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Portêineres de última geração começam a operar no Tecon Santos

26/05/2020

São Paulo, 26 de maio de 2020 - Os dois novos portêineres de última geração que chegaram ao Tecon Santos em fevereiro entraram em funcionamento na última semana após a fase de montagem, testes e ajustes finos. Com 50 metros de altura, comprimento de lança de 70 metros (15 metros a mais do que os que já operam no terminal) e capacidade para movimentar simultaneamente dois contêineres de 20 pés, num total de até 65 toneladas de carga, os equipamentos contaram com uma equipe especial com 42 profissionais treinados pela fabricante, a ZPMC, para o desembarque e montagem no cais do maior terminal de contêineres da América do Sul, localizado na margem esquerda do Porto de Santos e administrado pela Santos Brasil. Entre a atracação do navio que transportou os portêineres, no dia 19 de fevereiro, até os ajustes finais para colocar os equipamentos em uso, foram necessárias algumas etapas cercadas de cuidados: antes do desembarque, por exemplo, houve a retirada das peças especiais que garantem a segurança na navegação. Uma vez desembarcados, foram montadas as partes mecânicas e elétricas, além da eletrificação e liberação dos movimentos de lança, troley (o carro responsável pela movimentação da carga) e translação. Depois destes procedimentos, os portêineres foram submetidos a ajustes finos de funcionalidades, seguidos de testes operacionais e de confiabilidade e, finalmente, a validação operacional indicando a disponibilidade de uso. Os equipamentos recém-chegados são os dois primeiros novos guindastes de cais de um total de oito que serão adquiridos pela Companhia e integram o projeto de modernização e ampliação do Tecon Santos, que prepara o terminal para atender de maneira eficiente a demanda prevista para o Porto, a partir da chegada dos navios do tipo New Panamax (com 366 metros de comprimento e capacidade de transportar até 12.500 TEUs). Com uma dimensão e tecnologia que permitem alcançar as últimas fileiras de contêineres nestes super navios, os portêineres trarão ganhos de produtividade, eficiência e flexibilidade operacional ao terminal, refletindo em maior qualidade de serviço aos clientes. Os equipamentos agregam também mais segurança e precisão à operação, pois são dotados da tecnologia TPS (Truck Position System ¿ sistema de posicionamento de carretas) que define de forma precisa o local de parada das carretas utilizadas no embarque e desembarque de cargas. A Santos Brasil será a primeira no país a dispor desse conjunto tecnológico, além de OCRs acoplados com a função de identificar a numeração dos contêineres. Para zelar pela segurança e saúde dos trabalhadores envolvidos nas obras e combater a disseminação do Coronavírus (Covid ¿ 19), as equipes responsáveis por todo o processo de desembarque e montagem dos portêineres seguiram medidas preventivas estabelecidas pela Santos Brasil, que incorporou as recomendações dos órgãos públicos e autoridades de saúde à rotina de funcionários e terceirizados dentro de suas unidades. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu mais de R$ 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. Além do Tecon Santos, a Companhia opera mais dois terminais de contêineres ¿ Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento a

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Santos Brasil inaugura Centro de Controle Operacional no Tecon Santos

29/06/2020

Novo CCO amplia controle das atividades de maneira integrada e em tempo real; proporciona mais eficiência e segurança à operação, impactando de maneira positiva o nível de atendimento aos clientes São Paulo, 29 de junho de 2020 - A Santos Brasil, referência em operações logísticas e portuárias no país, inaugurou seu novo Centro de Controle Operacional (CCO) no Tecon Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul, localizado no Porto de Santos. O novo CCO amplia o controle em tempo real da operação, agregando ainda mais eficiência e segurança às atividades realizadas. Nele está reunida toda a gestão do sistema utilizado para administrar as diversas operações do terminal (TOS - Terminal Operation System). Do centro de controle, a equipe de planejamento de operações da Santos Brasil acompanha de maneira integrada informações detalhadas sobre navios (tais como atracação nos berços), portêineres, atividade dos gates, recebimento e entrega de cargas, movimentação na ferrovia, posicionamento de contêineres nos armazéns, housekeeping do pátio, índices de utilização de recursos e faróis de alerta operacionais entre outros. Os profissionais monitoram também as 50 câmeras instaladas nas diferentes áreas do Tecon e as câmeras do sistema alfandegado do terminal. Essa rede de informações proporciona uma leitura integrada e ágil das atividades, dos fluxos operacionais e seus gargalos, viabilizando intervenções rápidas e assertivas. Entre os equipamentos que integram o novo CCO, estão computadores, rádios, controle dos OCR¿s dos gates e dos portêineres, além de um videowall com 16 monitores, que contam com uma nova tecnologia cujo sistema tem mais capacidade de funcionamento e flexibilidade de conteúdo a ser apresentado. Ou seja, é possível ver câmeras direcionadas para um navio em um grupo de monitores e, em outro grupo, o pátio. Isso faz com que os coordenadores tenham uma visão global e facilitada do todo. O sistema foi projetado agregar quando necessário implantações futuras de novas tecnologias desenvolvidas a partir de IoT, inteligência artificial e machine learning. Segundo Ricardo Abbruzzini, diretor de Tecnologia e Inovação da Santos Brasil, o novo CCO permite que a Companhia tenha um fluxo operacional ainda mais eficiente, impactando de forma positiva o nível de atendimento aos clientes. ¿Temos agora mais facilidade para antecipar e tratar possíveis desvios e gargalos, criando planos de contingência para maior estabilidade operacional¿, diz. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu mais de R$ 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. Além do Tecon Santos, a Companhia opera mais dois terminais de contêineres ¿ Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até a porta.

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Santos Brasil e Emapa desenvolvem solução logística que aproveita potencial fluvial da região Norte

29/07/2020

Carga da madeireira que levava sete dias para chegar ao Tecon Vila do Conde, agora chega em 60 horas; exportador reduziu custo, ganhou tempo e segurança; meio ambiente também se beneficiou com a supressão do uso de caminhões São Paulo, 29 de julho de 2020 ¿ Em constante busca por soluções inteligentes que reduzam prazos e custos para seus clientes, a Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, e a Emapa ¿ uma das principais fornecedoras de piso de madeira para o mercado americano e cliente do Tecon Vila do Conde, o Terminal de Contêineres da Santos Brasil em Barcarena, no Pará - desenvolveram uma estratégia especial para simplificar e agilizar a operação de carga e descarga da madeira exportada pela companhia. A unidade industrial da Emapa localiza-se em Afuá, uma cidade de difícil acesso por rodovia, às margens da Bacia do Marajó. A carga, cujo destino é a exportação, precisava ser transportada por balsa até uma estação coletora de contêineres vazios em Belém, onde era realizada a ovação e depois seguia por rodovia até o Tecon Vila do Conde. No total, o produto demorava sete dias para chegar ao terminal e finalmente poder embarcar ao seu destino final. O projeto de logística fluvial desenvolvido em conjunto pela equipe de inteligência comercial da Santos Brasil e a equipe da Emapa reduziu esse prazo para 60 horas (dois dias e meio) ao utilizar o potencial fluvial da região. Agora, a carga sai da Emapa e vai diretamente para o Tecon Vila do Conde por meio de barcaças que navegam pelos rios que se ligam à Baía do Marajó ¿ um percurso de 494 quilômetros. Para simplificar a operação do cliente, a solução proposta foi eliminar a parada em Belém e fazer a coleta de contêineres vazios diretamente no Tecon Vila do Conde. Desta forma, os contêineres vazios chegam no Tecon Vila do Conde, são enviados para a unidade da Emapa, em Afuá, onde passaram a ser estufados pela equipe da própria madeireira, e retornam cheios diretamente para o Tecon, de onde seguem rumo ao mercado americano. Além de ganhar tempo, reduzir custos e dar mais segurança para a Emapa, o projeto também contribui com o meio ambiente, ao eliminar os 260 km até então percorridos em caminhão até Belém. Segundo Ricardo Buteri, diretor comercial da Santos Brasil, a multimodalidade faz todo sentido no Norte, uma região banhada por diversos rios ligados entre si. ¿Nosso foco é gerar competitividade aos nossos clientes por meio de soluções customizadas e inteligentes, pautadas por inovação e a solução desenvolvida para a Emapa está intimamente ligada à geografia da região, reduzindo custos, tempo e recursos naturais¿, diz. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu mais de R$ 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. Além do Tecon Santos, a Companhia opera mais dois terminais de contêineres ¿ Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até a porta.

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Santos Brasil movimenta 265.321 contêineres no 1T20

13/05/2020

Companhia apresenta crescimento de 4,1% na movimentação consolidada de seus três terminais de contêineres apesar dos efeitos da Covid-19 na economia São Paulo, 13 de maio de 2020 ¿ Os efeitos da pandemia do novo Coronavírus (Covid -19) na economia global tiveram um impacto limitado no desempenho operacional da Santos Brasil no primeiro trimestre de 2020, considerando a movimentação de contêineres dos terminais, a armazenagem no Tecon Santos e nos CLIAs (terminais alfandegados), bem como as atividades da Santos Brasil Logística e do Terminal de Veículos (TEV). O volume consolidado dos três terminais de contêineres da Companhia - Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA) - apresentou alta de 4,1% no período em relação ao 1T19, somando 265.321 contêineres. Nas operações de longo curso, que representaram 70,2% do total movimentado, os volumes de contêineres de importação apresentaram crescimento de 13,2% e os de exportação queda de 13,0% em relação ao 1T19. As operações de cabotagem cresceram 14,0% e representaram 29,8% do volume total movimentado; e as operações de transbordo tiveram aumento de 6,5% no trimestre, representando 35,9% do volume total movimentado. No Tecon Santos, a movimentação cresceu 7,0% em relação ao 1T19, somando 233.779 contêineres no 1T20. Com o volume movimentado no trimestre, o Tecon Santos apresentou, em base anualizada, utilização de 75% de sua capacidade e obteve 36,9% de market share no Porto de Santos. O Tecon Imbituba movimentou 10.211 contêineres no 1T20, 19,3% abaixo do volume do 1T19. A queda é explicada pela redução na movimentação de contêineres de longo curso, que ainda contava com o serviço asiático ASAS em janeiro de 2019, descontinuado no fim do mês, e também pela queda no volume de cabotagem. No Tecon Vila do Conde, o volume de contêineres movimentados caiu 10,2% no 1T20 para 21.331 unidades. Essa queda teve como principal responsável uma acentuada redução na movimentação de contêineres vazios em janeiro e fevereiro. Em março, já houve retomada no reposicionamento de contêineres vazios em Vila do Conde, antecipando-se aos embarques previstos para os próximos meses. A Santos Brasil Logística apresentou queda de 8,7% no volume de contêineres armazenados em relação ao mesmo período do ano passado. Entretanto, parte da queda do volume de armazenagem do CLIA Santos foi compensada pela migração de clientes dos serviços de navegação que operavam na Libra Santos para serviços que escalam o Tecon Santos, o que elevou a armazenagem de pátio do terminal. No segmento de Transporte Rodoviário, a SBLog fechou contrato com dois novos clientes, que deverão incrementar o volume transportado nos próximos meses. O TEV movimentou 48.422 veículos no 1T20, queda de 1,1% em relação ao 1T19. O destaque no trimestre foi a alta de 88,3% nas importações de veículos, melhorando, portanto, o mix do TEV. Em contrapartida, as exportações caíram 13,4%, representando 77,0% do total movimentado. De acordo com Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, ¿as unidades de negócio da Companhia seguem operando regularmente, prestando serviços essenciais à sociedade. Embora reconheçamos que a realidade então projetada para 2020 se alterou significativamente em razão do novo coronavírus, fizemos bem a nossa lição de casa. A posição de caixa é saudável, o endividamento líquido baixo e temos um fluxo de investimentos que preservará a vantagem competitiva no nosso principal mercado, o Porto de Santos. Por isso, estamos preparados para atravessar o período mais agudo da crise e, também, para futuramente colher os frutos da retomada econômica¿. A receita líquida consolidada da Santos Brasil totalizou R$223,8 milhões no 1T20, queda de 1,5% vs. 1T19. O EBITDA no período somou R$38,5 milhões, um crescimento de 17,4% frente ao mesmo período do ano anterior, com margem de 17,2%. Em ba

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Alunos do programa Formare realizado na Santos Brasil iniciam aulas teóricas à distância

19/05/2020

São Paulo, 19 de maio de 2020 - Para garantir que os alunos do programa Formare continuem o processo de ensino e aprendizagem diário, mesmo em meio ao distanciamento social causado pelo enfrentamento à disseminação do novo coronavírus (Covid-19), a Santos Brasil, maior operadora portuária e logística da América do Sul, e a Fundação Iochpe readequaram as atividades teóricas, que passaram a ser ministradas por meio da metodologia EAD (Ensino a Distância). Para implantar as abordagens de ensino remoto, em conjunto com a Fundação Iochpe, a equipe de Sustentabilidade da Santos Brasil realizou uma série de estudos levando em consideração as necessidades e características dos jovens do Formare, cujo perfil socioeconômico exige um formato de ensino a distância diferente dos modelos tradicionais. O objetivo foi mapear a capacidade de acesso à internet e recursos de EAD destes alunos, além de entender a disponibilidade de interação entre os jovens. Junto a isso, também foram conduzidas pela Santos Brasil pesquisas individuais com os jovens e diálogos com outras empresas que também adotam o programa Formare. Um outro ponto trabalhado pela Fundação Iochpe foi o alinhamento do curso às determinações da Secretarias de Educação. A Fundação Iochpe elaborou uma estratégia de formação de jovens por aulas remotas, que não se limita a videoaulas, atendendo as particularidades dos alunos. As práticas de ensino também contam com outros aplicativos e recursos, como questionários, seminários, apresentações, entre outros. Sobre o Formare Pioneiro no setor portuário, o Programa Formare na Santos Brasil, realizado em parceria com a Fundação Iochpe, oferece curso profissionalizante, direcionado aos jovens de 18 e 19 anos provenientes de famílias em situação de desvantagem econômica e social, residentes em Guarujá e que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio ou que já concluíram o curso nas escolas públicas do município. A iniciativa está alinhada à diretriz da Companhia de apoiar ações de inclusão social, com ênfase em educação, promoção da cidadania e desenvolvimento da sociedade. Atende também a uma necessidade de todo setor portuário por novos profissionais qualificados e facilita a entrada destes jovens no mercado de trabalho. Como signatária do Pacto Global da ONU, a Santos Brasil está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de fomentar ações de inclusão social, com ênfase em educação, promoção da cidadania e desenvolvimento da sociedade. Atende também a uma necessidade de todo setor portuário por novos profissionais qualificados e facilita a entrada destes jovens no mercado de trabalho. ¿Apoiamos o programa Formare por mais de 10 anos, pois além de treinar e qualificar jovens das comunidades onde estamos inseridos, nossos educadores voluntários compartilham seu tempo e talento¿, diz Béatrice de Toledo Dupuy, gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu mais de R$ 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. Além do Tecon Santos, a Companhia opera mais dois terminais de contêineres ¿ Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até

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Santos Brasil dá início à obra de aprofundamento do cais do Tecon Santos

27/04/2020

Companhia mantém investimentos apesar da Covid 19; nova obra será realizada em paralelo à outra já em andamento no terminal para a ampliação do cais em 220 metros São Paulo, 27 de abril de 2020 - A Santos Brasil, referência em operação de contêineres e logística portuária, deu início à obra de aprofundamento do cais e reforço de estrutura para a instalação de trilhos para os novos portêineres (guindastes de cais) no Tecon Santos - o maior terminal de contêineres da América do Sul, localizado na margem esquerda do Porto de Santos. A obra é mais uma etapa do projeto de modernização e ampliação do terminal. Terá investimentos de aproximadamente R$ 100 milhões, duração de 15 meses e previsão de envolver cerca de 185 profissionais direta e indiretamente. Será realizada ao longo de 1.090 metros do cais de atracação (dos berços 1 e 2 do Tecon Santos e do TEV ¿ Terminal de Veículos) e aumentará a profundidade máxima do cais para 16 metros. Atualmente, o berço 3 do Tecon já conta com 16 metros de profundidade. Também reforçará a estrutura do cais para receber trilhos para os novos portêineres de última geração que fazem parte do projeto de modernização do terminal. Os dois primeiros portêineres ¿ de um total de oito - já chegaram ao Tecon e entraram em operação no dia 3 de abril. A nova obra, para a qual foi contratada a construtora Piacentini do Brasil, será realizada paralelamente à outra já em andamento no terminal, cujos investimentos somam R$ 150 milhões e que amplia a extensão do cais acostável dos atuais 1.290 metros para 1.510 metros. Com a conclusão das duas frentes de trabalho, prevista para meados de 2021, toda a extensão do cais de atracação do Tecon Santos e do TEV terá profundidade máxima de 16 metros. A Santos Brasil tem sido diligente na adoção de medidas preventivas em suas unidades de forma a manter a operação e zelar pela segurança e saúde de seus funcionários e terceiros frente à pandemia do Coronavírus (Covid ¿ 19). Da mesma forma, as construtoras contratadas para executar as obras seguem todas as recomendações dos órgãos públicos e autoridades de saúde. O projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos é fundamental para o Porto de Santos e comércio exterior brasileiro. Permitirá que o terminal tenha capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax (366 metros), adequando-o para a nova categoria de embarcações prevista para escalar no porto nos próximos anos. De acordo com Antônio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil, a Companhia tem uma visão de longo prazo e não pretende alterar seu plano de investimentos em função da crise provocada pelo Covid-19. ¿O setor portuário tem importância estratégica para o país e a nossa responsabilidade para com a sociedade exige que estejamos preparados para atender com qualidade as demandas futuras¿, diz. O investimento total previsto no projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos é da ordem de R$ 1,5 bilhão em valores atualizados. Aumenta a produtividade operacional, a eficiência energética, a velocidade e o fluxo da operação e amplia em ao menos 20% a capacidade de movimentação do terminal, de 2 milhões de TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) para 2,4 milhões de TEU/ano. Possibilitará o atendimento de maneira eficiente da demanda prevista para o porto, com a chegada dos novos navios New Panamax, incrementando o nível de serviço e a experiência dos usuários do Tecon Santos. O atual ciclo de investimentos no Tecon Santos começou em 2018, com uma primeira fase de aquisições de equipamentos, no valor de cerca de R$ 100 milhões, referentes à compra dos dois portêineres (com 50 metros de altura, comprimento de lança de 70 metros e capacidade para movimentar até 100 toneladas), 30 reboques e 30 terminal tractors para a movimentação de cargas no pátio. Desde então, a Companhia já

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Santos Brasil recebe portêineres de última geração para operar navios de 366 metros

20/02/2020

Equipamentos integram projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos A Santos Brasil, empresa referência em operações portuárias e logísticas, recebeu nesta quarta-feira, dia 19, no Tecon Santos, dois novos portêineres (guindastes sobre trilhos para operação de navios de contêiner) de última geração, da fabricante ZPMC. Os equipamentos têm 50 metros de altura, comprimento de lança de 70 metros (15 metros a mais do que os que já operam no terminal) e capacidade para movimentar simultaneamente dois contêineres de 20 pés, num total de até 100 toneladas de carga. Os equipamentos recém-chegados são os dois primeiros novos guindastes de cais de um total de oito que serão adquiridos pela Companhia e integram o projeto de modernização e ampliação do Tecon Santos, que prepara o terminal para atender de maneira eficiente a demanda prevista para o Porto, a partir da chegada dos navios do tipo New Panamax (com 366 metros de comprimento e capacidade de transportar até 12.500 TEUs). Com uma dimensão e tecnologia que permitem alcançar as últimas fileiras de contêineres nestes super navios, os portêineres trarão ganhos de produtividade, eficiência e flexibilidade operacional ao terminal, refletindo em maior qualidade de serviço aos clientes. Os equipamentos agregam também mais segurança e precisão à operação, pois são dotados da tecnologia TPS (Truck Position System ¿ sistema de posicionamento de carretas) que define de forma precisa o local de parada das carretas utilizadas no embarque e desembarque de cargas. A Santos Brasil será a primeira no país a dispor desse conjunto tecnológico. A exemplo do que já ocorre com os atuais portêineres existentes no terminal, os novos também serão equipados com tecnologia OCR (reconhecimento ótico de caracteres), responsável por identificar e conectar ao sistema a numeração dos contêineres. No total, o Tecon Santos permanecerá com 11 portêineres em operação, já que os novos substituirão dois de menor capacidade. Os equipamentos vieram a bordo do navio Zhen Hua 23 praticamente montados e chegaram ao Brasil depois de uma jornada de 50 dias que teve início no porto de Shanghai, na China, em 26 de dezembro. A operação de desembarque deve durar cerca de seis dias e o trabalho de ajustes finais de montagem, outros 35 dias. A previsão da Companhia é de que até o final de março os equipamentos estejam prontos para o uso. Investimentos O projeto de modernização e ampliação do Tecon Santos prevê investimentos de R$ 1,5 bilhão em valores atualizados. Permitirá que o terminal receba simultaneamente até três navios New Panamax, aumentará a sua eficiência operacional e energética, a velocidade e o fluxo da operação, além de ampliar em ao menos 20% a capacidade de movimentação do terminal, de 2 milhões de TEU para 2,4 milhões de TEU/ano. O atual ciclo de investimentos no Tecon Santos começou em 2018, com uma primeira fase de aquisições de equipamentos, no valor de cerca de R$ 100 milhões, referentes à compra dos dois portêineres recém-chegados e 30 reboques e 30 terminal tractors para a movimentação de cargas no pátio. Em 2019, a Companhia contratou as obras civis de expansão, com investimentos na ordem de R$ 150 milhões, que ampliará o cais acostável em 220 metros, totalizando 1.510 metros - sendo 1.200 metros no Tecon Santos e 310 no TEV. A previsão da empresa é investir no projeto mais R$ 250 milhões em 2020. De acordo com Antônio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil, com os novos investimentos a Companhia continuará a oferecer a seus clientes uma condição operacional única no país. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América

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Santos Brasil conclui cravação das primeiras estacas da obra de ampliação do cais do Tecon Santos

27/03/2020

Projeto é fundamental para o porto e vai permitir que o terminal receba até três navios de 366 metros simultaneamente São Paulo, 27 de março de 2020 - A Santos Brasil, referência em operações logísticas e portuárias no país, concluiu nesta semana a cravação das três primeiras estacas da obra de ampliação do cais do Tecon Santos - o maior terminal de contêineres da América do Sul, localizado na margem esquerda do Porto de Santos. A cravação marca uma importante etapa das obras civis da primeira fase do projeto de ampliação e modernização do terminal, que aumentará em 220 metros o cais acostável, totalizando 1.510 metros - sendo 1.200 metros no Tecon Santos e 310 no TEV (Terminal de Veículos). Desde a evolução do Covid-19 ("Coronavírus"), a Companhia adotou uma série de medidas preventivas, alinhadas às recomendações da OMS e demais autoridade de saúde, para dar segurança aos funcionários, clientes, fornecedores e demais stakeholders. Inclusive, para zelar pela integridade e saúde dos trabalhadores envolvidos na obra e combater a disseminação da pandemia, a construtora contratada para executar o projeto segue todas as recomendações dos órgãos públicos e autoridades de saúde. A ampliação do cais, que terá investimentos de cerca de R$ 150 milhões e deve ser concluída em aproximadamente 18 meses, é uma obra fundamental para o Porto de Santos e comércio exterior brasileiro. Permitirá que o Tecon Santos tenha capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax (366 metros) adequando o terminal para a nova categoria embarcações prevista para escalar o porto nos próximos anos. De acordo com Antonio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil, a Companhia segue comprometida com desenvolvimento da atividade portuária e do seu próprio negócio em uma visão de longo prazo. ¿Temos consciência da importância estratégica do setor portuário para o país e a nossa responsabilidade para com a sociedade exige que estejamos preparados para atender com qualidade as demandas que estão por vir¿, diz. O projeto total de ampliação e modernização do Tecon Santos prevê investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão em valores atualizados. Aumenta a produtividade operacional, a eficiência energética, a velocidade e o fluxo da operação e amplia em ao menos 20% a capacidade de movimentação do terminal, de 2 milhões de TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) para 2,4 milhões de TEU/ano. Possibilitará o atendimento de maneira eficiente da demanda prevista para o porto, com a chegada dos novos navios New Panamax, incrementando o nível de serviço e a experiências dos usuários do Tecon Santos. O atual ciclo de investimentos no Tecon Santos começou em 2018, com uma primeira fase de aquisições de equipamentos, no valor de cerca de R$ 100 milhões, referentes à compra dos dois portêineres (guindastes sobre trilhos para operação de navios de contêiner), 30 reboques e 30 terminal tractors para a movimentação de cargas no pátio. Os portêineres chegaram ao terminal em fevereiro e sua montagem deve ser finalizada nos próximos dias. Os equipamentos têm 50 metros de altura, comprimento de lança de 70 metros (15 metros a mais do que os que já operam no terminal) e capacidade para movimentar simultaneamente dois contêineres de 20 pés, num total de até 100 toneladas de carga. Os equipamentos são os dois primeiros novos guindastes de cais de um total de oito que serão adquiridos pela Companhia. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu mais de R$ 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Antecipando-se ao crescimento do fluxo

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Santos Brasil implanta gates automatizados em terminal alfandegado

30/04/2020

Sistema conta com biometria, OCR, pesagem, comunicação personalizada por voz e sincronização de dados entre as unidades da Companhia São Paulo, 30 de abril de 2020 ¿ A Santos Brasil - empresa referência em operações portuárias e logísticas ¿ automatizou os gates de seu terminal alfandegado da margem direita do Porto de Santos (CLIA Santos). O sistema, que já é utilizado com sucesso nos gates de entrada e de saída do terminal de contêineres da Companhia (Tecon Santos), agiliza o fluxo de caminhões e aumenta a segurança da informação e da carga. Desenvolvido com base nas mais modernas estruturas de IoT (Internet of Things), o sistema permite a autenticação biométrica em todas as entradas e saídas de caminhões do CLIA Santos, o controle e gerenciamento de motoristas, evitando filas para cadastros e padronizando processos, a leitura de placas e de contêineres por meio de sensores de OCR, a aferição de peso do caminhão com a carga e a sincronização de dados entre a unidade de logística e o Tecon Santos. Como a tecnologia utiliza comunicação por voz automatizada por sintetizador, o motorista ouve seu próprio nome e recebe instruções de forma personalizada sempre que acessar o gate da unidade. Foi implementado também um sistema de monitoramento preventivo, que antecipa qualquer tipo de impedimento na operação de entrada ou saída de um veículo no gate. Desde que a inovação foi adotada no CLIA Santos, em janeiro deste ano, o tempo médio de entrada e saída dos motoristas da unidade caiu de 1min20 para 40 segundos. Isso evita a formação de filas e, consequentemente, dá mais agilidade ao fluxo logístico, refletindo diretamente na produtividade do cliente. Segundo Ricardo Abbruzzini, diretor de Tecnologia e Inovação da Companhia, a Santos Brasil é a primeira empresa a adotar essa tecnologia em um terminal retroportuário alfandegado em Santos. ¿Além de agilizar a operação e aumentar a segurança no trato da informação, o sistema implantado obedece com extrema precisão regulamentos aduaneiros e normas internacionais¿, diz. ¿Nossa área de inovação está focada no desenvolvimento de sistemas e processos que agreguem valor aos nossos clientes, seja ampliando o acesso online ao maior volume de dados estruturados possível, seja dando maior velocidade e segurança às operações¿, diz. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu mais de R$ 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. Além do Tecon Santos, a Companhia opera mais dois terminais de contêineres ¿ Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até a porta.

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Santos Brasil apoia torneio de basquete entre escolas

13/03/2020

Competição realizada pela TV Tribuna e organizada pela ANE tem o objetivo de estimular a prática do esporte como instrumento de educação São Paulo, 13 de março de 2020 - Terá início no próximo dia 21 de março a 6ª Copa TV Tribuna de Basquete Escolar. O evento, que acontece em Santos até o dia 4 de abril, é realizado pela TV Tribuna, afiliada da Rede Globo na Baixada Santista, e organizado pela Associação Nacional de Esportes (ANE) com apoio da Santos Brasil por meio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte (PROMIFAE). A competição tem como objetivo estimular a prática do esporte, contextualizado como instrumento de educação, promovendo a melhora da qualidade de vida, a integração, o intercâmbio social e esportivo e a confraternização dos estudantes, possibilitando o surgimento de novos valores na modalidade, bem como difundir e desenvolver a sua prática na região. A Copa TV Tribuna de Basquete Escolar é destinada a escolas e colégios da Baixada Santista e do Vale do Ribeira e conta com a participação de 40 equipes, sendo 24 masculinas e 16 femininas, reunindo jovens nascidos entre 2004 e 2007. As cerimonias de abertura e encerramento acontecerão no SESC Santos e os demais jogos serão no Ginásio do Rebouças. Para se inscrever no torneio, as escolas participantes tiveram que doar latas de leite em pó: 20 latas por escola particular em cada categoria e 8 latas por escola pública em cada categoria. O apoio da Santos Brasil ao projeto está em linha com a diretriz da Companhia de estruturar e apoiar iniciativas de inclusão social, com ênfase em educação, promoção da cidadania e desenvolvimento local. A Santos Brasil é signatária do Pacto Global da ONU e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de metas que conduzem empresas a contribuírem para um mundo mais sustentável e inclusivo. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu mais de R$ 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. Além do Tecon Santos, a Companhia opera mais dois terminais de contêineres ¿ Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até a porta.

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Santos Brasil encerra 2019 com lucro líquido de R$ 15,4 milhões

05/03/2020

Movimentação de contêineres nos três terminais cresceu 7,8% no período, totalizando 1.169.014 unidades São Paulo, 5 de março de 2020 ¿ A Santos Brasil encerrou o ano de 2019 com lucro líquido de R$ 15,4 milhões, crescimento de 396,8% frente a 2018. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado do período somou R$221,6 milhões (margem de 22,8%) e o EBITDA pró-forma* recorrente foi de R$124,5 milhões (margem de 12,8%), um crescimento de 16,3% em relação a 2018. O investimento total realizado pela Companhia no ano foi de R$120 milhões, sendo a grande parte destinada ao projeto de expansão e modernização do Tecon Santos. Em 2019, a Santos Brasil movimentou 1.169.014 contêineres em seus três terminais - Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA) -, volume 7,8% superior ao do ano anterior. O destaque ficou para o Tecon Santos que apresentou crescimento de 10,8% na movimentação de contêineres, somando 1.016.793 unidades, enquanto o Porto de Santos caiu 0,3% no mesmo período. A taxa de utilização do terminal superou 80% e o market share chegou a 39,5% (vs. 35,4% em 2018), de acordo com dados da Santos Port Authority - SPA (antiga Codesp). O Tecon Vila do Conde, que recebeu investimentos de cerca de R$60 milhões em obras civis e equipamentos de cais e pátio nos últimos 24 meses, cresceu 1,4% em relação a 2018, superando a marca de 104 mil contêineres movimentados no ano. O Tecon Imbituba movimentou 47.959 contêineres no ano (queda de 25,4%) e o TEV, 177.699 veículos (queda de 26,5%), tendo sido negativamente impactado pela redução do fluxo de exportações de veículos. A Santos Brasil Logística apresentou crescimento de 3,8% no volume de contêineres armazenados 2019 em relação ao ano anterior. A Companhia tem ampliado sua presença em operações do tipo 3PL (Third Party Logistics), integrando cada vez mais as suas operações e oferecendo serviços customizados em toda a cadeia de valor de seus clientes, com atividades que vão desde a embalagem e transporte das cargas, até o armazenamento e gestão de estoques. De acordo com Daniel Pedreira Dorea, diretor econômico-financeiro e de relações com investidores, o ano de 2019 consolidou importantes avanços para a Santos Brasil, apesar do crescimento do PIB ter ficado em apenas 1,1%, trazendo impactos no volume de contêineres movimentados e no fluxo de importações. ¿Ganhamos participação de mercado e crescemos tanto o resultado operacional quanto o financeiro. No Porto de Santos, onde está o nosso principal ativo, crescemos 10,8% na movimentação de contêineres no consolidado do ano. No mesmo período, o porto caiu 0,3%. Ou seja, não apenas aumentamos market share como também agimos tempestivamente para controlar custos e despesas tão logo o cenário macroeconômico mostrou-se mais desafiador do que o inicialmente esperado¿, diz. A expectativa da Companhia para 2020 é de manutenção da sua trajetória de crescimento e a intensificação do ciclo de investimentos em seus ativos, visando a excelência de suas operações, ampliação dos serviços ofertados e aumento de produtividade. Destaques do 4º Trimestre No 4T19, o volume total de movimentação de cais dos três terminais operados pela Santos Brasil cresceu 4,9%, em relação ao 4T18, alcançando 289.863 contêineres. O Tecon Santos movimentou 252.771 contêineres no período (crescimento de 9,3% frente ao 4T18), superando o aumento de 5,1% do Porto de Santos. O Tecon Vila do Conde movimentou 23.835 contêineres no último trimestre do ano, queda de 19,0% em relação ao 4T18. A movimentação de contêineres no Tecon Imbituba foi de 13.257 unidades, 16,0% menor que no 4T18. O TEV movimentou 35.656 veículos no 4T19, aumento de 6,6% em relação ao 4T18, apesar das exportações para a Argentina ainda não terem se recuperado. Já o volume de contêineres armazenados na Santos Brasil Logística caiu 3,1%. No trimestre, a Companhia apresentou lucro líquido

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Santos Brasil apresenta lucro líquido de R$ 7,7 milhões no 3T19

13/11/2019

Movimentação nos três terminais da Companhia cresceu 5,3%, totalizando 304.143 contêineres no período São Paulo, 13 de novembro de 2019 ¿ A Santos Brasil apresentou lucro líquido de R$ 7,7 milhões no 3T19. No período, a receita líquida consolidada totalizou R$ 250,1 milhões e o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu R$ 59,4 milhões, com margem de 23,7%. O EBITDA pró-forma recorrente foi de R$ 42 milhões, com margem de 16,8%. O saldo de caixa da Companhia em 30 de setembro era de R$ 464,2 milhões e o caixa líquido de R$ 3,3 milhões. Os investimentos da companhia no trimestre somaram R$ 24,9 milhões, sendo R$ 19,5 milhões no Tecon Santos relativos à obra de expansão do cais. De acordo com o diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, Daniel Pedreira Dorea, o resultado mostra que a Companhia está no caminho certo. ¿Se, por um lado, o desempenho da economia foi menor do que o esperado, com o Porto de Santos praticamente estável ano-contra-ano, de outro, a Santos Brasil tem consistentemente crescido num ritmo superior, com ganho de market-share e recuperação de margens. As nossas expectativas são positivas no médio e longo prazos, inclusive a partir dos investimentos na nossa principal unidade, o Tecon Santos.¿ Resultado Operacional A movimentação de cais nos três terminais da Santos Brasil - Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA) - apresentou crescimento de 5,3% no terceiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo período de 2018, totalizando 304.143 contêineres. Nas operações de longo curso, que representaram 72,5% do total movimentado no 3T19, o volume de contêineres de importação cresceu 31,9% e o de exportação apresentou queda de 7,6% em relação ao 3T18. As operações de cabotagem cresceram 5,5% e representaram 27,5% do volume total movimentado. O Tecon Santos movimentou 262.993 contêineres no 3T19, aumento de 8,7% em relação ao 3T18. A utilização anualizada da capacidade instalada do Tecon Santos nos nove meses do ano foi de 83%. A companhia manteve a liderança no Porto de Santos, com uma participação de mercado de 40,3% no acumulado do ano (vs. 35,4% no mesmo período em 2018). O crescimento apresentado pelo Tecon Santos no 3T19 superou em mais de sete vezes o crescimento do Porto. O Tecon Imbituba movimentou 11.740 contêineres no 3T19. A movimentação de contêineres de longo curso, correspondeu a 3,2% do volume do terminal e as operações de cabotagem, a 96,8%. No Tecon Vila do Conde, o volume de contêineres movimentados cresceu 9,3% no 3T19, atingindo 29.410 unidades. As operações de longo curso representaram 71,3% do volume total e tiveram crescimento de 19,6% ano contra ano. As exportações cresceram 17,2% e as importações, 22%. O TEV movimentou 39.660 veículos no 3T19, volume 29,3% menor que o do 3T18, reflexo da retração das importações nacionais e do arrefecimento das exportações para a Argentina. O volume de contêineres armazenados na Santos Brasil Logística caiu 4,8% no 3T19. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 20 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu R$ 4,8 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos, tecnologia e recursos humanos. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois terminais de contêineres - Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC), um terminal de carga geral (TCG Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma

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Santos recebe cursos gratuitos que transformam artesãs em empreendedoras

06/11/2019

Parceria da Santos Brasil com Rede Asta levará a Santos minicursos de inclusão digital, montagem de coleções, precificação e vendas online no Museu Pelé São Paulo, 6 de novembro de 2019 - A Santos Brasil, empresa referência em operações portuárias e logísticas, deu início a uma parceria com a Rede Asta, entidade sem fins lucrativos que transforma artesãs em empreendedoras e resíduos em produtos comercializáveis. Para divulgar o projeto e promover um primeiro contato da Rede Asta com as artesãs da Baixada Santista, onde a Santos Brasil opera o Tecon Santos e o Terminal de Exportação de Veículos, além de mais dois centros de logística, serão realizados encontros presenciais entre a entidade, associações e grupos de artesãos. Nos encontros, que acontecem de 9 a 12 de novembro, em Santos, serão apresentados todos os recursos da plataforma digital da Rede Asta e como a Escola de Negócios das Artesãs pode funcionar como uma aliada nos empreendimentos. Também serão oferecidos minicursos 100% gratuitos com os seguintes temas: inclusão digital, montagem de coleções, precificação e vendas online. A previsão é reunir cerca de 150 participantes. Reuniões no mesmo formato já foram realizadas com sucesso, em agosto, em Imbituba (SC), onde a Companhia opera um terminal de contêineres e de carga geral, e em outubro, em Belém, no Pará, onde a Santos Brasil administra o Tecon Vila do Conde, situado no município de Barcarena. Incentivo ao empreendedorismo Por meio da parceria, que conta com o incentivo da Lei Rouanet, a Santos Brasil está aportando recursos para que a Rede Asta invista em melhorias na sua plataforma digital que hospeda a Escola de Negócios das Artesãs. O incentivo viabilizará também o desenvolvimento de novos cursos online em formato de videoaulas, que terão acessibilidade completa para deficientes auditivos. Entre os temas que serão desenvolvidos estão: Saúde e Segurança, Ética e Relação de Trabalho e Remuneração Justa. A plataforma da Rede Asta disponibiliza conteúdo especializado sobre negócios, que ensina como comercializar produtos feitos à mão, gerir e aperfeiçoar a produção e criar mercadorias melhores. Promove a troca de experiências entre as artesãs por meio de espaços virtuais e ainda liga empreendedoras e compradores. Todos esses recursos podem ser acessados pelo site www.redeasta.com.br ou por meio do celular, usando o aplicativo gratuito Plataforma Asta disponível para os sistemas IOS e Android. Com o apoio da Santos Brasil, a equipe da Rede Asta estima mais que dobrar o alcance do projeto - que em 2018 impactou 600 artesãs ¿, trazendo, assim, cerca de 1.400 novas empreendedoras para fazer parte da rede até o fim do ano. O projeto está alinhado à política de sustentabilidade da Santos Brasil, que é signatária do Pacto Global da ONU, e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da organização internacional que buscam contribuir ativamente para a conservação do meio ambiente e para o desenvolvimento humano. Sobre a Rede Asta Fundada em 2005 por Alice Freitas e Rachel Schettino, a Rede Asta é um negócio social que atua na economia do feito à mão com o propósito de tornar artesãs em empreendedoras e incentivá-las a transformar resíduos que seriam descartados em produtos comercializáveis. A entidade desenvolve atividades que visam capacitar as artesãs e promover a conexão das empreendedoras com o mercado e entre si. A Plataforma Asta com a Escola de Negócio das Artesãs está disponível por meio do site ou pelo APP Plataforma Asta para celulares do sistema Android e IOS. Pelo sistema, as usuárias podem acessar conteúdos informativos, trocar ideias, experiências, oferecer seus produtos a compradores e ampliar contatos que possibilitem maior profissionalização do seu trabalho. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listad

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Santos Brasil apoia iniciativa que insere artesãs no mercado no Pará

15/10/2019

Parceria com a Rede Asta levará a Belém minicursos presenciais gratuitos de inclusão digital, montagem de coleções, precificação e vendas online São Paulo, 15 de outubro de 2019 - A Santos Brasil, empresa referência em operações portuárias e logísticas, deu início a uma parceria com a Rede Asta, entidade sem fins lucrativos que transforma artesãs em empreendedoras e resíduos em produtos comercializáveis. Para divulgar o projeto e promover um primeiro contato da Rede Asta com as artesãs do Pará, onde a Santos Brasil opera o terminal de contêineres de Vila do Conde, serão realizados encontros presenciais entre a entidade, associações e grupos de artesãos. Nos encontros, que acontecem de 26 a 29 de outubro, em Belém, serão apresentados todos os recursos da plataforma digital da Rede Asta e como a Escola de Negócios das Artesãs pode funcionar como uma aliada nos empreendimentos. Também serão oferecidos minicursos 100% gratuitos com os seguintes temas: inclusão digital, montagem de coleções, precificação e vendas online. A previsão é reunir cerca de 150 participantes. Reuniões no mesmo formato já foram realizadas com sucesso, em agosto, em Imbituba (SC), onde a Companhia opera um terminal de contêineres e de carga geral, e, em novembro ocorrerão em Santos (SP), onde a empresa também atua. Incentivo ao empreendedorismo Por meio da parceria, que conta com o incentivo da Lei Rouanet, a Santos Brasil está aportando recursos para que a Rede Asta invista em melhorias na sua plataforma digital que hospeda a Escola de Negócios das Artesãs. O incentivo viabilizará também o desenvolvimento de novos cursos online em formato de videoaulas, que terão acessibilidade completa para deficientes auditivos. Entre os temas que serão desenvolvidos estão: Saúde e Segurança, Ética e Relação de Trabalho e Remuneração Justa. A plataforma da Rede Asta disponibiliza conteúdo especializado sobre negócios, que ensina como comercializar produtos feitos à mão, gerir e aperfeiçoar a produção e criar mercadorias melhores. Promove a troca de experiências entre as artesãs por meio de espaços virtuais e ainda liga empreendedoras e compradores. Todos esses recursos podem ser acessados pelo site www.redeasta.com.br ou por meio do celular, usando o aplicativo gratuito Plataforma Asta disponível para os sistemas IOS e Android. Com o apoio da Santos Brasil, a equipe da Rede Asta estima mais que dobrar o alcance do projeto - que em 2018 impactou 600 artesãs ¿, trazendo, assim, cerca de 1.400 novas empreendedoras para fazer parte da rede até o fim do ano. O projeto está alinhado à política de sustentabilidade da Santos Brasil, que é signatária do Pacto Global da ONU, e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da organização internacional que buscam contribuir ativamente para a conservação do meio ambiente e para o desenvolvimento humano. Sobre a Rede Asta Fundada em 2005 por Alice Freitas e Rachel Schettino, a Rede Asta é um negócio social que atua na economia do feito à mão com o propósito de tornar artesãs em empreendedoras e incentivá-las a transformar resíduos que seriam descartados em produtos comercializáveis. A entidade desenvolve atividades que visam capacitar as artesãs e promover a conexão das empreendedoras com o mercado e entre si. A Plataforma Asta com a Escola de Negócio das Artesãs está disponível por meio do site ou pelo APP Plataforma Asta para celulares do sistema Android e IOS. Pelo sistema, as usuárias podem acessar conteúdos informativos, trocar ideias, experiências, oferecer seus produtos a compradores e ampliar contatos que possibilitem maior profissionalização do seu trabalho. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 20 anos para operar o Tecon Santos (S

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28/08/2019

Parceria com a Rede Asta amplia alcance do projeto que estimula empreendedorismo; regiões onde a Companhia tem operações contarão com minicursos presenciais São Paulo, 28 de agosto de 2019 - A Santos Brasil, empresa referência em operações portuárias e logísticas, deu início a uma parceria com a Rede Asta, entidade sem fins lucrativos que transforma artesãs em empreendedoras e resíduos em produtos comercializáveis. Por meio da Lei Rouanet, a Companhia vai aportar recursos para que a Rede Asta invista em melhorias na sua plataforma digital que hospeda a Escola de Negócios das Artesãs. O incentivo viabilizará também o desenvolvimento de novos cursos online em formato de videoaulas, que terão acessibilidade completa para deficientes auditivos. Entre os temas que serão desenvolvidos estão: Saúde e Segurança, Ética e Relação de Trabalho e Remuneração Justa. A plataforma da Rede Asta disponibiliza conteúdo especializado sobre negócios, que ensina como comercializar produtos feitos à mão, gerir e aperfeiçoar a produção e criar mercadorias melhores. Promove a troca de experiências entre as artesãs por meio de espaços virtuais e ainda liga empreendedoras e compradores. Todos esses recursos podem ser acessados pelo site www.redeasta.com.br ou por meio do celular, usando o aplicativo gratuito Plataforma Asta disponível para os sistemas IOS e Android. Para divulgar o projeto e promover um primeiro contato da Rede Asta com as artesãs das regiões onde a Santos Brasil tem operações, serão realizados encontros presenciais entre a entidade, associações e grupos de artesãos. Ao total, serão quatro dias em cada localidade. A ideia é mostrar todos os recursos da plataforma e como a Escola de Negócios das Artesãs pode funcionar como uma aliada nos empreendimentos. Na ocasião, serão oferecidos minicursos presenciais para as participantes com os seguintes temas: inclusão digital, montagem de coleções, precificação e vendas online. Os encontros acontecerão entre agosto e outubro em Imbituba (SC), na Baixada Santista (SP) e em Belém (PA); e a previsão da equipe da Rede Asta é reunir cerca de 150 artesãs em cada uma dessas regiões. Com a parceria, a entidade estima mais que dobrar o alcance do projeto - que em 2018 impactou 600 artesãs, trazendo, assim, cerca de 1.400 novas empreendedoras para fazer parte da rede até o fim do ano. O projeto está alinhado à política de sustentabilidade da Santos Brasil, que é signatária do Pacto Global da ONU, e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da organização internacional que buscam contribuir ativamente para a conservação do meio ambiente e para o desenvolvimento humano. Béatrice de Toledo Dupuy, gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, ressalta ainda que ao associar educação, inovação e design como motores para o desenvolvimento humano, o projeto da Rede Asta se alinha perfeitamente aos valores da Santos Brasil. "Nosso aporte à iniciativa contribuirá para a disseminação da plataforma digital entre as artesãs tornando-as empreendedoras e as incentivando a transformar resíduos que seriam descartados em produtos comercializáveis", diz. A fundadora da Rede Asta, Rachel Schettino, reforça a importância deste tipo de parceria para aumentar o impacto do projeto. "Investimentos como o da Santos Brasil são essenciais para a Rede Asta escalar o alcance do ensino da Escola de Negócio das Artesãs, criada para formação empreendedora e que as potencializa como mulheres e mães, além de gerar autonomia financeira que transforma realidades em suas famílias", relata. Sobre a Rede Asta Fundada em 2005 por Alice Freitas e Rachel Schettino, a Rede Asta é um negócio social que atua na economia do feito à mão com o propósito de tornar artesãs em empreendedoras e incentivá-las a transformar resíduos que seriam descartados

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