respectivamente presidente e vice-presidente (independente) do Conselho de Administração da Santos Brasil. As participantes assinaram uma carta-compromisso a favor da promoção do desenvolvimento sustentável, em que todas assumem um papel proativo na mitigação dos desafios ambientais, sociais e de governança corporativa. Marcia Ferrari, presidente e cofundadora da InfraWomen Brasil, abriu as discussões e Mariana Pescatori, secretária-executiva do Ministério dos Portos e Aeroportos, encerrou a programação. Os debates contaram com a participação de Adriana Martins, diretora-presidente da Kuehne + Nagel; Chantal Pillet, executiva de Integridade e Governança Corporativa; Flávia Takafashi, diretora da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ); Jamille Consulin, diretora no Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo; Marcela Argollo, professora de ESG, Governança Corporativa e Liderança Inovadora na Fundação Getúlio Vargas (FGV); Michele Izawa, diretora de Impacto Social e Propósito da JeffreyGroup Latin America; Natália Marcassa, CEO do Moveinfra; Neusa Ferreira Marcelino, CEO da CMA CGM do Brasil & ECSA Cluster; e Renata Camargo, CEO da BlackID Comunicação. Idealizadora da iniciativa, a gerente executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, Béatrice de Toledo Dupuy, diz que este é apenas o primeiro evento voltado especialmente ao público feminino. "Quando se trata do networking entre mulheres, estamos construindo mais do que simples conexões profissionais. Estamos criando uma rede de apoio resiliente e inspiradora. Juntas, podemos abrir portas para caminhos que transcendem o individual, impactando positivamente nossas comunidades e organizações".

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Santos Brasil opera linha de longo curso semanal regular no Tecon Imbituba

04/03/2024

A Santos Brasil fechou parceria com a CMA CGM e a Cosco para atender o serviço de longo curso New Brazex (que conecta o Golfo dos Estados Unidos, a América Latina e o Caribe) no Tecon Imbituba, terminal de contêineres operado pela Companhia no porto de Imbituba, em Santa Catarina. A primeira escala aconteceu na última semana, com o navio Hans Schulte. O terminal, que já atendia um serviço de cabotagem com escala semanal, passa agora a atuar regularmente também com cargas de importação e exportação. A previsão é de que o novo serviço faça 52 escalas por ano em Imbituba, movimentando aproximadamente 80 mil TEUs (unidade padrão equivalente a um contêiner de 20 pés). Com esse novo marco, Imbituba torna-se uma importante alternativa logística para o comércio exterior da região. Para receber linhas de longo curso, a Santos Brasil vem ajustando procedimentos e processos de modo a atender as especificidades deste tipo de operação e está investindo cerca de R$ 26 milhões em sistemas, equipamentos e novos contratos de serviços. Todas as adequações e melhorias estão em linha com a reconhecida excelência operacional da empresa, que há 26 anos atende os seus clientes com o mais elevado nível de qualidade. O terminal de Imbituba atuará com dois portêineres ZPMC, 11 reach stackers e 20 caminhões para serviços internos. Todos os gates passarão a contar com OCR (optical character recognition), que permite maior eficiência e agilidade na recepção e dispersão dos contêineres; e mais de 20 coletores de dados foram comprados para dar maior precisão no posicionamento de pátio dos contêineres. Todos os sistemas estão sendo ajustados para garantir uma perfeita integração do terminal com os órgãos intervenientes; e os canais de atendimento ao cliente também foram reforçados de modo a aumentar a interação com diversas interfaces da Companhia. A empresa está ampliando seu time na região e já abriu processo seletivo para contratação de 50 profissionais, que se somarão aos atuais 130 hoje em atuação no terminal. De acordo com Ricardo Buteri, diretor Comercial da Santos Brasil, a conquista de um serviço regular de longo curso possibilita a ampliação dos investimentos da Companhia no porto de Imbituba, promovendo um crescimento contínuo e sustentável do terminal. "Linhas regulares trazem previsibilidade e estabilidade à operação e viabilizam a oferta de um serviço confiável, eficiente e com elevado nível de produtividade", diz.

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Energia: Santos Brasil zera pegada de carbono de escopo II nas unidades de São Paulo

04/04/2022

São Paulo, 04 de abril de 2022. A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, realizou a compra de certificados I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável), que asseguram que 100% da energia utilizada para o funcionamento da Companhia dentro do Estado de São Paulo será disponibilizada na rede, de maneira proporcional, como energia limpa para todo o país. A iniciativa zera as emissões de CO2 de Escopo II, geradas a partir do consumo de energia de fonte convencional, nas unidades da Baixada Santista (Tecon Santos, Terminal de Veículos, Terminais Logísticos Saboó I e II, Clias Santos e Guarujá), São Paulo e São Bernardo do Campo (dois Centros de Distribuição) e reforça o compromisso da Santos Brasil com a preservação do meio ambiente e redução de emissão de gases de efeito estufa. A companhia adquiriu RECs suficientes para o consumo de mHw no período de 2021 e 2022. As unidades em Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) serão contempladas até o fim de 2022, fazendo com que a Santos Brasil passe a utilizar energia limpa em todas as suas operações no País. O International REC Standard é um sistema global que possibilita uma certificação auditada e segura, zerando emissões de CO2 atreladas ao consumo de energia, identificadas no Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no âmbito do Programa Brasileiro GHG Protocol. É o meio mais confiável para comprovar e rastrear o consumo de energia proveniente de fontes renováveis, seguindo rigorosos padrões internacionais. No Brasil, o Instituto Totum é o órgão emissor local representante do I-REC Standard. Mundialmente, o The International REC Standard garante a procedência e o rastreamento de cada REC emitido. A política de sustentabilidade da Santos Brasil está alinhada aos princípios do Pacto Global da ONU e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e é direcionada a quatro questões-chave: saúde e segurança; transparência e práticas anticorrupção; emissões de CO2, água e resíduos; além de desenvolvimento humano. Na frente ambiental, as metas para 2024 preveem a redução de 50% na geração de resíduos/TEU, redução de 30% no consumo de água per capta e de 15% em toneladas de emissões de gases de efeito estufa (GEE). Elas foram definidas com base nas reduções alcançadas nos últimos anos e nas iniciativas que têm sido adotadas para mitigar o impacto das operações da Companhia no meio ambiente. De acordo com Béatrice de Toledo Dupuy, Gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade, a atenção às questões ambientais e sociais é um compromisso da Santos Brasil. A busca por soluções inovadoras e sustentáveis é uma constante. Essa certificação é mais uma mostra do alinhamento à agenda ESG (Environmental, Social and Governance) e de como a Companhia tem engajado cada vez mais todo o seu time na estratégia de crescimento com ações responsáveis, transparentes e que contribuam de maneira positiva com o meio ambiente e a comunidade, diz.

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Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos

19/02/2024

A Santos Brasil está com cerca de 250 postos de trabalho abertos no Tecon Santos – 200 delas, aproximadamente, para trabalhadores com registro ou cadastro no Ogmo/Santos (Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalho Portuário do Porto Organizado de Santos). As inscrições vão até quinta-feira (22). Nas vagas com registro no Ogmo, o candidato precisa ser declarado apto em exames médico e psicológico realizados pela empresa. Os inscritos passarão por processo seletivo, que avaliará competências técnicas e comportamentais. Outras oportunidades disponíveis são: supervisor de operações, ajudante de armazém frigorífico, operador de portaria portuária, auxiliar de manutenção mecânica e assistente de operações, entre outras. Os requisitos gerais são experiência na área e curso técnico aderente à posição. Todos também passarão por processo seletivo e exames médico e psicológico. O detalhamento dos pré-requisitos para cada posição pode ser conferido nos links da página de carreira da Companhia (https://santosbrasil.gupy.io). Além de salário compatível com a função, quem for contratado pela Companhia receberá benefícios como assistência médica modelo de coparticipação, assistência odontológica, Gympass, seguro de vida em grupo, vale-transporte, refeitório no local, vale-alimentação, cartão Cesta Alimentação, além de descontos em universidades e escolas de idiomas. Caso seja aprovado, a contratação do candidato será imediata. Investimentos A grande oferta de vagas vai ao encontro com os investimentos que a Companhia vem fazendo em suas unidades. Somente no Tecon Santos, estão sendo empregados cerca de R$ 2,6 bilhões até 2031 no projeto de ampliação e modernização do terminal, que terá a sua capacidade expandida para 3 milhões de TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) nesse período. Além disso, foram adquiridos no final de 2023 e estão entrando em operação neste ano dois novos portêineres (guindastes de cais) e oito e-RTGs elétricos (guindastes de pátio). No total, a Companhia tem mais de 310 postos de trabalho abertos em unidades da Baixada Santista (Tecon Santos e Clia Santos), Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC).

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Tecon Santos oferece novos serviços para o Golfo dos EUA e de cabotagem

08/02/2024

A Santos Brasil começa o ano atendendo dois novos serviços de navegação no Tecon Santos, um em rota de longo curso e outro de cabotagem. Com o armador Zim, entrou em operação no final de janeiro um novo serviço para o Golfo dos Estados Unidos, o Zim Gulf Toucan (ZGT). Já no último dia 6, aconteceu a viagem inaugural da Norcoast, joint venture fundada pela Hapag-Lloyd e Norsul para atuar no setor de navegação costeira no Brasil. Com a parceria com a Zim, o terminal da Santos Brasil no Porto de Santos passa a ter a maior cobertura de origem e destino do País, com atuação que engloba portos da Ásia, África, Europa, Estados Unidos, Mercosul, Costa Oeste da América do Sul e cabotagem. A frota deste novo serviço será composta por oito embarcações com capacidade de 2800 a 3500 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). Estão previstas 104 escalas por ano no Tecon Santos. Segundo Danilo Ramos, diretor comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, a nova rota atende uma região com cargas de altíssimo valor agregado, como as provenientes do setor de óleo e gás. "Trata-se de origem e destino que faltavam para completar o já amplo portfólio do Tecon Santos. Agora, além da Costa Leste dos Estados Unidos, a cobertura da Santos Brasil alcança Houston, Vera Cruz, Altamira, Mobile, Kingston, entre outros", diz. Cabotagem A Norcoast, que chega com quatro embarcações de 3,5 mil TEUs cada, com rotação semanal, navega do Tecon Santos para Paranaguá, Suape, Pecém e Manaus, retornando novamente a esses mesmos portos, completando uma jornada de cerca de 13 dias de duração. A empresa é a primeira nova entrante no setor de cabotagem no país em cerca de 20 anos. Para Danilo Ramos, os pesados investimentos em infraestrutura, equipamentos e sistemas realizados pela Santos Brasil nos últimos anos foram fundamentais para que a empresa pudesse firmar essas duas novas parcerias e atender de maneira ainda mais completa os seus clientes.

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Santos Brasil integra o ISE da B3 pelo segundo ano seguido

03/01/2024

Pelo segundo ano consecutivo, a Santos Brasil integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, bolsa de valores brasileira, que reúne um seleto grupo de empresas reconhecidamente comprometidas com a agenda ESG (ambiental, social e governança). A 19ª carteira ISE B3 vai vigorar de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024 e conta com 78 companhias negociadas na bolsa, de 36 setores. A Santos Brasil também se manteve, pelo terceiro ano, na carteira do ICO2 (Índice Carbono Eficiente), também da B3, composto por ações de empresas que adotam práticas transparentes com relação às suas emissões de gases efeito estufa e que leva em consideração o grau de eficiência destas emissões. Listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa, a Santos Brasil é signatária do Pacto Global da ONU desde 2013. Está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e já assumiu, entre seus principais desafios, o compromisso de contribuir ativamente para a conservação do meio ambiente e para o desenvolvimento humano. Suas ações fazem parte também do índice S&P/B3 Brasil ESG, que contempla empresas com boas práticas relacionadas à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento social e elevados padrões de Governança Corporativa; e do IGPTW, que reúne empresas com melhores práticas no mercado de trabalho.

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Papai Noel chega de carreta a comunidades de Santos e Guarujá e distribui brinquedos a cerca de 3 mil crianças na campanha Contêiner do Bem

12/12/2023

O projeto Contêiner do Bem – Movimentando Amor, que está em sua quinta edição, levou alegria e presentes a cerca de 3 mil crianças em situação de vulnerabilidade social de comunidades de Santos e Guarujá nesta terça-feira (12). A iniciativa é uma ação conjunta dos quatro maiores operadores portuários de Santos – Brasil Terminal Portuário, DP World, Ecoporto Santos e Santos Brasil –, que deixaram a concorrência no campo dos negócios e se uniram em prol da solidariedade e do fortalecimento da relação Porto-Cidade. Em vez do trenó, o Papai Noel optou mais uma vez por chegar de carreta com um contêiner estilizado do projeto às comunidades que ficam no entorno do maior porto da América Latina. E, como sempre, fez sucesso com a criançada e famílias presentes. Os brinquedos foram doados pelos terminais e por funcionários das quatro empresas, que aderiram à iniciativa voluntariamente e fizeram as suas contribuições ao longo do último mês. Já a distribuição contou com o apoio e suporte de instituições parceiras e dos voluntários dos terminais: Sociedade de Melhoramentos da Vila Pantanal, no Saboó; Instituto Arte no Dique na Zona Noroeste, ambos em Santos; Creche Tia Nice, no Sítio Conceiçãozinha; e Lugar de Menina é no Tatame, no Sítio Paecará, ambos em Vicente de Carvalho, Guarujá. As sedes dessas entidades foram os pontos de entrega dos presentes e da festa antecipada de Natal. Em cinco anos de Contêiner do Bem, as empresas já realizaram a entrega de cerca de 10 mil brinquedos a crianças de comunidades socialmente vulneráveis da região.

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TEV chega à marca de 3 milhões de veículos movimentados no Porto de Santos

08/12/2023

Único terminal do País projetado especificamente para atender veículos, o TEV possui capacidade operacional para 300 mil automóveis por ano e responde por mais de 90% de toda a movimentação do Porto de Santos e por cerca de 40% dos carros importados e exportados pelas montadoras brasileiras, de acordo com dados da Logcomex e Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O terminal é um dos mais modernos de importação e exportação de veículos do mundo, com elevados padrões internacionais de eficiência e segurança na movimentação de veículos leves e pesados e atende, principalmente, o mercado da América da Sul. Está localizado em área contígua à do Tecon Santos, terminal de contêineres também administrado pelo Santos Brasil, o que faz com que a Companhia tenha, no Porto de Santos, o maior berço linear da América Latina. São 1.510m de cais, permitindo a atracação simultânea de três navios de 366m, do tipo New Panamax, e um navio RoRo (para veículos e cargas rolantes), ou quatro porta-contêineres convencionais e um navio RoRo. Em 2022, 281.014 veículos foram movimentados no terminal – 257.673 leves e 23.341 pesados (o que inclui ônibus, caminhões, máquinas agrícolas e equipamentos para a construção civil), com a quebra de sucessivos recordes de movimentação. Nos nove primeiros meses de 2023, ano que tem sido marcado por retração do consumo em todo o mundo, foram operadas 161.512 unidades, 141.831 leves e 19.681 pesadas. "A marca dos 3 milhões de veículos movimentados é importante não apenas para a Santos Brasil, mas também para o Porto de Santos. É resultado de muito trabalho e da excelência do serviço realizado, tendo como pilares a capacitação e a segurança do nosso time, bem como a satisfação dos nossos clientes. Além disso, coloca o TEV e o Porto de Santos em posição de destaque no cenário logístico de movimentação de veículos, um segmento importantíssimo para a economia do Brasil", diz Vitor Lousada, gerente de Operações do TEV. O TEV possui a certificação OEA – Operador Econômico Autorizado, o que faz do terminal um parceiro estratégico da Receita Federal e um operador de baixo risco, confiável nos âmbitos nacional e internacional. Na prática, a conquista se traduz em uma série de benefícios oferecidos pela Aduana Brasileira, relacionados à maior agilidade e previsibilidade de cargas nos fluxos do comércio internacional.

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Santos Brasil completa um ano de operações em Itaqui (MA) e dá início à construção de seu terceiro terminal de granéis líquidos

30/11/2023

A Santos Brasil completou um ano de operações no Porto do Itaqui (MA) neste mês e deu início às obras de construção de seu terceiro terminal de granéis líquidos, o TGL2. Ao mesmo tempo, a Companhia continua com a ampliação dos terminais TGL1 e TGL3, iniciada em abril deste ano. Os empreendimentos aumentarão a capacidade atual de 50 mil m³ para 191 mil m³ até 2026 (cerca de um quarto da capacidade total esperada do porto), tornando a empresa um player relevante em um porto com enorme potencial de crescimento ligado ao agronegócio. As obras em andamento incluem a construção de novos tanques destinados ao recebimento, expedição e armazenagem de diesel, gasolina e biocombustíveis. Ao final do projeto, os terminais contarão com quatro novas linhas de píer dedicadas para combustíveis com acesso aos três berços públicos que operam granéis líquidos no porto. Os três terminais de Itaqui foram arrematados pela Santos Brasil em leilão realizado na B3 em abril de 2021, marcando o início da atuação da Companhia em graneis líquidos. Combinadas as outorgas de R$ 157,3 milhões e os investimentos iniciais em obras no valor de R$ 500 milhões, são mais de R$ 600 milhões destinados ao crescimento da movimentação de combustíveis no porto maranhense. Itaqui é hub de distribuição de derivados de petróleo para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Tem boa infraestrutura e está conectado a importantes ferrovias, que fazem do porto um corredor estratégico para o Centro-Oeste do Brasil, além dos mercados do Norte e Nordeste. Os terminais de granéis líquidos da Santos Brasil têm conexões com modais rodoviário, ferroviário, dutoviário e marítimo, e o porto tem capacidade para receber navios de até 155.000 toneladas DWT. Segundo o diretor de Granéis Líquidos da Santos Brasil, Carlos Quintero, a Companhia já se destaca pela qualidade no nível de serviço prestado, apesar do pouco tempo de atuação no mercado de combustíveis. "Chegamos para ajudar a atender a crescente demanda dos clientes e estamos crescendo em participação. Contamos com a excelência da Santos Brasil, que é referência em operações portuárias e logística, e com um time experiente e especializado na operação de granéis líquidos, que trabalha com muita segurança e dedicação", diz.

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Santos Brasil avança rumo à descarbonização com a chegada de dez guindastes elétricos

16/11/2023

Atracou nesta quinta-feira (16) no porto de Santos o navio Zhen Hua 35, proveniente do porto de Shanghai, na China, com dois novos portêineres (guindastes de cais) e oito e-RTGs (guindastes de pátio) adquiridos pela Santos Brasil. São equipamentos elétricos, de última geração e que estão alinhados ao conceito de economia de baixo carbono e à sustentabilidade do crescimento da atividade portuária. Os equipamentos são parte importante das várias iniciativas já em implantação pela Companhia para se tornar carbono neutro até 2040. Compõem também o projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos, um dos maiores e mais eficientes terminais de contêineres da América do Sul, que receberá investimentos de cerca de R$ 2,6 bilhões (em valores atualizados) até 2031 para aumentar sua capacidade dos atuais 2,4 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) para 3 milhões de TEUs. A Santos Brasil investiu U$ 45 milhões nestes guindastes (US$ 22 milhões nos e-RTGs e US$ 23 milhões nos portêineres), que atravessaram o oceano já montados na embarcação. Outros R$ 40 milhões serão investidos em obras de infraestrutura elétrica e civil para adequar o pátio do terminal aos novos equipamentos. Os oito e-RTGs vêm se somar aos demais 39 RTGs a diesel atualmente em operação. Já com os dois novos portêineres, a frota de guindastes de cais do terminal passará para 13 (dez da marca ZPMC e 3 IMPSA) – todos elétricos. A previsão da Companhia é adquirir outros dois portêineres ZPMC e realizar a substituição gradativa dos atuais RTGs, que são movidos a diesel, por equipamentos elétricos ao longo dos próximos anos. A substituição de um RTG tradicional por um modelo elétrico permite a diminuição de cerca de 21 toneladas de CO2/mês de emissões de GEE (gás de efeito estufa). A eletrificação total dos guindastes de pátio (RTGs) levará a uma redução de 97% das emissões de GEE desses equipamentos no terminal. Serão 713 toneladas de CO2/mês a menos lançadas na atmosfera, trazendo um enorme ganho ambiental. O aumento do consumo de energia do Tecon Santos será compensado por meio da compra de energia renovável (I-REC). Os e-RTGs trazem também uma mudança importante para a operação, que é a possibilidade de serem conduzidos de maneira remota, permitindo mais conforto e segurança ao operador, que poderá controlar o equipamento de dentro de um moderno centro de operações. Para Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, a troca do diesel para a eletricidade é fundamental no processo de descarbonização da Companhia, por isso a chegada desses novos equipamentos é um marco. "Estamos iniciando um movimento importante para o crescimento sustentável do porto, aumentando a capacidade do Tecon Santos sem impactos significativos no meio ambiente. Ganham a sociedade, o setor e a Companhia", diz. A operação para a retirada dos equipamentos do navio deve levar cerca de oito dias e envolve engenheiros do fabricante, além dos times de manutenção, segurança do trabalho, tecnologia da informação, operações e infraestrutura da Santos Brasil. A previsão é que os equipamentos entrem em operação no primeiro trimestre de 2024. Os dois portêineres recebidos foram fabricados pela empresa chinesa ZPMC. São elétricos, têm 50 metros de altura, do cais à lança, e 70 metros de comprimento de lança, além de capacidade para movimentar até dois contêineres de 20 pés cheios ao mesmo tempo e até 100 toneladas de carga. Como os dois últimos guindastes de cais recebidos em 2020, os novos equipamentos têm a tecnologia TPS (Truck Position System - sistema de posicionamento de carretas), que define de forma precisa o local de parada dos veículos para as movimentações de embarque e descarga. Os E-RTGS também são da marca ZPMC. São elétricos, têm capacidade de 41 toneladas e sete contêineres de lastro e 6+1 de altura, e altura de 21,2m de içamento.

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Santos Brasil registra lucro líquido de R$ 139 milhões no 3º trimestre

09/11/2023

A Santos Brasil registrou lucro líquido de R$ 139 milhões no 3T23, um crescimento de 31,2% frente ao mesmo período do ano passado e de 47,3% na comparação ao 2T23. A receita líquida atingiu R$ 533,7 milhões no período (+2,3% YoY), impulsionada pelo crescimento de 5,3% na receita líquida dos terminais de contêiner e carga geral, além da contribuição positiva de R$ 7,8 milhões dos terminais de granéis líquidos. O EBITDA da Companhia somou R$ 257,8 milhões, um expressivo crescimento de 18,9% em relação ao 3T22, com margem EBITDA de 48,3% (+6,7 p.p. YoY), e de 16,0% em relação ao 2T23, com a margem EBITDA 4,5 p.p. maior. A movimentação consolidada nos três terminais de contêineres da Santos Brasil - Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA) - no terceiro trimestre foi de 322.382 unidades (-9,9% YoY). Em relação ao 2T23, a Companhia apresentou crescimento de 7,7% na movimentação de contêineres dos três terminais. O desempenho foi impactado pelo menor volume de importações, com destaque para químicos, componentes automotivos, bens de capital e plásticos, ainda em função da menor demanda doméstica e do elevado estoque dessas indústrias; menor ritmo das exportações, principalmente de papel e celulose, café e produtos químicos; e pela retração no fluxo de cabotagem no Tecon Imbituba e no Tecon Vila do Conde. O volume potencial do mês de setembro também foi negativamente afetado pela substituição programada do sistema operacional do Tecon Santos (Terminal Operating System – TOS) e pelo fechamento da barra do Porto de Santos, em virtude de condições meteorológicas adversas. Daniel Pedreira Dorea, diretor Econômico-financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, destaca o crescimento muito superior do EBITDA e do lucro líquido da Companhia no trimestre frente ao crescimento da receita líquida. Para ele, essa diferença reforça a bem-sucedida estratégia comercial e de pricing, que possibilitou a recomposição dos preços praticados, a eficiência na gestão de custos e despesas, além do foco em segmentos com cargas de maior valor agregado. “A queda no volume é uma variável exógena à gestão do negócio, sobre a qual temos muito pouco ou nenhum controle, mas, apesar disso, estamos registrando um sólido crescimento financeiro ano-contra-ano e, mais, cuja trajetória deve seguir ascendente”, diz. Dorea é otimista quanto a uma retomada dos volumes em 2024. “A queda muito acentuada que se verificou no primeiro trimestre de 2023 está diminuindo de maneira constante e sustentada ao longo do ano. Talvez não consigamos, em 2024, retomar o patamar de volume de 2022, que foi um ano extraordinário, histórico, mas é bem possível que já no quarto trimestre de 2023, consigamos ver crescimento de volumes em relação ao mesmo período do ano passado. O que é uma boa notícia frente ao cenário desafiador que enfrentamos em 2023 e nos deixa com a expectativa de que 2024 seja um ano de maior volume esperado”, diz. O Tecon Santos movimentou 287.655 contêineres (-8,9% YoY) no 3T23, com redução de 11,0% YoY no longo curso, apesar do crescimento de 3,8% YoY nos volumes de Cabotagem. Vale ressaltar que o terminal registrou mais um trimestre consecutivo de alta na movimentação de contêineres (+10,4% frente ao 2T23). O market share da Santos Brasil no Porto de Santos foi de 39,0% (vs. 39,6% no 3T22 e 37,4% no 2T23).

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