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Terminal Logístico Saboó realiza operação especial para receber pás eólicas

06/04/2023

Em uma operação minuciosamente planejada, com 14 horas de duração, a Santos Brasil recebeu em seu Terminal Logístico Saboó, localizado em Santos (SP), seis pás eólicas com 67 metros de comprimento e 16 toneladas cada. As peças vieram da China no navio Caspian Harmony e seguirão via modal rodoviário para seu destino final, na Bolívia. A operação de descarga do navio, inédita para a Santos Brasil no Terminal Logístico Saboó, aconteceu no final de fevereiro. A manobra de traslado da carga foi planejada e toda área mapeada e preparada para receber o carregamento de grandes dimensões nos menores tempo, custo e risco possíveis. Para a descarga, foram utilizados, entre outros equipamentos, dois guindastes de bordo do navio especialmente para que esse atendimento fosse realizado com a máxima eficiência, tudo previamente validado pelas equipes de segurança e especialistas da Santos Brasil e do representante da carga. Três dessas pás eólicas deixaram o terminal na madrugada de quinta-feira (30), sobre carretas extensivas, rumo ao cliente, uma empresa de energia eólica boliviana. As demais continuam armazenadas na Companhia. De acordo com Danilo Ramos, diretor comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, a operação foi um sucesso, o que reforça a capacidade operacional da Companhia em oferecer soluções logísticas para clientes dos mais diversos segmentos. "Além disso, o Terminal Saboó está localizado em uma área estratégica para o porto, na entrada da cidade, ideal para a movimentação de carga geral e de projeto, com dimensão e peso de grandes proporções, contando ainda com a segurança operacional e o elevado nível de serviço da Santos Brasil", diz. As operações no Saboó reforçam a atuação da Companhia no Porto de Santos, onde a empresa opera o Tecon Santos (maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul) e o TEV (Terminal de Veículos) e conta com dois terminais alfandegados (Clias) estrategicamente posicionados em cada uma das margens do porto. Por meio da Santos Brasil Logística, a empresa atua na prestação de serviços de logística integrada in house e operações 3PL (Third-Party Logistics). Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 25 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul. Neste período, já investiu mais de R$ 9 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro. Atua nacionalmente por meio de dez terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos, três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém-arrematados em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes. A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa, e signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade. Faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e do índice S&P/B3 ESG. É certificada pelo GPTW, como uma das melhores empresas para se trabalhar, pelo quinto ano consecutivo.

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Santos Brasil reporta lucro líquido de R$ 430 milhões em 2022

22/03/2023

A Santos Brasil encerrou o ano de 2022 com um lucro líquido de R$ 430 milhões, o que representa um aumento de 67,5% se comparado a 2021. A margem líquida ficou em 22,2%. O faturamento bruto da Companha superou o patamar de R$ 2 bilhões no ano, atingindo R$ 2,2 bilhões (+25,4% YoY). A receita líquida somou R$ 1,9 bilhão em 2022, um crescimento de 25,9% em relação a 2021. A geração de caixa operacional, representada pelo EBITDA, alcançou R$ 810 milhões, 42,4% maior que o ano anterior, com margem EBITDA de 41,9%, ganho de 5,2 p.p. em relação a 2021. A distribuição de proventos aos acionistas da Companhia referentes ao exercício social de 2022 ficou em R$ 535 milhões. Trata-se do maior pagamento de dividendos e juros sobre o capital próprio dos últimos dez anos. A Santos Brasil encerrou o ano com R$ 614,6 milhões em posição de caixa e aplicações financeiras. Já no 4T22, a receita líquida da Companhia cresceu 5,7% YoY, atingindo R$ 468,8 milhões, com destaque para o aumento do ticket médio em todas as unidades de negócio, reflexo de renegociações contratuais. Na Santos Brasil Logística o crescimento foi de 25,2% YoY na receita líquida, reflexo do aumento do ticket médio e melhor mix de carga armazenada; e no TEV o aumento foi de 17,0% YoY na receita líquida devido ao maior volume de veículos armazenados e aumento do ticket médio. O EBITDA do 4T22 foi de R$ 198,3 milhões (+24,2% YoY), com margem EBITDA de 42,3% (+6,6 p.p. YoY). Já o Lucro Líquido alcançou R$ 135,5 milhões no período (+23,2% YoY). Em 2022, os investimentos da Companhia somaram R$ 406,4 milhões, 69,5% mais que em 2021. De acordo com Daniel Pedreira Dorea, diretor econômico-financeiro e de relações com investidores da Santos Brasil, o ano de 2022 foi histórico, com recordes nos resultados financeiros. “Nossa estratégia de excelência nos serviços prestados, de preservação e captura dos volumes disponíveis e de recomposição de preços se mostrou acertada para que conseguíssemos navegar com resiliência em um cenário desafiador, de estabilização nos volumes operados, e ainda assim apresentar um relevante crescimento financeiro”. Para 2023, a expectativa da Companhia é de volumes relativamente estáveis, mas com espaço para crescer a partir da recomposição do ticket-médio praticado e de um maior controle de custos e despesas. Resultado operacional A movimentação consolidada nos três terminais de contêineres da Companhia - Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA) – em 2022 foi de 1.298.597 (-0,2% YoY).

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Santos Brasil amplia capacidade para operar cargas gerais em Imbituba

19/01/2023

São Paulo, 19 de janeiro de 2023. A Santos Brasil ampliou sua capacidade para operar cargas gerais no Porto de Imbituba, em Santa Catarina, com a instalação de um armazém lonado de 7,5 mil m² no Tecon, aumentando a área total coberta de 8,55 mil m², do Terminal de Cargas Gerais (TCG), para 16,05 mil m². Os investimentos são da ordem de R$ 3 milhões. Em operação desde o início de janeiro, o novo espaço abriga atualmente 9 mil toneladas de big bags de fertilizantes, sendo indicado também para a armazenagem de produtos siderúrgicos e de celulose, entre outros, protegendo contra agentes externos como chuva e umidade. Para realizar a movimentação e armazenagem de carga geral no Tecon Imbituba, a Companhia obteve autorização da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). "A medida foi adotada para atender a alta demanda de cargas gerais na região Sul do País. Com o crescimento, o Porto de Imbituba se tornou uma opção para essas operações e fomos em busca de uma solução com a eficiência e a segurança que são marcas da Santos Brasil", diz Roberto Teller, diretor de Operações Portuárias. O Porto de Imbituba alcançou um novo patamar operacional em 2022, conquistando o melhor resultado anual de sua história, com movimentação de 7,1 milhões de toneladas. Em relação ao recorde anterior, registrado em 2021, houve crescimento de 3,6% no volume movimentado. Com localização estratégica e fácil acesso ferroviário, rodoviário e marítimo, a Santos Brasil opera em Imbituba o TCG, que dispõe de atendimento diferenciado e equipes treinadas para movimentar e armazenar cargas de alta complexidade e valor agregado, e o Tecon, que está preparado para receber os maiores navios do mundo, sem restrições físicas ou de navegação.

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Conheça os aprovados no 1º Edital Social de Projetos Incentivados da Santos Brasil

30/11/2022

Veja os projetos selecionados para investimento social em 2023: LEIS FEDERAIS ROUANET - Abraça o Mar (Caraminholas Estúdio) - Chorinho no Aquário (Associação dos Artistas) - Plano Anual do Instituto Arte no Dique (Instituto Arte no Dique) ESPORTE - Arena Verão+ (Ananda Produções Artísticas) - DHU - Down Hill Urbano (Confederação Brasileira de Mountain Bike) - Surfando Valores Ano II (Projeto Ondas) FIA/FUMCAD - APAE Sustentável (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Imbituba) - Conclusão da Unidade II (CAMP Guarujá) - Projeto Capacitação Profissionalizante do Corpo de Baile Arte em Movimento (Instituto Arte e Movimento Ana Zucchi) LEIS MUNICIPAIS PROMICULT SANTOS - Coleção Histórias de Santos (Associação Realizar) - Ocupa Arte no LAB (Instituto Procomum) - Oficinas de Artes (Centro Cultural Português) - Patrimônios em Foco (Associação Cultural Raízes de Vila Nova) PROMIFAE GUARUJÁ - Koxa Bomb - Circuito Estudantil de Surfe (Projeto Ondas) - Bocha Adaptada Guarujá - Alto Rendimento I (Instituto ASAS) - Bocha Adaptada Guarujá - Alto Rendimento II (Instituto ASAS) - Campeonatos de Jiu-Jitsu 2023 I (Associação Toca do Coruja) - Campeonatos de Jiu-Jitsu 2023 II (Associação Toca do Coruja) - Circuito Guarujaense de Bodyboard Inverno 2023/2024 (Associação Guarujaense de Bodyboarding) - Circuito Guarujaense de Bodyboard Verão 2023/2024 (Associação Guarujaense de Bodyboarding) - Equipe Novos Sonhos (Instituto Cultural Social e Esportivo Novos Sonhos) - Favela Fight Finals (Associação Cultural, Esportiva, Social e Educacional Lugar de Menina é no Tatame) - Nova Geração Equipe de Judô 2022/2023 (Instituto Ilumina) - Nova Geração Only Pró 2022/2023 (Instituto Ilumina) - Projeto Futebol na Conceiçãozinha (Fundação Settaport) - Projeto Judô na Conceiçãozinha (Fundação Settaport) - Projeto Praia Acessível PCD 2023 (Sociedade Mais Forte SMF - ONG) - Time dos Sonhos (Instituto Cultural Social e Esportivo Novos Sonhos) - VanBora (Associação Cultural, Esportiva, Social e Educacional Lugar de Menina é no Tatame) PROMIFAE SANTOS - Base no Skate (Associação Realizar) - Copa Estrela do Mar (Associação de Desportos Aquáticos da Baixada Santista) - Escola de Polo Aquático - Infantil (Associação de Desportos Aquáticos da Baixada Santista) - Escola de Polo Aquático - Juvenil (Associação de Desportos Aquáticos da Baixada Santista) - Formando Campeões (Associação Nacional de Esportes) - Futsal+ Instituto Kaffé Sport (Instituto Projeto Kaffé Sport) - Integrar Voleibol (Associação Nacional de Esportes) - Pedal Para Todos da Saúde (Confederação Brasileira de Mountain Bike) - Pedal para Todos de Primavera (Confederação Brasileira de Mountain Bike) - Pedal para Todos de Verão (Confederação Brasileira de Mountain Bike) - Projeto Bom de Bola (Associação Nacional de Esportes) - Projeto Futsal Pedro Crescenti Fundação Settaport (Fundação Settaport) *Informações atualizadas em 17 de janeiro, conforme finalização das análises e documentações

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Santos Brasil passa a integrar carteira do ISE da B3

28/12/2022

São Paulo, 28 de dezembro de 2022. A Santos Brasil passa a integrar em 2023 o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, a bolsa de valores brasileira, que reúne um seleto grupo de empresas reconhecidamente comprometidas com a agenda ESG, sigla em inglês para "environmental, social and governance" (ambiental, social e governança). A 18ª carteira ISE B3 vai vigorar de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023 e contará com 70 companhias negociadas na bolsa. O objetivo do ISE B3 é ser indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo seu reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial, apoiando os investidores na tomada de decisão de investimento e induzindo as empresas a adotarem as melhores práticas de sustentabilidade, que contribuem para a perenidade dos negócios. Trata-se do primeiro índice voltado à sigla ESG na América Latina e o quarto maior do mundo. De acordo com Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, o ingresso na carteira do ISE da B3 é um marco muito importante para a Companhia. "O mercado de capitais está cada vez mais seletivo em relação aos temas ligados a ESG. A presença da Santos Brasil na carteira ISE espelha nosso grau de comprometimento com o futuro do planeta e com o desenvolvimento humano. É resultado do empenho de todos na busca de uma empresa cada vez mais eficiente e alinhada aos grandes temas que movem a sociedade moderna", diz. A Santos Brasil é signatária do Pacto Global da ONU desde 2013, está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e já assumiu, entre seus principais desafios, o compromisso de contribuir ativamente para a conservação do meio ambiente e para o desenvolvimento humano. Desde 2016, a Companhia é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa. Em outubro de 2020, as suas ações passaram a fazer parte do índice S&P/B3 Brasil ESG, que contempla empresas com boas práticas relacionadas à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento social e elevados padrões de Governança Corporativa; já em 2022 passaram a integrar as carteiras do ICO2 (Índice Carbono Eficiente), focado nas melhores práticas de sustentabilidade e preservação ambiental, e do IGPTW, que reúne empresas com melhores práticas no mercado de trabalho.

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TEV conquista certificação de Operador Econômico Autorizado

23/12/2022

O Terminal de Veículos (TEV) administrado pela Santos Brasil no Porto de Santos acaba de conquistar a certificação OEA – Operador Econômico Autorizado, tornando-se um parceiro estratégico da Receita Federal, atestado como operador de baixo risco e confiável nos âmbitos nacional e internacional. Na prática, a conquista se traduz em uma série de benefícios oferecidos pela Aduana Brasileira, relacionados à maior agilidade e previsibilidade de cargas nos fluxos do comércio internacional. O TEV é o maior terminal de veículos do Brasil, com capacidade operacional para 300 mil automóveis por ano. Responde por cerca de 90% da movimentação do Porto de Santos e de 70% das exportações em todo o País. Trata-se de um dos mais modernos terminais de importação e exportação do mundo, operando com elevados padrões internacionais de eficiência e segurança na movimentação de veículos leves e pesados. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 25 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul. Neste período, já investiu mais de R$ 9 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro. Atua nacionalmente por meio de dez terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos, três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém-arrematados em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes. A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa; signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade; e faz parte do índice S&P/B3 ESG. É certificada pelo GPTW, como uma das melhores empresas para se trabalhar, pelo quarto ano consecutivo.

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Santos Brasil dá início às operações de granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA)

29/11/2022

São Paulo, 29 de novembro de 2022. A Santos Brasil deu início na última sexta-feira (25) às suas operações de granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA), inaugurando uma nova era para a Companhia, que completa neste mês 25 anos e é referência em operações portuárias e logísticas. A primeira operação de recebimento de diesel e gasolina por navio de cabotagem aconteceu no TGL 3, primeiro dos três terminais arrematados pela empresa em 2021 a obter autorização da ANP para operar, e foi considerada um sucesso. O TGL 3 tem capacidade nominal de 20 mil m³, distribuída em sete tanques para armazenamento de diesel, gasolina, etanol anidro e biodiesel, e possui conexões com os modais marítimo, rodoviário, ferroviário e dutoviário. É um dos dois brownfields (que já estavam em operação) arrematados no leilão da B3. O outro é o TGL 1, que também deve entrar em operação ainda neste ano. O terceiro terminal (TGL 2, um greenfield) tem início de operação previsto até 2026. De acordo com Carlos Quintero, diretor de Granéis Líquidos da Santos Brasil, esta primeira descarga é um marco para a Companhia, que inicia agora de fato sua atuação no setor de granéis líquidos - que, ao lado de contêineres e logística integrada, é um de seus vetores de crescimento. O Porto do Itaqui é hub de distribuição de derivados de petróleo para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste e tem enorme potencial ligado ao agronegócio. Esperamos capturar o crescimento da demanda dos clientes do porto e aumentar a ocupação dos nossos terminais progressivamente, diz. Segundo Quintero, as obras para ampliação do TGL3 e TGL1 terão início assim que a ANP emitir a autorização de construção ¿ o que a empresa acredita que aconteça ainda neste ano ¿ e envolvem a implantação de novos tanques, modernização dos sistemas de carregamento, aumento e atualização da automação, novo acesso rodoviário e ampliação das posições de carregamento ferroviário. Já o projeto do greenfield inclui a construção de 85 mil m³ de capacidade nominal e de toda a infraestrutura do terminal. Os investimentos nas três unidades devem superar os R$ 600 milhões e vão ampliar a capacidade nominal atual de 54 mil m³ para 201 mil m³. O prazo de cada arrendamento dos terminais de Itaqui é de 20 anos, com possibilidade de prorrogações sucessivas até o limite de 70 anos.

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Movimentação consolidada da Santos Brasil no trimestre cresce 11,3%, somando 357,7 mil contêineres

10/11/2022

São Paulo, 09 de novembro de 2022. A Santos Brasil encerrou o 3T22 com um crescimento de 11,3% (em relação ao 3T21) na movimentação consolidada de seus três terminais de contêineres - Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA), somando 357.732 unidades. Esse volume foi impulsionado pela sazonalidade prevista para o trimestre, período em que a indústria e o varejo intensificam a importação de insumos e bens de consumo para atender a demanda nas vendas de final de ano. O Tecon Santos movimentou 315.658 contêineres, alta de 12,4% frente ao mesmo período do ano passado, reflexo da sazonalidade, com aumento dos volumes de longo curso (12,4%), impulsionado tanto pela importação quanto pela exportação, e de cabotagem (12,1%). No Tecon Imbituba a movimentação foi de 14.649 contêineres no trimestre, alta de 29,4%, mantendo a tendência de crescimento da cabotagem observada desde o início de 2022, impulsionada pelos embarques de arroz. Já o TCG operou 21.348 toneladas de cargas gerais, queda de 70,3% versus o mesmo período do ano passado, devido à redução de embarques de celulose para exportação. O Tecon Vila do Conde registrou movimentação de 27.425 contêineres no 3T22, queda de 6,3% se comparado ao 3T21, ainda reflexo da disponibilidade reduzida de contêineres vazios necessários para a exportação de cargas no porto, em função dos gargalos logísticos globais. Observa-se, no entanto, uma recente normalização dessa situação. No 3T22, a armazenagem de contêineres na Santos Brasil Logística alcançou 19.474 unidades (elevação de 1,0%), resultado positivo quando comparado à forte base do 3T21, quando se registrou fluxo de importação intenso em razão do processo de recomposição de estoques da indústria e do varejo pós pandemia. Os serviços de logística integrada continuam em trajetória crescente, a exemplo das operações de entreposto aduaneiro, cross-docking, gestão de estoque, distribuição, entre outros. O TEV movimentou 76.619 veículos no 3T22, crescimento de 81,7% frente ao mesmo trimestre do ano passado, com 67.816 unidades exportadas (+78,2%) e 8.803 importadas (+114,5%). No período, registrou-se incremento nas exportações de máquinas agrícolas e equipamentos para o setor de construção civil em relação ao 3T21. Os veículos pesados representaram 8,0% do volume total. A receita líquida consolidada da Santos Brasil no 3T22 cresceu 31,6% se comparada ao 3T21, somando R$ 521,9 milhões, alavancada, principalmente, pelo aumento do ticket-médio em todas as unidades de negócio, com destaque para o Tecon Santos, fruto de renegociações contratuais nos serviços de cais e armazenagem. O EBITDA somou R$ 215,4 milhões no 3T22, alta de 41,7% versus o 3T21, sendo esse o novo recorde trimestral da Companhia desde 2012. A margem EBITDA foi de 41,3%. Em base recorrente, o EBITDA somou R$ 215,6 milhões. O lucro líquido no trimestre foi de R$ 109,7 milhões (crescimento de 64,5% frente ao 3T21), com margem líquida de 21,0%. No acumulado dos nove meses do ano, o lucro líquido da Companhia totalizou R$ 306,4 milhões, com margem líquida de 20,9%. No 3T22, os investimentos somaram R$ 110,6 milhões, em continuidade aos projetos de expansão, modernização e melhorias nas unidades de negócio, com destaque para o Tecon Santos, Tecon Vila do Conde e os terminais de granéis líquidos em Itaqui, além de investimentos para o aumento da capacidade e eficiência nas operações da Santos Brasil Logística. De acordo com Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores, a estratégia da Companhia tem sido executada com muito sucesso. "Vamos passar por um ciclo longo de crescimento de resultados e expansão de margem. Temos uma cultura de disciplina financeira e de controle de custos e há anos estamos nos preparando para operar volumes crescentes. Essa empresa vai gerar caixa capaz de remunerar acionistas, de continuar investindo e de aproveitar as oportunidades de mercado, sem sobre alavancagem".

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Mais um gigante no porto: Tecon Santos recebe segundo navio de 347m em 15 dias

08/11/2022

São Paulo, 08 de novembro de 2022. O Tecon Santos, terminal de contêineres administrado pela Santos Brasil, recebe hoje (8) o navio APL Yangshan (CMA CGM), a segunda embarcação de 347 metros de comprimento a atracar no terminal santista em um intervalo de 15 dias. A operação de descarga teve início às 14h30 e deve movimentar 1.916 contêineres. Em 24 de outubro, o Tecon Santos recebeu o CMA CGM Vela, maior navio a atracar na costa leste da América do Sul, inaugurando uma nova era para o comércio exterior brasileiro. Com o mesmo tamanho ¿ o equivalente a nove estátuas do Cristo Redentor ¿, o APL Yangshan é o segundo da classe New Post Panamax a atracar no País pelo porto de Santos e tem capacidade de 10.642 TEUs (unidade equivalente a 20 pés). A Santos Brasil vem se preparando há anos para receber esse tipo de embarcação, que tende a chegar com cada vez mais frequência ao porto de Santos. Entre 2019 e 2021, a empresa investiu cerca de R$ 450 milhões na primeira fase do projeto que ampliou o cais do Tecon e se tornou a primeira companhia na América do Sul capaz de receber simultaneamente três navios de 366m. No total estão previstos investimentos de R$ 1,5 bi até 2031 no terminal, sendo cerca de R$ 500 milhões na segunda fase, que envolve obras de pátio e compra de equipamentos para aumentar a capacidade dos atuais 2,4 milhões de TEUs para 2,6 milhões até 2023, e mais cerca de R$ 600 milhões até 2031 para aumentar a capacidade do terminal para 3 milhões de TEUs. De bandeira de Singapura, o APL Yangshan deixa o Porto de Santos na tarde de quarta-feira (9) em direção aos portos do Sul do Brasil.

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Santos Brasil celebra 25 anos preparada para enfrentar os desafios do futuro

01/11/2022

A Santos Brasil completa 25 anos neste mês de novembro e celebra a data reforçando seu compromisso com a elevação da competitividade do comércio exterior brasileiro e com as demandas da sociedade moderna, buscando ser cada vez mais eficiente, inovadora e alinhada às melhores práticas ESG (Environmental, Social and Governance). Criada em 1997 para operar o Tecon Santos, o maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul, a empresa atua para encurtar a distância de um produto entre o porto e a casa do consumidor, agregando valor por meio de uma operação eficiente, segura e responsável. Pautada por uma visão de longo prazo e voltada aos desafios que estão sendo impostos para o futuro, a Santos Brasil procura estar à frente de seu tempo, com uma oferta de serviços que sejam bem aceitos pela sociedade, clientes e usuários do porto. Não por acaso, o Tecon Santos foi o terminal escolhido para receber, no último dia 24 de outubro, o maior navio porta-contêineres a escalar em Santos. "Enxergamos que haveria aumento do tamanho das embarcações e nos antecipamos às necessidades do porto ampliando a capacidade do nosso terminal para receber com eficiência essa nova geração de navios. Vínhamos nos preparando para esse momento há anos", diz Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil. Listada no Novo Mercado da B3, a Companhia já investiu mais de R$ 9 bilhões em aquisições, expansões, equipamentos, tecnologia e pessoas, tornando-se referência em operações portuárias e logística e um importante player em infraestrutura. Responde por cerca de 18% de toda a movimentação de contêineres do país, mas vai além do contêiner e atua também com veículos, carga geral e granéis líquidos. Por meio da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes. Sua estratégia de crescimento está focada em três principais frentes ¿ contêineres e carga geral, logística integrada e granéis líquidos. No suporte a esses vetores de crescimento estão seis dimensões de negócio fundamentais na Companhia: experiência do funcionário, experiência do cliente, ESG, tecnologia e inovação, disciplina financeira e expertise regulatória. A atuação da Santos Brasil em granéis líquidos teve início em abril de 2021, quando arrematou em leilão na B3 três terminais em Itaqui (MA), porto que é hub de distribuição de derivados de petróleo para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste e tem enorme potencial ligado ao crescimento do agronegócio. A empresa já teve autorização da ANP para operar primeiro terminal de granéis líquidos. No total, estão previstos investimentos de mais de R$ 500 milhões em Itaqui. A unidade, quando estiver operando 100%, terá capacidade nominal de 201 mil m3. Inovação e sustentabilidade Em contêineres, a Companhia atua nos portos de Santos (SP), Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC). Só no Tecon Santos, a empresa investiu R$ 450 milhões entre 2019 e 2021 na primeira fase do projeto de ampliação e modernização do terminal. Na segunda fase, que está em andamento, serão mais R$ 500 milhões em obras de pátio e compra de equipamentos para elevar a capacidade dos atuais 2,4 milhões de TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) para 2,6 milhões até 2023. Na última etapa, serão investidos R$ 600 milhões até 2031, aumentando a capacidade para 3 milhões de TEUs. Em uma iniciativa pioneira no país, o projeto prevê a compra de equipamentos automáticos, elétricos e com regeneração de energia, começando com os e-RTGs (guindastes móveis) para realizar a operação remota, aumentando a segurança, elevando a produtividade e oferecendo mais conforto aos operadores que passarão a controlar à distância os equipamentos quando a automação estiver completa. Os primeiros oito já foram comprados e chegam no final de 2023. No futuro, todo o pátio do terminal funcionará com esse tipo de tec

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Programa de Estágio oferece vagas em unidades do estado de São Paulo e Barcarena (PA)

31/10/2022

São Paulo, 31 de outubro de 2022. A Santos Brasil está com inscrições abertas para o Programa de Estágio 2023, que contará com processo seletivo gamificado via plataforma Gupy. As vagas são para as unidades da Companhia nas cidades de Guarujá, Santos e São Paulo, todas no estado de São Paulo, além de Barcarena, no Pará. Podem participar estudantes do Ensino Superior devidamente matriculados em instituição reconhecida pelo MEC (bacharelado/licenciatura), com formação nas áreas de Humanas e Exatas prevista entre julho e dezembro de 2024. Visando promover e ampliar a representatividade de todos os públicos, a Santos Brasil busca e incentiva a diversidade de gênero, orientação sexual, classe, raça/etnia, gerações e pessoas com deficiências em suas unidades. A Companhia, que é referência em operações portuárias e logísticas, oferece bolsa-auxílio de R$ 1.250 no primeiro ano de estágio e de R$ 1.350 no segundo ano, além de benefícios como assistência médica; vale-transporte; seguro de vida; parceria com a Gympass para acesso a diversas academias conveniadas; programa estruturado de desenvolvimento; acesso à plataforma interna Carreira em Foco, com mais de 100 cursos online gratuitos disponíveis; e formação Yellow Belt Six Sigma no segundo ano de estágio. Também é disponibilizada refeição no local (para unidades com refeitório), vale refeição (para unidades sem refeitório ou modelo híbrido) e vale-alimentação (somente para modelo de home office da area de TI Sistemas). A carga horária é de seis horas diárias (de segunda a sexta-feira). Para Marcelo Redoschi de Carvalho, diretor de Gente e Gestão da Santos Brasil, o objetivo do Programa de Estágio, que é uma das portas de entrada da Companhia, vai além da identificação e contratação de talentos com visão inovadora, criativa e diversa. "Vamos formar profissionais que possam contribuir com o desenvolvimento da Santos Brasil, uma empresa que está continuamente se modernizando e introduzindo novas tecnologias. Além disso, buscamos contribuir socialmente para a formação de novas gerações de profissionais, já que, na Companhia, esses estagiários terão muitas oportunidades para crescimento profissional e pessoal". Processo seletivo O processo seletivo inclui cadastro, teste de Português, teste de raciocínio lógico, teste de Inglês (é desejável nível intermediário), vídeo-entrevista, triagem inicial, dinâmica virtual em grupo (jogo digital), entrevista com o RH, painel virtual com gestores e entrevista com o gestor ou gestora. A fase admissional, com exames, entrega de documentação e assinatura de contrato, está prevista para acontecer entre 23 de dezembro e 24 de janeiro de 2023. O início das atividades será em 6 de fevereiro. Na Companhia, os selecionados atuarão nas seguintes áreas: gente e gestão, inteligência de mercado, pricing, relações com investidores, suprimentos, projetos, qualidade, sustentabilidade, excelência de gestão, planejamento operacional, infraestrutura e tecnologia da informação.

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Santos Brasil é a melhor empresa de infraestrutura no Anuário Época Negócios 360°

11/10/2022

São Paulo, 11 de outubro de 2022. A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, conquistou o primeiro lugar entre as melhores empresas de infraestrutura do país, na edição 2022, do Anuário Época Negócios 360°. A Companhia se destacou ainda com o primeiro lugar na dimensão Visão de Futuro e segundo em Governança Corporativa, Responsabilidade Socioambiental e Inovação no setor de infraestrutura. No ranking geral, que reúne 420 empresas, a Santos Brasil ficou na 28ª colocação. O anuário Época Negócios 360° é realizado em parceria técnica com a Fundação Dom Cabral e analisa as companhias a partir dos aspectos Desempenho Financeiro, Governança Corporativa, Responsabilidade Socioambiental, Inovação e Gestão de Pessoas. Tem como objetivo identificar e difundir as melhores práticas empresariais no Brasil, incentivar a formação de uma comunidade de negócios comprometida com a busca da excelência e apontar as melhores empresas do país. De acordo com Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, conquistar o primeiro lugar em infraestrutura no Prêmio Época Negócios 360° é especialmente significativo, uma vez que, além da performance financeira, o prêmio avalia outras cinco dimensões muito importantes do negócio. "É o reconhecimento de que a Companhia, que fará 25 anos em novembro, gera valor atuando em sintonia com as demandas da sociedade moderna, buscando ser cada vez mais eficiente, inovadora e alinhada às melhores práticas ESG", diz.

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Santos Brasil dá início às obras para ampliar em 24% a capacidade de armazenagem do Clia Santos

05/10/2022

São Paulo, 05 de outubro de 2022. A Santos Brasil deu início às obras de remodelação de um dos cinco armazéns de cargas do seu Centro Logístico Industrial Aduaneiro - Clia Santos. A iniciativa, que tem investimentos da ordem de R$ 12 milhões, vai aumentar em quase 24% a capacidade de armazenagem em paletes do Clia, que passará das atuais 5.524 posições paletes para 6.824 no total após a conclusão do projeto, prevista para abril de 2023. Além do investimento na verticalização do Armazém 1, a Santos Brasil também está desenvolvendo um novo sistema de gestão, que trará considerável ganho de produtividade aos fluxos logísticos internos do Clia. Com as mudanças, a Companhia aumentará a qualidade e a oferta de seus serviços de armazenagem, estufagem e desova de contêineres. Para Ricardo Buteri, diretor Comercial da Santos Brasil, os novos investimentos no Clia Santos permitirão a expansão da atuação da Companhia em operação de armazenagem, ampliando a capacidade logistística do porto de Santos e atendendo à crescente demanda por esse tipo de serviço. "Os investimentos promoverão maior escala na oferta de serviços da Santos Brasil Logística ao mercado de carga fracionada alfandegada. Teremos um armazém ´estado da arte´ e sistemas e processos que garantirão alto nível de eficiência e segurança, assegurando a qualidade da experiência do cliente", diz. Localizado na Marginal da Via Anchieta, com fácil acesso às rodovias que ligam o porto ao principal polo consumidor brasileiro, o Clia Santos é um terminal alfandegado que integra a estrutura de logística da Santos Brasil. Ocupa uma área de 65 mil m² e conta com pátio descoberto para armazenagem de contêineres dry e reefers e cinco armazéns onde são acondicionados diversos tipos de cargas de múltiplos segmentos. Desenvolve atividades de carga e descarga, movimentação e armazenagem de contêineres, cargas gerais e de produtos químicos, além de serviços como desova, estufagem, cross-docking, etiquetagem e selagem. Logística integrada A Santos Brasil, que opera o Tecon Santos ¿ o maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul, é a única empresa com recintos aduaneiros nas duas margens do Porto de Santos, os Clias Santos e Guarujá, promovendo sinergia e facilitando a operação dos clientes. A empresa atua na prestação de serviços de logística integrada in house e operações 3PL (Third-Party Logistics) e é pioneira no desenvolvimento e implantação de modelos logísticos customizados que integram com segurança a atividade portuária e ferroviária, armazenagem, gestão de estoque, transporte rodoviário e distribuição de produtos por todo o País. Responde por toda a coordenação de fluxo de carga entre a fábrica dos clientes e o porto de Santos; pela gestão de embarque e desembarque, do desembaraço aduaneiro, do estoque, dos armazéns que alimentam as linhas de produção, dos modais (com integração das atividades portuária, ferroviária e rodoviária) e a distribuição dos produtos. É a única prestadora de serviços portuários do País com logística integrada do porto ao e-commerce. A Santos Brasil atua nacionalmente por meio de dez terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos, três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém-arrematados em Itaqui (MA). Por meio da Santos Brasil Logística oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes.

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Santos Brasil obtém autorização para operar terminal de granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA)

14/09/2022

Santos Brasil obtém autorização para operar terminal de granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA) São Paulo, 14 de setembro de 2022. A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, acaba de conquistar a autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para operar o TGL 3, seu primeiro terminal de granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA), que é hub de distribuição de derivados de petróleo para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste e tem enorme potencial de crescimento ligado ao agronegócio. Com capacidade nominal de 20 mil m³, distribuída em sete tanques para armazenamento de diesel, gasolina, etanol anidro e biodiesel, o terminal tem conexões com os modais marítimo, rodoviário, ferroviário e dutoviário e é um dos três terminais arrematados pela Companhia em leilão realizado na B3 em abril do ano passado ¿ dois brownfields (que estavam em operação) e um greenfield, com início de operação previsto até 2026. A Santos Brasil segue trabalhando pela obtenção da licença para início das operações de seu segundo terminal brownfield, o TGL 1, e também no projeto da terceira área arrematada, o que irá ampliar a capacidade de armazenamento e melhorar o nível de serviço aos clientes. Combinadas, as outorgas somaram R$ 157,3 milhões. O prazo de cada arrendamento é de 20 anos, com possibilidade de prorrogações sucessivas até o limite de 70 anos. As três áreas totalizarão 201 mil m³ de capacidade nominal, depois de executados os investimentos previstos em ampliação de capacidade, cujo CapEx pode superar R$ 500 milhões.

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Allink Neutral Provider renova contrato com a Santos Brasil

05/09/2022

São Paulo, 05 de setembro de 2022. A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, teve contrato renovado e segue como provedora de 100% dos serviços de logística portuária, no Porto de Santos, da Allink Neutral Provider, empresa reconhecida por sua experiência e tradição na consolidação de carga LCL (Less Container Load) e no aéreo. A parceria, iniciada em 2017, está alinhada ao planejamento estratégico da Companhia, que tem na logística multimodal um dos seus pilares de crescimento, ampliando a oferta de serviços para além do porto e se consolidando como uma operadora logística que vai do porto ao e-commerce. A movimentação e armazenagem das cargas, o transporte rodoviário entre portos (DTAs), além dos processos de consolidação e desconsolidação, fazem parte do escopo de trabalho da Santos Brasil, que é marcado pela excelência operacional e segurança ao fluxo de mercadorias. Para o diretor Comercial Freight Forwarders & NVOCC da Santos Brasil, Wagner Toffoli, as operações com a Allink trouxeram ainda mais inovação e um novo patamar de qualidade operacional à Companhia. "Entramos em um novo ciclo estratégico para este mercado, buscando nos consolidar como líderes no segmento Freight Forwarders e NVOCCs (Non Vessel Operator Common Carrier). Neste sentido, estamos investindo fortemente na expansão e verticalização de nossos armazéns no Porto de Santos, que inclui os Centros Logísticos Industriais Aduaneiros (Clias Santos e Guarujá) e o próprio Tecon Santos, bem como focando no ganho de produtividade pela melhoria de processos, inovação e tecnologia", diz. O novo contrato entre Santos Brasil e Allink tem duração de quatro anos, podendo ser renovável, e consolida a parceria firmada entre duas empresas que comungam os mesmos valores e atuam com o mais elevado padrão de governança corporativa e compliance.

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