Fique por dentro das nossas notícias corporativas

Santos Brasil movimenta 5.245 contêineres em uma única embarcação no Tecon Santos e bate recorde histórico

07/06/2021

São Paulo, 07 de junho de 2021 - A Santos Brasil, empresa referência em operações logísticas e portuárias, atingiu na última semana uma marca histórica no Tecon Santos. O recorde aconteceu na operação do navio Cap. San Augustin, do armador MSK, com inéditos 5.452 contêineres movimentados. Esta quantidade de unidades movimentadas em uma mesma embarcação foi executada em 44 horas, atingindo um MPH (movimentos por hora de embarque e desembarque de cargas nas embarcações) de 124,36. Para se ter uma ideia, o maior número de contêineres movimentados no terminal santista administrado pela Companhia até então foi de 5.093, em novembro de 2013. Danilo Ramos, Diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, destaca a infraestrutura ofertada pelo terminal para a execução de operações de embarque e desembarque de cargas de forma ágil e segura. "O Tecon Santos oferece aos seus clientes a maior capacidade instalada para movimentação e armazenagem de contêineres em todo o país, com altíssima eficiência, e ainda acolhe os picos de demanda de todos os usuários do porto de Santos, sejam eles seus clientes regulares ou não, e faz isso sempre com a mesma qualidade que o distingue como melhor operador portuário local", comenta. Antevendo o crescimento da demanda e a necessidade de operações cada vez mais ágeis e assertivas, a Santos Brasil iniciou em 2019 a ampliação de 220 metros do cais acostável do Tecon Santos, que passará a ter 1.510 metros totais. A previsão é de que as obras sejam finalizadas no segundo semestre deste ano. Com isso, a Santos Brasil passará a ter capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax (366 metros) no Tecon Santos, que ficará com 1.200 metros de cais, e mais um navio no TEV (Terminal de Veículos), que permanecerá com 310 metros de cais. O projeto total de modernização do Tecon Santos prevê investimentos de R? 1,3 bilhão com o objetivo de aumenta a eficiência operacional, a eficiência energética, a velocidade e o fluxo da operação e vai ampliar em ao menos 20% a capacidade de movimentação do terminal, de 2 milhões de TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) para 2,4 milhões de TEU/ano. Com a capacidade ampliada será possível o atendimento de maneira eficiente da demanda prevista para o porto, com a chegada de novos navios New Panamax, capazes de transportar até 12.500 TEU. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul. Neste período, já investiu mais de R? 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro. Atua nacionalmente por meio dez terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos (SP), três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém arrematados em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes. A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa; signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade; e faz parte do índice S&P/B3 ESG.

Leia mais

Santos Brasil apresenta lucro líquido de R$31 milhões no 1º trimestre

12/05/2021

Companhia registra seu melhor resultado histórico medido pelo EBITDA para um primeiro trimestre desde 2013; movimentação consolidada cresce 21%, totalizando 321.141 contêineres e é recorde para o período São Paulo, 11 de maio de 2021 - A Santos Brasil encerrou o 1T21 com seu melhor resultado histórico - medido pelo EBITDA - para um primeiro trimestre desde 2013: R$106,1 milhões. A movimentação de carga também foi recorde para o período e todas as linhas de negócios da Companhia apresentaram aumento de receita. O resultado reflete a retomada do fluxo de importação iniciada no 4T20, com o movimento de reposição de estoques para a indústria e o varejo local, que demandou escalas extras de longo curso no Porto de Santos, além do crescimento das exportações, que continuaram alavancando os volumes nos três terminais de contêineres da Santos Brasil no 1T21. A movimentação consolidada da Companhia nos seus terminais de contêineres de Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA) cresceu 21,0% no 1T21, quando comparado ao 1T20, somando 321.141 contêineres. As operações de longo curso apresentaram crescimento nos volumes de importação (+36,7%) e exportação (+29,3%) e aumentaram sua representatividade para 82,7% do volume total de contêineres movimentados (vs. 70,2% no 1T20). O Tecon Santos movimentou 285.111 contêineres no 1T21, volume 22,0% maior em relação ao 1T20, superando o crescimento de 16,8% do Porto de Santos. A reposição de estoques dos setores automobilístico, químico, farmacêutico e de bens de consumo impulsionaram as importações. Já nas exportações, os destaques ficam para as commodities como café, algodão e carnes. A participação de mercado do Tecon Santos no Porto de Santos subiu para 39,2% no 1T21, frente a 36,1% no mesmo período do ano passado. No Tecon Vila do Conde, o volume movimentado no 1T21 foi de 27.147 contêineres, crescimento de 27,3% em relação ao 1T20. O volume de contêineres vazios aumentou 62,3%, na comparação ano-contra-ano, indicando que as exportações devem continuar em ritmo acelerado. As exportações de commodities agropecuárias e minerais continuaram em alta no 1º trimestre do ano. O Tecon Imbituba movimentou 8.883 contêineres no período. A queda de 13,0% frente ao 1T20 foi compensada por uma alta expressiva nos embarques de carga geral do TCG Imbituba, que apresentou volume movimentado 370,4% superior ao 1T20, totalizando 78,5 mil toneladas. A Santos Brasil Logística armazenou 14.212 contêineres no 1T21 e cresceu 17,4% em relação ao 1T20, beneficiada pelo crescimento das importações no Porto de Santos. O Terminal de Veículos (TEV) também apresentou crescimento, impulsionado pelas exportações de veículos leves para o mercado argentino. O TEV movimentou 55.537 veículos no 1T21, aumento de 14,7% em relação ao 1T20. O lucro líquido da Santos Brasil no período foi de R$30,9 milhões, revertendo prejuízo líquido de R$13,3 milhões no 1T20. A receita líquida consolidada somou R$314,6 milhões no 1T21, crescimento de 40,6% em relação ao 1T20. O EBITDA alcançou R$106,1 milhões, 175,3% superior ao 1T20, com margem de 33,7%. Em base recorrente, o EBITDA foi de aproximadamente R$100 milhões, (+174,3% vs. 1T20), com margem de 31,7%. No período, foram investidos R$35,7 milhões, sendo R$32,2 milhões no Tecon Santos. De acordo com Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores, "os principais catalisadores do forte resultado apresentado pela Santos Brasil são a quantidade elevada de contêineres movimentados aliada a um mix de carga balanceado, com bom volume de importação, principalmente no Tecon Santos. Essa combinação é vigorosa porque, a partir daí, a alta alavancagem operacional faz a sua parte na expansão das margens". Dorea ressalta ainda dois importantes marcos alcançados pela Companhia no início deste ano: a renovação do contrato de prestação de

Leia mais

Santos Brasil adota sistema baseado em IoT para detectar vazamento de água e evitar desperdício no Tecon Santos

04/05/2021

Com o app, é possível implementar de maneira remota medidas para estancar problemas; resultados já são visíveis São Paulo, 4 de maio de 2021 - O consumo de água doce no mundo aumentou seis vezes no último século e deve avançar cerca de 1% ao ano caso não haja uma mudança drástica nas políticas e comportamentos ligados ao assunto. A informação está no relatório apresentado em março pela Organização das Nações Unidas (ONU), intitulado "O valor da água". Atenta à importância da preservação deste valioso recurso natural, a Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, adota melhores práticas para evitar desperdícios e reduzir o consumo e está sempre em busca de ferramentas inovadoras que a auxiliem nessa missão. A mais nova é a MYIO, um sistema baseado na Internet of Things (IoT - internet das coisas) que monitora o consumo da água em tempo real, ajuda a detectar vazamentos, possíveis desperdícios e permite a adoção de medidas para estancar eventuais problemas por meio de um aplicativo de celular. A solução consiste em uma automação sem fio para gestão de recursos e ativos, que armazena localmente e em nuvem informações coletadas a partir de 21 dispositivos implantados nos hidrômetros no Tecon Santos (o maior terminal de contêineres da América do Sul). Essa característica permite a medição do consumo e reduz custos, já que dispensa a implantação de smart meters (medidores inteligentes de alto custo), infraestrutura de cabeamento ou rede roteadores WI-FI, eliminando ainda o transtorno da construção e manutenção de um complexo sistema de medição e reparos. Um dashboard (mural) no app permite o gerenciamento de todo o sistema, que conta com protocolo próprio de comunicação via rádio frequência. Os resultados foram imediatos: logo que foi implementado, em fevereiro, o sistema detectou quatro vazamentos em diferentes pontos do terminal, sendo um deles em menos de 24 horas de uso do app. Em um desses pontos, foi identificado um consumo totalmente fora de padrão de mais de 72 mil litros em 14 horas. Ao detectar o desvio, medidas para estancar o vazamento foram adotadas evitando um desperdício diário de mais de 120 mil litros de água e um custo desnecessário de aproximadamente R? 60 mil para a Companhia. Nos outros três vazamentos, o consumo detectado inicialmente foi acima dos 6 mil litros diários. Após reparo, o consumo retornou aos 800 litros/dia. Controle total pelo celular Para facilitar seu uso, o MYIO tem interface intuitiva e ícones acionáveis dispostos em ambientes configuráveis e de fácil parametrização. As informações de consumo de água ficam acessíveis aos gestores das áreas de manutenção e sustentabilidade pelo mural do aplicativo e os relatórios podem ser customizados. Pelo app é possível ter acesso a gráficos em tempo real, cortar remotamente o fornecimento de água, ligar e desligar equipamentos elétricos como bombas, motores, compressores, entre outras funcionalidades e, ainda, configurar notificações via push, como metas de consumo e horários fora padrão, por exemplo. A Santos Brasil é signatária desde 2012 do Pacto Global, compromisso internacional com o desenvolvimento sustentável da ONU, e tem entre suas metas reduzir em 30% o consumo de água nos próximos anos. De 2018 para 2020, a Companhia registrou uma queda de 18% no uso de água. Respeito ao meio ambiente, segurança nas operações e desenvolvimento humano, em conjunto com elevados padrões de governança corporativa, são os pilares da estratégia que direciona o dia a dia da Santos Brasil. Em outubro de 2020, as ações da empresa ingressaram na carteira de estreia do índice S&P/B3 Brasil ESG. O índice traz uma lista de Companhias que possuem boas práticas relacionadas à preservação do meio ambiente, desenvolvimento social e elevados padrões de governança corporativa. De acordo com Ricardo Abruzzinni, diretor de TI e inovação da Santos Brasil, o MYIO chega como mais um aliado d

Leia mais

Santos Brasil inicia migração para o OPUS, o novo TOS da CyberLogitec

28/04/2021

Sistema será totalmente implementado no Tecon Santos (SP) e Vila do Conde (PA) em até 18 meses e vai preparar os terminais para o futuro São Paulo, 28 de abril de 2021 - A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, inicia nesta semana a migração do atual TOS (Terminal Operating System - sistema operacional do terminal, em português) do Tecon Santos e Tecon Vila do Conde para o Opus, uma plataforma de ponta da CyberLogitec, empresa sul-coreana, especializada em soluções operacionais tecnológicas para terminais logísticos. A implementação do novo sistema nas duas unidades da Companhia deve levar 18 meses. Escolhido pela sua facilidade de integração com novas tecnologias, o Opus chega à Santos Brasil para modernizar e unificar as operações de contêineres, com a possibilidade de se adaptar a automatizações das operações que venham a ser necessárias no futuro. Além disso, o novo sistema terá funcionalidades uniformizadas e acessíveis para ser operado pelos cerca de 3 mil colaboradores da empresa em todo o País. Com alcance de sobra para integrar simultaneamente as operações de pátios, cais e gates, o Opus vai abranger todos os processos de documentação e automação relativos a transportadoras, agências governamentais e aos seus mais de 8 mil clientes, onde quer que estejam localizados. A nova tecnologia usa algoritmos que permitem a organização do pátio em um tempo mais curto e possibilitará maior controle da operação e incremento do padrão operacional, de ritmo e velocidade, por todo o tempo e a um custo menor. O novo sistema viabiliza a eliminação de movimentos desnecessários e otimiza a utilização de equipamentos e de combustível. Sua implantação será um salto para melhorar ainda mais o nível de serviço e a competitividade da Companhia. "O Opus da CyberLogitec vai permitir o alinhamento de processos em duas de nossas principais unidades que, até o momento, tinham gestões em ambientes distintos. Além disso, integra com agilidade as operações de cais e pátio em um único sistema, permitindo que a empresa se planeje melhor e tenha ainda mais controle de sua operação", explica Ricardo Abbruzzini Filho, diretor de TI e inovação da Santos Brasil. A Santos Brasil investiu R? 15 milhões na aquisição do novo TOS. O valor faz parte do projeto da Companhia de investir R? 40 milhões neste ano na troca de softwares e equipamentos que permitirão maior utilização da inteligência artificial no planejamento e operação dos terminais para aumentar ainda mais sua eficiência de forma a atender com mais agilidade seus clientes, melhorando o seu nível de serviço, de planejamento e ganhando competitividade. O objetivo é deixar os terminais portuários da Companhia prontos para atender o crescimento da demanda e, no caso específico de Santos, atender com agilidade os grandes navios (de 366 metros) que devem começar a chegar ao porto. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 24 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal de contêineres da América do Sul, e já investiu mais de R? 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. Além do Tecon Santos, a Companhia opera mais dois terminais de contêineres - Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba), um terminal de veículos (TEV) e um terminal de carga geral no cais do Saboó, ambos no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da

Leia mais

Santos Brasil participa de operação de contêineres com escotilhas para embarque de granel sólido em Imbituba

29/04/2021

Operação que vem ocorrendo desde março é considerada inovadora e limpa, além de resultar em menos perdas para donos de cargas São Paulo, 29 de abril de 2021 - A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, iniciou, junto com outro operador portuário de Imbituba, uma operação inédita com o uso de contêineres especiais para embarque de granel sólido no TCG Imbituba, terminal de carga geral administrado pela companhia em Santa Catarina. O primeiro carregamento com 14 mil toneladas de coque calcinado aconteceu com a adoção pela operadora ILP de contêineres de 20 pés adaptados com um fundo falso, que trazem três escotilhas cada e que se abrem quando acionadas por controle remoto. A operação teve início com os contêineres sendo estufados em um armazém externo. Após seu transporte em caminhão do armazém até o costado do navio, o embarque da carga foi meticulosamente realizado pela Santos Brasil, que utilizou o portêiner ZPMC para içar o contêiner do costado até o navio. Uma vez posicionado dentro do porão da embarcação, as escotilhas são acionadas para a liberação do produto. Depois de totalmente embarcada, a carga seguiu para o Canadá. Desde esta primeira operação especial, que aconteceu em março, a Santos Brasil já realizou o embarque de mais de 36.500 toneladas de granel sólido, utilizando também guindastes MHC. Segundo Danilo Ramos, diretor comercial de operações portuárias da Santos Brasil, além do coque calcinado, diversos graneis sólidos minerais e vegetais podem ser embarcados com essa mesma tecnologia, milho, soja e minério de ferro são exemplos. "Como operadores de um terminal de carga geral da dimensão do TCG Imbituba, estamos sempre ávidos por desenvolver novos projetos e buscar novas cargas, pois a própria definição de carga geral é ilimitada em si mesma", afirma. Cláudio Marcos Rosa, gerente executivo do Tecon e TCG Imbituba, reafirma a característica inovadora da operação e suas vantagens. "Atualmente é comum contêineres serem embarcados em navios carregando granel sólido. Porém, a utilização deles como forma de transportar a carga até o navio é algo inovador. Entre os benefícios, nossos clientes relatam uma queda significativa na perda de mercadoria no transporte e no embarque. Outro fator positivo é que se trata de uma operação limpa, tanto para as vias rodoviárias como para o porto", relata. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 24 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal de contêineres da América do Sul, e já investiu mais de R? 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. Além do Tecon Santos, a Companhia opera mais dois terminais de contêineres - Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba), um terminal de veículos (TEV) e um terminal de carga geral no cais do Saboó, ambos no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística.

Leia mais

Santos Brasil vence licitação de três terminais de graneis líquidos no Porto de Itaqui (MA)

12/04/2021

Conquista marca entrada da Companhia com força em uma atividade que vem crescendo em ritmo acelerado São Paulo, 12 de abril de 2021 - A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, venceu o leilão de arrendamento de três terminais destinados à movimentação de granel líquido, no Porto de Itaqui (MA). As ofertas da Companhia para as áreas chamadas IQI03, IQI11 e IQI12 foram consideradas as mais vantajosas e, portanto, as mais bem classificadas. O valor de outorga da área IQI03 foi de R? 61,3 milhões, da IQI11, de R? 56 milhões e da IQI12, de R? 40 milhões. O prazo das concessões é de 20 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 70 anos. As três áreas somam 180 mil m3 de capacidade instalada e a previsão de investimentos futuros para ampliação de capacidade é de R? 416 milhões. A conquista marca a entrada com força da Santos Brasil no setor de granéis líquidos e a nova fase de diversificação das atividades da Companhia para negócios que tenham sinergia com suas atuais operações, de forma a compor seu portfólio e reforçar sua participação no mercado portuário, ampliando os serviços ofertados à sua base atual e potencial de clientes. De acordo com Antônio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil, com o resultado do leilão a empresa dá um passo importante na sua estratégia de movimentar outras cargas além do contêiner, focando em negócios de alto potencial. "Com a conquista destes três terminais entramos num setor que vem crescendo em ritmo acelerado e nos posicionamos com um player relevante em um porto que é hub de distribuição de derivados de petróleo para a região centro-oeste e que tem enorme potencial de crescimento ligado ao agronegócio", diz. Segundo os dados da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), a movimentação de granel líquido cresceu 14,8% no ano passado frente a 2019, enquanto o setor portuário apresentou alta de 4,2%. Para viabilizar sua estratégia de crescimento, em novembro de 2020, a Santos Brasil levantou R? 790 milhões com oferta primária de ações na B3. Além de analisar a participação nos próximos leilões de arrendamentos de ativos portuários (especialmente granel líquido e sólido), a empresa estuda possibilidades de negócios para a verticalização e integração da cadeia logística portuária a partir da plataforma da Santos Brasil Logística; e a ampliação da sua participação na movimentação brasileira de contêineres. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Foi criada há 24 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu mais de R? 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Além do Tecon Santos, a Companhia opera mais dois terminais de contêineres - Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba), um terminal de veículos (TEV) e um terminal de carga geral no cais do Saboó, ambos no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística.

Leia mais

Terminal da Santos Brasil em Imbituba recebe maior pá eólica já transportada por navio porta-contêiner

20/04/2021

Empresa monta operação especial para receber peça de 72 metros 22,5 toneladas São Paulo, 20 de abril de 2021 - O Cais 2 do TCG Imbituba (SC), terminal de cargas gerais administrado pela Santos Brasil, empresa que é referência em operações logística e portuárias, foi palco no último fim de semana do desembarque da terceira pá eólica de um protótipo de aerogerador da WEG, que será instalado na cidade de Capivari de Baixo, no Sul de Santa Catarina. A pá de 72 metros de comprimento e 22,5 toneladas é a maior já transportada em navio porta-contêiner. A operação foi um recorde mundial segundo a Aliança Navegação e Logística, detentora do navio Vicente Pizón, de onde a carga foi desembarcada. A operação foi meticulosamente planejada e construída sob medida pela Santos Brasil, em parceria com o Porto de Imbituba, a partir de uma obra para adequação do portão de saída e nivelamento de piso do pátio para recebimento da carga, com a movimentação simultânea de dois guindastes. Outras duas pás já haviam sido descarregadas no fim de semana anterior. O conjunto integra um projeto de P&D da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, em parceria com a ENGIE Brasil e a CELESC - Centrais Elétricas de Santa Catarina, desenvolvido pela WEG. "Essa bem sucedida operação reforça a capacidade operacional da Santos Brasil em oferecer soluções para clientes de diversos segmentos e com os mais diferentes tipos de carga", afirma Danilo Ramos, diretor comercial de operações portuárias da Santos Brasil. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 24 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal de contêineres da América do Sul, e já investiu mais de R? 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. Além do Tecon Santos, a Companhia opera mais dois terminais de contêineres - Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba), um terminal de veículos (TEV) e um terminal de carga geral no cais do Saboó, ambos no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística.

Leia mais

Santos Brasil investe em tecnologia, implementa o S/4 HANA e ganha em eficiência e segurança

22/04/2021

Com a nova plataforma, dados que levariam dias para serem processados são gerados em tempo real São Paulo, 22 de abril de 2021 - A Santos Brasil, referência em operações logísticas e portuárias, sabe que inovação e transformação digital são vetores que asseguram o crescimento de seus negócios e a vantagem competitiva de seus ativos. Em razão disso e sintonizada com a tendência de trabalho remoto e processamento de dados em alta velocidade, evoluiu para uma plataforma de gestão totalmente alocada em ambiente de nuvem, adotando a última geração do software de gestão da SAP (S/4 HANA). O SAP S/4HANA é a quarta geração de um conjunto de aplicativos divididos em módulos e responsáveis pela gestão das áreas contábil, de suprimentos, almoxarifado e financeira da empresa. Com ERP (sigla para Enterprise Resource Planning) e um software integrado de gestão empresarial, a plataforma reúne numa única solução, todas as informações gerenciais dos setores da empresa em ambiente cloud. Como utiliza um banco de dados in-memory, a velocidade é uma de suas vantagens mais marcantes, já que grandes volumes de dados podem ser processados em tempo real. Algo que demandaria dias, agora leva segundos. "Um de nossos focos é acelerar a digitalização de nossas atividades, simplificando processos e expandido a nossa capacidade de processamento e análise avançada de dados. Num mercado dinâmico como o nosso, em constante evolução, temos que transformar dados em inteligência, com baixíssima latência, para melhor suportar as nossas tomadas de decisão. Isso passa por tirar o máximo proveito da tecnologia disponível e, como efeito colateral positivo, ainda reduzimos custos gerenciais e de infraestrutura de TI", destaca Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil. Antes da mudança, era necessária uma sala constantemente refrigerada onde ficavam servidores e geradores e o monitoramento para garantir o bom funcionamento desses equipamentos e a segurança dos dados ali armazenados tinha de ser constante. Com a nova plataforma, como o funcionamento acontece integralmente no ambiente CLOUD AWS, a companhia passou a economizar também na estrutura física, reduzindo gastos com máquinas e energia elétrica. Além de reduzir custos administrativos e de TI, além de ganhar em eficiência e agilidade, com a implementação da nova plataforma, a empresa passa a ter mais flexibilidade para atuar no ambiente virtual: há a possibilidade do crescimento do ambiente de acordo com a necessidade percebida; mais disponibilidade, ou seja, em caso que um problema grave, o serviço garante a redundância de dados em diferentes servidores; e maior agilidade na criação de ambientes para realização de testes e backups. Os benefícios da nova plataforma trazem vantagens não só para as áreas de TI, faturamento, contas a pagar e receber, suprimentos, almoxarifado, planejamento e custos, contabilidade e fiscal. A criação de serviços dentro dela podem ser acessados por qualquer parceiro de negócio da empresa, sejam eles clientes ou fornecedores, uma vez que está hospedado em ambiente CLOUD. Para minimizar interferências e garantir a mesma qualidade do serviço prestado pela Santos Brasil, o projeto de migração visou manter todas as funcionalidades utilizadas na versão anterior o que garantiu o menor impacto possível nas áreas de negócios. Para Márcio José Cristiano, gerente executivo de finanças e suprimentos da Santos Brasil, a opção por migrar para a nova plataforma em meio a um cenário de crise como o da COVID-19 demonstra a determinação da empresa de estar sempre investindo para se manter sintonizada com o que há de mais eficiente no mercado e, assim, entregar mais competividade e excelência para seus cerca de 8 mil clientes. "Conseguimos manter nosso nível de serviço e entregar ainda mais eficiência para nossos clientes durante a pan

Leia mais

Santos Brasil implementa centro de logística em siderúrgica no interior de SP

17/06/2020

Contrato prevê gestão logística integrada da atividade portuária e ferroviária de todos os perfis de produtos e matérias-primas movimentados na unidade São Paulo, 17 de junho de 2020 - A Santos Brasil, empresa referência em operações portuárias e logísticas, acaba de instalar na planta de Pindamonhangaba da Novelis, a principal fabricante de produtos laminados planos e a maior recicladora mundial de alumínio, uma base logística para fazer de forma integrada a gestão e transporte de toda a carga produzida pela unidade. O contrato, com duração de dois anos e renovável, foi firmado no fim do segundo semestre de 2019 e é resultado de um meticuloso processo em que a Santos Brasil concorreu com alguns dos maiores players globais do setor logístico. Segundo Wagner Toffoli, diretor comercial logístico da Santos Brasil, a empresa teve ao seu favor uma proposta técnica e robusta do ponto de vista operacional, que contemplou a integração de ativos, segurança e tecnologia sob o mesmo escopo. Além desses fatores, contaram a favor a cultura de compliance da empresa e o know-how prévio no atendimento a outros clientes. Para atender a siderúrgica, a Santos Brasil concebeu, em tempo recorde, um sistema integrado de logística com uma torre de controle que permite toda a coordenação de fluxo de carga intraporto - importação, exportação e cabotagem - da fábrica em Pindamonhangaba para o Porto de Santos e vice-versa. A integração contempla toda a movimentação no pátio da unidade, gestão do estoque, controles operacionais e, ainda, a gestão dos armazéns que alimentam as linhas de produção. Os serviços prestados pela operadora foram customizados para atender a todos os perfis de matéria-prima e produtos da empresa, com gestão dos modais, em especial o ferroviário, a partir de um ramal construído pela siderúrgica em sua planta especificamente para atender a demanda. Geração de empregos e sustentabilidade Para a nova operação, a Santos Brasil contratou cerca de 40 profissionais, selecionados e treinados seguindo os rigorosos padrões da Companhia. Com esse time, além dos serviços logísticos integrados, também será criado um inventário sobre as operações para quantificar a redução de emissões de carbono, uma vez que o modal ferroviário impacta menos que o rodoviário. Para Toffoli, segurança, redução de custos e operações mais sustentáveis são essenciais para este modelo de logística que visa os fluxos de inboud e outbound centralizados nos terminais da Santos Brasil e concentrados no modal ferroviário de e para planta. ¿Operações logísticas como as implementadas na fábrica de Pindamonhangaba são os grandes drivers de crescimento da Santos Brasil, pois significam operações mais complexas e completas, além de confirmar o foco ¿do porto à porta¿ da companhia¿, afirma.

Leia mais

Santos Brasil automatiza gates no Tecon Santos e agiliza tráfego de caminhões no terminal

23/03/2021

Com a tecnologia implementada, o tempo para a entrada no terminal caiu pela metade São Paulo, 23 de março de 2021 - A Santos Brasil - empresa referência em operações portuárias e logísticas - automatizou totalmente os gates de entrada de caminhões no Tecon Santos. A automatização vem sendo feita em etapas desde 2013, e agora, está completa. Com o novo sistema, o trâmite ficou mais simples e ágil: são apenas duas etapas, todas automatizadas, separando, logo na primeira cancela, caminhões sem carga dos carregados cujas vistorias, normalmente, levam mais tempo e que precisam passar por um número maior de cancelas para verificação de documentação e pesagem. Agora, tanto entrada quanto saída de caminhões do terminal tem acessos automatizados. O novo sistema permite controle e gerenciamento de motoristas e cargas evitando filas para cadastros, pois unifica as etapas de vistoria da carga e do veículo. Antes, o motorista se apresentava para que a vistoria no contêiner fosse realizada e, em seguida, fazia uma segunda parada para identificar seu caminhão. Com o novo processo, uma única parada é realizada pelos veículos que estão carregando carga, e nela são feitas a validação do Sistema de Agendamento de Veículos e a vistoria, que ganhou em segurança com a coleta de dados dos lacres das cargas por meio do leitor OCR, evitando erros de digitação e ainda retendo imagens caso sejam necessárias verificações. Já os veículos que vão exclusivamente retirar carga, são identificados pelo LPR (License Plate Recognition ou leitor de placas) e se direcionam com mais rapidez aos quiosques de autoatendimento. Desde que a inovação foi adotada no Tecon Santos, no último mês de dezembro até meados de janeiro, o tempo médio de espera dos motoristas para entrar na unidade caiu de quase quatro minutos para menos de dois minutos. Isso evita a formação de filas e, consequentemente, dá mais agilidade ao fluxo logístico, refletindo diretamente na produtividade do cliente. Outra vantagem percebida foi a diminuição de geração de resíduos, uma vez que é tudo digital e não há desperdício de papel. Segundo Ricardo Abbruzzini, diretor de Tecnologia e Inovação da Companhia, além de agilizar a operação e aumentar a segurança no trato da informação, o sistema implantado obedece com extrema precisão regulamentos aduaneiros e normas internacionais. "Nossa área de tecnologia está focada no desenvolvimento de soluções que agreguem valor aos nossos clientes, seja ampliando o acesso online ao maior volume de dados estruturados possível, seja dando maior velocidade e segurança às operações", diz.

Leia mais

Santos Brasil disponibiliza ônibus fretado para seus funcionários

26/03/2021

Medida visa proteger os profissionais que utilizam transporte público para ir trabalhar São Paulo, 26 de março de 2021 - Com a forte alta de casos de COVID 19 e a adoção de lockdown na Baixada Santista, desde terça-feira, 23, a Santos Brasil, colocou uma frota de ônibus fretados à disposição de seus funcionários que normalmente utilizam transporte público para chegar e sair de suas unidades em Santos, Guarujá e São Bernardo do Campo. A iniciativa, que deve durar enquanto a pandemia estiver com alta taxa de transmissão, está beneficiando 512 trabalhadores que integram a equipe operacional e cujas funções são consideradas essenciais. Para atender a todos os turnos da operação foram criadas rotas especiais. Além disso, veículos extras foram colocados nas linhas para que o limite de 50% de ocupação não seja excedido, todos seguem as medidas de distanciamento adotadas pela empresa e são constantemente higienizados. O transporte exclusivo para funcionários passa a fazer parte de um pacote de medidas de prevenção e segurança que a Companhia implementou há um ano, quando foi decretada a pandemia pela OMS e órgãos nacionais de saúde. Entre as medidas já adotadas pela empresa estão o home office para as equipes das áreas administrativas e, nas unidades, o distanciamento, testagens constantes, uso de máscaras, aferição de temperatura antes do início de cada turno e higiene constante, que seguem vigentes e já se tornaram rotina no cotidiano dos funcionários. Prestadora de serviço essencial, a Santos Brasil não pode parar e com essas iniciativas, a empresa redobra os cuidados com seus funcionários e mantém o pleno funcionamento de suas operações logísticas e portuárias. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 24 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu mais de R? 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. Além do Tecon Santos, a Companhia opera mais dois terminais de contêineres - Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba), um terminal de veículos (TEV) e um terminal de carga geral no cais do Saboó, ambos no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística.

Leia mais

Santos Brasil dá início à operação no Terminal Saboó

16/03/2021

Atividade amplia presença da Companhia em Santos e marca nova fase de diversificação de serviços São Paulo, 16 de março de 2021 - A Santos Brasil começou a operar o terminal logístico Saboó, localizado na margem direita do Porto de Santos. Com cerca de 42 mil m2 de área total dedicada ao recebimento, armazenamento e carregamento de carga geral e cargas de projeto, o terminal marca o início da nova fase de diversificação das atividades da Companhia para setores que tenham sinergia com suas atuais operações. O contrato transitório foi assinado em 2020 e autorização da Receita Federal para operação saiu no dia 2 de fevereiro. A primeira carga foi recebida no último dia 20. Trata-se de um transformador de 217 toneladas, com 12,4m de largura por 3,82m de comprimento e 4,7m de altura. A carga é a primeira parte de um lote de duas unidades e ficará armazenada no Saboó por cerca de 30 dias até ser embarcada pelo cais público de Santos para a Flórida, nos Estados Unidos. Em janeiro deste ano, a Santos Brasil venceu outra licitação para exploração de mais uma área transitória no Saboó, com 64 mil m², que será destinada à movimentação de contêineres vazios, além de carga geral e de projeto. O investimento nestes dois terminais faz parte do novo direcionamento da Santos Brasil que prevê a diversificação e expansão da atuação da companhia para setores desassistidos e que tenham sinergia com suas atuais operações, de forma a compor seu portfólio e reforçar sua participação no mercado portuário, ampliando a conectividade com os serviços logísticos ofertados à sua base atual e potencial de clientes. Em Santos, além dos terminais do Saboó, a Santos Brasil opera o Tecon Santos (terminal de contêineres) e o TEV (Terminal de Veículos) e conta com dois terminais alfandegados (Clias) estrategicamente posicionados em cada uma das margens do porto. Por meio da Santos Brasil Logística, a empresa atua na prestação de serviços de logística integrada in house e operações 3PL (Third-Party Logistics). Conta com uma frota de 130 caminhões e responde por toda a coordenação de fluxo de carga entre a fábrica dos clientes e o porto de Santos; pela gestão de embarque e desembarque, do desembaraço aduaneiro, do estoque, dos armazéns que alimentam as linhas de produção, dos modais (com integração das atividades portuária, ferroviária e rodoviária) e a distribuição dos produtos. De acordo com Antônio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil, o Saboó, por sua localização na entrada da cidade, é estratégico para o porto e ideal para a movimentação de cargas de projeto, carregamentos com dimensão e peso de grandes proporções e fora de padrão, e de carga geral. É também muito importante para a descarga de fertilizantes por ser a única área ainda disponível no porto público para esse tipo de carga. "Com os arrendamentos reforçamos a nossa presença no porto de Santos para atividades além do contêiner, buscando sinergia com os nossos atuais clientes", diz. Em novembro de 2020, a Santos Brasil levantou R? 790 milhões com oferta primária de ações na B3. Os recursos serão destinados, prioritariamente, para viabilizar o crescimento da empresa, por meio de participação em novos arrendamentos de ativos portuários; verticalização e integração da cadeia logística portuária a partir da plataforma da Santos Brasil Logística; e ampliação da participação na movimentação brasileira de contêineres. Segundo Sepúlveda, a empresa planeja participar dos próximos leilões programados pelo governo federal de graneis líquidos e sólidos e está olhando com especial atenção as oportunidades no Porto de Santos.

Leia mais

Em um mesmo dia, Santos Brasil recebe três escalas extras no Tecon Santos

08/03/2021

O Tecon Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul, administrado pela Santos Brasil, recebeu na semana passada três escalas extraordinárias de diferentes armadores. As embarcações das empresas Hapag-Lloyd, Cosco e MSC atracaram na quarta-feira, dia 3, para a movimentação de 3.946 contêineres, dos quais 2.746 eram de contêineres de importação cheios, que foram descarregadas no terminal. As extra calls, como são chamadas as escalas extraordinárias ou que não estão previstas no planejamento do terminal, reforçam a capacidade do Tecon Santos de atender demandas inesperadas e acima do projetado sempre que se faça necessário. São também um sinal de recuperação e de força da economia do país nesse momento. ¿Este feito reafirma a imensa capacidade operacional e flexibilidade comercial por parte da Santos Brasil em buscar, oferecer e entregar soluções logísticas com agilidade aos seus clientes, sejam elas de curto, médio e longo prazo, ou mesmo, em caráter super extraordinário como ocorreu nesta semana¿, afirma Danilo Ramos, diretor comercial de operações portuárias da Santos Brasil.

Leia mais

Santos Brasil movimentou 302.735 contêineres no 4T20

08/03/2021

EBITDA no trimestre alcançou R?81,5 milhões, com margem de 31,3% São Paulo, 8 de março de 2021 - A Santos Brasil encerrou o 4T20 com um crescimento de 4,4% em relação ao 4T19, somando 302.735 contêineres movimentados em seus três terminais - Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA). No consolidado do ano, a Companhia movimentou 1,07 milhão de contêineres (-7,7% vs. 2019). A retomada das importações e a continuada alta das exportações foram determinantes para o desempenho positivo no trimestre. O pico de sazonalidade nas importações no Porto de Santos, que geralmente se inicia em agosto, aconteceu tardiamente em 2020, devido aos impactos da pandemia na produção e no consumo, concentrando-se nos meses de outubro, novembro e dezembro. A Santos Brasil Logística foi igualmente beneficiada com a retomada das importações no Porto de Santos no 4T20. No trimestre, o Terminal de Veículos foi a unidade que apresentou o maior crescimento. O Tecon Santos movimentou 268.426 contêineres no 4T20, crescimento de 6,2% em relação ao 4T19. Em 2020, o terminal movimentou 937.424 contêineres, queda de 7,8% na comparação com 2019. O market share do terminal foi de 36,2% no 4T20 e 35,6% no ano, de acordo com os dados da Santos Port Authority (SPA). O Tecon Vila do Conde apresentou crescimento de 11,8% no 4T20, quando comparado ao 4T19, impulsionado pelo aumento das importações de cargas de projeto e das exportações de commodities agropecuárias e minerais. No consolidado do ano, o terminal movimentou 99.890 contêineres vs. 104.262 em 2019. A queda de 42,1% na movimentação de contêineres do Tecon Imbituba no 4T20 foi compensada por uma alta expressiva nos embarques do Terminal de Carga Geral (TCG). A movimentação consolidada no ano no terminal foi de 41.678 contêineres (-13,1% vs. 2019). Na Santos Brasil Logística, o volume de contêineres armazenados subiu 6,9% no 4T20, influenciado pelo aumento das importações no Porto de Santos. Este movimento foi fomentado pelas escalas extras de navios e, também, pelo reaquecimento das atividades industriais, principalmente do setor automotivo. O processo de reabastecimento de estoques nas principais indústrias importadoras (automotiva, química e farmacêutica), influenciado pela retração nos trimestres anteriores e pelo crescimento do consumo no mercado doméstico nos últimos meses do ano, acelerou as operações logísticas de modo geral, incluindo a armazenagem de carga. O TEV movimentou 52.491 veículos no 4T20, um crescimento de 47,2% em relação ao 4T19. As exportações foram 50,4% maiores e as importações de veículos cresceram 25,9% no 4T20, quando comparadas ao 4T19, influenciadas pela alta nas vendas de veículos no mercado doméstico. No consolidado do ano, o terminal movimentou 153.511 veículos, queda de 13,6% frente a 2019. A receita líquida consolidada da Companhia somou R?260,6 milhões no 4T20 (+13,2% vs. 4T19) e R?929,6 milhões em 2020 (-4,4% vs. 2019). A Santos Brasil registrou EBITDA de R?81,5 milhões no 4T20, 15,3% superior ao 4T19, com margem de 31,3%. Em comparação ao 3T20, houve crescimento de 64,2%, estimulado pela recuperação das importações no Porto de Santos. Em base recorrente, o EBITDA foi de R?81,6 milhões (+53,1% vs. 4T19), com margem de 31,3%. Em 2020, o EBITDA somou R?211,9 milhões (-4,4% vs. 2019). A Companhia apurou lucro líquido de R?14,3 milhões no 4T20 (+38,8% vs. 4T19) e prejuízo líquido de R?13,8 milhões em 2020. O total de investimentos em 2020 foi de R?223,4 milhões, sendo R?203,4 milhões no Tecon Santos. De acordo com Daniel Pedreira Dorea, diretor econômico-financeiro e de relações com investidores, 2020 foi um ano extraordinariamente desafiador, em que a gestão financeira da Companhia mostrou-se fundamental, com foco na manutenção da liquidez e na geração positiva de caixa. "Apesar da queda de volume e, em menor grau, da receita, encer

Leia mais

Santos Brasil movimenta 254.211 contêineres no 3T20

10/11/2020

Apesar do impacto da Covid -19, retomada da atividade industrial e do consumo no mercado doméstico, na sequência da fase mais aguda da pandemia, impulsiona a movimentação dos terminais São Paulo, 10 de novembro de 2020 - Os efeitos da pandemia do novo Coronavírus (Covid - 19) na economia continuaram impactando o desempenho operacional da Santos Brasil no 3T20, quando comparado ao 3T19, embora, desde julho, a Companhia venha registrando uma retomada de crescimento. O volume total de movimentação de cais da Companhia em seus três terminais - Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA) - caiu 16,4% no 3T20, somando 254.211 contêineres. As operações de longo curso tiveram queda de 22,7% nos volumes de importação e de 9,1% nos de exportação. As operações de cabotagem foram mais resilientes no trimestre, retraindo 11,2% comparado ao 3T19. O Tecon Santos, terminal que tem mais exposição às importações e ao transporte de cabotagem/feeder, movimentou 214.857 contêineres no 3T20, queda de 18,3% em relação ao 3T19. A movimentação de contêineres do Porto de Santos caiu 8,5% no mesmo período, com as exportações se sobressaindo em relação às importações. A retomada gradual da atividade econômica, a partir de uma maior flexibilização da quarentena no Brasil, provocou uma discreta melhora nos volumes de importação do terminal, em especial nos meses de agosto e setembro em relação aos meses anteriores. A participação de mercado da Santos Brasil no porto foi de 34,3% no 3T20 (vs. 38,5% no 3T19). O Tecon Imbituba movimentou 13.005 contêineres no 3T20, volume 10,8% superior ao 3T19, com destaque para embarque de commodities. O Terminal de Carga Geral de Imbituba ("TCG Imbituba") se destacou pelo crescimento de 668,0% no volume movimentado no 3T20 em relação ao 3T19, totalizando 84,8 mil toneladas, impulsionado pelo embarque de celulose, alimentos e cargas de projeto. No Tecon Vila do Conde, o volume movimentado no trimestre foi de 26.349 contêineres, 10,4% menos que no 3T19, principalmente devido à queda em contêineres vazios. O volume de contêineres armazenados na Santos Brasil Logística foi 27,5% menor no 3T20, tendo como principal causa a retração de contêineres importados no Porto de Santos, devido aos impactos da Covid - 19. O TEV movimentou veículos no 3T20, volume 2,4% inferior ao 3T19, porém apresentou uma forte alta em relação ao trimestre anterior (+174,6% vs. 2T20). As exportações cresceram 2,5% ano-contra-ano e as importações de veículos foram 48,5% menores no 3T20, quando comparadas ao 3T19, com o câmbio desvalorizado impactando a demanda. De acordo com Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, "o 3º trimestre de 2020 apresentou os primeiros sinais de uma recuperação mais consistente nos volumes movimentados e, também, no mix operado pela Santos Brasil. Desde o mês de julho, temos experimentado um crescimento mensal dos volumes, inclusive no Tecon Santos, o que nos faz crer que a fase mais aguda da crise e dos impactos da pandemia da COVID-19 tenham sido superados". Ainda, segundo Dorea, "a expectativa é que o pico sazonal, normalmente concentrado no 3º trimestre, por causa da pandemia, desta vez deva ser estendido também aos meses de outubro e novembro, o que inspira maior confiança na retomada econômica". A receita líquida consolidada da Santos Brasil somou R?220,3 milhões no 3T20, queda de 11,9% vs. 3T19. Além da retração nos volumes, ainda havia o reconhecimento da TUP (tarifa portuária) na receita do 3T19, o que distorce a comparação anual. A Companhia registrou Ebitda de R?49,7 milhões no trimestre, 16,4% inferior ao 3T19, com margem de 22,5%. Em base recorrente, o Ebitda foi de R?46,5 milhões, com margem de 21,1%. A empresa apurou prejuízo líquido de R?5,5 milhões no 3T20, comparado ao lucro líquido de R?7,7 milhões no 3T19. <br

Leia mais