08/03/2021
EBITDA no trimestre alcançou R?81,5 milhões, com margem de 31,3% São Paulo, 8 de março de 2021 - A Santos Brasil encerrou o 4T20 com um crescimento de 4,4% em relação ao 4T19, somando 302.735 contêineres movimentados em seus três terminais - Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA). No consolidado do ano, a Companhia movimentou 1,07 milhão de contêineres (-7,7% vs. 2019). A retomada das importações e a continuada alta das exportações foram determinantes para o desempenho positivo no trimestre. O pico de sazonalidade nas importações no Porto de Santos, que geralmente se inicia em agosto, aconteceu tardiamente em 2020, devido aos impactos da pandemia na produção e no consumo, concentrando-se nos meses de outubro, novembro e dezembro. A Santos Brasil Logística foi igualmente beneficiada com a retomada das importações no Porto de Santos no 4T20. No trimestre, o Terminal de Veículos foi a unidade que apresentou o maior crescimento. O Tecon Santos movimentou 268.426 contêineres no 4T20, crescimento de 6,2% em relação ao 4T19. Em 2020, o terminal movimentou 937.424 contêineres, queda de 7,8% na comparação com 2019. O market share do terminal foi de 36,2% no 4T20 e 35,6% no ano, de acordo com os dados da Santos Port Authority (SPA). O Tecon Vila do Conde apresentou crescimento de 11,8% no 4T20, quando comparado ao 4T19, impulsionado pelo aumento das importações de cargas de projeto e das exportações de commodities agropecuárias e minerais. No consolidado do ano, o terminal movimentou 99.890 contêineres vs. 104.262 em 2019. A queda de 42,1% na movimentação de contêineres do Tecon Imbituba no 4T20 foi compensada por uma alta expressiva nos embarques do Terminal de Carga Geral (TCG). A movimentação consolidada no ano no terminal foi de 41.678 contêineres (-13,1% vs. 2019). Na Santos Brasil Logística, o volume de contêineres armazenados subiu 6,9% no 4T20, influenciado pelo aumento das importações no Porto de Santos. Este movimento foi fomentado pelas escalas extras de navios e, também, pelo reaquecimento das atividades industriais, principalmente do setor automotivo. O processo de reabastecimento de estoques nas principais indústrias importadoras (automotiva, química e farmacêutica), influenciado pela retração nos trimestres anteriores e pelo crescimento do consumo no mercado doméstico nos últimos meses do ano, acelerou as operações logísticas de modo geral, incluindo a armazenagem de carga. O TEV movimentou 52.491 veículos no 4T20, um crescimento de 47,2% em relação ao 4T19. As exportações foram 50,4% maiores e as importações de veículos cresceram 25,9% no 4T20, quando comparadas ao 4T19, influenciadas pela alta nas vendas de veículos no mercado doméstico. No consolidado do ano, o terminal movimentou 153.511 veículos, queda de 13,6% frente a 2019. A receita líquida consolidada da Companhia somou R?260,6 milhões no 4T20 (+13,2% vs. 4T19) e R?929,6 milhões em 2020 (-4,4% vs. 2019). A Santos Brasil registrou EBITDA de R?81,5 milhões no 4T20, 15,3% superior ao 4T19, com margem de 31,3%. Em comparação ao 3T20, houve crescimento de 64,2%, estimulado pela recuperação das importações no Porto de Santos. Em base recorrente, o EBITDA foi de R?81,6 milhões (+53,1% vs. 4T19), com margem de 31,3%. Em 2020, o EBITDA somou R?211,9 milhões (-4,4% vs. 2019). A Companhia apurou lucro líquido de R?14,3 milhões no 4T20 (+38,8% vs. 4T19) e prejuízo líquido de R?13,8 milhões em 2020. O total de investimentos em 2020 foi de R?223,4 milhões, sendo R?203,4 milhões no Tecon Santos. De acordo com Daniel Pedreira Dorea, diretor econômico-financeiro e de relações com investidores, 2020 foi um ano extraordinariamente desafiador, em que a gestão financeira da Companhia mostrou-se fundamental, com foco na manutenção da liquidez e na geração positiva de caixa. "Apesar da queda de volume e, em menor grau, da receita, encer
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