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Santos Brasil apresenta Ebitda de R$ 29,1 milhões e margem de 13,9% no 3T17

14/11/2017

O processo de reorganização operacional, iniciado pela Santos Brasil no final do ano passado, impactou positivamente o terceiro trimestre de 2017, gerando uma importante recuperação nos resultados financeiros da Companhia. Um indicador de recuperação do 3T17 foi o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 29,1 milhões com margem de 13,9%. Já o EBITDA recorrente foi de R$ 17,3 milhões com margem de 8,3%. No acumulado dos nove primeiros meses do ano, o EBITDA recorrente somou R$ 54,5 milhões com margem de 8,8%. A empresa voltou a registrar lucro líquido, que foi de R$ 1,0 milhão no período, revertendo prejuízo líquido de R$ 1,1 milhão no 3T16 e de R$ 20,7 milhões no 2T17. Com baixa alavancagem, a Santos Brasil fechou o período com um saldo de caixa de R$ 232,3 milhões e redução de sua dívida líquida, que era de R$ 5,8 milhões no 2T17, para R$ 2,1 milhões, equivalente a 0,03 vez o EBITDA dos últimos 12 meses, tendo amortizado R$ 48,7 milhões (principal + juros) no trimestre. A receita líquida consolidada totalizou R$ 209,3 milhões no 3T17, com queda de 6,0% em relação ao 3T16. De acordo com o diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, Daniel Pedreira Dorea, o foco na inovação de processos e eliminação de custos não estratégicos visam não somente reduzir custo fixo e despesas operacionais, mas também aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços prestados. Um reflexo desta estratégia é a manutenção do desempenho operacional ascendente registrado nos últimos meses no Tecon Imbituba (SC), Logística, Tecon Vila do Conde (PA) e Terminal de Veículos (TEV). Já o Tecon Santos (SP) manteve-se estável se expurgado o volume do serviço de navegação ESA, que atua na rota para a Ásia, cujo contrato foi encerrado no fnal de abril deste ano. O terminal de contêineres catarinense apresentou alta de 87,0% no volume movimentado no 3T17, totalizando 12.579 contêineres, sendo 764,8% em longo curso e 50,4% em cabotagem. O resultado positivo foi impulsionado pelo início, em setembro, de um novo serviço de longo curso para a Ásia (ASAS). Foram operados cinco navios deste serviço no 3T17, totalizando um volume de movimentação de cais de cerca de 1.670 contêineres. Em Vila do Conde, os indicadores de crescimento foram igualmente expressivos. Na comparação com o mesmo período de 2016, a alta foi de 25,5% no volume de contêineres movimentados, somando 21.281 unidades, com aumento de 21,4% e 37,8% nas operações de longo curso e cabotagem, respectivamente. A cabotagem representou 27,7% do total movimentado no terminal paraense (25,2% no 3T16). O TEV ainda reflete no 3T17 a boa performance das exportações de veículos no cenário nacional. Maior terminal de veículos do País, o TEV movimentou um total de 74.080 unidades no trimestre, um crescimento de 110% em relação ao 3T16. Já o aumento nas exportações alcançou o patamar de 121,1%, enquanto que as importações subiram 3,8% em relação ao 3T16. As operações de exportação de veículos representaram 95,3% das unidades movimentadas no TEV (90,5% no 3T16) e os veículos leves corresponderam a 91,3% da movimentação no período. A Companhia também registrou incremento de 36,7% em relação ao 3T16 no volume de contêineres armazenados na Santos Brasil Logística, totalizando 12.673 unidades. Este desempenho foi decorrente da maior retenção de contêineres de importação e de novos contratos firmados com agentes de carga e NVOCC (sigla em inglês para Transportadora não Proprietária de Navios para Operação Compartilhada). Em função da saída do serviço para a Ásia, o Tecon Santos movimentou um total de 204.699 contêineres no 3T17, queda de 18,8% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. A participação de mercado da Companhia no Porto de Santos, em função deste cenário, passou de 39,5% no 3T16 para 30,3% no 3T17. O término do contrato do serviiço ESA também teve impacto no volume total

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Santos Brasil entrega brinquedos

13/10/2017

A Santos Brasil iniciou a entrega de mais de 1.757 brinquedos arrecadados com a Campanha de Dia das Crianças, que aconteceu durante os meses de setembro e outubro em todas as unidades da empresa. Os brinquedos foram doados hoje (13.10) para o Instituto Novos Sonhos, em Guarujá, e para a Creche Aquarela do Saber, em Imbituba (SC). Na próxima semana será a vez do Centro Comunitário das Crianças de Nossa Senhora de Guadalupe, em São Bernardo do Campo, e do Centro Comunitário Santana do Cafezal, em Barcarena (PA).

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Santos Brasil participa de encontro na FIESC em Florianópolis

29/08/2017

O gerente-executivo da Santos Brasil em Imbituba, Paulo Pegas, participa amanhã, dia 30, de reunião da Câmara para Assuntos de Transporte e Logística da FIESC. O encontro vai discutir como o Porto de Imbituba pode ser uma alternativa eficiente de transporte para os mercados da Ásia. Também estará presente no evento o diretor presidente do porto, Luís Rogério Pupo Gonçalves. Líder na prestação de serviços portuários e logísticos para a cadeia do contêiner, a Santos Brasil quer atrair o interesse de empresas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, oferecendo serviços com eficiência e diferenciais importantes. Um deles é o novo serviço de navegação de longo curso para a Ásia, que terá início em setembro, com escalas semanais para atender todo o mercado do Sul do País. Serão 13 embarcações dedicadas, entre elas o Hyundai Loyalt, maior porta-contêineres a frequentar a costa brasileira atualmente. "Oferecemos uma nova alternativa logística para cargas de diversos setores da economia de nossa região com custo benefício muito atrativo", salienta Paulo Pegas, referindo-se aos mercados petroquímico, metalmecânico, automobilístico, fumageiro e de maquinário agrícola, entre outros. Desde 2008, a Santos Brasil já investiu R$ 520 milhões em obras de expansão, renovação e aquisição de equipamentos em seu terminal catarinense, que possui capacidade para movimentar anualmente 450 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), 207 mil metros quadrados de área total e 660 metros de cais acostável. O terminal de contêineres de Imbituba é privilegiado por estar em uma enseada de mar aberto e de águas profundas. Não têm restrição para acesso, nem em função de calado (profundidade) e nem por mau tempo. Além disso, é o mais competitivo da região do ponto de vista financeiro, com custos logísticos e portuários cerca de 30% inferiores aos concorrentes. Sua localização é estratégica, ao Sul de Santa Catarina, equidistante de Porto Alegre (RS) e de Curitiba (PR) cerca de 360 Km, e a 90 quilômetros de Florianópolis, com fácil acesso rodoviário pela BR-101 e à malha ferroviária regional.

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Santos Brasil apresenta potencial do Tecon Imbituba ao mercado gaúcho

22/08/2017

Executivos da Santos Brasil - líder na prestação de serviços portuários e logísticos para a cadeia do contêiner - se reuniram na manhã de hoje com empresários do Rio Grande do Sul para apresentar as vantagens estratégicas do terminal de contêineres de Imbituba, operado pela Companhia há nove anos, em Santa Catarina. Participaram do evento em Porto Alegre exportadores e importadores gaúchos, além dos diretores comercial da Santos Brasil, Marcos Tourinho, e de Operações, Marlos Tavares, e representantes da SCPar, que administra o porto catarinense. Com sede em São Paulo, a Santos Brasil quer atrair principalmente o interesse de empresas do Norte do Estado e da capital, oferecendo serviços com eficiência e diferenciais importantes. Um deles é o novo serviço de navegação de longo curso para a Ásia, que terá início no dia 01 de setembro, com escalas semanais para atender todo o mercado do Sul do País. Serão 13 embarcações dedicadas, entre elas o Hyundai Loyalt, maior porta-contêineres a frequentar a costa brasileira atualmente. "A empresa aposta no desenvolvimento de negócios com o exportador/importador do Rio Grande do Sul, um estado que possui uma agroindústria forte e boas possibilidades também em outros mercados, como polo petroquímico, polo metalmecânico, automóveis, derivados de plásticos e setor fumageiro, além de maquinário agrícola", explica Tourinho. "Queremos criar uma nova alternativa de logística para a carga do Sul do País com custo benefício muito atrativo." O terminal de contêineres de Imbituba é privilegiado por estar em uma enseada de mar aberto e de águas profundas. Isso quer dizer que pode receber os maiores navios que já acessam a costa brasileira. "A tendência no mercado da navegação é de navios cada vez maiores, proporcionando uma redução de custos e economia de escala para todos os envolvidos", complementa o executivo. Em Imbituba, estes grandes navios não têm restrição para acesso, nem em função de calado (profundidade) e nem por mau tempo. Trata-se de um porto com baixo histórico de fechamento de barra em função do mau tempo. "Confiabilidade no serviço é fundamental para o comércio exterior", reforça o diretor de Operações, Marlos Tavares. Além disso, o Porto de Imbituba é o mais competitivo da região do ponto de vista financeiro, com custos logísticos e portuários cerca de 30% inferiores aos concorrentes. Sua localização é estratégica, ao Sul de Santa Catarina, equidistante de Porto Alegre (RS) e de Curitiba (PR) cerca de 360 Km, e a 90 quilômetros de Florianópolis, com fácil acesso rodoviário pela BR-101 e à malha ferroviária regional.

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Movimentação da Santos Brasil cresce em Vila do Conde, Imbituba, TEV e Logística no 2T17

10/08/2017

A Santos Brasil encerrou o segundo trimestre do ano com crescimento operacional na maior parte de suas unidades no País: Tecon Vila do Conde (PA), Tecon Imbituba (SC), Terminal de Veículos (TEV) e Logística. Apenas o Tecon Santos (SP) apresentou queda em relação ao mesmo período do ano passado em função do término do contrato de um serviço de navegação que atua na rota para a Ásia, em abril, conforme já anunciado pela empresa. O terminal de contêineres catarinense registrou alta de 38,0% no volume total movimentado, sendo 623,8% em longo curso e 21,6% em cabotagem. Vale ressaltar que, a partir do dia 01 de setembro, Imbituba passa a receber um novo serviço de longo curso para a Ásia, que tem o potencial de acrescentar cerca de 75 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano ao terminal. Em Vila do Conde, o desempenho manteve a curva ascendente dos últimos trimestres com aumento de 5,1% no volume de contêineres movimentados, somando 17.204 unidades, e evolução de 5,0% e 5,1% nas operações de longo curso e cabotagem, respectivamente. Em junho, a ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) aprovou o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, reconhecendo, assim, a viabilidade da prorrogação antecipada do contrato de arrendamento da instalação. O documento agora está em análise pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil para posterior assinatura do termo aditivo ao contrato. O TEV continuou refletindo no 2T17 a boa performance das exportações de veículos e apresentou aumento de 46,3% nas operações de embarque em relação ao 2T16. No total movimentado, as exportações corresponderam a 94,2% das unidades movimentadas (89,8% no 2T16) e os veículos leves representaram 91,2% da movimentação. A Companhia registrou ainda incremento de 16,5% em relação ao 2T16 no volume de contêineres armazenados na Santos Brasil Logística, totalizando 10.247 unidades. Tal cenário foi decorrente da maior retenção de contêineres de importação, que passou de 49,2% no 2T16 para 53,8% no 2T17, e de novos contratos firmados com agentes de carga e NVOCC (sigla em inglês para Transportadora não Proprietária de Navios para Operação Compartilhada). Em função da saída do serviço para a Ásia, o Tecon Santos movimentou um total de 204.573 contêineres no 2T17, queda de 8,1% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Este resultado influenciou a participação de mercado da Companhia no Porto de Santos, que passou de 39,1% no 2T16 para 32,9% no 2T17. A saída do serviço também teve impacto no volume total consolidado de contêineres movimentados no cais dos três terminais, que finalizou o 2T17 com 229.425 unidades, 6,2% menos que o 2T16. No mix de serviços da Santos Brasil, as operações de cabotagem tiveram acréscimo em sua participação no total movimentado, que foi de 19,9% no 2T17, assim como as de transbordo, cuja representatividade foi de 37,3% no período As operações de armazenagem alfandegada aumentaram 6,7% no segmento de terminais portuários de contêineres. Indicadores financeiros A Companhia encerrou o 2T17 com EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) recorrente de R$ 4,3 milhões, com margem de 2,3%. No semestre, o EBITDA recorrente somou R$ 37,1 milhões, ou seja, 14,9% superior ao mesmo período do ano passado. A receita líquida consolidada totalizou R$ 191,1 milhões no 2T17, com queda de 5,5% em relação ao 2T16. O segundo trimestre do ano registrou prejuízo líquido de R$ 20,7 milhões, adversamente afetado pela queda no volume de contêineres movimentados e por custos e despesas não recorrentes oriundos da reestruturação organizacional em andamento. O impacto não recorrente destas despesas se deve às rescisões e indenizações trabalhistas, fruto da reorganização da Companhia. Com baixa alavancagem, a Santos Brasil fe

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Santos Brasil e John Deere fecham contrato logístico

31/07/2017

Um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos agrícolas e de construção civil, a John Deere é o novo cliente da Santos Brasil. O contrato reforça a expertise logística da Companhia no setor de maquinários e envolve todas as suas operações na Baixada Santista, tanto para exportação quanto para importação de veículos e peças da John Deere. De acordo com o diretor comercial de Operações Logísticas da Santos Brasil, Wagner Toffoli, a parceria ¿ que levou um ano para ser concretizada - contempla 100% dos processos operados no Porto de Santos de importação. ¿É um contrato robusto, pois também agrega outros serviços de transporte rodoviário e estufagem para exportação, oferecendo ao cliente integralmente nosso conceito de porto à porta¿, salienta. As cargas da John Deere são provenientes em sua maioria dos Estados Unidos e Europa. Na importação, estes produtos chegam ao Tecon Santos, onde ficam armazenadas no próprio terminal ou no Clia Santos ¿ unidade logística da Santos Brasil situada às margens da via Anchieta. O processo finaliza com o transporte das cargas para as unidades da John Deere localizadas nos municípios de Campinas e Indaiatuba (São Paulo), Montenegro e Horizontina (RS), realizado pela frota rodoviária da Santos Brasil. Na exportação, a Santos Brasil também faz a estufagem das peças de tratores, escavadeiras, retroescavadeiras, pás carregadeiras, entre outros, em contêineres, para posterior embarque. Já os maquinários montados são embarcados em navios RoRo no Terminal de Veículos (TEV), administrado pela Companhia desde 2009, hoje o maior neste tipo de operação no País. No mercado há mais de 175 anos, a John Deere possui negócios em cerca de 160 países e figura na lista das ¿50 Empresas Mais Admiradas do Mundo¿, elaborada pela revista americana Fortune e divulgada em fevereiro deste ano. Em 2016, foi eleita a empresa mais inovadora do Brasil na categoria ¿Veículos e Peças¿ no prêmio Valor Inovação. ¿Acreditamos que este relacionamento nos possibilitará uma melhoria nos tempos de ciclos e serviços providos. Precisamos enfatizar também que a implementação foi muito bem conduzida com todos os riscos sendo mitigados¿, declara o gerente de Logística da John Deere, Marcos Roncari. A Santos Brasil participou no mês de junho de um dos principais eventos de Logística, o Worldwide Logistics Partner Conference 2017, que acontece na sede da John Deere, em Illinois, nos Estados Unidos, e reúne os principais prestadores de logística do mundo para conhecerem seus processos operacionais.

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Santos Brasil passa a receber novo serviço para a Ásia em Imbituba a partir de 1º de agosto

17/07/2017

A Santos Brasil, referência na operação portuária de contêineres e prestadora de serviços logísticos completos, receberá, a partir de 1º de agosto, o serviço ASAS de longo curso para a Ásia em seu terminal de contêineres de Imbituba (SC). O volume adicional previsto com a nova linha é de 75 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), sendo cerca de 70% das cargas de exportação e 30% de importação. A joint venture, formada por cinco armadores, fará escala semanal na operação, que se apresenta como a melhor opção para atender os mercados de importação e exportação do sul do País. ¿Nosso terminal se destaca no cenário portuário por oferecer vantagens competitivas aos nossos clientes, como a capacidade de receber grandes navios, sem limitações para manobras e sem restrições meteorológicas¿, destaca o diretor comercial da Santos Brasil, Marcos Tourinho. Privilegiado por estar em uma enseada de mar aberto, o Tecon Imbituba possui calado de 15,5 metros de profundidade e está estrategicamente localizado no Sul de Santa Catarina, a 360 quilômetros de distância de Porto Alegre (RS) e de Curitiba (PR), e a 90 quilômetros de Florianópolis, com fácil acesso rodoviário pela BR-101 e à malha ferroviária regional. O terminal oferece ainda serviços de Depot dentro da operação e apoio logístico para importadores e exportadores. O novo serviço que passa a escalar o terminal conta com 13 embarcações dedicadas, dentre elas está o Hyundai Loyalt, maior porta-contêineres a frequentar a costa brasileira atualmente. O navio possui capacidade para até 8,6 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), 340 metros de comprimento, 45,6 metros de boca e calado máximo de 14,5 metros. Administrado desde 2008 pela Santos Brasil, o Tecon Imbituba possui capacidade para movimentar anualmente 450 mil TEU, 207 mil metros quadrados de área total e 660 metros de cais acostável. No mesmo complexo portuário, a Santos Brasil opera o Terminal de Carga Geral (TCG), que vem se consolidando no Sul do País como uma importante instalação concentradora de cargas de projeto diferenciadas e de grandes proporções. Desde 2008, a Companhia já investiu mais de R$ 520 milhões em obras de expansão, aquisição de equipamentos e treinamento.

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Santos Brasil finaliza Jornada Ambiental

09/06/2017

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Santos Brasil finaliza nesta sexta-feira, dia 09, a quarta edição da Jornada Ambiental, programa de educação ambiental e sustentabilidade, voltado para funcionários e prestadores de serviços. Cerca de 600 funcionários participaram de um Workshop e de Diálogos de Sustentabilidade, encontros realizados em todas as unidades da empresa no País, onde foram abordados a importância do uso racional da água, o descarte correto de resíduos e as iniciativas ambientais hoje colocadas em prática pela Santos Brasil.

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Santos Brasil incrementa serviços online para importadores, exportadores, agentes de carga e despachantes

06/06/2017

Os clientes da Santos Brasil contam com uma exclusiva ferramenta de acompanhamento de performance. Inédita no Porto de Santos, a novidade já pode ser acessada no Portal do Cliente (https://www.santosbrasil.com.br/tecon-santos-sistemas/Login.asp) e visa trazer ganhos de competitividade para os clientes da empresa. Disponível para o Tecon Santos e Clias (Centro Logístico e Industrial Aduaneiro) Santos e Guarujá, o Painel de Performance dará maior autonomia aos importadores, exportadores, despachantes e agentes de carga (NVOCC), que poderão extrair relatórios analíticos personalizados de cada etapa do processo operacional e acompanhar a sua eficiência. A ferramenta ainda oferece relatórios quantitativos de contêineres e carga solta. ¿Estamos aprimorando nossas ferramentas de atendimento para que o nosso cliente tenha plenas condições de avaliar seu desempenho em tempo real, com segurança e total transparência¿, explica o diretor comercial de operações logísticas da Companhia, Wagner Toffoli. Customizada de acordo com a necessidade de cada cliente, o Painel inclui informações como presença de carga, tempo de carregamento, tempo de desova e de armazenamento, entre outros. O conteúdo pode ser extraído por etapas ou em um arquivo único e sua atualização ocorre a cada seis horas, permitindo um monitoramento diário, se necessário. ¿A partir da análise de dados, temos a possibilidade de melhorar o planejamento logístico de nossos clientes, apontando, por exemplo, onde reduzir custos de inventário e estoque, economizando tempo e dinheiro¿, complementa o executivo. A concepção do Painel de Performance é resultado da parceria entre as áreas Comercial, TI e Operações da Santos Brasil. De acordo com Wagner Toffoli, todos os clientes da empresa, incluindo os armadores, já contam com diversas opções online para acompanhamento de seus processos operacionais. ¿Esta é mais uma exclusividade que desenvolvemos para atender a demanda de nossos clientes e que irá beneficiar diretamente o mercado. Por meio dela, reiteramos o nosso compromisso com a excelência na prestação de serviços logísticos e portuários¿, complementa o executivo.

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Santos Brasil inicia 4ª Jornada Ambiental para funcionários e prestadores de serviços

02/06/2017

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Santos Brasil inicia na próxima terça-feira, dia 06, a quarta edição da Jornada Ambiental, programa de educação ambiental e sustentabilidade, voltado para funcionários e prestadores de serviços. As atividades internas começam às 13h00, no Tecon Santos, com um workshop em parceria com a empresa Água Vaz, especializada no tratamento de efluentes industriais, biológicos e químicos. No encontro, o engenheiro ambiental e sanitarista da Água Vaz, Diego Silva, fará palestra sobre a importância do tratamento de efluentes industriais e sanitários em empresas portuárias; o reuso de efluentes e conscientização sobre o uso adequado da água e os principais impactos ambientais atualmente constatados nas cidades. São esperados cerca de 50 funcionários no workshop, além de representantes dos principais prestadores de serviços da Companhia. Nos dias 06 a 09, serão realizados Diálogos de Sustentabilidade em todas as unidades da empresa no País. Nestes encontros serão abordadas as principais iniciativas ambientais da Santos Brasil, como a Estação de Tratamento de Efluentes do Tecon Santos, a futura ETE do Clia Santos, o Programa de Gestão de Resíduos, Sistema de Reuso do Clia Santos, Lavagem a seco de caminhões, Programa Motorista Sustentável e adesão à plataforma Empresas pelo Clima (FGV). ¿Neste ano, pretendemos conscientizar nossos principais stakeholders sobre a importância do uso racional da água e o descarte correto de resíduos, por exemplo, alimentos orgânicos, óleo de cozinha e vidros¿, salienta a gerente-executiva de Comunicação, Sustentabilidade e Inteligência Competitiva, Raquel Ogando. ¿O objetivo é que todos os participantes da Jornada Ambiental sejam encorajados e sensibilizados a multiplicar o que aprenderam durante a semana com as pessoas de seu convívio¿, complementa. Alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Santos Brasil tem concentrado esforços para mitigar os impactos ambientais gerados por suas operações. Na prática, a Companhia já adotou questões-chave de sustentabilidade nas áreas de saúde e segurança; redução de emissões de CO², água e resíduos; desenvolvimento humano e transparência e práticas anticorrupção. Vale lembrar que a empresa também é signatária do Pacto Global da ONU, uma iniciativa para mobilizar corporações de todo o mundo a adotarem práticas e valores nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

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Tecon Santos é recomendado em auditoria externa

30/05/2017

O Tecon Santos - maior terminal de contêineres da América do Sul e referência na movimentação de contêineres no Brasil - foi recomendado em auditoria externa das normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, realizada na última semana. Estas certificações norteiam a aplicação de regras referentes à gestão de qualidade, aspectos ambientais, riscos com segurança do trabalho e saúde ocupacional. A Santos Brasil é reconhecida pelo seu foco em qualidade desde 2002, quando foi certificada pela ISO 9001.

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Crescimento em Vila do Conde

24/05/2017

Operado pela Santos Brasil desde 2008, o terminal de contêineres de Vila do Conde, no município de Barcarena, mantém a trajetória ascendente de seus resultados operacionais. No primeiro trimestre do ano, foram movimentados 17.358 contêineres, que representa um crescimento de 29,1% em relação ao mesmo período de 2016. A atracação de dois serviços de navegação, que operam nas rotas para a Europa e o Caribe, impulsionou as operações de longo curso. Esta performance confirma o terminal da Santos Brasil como um dos mais competitivos e preparados para atender à expansão da atividade portuária na região Norte do País.

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Desempenho positivo em Imbituba

23/05/2017

O terminal de contêineres do Porto de Imbituba, administrado desde 2008 pela Santos Brasil, registrou performance positiva no primeiro trimestre do ano. O Tecon Imbituba apresentou aumento de 28,3% no volume movimentado e de 152,7% nas operações de longo curso e 23,3% em cabotagem. A instalação possui capacidade para movimentar anualmente 450 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), 207 mil metros quadrados de área total e 660 metros de cais acostável. No mesmo complexo portuário, a Santos Brasil opera o Terminal de Carga Geral (TCG), que vem se consolidando no Sul do País como uma importante instalação concentradora de cargas de projeto, irregulares e de grandes proporções.

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Santos Brasil apresenta EBITDA de R$ 32,8 milhões e lucro líquido de R$ 1,9 milhão no 1T17

11/05/2017

A Santos Brasil encerrou o primeiro trimestre do ano com EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado para efeitos não recorrentes de R$ 32,8 milhões com margem de 15,1% e expressiva evolução de 182,8% em relação ao 1T16, que foi de R$ 11,6 milhões. A Companhia voltou a apresentar lucro líquido de R$ 1,9 milhão, revertendo o resultado do 1T16, em função do aumento no volume de contêineres movimentados, da readequação da estrutura operacional com redução de custos fixos e despesas e do aumento de volume no TEV. A empresa registrou ainda crescimento de 10,3% na movimentação de contêineres em seus três terminais localizados nos portos de Santos (SP), Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC), totalizando 251.807 unidades operadas no período. O desempenho foi impulsionado pelo movimento em Vila do Conde e Santos, que apresentaram elevação de 29,1% e 8,6%, respectivamente, nos três primeiros meses de 2017. No Tecon Santos, maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul, foram movimentados 226.973 contêineres no 1T17, atingindo market share de 41% no período (38,4% no 1T16). A operação no complexo santista também registrou aumento em longo curso com as importações e exportações crescendo 3,9% e 2,2%, respectivamente. O volume de cheios para importação foi de 53.387 unidades e cresceu 18,2% em relação ao 1T16 (45.155), com reflexo direto no resultado dos contêineres armazenados no terminal, que teve evolução de 31,5% no 1T17. O Tecon Vila do Conde movimentou 17.358 contêineres no período e o Tecon Imbituba também teve performance positiva com aumento de 28,3% no volume movimentado e de 152,7% nas operações de longo curso e 23,3% em cabotagem. No Terminal de Veículos (TEV), o resultado operacional do primeiro trimestre reflete o aumento de 101,5% nas exportações de veículos pelo terminal, totalizando a movimentação de 73.380 unidades no 1T17, volume que supera em 91% o apontado no 1T16. As operações de exportação representaram 95,6% e os veículos leves corresponderam a 93,5%. No mix de serviços da Santos Brasil, as operações de longo curso com importação, exportação e transbordo, registraram elevação de 2,6%, 5,2% e 12%, respectivamente. As operações de cabotagem tiveram acréscimo em sua participação de 26,2% do total movimentado (24,1% no 1T16), assim como as de transbordo, cuja representatividade cresceu de 32,3% no 1T16 para 33,2% no 1T17. As operações de armazenagem alfandegada apresentaram 34,8% de crescimento no segmento de terminais portuários de contêineres. Indicadores financeiros A receita líquida consolidada da Companhia totalizou R$ 217,6 milhões no 1T17, com crescimento de 10,4% em relação ao 1T16 (R$ 197,2 milhões). Já a receita bruta dos serviços de operações de cais apresentou ligeira queda de 0,7% em comparação com igual período de 2016, em função do cenário de preços e concorrência no Porto de Santos no segundo semestre do ano passado. A empresa fechou o período com um saldo de caixa de R$ 145,7 milhões e dívida líquida de R$ 20,3 milhões, equivalente a 0,2 vezes o EBITDA dos últimos 12 meses.

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Marlos Tavares é o novo diretor de Operações da Santos Brasil

08/05/2017

Marlos Tavares é o novo diretor de Operações da Santos Brasil. Natural de Rio Grande (RS) e com mais de 15 anos de experiência no mercado de navegação, o executivo assume, a partir de hoje, o cargo recém-criado na empresa com o desafio de dar continuidade às melhorias operacionais que vêm sendo implantadas no Tecon Santos, Tecon Imbituba (SC), Tecon Vila do Conde (PA), Terminal de Veículos (TEV) e nas unidades de Logística. Formado em Administração, Contabilidade e capacitação Green Belt em melhoria contínua de processos, Tavares passa a integrar a equipe Santos Brasil com reporte direto ao presidente Antonio Carlos Sepúlveda. Antes, trabalhou no Grupo AP Maersk, Lachmann e mais recentemente no Grupo Libra.

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