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Santos Brasil apresenta Campeonato Internacional de Tênis de Santos pelo 3º ano consecutivo

27/03/2013

A Santos Brasil anuncia a renovação do contrato de patrocínio do Campeonato Internacional de Tênis ATP Challenger Tour no valor de R$ 500 mil. Com isso, a cidade de Santos retoma definitivamente seu lugar no calendário do circuito mundial de tênis. Esta terceira edição consecutiva do Campeonato Internacional de Tênis de Santos, ATP Challenger Tour apresentado pela Santos Brasil (parte do valor por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte), vai reunir atletas de diversos países em uma competição que distribui premiação de US$ 35 mil e conta pontos de US$ 50 mil para o ranking da ATP, além de oferecer hospedagem aos atletas da chave principal. "A Santos Brasil orgulha-se em apoiar este projeto e mais uma vez oferecer ao público de Santos e de toda a Baixada Santista a possibilidade de acompanhar um campeonato de alto nível, com atletas renomados, que inspiram nossos jovens com seu talento e determinação", avalia Marcos Magalhães Tourinho, Diretor Executivo Comercial da Santos Brasil. Com entrada gratuita para o público, o Campeonato Internacional de Tênis de Santos acontece entre os dias 13 e 21 de abril de 2013, no tradicional Tênis Clube do litoral paulista. Os jogos são realizados nas chaves de simples e de duplas, durante nove dias de muitas atividades esportivas, que incluem clínica de tênis e disputa de Torneio Pro-Am, ambos com participação de convidados Juntas, as duas últimas edições do Campeonato Internacional de Tênis de Santos reuniram atletas representantes de 25 países, além do Brasil, é claro. Já passaram pelo saibro da competição tenistas da África do Sul, Argentina, Austrália, Áustria, Bósnia, Chile, Croácia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Itália, Japão, Moldávia, Peru, Polônia, Portugal, República Tcheca, Rússia,Sérvia, Suécia, Taipe, Tunísia e Uruguai. Em 2011, o topo do ranking do Campeonato Internacional de Tênis de Santos foi estreado pelo paulista João Olavo de Souza e na temporada seguinte o troféu ficou com o tcheco Ivo Minar. Nas duplas, o título da primeira edição foi para as mãos do mineiro André Sá e do gaúcho Franco Ferreiro, para em 2012 ficar com os paulistas Rogério Dutra Silva e Júlio Silva. Jogos e Informações na Internet - Todas as partidas do Campeonato Internacional de Tênis de Santos, inclusive as do qualifying, poderão ser acompanhadas ponto a ponto pelo Live Score do site da ATP (www.atpworldtour.com), enquanto imagens dos principais confrontos poderão ser conferidas pelo site E-Tennis (www.e-tennis.tv). Além disso, informações sobre o Campeonato Internacional de Tênis de Santos 2013 estarão disponíveis no site (www.institutosports.com.br), twitter (@institutosports.com.br) e facebook (facebook.com/institutosports). As partidas da semifinal e final de simples serão transmitidas pelo BandSports. A terceira edição do Campeonato Internacional de Tênis de Santos é apresentada pela Santos Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com o patrocínio de Itaú, Comgás, Rumo Logística e Amil, além do apoio do ATP Challenger Tour, Federação Paulista de Tênis, Tênis Clube de Santos, Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Esportes da cidade, a Tribuna BandSports. A organização é do Instituto Sports.

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Santos Brasil investe em Imbituba como alternativa logística para o Sul do país

04/09/2012

A Santos Brasil adquiriu em licitação pública, realizada pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul(BRDE), 2.184.000m2, localizados a 6km de distância do Porto de Imbituba(SC). A área fica em frente a BR 101, principal via de acesso rodoviário da região, e será utilizada para apoio logístico aos terminais de contêineres e de carga geral arrendados pela companhia na região. Comportará, entre outras atividades, armazenagem frigorífica e de contêineres, pátio regulador e de movimentação de cargas. A aquisição também abre caminho para novos negócios da Santos Brasil Logística na região. A área adquirida, caracterizada como Zona Industrial no Plano do Zoneamento Municipal de Imbituba, possui 4,5 km de frente para a BR 101 em trecho já duplicado e será integrada com a ferrovia litorânea - cujo projeto contempla passagem dos trilhos dentro da área arrematada. A empresa apresentou, na semana passada, para o governo de Santa Catarina e para Companhia Docas de Imbituba (CDI), projeto que visa transformar o local em um Retroporto Industrial. Pela proximidade da área com o Porto, a expectativa é atrair indústrias que utilizam materiais importados no processo produtivo, exportadores, armazéns frigorificados, pátios de contêineres, entre outras empresas. De acordo com Mauro Salgado, diretor comercial da Santos Brasil, o projeto está linha com a estratégia da empresa de oferecer soluções do "porto à porta" e vice-versa. "Queremos ampliar nossa atuação no Sul do país com armazenagem geral, transporte e operação logística. Acreditamos que montadoras e indústrias de autopeças, cujo fluxo de importação e exportação é muito grande, por exemplo, vão vislumbrar uma excelente oportunidade para se instalar no Retroporto de Imbituba. Além da rota direta para outros países pelo modal marítimo, temos a favor as excelentes condições rodoviárias do entorno da área. Para esse tipo de indústria, isto significa reduzir significativamente os custos com transporte", diz. O aporte financeiro de R$22 milhões na compra desta área é adicional aos R$283 milhões já investidos pela companhia na ampliação do cais do Porto de Imbituba, reforma de armazéns e aquisição de equipamentos. A primeira fase da obra, entregue em novembro do ano passado, contemplou a liberação de 300m de cais. O investimento total previsto pela Santos Brasil para Imbituba é de cerca de R$ 400 milhões. O valor contempla o arrendamento do terminal(contrato de 25 anos com previsão de renovação para mais 25), obras civis para a construção de dois berços de atracação, aquisição de equipamentos portuários para movimentação de contêiner e capacitação de mão de obra local. Até o fim de julho, as obras estarão concluídas e o Terminal, que contará com 660m de comprimento, receberá novos guindastes que operam simultaneamente até dois contêineres de 40 pés cheios ou quatro de 20 pés. Os Portêineres são projetados para operar as maiores embarcações do mundo, os navios Super-Post-Panamax. O Porto de Imbituba também passa por uma fase de investimentos do Governo Federal. Está previsto para este ano a dragagem de aprofundamento de 11 para 15m de calado com recursos da União, bem como a duplicação da via de acesso, ambos são projetos da segunda fase do Plano de Aceleração do Crescimento(PAC 2). Com a finalização das obras de ampliação do Tecon Imbituba, a chegada dos portêineres Super-Post-Panamax e o aprofundamento do calado do Porto, a fronteira do Sul de Santa Catarina será capaz de receber navios de 5ª geração, que operam as principais rotas da navegação internacional. "Ao final de 2011, o Tecon Imbituba será um dos primeiros do país a estar preparado para a atracação desta classe de navios que comporta mais de 6.500 contêineres, beneficiando diretamente toda a indústria da Região Sul do país e a cadeia logística do Mercosul", comenta Caio Morel, diretor de operações da Santos Brasil.

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Santos Brasil apresenta integração logística e portuária na Expocargo 2011

05/09/2012

Na Expocargo 2011, maior evento do comércio global do Sul do País, que acontece em Porto Alegre, entre 30/11 a 02/12, a Santos Brasil apresenta em seu estande todas as etapas da integração de logística portuária (porto à porta). A Companhia, que é referênciaemmovimentação decontêineres do País, atua no processo completo: desde a chegada da carga no porto até o transporte e armazenamento (montagem de kits, etiquetagem, picking e gerenciamento de estoque). Por conhecer profundamente os dois segmentos e atender clientes em ambos, a Santos Brasil não trata a atividade logística de forma modular e sim integrada. Especialmente para região Sul, a Companhia apresenta a infraestrutura do Terminal de movimentação de contêineres instalado no Porto de Imbituba (Sul de Santa Catarina). A região se consolida como rota alternativa para escoar a produção industrial e agroindustrial do Rio Grande do Sul e a Santos Brasil prepara seu Terminal com alta tecnologia para receber linhas da Ásia, Europa e Américas. Em junho deste ano, a empresa recebeu dois portêineres ( guindastes sobre trilhos que percorrem o costado do navio). Os equipamentos são capazes de atender as maiores embarcações do mundo, os navios Super Post Panamax, e operam simultaneamente dois contêineres de 20 pés e um de 40 pés (unidade de medida padrão). A capacidade do guindaste é de 65 toneladas para contêineres e 80 toneladas para operar cargas especiais. Além disso, os equipamentos têm 57 metros de lança, podendo alcançar até a 21ª fileira de contêineres de grandes embarcações. No total, o investimento para a aquisição dos equipamentos foi de US$ 15 milhões. Desde que ganhou a concessão do Tecon Imbituba por meio de licitação pública, a Santos Brasil vem ampliando e preparando o Terminal para absorver a demanda nacional, bem como internacional. O Porto de Imbituba reúne as características fundamentais para que isso aconteça: fica em uma enseada de mar aberto, com fácil acesso e com calado natural que pode chegar aos 15 metros de profundidade e está estrategicamente localizado no Sul de Santa Catarina, a 360 quilômetros de distância de Porto Alegre (RS) e de Curitiba (PA), com fácil acesso rodoviário, pela BR-101, e à malha ferroviária regional. O Terminal da Santos Brasil na região poderá atender tanto o oeste de Santa Catarina, quanto o norte do Rio Grande do Sul, regiões com produção industrial e agroindustrial forte, e até mesmo países do Mercosul.

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Tecon Santos bate recorde de produtividade pela sexta vez no ano

05/09/2012

Terminal atinge a marca de 80,67 Movimentos Por Hora (MPH), por navio, no mês de outubro - O Tecon Santos, terminal de movimentação de contêineres operado pela Santos Brasil na margem esquerda do Porto do Santos, bateu mais uma marca histórica, a sexta do ano. No fechamento de outubro, a empresa registrou 80,67 MPH por navio. O novo recorde de produtividade do ano é 41% superior aos 58,05 MPH registrados no inicio do ano. Com esse indicador, a Santos Brasil figura no patamar de eficiência dos principais operadores de terminais europeus. Na avaliação de Washington Flores, diretor executivo do Tecon Santos, os resultados demonstram o comprometimento da equipe. "A meta programada para o ano que era de 70 MPH foi batida em maio e o objetivo é continuar melhorando todos os nossos indicadores para chegarmos a 100 MPH", assegura Flores. A Santos Brasil tem feito investimentos constantes na modernização tecnológica do terminal com novos equipamentos, o que foi fundamental para o aumento de produtividade, uma vez que melhoram o fluxo de contêineres, aumentam a eficiência e a capacidade de armazenagem no pátio. O investimento realizado, desde 1997 quando assumiu concessão, soma R$ 1,9 bilhão (em valores atuais). Os aportes foram destinados às obras de ampliação, modernização tecnológica e capacitação profissional.

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Santos Brasil apresenta case do Programa "Na Mão Certa" durante encontro empresarial

16/02/2012

A Santos Brasil, signatária do Programa Na Mão Certa, da Childhood Brasil - representante no país da World Childhood Foundation - apresentou ontem, dia 5 de outubro, as ações desenvolvidas junto aos seus funcionários para o cumprimento dos compromissos assumidos no Pacto Empresarial contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras. O case apresentado pelo Diretor de Logística, Ricardo Molitzas, integrou a programação do 5º Encontro Empresarial Na Mão Certa, em São Paulo(SP). A ação escolhida para repercussão neste encontro foi a Semana de Conscientização Contra Exploração Sexual de Crianças eAdolescentes em Rodovias, organizada neste ano pela Santos Brasi lem comemoração ao Dia do Caminhoneiro (30 de junho). Durante a campanha, a empresa mobilizou seus multiplicadores voluntários, que são funcionários treinados especialmente para estetrabalho, e organizou a abordagem aos caminhoneiros que prestamserviços na empresa, distribuindo materiais com mensagens deconscientização, além de uma cartilha com informações sobre o Programa Na Mão Certa. Mais dedois mil caminhoneiros foram impactados pela ação nos Centros de Distribuição (CD) em São Bernardo do Campo e Jaguaré (SP), Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros (CLIAs) do Guarujá e Santos e no Tecon Santos. Aintençãofoi sensibilizar os caminhoneiros para o problema ecapacitá-los paraatuarem como agentes de proteção,co-responsáveis pela eliminação da exploração sexual. A Santos Brasil inclui o tema do Programa em todos os treinamentos realizados pelo Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), quesãoaplicadosparaoscaminhoneiros contratados da empresa e prestadores de serviço. A Companhia tambémadesiva toda a sua frota com a logomarca Na Mão Certa. Além disso, a divulgação das ações e dos compromissos assumidos no Pacto Empresarial utiliza os canais de comunicação interna daSantos Brasil,sendo este um tema recorrente entre todos os funcionários. A 5ª edição do Encontro Empresarial Na Mão Certa teve como objetivo fornecer para as empresas e entidades empresariais signatárias do Pacto Empresarial mais subsídios sobre o tema violência sexual e o Sistema de Garantia de Direitos de crianças e adolescentes. As palestras e os debatesestiveram focados na qualificação e ampliação do conhecimento das empresas em torno da causa para facilitar o planejamento de ações que atendam aos compromissos assumidos ao assinar o Pacto Empresarial. Sobre o Programa Na Mão Certa - www.namaocerta.org.br O Programa Na Mão Certa é uma iniciativa da Childhood Brasil que objetiva reunir esforços e mobilizar governos, empresas e organizações da sociedade civil para um enfrentamento mais efetivoà exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. O Programa na Mão Certa foi criado em 2006, a partir dos resultados apontados na pesquisa O Perfil do Caminhoneiro no Brasil realizada em 2005. Pacto empresarial Ao aderir ao pacto empresarial com o programa Na Mão Certa, a Santos Brasil se compromete a responder aos Indicadores de Acompanhamento dos Compromissos do Pacto Empresarial. Essas respostas serão enviadas para a organização responsável pelo programa, que avalia a situação da empresa e, define metas para o ano seguinte. Atualmente, 924 empresas em todo o Brasil são signatárias do programa.

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Santos Brasil reúne cem funcionários que atuam em projetos sociais para comemorar o dia do voluntário

16/02/2012

Em comemoração ao dia do internacional do voluntário, que acontece hoje, a Santos Brasil prepara uma programação para a equipe de funcionários que atuam como voluntários nos projetos sociais da empresa. O dia do voluntário foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1985, com objetivo de fazer com que, ao redor do mundo, sejam promovidas ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade. Por isto, na próxima quinta-feira (8/12), a Santos Brasil reúne no Mendes Plaza Hotel, praia do Gonzaga, Santos, cem funcionários que compõem o atual quadro de voluntários para participarem de uma palestra de instrução profissional: "Desafios entre gerações Baby Boomer, X e Y no ambiente de trabalho", com Luiza Ghisi e Luiz Fernando Braga, da Consultoria LFGhisi. Além de discutir o tema que tem impacto no dia a dia desses profissionais, o evento também visa reconhecer o esforço de quem dedica tempo e conhecimento para ajudar outras pessoas a crescerem profissionalmente. É o caso Escola Santos Brasil Formare que capacita alunos do ensino médio, de baixa renda, por meio de cursos profissionalizantes. Os educadores do projeto são funcionários voluntários. Eles também participam de ações pontuais, realizadas na comunidade do entorno, como o mutirão para pintar os muros da Escola Professora Lúcia Flora dos Santos, em Vicente de Carvalho (Guarujá), que integra o projeto Parceiros da Educação. "Apoiamos e investimos em ações e atitudes que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e solidária e o reconhecimento do trabalho voluntário é essencial para isto", avalia Mauro Salgado, diretor comercial da Santos Brasil.

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Santos Brasil bate recorde histórico de 70 movimentos de contêineres por hora

04/09/2012

A Santos Brasil fechou o mês de maio com um recorde histórico de produtividade de 70 movimentos por hora (MPH) no Tecon Santos, um crescimento de mais de 30% em relação a dezembro de 2010, quando o índice registrado pelo terminal foi de 53 MPH. Desde março, o maior terminal de contêineres da América do Sul tem apresentado crescimento contínuo de sua produtividade. Foram registrados respectivamente: 60,71 mph (março) 65,02 mph (abril) e 70,19 (maio). Washington Flores, diretor executivo do Tecon Santos, destaca que este patamar aproxima o terminal das melhores operações do ocidente e está alinhado às diretrizes da empresa em oferecer ao comércio exterior brasileiro uma operação ágil, segura e capaz de contribuir para o desenvolvimento do Brasil. O resultado é fruto do comprometimento da equipe, além de uma série de melhores práticas introduzidas na operação como modernização dos equipamentos, treinamento dos operadores dos guindastes e aplicação de tecnologias inovadoras para área portuária. A Santos Brasil foi pioneira na introdução de portêineres do tipo Double Hoist na operação. Os equipamentos movimentam simultaneamente até dois contêineres de 40 pés cheios ou quatro de 20 pés e são considerados por especialistas do setor os mais modernos do mercado. Até o fim do ano, a expectativa é melhorar ainda mais os indicadores de produtividade nos terminais que opera. Para tanto, a Santos Brasil continua o investimento em equipamentos de alta tecnologia. Ainda este mês, o Tecon Santos receberá 10 novos reboques (terminal tractors) capazes de puxar dois contêineres cheios de uma só vez.

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Santos Brasil Tennis Open marca o retorno do ATP Challenger Series ao Litoral Paulista

04/03/2011

Depois de ver John McEnroe, Ivan Lendl, Thomas Muster, Gabriela Sabatini, Maria Esther Bueno, Gustavo Kuerten, entre outras lendas do tênis mundial, a cidade de Santos, no litoral paulista,se prepara para voltar a receber um torneio ATP Challenger Series, com o Santos Brasil Tennis Open, programado para acontecer entre os dias 16 e 24 de abril de 2011, no Tênis Clube de Santos. "Esta é a década do esporte no Brasil, porque vamos ter os Jogos da Juventude, a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Vamos fortalecer o esporte brasileiro e criar novas gerações de esportistas. É muito bom trazer grandes eventos para a cidade de Santos, porque prioriza a saúde e a qualidade de vida", disse João Paulo Papa, Prefeito de Santos, durante o almoço de lançamento do evento, nesta terça-feira. Com entrada gratuita,a primeira edição doSantos Brasil Tennis Open distribuirá pontos para o ranking mundial epremiação de US$ 35 mil, além de oferecer hospedagem para os jogadores da chave principal. "Já faztempo que Santos não recebe um evento deste nível e para nós da Santos Brasil é uma alegria muito grande patrocinar esta competição, com profissionais de alto nível",falouMauro Salgado, diretor comercial da Santos Brasil, maior operadora de contêiners do País,ressaltando ainda a importância da Lei do Incentivo ao Esporte para a captação de parceiros em eventos esportivos. Na mesa diretora também estava Isidro Velasco Rios, Superintendente Local do Poder Público do Itaú, que reforça o patrocínio ao evento ao lado de importantes marcas como Intermédica, Stella Artois, Asics e Comgás. "O Itaú investe no que o Brasil tem de melhor e no que ajuda a fazer o país ainda melhor.O Itaú também acredita que o esporte, seja qual for a modalidade, contribui para a formação e a inclusão social de todos", reforçou. Dos wild cards que serão distribuídos, dois do qualifying irão para atletas escolhidos pela diretoria do Tênis Clube de Santos, enquanto a Federação Paulista de Tênis definirá um convidado para a chave principal e outro para o quali. "Este é um torneio de grande importância para a cidade de Santos, pois fortalece o esporte da região",contouo presidente do Tênis Clube, Fernando Mauá Ferreira. Paulo Campos, presidente da Federação Paulista de Tênis, completou: "Agradeço a parceria do evento, que permitirá a entrega de convites [wild cards]a destaques nacionais". Diretor do torneio, Nelson Aerts lembrou ainda que o Santos Brasil Tennis Open é um incentivo para os tenistas brasileiros, já que proporciona a esses atletas a oportunidadede conquistaremimportantes pontos no ranking mundial, enquanto testam seu nível de jogo contrajogadores dediferentes nacionalidades. Aprogramaçãodo Santos Brasil Tennis Open prevê a realização de rodadas diurnas e noturnas, alémda realização de clínicas de tênisministradas ajovens de instituições de ensino público da cidade de Santos. O campeãoda chave desimples fatura US$ 5 mil em prêmios e 80 pontos no ranking mundial da ATP, enquanto o vice fica com US$ 3 mil e 48 pontos. O Santos Brasil Tennis Open é uma realização do Instituto Sports, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte, contando com o patrocínio da Santos Brasil, Itaú, Intermédica, Stella Artois, Comgás e Asics, o apoio do Tênis Clube de Santos e ATP Challenger Tour e a parceria da Federação Paulista de Tênis e da Try Sports. LOCAL E DATAS Santos Brasil Tennis Open - Challenger ATP - US$ 50 mil de 16 a 24 de abril de 2011 Tênis Clube de Santos (Rua Minas Gerais, 37 - Boqueirão - Santos/ SP)

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Santos Brasil cria fan page no Facebook

01/11/2011

A página da Santos Brasil no Facebook traz informações sobre a empresa, novidades do mercado portuário e de logística, cenários e perspectivas para o setor, além de temas de interesse das comunidades do entorno das áreas de influência das suas unidades (Tecon Santos - SP, Tecon Imbituba-SC e Tecon Vila do Conde- PA e unidades de logística). Por este canal, serão divulgados também projetos da empresa nas áreas de responsabilidade sociombiental, educação corporativa, capacitação e formação profissional, além de ações internas de valorização do funcionário (campanhas, prêmios, eventos), patrocínios culturais e esportivos, novos negócios, investimentos, inovação tecnológica, resultados, recordes de produtividade e tudo o que de interessante acontece nas diversas localidades em que a Santos Brasil tem atuação. A fan page terá atualização de segunda à sexta, com posts, vídeos, fotos e links. Paraconferir, basta curtir a página: www.facebook.com/SantosBrasil

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Papel e Celulose dominam cargas para exportação via trem no Tecon Santos

22/12/2016

Papel e celulose correspondem à metade das cargas de exportação movimentadas nos ramais ferroviários do Tecon Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul, localizado no Porto de Santos e operado pela Santos Brasil. As commodities são provenientes das regiões de Suzano (SP) e Três Lagoas (MS). No acumulado do ano, até o mês de novembro, cerca de 21,7 mil contêineres para exportação foram movimentados, via trem, no Tecon Santos com produtos dos setores químico, agrícola, automotivo, entre outros. O modal ferroviário vem atraindo cada vez mais os exportadores de commodities ao oferecer segurança da carga, menor custo e ganhos ambientais. É ainda uma forte alternativa para a diminuição do trânsito nas estradas e nos acessos ao Porto de Santos. Cada vagão pode transportar até quatro contêineres de 20 pés, quantidade suficiente para tirar das ruas quatro caminhões. Além disso, reduz o risco das operações e o nível de emissão de CO2 em até 70% no meio ambiente. De acordo com previsão da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), o Brasil está muito perto de passar de quarto para segundo maior produtor mundial de celulose, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. A capacidade instalada brasileira subirá de 17,4 milhões de toneladas em 2015 para 20,9 milhões de toneladas/ ano. A China é o maior comprador de celulose do Brasil, superando a Europa, que detinha esta posição.

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Santos Brasil abre inscrições para o Programa Formare Aprendiz 2017

28/11/2016

O Programa Formare Aprendiz abre inscrições para nova turma do curso de Assistente Administrativo, a partir do dia 28 de novembro. Os interessados devem se inscrever no site www.santosbrasil.com.br até às 12h00 do dia 15 de dezembro. Para esta edição, serão disponibilizadas 15 vagas. Desenvolvido em parceria entre a Santos Brasil e a Fundação Iochpe, o Formare Aprendiz é voltado para jovens de 18 e 19 anos provenientes de famílias em situação de desvantagem econômica e social, residentes em Guarujá e que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio ou que já concluíram o curso nas escolas públicas do município. A iniciativa visa a inserção de jovens no mercado de trabalho através da qualificação profissional. "O primeiro ano do novo formato nos mostrou que acertamos na escolha do curso voltado para as reais necessidades do mercado. Nossa expectativa para a turma de 2017 é ainda maior", afirma a gerente de Comunicação, Inteligência Competitiva e Sustentabilidade da Santos Brasil, Raquel Ogando. O curso terá carga horária de 1800 horas (divididos em prática e teoria), com início em abril de 2017 e término em junho de 2018, ministrado no Tecon Santos - o maior terminal de contêineres da América do Sul. O processo seletivo será composto por quatro etapas classificatórias, sendo a primeira uma prova escrita que acontece no dia 17 de dezembro. Os candidatos deverão comparecer ao local do teste com original e cópia simples dos documentos listados e protocolo de inscrição. A lista dos aprovados na prova será disponibilizada no site da Santos Brasil, a partir do dia 26 de dezembro. Os aprovados no teste ainda passarão por dinâmica de grupo, entrevista individual e aplicação de testes. Os jovens selecionados receberão material didático, uniforme, refeição na empresa, salário mínimo (R$ 880,00), vale transporte, seguro de vida e cesta alimentação. Os estudantes serão avaliados por desempenho, notas e frequência. Com início em 2009, já passaram pelo projeto mais de 200 alunos. Destes, 79 foram contratados pela companhia em diferentes setores. O Formare Aprendiz tem certificação pela Fundação Iochpe e validação do Ministério do Trabalho.

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Santos Brasil dobra produtividade em ramais ferroviários com novo recurso Twin Lift

23/11/2016

A Santos Brasil dobrou a produtividade de suas operações ferroviárias com o embarque e descarga simultâneos de dois contêineres de 20 pés no Tecon Santos - o maior e mais eficiente terminal da América Latina. A inovação, pioneira no complexo santista, foi possível graças ao desenvolvimento de um recurso do RTG (sigla em inglês para Guindaste Móvel sob Pneus), denominado Twin Lift. A grande vantagem do Twin Lift é proporcionar o atendimento de trens dentro de um espaço menor de tempo (menor janela). Agora, uma composição com 50 contêineres de 20 pés é operada em aproximadamente uma hora e meia, o que antes demorava, em média, três horas. O novo sistema foi customizado pelas equipes de Tecnologia, Manutenção e Operações da Santos Brasil e conta ainda com capacidade de pesagem individual dos contêineres. "Operar com maior produtividade operacional na ferrovia tem reflexo direto nas cargas de exportação, uma vez que após a pesagem já é possível dar entrada no desembaraço aduaneiro para posterior embarque nos navios", salienta o diretor executivo de Operações Portuárias e Logísticas da Santos Brasil, Ricardo Molitzas. Para o cliente que se utiliza dos ramais ferroviários para escoar ou receber sua carga, a inovação significa ainda poder contar com uma operação mais ágil com a mesma qualidade e equipamentos de ponta. "Aumentamos o fluxo de trens no Tecon Santos, movimentamos de maneira mais eficiente as cargas e quem ganha é sempre o cliente no final da cadeia logística", aponta o executivo. Atualmente, é movimentada uma média mensal de 1.150 contêineres de 20 pés nos quatro ramais ferroviários do Tecon Santos. A previsão é chegar a 1.500 unidades/mês até o final do ano. A empresa analisa também a possibilidade de operar um segundo RTG com o recurso Twin Lift nos próximos meses. A operação logística por ferrovia é uma das apostas da Santos Brasil há, pelo menos, três anos. A companhia tem aproveitado a vantagem competitiva de operar o único terminal com quatro ramais no Porto de Santos e o cenário de oportunidades no setor ferroviário no País, hoje oferecendo custos atrativos ao cliente. Vale destacar ainda que o modal ferroviário se estabelece como uma forte alternativa para a diminuição do trânsito nas estradas e nos acessos ao Porto de Santos. Para se ter uma ideia, cada vagão pode transportar até quatro contêineres de 20 pés, quantidade suficiente para tirar das ruas quatro caminhões. Além disso, reduz o risco das operações e o nível de emissão de CO2 em até 70% no meio ambiente e está diretamente alinhado aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) e à Política de Sustentabilidade da Santos Brasil.

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Referência internacional em segurança

08/11/2016

A Santos Brasil recebeu representantes das polícias federais da Bélgica, Bolívia e Peru no Tecon Santos - o maior terminal de contêineres da América do Sul, para um intercâmbio em segurança portuária. Nas visitas, realizadas no segundo semestre, foram apresentadas as práticas adotadas, a estrutura, os indicadores e o modelo de prevenção adotado no terminal. Para Anderson Fagundes, gerente de Segurança Patrimonial da Santos Brasil, a presença de autoridades internacionais no Tecon é o reconhecimento de um trabalho intenso e inovador iniciado há muitos anos. "Nosso objetivo é atuar de forma preventiva, a fim de antecipar possíveis perdas e manter um elevado nível de segurança. Tal modelo de gestão nos permite ser referência no assunto tanto nacional quanto internacionalmente", ressalta. Além das comitivas internacionais, visitaram a empresa em 2016, autoridades da Marinha do Brasil, a presidência da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos) e Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos).

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Educação financeira

31/10/2016

Cerca de 100 funcionários participaram, durante os meses de setembro e outubro, do primeiro curso de Educação Financeira, promovido pela Santos Brasil. Seis turmas receberam dicas para organizar as finanças pessoais em época de crise. De acordo com Alcino Therezo Junior, diretor de RH e Gestão, a iniciativa trouxe bons resultados. "Tivemos um retorno bastante satisfatório dos participantes. Percebemos que as informações do curso estão ajudando diretamente na rotina de nossos funcionários. Por isso, planejamos novas turmas para 2017", afirma o executivo.

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Santos Brasil tem novo diretor financeiro e de RI

26/10/2016

Daniel Pedreira Dorea é o novo diretor econômico-financeiro e de relações com os investidores da Santos Brasil, empresa referência na operação de contêineres no país, listada no Novo Mercado da Bovespa. Dorea foi eleito em reunião do Conselho de Administração, realizada em 26 de outubro de 2016. Vai substituir Washington Cristiano Kato, que se aposenta. Na mesma ocasião, Marcos Magalhães Tourinho foi eleito diretor comercial e Antonio Carlos Sepúlveda foi reeleito diretor-presidente, acumulando provisoriamente o cargo de diretor de operações.

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