10/07/2014
O Tecon Vila do Conde, terminal administrado pela Santos Brasil
no Pará, aumentou em quatro vezes a operação de cabotagem via
barcaças na rota que liga Barcarena a Belém. O crescimento é
reflexo de uma maior demanda pelo serviço, que antes era mensal e
agora passa a ser feito semanalmente. Com isso, a operação, que
contabilizava cerca de 40 caixas metálicas por mês, transporta
atualmente 160 contêineres no mesmo período.
O serviço é operado desde o segundo semestre de 2013 pelo
armador Log-In Logística Intermodal. O projeto logístico utiliza
barcaças que transportam contêineres a partir de cidades que
dispõem de portos de menor tamanho para Vila do Conde, de onde são
embarcados em navios de grande porte com destino aos principais
portos do Nordeste, Sudeste e Sul. Além da rota que liga Barcarena
a Belém, mais dois serviços regulares de cabotagem via barcaças são
oferecidos na unidade desde o ano passado: com destino a Macapá, no
Amapá, e para Altamira, cidade localizada no oeste do Pará, às
margens do rio Xingu.
O gerente executivo do Tecon Vila do Conde, Adonis Garcia,
avalia que a aposta da Santos Brasil neste serviço é
definitiva e tem grande potencial de expansão na região. Ele aponta
que o menor tempo de transporte e carregamento contribui para
redução do custo final dos produtos. "Para os nossos clientes, esse
fluxo operacional proporciona um ganho significativo nos negócios,
em função da racionalização dos custos e maior rapidez no processo.
Para a Santos Brasil, o incremento no volume operacional agrega
economia de escala às suas operações, além de melhor atender às
crescentes necessidades de agilidade e eficiência exigida por
nossos parceiros".
O ganho logístico da cabotagem via barcaças é outro ponto
positivo. Garcia calcula que seriam necessários cerca de 40
caminhões para transportar o mesmo volume levado em cada
embarcação. As barcaças têm capacidade para transportar entre 45 e
50 contêineres por viagem. Nessa rota, grande parcela das
mercadorias transportadas nos contêineres é de alimentos e bens de
consumo, destinados a cidades da região metropolitana da capital
paraense.
O transporte de contêineres por barcaças tem fundamental
importância para a região, pois aproveita o grande potencial
fluvial lá disponível. Até então, as barcaças eram utilizadas para
transportar caminhões carregados com contêineres, o que encarecia
em muito todo o processo. Além das taxas das embarcações, os
clientes, na época, tinham de pagar pelo frete dos caminhões.
Navios
A Log In opera regularmente o serviço de cabotagem no Tecon Vila
do Conde, ligando o terminal de contêineres a alguns dos principais
portos do Nordeste. Esta linha agora tem periodicidade
quinzenal.
De acordo com Garcia, o número de contêineres movimentados é de
cerca de 400 caixas a cada operação, o que significa 800
contêineres por mês. As principas mercadorias carregadas
sãoalumínio, cimento e arroz.
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