Este cadastro é importante para a Santos Brasil conhecer seus candidatos e tornar a busca por perfis mais rápida e dinâmica.
Leia maisEstamos com cadastro aberto para pessoas com deficiência
Este cadastro é importante para a Santos Brasil conhecer seus candidatos e tornar a busca por perfis mais rápida e dinâmica.
Leia maisConfira a lista de aprovados na dinâmica de grupo do Programa Formare Aprendiz
Confira a lista de aprovados na prova escrita do Programa Formare Aprendiz
Santos Brasil triplicará movimentação com a PIL na rota Ásia
A Santos Brasil, referência na operação de contêineres no País, ampliou seu contrato com a PIL - Pacific International Lines. Com isso, o volume movimentado no Tecon Santos para o armador na rota Ásia vai triplicar, passando de 40 mil TEU/ano (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) para 120 mil TEU/ano. Em janeiro, a Santos Brasil havia vencido a disputa por um novo serviço da PIL para a Ásia, que previa uma linha de navegação com escalas a cada 14 dias no Tecon Santos. Agora, com a ampliação do contrato, o terminal passará a receber oito escalas por mês do armador. A ampliação deste contrato, em menos de três meses de operação, demonstra a receptividade do mercado ao novo serviço e corrobora a eficiência do Tecon Santos. Reflete também a retomada da economia. Esse crescimento demonstra que o cliente percebe os nossos diferenciais e que podemos agregar valor dando mais competitividade para a sua operação, diz Marcos Tourinho, diretor comercial da Santos Brasil. O primeiro navio desta nova leva atraca no Tecon Santos neste sábado, dia 12. É o Kota Lahir, com capacidade para transportar 4.500 TEU, e que vem de Buenos Aires e segue para Ásia. A previsão de embarque no terminal da Santos Brasil é de 1.276 TEU. Administrado desde 1997 pela Santos Brasil, o Tecon Santos possui capacidade para movimentar anualmente 2 milhões TEU, tem 596 mil metros quadrados de área total e 980 metros de cais acostável. O terminal vai receber investimentos da ordem de R$ 1,27 bilhão nos próximos anos com o objetivo de elevar a sua capacidade para 2,4 milhões de TEU e manter a qualidade da operação, hoje referência no País.
Leia maisFORMARE 2018: Confira a lista de aprovados na primeira etapa
Santos Brasil apresenta Relatório de Sustentabilidade 2017
O novo Relatório de Sustentabilidade da Santos Brasil está disponível no site da empresa (www.santosbrasil.com.br) e apresenta os resultados, avanços e desafios, obtidos e superados nas esferas econômica, social e ambiental em 2017. Esta é a décima edição da publicação, que adota as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), em seu modelo mais atualizado, a versão Standards. O relatório apresenta, além dos resultados econômicos do ano, os avanços da empresa nas quatro questões definidas como prioritárias para sua sustentabilidade: Saúde e Segurança; Transparência e Práticas Anticorrupção; Emissões de CO2, Consumo de Água e Gestão de Resíduos e Desenvolvimento Humano. A novidade é que nesta edição um dos valores corporativos da empresa, a Inovação, ganhou destaque. De acordo com a gerente executiva de Comunicação, Sustentabilidade e Inteligência Corporativa, Raquel Ogando, a inovação faz parte do DNA da empresa desde que iniciou suas operações no País em 1997. ¿Nossa trajetória de pioneirismo se traduz no desenvolvimento de soluções que visam melhorar a competitividade dos nossos clientes e do comércio exterior brasileiro. Buscamos sempre antecipar a demanda do mercado e hoje somos considerados referência no setor em decorrência desta estratégia visionária¿, complementa. Alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), a Santos Brasil tem concentrado esforços para mitigar os impactos ambientais gerados por suas operações. No ano passado, por exemplo, as operações portuárias registraram intensidade de emissões de 14,85 kgCO2 e/TEU, queda de 3,08% em relação ao ano anterior. Da mesma forma, as emissões por pallet movimentado foram reduzidas de 0,63 kgCO2 e/pallet para 0,53 kgCO2 e/pallet, na área logística. A geração de resíduos não recicláveis apontou queda de 15,17%. Já em relação aos resíduos recicláveis, o aumento foi de 17,62%. O consumo de energia totalizou 36.529.143,21 kWh, o que significa uma redução de 4,20% em relação a 2016. Vale lembrar que a empresa também é signatária do Pacto Global da ONU, iniciativa que visa mobilizar corporações de todo o mundo a adotarem práticas e valores nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Leia maisTecon Vila do Conde bate recorde em produtividade
O Terminal de contêineres da Santos Brasil no Pará, o Tecon Vila do Conde, localizado na cidade de Barcarena (a 96 km de Belém), bateu o recorde de produtividade na operação do navio Lion, da CMA CGM, ao alcançar a marca de 43,25 MPH (Movimentos por Hora) no último domingo, 29/04. Ao todo, foram movimentados 1.117 contêineres. O recorde é resultado dos esforços da companhia para aumentar a eficiência operacional do terminal e garantir a continuidade da qualidade na prestação do serviços. A Santos Brasil prevê investimentos de R$ 37 milhões nos próximos dois anos em Vila do Conde, somando R$ 129,04 milhões até 2033. O montante faz parte do projeto de ampliação e modernização do terminal, que vai elevar sua capacidade de movimentação para 163 mil TEU/ano. Parte dos equipamentos comprados já começou a chegar. Em abril, o Tecon Vila do Conde recebeu novos caminhões e três reach stackers, duas para contêineres cheios e uma para vazios. Além destes equipamentos, já foi adquirido um guindaste MHC (Mobile Harbour Crane). Os novos investimentos demonstram o compromisso da Santos Brasil com a região e são fundamentais para que o terminal possa atender à crescente demanda por movimentação e armazenagem de cargas conteinerizadas. O Tecon Vila do Conde está estrategicamente localizado no delta do rio Amazonas, em uma região de grande capilaridade hidroviária e proximidade das principais rotas marítimas internacionais com acesso a todos os continentes de maneira direta ou por meio de portos de transbordo do Caribe. Desde 2008, quando comprou a empresa arrendatária do terminal, a Santos Brasil já investiu mais de R$ 133,8 milhões na ampliação e melhoria das instalações, otimizações operacionais, tecnologia, capacitação de mão de obra e equipamentos.
Leia maisSantos Brasil abre inscrições para o Programa Formare 2018
As inscrições para a nova turma do Programa Formare Aprendiz Santos Brasil, que oferece curso de qualificação profissional em Assistente Administrativo, iniciam no dia 27 de abril às 12h. Os interessados devem se cadastrar por meio do site www.santosbrasil.com.br até às 12h do dia 11 de maio. Nesta edição, o destaque fica para o número de vagas, que aumentou de 15 para 20. Desenvolvido em parceria entre a Santos Brasil e a Fundação Iochpe, o Formare Aprendiz é destinado aos jovens de 18 e 19 anos provenientes de famílias em situação de desvantagem econômica e social, residentes em Guarujá e que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio ou que já concluíram o curso nas escolas públicas do município. A iniciativa visa a inserção de jovens no mercado de trabalho por meio da qualificação profissional. Com início em agosto deste ano e término em novembro de 2019, o programa tem carga horária de 1.800 horas. Será ministrado no Tecon Santos ¿ o maior terminal de contêineres da América do Sul - por cerca de 80 voluntários da companhia. Uma novidade para essa nova turma é a mudança na metodologia de ensino, que se propõe ir além das aulas práticas e teóricas, formando profissionais mais capacitados e completos. A fim de conseguir imprimir essa novidade em sala de aula, os educadores passarão por uma nova capacitação com os profissionais da Fundação Iochpe, para compreender as novas exigências do mercado, como noções de cidadania, ética e aspectos sociais. O processo seletivo será composto por quatro etapas classificatórias, sendo a primeira uma prova escrita, que ocorre no dia 12 de maio na Unaerp do Guarujá. Os candidatos inscritos deverão comparecer ao local do teste com original e cópia simples dos documentos listados e protocolo de inscrição. A partir do dia 15 de maio será disponibilizada a lista de aprovados no site da Santos Brasil. Os candidatos aprovados na primeira etapa passarão ainda por dinâmica de grupo, entrevista individual e aplicação de testes. Os jovens selecionados serão contratados pela empresa como aprendiz, em regime CLT. Vão receber um salário mínimo (R$ 954,00), material didático, uniforme, refeição na empresa, seguro de vida, vale transporte e cesta alimentação. Desde que teve início em 2009, 251 jovens já passaram pelo programa. Destes, 86 foram contratados pela companhia em diferentes setores. O Formare Aprendiz tem certificação pela Fundação Iochpe e validação do Ministério do Trabalho.
Leia maisSantos Brasil encerra 4T17 com Ebitda recorrente de R$ 30,1 milhões e lucro líquido de R$ 20,4 milhões
Em um cenário de retomada do crescimento econômico, a Santos Brasil fechou o último trimestre de 2017 com indicadores que reforçam a recuperação dos resultados financeiros da Companhia e a efetividade do processo de reestruturação organizacional. No 4T17, o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) registrado foi de R$ 26,8 milhões com margem de 12,7%. Já o EBITDA recorrente foi de R$ 30,2 milhões com margem de 14,3%. No acumulado do ano, o EBITDA totalizou R$ 83,8 milhões. A empresa voltou a registrar lucro líquido acumulado no ano, que alcançou o patamar de R$ 2,5 milhões. No 4T17, o resultado foi de R$ 20,4 milhões. O fluxo de caixa operacional e de investimentos permaneceu positivo. A Companhia fechou 2017 com um saldo de caixa de R$ 270,7 milhões, caixa líquido de R$ 37,7 milhões e índice de alavancagem negativo de 0,45 vezes, medido pela relação dívida líquida/EBITDA dos últimos 12 meses, tendo amortizado R$ 180,9 milhões (principal + juros) no ano. A receita líquida consolidada somou R$ 210,9 milhões no 4T17, um aumento de 0,1% em relação ao 4T16. O programa de reestruturação organizacional conduzido ao longo do ano reduziu cerca de R$ 45 milhões da base de custos fixos da empresa. "Em 2017, a Companhia transpôs um ciclo desafiador e, em 2018, inicia uma nova etapa de desenvolvimento e investimentos em suas operações", destaca o diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, Daniel Pedreira Dorea. "Os esforços de redução de custos terão continuidade, bem como a estratégia de aprimoramento de processos internos com foco em ganhos de eficiência e produtividade", afirma. Para 2018, a expectativa é de que o cenário de recuperação da economia se intensifique e continue impulsionando os volumes. Já no início do ano, a empresa celebrou a conquista de um novo contrato de longo curso com rota para a Ásia, do armador PIL, com previsão para movimentar 40 mil TEU por ano no Tecon Santos. Desempenho Operacional O desempenho operacional ascendente registrado nos últimos meses no Tecon Imbituba (SC), Logística, Tecon Vila do Conde (PA) e Terminal de Veículos (TEV) se manteve no 4T17 e ao longo do ano. Já o Tecon Santos (SP) apontou queda de movimentação, ainda reflexo da perda do serviço de navegação ESA, que atua na rota para a Ásia. No consolidado do período, a movimentação total nos três terminais operados pela Companhia foi de 1.486.933 TEU, volume 3,2% inferior a 2016. Em contêineres foram 968.694 unidades, sendo 248.903 no último trimestre de 2017. O serviço de longo curso ASAS, que iniciou operação em setembro com escala semanal, foi o principal responsável pela mudança de patamar no volume movimentado em Imbituba. O terminal catarinense apresentou alta de 97,8% no volume movimentado no 4T17, totalizando 12.494 contêineres, cerca de duas vezes mais que o registrado no 4T16. A movimentação de contêineres de longo curso correspondeu a 36,2% do volume total no 4T17, comparado a 7,1% no 4T16. No acumulado de 2017, a evolução do volume movimentado foi de 64,7%, totalizando 40.197 unidades. Em TEU, o terminal apresentou crescimento de 80% comparado a 2016, totalizando 50.231 TEU. Em Vila do Conde, os indicadores de crescimento permaneceram igualmente expressivos. Em relação a 2016, foram 116.801 TEU movimentados no ano, um aumento de 12,7%. Na comparação com o mesmo período de 2016, a alta no 4T17 foi de 15,6% no volume de contêineres movimentados, somando 21.980 unidades. Em caixas, o terminal paraense cresceu 18,3% em relação ao ano precedente, totalizando 77.823 unidades. Destaque para as operações de longo curso que representaram 74,7% do volume total (60,6% no 4T16) e tiveram crescimento de 42,6% no 4T17 no comparativo com o mesmo período do ano passado. Beneficiando-se do reaquecimento da indústria automotiva brasileira, o TEV - maior terminal especializado em veículos do País
Leia maisSantos Brasil inaugura câmaras refrigeradas e amplia expertise em armazenamento de produtos químicos
A Santos Brasil, prestadora de serviços portuários e logísticos completos e referência na operação de contêineres no País, inaugurou duas câmaras para armazenamento de produtos químicos com temperatura controlada. As câmaras climatizada, que opera a 20ºC, e frigorífica, com temperatura de -18ºC, foram construídas no Centro de Distribuição da empresa, em São Bernardo do Campo (SP), para atender à demanda da Covestro, líder mundial em polímeros de alta tecnologia. "Na procura da otimização e excelência da nossa cadeia de suprimentos, após mudança do nosso modelo de negócios, achamos o caminho do fortalecimento desenvolvendo nossos parceiros-chave para um resultado integrado", comenta Tomas Becker, Head de Compras Logísticas da Covestro. "Nosso Centro de Distribuição não é somente a primeira unidade da Santos Brasil a oferecer esse tipo de serviço, mas também é o único de toda região do ABC paulista", salienta o diretor comercial de Operações Logísticas da Santos Brasil, Wagner Toffoli. O trabalho, que vem sendo feito com a Covestro há dois anos e, a partir deste mês, reformulado e ampliado, reforça a expertise da Santos Brasil no armazenamento de produtos químicos não inflamáveis, inflamáveis e refrigerados em suas unidades logísticas. "Diversos produtos da Covestro requerem um tratamento específico e devem ser estocados em uma temperatura refrigerada para melhor conservação. Por isso, executamos um projeto customizado para este tipo diferenciado de carga", complementa Wagner Toffoli. Com o novo escopo do contrato, a Santos Brasil passa a ser a principal provedora de serviços de logística portuária da Covestro, sendo responsável, entre outras atividades, pelo gerenciamento do recebimento de contêineres de importação no Tecon Santos e Clia Santos. Já o armazenamento das cargas químicas está sendo feito no Centro de Distribuição de São Bernardo do Campo, que possui um total de 105 mil metros quadrados. "O aperfeiçoamento da nossa cadeia logística com um parceiro que também tem como foco a melhoria contínua e visão de negócios foi o elemento-chave para que a Santos Brasil atendesse a nossa demanda. A flexibilidade para investimentos em soluções refrigeradas foi mais uma prova da parceria construída", complementa Becker. Além das cargas refrigeradas, os produtos inflamáveis também exigem um local preparado para este tipo de material. "Temos detectores de fumaça, sprinkler, instalações elétricas à prova de explosão, sistema de calhas interligadas ao tanque de contenção, sistema de alarme, brigada de incêndio e sistema de espuma para líquidos inflamáveis, entre outros itens necessários para melhor atender nosso cliente", ressalta o executivo da Santos Brasil.
Leia maisSantos Brasil conquista nova linha de navegação em Santos
Referência na operação de contêineres no País, a Santos Brasil acaba de vencer a disputa por um novo serviço para Ásia do armador PIL - Pacific International Lines. O Tecon Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul, receberá, a partir do dia 25, a nova linha de navegação, que deverá trazer um volume inicial de 40 mil TEU/ ano (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Em um primeiro momento, os navios da PIL farão escalas quinzenais na principal operação da empresa. O primeiro navio Kota Gunawan deixou o porto de Xangai, na China, na última quinta-feira e já navega rumo à costa brasileira. As embarcações que compõem a linha têm capacidade para transportar 4.200 TEU. "Com a conquista deste serviço, voltamos a oferecer aos nossos clientes um portfolio completo para todos os continentes do mundo", ressalta o diretor comercial da Santos Brasil, Marcos Tourinho. "Em um cenário extremamente competitivo no Porto de Santos, esta vitória tem um significado especial e demonstra que as grandes empresas de navegação reconhecem a eficiência de nosso trabalho", complementa. Administrado desde 1997 pela Santos Brasil, o Tecon Santos possui capacidade para movimentar anualmente 2 milhões TEU, tem 596 mil metros quadrados de área total e 980 metros de cais acostável. O terminal vai receber investimentos da ordem de R$ 1,27 bilhão nos próximos anos com o objetivo de elevar a sua capacidade para 2,4 milhões de TEU e manter a qualidade da operação, hoje referência no País.
Leia maisSantos Brasil adquire novos equipamentos para o Tecon Vila do Conde
A Santos Brasil já iniciou aquisições de novos equipamentos para a modernização de seu terminal de contêineres de Vila do Conde, localizado na cidade de Barcarena (a 96 km de Belém), no Pará. A previsão é de que os equipamentos cheguem entre o primeiro e segundo trimestre deste ano, aumentando a eficiência operacional do terminal. Entre os equipamentos já comprados estão um guindaste MHC (Mobile Harbour Crane); uma empilhadeira tipo Reach Stacker para contêineres vazios; duas empilhadeiras tipo Reach Stacker para contêineres cheios e dez caminhões para operações de costado. As aquisições fazem parte do projeto de ampliação e modernização do Tecon Vila do Conde, que prevê investimentos de R$ 37,2 milhões nos próximos dois anos, totalizando R$ 129,04 milhões até 2033*. Os novos investimentos são fundamentais para que o terminal possa atender à crescente demanda por movimentação e armazenagem de cargas conteinerizadas no porto e garantir a continuidade da qualidade na prestação do serviço. O projeto vai elevar a capacidade de movimentação do terminal para 163 mil TEU/ano. Desde a aprovação da prorrogação antecipada do prazo do contrato de arrendamento do Tecon Vila do Conde por mais 15 anos, ocorrida em 16 de novembro de 2017, a empresa empenhou-se em obter as aprovações necessárias com as autoridades competentes para início imediato dos investimentos, o que ocorreu formalmente no dia 21 de dezembro. Estrategicamente localizado no delta do rio Amazonas, em uma região de grande capilaridade hidroviária e proximidade das principais rotas marítimas internacionais com acesso a todos os continentes de maneira direta ou por meio de portos de transbordo do Caribe, o Tecon Vila do Conde tem apresentado forte crescimento. A Santos Brasil já investiu em Vila do Conde mais de R$ 133,8 milhões na ampliação e melhoria das instalações, otimizações operacionais, tecnologia, capacitação de mão de obra e equipamentos desde 2008, quando comprou a empresa arrendatária do terminal. (*data-base 2013)
Leia maisSantos Brasil vai investir R$ 37 milhões no Tecon Vila do Conde
A Santos Brasil assinou hoje termo aditivo ao contrato do Terminal de Contêineres de Vila do Conde, localizado na cidade de Barcarena (a 96 km de Belém), no Pará, que prevê a prorrogação antecipada do prazo do arrendamento por mais 15 anos. Em contrapartida, a empresa vai investir R$ 37, 24 milhões na ampliação e modernização do terminal nos próximos dois anos. No total, serão investidos 129,04 milhões até 2033. O projeto vai elevar a capacidade de movimentação do Tecon Vila do Conde para 163 mil TEU/ano. Os novos investimentos são fundamentais para que o terminal possa atender à crescente demanda por movimentação e armazenagem de cargas conteinerizadas no porto de Vila do Conde. Garantirão também o aumento da eficiência operacional e a continuidade da qualidade na prestação do serviço. Desde 2008, quando comprou a empresa arrendatária do terminal, a Santos Brasil já investiu em Vila do Conde R$ 133,8 milhões, em valores atualizados, em ampliação e melhoria das instalações, otimizações operacionais, tecnologia, capacitação de mão de obra e equipamentos. Estrategicamente localizado no delta do rio Amazonas, em uma região de grande capilaridade hidroviária e proximidade das principais rotas marítimas internacionais com acesso a todos os continentes de maneira direta ou por meio de portos de transbordo do Caribe, o Tecon Vila do Conde tem apresentado forte crescimento. Nos primeiros nove meses de 2017, o terminal movimentou 55.843 mil contêineres, 20% a mais que o mesmo período de 2016. Novas rotas de navegação para Europa e Caribe, bem como o desenvolvimento do transporte de contêineres por barcaças e a intermodalidade com as mesmas mercadorias sendo transportadas por meio dos modais hidroviário, rodoviário e ferroviário têm puxado esse movimento. Os novos investimentos da Santos Brasil no terminal se destinam principalmente a obras na adequação do pátio e a compra de equipamentos. No pátio, o projeto prevê investimento na ampliação da área pavimentada, sistema de drenagem; construção de novo gate de entrada e saída; iluminação; quadras de contêineres; plataformas para contêineres reefers; subestações elétricas; e sinalização. O projeto foca na melhoraria da circulação interna, aumento da eficiência e ampliação da área de estocagem. Entre os equipamentos que serão incorporados estão: 1 Mobile Harbour Crane - MHC; 3 Reach Stackers para operação no pátio; 5 empilhadeiras de pequeno porte para operação no armazém; 2 empilhadeiras de contêineres vazios para operação no pátio; 6 cavalos mecânicos; 9 semirreboques; 1 scanner fixo. As obras têm início previsto para 2018 e conclusão em 2019. Sua realização se dará por etapas e não trará impacto direto no dia a dia das operações do terminal. Para Antonio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil, as melhorias das condições de acesso a Vila do Conde, em especial da hidrovia do Tocantins, da ligação do porto com a Ferrovia Norte-Sul e a conclusão da BR-163 tendem a acentuar a importância do porto de Vila do Conde como indutor da economia do Pará. "Com os novos investimentos vamos conseguir atender de maneira eficiente a evolução da demanda, agregando competitividade aos nossos clientes e estimulando o desenvolvimento regional", diz.
Leia maisAllink Neutral Provider reforça portfolio de clientes NVOCC da Santos Brasil
A Santos Brasil foi escolhida pela Allink Neutral Provider (empresa reconhecida por sua experiência e tradição na consolidação de carga LCL e agora também no aéreo) como sua principal provedora de serviços de logística portuária no Porto de Santos. O novo cliente reforça o portfolio da Companhia no mercado de NVOCCs (Non Vessel Operator Common Carrier). A movimentação e armazenagem das cargas, o transporte rodoviário entre Portos (DTAs), além dos processos de consolidação e desconsolidação, fazem parte do escopo de trabalho da Santos Brasil. Foram dois anos de negociação até a oficialização da parceria com a Allink, que está entre as maiores empresas de NVOCC do País e do Porto de Santos. De acordo com o diretor comercial de Operações Logísticas da Santos Brasil, Wagner Toffoli, foram feitos investimentos em tecnologia e em mão de obra especializada para atendimento exclusivo do novo cliente. Em tecnologia, o destaque é a implantação da RFID (Radio Frequency Identification - Identificação por Radiofrequência em português), que inclui etiquetas inteligentes. Pequenos chips (transponders) estão sendo colocados nas cargas Allink para que haja a captura automática de dados, possibilitando a identificação em tempo real, dispensando o trabalho manual e individual de leitura dos códigos de barras. "Proporcionamos agilidade para consulta de cargas e na operação, aumentando nossa capacidade logística, sem falar na segurança que é requisito fundamental para qualquer cliente. No caso da Allink, ao recebermos as cargas, cada etiqueta nos mostra em segundos o destino das mercadorias, por exemplo, facilitando ainda o processo de estufagem", ressalta o diretor comercial de Operações Logísticas da Santos Brasil. "A Allink nos escolheu pela nossa estrutura, pelo atendimento oferecido e, notadamente, pelas semelhanças dos modelos de gestão de ambas as empresas, pautados na inovação, tecnologia e alto nível de governança corporativa. Estes fatores foram fundamentais para o fechamento do contrato", explicou Toffoli. "Ao escolhermos um parceiro, fazemos uma análise bem criteriosa, levando como foco principal de decisão a excelência ao cliente, a experiência que podemos proporcionar ao contratar nosso serviço e, acima de tudo, ter ao nosso lado empresas corretas e idôneas que sigam a mesma filosofia e valores que estão enraizados em nosso DNA", afirma André Gobersztejn, diretor comercial da Allink.
Leia maisSantos Brasil lança app para funcionários
A revolução digital vem conquistando cada vez mais espaço e importância na rotina das pessoas. Até o ano passado, um bilhão de lares no mundo já tinham acesso à Internet. Estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que existem 168 milhões de aparelhos smartphones em uso no País, o que representa 80% da população. Em linha com essas transformações, a Santos Brasil lança o Viva Voz APP, um novo canal digital de relacionamento com seus funcionários. A ferramenta pode ser instalada em qualquer celular com sistema operacional Android ou iOS. Por meio do novo APP, é possível ficar por dentro das principais novidades da empresa, tirar dúvidas, consultar políticas e procedimentos, e também acompanhar indicadores diversos. O projeto, coordenado em parceria pelas áreas de Comunicação, TI e Gente & Gestão, prevê transformar o aplicativo na principal plataforma de interação com os cerca de 3.100 funcionários da empresa na Baixada Santista, São Paulo, São Bernardo do Campo (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA). A gerente-executiva de Comunicação e Inteligência Competitiva, Raquel Ogando, salienta que o aplicativo, além de aumentar o alcance e a agilidade da comunicação interna, tem como objetivo estimular a disseminação de uma cultura digital na Companhia. "Os avanços tecnológicos estão levando empresas em todo o mundo a rever processos, produtos e serviços para gerar mais valor a seus clientes ou melhorar a relação com consumidores. Para que essa estratégia tenha sucesso, nada mais lógico do que começar a transformação dentro de casa, introduzindo novos hábitos no dia a dia da equipe. Isso é ainda mais natural eficaz em uma Companhia como a Santos Brasil, que tem a inovação em seu DNA", diz. Na avaliação de Raquel, o aplicativo é a melhor forma de se comunicar e interagir com o público interno, principalmente em empresas com operações em todo o País e com o porte da Santos Brasil. ¿Hoje em dia, a maioria das pessoas tem um smartphone com o mínimo de acesso à Internet. Todos estão conectados¿, conclui. O slogan adotado para a campanha de lançamento do novo APP é "A informação que você precisa na palma da sua mão". O Viva Voz App é gerido pela empresa TheAppBuilder, empresa sediada na Irlanda do Norte e principal referência na criação de aplicativos com foco em usuários corporativos. A plataforma SaaS (Software-as-a-Service) do TheAppBuilder produz aplicativos corporativos que tanto entretêm quanto agregam maior eficiência operacional a organizações ao redor do mundo. Em comentário ao lançamento do Viva Voz App, James Scott, CEO da TheAppBuilder, pontua: "Estamos muito satisfeitos em ter a Santos Brasil como nosso primeiro grande cliente da América Latina. Nos últimos meses, as equipes de ambas as companhias trabalharam em pareceria para preparar o aplicativo para lançamento. Estamos ansiosos para testemunhar os benefícios que o aplicativo trará e para colaborar com a Santos Brasil em futuras melhorias." O diretor de TI, Ricardo Abbruzzini Filho, reforça que a Santos Brasil tem sido pioneira em soluções inovadoras de tecnologia da informação para seus negócios. "O Viva Voz APP é mais uma ferramenta que comprova o pioneirismo da Companhia. Procuramos um parceiro com histórico de excelência no mercado e integramos nossos sistemas a uma plataforma robusta e amigável que permitirá, inclusive, em uma próxima fase, uma integração ainda maior para benefício do usuário final", explica. Para o diretor de Gente & Gestão, Alcino Therezo Junior, o principal benefício da nova ferramenta é o estreitamento da relação funcionário/empresa. "As novas tecnologias, quando usadas de forma inteligente, ajudam a encurtar as distâncias e contribuem para promover a gestão do conhecimento dentro da empresa. O Viva Voz APP está alinhado a este conceito e deve se tornar uma porta de entrada para novos serviços de recursos humanos, como a educação a distância."
Leia maisIf you prefer, you can access our website in Portuguese.
Yes, I want to access the website in Portuguese.