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Santos Brasil adquire carregadores para carros elétricos para o TEV

18/11/2020

Terminal será o único no Brasil a contar com esse tipo de equipamento São Paulo, 18 de novembro de 2020 - Os carros elétricos ainda são raridade no Brasil, mas são uma tendência no mercado devido, principalmente, ao seu menor impacto no meio ambiente. A Santos Brasil, referência em movimentação portuária e logística, já deu o primeiro passo para que seu Terminal de Veículos (TEV) esteja pronto para receber cada vez mais automóveis desse tipo. Signatária do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que mobiliza empresas para o avanço relacionado ao desenvolvimento sustentável, a Santos Brasil equipou o TEV com dois carregadores para carros elétricos: um fixo instalado em um totem e outro móvel, que será acoplado a um veículo da Companhia para carregar automóveis que percam carga no momento do desembarque dos navios, evitando a necessidade de reboque. Com isso, o TEV passa a ser o único terminal de veículos do país a dispor deste tipo de equipamento. De acordo com Wagner Toffoli, diretor Comercial de Operações Logísticas da Santos Brasil, a sustentabilidade faz parte da agenda da Companhia e nada mais lógico do preparar o terminal para receber com qualidade cada vez mais veículos elétricos, que não emitem gases prejudiciais ao meio ambiente ou à saúde. "Estamos prontos para aumentar o número de equipamentos caso a demanda das montadoras cresça", diz. Danilo Ramos, diretor Comercial de Operações Portuárias da Companhia, complementa: "esse investimento permitirá que as empresas de navegação, que operam atualmente na costa Leste da América do Sul, planejem e concentrem suas operações logísticas de transbordo de veículos elétricos no TEV a partir de agora". O relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), estima que o número de veículos elétricos em uso em todo o planeta deve chegar a 10 milhões neste ano. A expectativa é de que a marca de 2,1 milhões de veículos elétricos vendidos em 2019 seja superada e que o segmento chegue a representar 3% do total do setor. O TEV é o maior terminal de veículos do Brasil, com capacidade operacional para 300.000 carros por ano. Adota elevados padrões internacionais de eficiência e segurança na operação e armazenagem dos veículos. É fruto de um projeto focado exclusivamente na movimentação de automóveis e, por isso, apresenta a melhor produtividade do mercado, com absoluto respeito a todas as diretrizes de qualidade e segurança determinadas pelas próprias montadoras.

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Santos Brasil conclui obras no Tecon Vila do Conde e implanta gates automatizados

26/11/2020

Terminal localizado em Barcarena (PA) recebeu R? 60 milhões em investimentos entre 2018 e 2019 São Paulo, 26 de novembro de 2020 - A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, concluiu as últimas obras civis do projeto de modernização do Tecon Vila do Conde, terminal de contêineres localizado em Barcarena (PA). No total, foram 25 meses de obras que contemplaram a pavimentação em concreto de 36.000 m2 de pátio para armazenamento de contêineres e a construção de dois novos gates e de espaços destinados a vestiários e refeitórios para os colaboradores. Outra novidade é a automatização dos gates nas entradas do terminal, agilizando o fluxo de caminhões e aumentando a segurança da informação e da carga. Desenvolvidos com base nas mais modernas estruturas de IoT (Internet of Things), os gates automatizados permitem a autenticação biométrica, o controle e gerenciamento de motoristas, evitando filas para cadastros e padronizando processos, a leitura de placas e de contêineres por meio de sensores de OCR, a aferição de peso do caminhão com a carga e a sincronização de dados entre as unidades da Companhia. Atualmente, o Tecon Vila do Conde conta com quatro gates de entrada e dois de saída, piso de concreto em todo o seu pátio de armazenamento, que permite maior velocidade para a operação e maior capacidade de armazenamento; dispõe ainda de nove reach stakers, das quais três acabaram de chegar ao terminal, substituindo equipamentos já existentes, para movimentação de contêineres no pátio; e três guindastes MHC sobre rodas que operam no cais para embarque e desembarque de mercadorias conteinerizadas ou cargas de projeto. Entre 2018 e 2019, a Santos Brasil realizou investimentos da ordem de R? 60 milhões na unidade, em obras civis e equipamentos de pátio e cais. Estes investimentos proporcionaram um aumento substancial na produtividade do terminal e elevaram o nível de serviço, agregando competitividade aos seus clientes e estimulando o desenvolvimento regional. Nos últimos anos, o Tecon Vila do Conde tem apresentado crescimento consistente e em 2019 superou a marca dos 104 mil contêineres movimentados. Em 2020, a demanda pela movimentação de cargas de projetos tem se destacado. Mesmo em meio à crise gerada pela pandemia do Covid-19, o terminal operou neste ano, até agora, 18 navios com este tipo de carga contra 15 em todo o ano passado. A prestação de serviço de armazenagem também vem registrando um aumento em relação a 2019, com a possibilidade de desova de contêineres e estoque de mercadorias para seus clientes. Atualmente, 75% da área de armazenagem vem sendo utilizada enquanto no ano passado a média de ocupação foi de 55%. O terminal celebra ainda uma outra marca importante: um ano sem acidentes de trabalho. Essa conquista é fruto de um trabalho consistente de fortalecimento da cultura da segurança por meio de ações voltadas à prevenção.

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Santos Brasil cria corredor logístico para produtor de fertilizantes

30/10/2020

Solução eliminou uma etapa da cadeia logística do cliente, reduzindo custos e agregando agilidade ao canal de distribuição São Paulo, 30 de outubro de 2020 - Em um país como o Brasil, onde o agronegócio é o motor do crescimento e responde por cerca de 24% do PIB, o desenvolvimento de soluções inteligentes que integrem processos logísticos, reduzindo custos e gargalos, traz benefícios não apenas para as empresas envolvidas, mas para o país como um todo, que ganha ainda mais competitividade para o setor. Atenta ao seu papel neste contexto e às possibilidades de melhoria contínua na cadeia de produção de seus clientes, a Santos Brasil, referência em operações logísticas e portuárias, desenvolveu para a AgroCP - uma das mais importantes fabricantes de fertilizantes do país - uma solução que otimiza a produção e distribuição dos produtos da empresa por meio da criação de um novo corredor logístico, que eliminou uma etapa na distribuição, reduzindo custos e agregando agilidade. Para viabilizar o novo desenho logístico, a Santos Brasil ampliou o leque de serviços até então oferecidos para a AgroCP. Além de atuar no recebimento de cargas por meio do Tecon Santos e na desova destes nos seus Clias (terminais alfandegados), abriu uma filial da AgroCP no seu centro logístico alfandegado. Agora, os produtos da AgroCP saem direto da Santos Brasil para os clientes da indústria de fertilizantes. Segundo Wagner Toffoli, Diretor Comercial de Operações Logísticas da Santos Brasil, as nossas soluções e a simbiose entre a Companhia e a AgroCP têm contribuído para que o cliente consiga alcançar índices de crescimento no mercado da ordem de 40% ao ano. De acordo com ele, a solução só foi possível devido à integração dos sistemas e ativos da Santos Brasil, que atua no modelo one stop shopping. Centralizamos todos os serviços da cadeia logística em uma interface única, com alto nível de qualidade e cuidamos da carga do nosso cliente do porto até o destino final, diz. Iniciamos nossa fábrica de fertilizantes organominerais no ano de 2013 e graças ao empenho de todos os colaboradores e parceiros obtivemos êxito já nos primeiros anos. No ano de 2016 nos vimos obrigados a iniciar importações de nossas matérias primas para aumentar ainda mais nossa qualidade e competitividade. Naquele ano testamos as opções logísticas/portuárias disponíveis e a Santos Brasil foi a única empresa capaz de superar nossas expectativas construindo soluções até então inesperadas por nós. Hoje, em apenas quatro anos de início desta parceria, já nos tornamos um dos principais importadores do Brasil de carga em contêineres, afirma o CEO da AgroCP, Marcos Lucas. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu mais de R? 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. Além do Tecon Santos, a Companhia opera mais dois terminais de contêineres - Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até a porta.

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Tecon Santos recebe o maior navio de contêineres da sua história

29/10/2020

O Tecon Santos, terminal de contêineres administrado pela Santos Brasil no porto de Santos, recebe na tarde desta quinta-feira, 29, o maior navio da sua história. Trata-se do Kota Pusaka, de bandeira de Hong Kong, pertencente ao armador asiático PIL, que tem capacidade para 11.923 TEUs (sigla para a medida equivalente a um contêiner de 20 pés), 330 metros de comprimento e 48,20 metros de largura. A embarcação veio da Ásia e atraca no terminal para desembarque de 2.923 TEUS e tem retorno previsto para Santos no dia 3 de novembro para embarque de cargas. Ao fim das operações, o navio segue viagem para Singapura. ¿O Tecon Santos é o terminal com a maior extensão de berço para operação de navios porta-contêineres em Santos, com até 1290 metros de cais disponível. O terminal tem ainda o maior número de guindastes para movimentação de cargas (14 no total ¿ 13 portêineres e 1 MHC) e a maior retroárea para armazenagem de contêineres cheios e vazios (596 mil m2)¿, conta Danilo Ramos, diretor comercial de operações portuárias da Santos Brasil. Para atender ainda melhor seus clientes e receber simultaneamente até 3 navios de 366 metros de extensão, classe de embarcação que deve chegar ao Porto de Santos a partir de 2021, a Santos Brasil está investindo R$ 250 milhões na ampliação do cais acostável, que ganhará 220 metros, totalizando 1.510 metros (sendo 1.200 metros no Tecon Santos e 310 metros no TEV).

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Soluções da Santos Brasil minimizaram gargalos de logística para seus clientes na fase inicial da pandemia

09/10/2020

Projeto para Mercedes-Benz, que envolveu desova para armazenagem no Clia Guarujá e cross docking, equacionou problema de acúmulo de carga importada e segurou gastos São Paulo, 9 de outubro de 2020 - Durante a fase mais crítica da pandemia de Covid-19 na economia brasileira, a Santos Brasil - referência em operações portuárias e logísticas - desenvolveu para seus clientes soluções para reduzir os impactos financeiros e operacionais provocados por quebras na cadeia de suprimentos. Um bom exemplo é o caso da Mercedes-Benz Caminhões, que atua em um dos setores mais afetados pela crise e que sofreu paralisação temporária de produção. Para esse cliente, a Santos Brasil montou uma verdadeira "operação de guerra" para equacionar em tempo recorde e da maneira mais inteligente e econômica possível o destino de um grande volume contêineres importados e que chegaram ao Tecon Santos entre os meses de abril e maio. A solução encontrada para a carga que ficaria parada no Tecon Santos, uma vez que a fábrica da montadora não tinha condições de recebê-la, envolveu a desova para armazenagem no Clia Guarujá (recinto aduaneiro), na margem esquerda do Porto de Santos, que conta com estrutura de ponta, e cross docking no fluxo inbound, com a substituição dos contêineres importados por contêineres da Santos Brasil. A gestão do estoque foi centralizada e, com a retomada das operações na Mercedes, a fábrica voltou a ser alimentada com os produtos provenientes do Clia Guarujá, do Centro de Distribuição da Santos Brasil em São Bernardo do Campo ou diretamente do Tecon Santos, conforme a demanda, com operações just in time. O projeto desenvolvido pela Santos Brasil evitou que a Mercedes tivesse elevados gastos com demurrage - valor que o armador cobra do importador por dia de atraso do prazo previsto para devolução do contêiner vazio - e reduziu o estresse operacional gerado pelo excesso de mercadoria na fábrica. A Mercedes-Benz é cliente da Santos Brasil há vários anos e a sofisticada operação para a montadora engloba a chegada dos contêineres no porto, a armazenagem no Tecon Santos, no Clia e no Centro de Distribuição de São Bernardo. A Santos Brasil dá suporte em toda a cadeia de suprimentos da montagem de caminhões, ônibus e responde pelo gerenciamento de estoque e a entrega dos itens just in time para a linha de produção. É no CD São Bernardo que fica centralizada a maior parte do estoque para abastecer de forma eficaz o line feeding da montadora. De acordo com Wagner Toffoli, diretor Comercial de Logística da Santos Brasil, durante esse período mais crítico, a empresa procurou apoiar seus clientes de todas as formas possíveis, disponibilizando seus ativos, tecnologias e a inteligência logística da sua equipe. "Para clientes com problemas de fluxo de caixa, propusemos operações de entreposto aduaneiro, nas quais se nacionalizava o estoque importado conforme a retomada da demanda. Para os que tinham gargalos no recebimento de produtos, oferecemos entre outras coisas toda a nossa estrutura de armazéns cobertos alfandegados, aproveitando a nossa capacidade de integrar ativos, como fizemos no caso da Mercedes com a utilização do Clia neste momento de pandemia", diz. Para Toffoli, a operação para a Mercedes foi viável graças à diversidade e qualidade dos ativos da Companhia, à integração dos sistemas e à forte interação entre as equipes da Companhia e do cliente. Evandro Segantin, Gerente Sênior de Importação e Exportação da Mercedes-Benz, afirma que o sucesso desta operação em uma situação totalmente fora dos padrões, só foi possível com a agilidade e flexibilidade de um parceiro de negócios preparado para todas as adversidades do mercado brasileiro. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de co

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Santos Brasil inaugura novo Centro de Distribuição na região do ABC paulista

21/10/2020

CD Imigrantes amplia em 30% a capacidade de estocagem da Companhia em armazém geral São Paulo, 20 de outubro de 2020 - Antecipando-se à retomada da economia esperada para o pós-crise da pandemia do Covid-19, a Santos Brasil -referência em operações portuárias e logísticas- inaugura seu segundo Centro de Distribuição (CD) na região de São Bernardo do Campo (SP). Com 7.376 m2 e espaço para 13.184 pallets, a nova unidade aumenta em cerca de 30% a capacidade de armazenagem da Santos Brasil em armazém geral, ampliando a oferta de operações verticalizadas do porto à porta e a atuação da Companhia em operações 3PL (Third-Party Logistics), com atividades sob medida, que envolvem alto nível de complexidade. "Batizado" de CD Imigrantes, por se localizar às margens da Rodovia dos Imigrantes, o novo espaço fica bem próximo ao CD São Bernardo, ambos em localização estratégica: muito próxima de Santos e Guarujá (onde fica o mais importante porto da América Latina e onde a Santos Brasil opera o maior e mais eficiente terminal contêineres da América do Sul, o Tecon Santos) e de São Paulo, maior centro consumidor do país, que concentra excelentes acessos rodoviários, e fácil acesso ao Rodoanel; e ao mesmo tempo está fora do perímetro urbano e dos seus gargalos viários. O CD Imigrantes fica em um condomínio fechado, com infraestrutura moderna e segura. Tem piso nivelado a laser, pé direito de 12 metros, 13 docas com niveladoras e sistema de combate a incêndio com sprinklers categoria J4. Está recebendo equipamentos de última geração, como novos porta-pallets e empilhadeiras articuladas, que conseguem operar em espaços mais estreitos, aumentando a produtividade da área. O sistema de gerenciamento de armazenagem (WMS - Warehouse Management System) funcionará de maneira integrada nos dois Centros de Distribuição da Companhia. Além disso, a área de logística passa a contar com um up grade do sistema, agora com novas funcionalidades e mais possibilidade de geração de dashboards, com visibilidade on line para os clientes, e relatórios sofisticados. Para Ricardo Buteri, diretor comercial da Santos Brasil, "o novo CD vai permitir a expansão da nossa atuação em operação de armazenagem geral, atendendo um número maior de clientes no modelo one stop shop - em que cuidamos da carga do porto até o destino final, centralizando todos os serviços da cadeia logística em uma interface única - e de novos clientes que não têm necessidade de área alfandegada, mas que requerem serviços de logística customizados, com a segurança e a garantia do serviço já reconhecido da Santos Brasil. Logística integrada A Santos Brasil atua na prestação de serviços de logística integrada in house e operações 3PL (Third-Party Logistics), oferecendo soluções logísticas únicas que agreguem muito valor ao negócio dos seus clientes. A Companhia é pioneira no desenvolvimento e implantação de modelos logísticos customizados que integram com segurança a atividade portuária e ferroviária, armazenagem, gestão de estoque, transporte rodoviário e distribuição de produtos por todo o país. Responde por toda a coordenação de fluxo de carga entre a fábrica dos clientes e o porto de Santos; pela gestão de embarque e desembarque, do desembaraço aduaneiro, do estoque, dos armazéns que alimentam as linhas de produção, dos modais (com integração das atividades portuária, ferroviária e rodoviária) e a distribuição dos produtos. É a única prestadora de serviços portuários do país com logística integrada do porto ao e-commerce. A Santos Brasil opera nacionalmente por meio de cinco terminais marítimos estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um terminal de veículos em Santos (SP) e um terminal de carga geral em Imbituba (SC) - e da Santos Brasil Logística. É a única Companhia com recintos aduaneiros (Clias) nas duas marge

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Santos Brasil levanta R$ 790 milhões em follow-on

01/10/2020

Recursos serão destinados ao crescimento da Companhia São Paulo, 01 de outubro de 2020 - A Santos Brasil, referência em operações de contêineres e logística, levantou R$ 790 milhões com oferta primária de ações na B3. Com isso, o capital social da Companhia passa a ser de R$1.871.895.424,12, dividido em 862.478.378 ações ordinárias, todas nominativas, escriturais e sem valor nominal. As 192.780 novas ações - precificadas a R$ 4,10 - que foram emitidas para aumento de capital começaram a ser negociadas na última segunda-feira, dia 28/09, na B3. A liquidação física e financeira das ações ocorreu na terça-feira (29/09). Os recursos provenientes da oferta serão destinados, prioritariamente, para viabilizar o crescimento da empresa, por meio de participação em novos arrendamentos de ativos portuários; verticalização e integração da cadeia logística portuária a partir da plataforma da Santos Brasil Logística; e ampliação da participação na movimentação brasileira de contêineres. Para Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, a conclusão bem-sucedida desta operação, em um momento de grande volatilidade e aversão a risco no mercado, demonstra a confiança dos investidores na empresa e no seu potencial de crescimento. "Esse aumento de capital nos permite executar a estratégia de crescimento da Santos Brasil, que passa não apenas pela expansão de sua atuação no mercado de contêineres, mas também pela seletiva participação nos diversos leilões de ativos portuários que serão conduzidos pelo Ministério da Infraestrutura nos próximos dois anos, algo que não víamos desde a década de 1990 no setor portuário. Fora isso, se essa aversão a risco se acentuar, ou mesmo se a recuperação econômica for mais lenta do que a imaginada, empresas capitalizadas sempre têm uma vantagem competitiva importante", diz. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu mais de R$ 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. Além do Tecon Santos, a Companhia opera mais dois terminais de contêineres - Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até a porta.

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Com reality show on-line, Santos Brasil inova no treinamento de Compliance

10/09/2020

Conduta à Prova simula situações do mundo corporativo para que colaboradores reflitam sobre dilemas éticos presentes no dia a dia; projeto reforça as condutas esperadas pela Companhia São Paulo, 10 de setembro de 2020 - Para ampliar o alcance e engajamento dos seus quase três mil funcionários ao seu treinamento anual de Compliance, a Santos Brasil - referência em operações portuárias e logísticas - resolveu adotar neste ano a linguagem dos reality shows. Responsáveis pelas maiores audiências da TV, esse tipo de programa envolve o público, que acompanha de perto o desempenho dos participantes e que pode influenciar o destino do programa por meio de votações. No reality show Conduta à Prova, exibido on-line exclusivamente para seus colaboradores, a Santos Brasil aborda dilemas presentes no cotidiano corporativo e que, muitas vezes, não são percebidos como questões éticas. A série terá 11 episódios e exibe a história de cinco candidatos a um processo seletivo fictício da Companhia. Na trama, os candidatos, interpretados por atores profissionais, têm seus comportamentos testados diante de questões éticas. A cada novo episódio, lançado semanalmente e disponibilizado por meio de um link no app de comunicação interna da empresa (o Viva Voz), os colaboradores são estimulados a torcer, comentar e indicar quem deve ser eliminado com base no comportamento apresentado. De acordo com Gabriel Jacques Moura, gerente Jurídico e de Compliance da Santos Brasil, o objetivo do projeto é reforçar as condutas que a empresa espera de seus colaboradores, que estão estabelecidas e publicadas no Código de Conduta da Santos Brasil e nas demais Políticas da Companhia. "Por meio de situações fictícias, apresentadas com linguagem lúdica e envolvente, queremos estimular nossos profissionais a refletir sobre os dilemas de Compliance que surgem no seu cotidiano, não apenas na sua vida profissional, mas também nas suas relações familiares", diz. A Santos Brasil é uma empresa comprometida com os mais altos padrões de ética, transparência e integridade para o desenvolvimento de suas atividades. Para expressar estes compromissos e regular a sua aplicação, conta com três importantes ferramentas: Código de Conduta (documento que reúne o conjunto de práticas e políticas internas estabelecidas para nortear a conduta de seus administradores e funcionários diante de situações que estejam direta ou indiretamente relacionados à Companhia), Política de Compliance (estabelece e formaliza as diretrizes para que todos os seus colaboradores, consultores, assessores, administradores, conselheiros, parceiros de negócios, fornecedores e prestadores de serviços cumpram o Programa de Compliance, promovendo um ambiente aderente às leis, regulamentos e normativas internas e externas) e Portal Confidencial (canal de denúncias gerido por uma empresa independente, empenhada em proteger os direitos e a confidencialidade dos usuários que relatam um fato, assegurando o anonimato e a integridade das informações). Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu mais de R? 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. Além do Tecon Santos, a Companhia opera mais dois terminais de contêineres - Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento

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Santos Brasil adere à gameficação para reforçar cultura de inovação

25/08/2020

Programa SB Inova utiliza plataforma digital interativa para estimular envolvimento de todos os colaboradores na busca por soluções inovadoras São Paulo, 25 de agosto de 2020 ¿ A Santos Brasil, empresa referência em operações logísticas e portuárias no país, está introduzindo um programa baseado nos conceitos de gameficação para reforçar a cultura de inovação e envolver todos os seus profissionais na busca por soluções que gerem melhorias ao dia a dia da operação. O SB Inova estreou em meados de julho e tem como desafio estimular os colaboradores dos diversos níveis hierárquicos e das diversas áreas da Companhia a participar com ideias e sugestões que levem à redução de custos e de perdas, ao aumento na produtividade, na agilidade, nas vendas, na digitalização, na segurança e à melhoria de processos de uma forma geral. O programa utiliza uma plataforma digital de gestão específica que pode ser acessada pelo smartphone ou computador e que permite não apenas inserir uma ideia, mas também interagir com a sugestão de um colega contribuindo para aprimorá-la. Ao participar do SB Inova e evoluir na utilização do programa, o colaborador acumula conquistas. As conquistas são categorizadas em quatro níveis: ideias enviadas, quantidade de comentários em ideias de outros colaboradores, ideias aprovadas para implantação e aquelas que, ao serem implantadas, tiveram retorno financeiro comprovado. Os colaboradores mais bem posicionados e engajados ao longo do programa, podem receber recompensas, como vale presentes e cursos online. Segundo Ricardo Abbruzzini, diretor de Tecnologia e Inovação da Santos Brasil, a inovação não se limita a novas tecnologias, nem se restringe ao trabalho da equipe de TI. ¿O olhar para a inovação deve estar presente em todos os profissionais da Companhia. Qualquer um, em qualquer posição, pode inovar ao sugerir uma forma diferente de fazer algo que traga ganhos para a empresa, para o meio ambiente, para a equipe e para nossos clientes. E ninguém melhor para perceber gargalos e novas possibilidades do que aqueles que estão no dia a dia da operação¿, diz. A inovação está entre os Valores da Santos Brasil, que é reconhecida pelo seu pioneirismo. A empresa Investe em soluções inovadoras para aumentar a segurança da carga e das pessoas, aumentar a integração de informações entre as suas diversas unidades operacionais, reduzir impactos no meio ambiente, reduzir custos da operação e agregar valor aos serviços oferecidos. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu mais de R? 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. Além do Tecon Santos, a Companhia opera mais dois terminais de contêineres - Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até a porta. Informações para a imprensa: Mariela Gonçalves Rep Consulting (13) 99729-8000 marielagoncalves@repconsulting.com.br

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Santos Brasil promove lives para colaboradores e familiares

21/08/2020

SB Conecta discute assuntos relevantes para a nova realidade decorrente da Covid-19 São Paulo, 21 de agosto de 2020 - Com o objetivo de compartilhar conteúdo de qualidade com seus quase três mil colaboradores e estimular a discussão de temas especialmente importantes durante essa fase de distanciamento social decorrente da pandemia de Covid-19, a Santos Brasil - maior operadora logística e portuária da América do Sul - lançou o SB Conecta, um projeto de comunicação interna com lives quinzenais. Os programas duram cerca de 45 minutos e contam sempre com a participação de uma jornalista e dois convidados: um especialista no tema que será discutido e um colaborador convidado em função da sua afinidade com o assunto em debate. As lives abordam temas como saúde, finanças, filhos, trabalho, etc. e são transmitidas pelo canal da empresa no YouTube exclusivamente para colaboradores e suas famílias. Também ficam disponíveis na rede, para quem não pode acompanhar ao vivo. Nas sete edições já exibidas, os temas abordados foram: Como lidar com o acesso das crianças à internet em meio a quarentena, Saúde mental em tempos de pandemia e distanciamento social, Relatório de Sustentabilidade 2019, Finanças pessoais e investimentos durante a pandemia, SB Inova: a Inovação faz parte do nosso DNA e A importância do Compliance nas empresas. Segundo a gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, Béatrice de Toledo Dupuy, o SB Conecta promove a troca de experiências e aproxima colaboradores, gestores e diretores. ¿A iniciativa é especialmente importante para esse momento em que temos que nos adaptar a uma nova realidade. O programa é um espaço para a discussão de assuntos relevantes do nosso cotidiano, seja como profissionais, como pais, como cidadãos. Todos podem participar não só assistindo, mas também enviando perguntas para serem respondidas ao vivo¿, diz. O uso de ferramentas digitais na comunicação interna não é novidade na Santos Brasil. Desde 2017, a Companhia utiliza o app Viva Voz, aplicativo que roda em qualquer celular com sistema operacional Android ou iOS, como principal plataforma de interação com seus colaboradores. Por meio do app é possível conferir as principais notícias da empresa, consultar políticas, procedimentos e indicadores corporativos. É também pelo aplicativo que a programação das lives do SB Conecta é informada e que o link para assistir o programa é compartilhado. De acordo com Béatrice, desde o início da pandemia, a geração de conteúdos ligados à prevenção da doença tem predominado na plataforma, bem como informações sobre os cuidados e medidas adotadas pela empresa para enfrentar a crise e minimizar o risco de contagio entre os colaboradores. ¿Estamos utilizando todos os nossos canais, especialmente os digitais, para reforçar os cuidados que todos precisamos ter dentro e fora de casa para prevenir a doença¿, diz. A Santos Brasil tem sido diligente na adoção de medidas preventivas em suas unidades de forma a manter a operação e zelar pela segurança e saúde de seus colaboradores e terceiros frente à pandemia do Coronavírus (Covid ¿ 19). A Companhia instituiu também um Plano de Continuidade de Negócios para garantir a continuidade da operação - respeitando a integridade da equipe e a qualidade dos serviços. As medidas sanitárias adotadas pela Companhia se baseiam em quatro pilares: 1) higiene extrema ¿ em todos os ambientes e dependências da Companhia houve um reforço da limpeza e da higienização; 2) distanciamento e segurança das pessoas dentro das unidades - viagens internacionais e nacionais foram canceladas; participação de colaboradores em eventos e reuniões com muitos participantes foram proibidas; cerca de 350 colaboradores das áreas administrativas e de apoio à operação passaram a trabalhar em sistema "home office"; e os espaços de trabalho nas unidades foram redistribuídos de forma a deixar

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Tecon Imbituba embarcou em agosto 44 mil toneladas de arroz em contêineres

01/09/2020

Terminal está estrategicamente localizado na interlândia da principal zona produtora do grão no país São Paulo, 01 de setembro de 2020 - O Tecon Imbituba, terminal de contêineres operado pela Santos Brasil em Santa Catarina, embarcou no mês de agosto aproximadamente 44 mil toneladas de arroz. Todo esse volume foi acondicionado em 1.720 contêineres, que foram carregados a bordo dos navios utilizados na cabotagem e que escalam semanalmente o terminal, conectando-o aos demais portos do país. Pelo Tecon Imbituba passam cerca de 40% de todo arroz produzido no Estado de Santa Catarina. O terminal está estrategicamente localizado na interlândia de uma das principais zonas produtoras do grão no país e torna-se assim uma alternativa competitiva para o escoamento do produto. Para Danilo Ramos, Diretor Comercial de Operações Portuárias da companhia, a combinação de um serviço regular de transporte marítimo de primeira linha dedicado à cabotagem e a eficiência assegurada na operação portuária entregue pela Santos Brasil promoveram esse crescimento sempre contínuo e sustentável nos últimos anos e, ainda, permitiram consolidar definitivamente o Tecon Imbituba como a melhor opção logística para escoamento do produto na região Sul do país. O Brasil é o maior produtor e consumidor de arroz fora da Ásia e a região Sul concentra a maior parte da produção do grão, que gira em torno de 11 milhões de toneladas/ano. O arroz é a base da alimentação do brasileiro junto com o feijão e o seu consumo per capta no país é de 34 quilos por ano, segundo os dados da Euromonitor. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu mais de R$ 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. Além do Tecon Santos, a Companhia opera mais dois terminais de contêineres ¿ Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até a porta.

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Santos Brasil movimenta 256.725 contêineres no 2T20

12/08/2020

Resultados refletem impactos da crise provocada pela Covid-19 São Paulo, 11 de agosto de 2020 - A desaceleração da atividade industrial e do consumo no mercado doméstico, reflexo da pandemia da Covid-19, provocou um efeito negativo na cadeia logística em geral - inclusive na portuária, com a queda nas importações e no transporte de cabotagem no Brasil - e impactou negativamente o desempenho operacional das unidades de negócios da Santos Brasil no 2T20. O volume total de movimentação de cais da Companhia em seus três terminais - Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA) ¿ caiu 19,8% no 2T20 em relação ao 2T19, totalizando 256.725 contêineres. O Tecon Santos movimentou 220.362 contêineres no trimestre, queda de 22,0% em relação ao 2T19. Tal desempenho se explica pela maior exposição do terminal às importações e ao transporte de cabotagem em detrimento das operações de embarque de exportação, mais resilientes à crise. A queda da movimentação de contêineres do Porto de Santos alcançou 3,6% no mesmo período, sustentada pelas exportações de commodities. O market share do Tecon Santos no porto foi de 33,4% no trimestre. O Tecon Vila do Conde apresentou queda mais moderada, de 6,2% no 2T20, totalizando 25.574 contêineres movimentados. O terminal foi beneficiado pelas exportações de commodities. Já a movimentação de contêineres no Tecon Imbituba foi 4,6% maior em relação ao mesmo trimestre do ano passado, somando 10.789 contêineres no 2T20. O volume de contêineres armazenados na Santos Brasil Logística foi 30,5% menor no 2T20 em relação ao 2T19, sendo a principal causa a retração no volume de contêineres importados no Porto de Santos, devido aos impactos da Covid-19. A indústria automotiva foi a que apresentou a maior retração em volume de importação, consequência das paradas nas linhas de produção e o derivado impacto nos estoques de peças e componentes. O TEV movimentou 14.092 veículos no 2T20, volume 73,6% menor em relação ao 2T19. As exportações de veículos, que já vinham apresentando um desempenho negativo devido ao fraco mercado argentino, apresentaram queda de 69,1% ano-contra-ano. As importações de veículos foram 94,6% menores no 2T20, quando comparadas ao 2T19, com influência também da acentuada desvalorização cambial. No 2T20, a Companhia apurou prejuízo líquido de R$9,4 milhões, comparado ao lucro líquido de R$6,3 milhões no 2T19. A receita líquida consolidada somou R$224,8 milhões, queda de 15,1% frente ao mesmo período do ano passado. Além da retração nos volumes, a comparação entre as receitas ficou prejudicada, uma vez que a partir de agosto de 2019 a Santos Port Authority passou a cobrar diretamente do armador a TUP (tarifa portuária) antes faturada contra os terminais portuários. Ajustando-se essas rubricas, a queda apontada teria sido de 11%. A Companhia registrou EBITDA de R$42,2 milhões no trimestre, 28,1% inferior ao 2T19, com margem de 18,8%. Em comparação ao 1T20, houve crescimento de 9,5%, apesar da pandemia da Covid-19. Em base recorrente, o EBITDA foi de R$41,8 milhões, com margem de 18,6%. O saldo de caixa e aplicações financeiras da Santos Brasil em 30/06/2020 somou R$352,0 milhões, com endividamento líquido de R$83,9 milhões, que representou 0,78x o EBITDA pró-forma (sem os efeitos do IFRS 16) dos últimos doze meses. No período, a Companhia investiu R$46,8 milhões, sendo R$44,3 milhões no projeto de expansão e de reforço do cais do Tecon Santos, totalizando R$110 milhões no primeiro semestre de 2020. De acordo com Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, as medidas adotadas tempestivamente para promover a contenção de gastos, o incremento marginal de receitas e a preservação da solidez financeira da Companhia durante esta fase mais aguda da crise se mostraram eficazes. ¿Por causa da pandemia, o ambiente de negócios

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Portêineres de última geração começam a operar no Tecon Santos

26/05/2020

São Paulo, 26 de maio de 2020 - Os dois novos portêineres de última geração que chegaram ao Tecon Santos em fevereiro entraram em funcionamento na última semana após a fase de montagem, testes e ajustes finos. Com 50 metros de altura, comprimento de lança de 70 metros (15 metros a mais do que os que já operam no terminal) e capacidade para movimentar simultaneamente dois contêineres de 20 pés, num total de até 65 toneladas de carga, os equipamentos contaram com uma equipe especial com 42 profissionais treinados pela fabricante, a ZPMC, para o desembarque e montagem no cais do maior terminal de contêineres da América do Sul, localizado na margem esquerda do Porto de Santos e administrado pela Santos Brasil. Entre a atracação do navio que transportou os portêineres, no dia 19 de fevereiro, até os ajustes finais para colocar os equipamentos em uso, foram necessárias algumas etapas cercadas de cuidados: antes do desembarque, por exemplo, houve a retirada das peças especiais que garantem a segurança na navegação. Uma vez desembarcados, foram montadas as partes mecânicas e elétricas, além da eletrificação e liberação dos movimentos de lança, troley (o carro responsável pela movimentação da carga) e translação. Depois destes procedimentos, os portêineres foram submetidos a ajustes finos de funcionalidades, seguidos de testes operacionais e de confiabilidade e, finalmente, a validação operacional indicando a disponibilidade de uso. Os equipamentos recém-chegados são os dois primeiros novos guindastes de cais de um total de oito que serão adquiridos pela Companhia e integram o projeto de modernização e ampliação do Tecon Santos, que prepara o terminal para atender de maneira eficiente a demanda prevista para o Porto, a partir da chegada dos navios do tipo New Panamax (com 366 metros de comprimento e capacidade de transportar até 12.500 TEUs). Com uma dimensão e tecnologia que permitem alcançar as últimas fileiras de contêineres nestes super navios, os portêineres trarão ganhos de produtividade, eficiência e flexibilidade operacional ao terminal, refletindo em maior qualidade de serviço aos clientes. Os equipamentos agregam também mais segurança e precisão à operação, pois são dotados da tecnologia TPS (Truck Position System ¿ sistema de posicionamento de carretas) que define de forma precisa o local de parada das carretas utilizadas no embarque e desembarque de cargas. A Santos Brasil será a primeira no país a dispor desse conjunto tecnológico, além de OCRs acoplados com a função de identificar a numeração dos contêineres. Para zelar pela segurança e saúde dos trabalhadores envolvidos nas obras e combater a disseminação do Coronavírus (Covid ¿ 19), as equipes responsáveis por todo o processo de desembarque e montagem dos portêineres seguiram medidas preventivas estabelecidas pela Santos Brasil, que incorporou as recomendações dos órgãos públicos e autoridades de saúde à rotina de funcionários e terceirizados dentro de suas unidades. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu mais de R$ 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. Além do Tecon Santos, a Companhia opera mais dois terminais de contêineres ¿ Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento a

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Santos Brasil inaugura Centro de Controle Operacional no Tecon Santos

29/06/2020

Novo CCO amplia controle das atividades de maneira integrada e em tempo real; proporciona mais eficiência e segurança à operação, impactando de maneira positiva o nível de atendimento aos clientes São Paulo, 29 de junho de 2020 - A Santos Brasil, referência em operações logísticas e portuárias no país, inaugurou seu novo Centro de Controle Operacional (CCO) no Tecon Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul, localizado no Porto de Santos. O novo CCO amplia o controle em tempo real da operação, agregando ainda mais eficiência e segurança às atividades realizadas. Nele está reunida toda a gestão do sistema utilizado para administrar as diversas operações do terminal (TOS - Terminal Operation System). Do centro de controle, a equipe de planejamento de operações da Santos Brasil acompanha de maneira integrada informações detalhadas sobre navios (tais como atracação nos berços), portêineres, atividade dos gates, recebimento e entrega de cargas, movimentação na ferrovia, posicionamento de contêineres nos armazéns, housekeeping do pátio, índices de utilização de recursos e faróis de alerta operacionais entre outros. Os profissionais monitoram também as 50 câmeras instaladas nas diferentes áreas do Tecon e as câmeras do sistema alfandegado do terminal. Essa rede de informações proporciona uma leitura integrada e ágil das atividades, dos fluxos operacionais e seus gargalos, viabilizando intervenções rápidas e assertivas. Entre os equipamentos que integram o novo CCO, estão computadores, rádios, controle dos OCR¿s dos gates e dos portêineres, além de um videowall com 16 monitores, que contam com uma nova tecnologia cujo sistema tem mais capacidade de funcionamento e flexibilidade de conteúdo a ser apresentado. Ou seja, é possível ver câmeras direcionadas para um navio em um grupo de monitores e, em outro grupo, o pátio. Isso faz com que os coordenadores tenham uma visão global e facilitada do todo. O sistema foi projetado agregar quando necessário implantações futuras de novas tecnologias desenvolvidas a partir de IoT, inteligência artificial e machine learning. Segundo Ricardo Abbruzzini, diretor de Tecnologia e Inovação da Santos Brasil, o novo CCO permite que a Companhia tenha um fluxo operacional ainda mais eficiente, impactando de forma positiva o nível de atendimento aos clientes. ¿Temos agora mais facilidade para antecipar e tratar possíveis desvios e gargalos, criando planos de contingência para maior estabilidade operacional¿, diz. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu mais de R$ 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. Além do Tecon Santos, a Companhia opera mais dois terminais de contêineres ¿ Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até a porta.

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Santos Brasil e Emapa desenvolvem solução logística que aproveita potencial fluvial da região Norte

29/07/2020

Carga da madeireira que levava sete dias para chegar ao Tecon Vila do Conde, agora chega em 60 horas; exportador reduziu custo, ganhou tempo e segurança; meio ambiente também se beneficiou com a supressão do uso de caminhões São Paulo, 29 de julho de 2020 ¿ Em constante busca por soluções inteligentes que reduzam prazos e custos para seus clientes, a Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, e a Emapa ¿ uma das principais fornecedoras de piso de madeira para o mercado americano e cliente do Tecon Vila do Conde, o Terminal de Contêineres da Santos Brasil em Barcarena, no Pará - desenvolveram uma estratégia especial para simplificar e agilizar a operação de carga e descarga da madeira exportada pela companhia. A unidade industrial da Emapa localiza-se em Afuá, uma cidade de difícil acesso por rodovia, às margens da Bacia do Marajó. A carga, cujo destino é a exportação, precisava ser transportada por balsa até uma estação coletora de contêineres vazios em Belém, onde era realizada a ovação e depois seguia por rodovia até o Tecon Vila do Conde. No total, o produto demorava sete dias para chegar ao terminal e finalmente poder embarcar ao seu destino final. O projeto de logística fluvial desenvolvido em conjunto pela equipe de inteligência comercial da Santos Brasil e a equipe da Emapa reduziu esse prazo para 60 horas (dois dias e meio) ao utilizar o potencial fluvial da região. Agora, a carga sai da Emapa e vai diretamente para o Tecon Vila do Conde por meio de barcaças que navegam pelos rios que se ligam à Baía do Marajó ¿ um percurso de 494 quilômetros. Para simplificar a operação do cliente, a solução proposta foi eliminar a parada em Belém e fazer a coleta de contêineres vazios diretamente no Tecon Vila do Conde. Desta forma, os contêineres vazios chegam no Tecon Vila do Conde, são enviados para a unidade da Emapa, em Afuá, onde passaram a ser estufados pela equipe da própria madeireira, e retornam cheios diretamente para o Tecon, de onde seguem rumo ao mercado americano. Além de ganhar tempo, reduzir custos e dar mais segurança para a Emapa, o projeto também contribui com o meio ambiente, ao eliminar os 260 km até então percorridos em caminhão até Belém. Segundo Ricardo Buteri, diretor comercial da Santos Brasil, a multimodalidade faz todo sentido no Norte, uma região banhada por diversos rios ligados entre si. ¿Nosso foco é gerar competitividade aos nossos clientes por meio de soluções customizadas e inteligentes, pautadas por inovação e a solução desenvolvida para a Emapa está intimamente ligada à geografia da região, reduzindo custos, tempo e recursos naturais¿, diz. Sobre a Santos Brasil A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu mais de R$ 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. Além do Tecon Santos, a Companhia opera mais dois terminais de contêineres ¿ Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até a porta.

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