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Santos Brasil inova com aplicativo pioneiro para a leitura de lacres de contêineres

24/09/2019

Sistema introduzido inicialmente na área de logística substitui digitação manual por OCR, aumentando segurança e agilidade aos processos aduaneiros. São Paulo, 24 de setembro de 2019 - A Santos Brasil, empresa referência em operações portuárias e logísticas, está implantando uma nova tecnologia em suas operações com contêineres para exportação: a leitura de lacres por meio de OCR (sigla em inglês para "reconhecimento ótico de caracteres"). O sistema substitui a digitação manual dos dados do contêiner, aumentando a segurança e produtividade, reduzindo erros e agilizando o processo de despacho de cargas. A ideia do aplicativo surgiu quando a Alfândega do Porto de Santos editou a Portaria 134, de março de 2018, determinando, entre outras coisas, que os contêineres com carga para exportação devem ter seu lacre fotografado antes de serem abertos. A Santos Brasil resolveu ir além do que determinava a Portaria e desenvolveu o novo sistema, que permite que seus funcionários utilizem um aplicativo instalado em um tablet e faça a leitura dos lacres antes dos contêineres serem abertos pela Receita Federal. Segundo Ricardo Abbruzzini, diretor de Tecnologia e Inovação da Companhia, além de atender às regras da Receita, o novo app dá mais segurança e rapidez aos processos aduaneiros na empresa. ¿A leitura dos lacres com OCR nos tablets diminui a incidência de erros de digitação, já que antes, os dados eram preenchidos pelo vistoriador de forma manual¿, explica. O app já está em uso na área de logística da Santos Brasil, onde os resultados se mostraram muito positivos: a leitura dos lacres, que levava em média 7 segundos antes do uso do sistema, passou a ser feita em 1,43 segundo, com acuracidade de 83%. O próximo passo será implementar o aplicativo no Tecon Santos (terminal de contêineres do porto santista administrado pela empresa) e, em um segundo momento, ampliar o seu uso para a leitura dos lacres de descarga (importação). Para Abbruzzini, o investimento da Santos Brasil em tecnologia e inovação traz segurança e agilidade para a operação, beneficiando os clientes e todos órgãos intervenientes com os quais a empresa se relaciona. ¿A Santos Brasil tem um DNA de inovação e está em constante busca por soluções pioneiras que agreguem valor à sua operação e promovam a competitividade de seus clientes¿, diz. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 20 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu R$ 4,8 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos, tecnologia e recursos humanos. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois terminais de contêineres - Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC), um terminal de carga geral (TCG Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até o transporte e distribuição.

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Terminais do Porto de Santos se unem para realizar mutirão de limpeza na praia de Santos

10/09/2019

Iniciativa em prol do meio ambiente é liderada pelas empresas portuárias Brasil Terminal Portuário, DP World Santos, Ecoporto Santos, Ecopátio e Santos Brasil. Concorrentes no setor, mas aliados por uma causa maior. Este é o espírito que vai unir, pela primeira vez, os quatro maiores operadores portuários do Porto de Santos. Tudo isso por conta do Dia Mundial da Limpeza, conhecido internacionalmente como Clean Up Day, que acontecerá no dia 21 de setembro e integra as ações da campanha Go Green, um movimento global que tem como objetivo tornar as empresas mais sustentáveis, por meio da reutilização de recursos, reciclagem de resíduos, além da conscientização sobre mudanças climáticas e a responsabilidade ambiental. Esta é a quarta edição do evento, que está atrelado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Atualmente, mais de 150 países participam da Limpeza, que, desde 2015, é realizada em Santos, com o apoio da DP World e Brasil Terminal Portuário. No entanto, dessa vez, o movimento ganhará ainda mais força com a entrada do Ecoporto, Ecopátio e Santos Brasil, que chegam para somar com o voluntariado de seus funcionários. O mutirão ocorrerá na orla da praia de Santos e também terá apoio da Prefeitura Municipal de Santos, IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Instituto Mar Azul, entre outros parceiros. Somando os anos anteriores, já foram recolhidos mais de 400 quilos de resíduos, principalmente `micro lixos¿, como bitucas de cigarro, tampas e lacres de bebidas, canudos plásticos e até pedaços de isopor. Tudo isso é separado de acordo com o tipo de material e encaminhado para destinação ambiental adequada. Um estudo da World Wide Fund for Nature (WWF) mostrou que o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Santos, cerca de 18% de todo o lixo produzido na cidade é reciclado. ¿Esse índice coloca Santos como uma das cidades que mais recicla no Brasil. Por isso, atividades como o Dia Mundial de Limpeza de Praia são sempre muito importantes, pois reforçam a mensagem em prol de um meio ambiente saudável e equilibrado¿, destaca o secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório. "Como signatários do Pacto Global da ONU, mantemos firme nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e atuamos fortemente neste sentido. Em 2018, a nossa geração de resíduos caiu 3%, a intensidade das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) recuou 6% e o consumo de água caiu 25%, na comparação com o ano anterior. A participação no Dia Mundial da Limpeza é mais uma forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável e equilíbrio ambiental na região", destaca Antônio Carlos Sepúlveda, Diretor Presidente da Santos Brasil. SERVIÇO: Dia Mundial de Limpeza (Clean Up Day) Data: 21 de setembro Horário: das 8h30 às 12h Local de concentração: Praça das Bandeiras, no bairro do Gonzaga, em Santos. Percurso: Orla da Praia, entre o Gonzaga e o Aquário Municipal

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Movimentação de contêineres da Santos Brasil cresce 20,3% no 2T19

13/08/2019

Companhia registra lucro líquido de R$6,3 milhões no período São Paulo, 13 de agosto de 2019 - O volume total de movimentação de cais da Santos Brasil em seus três terminais - Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA) ¿ cresceu 20,3% no 2T19 em relação ao 2T18, totalizando 320.079 contêineres. As operações de longo curso representaram 75,1% do total movimentado e as de cabotagem 24,9%. O Tecon Santos movimentou 282.496 contêineres no período, aumento de 23,4% em relação ao 2T18. O crescimento apresentado pelo terminal no trimestre superou em mais de cinco vezes o crescimento do Porto de Santos no mesmo período, que foi de 4,1%. Com o volume movimentado no primeiro semestre de 2019, o Tecon Santos apresentou, em base anualizada, utilização de 80% da capacidade instalada e alcançou 41,3% de participação de mercado, mantendo a liderança no Porto de Santos. Nas rotas de navegação que escalam o porto santista, os serviços asiáticos apresentaram o maior crescimento, reflexo do aquecido comércio entre Brasil e China. O Tecon Santos opera dois dos quatro serviços asiáticos que atualmente escalam o Porto de Santos, o que representa uma participação de mercado de aproximadamente 45% nesta rota comercial. No Tecon Vila do Conde, o volume de contêineres movimentados cresceu 21,0% no 2T19, atingindo 27.270 unidades. As operações de longo curso representaram 67,1% do volume total e tiveram crescimento de 14,1% no período. As exportações cresceram 23,3%, com destaque para os embarques de manganês e cobre. As importações cresceram 3,8%, revertendo a queda no trimestre anterior. Outro importante vetor de crescimento foram as operações de carga de projeto nos meses de maio e junho, com a importação de equipamentos e máquinas para duas grandes mineradoras e uma hidrelétrica localizadas na região. O Tecon Imbituba movimentou 10.313 contêineres no 2T19, 30,0% abaixo do volume do 2T18. A queda é explicada pela redução na movimentação de contêineres de longo curso, em decorrência da descontinuação do serviço asiático ASAS em janeiro de 2019, que deixou de existir devido à reorganização dos serviços dos armadores Maersk, Hamburg Süd, MSC e Hapag Lloyd na Costa Leste da América do Sul. No entanto, as operações do Terminal de Carga Geral (TGG) de Imbituba vêm compensando esse impacto. No 2T19, o TCG operou 94,6 mil toneladas, mais do que o dobro do volume movimentado no 2T18, com destaque para a importação de produtos siderúrgicos e barrilha e exportação de toras de madeira para o mercado chinês. O volume de contêineres armazenados da Santos Brasil Logística cresceu 9,0% no período, impulsionado pela renovação e também assinatura de novos contratos ao longo do trimestre, sobretudo com clientes do setor químico, importadores de fertilizantes e defensivos agrícolas. O TEV movimentou 53.435 veículos no 2T19, queda de 33,9% em relação ao 2T18, decorrente principalmente das menores exportações de veículos das montadoras brasileiras para o mercado argentino. Por outro lado, houve melhora do mix com o crescimento de 10,4% nas importações, que passaram a representar 17,7% do total de veículos movimentados no trimestre. No primeiro semestre de 2019, a utilização da capacidade do TEV, em base anualizada, foi de 68,2%. De acordo com Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia, ¿apesar do ritmo ainda lento de recuperação da economia brasileira ¿ sem crescimento relevante no consumo, na indústria e no fluxo de importação -, o crescimento registrado pela Santos Brasil coroa iniciativas bem-sucedidas na contratação, ainda em 2018, de serviços com volume e mix rentáveis, e continuado rigor no controle de custos e despesas¿. Num horizonte um pouco mais longo, destaca o executivo, ¿devemos experimentar um ciclo positivo mais amplo de crescimento, impulsionado não apenas pela retomada da atividade doméstica, com inflação controlada e juros baixos, mas també

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Santos Brasil ultrapassa a marca de 100 mil contêineres movimentados no Tecon Santos em maio

12/06/2019

São Paulo, 12 de junho de 2019 - O Tecon Santos, terminal de contêineres administrado pela Santos Brasil, ultrapassou os 100 mil contêineres movimentados no mês de maio, atingindo 100.743 unidades. Esta marca não era alcançada desde agosto de 2013. De acordo com Marcos Tourinho, diretor comercial da Companhia, esse crescimento reforça o potencial do Tecon Santos e seus diferenciais em termos de qualidade de serviços frente aos concorrentes. Reflete, também, um possível aquecimento na economia do país: ¿o setor de contêineres é um termômetro do mercado e, ao ultrapassarmos a marca dos 100 mil contêineres operados já no primeiro mês do período que consideramos como alta estação nos portos nacionais, indica um possível reaquecimento¿. No primeiro trimestre deste ano, o Tecon Santos foi o único terminal de contêineres do Porto de Santos a apresentar crescimento. No período, a movimentação de contêineres do porto caiu 12%, enquanto o Tecon Santos apresentou alta de 1,5%, somando 218.533 contêineres movimentados. O market share da Companhia no Porto de Santos alcançou 42% em abril, consolidando a liderança da Santos Brasil no porto. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 20 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu R$ 4,8 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos, tecnologia e recursos humanos. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois terminais de contêineres - Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC), um terminal de carga geral (TCG Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até o transporte e distribuição.

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Santos Brasil abre inscrições para nova turma do Programa Formare Aprendiz

01/07/2019

Curso é voltado para jovens provenientes de famílias em situação de desvantagem econômica e social que residem no Guarujá A Santos Brasil, empresa referência em operações portuárias e logísticas, abre nesta segunda-feira, dia 1º de julho, inscrições para uma nova turma do Programa Formare Aprendiz. São 20 vagas para o curso de Assistente Administrativo para a Área Portuária, que tem início em novembro deste ano e vai até fevereiro de 2021. O programa tem carga horária de 1.800 horas e será ministrado no Tecon Santos ¿ o maior terminal de contêineres da América do Sul. Podem se candidatar jovens de 18 e 19 anos provenientes de famílias em situação de desvantagem econômica e social, residentes em Guarujá e que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio ou que já concluíram o curso nas escolas públicas do município. Os interessados devem se cadastrar por meio do site www.santosbrasil.com.br a partir das 12h do dia 1º até às 12h do dia 19 de julho. Por meio do site, o candidato terá acesso ao edital, formulário de inscrições e todo o processo seletivo, que é composto por quatro etapas classificatórias, sendo a primeira uma prova escrita, que ocorre no dia 20 de julho na Faculdade Dom Domênico no Guarujá, em que os candidatos inscritos deverão comparecer ao local do teste com original e cópia simples dos documentos listados e protocolo de inscrição. Os aprovados na primeira etapa passarão ainda por dinâmica de grupo, entrevista individual e aplicação de testes. Os jovens selecionados serão contratados pela empresa como aprendizes, em regime CLT. Vão receber um salário mínimo, material didático, uniforme, refeição na empresa, seguro de vida, vale transporte e cesta alimentação. Dez anos de história No último mês de março, a Santos Brasil celebrou dez anos do início da primeira turma do Programa Formare Aprendiz com importantes números: 270 jovens formados, 98 contratados pela Companhia e 15.300 horas de aulas práticas e teóricas. A iniciativa, pioneira no setor portuário, desenvolvida em parceria entre a Santos Brasil e a Fundação Iochpe, está alinhada à diretriz da Companhia de apoiar ações de inclusão social, com ênfase em educação, promoção da cidadania e desenvolvimento da sociedade. Atende também a uma necessidade de todo setor portuário por novos profissionais qualificados e facilita a entrada destes jovens no mercado de trabalho.

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Programa Formare da Santos Brasil completa dez anos acumulando histórias de sucesso

13/05/2019

A Santos Brasil está celebrando dez anos do início da primeira turma do Programa Formare com importantes números: 270 jovens formados, 97 contratados pela Companhia e 1.800 horas de aulas práticas e teóricas ministradas pelos próprios funcionários da empresa no Tecon Santos ¿ o maior terminal de contêineres da América do Sul. Pioneiro no setor portuário, o Programa Formare na Santos Brasil, realizado em parceria com a Fundação Iochpe, oferece curso profissionalizante, direcionado aos jovens de 18 e 19 anos provenientes de famílias em situação de desvantagem econômica e social, residentes em Guarujá e que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio ou que já concluíram o curso nas escolas públicas do município. A iniciativa está alinhada à diretriz da Companhia de apoiar ações de inclusão social, com ênfase em educação, promoção da cidadania e desenvolvimento da sociedade. Atende também a uma necessidade de todo setor portuário por novos profissionais qualificados e facilita a entrada destes jovens no mercado de trabalho. "O Formare é um projeto muito importante para a Companhia, pois além de treinar e qualificar jovens das comunidades onde estamos inseridos, nossos funcionários educadores compartilham seu tempo e talento", diz Béatrice de Toledo Dupuy, gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil. A essência do sucesso do Programa na empresa ao longo destes dez anos é a participação e o engajamento dos funcionários que atuam como educadores. Atualmente, esse time conta com 80 pessoas envolvidas diretamente no curso, mas durante essa década de Formare no Tecon Santos, já foram mais de 400 funcionários que compartilharam seu tempo, talento e conhecimento para auxiliar na transformação de tantas vidas. Num círculo virtuoso, muitos jovens que passaram pelo curso e depois foram contratados pela Companhia, retornam à sala de aula e passam a desempenhar um novo papel: o de educadores para as novas gerações de alunos Formare. Entre ex-alunos que voltaram à sala de aula para educar, está Anderson dos Santos Paulo, de 25 anos, admitido na Santos Brasil logo depois de concluir o Formare, em 2012. Ele entrou como auxiliar balanceiro e, durante esse período, teve duas promoções. Atualmente, atua comoAssistente de Operações de Importação e abraçou a missão de ser educador na disciplina de Operações Logísticas e Portuárias. "Já que eu tive essa chance, resolvi fazer pelo próximo. Acho que os alunos se identificam comigo porque fui um deles. É muito gratificante ver os olhos deles brilhando", conta. "O exemplo da Santos Brasil não deixa dúvidas: o melhor ambiente de aprendizagem é a empresa. A Fundação Iochpe está em constante movimento para promover a inserção de mais jovens no mercado de trabalho, por meio de parcerias como essa. Uma combinação transformadora, capaz de gerar forte impacto social. O Programa Formare é reconhecido por garantir alto índice de empregabilidade para seus alunos, a continuidade dos estudos em nível superior, além de promover a cidadania entre empresas e comunidades", diz Beth Callia, coordenadora geral do Programa Formare na Fundação Iochpe. Histórias que inspiram Com tantos anos de troca de experiências e aprendizagem, é fácil encontrar casos de sucesso entre quem já cursou ou ainda cursa o Formare na Santos Brasil. Jeniffer Andrade, por exemplo, frequentou as aulas na primeira turma, em 2009, quando tinha 17 anos. Ela foi contratada três meses após finalizar o curso para trabalhar na área de Relacionamento com Clientes. Hoje, já com 27 anos, ela faz suporte na gestão do mesmo setor onde começou. Segundo ela, o Formare foi um alicerce para sua vida profissional e fez com que o porto se tornasse uma paixão. "Já admitida, fiz curso técnico em Administração e duas faculdades, Comércio Exterior e Marketing. Mas o Formare foi primordial para tudo que conquistei".

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Santos Brasil movimenta 254.929 contêineres no 1T19

15/05/2019

A Santos Brasil fechou o primeiro trimestre de 2019 com 254.929 contêineres movimentados em seus três terminais - Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA), um crescimento de 0,7% no volume operado em relação ao 1T18. As operações de longo curso representaram 72,8% do total movimentado e as de cabotagem, 27,2%. O mix de contêineres cheio-vazio também melhorou, com o volume de cheios correspondendo a 78,7% do total movimentado no 1T19 (vs. 76,5% no 1T18). O Tecon Santos movimentou 218.533 contêineres no 1T19, aumento de 1,5% em relação ao 1T18. O crescimento contrasta com a queda de 12,1% verificada no Porto de Santos neste período. O Tecon Santos foi o único terminal de contêineres do porto que registrou crescimento de volume no 1T19 se comparado ao 1T18. O market share do terminal no porto subiu de 34,2% no 1T18 para 39,7% no 1T19, consolidando a liderança da Santos Brasil no Porto de Santos. O Tecon Imbituba movimentou 12.649 contêineres no 1T19, 8,3% abaixo do volume do 1T18. A queda é reflexo da redução na movimentação de contêineres de longo curso decorrente da descontinuação do serviço ASAS, que deixou de existir devido à reorganização dos serviços asiáticos dos armadores Maersk, Hamburg Süd, MSC e Hapag Lloyd na costa da América do Sul. No entanto, essa queda é mitigada pelo incremento dos volumes movimentados no Terminal de Carga Geral de Imbituba, que conquistou contratos para exportação de toras de madeira, vergalhões de aço e barrilhas, sobretudo para o mercado chinês. No Tecon Vila do Conde, o volume de contêineres movimentados caiu 1,0% no 1T19, atingindo 23.747 unidades. As operações de longo curso representaram 65,3% do volume total e tiveram queda de 7,5%. O volume da cabotagem, que respondeu por 34,7% do total movimentado, subiu 14,1% no 1T19, ano-contra-ano. O volume de contêineres armazenados da Santos Brasil Logística cresceu 5,7% no período, fruto de novos contratos firmados com clientes dos setores químico e de fertilizantes. O TEV (Terminal de Veículos) movimentou 48.948 veículos no 1T19, queda de 31,6% em relação ao 1T18, decorrente principalmente das menores exportações de veículos das montadoras brasileiras para o mercado argentino. Por outro lado, o mix apresentou evolução com maior parcela de veículos importados sobre o total movimentado, de 12,1% no 1T19 vs. 10,8% no 1T18. De acordo com Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia, "o resultado do primeiro trimestre de 2019 reflete o ritmo lento da economia brasileira, com retração das expectativas de crescimento para o ano". Apesar disso, pondera o executivo, "o crescimento registrado pelo Tecon Santos, de maneira isolada, demonstra o potencial de ganharmos participação de mercado perante a concorrência, pavimentando o crescimento esperado de nossas operações nos próximos trimestres". A receita líquida consolidada da Companhia no 1T19 cresceu 6,3%, totalizando R$227,2 milhões. No período, a Santos Brasil apresentou prejuízo líquido de R$9,1 milhões. Como consequência da nova metodologia contábil, houve incremento nas despesas de amortização do ativo intangível, impactando diretamente o resultado do exercício. No 1T19, a Companhia registrou EBITDA de R$32,8 milhões, com margem de 14,4%. O EBITDA pró-forma recorrente totalizou R$13,5 milhões, com margem de 6,0%. A Santos Brasil encerrou o período com um saldo de caixa de R$249,3 milhões e caixa líquido de R$31,4 milhões. Os investimentos somaram R$15 milhões no trimestre. * Com a nova metodologia contábil que a Companhia passou a adotar no 1T18 para o arrendamento dos terminais portuários, a Demonstração de Resultados sofreu alterações devido à mudança no tratamento do arrendamento operacional (off-balance) para financeiro ¿ ou seja o EBITDA dos terminais portuários deixa de refletir as despesas com arrendamento pagas à autoridade por

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Santos Brasil passa a atender a Marinha do Brasil em Santos

03/05/2019

A Santos Brasil assinou contrato com a Marinha do Brasil para prestar serviços de logística para a instituição nas instalações da Companhia no porto de Santos. Cargas da Marinha, que até então eram movimentadas no porto do Rio de Janeiro, passam também agora a ser operadas no Tecon Santos, Terminal de Veículos (TEV) e nos terminais alfandegados (Clias) da Santos Brasil em Santos e Guarujá. A escolha da Santos Brasil - que já atende a Força Aérea Brasileira - aconteceu depois de uma cuidadosa análise dos serviços prestados pela Companhia. Além ser referência em operação de contêineres e logística portuária e obedecer a rigorosas regras de compliance, a Santos Brasil se destacou por ser um modelo internacional em segurança portuária, atuando de forma preventiva e inovadora para evitar perdas e garantir elevados índices de segurança; por sua infraestrutura que permite a operação completa do porto à porta; e pelo uso da alta tecnologia em todas as etapas dos serviços, garantindo agilidade na operação e deixando-a mais eficiente e segura. De acordo com Wagner Toffoli, Diretor Comercial de Operações Logísticas da Santos Brasil, o contrato é estratégico e permitirá o intercâmbio de conhecimentos entre a Companhia e a área de logística da Marinha. "Essa conquista reforça a qualidade e segurança da nossa operação, o nosso diferencial tecnológico e a nossa expertise no atendimento a clientes dos mais diversos perfis", diz.

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Santos Brasil apresenta Relatório de Sustentabilidade 2018

30/04/2019

O novo Relatório de Sustentabilidade da Santos Brasil já está disponível no site da empresa (www.santosbrasil.com.br) e apresenta os resultados, avanços e desafios, obtidos e superados nas esferas econômica, social e ambiental em 2018. Esta é a 11ª edição da publicação, que adota as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) desde 2012. Coordenado pela área de Comunicação e Sustentabilidade da Companhia, o relatório aborda informações sobre temas relevantes, como Saúde e Segurança; Transparência e Práticas Anticorrupção; Emissões de CO2, Consumo de Água e Gestão de Resíduos e Desenvolvimento Humano. Os indicadores de desempenho relacionados a cada tema são acompanhados mensalmente e estão devidamente alinhados à missão e aos pilares estratégicos da Santos Brasil ¿ Ética e Transparência; Excelência na Prestação de Serviços, Segurança, Desenvolvimento Humano e Meio Ambiente. A novidade é que nesta edição um dos valores corporativos da empresa, a Responsabilidade Ambiental e Social, está em destaque. De acordo com a gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade, Béatrice de Toledo Dupuy, a Santos Brasil traz em seu DNA a preocupação social e ambiental e isso não se restringe apenas aos locais onde tem suas unidades. "Nos preocupamos com as consequências de nossas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Adotar um comportamento ético, contribuir para o desenvolvimento econômico do país como um todo e ser uma empresa ambientalmente responsável nos leva a sempre buscar alternativas para reduzir os impactos nas operações. Isso faz parte do nosso dia a dia", reforça. Como signatários do Pacto Global da ONU, a Santos Brasil se mantém firme no compromisso com o desenvolvimento sustentável. Uma das demonstrações nesse sentido foi o fato de, em 2018, em consequência das iniciativas para reduzir os impactos das atividades, a geração de resíduos nas unidades ter diminuído 3%; a intensidade das emissões de Gases de Efeito Estufa(GEE) recuado 6%; e o consumo de água apresentado diminuição de 25%, na comparação com o ano anterior. Para acessar o conteúdo na íntegra, basta acessar o link http://bit.ly/2LboRBT

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Santos Brasil capta R$ 300 milhões em debêntures para realizar investimentos no Tecon Santos

26/04/2019

A Santos Brasil, referência em operação portuária e logística, atraiu uma demanda de 2,8 vezes a captação-alvo pretendida, o equivalente a R$ 830 milhões, para sua emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações. Apesar da elevada demanda, a companhia limitou a captação ao valor de R$ 300 milhões, originalmente pretendido. As taxas de remuneração ficaram bem abaixo das máximas previstas. Os papéis da primeira série, com vencimento em cinco anos, fecharam em CDI mais 0,7% (a taxa máxima era 1,35%) e os papéis da segunda série, com vencimento em sete anos, em CDI mais 1% (a taxa máxima era 1,65%). De acordo com Daniel Pedreira Dorea, diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, o sucesso da operação demonstra a confiança do mercado na empresa, na disciplina financeira do management e na geração de valor da companhia. Os recursos obtidos com a operação serão destinados aos investimentos da primeira fase de ampliação e modernização do Tecon Santos (maior terminal de contêineres da América do Sul), que começou em 2018 com a aquisição de equipamentos e terá continuidade neste ano com obras para a extensão do cais do terminal em 220 metros, desenvolvimento de sistemas de TI e outros serviços de cais. Ao final dessa etapa de investimentos, a Santos Brasil passará a ter capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax (366 metros) no Tecon Santos e mais um navio no TEV (Terminal de Veículos). O projeto completo de modernização do Tecon Santos prevê investimentos de R$ 1,3 bilhão. Aumenta a eficiência operacional, a eficiência energética, a velocidade e o fluxo da operação e amplia em ao menos 20% a capacidade de movimentação do terminal, de 2 milhões de TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) para 2,4 milhões de TEU/ano. Possibilitará o atendimento de maneira eficiente da demanda prevista para o porto, com a chegada de novos navios New Panamax, capazes de transportar até 12.500 TEU.

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Santos Brasil fecha contrato de obra para ampliar cais do Tecon Santos

22/04/2019

A Santos Brasil, referência em operação de contêineres e logística portuária, fechou contrato com a construtora Axxo para a realização das obras de ampliação do cais do Tecon Santos ¿ o maior terminal de contêineres da América do Sul, localizado na margem esquerda do Porto de Santos. A obra é mais uma etapa do projeto de modernização e ampliação do Tecon Santos. Terá investimentos de aproximadamente R$ 150 milhões e ampliará em 220 metros o cais acostável do terminal, totalizando 1.510 metros. Com isso, a Santos Brasil passará a ter capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax (366 metros) no Tecon Santos, que ficará com 1.200 metros de cais, e mais um navio no TEV (Terminal de Veículos), que permanecerá com 310 metros de cais. Com duração estimada em 18 meses, a obra foi cuidadosamente planejada para que não tenha interferência na operação ou limitação de capacidade do terminal e gerará cerca de 600 empregos diretos e outros cerca de 850 indiretos. O atual ciclo de investimentos na modernização e ampliação do Tecon Santos começou em 2018, com uma primeira fase de aquisições de equipamentos, no montante de cerca de R$ 100 milhões: dois guindastes de cais STS (ship-to-shore cranes) de última geração, 30 reboques e 30 terminal tractors para a movimentação de cargas no pátio, equipamentos com capacidade para 65 toneladas, podendo transportar até dois contêineres cheios de 20 pés. A previsão da Companhia é investir aproximadamente R$ 300 milhões no terminal entre 2018 e 2019. Além dos R$ 150 milhões nas obras do cais, até o final do ano serão investidos ainda cerca de R$ 10 milhões em tecnologia da informação e cerca de R$ 40 milhões em outros serviços de cais. O projeto total de modernização do Tecon Santos prevê investimentos de R$ 1,3 bilhão. Aumenta a eficiência operacional, a eficiência energética, a velocidade e o fluxo da operação e amplia em ao menos 20% a capacidade de movimentação do terminal, de 2 milhões de TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) para 2,4 milhões de TEU/ano. Possibilitará o atendimento de maneira eficiente da demanda prevista para o porto, com a chegada de novos navios New Panamax, capazes de transportar até 12.500 TEU. De acordo com Antonio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil, o projeto está sintonizado com a logística do futuro, que exige ganhos de escala e altíssima produtividade. ¿Com os novos investimentos, o Tecon Santos, que já é uma referência na movimentação de contêineres, trará ainda mais competitividade ao comércio exterior brasileiro¿, diz.

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Santos Brasil encerra 2018 com EBITDA consolidado de R$189,5 mi

22/02/2019

A Santos Brasil encerrou o ano de 2018 com lucro líquido de R$3 milhões, revertendo o prejuízo líquido do ano anterior. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado do período registrou crescimento de 15% em relação a 2017, atingindo R$189,5 milhões (EBITDA pró-forma de R$ 106,8 milhões); e a margem EBITDA da Companhia alcançou 20,6% (margem EBITDA pró-forma de 11,6%) no ano*. O resultado reflete, principalmente, o crescimento da movimentação de contêineres nos três terminais da Companhia - com destaque para o Tecon Vila do Conde -, o melhor desempenho das operações da Santos Brasil Logística e a melhora no mix de veículos importados e pesados no Terminal de Veículos (TEV). A Santos Brasil movimentou 1.084.487 contêineres em seus três terminais no ano passado, volume 12% superior a 2017. No Tecon Vila do Conde, o crescimento foi de 32,2%, totalizando 102.866 contêineres movimentados. Esta é a primeira vez que o terminal ultrapassa a marca de 100 mil contêineres movimentados num intervalo de 12 meses. No Tecon Santos, a movimentação de cais em 2018 atingiu o patamar de 917.327 unidades, que representa um crescimento de 7,8% ano contra ano, e superior ao crescimento de 4% do Porto de Santos. Como consequência, o market share do terminal subiu para 35,4% em 2018 (vs. 33,9% em 2017), segundo dados da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo). O Tecon Imbituba aumentou 59,9% o volume de movimentação em 2018, totalizando 64.294 contêineres. O volume de armazenagem alfandegada da Santos Brasil Logística apresentou alta de 21,7% em relação a 2017. O TEV operou com 81% de sua capacidade em 2018, movimentando 241.921 veículos no ano. A queda de 16,3% na quantidade de veículos movimentados em relação a 2017 ¿ impacto da crise argentina - foi compensada pela melhora no mix, resultando em crescimento das margens operacionais. Em 2018, a Companhia contratou investimentos de R$139 milhões para a modernização e ampliação dos terminais de Santos e Vila do Conde e encerrou o ano com um saldo de caixa de R$253,7 milhões e caixa líquido de R$26,3 milhões. De acordo com Daniel Pedreira Dorea, diretor econômico-financeiro e de relações com investidores, a expectativa para 2019 é de um novo ciclo de expansão da economia, com impacto positivo nos desempenhos operacional e financeiro da Santos Brasil, impulsionado por um mix mais favorável e pela renovação do acordo comercial com o Grupo Maersk-Hamburg Süd. Destaques do 4º Trimestre No 4T18, o volume de movimentação de cais da Santos Brasil alcançou 276.411 contêineres, com crescimento de 11,1% em relação ao 4T17. O Tecon Santos movimentou 231.198 contêineres no período, o que representa um aumento de 7,8% em relação ao 4T17. O Tecon Imbituba movimentou 15.782 contêineres, 26,3% acima do volume do 4T17, e no Tecon Vila do Conde, o volume movimentado cresceu 33,9%, atingindo 29.431 unidades. O volume de contêineres armazenados na Santos Brasil Logística cresceu 7,4% no 4T18 e o TEV movimentou 33.441 veículos no período. No 4T18, a Companhia apresentou lucro líquido de R$3,8 milhões. Como consequência da nova metodologia contábil adotada em 2018, houve incremento nas despesas de amortização do ativo intangível, impactando diretamente o resultado do exercício. O EBITDA do 4T18 atingiu R$49,8 milhões, com margem de 22,5%. O EBITDA pró-forma somou R$28,5 milhões, com margem de 12,9%. * Com a nova metodologia contábil que a Companhia passou a adotar no 1T18 para o arrendamento dos terminais portuários, a Demonstração de Resultados sofreu alterações devido à mudança no tratamento do arrendamento operacional (off-balance) para financeiro ¿ ou seja o EBITDA dos terminais portuários deixa de refletir as despesas com arrendamento pagas à autoridade portuária, antes representadas pela rubrica ¿Custos de Arrendamento e Infrae

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Santos Brasil começa o ano com um novo serviço para a Ásia

05/02/2019

Referência na operação de contêineres no País, a Santos Brasil inaugurou no mês de janeiro um novo serviço para Ásia. O Tecon Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul, passou a receber uma nova linha de navegação de/para o continente asiático, que deverá trazer um volume de aproximadamente 240 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) ao longo dos próximos 12 meses. Embarcações com 8.000 TEU de capacidade nominal operadas pela Maersk se revezarão com duas escalas semanais nos dois sentidos, Leste e Oeste, respectivamente. O primeiro navio deste serviço, o N/M San Fernando, atracou e operou no Tecon Santos no dia 20 de janeiro. De acordo com Marcos Tourinho, diretor Comercial da Santos Brasil, "com mais esse novo serviço para a Ásia, principal trade do Porto de Santos, se juntando ao serviço da PIL (Pacific International Lines) na rota asiática já operado pelo Tecon Santos, passamos a deter a liderança absoluta neste importante segmento, o que nos traz grande potencial de negócios".

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Santos Brasil bate mais um recorde no Tecon Vila do Conde

07/01/2019

O Tecon Vila do Conde, terminal de contêineres operado pela Santos Brasil no Pará, tem batido sucessivos recordes na sua operação, elevando os patamares de produtividade e de movimentação de contêineres da região Norte do País. O último recorde foi registrado no mês de dezembro, quando o terminal movimentou 11.410 contêineres na operação de 13 navios. O recorde anterior havia sido de 10.596 contêineres em setembro de 2018, também na operação de 13 navios. Em produtividade, o terminal registrou marca histórica no dia 16 de novembro de 2018 ao realizar 60,4 MPH (movimentos por hora) na operação de um único navio (foi a maior marca já alcançada em um terminal da região Norte). Em 10 horas de operação, foram efetuados 604 movimentos e 580 contêineres foram descarregados do navio Seatrade White. O recorde de produtividade anterior havia sido em 29 de abril, na operação do navio Lion, da CMA CGM, quando foram realizados 43,25 MPH (Movimentos por Hora) na movimentação de 1.117 contêineres. O constante crescimento dos índices de movimentação e de produtividade elevaram o nível de serviço prestado aos clientes da Companhia. É resultado dos investimentos realizados no terminal, que somaram R$ 44,6 milhões em 2018, e que possibilitaram a aquisição de equipamentos e realização de obras no pátio, e de uma gestão de planejamento operacional detalhada e execução rigorosa. Entre os equipamentos adquiridos no ano passado e que já estão em operação estão um guindaste MHC, com capacidade para içar até 125 toneladas, além de 10 caminhões e três empilhadeiras Reach Stacker - uma para contêineres vazios e duas para cheios. As obras tiveram início em julho e estão previstas para chegarem ao fim no primeiro trimestre de 2019, quando o terminal passará a contar com quatro gates de entrada e dois de saída e pavimento de concreto em todo o seu pátio de armazenamento de contêineres, o que permitirá maior velocidade para a operação e maior capacidade de armazenamento. Para o diretor de operações da Santos Brasil, Marlos Tavares, "esse elevado desempenho nas operações do Tecon Vila do Conde é fundamental que possamos atender com qualidade e segurança o crescimento da região".

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Serviço da Gerdau no terminal de contêineres operado pela Santos Brasil em Imbituba cresce 140,7% em três meses

27/12/2018

O serviço de embarque e desembarque de derivados de aço da Gerdau no Tecon Imbituba, terminal de contêineres operado pela Santos Brasil, apresentou crescimento 140,7% em três meses de operação. A movimentação iniciada em agosto deste ano com 54 contêineres, chegou a 130 movimentados mensalmente. O maior salto foi dos embarques de feixes de aço destinados à Ásia: de quatro contêineres embarcados no primeiro mês do serviço, para 60 no mês de novembro. Já a descarga de bobinas de aço vindas das regiões Norte e Nordeste do Brasil foi de 50 para 70 contêineres movimentados mensalmente desde o início das operações da Gerdau no terminal de contêineres do porto catarinense. Esse crescimento reflete positivamente em toda a cadeia logística: incrementa a geração de empregos e aumenta a competitividade da Região Sul do País, analisa Paulo Pegas, gerente-executivo da Santos Brasil em Imbituba. No terceiro trimestre de 2018, a movimentação total de contêineres no terminal cresceu 58,9% em comparação com o ano anterior. Estrategicamente localizado no centro da Região Sul do País, o Tecon Imbituba, com 10 anos de operação completados neste mês, não tem restrições de navegação e conta com fácil acesso ferroviário, rodoviário e marítimo.

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