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Santos Brasil assina os contratos dos três terminais arrematados no Porto de Itaqui/MA

16/08/2021

São Paulo, 16 de agosto de 2021 - A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, assinou na última sexta-feira (13), os contratos de arrendamento de três terminais no Porto de Itaqui (MA), arrematados em leilão realizado na B3 em abril. A cerimônia de assinatura aconteceu na sede da B3, com a presença do ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, do Secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni, e demais autoridades públicas, além de Antônio Carlos Sepúlveda e Daniel Pedreira Dorea, CEO e CFO da Santos Brasil, respectivamente. Com as assinaturas, concluiu-se o processo licitatório e se iniciam os trâmites para a futura operação das áreas, todas destinadas à movimentação de granéis líquidos. Duas delas são brownfield (já em operação) e a expectativa é de continuidade das operações, agora sob a gestão da Santos Brasil até o primeiro trimestre de 2022. Já a terceira área (greenfield) entrará em fase de projeto e licenciamento para início das obras. Combinadas, as outorgas ofertadas pela Santos Brasil somaram R? 157,3 milhões. O prazo de cada arrendamento é de 20 anos, com possibilidade de prorrogações sucessivas até o limite de 70 anos. As três áreas totalizarão 190 mil m3 de capacidade instalada, depois de executados os investimentos previstos em ampliação de capacidade, cujo CapEx pode superar R?500 milhões. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul. Neste período, já investiu mais de R? 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro. Atua nacionalmente por meio dez terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos (SP), três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém arrematados em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes. A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa; signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade; e faz parte do índice S&P/B3 ESG.

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Santos Brasil apresenta lucro líquido de R$60,4 milhões 2º trimestre

11/08/2021

Movimentação consolidada de contêineres registrou recorde para o período, totalizando 337.183 unidades São Paulo, 11 de agosto de 2021 - A Santos Brasil manteve, no segundo trimestre, a trajetória consistente de crescimento dos volumes operados nas suas unidades operacionais de Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA). A exemplo do trimestre anterior, a Companhia encerrou o 2T21 registrando recorde histórico de movimentação consolidada de contêineres para o período: 337.183 unidades movimentadas, crescimento de 31,3% na comparação com o mesmo período de 2020. A Companhia também alcançou no 2T21, o maior patamar EBITDA desde o 1T13, totalizando R? 147,7 milhões (+250% frente ao 2T20), com margem EBITDA de 38,9%. O lucro líquido foi de R? 60,4 milhões, revertendo o prejuízo líquido de R? 9,4 milhões do 2T20; e a receita líquida foi de R? 379,5 milhões (+68,8%), impulsionada pelo crescimento no volume e pela elevação do ticket médio no Tecon Santos. Mesmo quando confrontado com o 2T19 (base comparativa sem os impactos da Covid-19), o 2T21 apresentou forte melhoria nas principais linhas em relação ao referido trimestre: receita líquida +43,3%, EBITDA +151,6% e lucro líquido +858,7%. O desempenho da Companhia foi beneficiado pelo elevado fluxo de contêineres nos portos brasileiros, em especial no Porto de Santos, cuja retomada já havia se intensificado no último trimestre de 2020, nos volumes de exportação e, também, de importação, em função da recuperação do comércio global estimulada pelo avanço da vacinação contra a Covid-19. No consolidado dos três terminais da Santos Brasil, o crescimento no fluxo de longo curso no trimestre foi de 56,9% frente ao 2T20, com participação de 83,7% do total movimentado (vs. 70,1% no 2T20). O mix de contêineres cheios teve importante melhora, representando 78,4% do total movimentado (vs.73,0% no 2T20). O volume total armazenado nos terminais somou 41.638 contêineres no 2T21 (+49,1%), fruto do expressivo crescimento do volume de contêineres cheios de importação no Tecon Santos. O Tecon Santos movimentou 296.095 contêineres no 2T21 (crescimento de 34,4% frente ao 2T20). Foi o maior volume trimestral movimentado desde o 3T13, superando o crescimento do Porto de Santos no mesmo período que ficou em 15%. Ao longo do trimestre, o terminal operou 23 escalas extras, seja pelo aquecimento da demanda, seja pela restrição operacional observada em terminais concorrentes. A participação de mercado do Tecon no Porto de Santos subiu para 40,0% no 2T21 (vs. 34,7% no 2T20). No Tecon Vila do Conde, a movimentação foi de 28.934 contêineres, volume recorde para um segundo trimestre, o que representou crescimento de 13,1% frente ao 2T20, com aumento na movimentação de contêineres cheios (+12,2%) e vazios (+14,3%). O Tecon Imbituba movimentou 12.154 contêineres no período (+12,7%), fruto do crescimento de 13,5% no fluxo de cabotagem no terminal, com aumento expressivo no mix de contêineres cheios (+145,1% vs. 2T20). No TCG Imbituba, de carga geral, o volume movimentado somou 101.525 toneladas no 2T21 (+25,2%), com destaque para os embarques de celulose, commodities alimentícias e desembarques de equipamentos, por exemplo pás eólicas. O TEV (Terminal de Veículos) registrou a movimentação de 54.718 veículos (+293,7%), resultado alavancado pela exportação de 47.370 unidades com destaque para o abastecimento de veículos leves no mercado argentino. A Santos Brasil Logística armazenou 16.582 contêineres (+62,3% frente ao 2T20), influenciada pelo crescimento do fluxo de importações no Porto de Santos. Assim como observado no 1T21, tal movimento foi fomentado pelo processo de reabastecimento dos estoques das principais indústrias importadoras, como a automobilística, química e farmacêutica. De acordo Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investido

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Santos Brasil é premiada no ranking Latin America Executive Team 2021

29/07/2021

Premiação da publicação Institutional Investor é considerada uma das mais importantes do mundo corporativo São Paulo, 29 de julho de 2021 - A Santos Brasil foi destaque no ranking Latin America Executive Team (Small Cap) 2021 da Institutional Investor, tendo sido classificada entre as três melhores do setor de Transporte em todas as nove categorias da premiação. Além disso, a Companhia ganhou a distinção de "Most Honored Company" por ter tido sucesso cumulativo em todos os rankings individuais, honraria dada a apenas 33 dentre as 201 empresas nominadas. Antônio Carlos Sepúlveda e Daniel Pedreira Dorea foram apontados como o segundo melhor CEO - Overall e o terceiro melhor CFO - Overall (e segundo lugar eleito pelo Buy-side), respectivamente. Juliano Navarro como o segundo melhor profissional de Relações com Investidores (RI) e o time de RI da Companhia, como o terceiro melhor no ranking geral. A empresa figura ainda em terceiro lugar na categoria melhor Programa de Relações com Investidores (e segundo lugar eleito pelo Buy-side), bem como na segunda colocação de "Investor/Analyst Event"; e em terceiro na categoria Melhor ESG. Por fim, a Companhia ainda foi apontada como pelo Buy-side como a terceira melhor Gestão de Crise Covid-19. No ranking geral das small caps (Winners Index 2021), a Santos Brasil foi ranqueada como a terceira melhor empresa da América Latina (Small Cap) no setor de Transportes. De acordo com Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, "trata-se de um reconhecimento e, em boa medida, da confiança dos principais agentes do mercado de capitais à capacidade empresarial e à qualidade do time de executivos da Santos Brasil para criar valor aos diversos stakeholders da Companhia". Por mais de 50 anos, a publicação norte-americana Institutional Investor é uma das mais respeitadas do mundo e sua premiação anual é considerada uma das mais renomadas e relevantes do universo corporativo. Os vencedores deste ano foram selecionados a partir de uma pesquisa de opinião envolvendo cerca de 500 profissionais do mercado, gestoras de recursos e de diversas instituições financeiras. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul. Neste período, já investiu mais de R? 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro. Atua nacionalmente por meio dez terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos (SP), três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém arrematados em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes. A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa; signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade; e faz parte do índice S&P/B3 ESG.

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Santos Brasil bate recorde em movimentação de contêineres no Tecon Santos

02/07/2021

O terminal operou 109.187 contêineres em junho e alcançou o maior volume mensal já movimentado por um único terminal no porto de Santos. A produtividade média do mês também foi expressiva e bateu os 104,32 movimentos por hora São Paulo, 2 de julho de 2021 - A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, atingiu uma marca histórica para o Porto de Santos: registrou no mês de junho 109.187 contêineres movimentados no Tecon Santos - recorde mensal não só do terminal como de todos os portos de contêineres do Brasil. Já a produtividade mensal do terminal, medida em movimentos por hora de embarque e desembarque de cargas nas embarcações (MPH), foi de 104,32 MPH, número expressivo e que demonstra um virtuoso crescimento sustentável. A combinação entre um incremento nas importações e transbordos, somado a uma alta nas exportações e uma quantidade menor de contêineres vazios em relação ao mesmo período de 2020 foi determinante para este desempenho. Os destaques ficaram para os setores automotivo, um dos mais atingidos durante o primeiro ano da pandemia do Coronavírus e que vem apresentando uma importante retomada no volume de importações em 2021, e o de alimentos, especialmente produtos refrigerados, como frutas. O crescimento do comércio on-line também influenciou este cenário. A conquista destes marcos históricos, no entanto, só foi possível graças à capacidade da Santos Brasil de dar vazão à crescente demanda das cargas cativas e, ao mesmo tempo, ter flexibilidade para atender com eficiência embarcações não programadas (as chamadas escalas extras), que não conseguem janela de operação em outros terminais de Santos. A ocupação média do Tecon Santos no mês ficou em torno de 65%, ou seja, o terminal tem capacidade suficiente para atender o crescimento previsto para este ano e os próximos. Roberto Teller, diretor de operações portuárias da Santos Brasil, comemora ainda outra marca importantíssima: um ano sem acidentes com afastamento no Tecon Santos. "Respondemos rapidamente ao crescimento da demanda mantendo a segurança da operação como um dos nossos principais e imprescindíveis valores", diz. De acordo com Teller, a Santos Brasil está preparada para atender com qualidade o crescimento esperado para o porto de Santos para os próximos anos. "A empresa investiu R? 350 milhões na ampliação e modernização do Tecon Santos nos últimos três anos. Esse valor vai ultrapassar os R? 550 milhões até o fim de 2021. Além das obras civis, que devem ser concluídas neste ano, temos investido em sistemas e tecnologias de ponta que nos dão ganho de produtividade e de eficiência, além de aplicarmos as mais modernas ferramentas de melhoria contínua, tais como lean manufactoring, 6 Sigma, A3, kaizen, entre outras", diz. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul. Neste período, já investiu mais de R? 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro. Atua nacionalmente por meio dez terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos (SP), três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém arrematados em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes. A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa; signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relaciona

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Santos Brasil abre inscrições para programa de estágio

09/06/2021

Processo seletivo utilizará metodologia de gameficação e painel virtual com executivos da empresa São Paulo, 09 de junho de 2021 - A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, está com inscrições abertas para seu Programa de Estágio 2021. O programa terá 14 vagas distribuídas entre as unidades da Companhia no Guarujá (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e em Barcarena (PA) para as áreas de planejamento e operação, excelência de gestão, comunicação, operações e manutenção, facilities e SSMA, controladoria, inteligência de mercado, TI, sistemas e projetos. Para atrair novos talentos e tornar o processo de seleção mais produtivo e enriquecedor para os candidatos cujas inscrições sejam aprovadas, a equipe de Gente e Gestão da Santos Brasil optou por utilizar gameficação e encontros virtuais aproximando os candidatos dos desafios de uma empresa de operações logísticas e portuárias. As etapas serão compostas por avaliações online, com acompanhamento de mentores da Companhia. Já a dinâmica de grupo acontecerá na modalidade Escape Game. Em seguida, os aprovados participam de videoconferência com gestores da Santos Brasil para conhecerem os principais desafios de cada área e se apresentarem. Ao final do processo, os candidatos selecionados dão um "match" nas vagas com as quais se identificarem mais. Para o diretor de Gente e Gestão da Santos Brasil, Marcelo Redoschi de Carvalho, o Programa de Estágio 2021 está estruturado para revelar o potencial de cada candidato a cada etapa. "A seleção de novos estagiários está alinhada com a estratégia de valorização e desenvolvimento da nossa equipe proporcionando oportunidades de carreira na Santos Brasil. Esses jovens talentos têm muito a acrescentar para o futuro da empresa que está continuamente se modernizando e introduzindo novas tecnologias e, uma vez selecionados, terão também muitas oportunidades para crescimento profissional e pessoal. Queremos ver, em alguns anos, estes jovens ocupando posições de liderança e destaque na Companhia", afirma. Do estágio para a gerência Esse foi o caminho trilhado por Evelyn Lima dentro da Santos Brasil. Ela entrou na Companhia como estagiária em 2009, no Tecon Santos, quando estava se graduando em Economia. Desde então, Evelyn vem construindo uma carreira consistente na empresa, sempre aproveitando as oportunidades e se aperfeiçoando com cursos e MBAs, dois deles cursados na FGV, em Gestão Empresarial com foco em Supply Chain e outro Gestão de Pessoas. Com onze anos de Santos Brasil, ela é atualmente a Gerente de Operações Portuárias no Tecon Santos. "O programa de estágio da Santos Brasil me trouxe muitas oportunidades. Desde que comecei na empresa, aprendo mais todos os dias e me motivo com os desafios de entregar os melhores resultados para as operações do Terminal. Tenho bastante orgulho da minha trajetória na empresa, ao longo desses 12 anos e sei que, se hoje estou como gerente de planejamento das operações do Tecon Santos, muito se deve à oportunidade do processo de aprendizagem do estágio em 2009", conta Evelyn. Os requisitos básicos para as vagas, informações sobre remuneração e benefícios para o estágio na empresa, além do formulário de inscrição, estão no link https://santosbrasil.gupy.io/jobs/940226. As inscrições estão vão até o dia 15 de junho.

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Santos Brasil movimenta 5.245 contêineres em uma única embarcação no Tecon Santos e bate recorde histórico

07/06/2021

São Paulo, 07 de junho de 2021 - A Santos Brasil, empresa referência em operações logísticas e portuárias, atingiu na última semana uma marca histórica no Tecon Santos. O recorde aconteceu na operação do navio Cap. San Augustin, do armador MSK, com inéditos 5.452 contêineres movimentados. Esta quantidade de unidades movimentadas em uma mesma embarcação foi executada em 44 horas, atingindo um MPH (movimentos por hora de embarque e desembarque de cargas nas embarcações) de 124,36. Para se ter uma ideia, o maior número de contêineres movimentados no terminal santista administrado pela Companhia até então foi de 5.093, em novembro de 2013. Danilo Ramos, Diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, destaca a infraestrutura ofertada pelo terminal para a execução de operações de embarque e desembarque de cargas de forma ágil e segura. "O Tecon Santos oferece aos seus clientes a maior capacidade instalada para movimentação e armazenagem de contêineres em todo o país, com altíssima eficiência, e ainda acolhe os picos de demanda de todos os usuários do porto de Santos, sejam eles seus clientes regulares ou não, e faz isso sempre com a mesma qualidade que o distingue como melhor operador portuário local", comenta. Antevendo o crescimento da demanda e a necessidade de operações cada vez mais ágeis e assertivas, a Santos Brasil iniciou em 2019 a ampliação de 220 metros do cais acostável do Tecon Santos, que passará a ter 1.510 metros totais. A previsão é de que as obras sejam finalizadas no segundo semestre deste ano. Com isso, a Santos Brasil passará a ter capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax (366 metros) no Tecon Santos, que ficará com 1.200 metros de cais, e mais um navio no TEV (Terminal de Veículos), que permanecerá com 310 metros de cais. O projeto total de modernização do Tecon Santos prevê investimentos de R? 1,3 bilhão com o objetivo de aumenta a eficiência operacional, a eficiência energética, a velocidade e o fluxo da operação e vai ampliar em ao menos 20% a capacidade de movimentação do terminal, de 2 milhões de TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) para 2,4 milhões de TEU/ano. Com a capacidade ampliada será possível o atendimento de maneira eficiente da demanda prevista para o porto, com a chegada de novos navios New Panamax, capazes de transportar até 12.500 TEU. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul. Neste período, já investiu mais de R? 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro. Atua nacionalmente por meio dez terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos (SP), três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém arrematados em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes. A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa; signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade; e faz parte do índice S&P/B3 ESG.

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Santos Brasil apresenta lucro líquido de R$31 milhões no 1º trimestre

12/05/2021

Companhia registra seu melhor resultado histórico medido pelo EBITDA para um primeiro trimestre desde 2013; movimentação consolidada cresce 21%, totalizando 321.141 contêineres e é recorde para o período São Paulo, 11 de maio de 2021 - A Santos Brasil encerrou o 1T21 com seu melhor resultado histórico - medido pelo EBITDA - para um primeiro trimestre desde 2013: R$106,1 milhões. A movimentação de carga também foi recorde para o período e todas as linhas de negócios da Companhia apresentaram aumento de receita. O resultado reflete a retomada do fluxo de importação iniciada no 4T20, com o movimento de reposição de estoques para a indústria e o varejo local, que demandou escalas extras de longo curso no Porto de Santos, além do crescimento das exportações, que continuaram alavancando os volumes nos três terminais de contêineres da Santos Brasil no 1T21. A movimentação consolidada da Companhia nos seus terminais de contêineres de Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA) cresceu 21,0% no 1T21, quando comparado ao 1T20, somando 321.141 contêineres. As operações de longo curso apresentaram crescimento nos volumes de importação (+36,7%) e exportação (+29,3%) e aumentaram sua representatividade para 82,7% do volume total de contêineres movimentados (vs. 70,2% no 1T20). O Tecon Santos movimentou 285.111 contêineres no 1T21, volume 22,0% maior em relação ao 1T20, superando o crescimento de 16,8% do Porto de Santos. A reposição de estoques dos setores automobilístico, químico, farmacêutico e de bens de consumo impulsionaram as importações. Já nas exportações, os destaques ficam para as commodities como café, algodão e carnes. A participação de mercado do Tecon Santos no Porto de Santos subiu para 39,2% no 1T21, frente a 36,1% no mesmo período do ano passado. No Tecon Vila do Conde, o volume movimentado no 1T21 foi de 27.147 contêineres, crescimento de 27,3% em relação ao 1T20. O volume de contêineres vazios aumentou 62,3%, na comparação ano-contra-ano, indicando que as exportações devem continuar em ritmo acelerado. As exportações de commodities agropecuárias e minerais continuaram em alta no 1º trimestre do ano. O Tecon Imbituba movimentou 8.883 contêineres no período. A queda de 13,0% frente ao 1T20 foi compensada por uma alta expressiva nos embarques de carga geral do TCG Imbituba, que apresentou volume movimentado 370,4% superior ao 1T20, totalizando 78,5 mil toneladas. A Santos Brasil Logística armazenou 14.212 contêineres no 1T21 e cresceu 17,4% em relação ao 1T20, beneficiada pelo crescimento das importações no Porto de Santos. O Terminal de Veículos (TEV) também apresentou crescimento, impulsionado pelas exportações de veículos leves para o mercado argentino. O TEV movimentou 55.537 veículos no 1T21, aumento de 14,7% em relação ao 1T20. O lucro líquido da Santos Brasil no período foi de R$30,9 milhões, revertendo prejuízo líquido de R$13,3 milhões no 1T20. A receita líquida consolidada somou R$314,6 milhões no 1T21, crescimento de 40,6% em relação ao 1T20. O EBITDA alcançou R$106,1 milhões, 175,3% superior ao 1T20, com margem de 33,7%. Em base recorrente, o EBITDA foi de aproximadamente R$100 milhões, (+174,3% vs. 1T20), com margem de 31,7%. No período, foram investidos R$35,7 milhões, sendo R$32,2 milhões no Tecon Santos. De acordo com Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores, "os principais catalisadores do forte resultado apresentado pela Santos Brasil são a quantidade elevada de contêineres movimentados aliada a um mix de carga balanceado, com bom volume de importação, principalmente no Tecon Santos. Essa combinação é vigorosa porque, a partir daí, a alta alavancagem operacional faz a sua parte na expansão das margens". Dorea ressalta ainda dois importantes marcos alcançados pela Companhia no início deste ano: a renovação do contrato de prestação de

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Santos Brasil adota sistema baseado em IoT para detectar vazamento de água e evitar desperdício no Tecon Santos

04/05/2021

Com o app, é possível implementar de maneira remota medidas para estancar problemas; resultados já são visíveis São Paulo, 4 de maio de 2021 - O consumo de água doce no mundo aumentou seis vezes no último século e deve avançar cerca de 1% ao ano caso não haja uma mudança drástica nas políticas e comportamentos ligados ao assunto. A informação está no relatório apresentado em março pela Organização das Nações Unidas (ONU), intitulado "O valor da água". Atenta à importância da preservação deste valioso recurso natural, a Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, adota melhores práticas para evitar desperdícios e reduzir o consumo e está sempre em busca de ferramentas inovadoras que a auxiliem nessa missão. A mais nova é a MYIO, um sistema baseado na Internet of Things (IoT - internet das coisas) que monitora o consumo da água em tempo real, ajuda a detectar vazamentos, possíveis desperdícios e permite a adoção de medidas para estancar eventuais problemas por meio de um aplicativo de celular. A solução consiste em uma automação sem fio para gestão de recursos e ativos, que armazena localmente e em nuvem informações coletadas a partir de 21 dispositivos implantados nos hidrômetros no Tecon Santos (o maior terminal de contêineres da América do Sul). Essa característica permite a medição do consumo e reduz custos, já que dispensa a implantação de smart meters (medidores inteligentes de alto custo), infraestrutura de cabeamento ou rede roteadores WI-FI, eliminando ainda o transtorno da construção e manutenção de um complexo sistema de medição e reparos. Um dashboard (mural) no app permite o gerenciamento de todo o sistema, que conta com protocolo próprio de comunicação via rádio frequência. Os resultados foram imediatos: logo que foi implementado, em fevereiro, o sistema detectou quatro vazamentos em diferentes pontos do terminal, sendo um deles em menos de 24 horas de uso do app. Em um desses pontos, foi identificado um consumo totalmente fora de padrão de mais de 72 mil litros em 14 horas. Ao detectar o desvio, medidas para estancar o vazamento foram adotadas evitando um desperdício diário de mais de 120 mil litros de água e um custo desnecessário de aproximadamente R? 60 mil para a Companhia. Nos outros três vazamentos, o consumo detectado inicialmente foi acima dos 6 mil litros diários. Após reparo, o consumo retornou aos 800 litros/dia. Controle total pelo celular Para facilitar seu uso, o MYIO tem interface intuitiva e ícones acionáveis dispostos em ambientes configuráveis e de fácil parametrização. As informações de consumo de água ficam acessíveis aos gestores das áreas de manutenção e sustentabilidade pelo mural do aplicativo e os relatórios podem ser customizados. Pelo app é possível ter acesso a gráficos em tempo real, cortar remotamente o fornecimento de água, ligar e desligar equipamentos elétricos como bombas, motores, compressores, entre outras funcionalidades e, ainda, configurar notificações via push, como metas de consumo e horários fora padrão, por exemplo. A Santos Brasil é signatária desde 2012 do Pacto Global, compromisso internacional com o desenvolvimento sustentável da ONU, e tem entre suas metas reduzir em 30% o consumo de água nos próximos anos. De 2018 para 2020, a Companhia registrou uma queda de 18% no uso de água. Respeito ao meio ambiente, segurança nas operações e desenvolvimento humano, em conjunto com elevados padrões de governança corporativa, são os pilares da estratégia que direciona o dia a dia da Santos Brasil. Em outubro de 2020, as ações da empresa ingressaram na carteira de estreia do índice S&P/B3 Brasil ESG. O índice traz uma lista de Companhias que possuem boas práticas relacionadas à preservação do meio ambiente, desenvolvimento social e elevados padrões de governança corporativa. De acordo com Ricardo Abruzzinni, diretor de TI e inovação da Santos Brasil, o MYIO chega como mais um aliado d

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Santos Brasil inicia migração para o OPUS, o novo TOS da CyberLogitec

28/04/2021

Sistema será totalmente implementado no Tecon Santos (SP) e Vila do Conde (PA) em até 18 meses e vai preparar os terminais para o futuro São Paulo, 28 de abril de 2021 - A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, inicia nesta semana a migração do atual TOS (Terminal Operating System - sistema operacional do terminal, em português) do Tecon Santos e Tecon Vila do Conde para o Opus, uma plataforma de ponta da CyberLogitec, empresa sul-coreana, especializada em soluções operacionais tecnológicas para terminais logísticos. A implementação do novo sistema nas duas unidades da Companhia deve levar 18 meses. Escolhido pela sua facilidade de integração com novas tecnologias, o Opus chega à Santos Brasil para modernizar e unificar as operações de contêineres, com a possibilidade de se adaptar a automatizações das operações que venham a ser necessárias no futuro. Além disso, o novo sistema terá funcionalidades uniformizadas e acessíveis para ser operado pelos cerca de 3 mil colaboradores da empresa em todo o País. Com alcance de sobra para integrar simultaneamente as operações de pátios, cais e gates, o Opus vai abranger todos os processos de documentação e automação relativos a transportadoras, agências governamentais e aos seus mais de 8 mil clientes, onde quer que estejam localizados. A nova tecnologia usa algoritmos que permitem a organização do pátio em um tempo mais curto e possibilitará maior controle da operação e incremento do padrão operacional, de ritmo e velocidade, por todo o tempo e a um custo menor. O novo sistema viabiliza a eliminação de movimentos desnecessários e otimiza a utilização de equipamentos e de combustível. Sua implantação será um salto para melhorar ainda mais o nível de serviço e a competitividade da Companhia. "O Opus da CyberLogitec vai permitir o alinhamento de processos em duas de nossas principais unidades que, até o momento, tinham gestões em ambientes distintos. Além disso, integra com agilidade as operações de cais e pátio em um único sistema, permitindo que a empresa se planeje melhor e tenha ainda mais controle de sua operação", explica Ricardo Abbruzzini Filho, diretor de TI e inovação da Santos Brasil. A Santos Brasil investiu R? 15 milhões na aquisição do novo TOS. O valor faz parte do projeto da Companhia de investir R? 40 milhões neste ano na troca de softwares e equipamentos que permitirão maior utilização da inteligência artificial no planejamento e operação dos terminais para aumentar ainda mais sua eficiência de forma a atender com mais agilidade seus clientes, melhorando o seu nível de serviço, de planejamento e ganhando competitividade. O objetivo é deixar os terminais portuários da Companhia prontos para atender o crescimento da demanda e, no caso específico de Santos, atender com agilidade os grandes navios (de 366 metros) que devem começar a chegar ao porto. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 24 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal de contêineres da América do Sul, e já investiu mais de R? 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. Além do Tecon Santos, a Companhia opera mais dois terminais de contêineres - Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba), um terminal de veículos (TEV) e um terminal de carga geral no cais do Saboó, ambos no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da

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Santos Brasil participa de operação de contêineres com escotilhas para embarque de granel sólido em Imbituba

29/04/2021

Operação que vem ocorrendo desde março é considerada inovadora e limpa, além de resultar em menos perdas para donos de cargas São Paulo, 29 de abril de 2021 - A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, iniciou, junto com outro operador portuário de Imbituba, uma operação inédita com o uso de contêineres especiais para embarque de granel sólido no TCG Imbituba, terminal de carga geral administrado pela companhia em Santa Catarina. O primeiro carregamento com 14 mil toneladas de coque calcinado aconteceu com a adoção pela operadora ILP de contêineres de 20 pés adaptados com um fundo falso, que trazem três escotilhas cada e que se abrem quando acionadas por controle remoto. A operação teve início com os contêineres sendo estufados em um armazém externo. Após seu transporte em caminhão do armazém até o costado do navio, o embarque da carga foi meticulosamente realizado pela Santos Brasil, que utilizou o portêiner ZPMC para içar o contêiner do costado até o navio. Uma vez posicionado dentro do porão da embarcação, as escotilhas são acionadas para a liberação do produto. Depois de totalmente embarcada, a carga seguiu para o Canadá. Desde esta primeira operação especial, que aconteceu em março, a Santos Brasil já realizou o embarque de mais de 36.500 toneladas de granel sólido, utilizando também guindastes MHC. Segundo Danilo Ramos, diretor comercial de operações portuárias da Santos Brasil, além do coque calcinado, diversos graneis sólidos minerais e vegetais podem ser embarcados com essa mesma tecnologia, milho, soja e minério de ferro são exemplos. "Como operadores de um terminal de carga geral da dimensão do TCG Imbituba, estamos sempre ávidos por desenvolver novos projetos e buscar novas cargas, pois a própria definição de carga geral é ilimitada em si mesma", afirma. Cláudio Marcos Rosa, gerente executivo do Tecon e TCG Imbituba, reafirma a característica inovadora da operação e suas vantagens. "Atualmente é comum contêineres serem embarcados em navios carregando granel sólido. Porém, a utilização deles como forma de transportar a carga até o navio é algo inovador. Entre os benefícios, nossos clientes relatam uma queda significativa na perda de mercadoria no transporte e no embarque. Outro fator positivo é que se trata de uma operação limpa, tanto para as vias rodoviárias como para o porto", relata. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 24 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal de contêineres da América do Sul, e já investiu mais de R? 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. Além do Tecon Santos, a Companhia opera mais dois terminais de contêineres - Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba), um terminal de veículos (TEV) e um terminal de carga geral no cais do Saboó, ambos no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística.

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Santos Brasil vence licitação de três terminais de graneis líquidos no Porto de Itaqui (MA)

12/04/2021

Conquista marca entrada da Companhia com força em uma atividade que vem crescendo em ritmo acelerado São Paulo, 12 de abril de 2021 - A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, venceu o leilão de arrendamento de três terminais destinados à movimentação de granel líquido, no Porto de Itaqui (MA). As ofertas da Companhia para as áreas chamadas IQI03, IQI11 e IQI12 foram consideradas as mais vantajosas e, portanto, as mais bem classificadas. O valor de outorga da área IQI03 foi de R? 61,3 milhões, da IQI11, de R? 56 milhões e da IQI12, de R? 40 milhões. O prazo das concessões é de 20 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 70 anos. As três áreas somam 180 mil m3 de capacidade instalada e a previsão de investimentos futuros para ampliação de capacidade é de R? 416 milhões. A conquista marca a entrada com força da Santos Brasil no setor de granéis líquidos e a nova fase de diversificação das atividades da Companhia para negócios que tenham sinergia com suas atuais operações, de forma a compor seu portfólio e reforçar sua participação no mercado portuário, ampliando os serviços ofertados à sua base atual e potencial de clientes. De acordo com Antônio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil, com o resultado do leilão a empresa dá um passo importante na sua estratégia de movimentar outras cargas além do contêiner, focando em negócios de alto potencial. "Com a conquista destes três terminais entramos num setor que vem crescendo em ritmo acelerado e nos posicionamos com um player relevante em um porto que é hub de distribuição de derivados de petróleo para a região centro-oeste e que tem enorme potencial de crescimento ligado ao agronegócio", diz. Segundo os dados da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), a movimentação de granel líquido cresceu 14,8% no ano passado frente a 2019, enquanto o setor portuário apresentou alta de 4,2%. Para viabilizar sua estratégia de crescimento, em novembro de 2020, a Santos Brasil levantou R? 790 milhões com oferta primária de ações na B3. Além de analisar a participação nos próximos leilões de arrendamentos de ativos portuários (especialmente granel líquido e sólido), a empresa estuda possibilidades de negócios para a verticalização e integração da cadeia logística portuária a partir da plataforma da Santos Brasil Logística; e a ampliação da sua participação na movimentação brasileira de contêineres. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Foi criada há 24 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu mais de R? 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Além do Tecon Santos, a Companhia opera mais dois terminais de contêineres - Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba), um terminal de veículos (TEV) e um terminal de carga geral no cais do Saboó, ambos no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística.

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Terminal da Santos Brasil em Imbituba recebe maior pá eólica já transportada por navio porta-contêiner

20/04/2021

Empresa monta operação especial para receber peça de 72 metros 22,5 toneladas São Paulo, 20 de abril de 2021 - O Cais 2 do TCG Imbituba (SC), terminal de cargas gerais administrado pela Santos Brasil, empresa que é referência em operações logística e portuárias, foi palco no último fim de semana do desembarque da terceira pá eólica de um protótipo de aerogerador da WEG, que será instalado na cidade de Capivari de Baixo, no Sul de Santa Catarina. A pá de 72 metros de comprimento e 22,5 toneladas é a maior já transportada em navio porta-contêiner. A operação foi um recorde mundial segundo a Aliança Navegação e Logística, detentora do navio Vicente Pizón, de onde a carga foi desembarcada. A operação foi meticulosamente planejada e construída sob medida pela Santos Brasil, em parceria com o Porto de Imbituba, a partir de uma obra para adequação do portão de saída e nivelamento de piso do pátio para recebimento da carga, com a movimentação simultânea de dois guindastes. Outras duas pás já haviam sido descarregadas no fim de semana anterior. O conjunto integra um projeto de P&D da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, em parceria com a ENGIE Brasil e a CELESC - Centrais Elétricas de Santa Catarina, desenvolvido pela WEG. "Essa bem sucedida operação reforça a capacidade operacional da Santos Brasil em oferecer soluções para clientes de diversos segmentos e com os mais diferentes tipos de carga", afirma Danilo Ramos, diretor comercial de operações portuárias da Santos Brasil. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 24 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal de contêineres da América do Sul, e já investiu mais de R? 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. Além do Tecon Santos, a Companhia opera mais dois terminais de contêineres - Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba), um terminal de veículos (TEV) e um terminal de carga geral no cais do Saboó, ambos no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística.

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Santos Brasil investe em tecnologia, implementa o S/4 HANA e ganha em eficiência e segurança

22/04/2021

Com a nova plataforma, dados que levariam dias para serem processados são gerados em tempo real São Paulo, 22 de abril de 2021 - A Santos Brasil, referência em operações logísticas e portuárias, sabe que inovação e transformação digital são vetores que asseguram o crescimento de seus negócios e a vantagem competitiva de seus ativos. Em razão disso e sintonizada com a tendência de trabalho remoto e processamento de dados em alta velocidade, evoluiu para uma plataforma de gestão totalmente alocada em ambiente de nuvem, adotando a última geração do software de gestão da SAP (S/4 HANA). O SAP S/4HANA é a quarta geração de um conjunto de aplicativos divididos em módulos e responsáveis pela gestão das áreas contábil, de suprimentos, almoxarifado e financeira da empresa. Com ERP (sigla para Enterprise Resource Planning) e um software integrado de gestão empresarial, a plataforma reúne numa única solução, todas as informações gerenciais dos setores da empresa em ambiente cloud. Como utiliza um banco de dados in-memory, a velocidade é uma de suas vantagens mais marcantes, já que grandes volumes de dados podem ser processados em tempo real. Algo que demandaria dias, agora leva segundos. "Um de nossos focos é acelerar a digitalização de nossas atividades, simplificando processos e expandido a nossa capacidade de processamento e análise avançada de dados. Num mercado dinâmico como o nosso, em constante evolução, temos que transformar dados em inteligência, com baixíssima latência, para melhor suportar as nossas tomadas de decisão. Isso passa por tirar o máximo proveito da tecnologia disponível e, como efeito colateral positivo, ainda reduzimos custos gerenciais e de infraestrutura de TI", destaca Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil. Antes da mudança, era necessária uma sala constantemente refrigerada onde ficavam servidores e geradores e o monitoramento para garantir o bom funcionamento desses equipamentos e a segurança dos dados ali armazenados tinha de ser constante. Com a nova plataforma, como o funcionamento acontece integralmente no ambiente CLOUD AWS, a companhia passou a economizar também na estrutura física, reduzindo gastos com máquinas e energia elétrica. Além de reduzir custos administrativos e de TI, além de ganhar em eficiência e agilidade, com a implementação da nova plataforma, a empresa passa a ter mais flexibilidade para atuar no ambiente virtual: há a possibilidade do crescimento do ambiente de acordo com a necessidade percebida; mais disponibilidade, ou seja, em caso que um problema grave, o serviço garante a redundância de dados em diferentes servidores; e maior agilidade na criação de ambientes para realização de testes e backups. Os benefícios da nova plataforma trazem vantagens não só para as áreas de TI, faturamento, contas a pagar e receber, suprimentos, almoxarifado, planejamento e custos, contabilidade e fiscal. A criação de serviços dentro dela podem ser acessados por qualquer parceiro de negócio da empresa, sejam eles clientes ou fornecedores, uma vez que está hospedado em ambiente CLOUD. Para minimizar interferências e garantir a mesma qualidade do serviço prestado pela Santos Brasil, o projeto de migração visou manter todas as funcionalidades utilizadas na versão anterior o que garantiu o menor impacto possível nas áreas de negócios. Para Márcio José Cristiano, gerente executivo de finanças e suprimentos da Santos Brasil, a opção por migrar para a nova plataforma em meio a um cenário de crise como o da COVID-19 demonstra a determinação da empresa de estar sempre investindo para se manter sintonizada com o que há de mais eficiente no mercado e, assim, entregar mais competividade e excelência para seus cerca de 8 mil clientes. "Conseguimos manter nosso nível de serviço e entregar ainda mais eficiência para nossos clientes durante a pan

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Santos Brasil implementa centro de logística em siderúrgica no interior de SP

17/06/2020

Contrato prevê gestão logística integrada da atividade portuária e ferroviária de todos os perfis de produtos e matérias-primas movimentados na unidade São Paulo, 17 de junho de 2020 - A Santos Brasil, empresa referência em operações portuárias e logísticas, acaba de instalar na planta de Pindamonhangaba da Novelis, a principal fabricante de produtos laminados planos e a maior recicladora mundial de alumínio, uma base logística para fazer de forma integrada a gestão e transporte de toda a carga produzida pela unidade. O contrato, com duração de dois anos e renovável, foi firmado no fim do segundo semestre de 2019 e é resultado de um meticuloso processo em que a Santos Brasil concorreu com alguns dos maiores players globais do setor logístico. Segundo Wagner Toffoli, diretor comercial logístico da Santos Brasil, a empresa teve ao seu favor uma proposta técnica e robusta do ponto de vista operacional, que contemplou a integração de ativos, segurança e tecnologia sob o mesmo escopo. Além desses fatores, contaram a favor a cultura de compliance da empresa e o know-how prévio no atendimento a outros clientes. Para atender a siderúrgica, a Santos Brasil concebeu, em tempo recorde, um sistema integrado de logística com uma torre de controle que permite toda a coordenação de fluxo de carga intraporto - importação, exportação e cabotagem - da fábrica em Pindamonhangaba para o Porto de Santos e vice-versa. A integração contempla toda a movimentação no pátio da unidade, gestão do estoque, controles operacionais e, ainda, a gestão dos armazéns que alimentam as linhas de produção. Os serviços prestados pela operadora foram customizados para atender a todos os perfis de matéria-prima e produtos da empresa, com gestão dos modais, em especial o ferroviário, a partir de um ramal construído pela siderúrgica em sua planta especificamente para atender a demanda. Geração de empregos e sustentabilidade Para a nova operação, a Santos Brasil contratou cerca de 40 profissionais, selecionados e treinados seguindo os rigorosos padrões da Companhia. Com esse time, além dos serviços logísticos integrados, também será criado um inventário sobre as operações para quantificar a redução de emissões de carbono, uma vez que o modal ferroviário impacta menos que o rodoviário. Para Toffoli, segurança, redução de custos e operações mais sustentáveis são essenciais para este modelo de logística que visa os fluxos de inboud e outbound centralizados nos terminais da Santos Brasil e concentrados no modal ferroviário de e para planta. ¿Operações logísticas como as implementadas na fábrica de Pindamonhangaba são os grandes drivers de crescimento da Santos Brasil, pois significam operações mais complexas e completas, além de confirmar o foco ¿do porto à porta¿ da companhia¿, afirma.

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Santos Brasil automatiza gates no Tecon Santos e agiliza tráfego de caminhões no terminal

23/03/2021

Com a tecnologia implementada, o tempo para a entrada no terminal caiu pela metade São Paulo, 23 de março de 2021 - A Santos Brasil - empresa referência em operações portuárias e logísticas - automatizou totalmente os gates de entrada de caminhões no Tecon Santos. A automatização vem sendo feita em etapas desde 2013, e agora, está completa. Com o novo sistema, o trâmite ficou mais simples e ágil: são apenas duas etapas, todas automatizadas, separando, logo na primeira cancela, caminhões sem carga dos carregados cujas vistorias, normalmente, levam mais tempo e que precisam passar por um número maior de cancelas para verificação de documentação e pesagem. Agora, tanto entrada quanto saída de caminhões do terminal tem acessos automatizados. O novo sistema permite controle e gerenciamento de motoristas e cargas evitando filas para cadastros, pois unifica as etapas de vistoria da carga e do veículo. Antes, o motorista se apresentava para que a vistoria no contêiner fosse realizada e, em seguida, fazia uma segunda parada para identificar seu caminhão. Com o novo processo, uma única parada é realizada pelos veículos que estão carregando carga, e nela são feitas a validação do Sistema de Agendamento de Veículos e a vistoria, que ganhou em segurança com a coleta de dados dos lacres das cargas por meio do leitor OCR, evitando erros de digitação e ainda retendo imagens caso sejam necessárias verificações. Já os veículos que vão exclusivamente retirar carga, são identificados pelo LPR (License Plate Recognition ou leitor de placas) e se direcionam com mais rapidez aos quiosques de autoatendimento. Desde que a inovação foi adotada no Tecon Santos, no último mês de dezembro até meados de janeiro, o tempo médio de espera dos motoristas para entrar na unidade caiu de quase quatro minutos para menos de dois minutos. Isso evita a formação de filas e, consequentemente, dá mais agilidade ao fluxo logístico, refletindo diretamente na produtividade do cliente. Outra vantagem percebida foi a diminuição de geração de resíduos, uma vez que é tudo digital e não há desperdício de papel. Segundo Ricardo Abbruzzini, diretor de Tecnologia e Inovação da Companhia, além de agilizar a operação e aumentar a segurança no trato da informação, o sistema implantado obedece com extrema precisão regulamentos aduaneiros e normas internacionais. "Nossa área de tecnologia está focada no desenvolvimento de soluções que agreguem valor aos nossos clientes, seja ampliando o acesso online ao maior volume de dados estruturados possível, seja dando maior velocidade e segurança às operações", diz.

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