Fique por dentro das nossas notícias corporativas

Santos Brasil entrega cobertores e roupas na Baixada Santista

25/07/2014

Cerca de 400 cobertores novos e peças de roupas foram entregues hoje oficialmente ao Fundo Social de Solidariedade das cidades de Santos e Guarujá pela Santos Brasil. A doação é fruto de arrecadação da Campanha do Agasalho, promovida pela Companhia entre os meses de junho e julho, envolvendo todas as suas unidades no País (Baixada Santista, São Paulo, São Bernardo do Campo, Imbituba - SC e Barcarena - PA). Para o Fundo Social de Guarujá, a entrega incluiu 200 cobertores e 818 peças de roupas em geral, arrecadadas nas unidades da empresa no Estado de São Paulo. A Santos Brasil também fez ontem a doação de outros 100 cobertores ao Fundo Social de São Paulo e na semana passada entregou 1.186 peças de roupas e 120 cobertores a famílias carentes de Imbituba. Em Barcarena, a entrega de 400 peças de roupas deve ocorrer até o final desta semana para a população local de baixa renda. A gerente executiva de Comunicação e Sustentabilidade da Santos Brasil, Raquel Ogando, salienta que esta é uma prática da empresa aliada à sua Política de Voluntariado. "A empresa estimula a prática do voluntariado e a mobilização para causas sociais já é parte do nosso DNA. Como empresa da área logística, nada mais natural que possamos garantir a destinação das doações e fazer também a nossa parte como organização responsável", complementa a executiva.

Leia mais

Santos Brasil incrementa frota logística e adquire 21 caminhões novos

18/07/2014

A Santos Brasil, companhia referência na prestação de serviços portuários e logísticos na América do Sul, adquiriu 21 caminhões novos para atuação na Baixada Santista, capital paulista e em São Bernardo do Campo. Com o incremento, a frota da companhia atinge um total de 145 caminhões para operações logísticas na região. De acordo com o gerente executivo de transportes da Santos Brasil, Wendell Fernandes, a compra dos veículos reforça a oferta das operações de logística ´porto à porta´. "Por meio deste serviço, a empresa faz a gestão da logística completa para o cliente, desde o recebimento da importação no Tecon Santos e nos dois Centros Logísticos Industriais Aduaneiros (Clias) operados pela companhia na Baixada Santista, até o armazenamento e a distribuição dos produtos na porta do cliente. Este sistema diminui o tempo das operações e otimiza o transporte, a fim de agregar valor ao cliente", explica. Ainda segundo o executivo, manter uma frota de veículos sempre atualizada impacta diretamente na preservação do meio ambiente, um dos pilares da gestão da Companhia. "Atualmente, os caminhões da Santos Brasil têm em média três anos de circulação e a empresa se preocupa em priorizar os veículos mais novos para as operações mais longas. Esse planejamento garante mais segurança no transporte de cargas, mais conforto aos motoristas e diminui a emissão gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera", reforça Wendell. Sobre os caminhões A compra dos veículos Volkswagen inclui 14 modelos Constellation 19.330 e sete Constellation 25.930. Todos foram feitos sob medida e atendem a solicitações da Santos Brasil, como requisitos operacionais e conforto para motoristas. Na primeira fase do processo, os caminhões foram pintados de acordo com a identidade visual da empresa. A customização também incluiu a instalação de suportes para os kits de segurança, kits de emergência no padrão da empresa, alarmes sonoros de ré, troca de todos os pneus para a marca Goodyear, buzina a ar, tacógrafos, climatizadores, rastreadores e troca da "mão de amigo" pelo engate rápido. Exclusivamente para os modelos Constellation 25.390 foram desenvolvidos suportes para fixação dos estepes, além de paralama envolvente no terceiro eixo. Todos os veículos foram entregues atendendo às necessidades da Santos Brasil e aptos para operar, contribuindo para a produtividade da frota. Além disso, um contrato assinado garante a manutenção dos caminhões por cinco anos.

Leia mais

Tecon Imbituba apresenta novo serviço de cabotagem da Hamburg Süd/Aliança

10/07/2014

A Santos Brasil dispõe de um novo serviço regular da Hamburg Süd/Aliança no Tecon Imbituba, terminal de contêineres administrado pela Companhia em Santa Catarina. Trata-se de mais uma escala semanal de cabotagem, que fará o transporte de contêineres da região Sul para alguns dos principais portos do Norte e Nordeste do País. Com a novidade, três escalas semanais regulares passam a ser oferecidas a importadores e exportadores em Imbituba, ampliando a movimentação e participação deste terminal no mercado. Uma das principais vantagens do novo serviço é a redução do tempo de viagem, garantindo maior agilidade no atendimento às demandas de clientes e aumento da produtividade no Tecon. Até então, as cargas da região eram transportadas aos portos de Salvador (BA), Suape (PE), Pecém (CE), Manaus (AM) e São Luís (MA), apenas após o transbordo no Porto de Santos - ou seja, precisava aguardar a troca de navios para seguir seu destino. Além da linha que liga Imbituba aos portos do Norte e Nordeste, a unidade conta com outros dois serviços regulares da Hamburg Süd - o primeiro proveniente da região do Golfo do México e Caribe; e o segundo com destino ao Uruguai e Argentina (River Plate). Para o gerente comercial da Santos Brasil em Imbituba, Paulo Pegas, o Tecon é hoje uma alternativa viável para o transporte de cargas conteinerizadas de empresas dos estados da região Sul. "Com a ampliação do número de linhas de navegação, nosso terminal se torna uma opção altamente competitiva aos produtores e indústrias catarinenses e rio-grandenses, que contam com um terminal com tecnologia de ponta e de fácil acesso", reforça. O Tecon Imbituba possui capacidade de movimentação de 650 mil TEU/ano. Situado em uma enseada de mar aberto, tem calado de 15 metros de profundidade e está estrategicamente localizado no Sul de Santa Catarina, a 360 quilômetros de distância de Porto Alegre (RS) e de Curitiba (PR), com fácil acesso rodoviário pela BR-101 e à malha ferroviária regional.

Leia mais

Escola Santos Brasil Formare aposta na capacitação de jovens da Baixada Santista e inicia aulas da t

10/07/2014

Começaram esta semana as aulas da 6ª turma da Escola Santos Brasil Formare. No total, 36 jovens de Santos e Guarujá participam deste projeto, cujo objetivo é oferecer formação técnica e gratuita para alunos do último ano do Ensino Médio ou que se formaram em 2013, pela rede estadual de educação, que não podem arcar com os custos de cursos profissionalizantes. Concebido pela Fundação Iochpe, o Formare é aplicado desde 2009, de forma pioneira na Baixada Santista, pela Santos Brasil. Com 10 meses de duração, são dois os cursos oferecidos aos alunos - Assistente de Operações Logísticas e Assistente de Operações Portuárias, ambos reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Os jovens aprendem no próprio ambiente de trabalho, no Centro Logístico Industrial Aduaneiro (Clia Santos) e no Terminal de Contêineres (Tecon Santos), por meio de aulas ministradas por cerca de 140 funcionários voluntários da Santos Brasil. Ao ingressar no projeto, o estudante passa a receber benefícios, como bolsa auxílio de ½ salário mínimo por mês; seguro de vida; plano de saúde; plano odontológico; refeição na empresa; vale transporte; uniforme e material escolar. Para o educador voluntário da Escola Santos Brasil Formare, Bruno Cassano Moraes, os novos alunos demonstram entusiasmo com o aprendizado. "Eles têm muito interesse nas aulas de matemática, que é a disciplina que ensino", diz Moraes. O educador, graduado em Engenharia, acredita que o projeto traz benefícios para a empresa e aos jovens. "Enquanto os alunos precisam de desenvolvimento profissional, a Santos Brasil necessita de mão de obra qualificada", explica. Além de qualificar jovens profissionalmente, o Formare visa fomentar a cidadania em comunidades carentes localizadas no entorno das unidades da Santos Brasil. "Acreditamos que o investimento em educação contribui para o desenvolvimento humano na região e, naturalmente, no País. A iniciativa gera inclusão social e estimula o voluntariado", diz a gerente executiva de Comunicação e Sustentabilidade da Santos Brasil, Raquel Ogando. Ainda segundo a executiva, a empresa e os alunos se beneficiam com um alto índice de retenção após a formatura de cada turma. "Atualmente, 60 formados em edições anteriores do programa trabalham na Santos Brasil", explica.

Leia mais

Tecon Vila do Conde quadriplica cabotagem via barcaças para Belém

10/07/2014

O Tecon Vila do Conde, terminal administrado pela Santos Brasil no Pará, aumentou em quatro vezes a operação de cabotagem via barcaças na rota que liga Barcarena a Belém. O crescimento é reflexo de uma maior demanda pelo serviço, que antes era mensal e agora passa a ser feito semanalmente. Com isso, a operação, que contabilizava cerca de 40 caixas metálicas por mês, transporta atualmente 160 contêineres no mesmo período. O serviço é operado desde o segundo semestre de 2013 pelo armador Log-In Logística Intermodal. O projeto logístico utiliza barcaças que transportam contêineres a partir de cidades que dispõem de portos de menor tamanho para Vila do Conde, de onde são embarcados em navios de grande porte com destino aos principais portos do Nordeste, Sudeste e Sul. Além da rota que liga Barcarena a Belém, mais dois serviços regulares de cabotagem via barcaças são oferecidos na unidade desde o ano passado: com destino a Macapá, no Amapá, e para Altamira, cidade localizada no oeste do Pará, às margens do rio Xingu. O gerente executivo do Tecon Vila do Conde, Adonis Garcia, avalia que a aposta da Santos Brasil neste serviço é definitiva e tem grande potencial de expansão na região. Ele aponta que o menor tempo de transporte e carregamento contribui para redução do custo final dos produtos. "Para os nossos clientes, esse fluxo operacional proporciona um ganho significativo nos negócios, em função da racionalização dos custos e maior rapidez no processo. Para a Santos Brasil, o incremento no volume operacional agrega economia de escala às suas operações, além de melhor atender às crescentes necessidades de agilidade e eficiência exigida por nossos parceiros". O ganho logístico da cabotagem via barcaças é outro ponto positivo. Garcia calcula que seriam necessários cerca de 40 caminhões para transportar o mesmo volume levado em cada embarcação. As barcaças têm capacidade para transportar entre 45 e 50 contêineres por viagem. Nessa rota, grande parcela das mercadorias transportadas nos contêineres é de alimentos e bens de consumo, destinados a cidades da região metropolitana da capital paraense. O transporte de contêineres por barcaças tem fundamental importância para a região, pois aproveita o grande potencial fluvial lá disponível. Até então, as barcaças eram utilizadas para transportar caminhões carregados com contêineres, o que encarecia em muito todo o processo. Além das taxas das embarcações, os clientes, na época, tinham de pagar pelo frete dos caminhões. Navios A Log In opera regularmente o serviço de cabotagem no Tecon Vila do Conde, ligando o terminal de contêineres a alguns dos principais portos do Nordeste. Esta linha agora tem periodicidade quinzenal. De acordo com Garcia, o número de contêineres movimentados é de cerca de 400 caixas a cada operação, o que significa 800 contêineres por mês. As principas mercadorias carregadas sãoalumínio, cimento e arroz.

Leia mais

Crianças e adolescentes do Nostra Aldeia participam de Campeonato de Jiu Jitsu

18/06/2014

Neste sábado, dia 14, 26 crianças e adolescentes que integram o projeto Comunidade Nostra Aldeia, em Guarujá, participarão do Campeonato Paulista de Jiu Jitsu, em Barueri. Coordenado pelo professor e atleta Felipe Souza, o programa conta com o apoio da Santos Brasil e oferece à comunidade vizinha ao terminal de contêineres aulas de Jiu Jitsu e inclusão digital a cerca de 100 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 18 anos. Funcionários voluntários acompanharão o grupo ao Ginásio Poliesportivo José Corrêa, onde ocorrerá o torneio. Este é o segundo ano consecutivo em que o projeto social marcará presença na competição. No ano passado, 11 jovens do programa conquistaram seis medalhas no campeonato organizado pela Federação Paulista de Jiu Jitsu.

Leia mais

Santos Brasil realiza operação de grande escala para ALL

16/06/2014

<p style="font-family: ´Times New Roman´; font-size: medium; text-align: justify;"> A Santos Brasil desenvolveu uma operação diferenciada, no último final de semana, em seu Terminal de Veículos (TEV), localizado na margem esquerda do Porto de Santos. Trata-se do carregamento e do transporte de duas máquinas esmerilhadoras importadas pela ALL - América Latina Logística, deslocadas do pátio do TEV para o ramal ferroviário no Tecon Santos. Pela dimensão, peso e extensão, a entrega da carga demandou planejamento e utilização de equipamentos específicos. <p style="font-family: ´Times New Roman´; font-size: medium; text-align: justify;"> Entre a montagem dos equipamentos e a transferência da carga, a operação durou 14 horas. Cerca de 14 profissionais das empresas envolvidas, incluindo terceiros, atuaram no deslocamento do maquinário e alinhamento na linha férrea. De origem americana, as duas esmerilhadoras pesam mais de 80 toneladas, possuem 22 metros de comprimento e mais de 4 metros de altura. <p style="font-family: ´Times New Roman´; font-size: medium; text-align: justify;"> Ambas as máquinas, que estavam armazenadas no pátio do TEV desde fevereiro, foram suspensas por meio de pórticos (estruturas metálicas específicas para suspensão de grandes pesos) e colocadas sobre uma linha de eixo - carreta capaz fazer deslocamentos com grande volume de peso, conhecida como "centopéia". Após essa etapa, foram posicionadas ao lado da linha férrea localizada no Tecon Santos e alinhadas nos trilhos. <p style="font-family: ´Times New Roman´; font-size: medium; text-align: justify;"> O processo exigiu planejamento e coordenação específicos para garantir a transferência e entrega da carga sem avarias. "Apesar de aparentemente simples, esse tipo de operação demanda precisão que pode ser oferecido apenas por uma empresa com experiência em carregamento e descarregamento de cargas de grande porte, como as cargas de projeto. O sucesso dessa ação certamente está na elaboração e no cumprimento de cada uma das etapas", reforça o diretor de Operações da Santos Brasil, Caio Morel. <p style="font-family: ´Times New Roman´; font-size: medium; text-align: justify;"> Para Felipe Franco, gerente da Unidade de Produção da ALL em Santos, o novo maquinário será de grande importância para os trabalhos de manutenção da via, contribuindo para a conservação e ampliando a via útil dos trilhos. "São constantes investimentos em tecnologia, algo fundamental diante do crescente aumento de cargas transportadas, mas sempre atentos a segurança da operação", conclui.

Leia mais

Santos Brasil agrega novos projetos ambientais em unidades da Baixada Santista

16/06/2014

<p style="font-family: ´Times New Roman´; font-size: medium; text-align: justify;"> A Santos Brasil está implementando, em duas de suas unidades de negócios localizadas na Baixada Santista, novos projetos ambientais com foco na preservação de recursos naturais e redução do consumo de água. Lavagem a seco da frota, teto ecológico e melhorias na Estação de Tratamento de Efluentes são iniciativas que fazem parte da Política de Sustentabilidade da Companhia, cujo objetivo é viabilizar o crescimento sustentável de suas atividades no País. No Centro Logístico Industrial e Aduaneiro (Clia) Santos, está sendo aplicado o sistema de lavagem a seco da frota do Terminal de Transporte Rodoviário. São ao todo 122 caminhões e 214 reboques, que passaram a ser higienizados com produtos biodegradáveis, reduzindo significativamente o consumo de água, além de proporcionar ganhos como produtividade e agilidade do processo. <p style="font-family: ´Times New Roman´; font-size: medium; text-align: justify;"> Já no Tecon Santos é a área de Manutenção que recentemente investiu na reutilização da água para redução do consumo. Dois projetos distintos - a cobertura ecológica do teto da oficina e as melhorias da Estação de Tratamento de Efluentes - utilizam água captada para lavagem e limpeza de maquinários e equipamentos de pátio. Ambos estão em fase de implementação e deverão entrar em pleno funcionamento até o segundo semestre. <p style="font-family: ´Times New Roman´; font-size: medium; text-align: justify;"> De acordo com a gerente executiva de Comunicação e Sustentabilidade da Santos Brasil, Raquel Ogando, a empresa tem consciência da importância e da necessidade de uma atuação socioambiental responsável. "Por isso, este tema está presente nas decisões de negócios e em práticas diárias da Companhia", complementa. <p style="font-family: ´Times New Roman´; font-size: medium; text-align: justify;"> Meu Ambiente <p style="font-family: ´Times New Roman´; font-size: medium; text-align: justify;"> Durante toda esta semana, a Santos Brasil ainda desenvolve ações internas voltadas à conscientização de seus funcionários. A "Semana Meu Ambiente" ocorre em todas as unidades localizadas em três Estados - São Paulo, Pará e Santa Catarina -, com o objetivo de estimular funcionários a refletirem sobre suas atitudes em relação ao ambiente em que atuam e o que podem fazer para melhorá-lo.

Leia mais

Santos Brasil adota novos equipamentos de segurança nas unidades logísticas

21/05/2014

A Santos Brasil está implementando novos equipamentos para realização de trabalhos em altura em suas unidades logísticas. Os pórticos móveis têm como meta aprimorar procedimentos desenvolvidos a partir de 2 metros do chão, auxiliando na prevenção de possíveis riscos. O Centro Logístico Industrial Aduaneiro (Clia) Santos foi o primeiro a receber a estrutura no mês passado. As demais unidades - Clia Guarujá e os Centros de Distribuição de São Bernardo do Campo e São Paulo - contarão com os equipamentos até o final deste mês. Para inserir o uso do pórtico móvel na rotina operacional, a companhia promoverá treinamento realizado em parceria entre a equipe de Segurança do Trabalho e técnicos da empresa fabricante. Além do uso correto, a capacitação pretende estimular uma reflexão sobre a importância de hábitos que evitem procedimentos de risco durante o desenvolvimento de atividades no trabalho. Os novos pórticos serão utilizados nos serviços de carregamento e descarregamento de caminhões, arrumação de carga, enlonamento, verificação de combustíveis e produtos químicos. O diretor de Operações Logísticas da Santos Brasil, Ricardo Molitzas, aponta que procedimentos que primam pela segurança garantem maior eficiência dos serviços prestados, já que evitam intervenções abrangentes na rotina operacional. "A segurança é um importante índice do nível de produtividade na Companhia e a adoção de medidas que reforçam esse dispositivo são tão importantes quanto outros medidores para manter nossa competitividade no mercado".

Leia mais

Santos Brasil movimenta 251.949 contêineres no 1º trimestre

30/04/2014

A Santos Brasil encerrou o 1º trimestre do ano apresentando recuperação em suas margens operacionais, mesmo em um período de baixa movimentação histórica. Com elevação de 107,2% em volume, cabotagem foi responsável por 17% do total de contêineres movimentados no 1T14. No segmento de Logística, a empresa manteve o ritmo de forte crescimento operacional com incremento de 7,2% do total de contêineres armazenados no trimestre, que somaram 21.118 unidades. Os três terminais operados pela Santos Brasil no País movimentaram 251.949 contêineres nos três primeiros meses do ano. Entre eles, destaque para o Tecon Imbituba (SC) que alcançou aumento de 60,4% no volume movimentado, resultado de um novo serviço de cabotagem que começou a atracar no local em fevereiro. A rota operada pela Hamburg Sud tem como destino final o Golfo do México. No Tecon Vila do Conde (PA), o volume de contêineres também obteve um desempenho positivo com crescimento de 70,7%, impulsionado pelo serviço de cabotagem por barcaças e navios. O Tecon Santos, cujo market share é de 46,5% do complexo santista, reduziu em 12,9% sua movimentação no período. O Terminal de Veículos (TEV), que mantinha uma tendência de recuperação nos últimos trimestres, sofreu impacto no volume operado no 1T14, devido à decisão do governo argentino, tomada em dezembro, de limitar a importação de veículos leves. A queda registrada foi de 31,2% com total de 39.572 veículos movimentados, sendo 89,6% veículos leves. Indicadores financeiros A receita bruta dos serviços de operação apresentou queda de 23,5%, em função da redução do volume de operações no Tecon Santos; mudança do mix de serviços que, desde o aumento da capacidade do Porto de Santos, passou a movimentar maior quantidade de contêineres de transbordo; deterioração do mix de contêineres cheio-vazio, que registrou 70,7% de cheios, e redução de 11,4% no faturamento de exportação de reefers (refrigerados). A receita líquida consolidada foi de R$ 280,1 milhões. O EBITDA (lucro operacional antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado do 1T14 totalizou R$ 90,2 milhões e margem de 32,2%. Neste cenário, a Santos Brasil ressalta a busca por uma maior eficiência alinhada ao novo perfil de serviços prestados - fatores que possibilitaram a recuperação da margem em relação à apresentada no trimestre anterior, além da redução de 0,9% nos custos e 9% nas despesas. O lucro líquido da companhia no período foi de R$ 32,1 milhões. O trimestre foi encerrado ainda com um saldo de caixa de R$ 142,7 milhões e dívida líquida de R$ 165,9 milhões, ou seja, 0,4 x o EBITDA dos últimos 12 meses.

Leia mais

ATP Challenger se consolida no calendário dos grandes eventos esportivos da Baixada Santista

29/04/2014

Apresentado pela Santos Brasil, o Campeonato Internacional de Tênis de Santos se consolidou definitivamente no calendário esportivo da Baixada Santista. Esta é a avaliação do diretor executivo comercial, Marcos Tourinho, que, durante a cerimônia de premiação do torneio, destacou o sucesso da quarta edição do evento, finalizado no último domingo, 27. Com a participação de atletas renomados de 12 países, a competição reforça a estratégia da companhia de associar sua imagem a um evento de alto nível, que promova a aproximação com seus principais públicos de relacionamento. Acreditando no esporte como ferramenta de inclusão social e estímulo à qualidade de vida, a Santos Brasil apresenta o torneio desde 2011 pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte. "É com orgulho que apoiamos um evento que reúne atletas de vários países, levando ao público da Baixada Santista a oportunidade de acompanhar de perto talentos nacionais e internacionais do tênis", afirma o executivo da empresa. Nesta quarta edição, o ATP Challenger, realizado entre os dias 19 e 27 de abril, teve como grande vencedor o argentino Máximo Gonzalez. Aos 30 anos e ocupando o 152º lugar no ranking mundial, o tenista fez quatro jogos entre sábado e domingo para conquistar o 12º troféu de simples e o 16º de duplas da carreira em eventos da série Challenger. No simples, ele levou a vitória na disputa contra o português Gastão Elias, vencedor da edição 2013 do torneio. Com isso, o argentino ganha 80 pontos e U$ 5.750 mil em prêmios. Já na disputa de duplas, Gonzalez venceu ao lado de Andres Molteni, em final realizada no sábado, contra Guillermo Duran e Renzo Olivo por 7/5 e 6/4. A vitória rendeu outros 80 pontos no ranking da modalidade e US$ 2.480 mil. Agora, Gonzalez descansa uma semana em casa e depois segue para Roma. Para Gastão Elias, ficou a tristeza de não sair com o bicampeonato do Challenger de Santos. "Eu queria muito o bi aqui em Santos, mas hoje ele jogou melhor que eu. Estávamos os dois cansados e ele se mostrou melhor que eu fisicamente e está de parabéns", disse Elias que agora segue para o ATP de Oeiras, em Portugal, e já permanece na Europa para a temporada de saibro até Roland Garros.

Leia mais

Santos Brasil apresenta pelo quarto ano consecutivo Campeonato Internacional de Tênis

17/04/2014

Referência em operação de contêineres e logística, a Santos Brasil aposta mais uma vez no esporte e apresenta, pelo quarto ano consecutivo, o Campeonato Internacional de Tênis de Santos ATP Challenger Tour. O torneio reunirá, entre os dias 19 a 27, no Tênis Clube de Santos, atletas de 12 países, que disputarão premiação total de US$ 50 mil. O apoio da Santos Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, faz parte de uma estratégia de aproximação com seus principais públicos de relacionamento, associando sua imagem a um campeonato de alto nível, com atletas renomados. "Acreditamos que a prática esportiva, além de proporcionar uma excelente oportunidade para estreitarmos o relacionamento com clientes e parceiros, contribui para o desenvolvimento da nossa cidade e de toda a região. Por isso, este é um evento aberto à comunidade fã do esporte e a todos aqueles que tiverem interesse em assistir a jogos de primeiro nível. Esperamos que nossos jovens inspirem-se nos exemplos dos grandes atletas que passarão por aqui, exibindo seu talento, muita garra e determinação." complementa Raquel Ogando, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Santos Brasil.

Leia mais

Santos Brasil e Basf fecham parceria para consolidar operação logística inédita no País

02/04/2014

A Santos Brasil, empresa referência na operação de contêineres na América do Sul, e a Basf, multinacional líder da indústria química mundial, são as protagonistas de um modelo logístico inédito no País, que integra em um mesmo contrato a gestão dos serviços da operação portuária e ferroviária. Trata-se de um dos pacotes de serviço mais desafiantes e valorizados no mercado atual, em que as empresas buscam enxugar custos e otimizar processos no transporte de carga para ganhar competitividade. Desenvolvido sob medida às características operacionais da multinacional química, o contrato prevê a gestão completa do transporte de cargas da Basf pela Santos Brasil - desde o recebimento de importação e desembaraço aduaneiro no Tecon Santos; embarque na ferrovia rumo a Guaratinguetá, interior paulista; até a armazenagem e distribuição dos produtos para as 11 unidades do complexo industrial local da companhia e outras quatro em demais regiões. A exportação de produtos também é prevista, adotando o sentido inverso da mesma operação: embarque no terminal ferroviário rumo ao Porto de Santos. Para atender a entrega dos produtos às fabricas da Basf no ritmo exato de suas necessidades, a Santos Brasil desenvolveu um sistema integrado de gestão, personalizado e inédito, com troca eletrônica de informações entre as duas empresas (EDI) que permite o controle inteligente do fluxo de movimentação e armazenagem de mercadorias. Outro destaque do contrato é o compartilhamento do terminal ferroviário da Basf em Guaratinguetá com indústrias importadoras e exportadoras da região. Segundo Mauro Salgado, diretor comercial da Santos Brasil, trata-se de um diferencial oferecido pela empresa até então indisponível no mercado. "Esse sistema integrado permite o controle eletrônico do pátio, evitando movimentações desnecessárias. Para o cliente, proprietário da carga, é fundamental para aprimorar seus sistemas de controle de estoque e de gerenciamento de custos." Suporte logístico para operação portuária Criada há cerca de cinco anos, a Santos Brasil Logística atua de forma integrada em seu terminal de contêineres em Santos (SP), oferecendo atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística, do porto até o transporte e distribuição. Os serviços são customizados conforme a necessidade e perfil de atuação do cliente, como montagem de kits, etiquetagem, pickinge gerenciamento de estoque. A versatilidade desse atendimento tem como suporte uma complexa estrutura tecnológica. Desde o recebimento no terminal de contêineres da Santos Brasil no Porto de Santos, até seu armazenamento e distribuição, os produtos são cadastrados e monitorados por um sistema totalmente informatizado que cruza dados entre o estoque e as vendas do cliente, possibilitando a ele uma gestão com maior controle e precisão nas informações. Em São Paulo, a Santos Brasil Logística inclui dois centros logísticos aduaneiros, um no Guarujá e um em Santos e dois Centros de Distribuição, um na cidade de São Paulo e outro em São Bernardo do Campo.

Leia mais

Santos Brasil apresenta nova assinatura e identidade visual ao mercado

28/03/2014

" Onde você quer chegar ?" A partir de hoje, a Santos Brasil - referência na operação de contêineres na América do Sul - vai utilizar esta frase como sua nova assinatura em todo o País. Concebido pela agência Mood, de São Paulo, o novo conceito visa reforçar os principais atributos da marca e continuar seu posicionamento de forma diferenciada nos setores portuário e de logística. Desenvolvida para apoiar todas as ações de marketing e vendas da empresa, a nova assinatura propõe uma comunicação mais direta com os stakeholders da Companhia e em especial com seus clientes. O slogan faz uma alusão tanto a aspectos físicos, apoiando a apresentação de produtos como o serviço de logística "Porto à Porta", quanto a entregas relacionadas aos diferenciais do negócio como agilidade, rapidez, segurança, inovação, desempenho, responsabilidade social e ambiental. A identidade visual que apoia a nova assinatura também ganhou nova cara e reflete os diferenciais que contribuíram para que a Santos Brasil chegasse à liderança de mercado. Ícones desenvolvidos com exclusividade mostram os serviços e diferenciais da companhia de forma clara e objetiva, trazendo modernidade na comunicação dos atributos da marca. Composta por sete peças, a campanha será apresentada, entre os dias 01 e 03 de abril, a todo o mercado no estande da Santos Brasil, que está sendo montado na maior feira de logística, transporte de cargas e comércio exterior, a Intermodal South America. "Queremos ressaltar os diferenciais do nosso negócio de forma ousada, utilizando uma comunicação mais direta com nossos interlocutores e reforçando atributos de marca como inovação, responsabilidade, agilidade e expertise", salienta a gerente de Comunicação e Sustentabilidade, Raquel Ogando. Ao longo do ano, outras seis peças de comunicação serão veiculadas dentro do plano regular de mídia impressa da empresa. Além disso, a nova identidade visual estará presente nos materiais institucionais da Santos Brasil. FICHA TÉCNICADACAMPANHA Agência:Mood VP de Criação:Valdir Bianchi Criação: Victor Aragão/ Beatriz Santos/ Tiago Abreu Atendimento: Fábio Meneghati/ Luis Maia/ Olavo Fleury Aprovaçãodo cliente: Raquel Ogando/ Viviane Perinotto/ Carolina Magalhães Mídia: Eduardo Lellis/ Daniel Berlinck Planejamento:Daniel Rios/ Jacqueline Sacon Art-buyer: Rita Teófilo/ Thiago Yamasaki Ilustração: Naíma Almeida

Leia mais

Santos Brasil instala plataformas para garantir eficiência na operação de contêineres reefers

25/03/2014

A Santos Brasil acaba de instalar plataformas para armazenamento de contêineres reefers em áreas destinadas a cargas frigorificadas no Tecon Santos. Com a inovação, o maior terminal da América do Sul garante mais eficiência, tecnologia, qualidade e segurança às operações de cargas refrigeradas na unidade. As novas estruturas também proporcionam maior agilidade às operações com a utilização de RTGs (guindastes sobre rodas) na movimentação das caixas refrigeradas. Mais modernos, estes equipamentos têm capacidade de movimentar contêineres em pilhas mais altas, sem a necessidade de remover grande número de caixas metálicas. Antes, apenas os reach stackers - indicados para manuseio de contêineres em pilhas de menor altura - eram utilizados no processo. Ao todo, 25 plataformas com cinco níveis de altura cada foram instaladas no pátio de contêineres, ampliando em 26% a capacidade de armazenamento deste tipo de mercadoria no terminal. Cada um dos níveis tem altura e largura capazes de comportar contêineres de 20 pés ou de 40 pés - modelos mais utilizados pelo mercado. O superintendente do Tecon Santos, Luiz Felipe Gouvêa, aponta que a implantação das plataformas atende a um conceito utilizado nos principais portos do mundo. "A empresa faz questão de estar alinhada com as práticas mais eficientes do setor para aperfeiçoar a operação em seus terminais no País", argumenta o executivo. Outra vantagem está no controle da tecnologia utilizada para o monitoramento dos reefers, que acontece 24 horas por dia, por meio de um sistema interligado e conectado diretamente à Central de Operações. Esta inovação proporciona as condições ideais de cada contêiner e a adequação da temperatura da carga, além de emitir um alerta em tempo real, em caso de anomalia.

Leia mais