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Tecon Imbituba recebe operações extras em razão das fortes chuvas que atingiram Navegantes

13/10/2023

Desde a última sexta-feira, dia 6, o Tecon Imbituba, terminal de contêineres administrado pela Santos Brasil em Imbituba (SC), está recebendo navios inicialmente destinados ao Porto de Navegantes, também localizado no litoral catarinense. Navegantes teve o canal de acesso ao porto fechado na semana passada em razão das fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias. Havia 31 manobras previstas até domingo (7) e todas foram canceladas em decorrência do mau tempo. O Tecon Imbituba, que está localizado em um porto de águas profundas, preparado para receber os maiores navios do mundo, sem restrições físicas ou de navegação, realizou na sexta-feira (6) a primeira operação extra: uma embarcação vinda da Europa com destino inicialmente previsto para Navegantes. Na última segunda (9), atracou no terminal uma embarcação proveniente da Ásia – ambas movimentaram aproximadamente 2.200 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) cada; e, na quarta-feira (11), o Tecon recebeu um navio que opera no serviço do Mediterrâneo. Já na quinta-feira (12), aconteceu uma operação de cabotagem. Para Danilo Ramos, diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, por sua localização abrigada e estratégica com águas profundas, infraestrutura e equipamentos de grande porte, além da qualidade dos serviços prestados que é uma marca da Santos Brasil, o Tecom Imbituba dispõe de capacidade adicional para atender demandas extraordinárias, minimizando o impacto das chuvas nas operações de contêineres e logística da região, assim como outros eventos de força maior. No segundo trimestre deste ano, o terminal registrou movimentação de 14.614 contêineres – aumento de 9,7% comparado ao mesmo período do ano passado, impulsionado essencialmente pelo crescimento no fluxo de cabotagem, que respondeu por 93,8% do total movimentado no terminal. Já o fluxo de longo curso representou 6,2% do total operado no trimestre. A Santos Brasil também opera no porto catarinense o Terminal de Cargas Gerais (TCG), que dispõe de atendimento diferenciado e equipes treinadas para movimentar e armazenar cargas de alta complexidade e valor agregado. Além de estarem localizados em um porto de aguas profundas, capaz de operar 24 horas por dia, os terminais têm fácil acesso ferroviário e rodoviário.

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Tecon Vila do Conde é opção para driblar impacto da seca no transporte de contêineres no rio Amazonas

09/10/2023

A Santos Brasil, por meio de seu terminal de contêineres de Vila do Conde (PA), passou a exercer um importante papel no apoio às empresas de navegação que estão com dificuldade de trafegar pelo rio Amazonas em função da grave seca que está afetando a região e que já reduziu em cerca de 40% a navegabilidade do rio. Com capacidade operacional para atender demandas extraordinárias, a empresa passou a ser ponto de parada de navios de cabotagem e longo curso com destino a Manaus e que precisam reduzir peso para navegar com segurança até o destino. A carga descarregada na Santos Brasil, por sua vez, é embarcada em barcaças (embarcação com fundo chato), que têm pouca restrição de navegação, e segue também para Manaus. No retorno, a mesma operação acontece. O primeiro navio a realizar essa operação chegou ao terminal no último dia 30, quando foram transbordados cerca de 300 contêineres cheios que foram divididos em duas barcaças rumo a Manaus. Nesta semana, está prevista mais uma operação, mas no sentido inverso. A carga irá de Manaus nas embarcações especiais para o terminal e um navio de cabotagem será carregado com destino a vários outros portos do País. A logística da região Norte do Brasil vive uma crise sem precedentes por conta da seca, que é normal neste período, mas que neste ano chegou mais cedo e mais forte e deve durar mais quatro meses. Além da grave questão ambiental, a grande preocupação é o desabastecimento da região, afetando tanto a população quanto os negócios da zona franca de Manaus. A estratégia de incluir Vila do Conde nesta nova equação logística e utilizar barcaças para parte da carga só foi possível graças aos pesados investimentos que a Santos Brasil vem fazendo na ampliação e modernização de seu terminal no Pará. Em 2022, foram investidos cerca de R$ 39 milhões em melhoria de infraestrutura e ampliação de área e outros R$ 120 milhões estão sendo empregados em obras de expansão e compra de novos equipamentos para o terminal, com o objetivo de elevar em quase 40% a sua capacidade, dos atuais 217 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano para perto de 300 mil TEUs/ano em 2025. De acordo com Danilo Ramos, diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, a Companhia atua com visão e projeção de longo prazo, capacitando-se assim sempre à frente da demanda futura. "Por isso, em casos de força-maior como este, conseguimos dar vazão e suporte com qualidade às necessidades inesperadas de nossos clientes", diz. O Tecon Vila do Conde é um terminal fluvial de contêineres e de carga de projetos, com enorme potencial de crescimento, impulsionado pelo agronegócio e mineração na exportação e por equipamentos e máquinas na importação. Está estrategicamente localizado no Arco Norte, no delta do Rio Amazonas, em uma área de grande capilaridade hidroviária e também muito próxima às principais rotas marítimas internacionais, com acesso a todos os continentes.

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Santos Brasil apoiará 58 projetos voltados à cultura, educação e esporte em 2024

02/10/2023

A Santos Brasil vai apoiar em 2024, por meio de leis de incentivo municipais e federais, 58 projetos e eventos voltados à cultura, educação - incluindo educação ambiental - e esporte nas cidades onde mantém operações no País, somando mais de R$ 4 milhões de investimentos. A escolha aconteceu a partir do 2º Edital de Projetos Incentivados realizado pela Companhia. Foram recebidas 234 propostas de todo o Brasil, 8% a mais que no edital anterior. As inscrições foram feitas pela plataforma Prosas, sistema que conecta patrocinadores e empreendedores sociais. Béatrice de Toledo Dupuy, gerente executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, destaca que a iniciativa reforça o compromisso da Companhia em apoiar ações que estimulam o desenvolvimento sustentável das comunidades onde está presente: Santos e Guarujá, na Baixada Santista (SP); São Bernardo do Campo (SP); Barcarena (PA); Imbituba (SC) e Itaqui (MA). "Estamos muito felizes com o aumento das inscrições e, consequentemente, do número de projetos que serão atendidos. Estimamos que cerca de 100 mil pessoas serão impactadas de forma positiva com essas iniciativas". A adesão a esse formato de edital tem o objetivo de ampliar o investimento social privado da Santos Brasil em todas as regiões onde a empresa atua e garantir ainda mais agilidade, eficiência e transparência aos processos que dizem respeito a patrocínios e doações, promovendo a governança social. A Companhia, que é referência em operações portuárias e logística, é signatária do Pacto Global da ONU desde 2013, está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e já assumiu, entre seus principais desafios, o compromisso de contribuir ativamente para a conservação do meio ambiente e para o desenvolvimento humano. Confira os projetos aprovados neste link: https://www.santosbrasil.com.br/v2021/aviso?id=1925&title=confira-os-projetos-selecionados-no-2-edital-de-investimento-social-incentivado-da-santos-brasil

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Santos Brasil participa do Clean Up Day em parceria com outros terminais

16/09/2023

Concorrentes no setor, mas parceiros em uma grande causa. Os quatro maiores operadores portuários do Porto de Santos uniram esforços em prol do meio ambiente participando, juntos, da ação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (World Cleanup Day), que aconteceu na manhã deste sábado (16) na orla santista e resultou na coleta de resíduos como bitucas de cigarro, tampinhas de garrafas, lacres de latinhas e microplásticos diversos. Cerca de 200 funcionários voluntários da Santos Brasil, Brasil Terminal Portuário (BTP), DP World Santos e Ecoporto estiveram no evento, que teve apoio da Prefeitura e Ibama e contou com a participação de centenas de voluntários representantes de vários setores da sociedade. Os resíduos não recicláveis serão destinados à Terracom, os compostáveis ao programa Composta Santos da Secretaria Municipal de Meio de Ambiente (Semam) e os recicláveis serão destinados à organização de catadores. Esta é a quinta vez que os terminais participam da iniciativa que acontece anualmente em todo o mundo, em um único dia, e faz parte do World Clean Up Day, movimento internacional que envolve milhões de voluntários em mais de 190 países. "O objetivo é mobilizar as comunidades em mutirões de limpeza e, principalmente, realçar a importância das ações individuais na conservação permanente desses ambientes. Por isso a união dos terminais é tão significativa nesta ação, para mostrar que essa causa é urgente e está acima de qualquer outro interesse", destaca Viviane Martins, analista sênior de Sustentabilidade da Santos Brasil. Para Marcos Libório, secretário de Meio Ambiente de Santos, trata-se de uma data importante para que todos possam repensar seus hábitos. "Precisamos gerar um senso de responsabilidade comum pelo que consumimos e descartamos. Há um limite de regeneração natural e ele já foi ultrapassado". A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente ao objetivo 14, que versa sobre a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos, protegendo as diferentes formas de vida na água. A cada ano, estima-se que 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nas águas dos oceanos, levando 100 mil animais marinhos à morte, conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Já os chamados microplásticos, partículas de plástico que medem até 5 milímetros, causam a morte e problemas na reprodução dos plânctons, que são responsáveis pela produção de oxigênio oceânico – ou seja, mais da metade do oxigênio produzido na Terra –, afetando não somente a biodiversidade marinha como diversos seres vivos, inclusive seres humanos.

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Centros de Distribuição da Santos Brasil recebem R$ 4 milhões de investimentos em tecnologia

28/08/2023

Em constante busca por soluções inteligentes e personalizadas para atender as demandas dos seus mais de 9,4 mil clientes, a Santos Brasil está investindo R$ 4 milhões na atualização da tecnologia das plataformas sistêmicas de gestão de transportes e dos seus dois Centros de Distribuição localizados em São Bernardo do Campo (SP), com o objetivo de modernizar as operações e ganhar ainda mais governança, eficiência, segurança e produtividade. Além das melhorias em TMS (Transportation Management System) e WMS (Warehouse Management System), os aportes incluem a modernização da Torre de Controle Logístico. Com os investimentos, a Companhia avança ao oferecer uma solução completa de monitoramento integrado ao TMS, com visibilidade de toda operação do transporte rodoviário, abrangendo desde o planejamento de viagens, programação da carga, acompanhamento em tempo real até a gestão de ocorrências e prestação de contas ao contratante, melhorando o nível de serviço prestado, com redução de tempo, custos e desperdícios. "Tudo isso vai nos permitir entregar maior rastreabilidade dos processos logísticos, suportando o crescimento das vendas dos nossos clientes e sua experiência com a Santos Brasil. Além disso, reforçamos a conexão de nossas operações portuárias com o serviço de terra, garantindo uma solução integrada do porto ao e-commerce, com pessoal treinado e qualificado, gerando ainda mais valor e competividade aos nossos clientes, que atuam nos mais variados segmentos de mercado", diz Alfredo Nunes, diretor de Operações Logísticas 3PL. Logística integrada A Santos Brasil, que opera o Tecon Santos, maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul, possui dois Centros de Distribuição estrategicamente localizados em São Bernardo do Campo (SP). É a única empresa com recintos aduaneiros nas duas margens do Porto de Santos, os Clias Santos e Guarujá, promovendo sinergia e facilitando a operação dos clientes. A empresa atua na prestação de serviços de logística integrada in house e operações 3PL (Third-Party Logistics) e é pioneira no desenvolvimento e implantação de modelos logísticos customizados que integram com segurança a atividade portuária e ferroviária, armazenagem, gestão de estoque, transporte rodoviário e distribuição de produtos por todo o País. Responde por toda a coordenação de fluxo de carga entre a fábrica dos clientes e o porto de Santos; pela gestão de embarque e desembarque, do desembaraço aduaneiro, do estoque, dos armazéns que alimentam as linhas de produção, dos modais (com integração das atividades portuária, ferroviária e rodoviária) e a distribuição dos produtos. É a única prestadora de serviços portuários do País com logística integrada do porto ao e-commerce. A Companhia atua nacionalmente por meio de dez terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos, três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos arrematados em Itaqui (MA). Por meio da Santos Brasil Logística oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes.

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Tecon Vila do Conde começa a receber os primeiros equipamentos do novo ciclo de investimentos

16/08/2023

São Paulo, 16 de agosto de 2023. A Santos Brasil começou a receber em julho os primeiros equipamentos adquiridos no novo ciclo de investimentos programados para o Tecon Vila do Conde, o terminal de contêineres da Companhia localizado na cidade de Barcarena (a 96 km de Belém), no Pará. Chegaram dez conjuntos de caminhões Volkswagen Constellation 25.480  e semirreboques paletrans com capacidade de 65 toneladas, que serão utilizados para transportar contêineres, e duas empilhadeiras de contêineres vazios, com capacidade para empilhar sete contêineres de altura. Os novos caminhões permitem ainda a acoplagem de pranchas rebaixadas nos cavalos mecânicos, formando conjuntos especiais para movimentação de cargas de projeto. A previsão é de que até o final do ano cheguem ainda um guindaste portuário sobre rodas MHC (Mobile Harbour Crane); três reach stackers (empilhadeira retrátil telescópica de longo alcance) de última geração, com capacidade para empilhar seis contêineres de altura; e três empilhadeiras de armazém (uma para 7 toneladas e duas para 4,5 toneladas).  Os equipamentos somam R$ 65 milhões em investimentos e complementam o atual parque do terminal, aumentando sua capacidade e produtividade. Com tecnologia de ponta, os equipamentos, além de agregar maior performance às operações, também são mais eficientes do ponto de vista ambiental, uma vez que consomem menos combustível.  No total, a Santos Brasil vai investir cerca de R$ 120 milhões entre obras de expansão e compra de novos equipamentos, com o objetivo de elevar em quase 40% a capacidade do Tecon Vila do Conde, dos atuais 217 mil TEUs/ano para perto de 300 mil TEUs/ano em 2025.  Para Roberto Teller, diretor de Operações Portuárias da Santos Brasil, o Tecon Vila do Conde está ganhando uma nova dimensão. “Além dos equipamentos já adquiridos e que começam a chegar, fizemos melhorias nos gates, implantamos um novo sistema operacional e concluímos obras civis que expandiram a área do terminal em 20 m², totalizando 108 mil m²”, diz.  Segundo ele, ao final deste ciclo de investimentos, o terminal estará preparado para absorver com qualidade o crescimento do transporte de cargas conteinerizadas na região Norte do país e, também, o de cargas de projeto. O Tecon Vila do Conde é um terminal fluvial de contêineres e de carga de projetos, com enorme potencial de crescimento, impulsionado pelo agronegócio e mineração na exportação e por equipamentos e máquinas na importação. Está estrategicamente localizado no Arco Norte, no delta do Rio Amazonas, em uma área de grande capilaridade hidroviária e também muito próxima às principais rotas marítimas internacionais, com acesso a todos os continentes.

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Santos Brasil aumenta em 24% a capacidade do Clia Santos com novo armazém verticalizado

11/08/2023

A Santos Brasil ampliou em 24% a capacidade do seu Centro Logístico Industrial Aduaneiro (Clia) localizado em Santos (SP), com a entrada em operação de um armazém que foi totalmente remodelado e verticalizado e a implantação de novos sistemas e processos de gestão que garantem alto nível de eficiência e segurança, propiciando mais competitividade e qualidade à experiência do cliente. Os investimentos na unidade entre 2022 e 2023 somam R$ 30 milhões, sendo R$ 12 milhões na ampliação do Clia; R$ 11,5 milhões em TI, contemplando desde a substituição à modernização de equipamentos; R$ 5 milhões em projetos de segurança, saúde e meio ambiente e segurança patrimonial; e R$ 1,5 milhão em equipamentos operacionais para o CCI (Centro de Controle Integrado Logístico). Com a remodelação, o Clia Santos – que conta com cinco armazéns – passou de 5.500 posições paletes (espaços para armazenamento) para 6.800 – 17 mil posições dinâmicas ao mês. O moderno CCI voltado à gestão e acompanhamento de todas as operações, que entrou em funcionamento há quatro meses, ganhará ainda mais sofisticação com a aplicação de novos recursos como tablets, antenas de wi-fi e mais painéis, entre outros itens. O projeto do centro de controle foi desenvolvido para aprimorar o planejamento operacional não só do Clia Santos, como também do Clia Guarujá e do Terminal Logístico Saboó, outras unidades da Santos Brasil Logística na Baixada Santista. Entre suas principais funcionalidades estão o gerenciamento em tempo real de indicadores de desempenho e análise do cenário atual e futuro da ocupação de pátio e armazém, assim como de estatísticas operacionais, resultando em ganho de produtividade, mais agilidade, eficiência na alocação de recursos e rastreabilidade. Para Ricardo Buteri, diretor Comercial da Santos Brasil, este é um importante passo dentro da estratégia da Companhia em se consolidar como o mais eficiente provedor para as operações LCL (Less Container Load ou carga fracionada). "Estamos prontos para atender com qualidade à crescente demanda do mercado de carga fracionada alfandegada, já que todas essas mudanças aumentam a oferta dos serviços de armazenagem, estufagem e desova de contêineres oferecidos pela Companhia na Baixada, ampliando a capacidade logística do Porto de Santos. O investimento em tecnologia é parte integrante e fundamental dessa estratégica para o desenvolvimento de soluções operacionais cada vez mais dinâmicas e produtivas ao mercado", diz. Localizado na Marginal da Via Anchieta, com fácil acesso às rodovias que ligam o porto ao principal polo consumidor brasileiro, o Clia Santos é um terminal alfandegado que integra a estrutura de logística da Santos Brasil. Ocupa uma área de 65 mil m² e conta com pátio descoberto para armazenagem de contêineres secos e refrigerados e cinco armazéns onde são acondicionados diversos tipos de cargas de múltiplos segmentos. Desenvolve atividades de carga e descarga, movimentação e armazenagem de contêineres, cargas gerais e de produtos químicos, além de serviços como desova, estufagem, cross-docking, etiquetagem e selagem. A Santos Brasil é a única empresa com recintos aduaneiros nas duas margens do Porto de Santos, os Clias Santos e Guarujá, promovendo sinergia e facilitando a operação dos clientes. Atua na prestação de serviços de logística integrada in house e operações 3PL (Third-Party Logistics) e é pioneira no desenvolvimento e implantação de modelos logísticos customizados que integram com segurança a atividade portuária e ferroviária, armazenagem, gestão de estoque, transporte rodoviário e distribuição de produtos por todo o País.

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Lucro líquido da Santos Brasil soma R$ 94,4 milhões no 2º trimestre

09/08/2023

São Paulo, 8 de agosto de 2023. A Santos Brasil registrou EBITDA consolidado de R$ 222,2 milhões (+3,5% YoY) no 2T23, com margem EBITDA de 43,8% (+1,0 p.p. YoY). A receita líquida totalizou R$ 507,3 milhões (+1,3% YoY) e o lucro líquido somou R$ 94,4 milhões (-3,3% YoY), com margem líquida de 18,6%. A movimentação consolidada nos três terminais de contêineres da Companhia, Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA), no período foi de 299.298 unidades (-11,8% YoY). Em comparação ao 1T23, o lucro líquido mais do que dobrou (+105,7%), com incremento de 7,9 p.p. na margem líquida. Nota-se também expressiva melhora no EBITDA consolidado em relação ao 1T23 (+44,9%), com aumento de 7,9 p.p. na margem EBITDA, tendo sido a recomposição de preços o fator preponderante. Tal desempenho reforça a sólida trajetória de crescimento da Companhia no exercício de 2023. O primeiro semestre do ano mostrou-se desafiador em termos de volumes, em função da queda no fluxo global de contêineres, com um cenário macroeconômico de aumento das taxas de juros, trajetória inflacionária crescente e menor impulso de crédito, o que impactou a demanda por bens de consumo duráveis e bens de capital, transportados em contêineres. O desempenho dos terminais de contêineres da companhia foi, portanto, impactado pelo arrefecimento das importações, principalmente de produtos químicos e bens de consumo, decorrência da retração da demanda doméstica; menor ritmo das exportações de commodities, com reflexo dos menores embarques para o mercado chinês; e redução do volume de cabotagem, também em razão do menor consumo doméstico. Para Daniel Pedreira Dorea, diretor Econômico-financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, a queda relativa observada neste semestre é transitória e sem impactos duradouros ou permanentes sobre os fundamentos do negócio, cujos sinais de melhora são tangíveis, como se pode perceber comparando o crescimento entre o primeiro e segundo trimestres do ano. “A estratégia da Companhia em nada se altera. Continuaremos focados na expansão e modernização de nossos terminais, em especial do Tecon Santos, na maior eficiência na gestão e controle de custos e em rigoroso processo de precificação de serviços, aliado à análise de dados e inteligência de mercado, que são cruciais para atender à necessidade do cliente, com excelência operacional e preços médios equilibrados”, diz. Segundo ele, “apesar de 2022 ter sido o melhor ano da Companhia e ser uma base de comparação muito elevada, os resultados de 2023 devem superar os do ano passado, apesar da volumetria. Já há sinais de retomada de volumes e o terceiro trimestre deverá vir mais forte, o que reforça essa trajetória ascendente”. Dorea ressalta ainda, como um fato importante neste segundo trimestre, a contribuição positiva de R$ 8,5 milhões na receita líquida, com margem EBITDA de 53%, provenientes dos terminais de graneis líquidos em Itaqui (MA), que entraram em operação em novembro do ano passado, ainda com sua capacidade limitada. "À medida que o ativo acelere a sua maturação e os investimentos em curso aumentam a sua escala, a representatividade deles tende a crescer no nosso portfólio", destaca ele. Resultado Operacional O Tecon Santos movimentou 260.465 contêineres no 2T23 (-13,3% YoY), com quedas de 13,3% YoY no longo curso e de 13,4% YoY na cabotagem. Em relação ao 1T23 o crescimento foi de 13,2%, o que indica tendência de recuperação para o segundo semestre de 2023, ainda que eventualmente não compense a retração verificada no 1S23. O market share do terminal no Porto de Santos no 2T23 foi de 37,4% (vs. 41,7% no 2T22 e 37,6% no 1T23). No Tecon Vila do Conde, a movimentação foi de 24.219 contêineres no 2T23 (-4,1% YoY), com quedas também nos volumes de longo curso (-4,7% YoY) e cabotagem (-3,1% YoY). O Tecon Imbituba registrou movimentação de 14.614 contêineres (+9,7% YoY), impulsionada essencialmente pelo crescimento de 4,3%

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Santos Brasil se destaca no ranking Latin American Executive Team 2023

26/07/2023

São Paulo, 26 de julho de 2023. A Santos Brasil foi novamente reconhecida no ranking Latin American Executive Team, da Institutional Investor, divulgado nesta terça-feira (25), e conquistou o primeiro lugar nas oito categorias premiadas, considerando as empresas Small Caps do setor de Transportes. Além disso, a Companhia – que é referência em operações portuárias e logísticas – ganhou a distinção de “Most Honored Company”, por seu sucesso cumulativo em todos os rankings individuais. Antonio Carlos Sepúlveda foi eleito o melhor CEO pelos votos dos analistas buy side e sell side, a exemplo de Daniel Pedreira Dorea, eleito como melhor CFO do setor. Juliano Navarro foi considerado o melhor profissional de RI pelos analistas buy side e ficou em terceiro lugar na avaliação dos analistas sell side. A Santos Brasil também levou o primeiro lugar em outras duas categorias: Melhor Programa de RI e Melhor Time de RI. Outros destaques foram a primeira colocação nas categorias Melhor ESG, Melhor Conselho de Administração e Melhor Analyst Day. Na classificação geral do setor de Transportes - que abrange não apenas companhias Small Caps, mas também Mid e Large Caps da América Latina -, a Santos Brasil se destacou como a segunda colocada, inclusive nos rankings de Melhor Programa de RI, Melhor Time de RI, Melhor CEO e Melhor CFO. O diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia, Daniel Pedreira Dorea, destaca a importância da premiação. "Recebemos com muito orgulho o reconhecimento da Institutional Investor. Estar em primeiro lugar em oito categorias no ranking 2023 nos dá a confiança de que estamos no caminho certo e, mais importante, da qualidade do nosso time. Além disso, receber a distinção de Most Honored Company, dentre as Small Caps, torna este resultado ainda mais especial e recompensador". Os vencedores deste ano foram selecionados a partir de uma pesquisa de opinião envolvendo 1.105 profissionais do mercado de 508 instituições financeiras da América Latina. Há mais de 50 anos, a publicação norte-americana Institutional Investor é uma das mais respeitadas do mundo e sua premiação anual é considerada uma das mais renomadas e relevantes do universo corporativo.

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Santos Brasil abre inscrições para 2º Edital de Investimento Social Incentivado

03/07/2023

Estão abertas até 31 de julho as inscrições para o segundo Edital de Investimento Social Incentivado da Santos Brasil, destinado ao patrocínio de projetos e eventos culturais, ambientais, esportivos e de educação (profissional, complementar e ambiental). As organizações interessadas devem apresentar suas propostas para o processo de seleção por meio da plataforma Prosas, sistema que conecta patrocinadores e empreendedores sociais. Não há limite máximo de propostas por organização. As propostas devem contribuir para o desenvolvimento sustentável dos sete municípios onde a Santos Brasil atua: Barcarena (PA); Guarujá, Santos, São Bernardo do Campo e São Paulo (SP); Imbituba (SC) e São Luís (MA). Serão priorizadas iniciativas voltadas aos grupos historicamente minorizados: crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, idosos, mulheres, negros, pessoas com deficiência (PCDs) e população LGBTQIAPN+. Podem participar Organizações da Sociedade Civil (OSCs), de direito privado, de pessoa jurídica com ou sem fins lucrativos, de Conselho de Direitos e de Organizações Públicas. Os projetos e eventos selecionados serão divulgados em setembro, para execução em 2024. Os recursos são provenientes de leis de incentivos fiscais nos âmbitos federal e municipal. Balanço 2022 Considerado pela empresa um sucesso de adesão e repercussão, o primeiro edital recebeu 218 propostas. Das 54 aprovadas, 41 foram de fato patrocinadas por estarem disponíveis para captação. Os projetos em execução ao longo de 2023 beneficiarão cerca de 85 mil pessoas e somam mais de R$ 3,8 milhões de investimento. A iniciativa de elaborar o primeiro edital no ano passado teve como foco a transparência e eficiência na gestão dos patrocínios e doações realizadas pela Companhia, além da promoção da Governança Social. Segundo Béatrice de Toledo Dupuy, gerente executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, o edital democratiza o acesso das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) à política de Investimento Social da Companhia e aos recursos disponíveis para este fim. "Buscamos ampliar a atuação social da Santos Brasil além da Baixada Santista, região onde a Companhia administra o Tecon Santos, maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul, e é uma marca empregadora forte. Queremos estar ainda mais presentes nas outras cidades onde temos operações, fortalecendo grupos historicamente minorizados e a sociedade como um todo, contribuindo para o desenvolvimento dessas regiões", diz.

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Santos Brasil lança Relatório de Sustentabilidade 2022

22/06/2023

São Paulo, 22 de junho de 2023 – A Santos Brasil acaba de divulgar seu novo Relatório de Sustentabilidade. Relativo ao ano de 2022, o documento já está disponível para visualização e download no site da Companhia. Trata-se da 17ª edição publicada pela empresa, que é referência em operações portuárias e logísticas, e o 15º a seguir as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). Coordenado pelas áreas de Sustentabilidade, Comunicação Corporativa e Relações com Investidores da Santos Brasil, o relatório contempla todas as unidades operacionais e o acompanhamento das externalidades socioambientais, com apresentação consolidada dos resultados econômico-financeiros e dados auditados, além de asseguração externa, tendo sido aprovado pelo Comitê de Sustentabilidade. E é um meio de a empresa compartilhar desafios, conquistas e resultados com seus stakeholders. Para a Companhia, 2022 foi considerado um ano de consolidação, com a diversificação, modernização e expansão de suas operações sustentadas em sólidos compromissos e práticas ambientais, sociais e de governança. Prova disso é que a Santos Brasil passou a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, a bolsa de valores brasileira, que reúne um seleto grupo de empresas reconhecidamente comprometidas com a agenda ESG. Na área ambiental, comparativamente ao ano anterior, a Companhia reduziu em 16% as emissões de gases do efeito estufa, em 9,2% o consumo de água e em 4% a geração de resíduos. Na social, lançou o 1º Edital Social de Projetos Incentivados, impactando cerca de 85 mil pessoas, e atingiu a marca de 28% de mulheres na liderança, um aumento de 44% em relação a 2019. Para conferir e baixar o documento, acesse https://www.santosbrasil.com.br/tmp/SITE-ARQUIVOS/relatorio_sustentabilidade_2022.pdf.

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Santos Brasil oferece 11 vagas de estágio na área de TI

19/06/2023

São Paulo, 19 de junho de 2023. A Santos Brasil está com inscrições abertas para o Programa de Estágio 2023 voltado à área de Tecnologia da Informação (TI). A Companhia, que é referência em operações portuárias e logísticas e tem a inovação em seu DNA, tem o objetivo de formar os futuros e futuras analistas da empresa, visando, ainda, promover e ampliar a representatividade de todos os públicos, incentivando a participação de pessoas com deficiência e diversidades de gênero, orientação sexual, origem, geração e etnia. São oferecidas 11 vagas, sendo uma delas para a área de automação (presencial, no Tecon Santos, em Guarujá); duas para o setor de infraestrutura (uma para o Centro Logístico Industrial Aduaneiro - Clia Santos - e outra para o Tecon Santos, ambas presenciais); e oito vagas para a área de sistema, no regime home office, podendo residir em qualquer lugar do Brasil. As inscrições devem ser feitas até o dia 4 de julho na plataforma Gupy. Podem participar estudantes do Ensino Superior devidamente matriculados(as) em cursos de Tecnologia da Informação em instituição reconhecida pelo MEC com formação prevista para dezembro de 2024 (tecnólogo) e com formação prevista para julho de 2025 (bacharelado). Todos(as) devem ter disponibilidade para estagiar seis horas por dia. O processo seletivo gamificado inclui busca de talentos; dinâmica virtual em grupo; entrevista com o time de atração de talentos; painel com os(as) gestores(as); e entrevista individual com os(as) gestores(as). A admissão tem previsão para acontecer no início de setembro. Os estagiários receberão bolsa-auxílio de R$ 1.500 no primeiro ano e de R$ 1.650 no segundo ano de estágio e último ano da faculdade. Outros benefícios oferecidos são assistência médica (Unimed, sem desconto e coparticipação de uso); vale-transporte; seguro de vida; refeitório no local de trabalho (modelo presencial); vale-alimentação (modelo home office); parceria com a Gympass para acesso a diversas academias conveniadas e programa estruturado de desenvolvimento. Além disso, os novos estagiários terão acesso à plataforma interna Carreira em Foco, com mais de 100 cursos online gratuitos disponíveis, e à formação Yellow Belt Six Sigma no primeiro ano do estágio.

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Programa Formare da Santos Brasil recebe inscrições até o dia 28

15/06/2023

São Paulo, 15 de junho de 2023. A Santos Brasil está com inscrições abertas pela internet (www.avaformare.org.br/cadastro/), até o dia 28, para o processo seletivo da 16ª turma do Formare, programa de educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social, pioneiro no setor portuário, realizado em parceria com a Fundação Iochpe. Serão oferecidas 20 vagas para moradores de Guarujá, cidade onde se localiza o Tecon Santos. Adotado pela Santos Brasil desde 2009, o Formare é baseado em uma prática pedagógica inovadora, sintonizada com as transformações do mundo e as demandas do mercado de trabalho. Alia inclusão social e engajamento empresarial, estimulando o voluntariado corporativo. Cerca de 500 profissionais da Santos Brasil já compartilharam seu tempo, talento e conhecimento para atuar na formação dos jovens, ministrando aulas práticas e teóricas. Podem participar candidatos entre 17 e 19 anos de idade e que tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escola pública. Outros requisitos são ter renda de até um salário-mínimo por pessoa da família; disponibilidade no período das 9h às 16h (de segunda a sexta-feira) e não ser dependente legal de funcionário(a) da Santos Brasil ou ter frequentado programas de aprendizagem na Companhia. Além da capacitação profissional como assistente administrativo na área portuária, com 1 mil horas-aula, os selecionados terão acesso à bolsa-auxílio, refeição na empresa, uniforme, material didático e seguro de vida. Segundo Béatrice de Toledo Dupuy, gerente executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, o investimento nesta iniciativa está em sintonia com a diretriz da empresa em apoiar ações de inclusão social com ênfase em educação, buscando promoção da cidadania e desenvolvimento da sociedade local. "Com o Formare, há mais de uma década contribuímos com a formação de jovens que vivem no entorno do Tecon Santos, nossa maior operação, desenvolvendo habilidades pessoais e profissionais. Temos um programa completo, com benefícios tanto para os nossos funcionários, que atuam ativamente como educadores voluntários, quanto para a sociedade, que recebe jovens capacitados para entrar no mercado de trabalho". O Formare é reconhecido por garantir alto índice de contratações para seus alunos. Desde a primeira edição na Santos Brasil, o projeto já formou 291 jovens e, destes, 109 foram contratados pela Companhia em diferentes áreas. De acordo com dados do Plano CDE, consultoria de avaliação de impacto especializada em famílias das classes C,D e E no Brasil, contratada pelo Iochpe, a taxa de empregabilidade do Formare é de 93%. Além disso, 70% dos jovens ingressam em uma graduação posteriormente e 76% dos ex-alunos estão trabalhando com carteira assinada com rendimento médio de dois salários-mínimos.

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Santos Brasil bate recorde de produtividade no Tecon Vila do Conde

07/06/2023

São Paulo, 7 de junho de 2023. O Tecon Vila do Conde bateu recorde mensal de produtividade no último mês de maio. O terminal de contêineres operado pela Santos Brasil no porto de Barcarena (PA) alcançou a marca de 37,48 MPH (Movimentos por Hora) - medida que computa o número de embarques e desembarques de contêineres nas embarcações atracadas no cais do terminal e indica eficiência na operação. Desde o início do ano, o Tecon Vila do Conde vem operando com elevada produtividade, tendo registrado uma média de 36,2 MPH no primeiro trimestre, a melhor da história do terminal. A marca é reflexo de uma série de investimentos em tecnologia, infraestrutura e treinamento de equipes, que vêm sendo realizados pela Santos Brasil para aumentar a eficiência do terminal e, consequentemente, o nível de serviço prestado aos clientes. Entre as iniciativas da Companhia destaca-se a implantação do software Opus TOS (Terminal Operating System), que integra as operações de pátio, cais e gates e traz mais eficiência no planejamento, permitindo a gestão da operação em tempo real, com ganhos no padrão operacional, ritmo e velocidade. A conclusão das obras de pavimentação, drenagem e iluminação de uma nova área de 20 mil m², que passou a ser usada como pátio de contêineres vazios – elevando a área total do terminal para 108 mil m² -, também contribuiu para os bons resultados, bem como a sinergia entre as equipes e a maior rapidez na manutenção de equipamentos. Em 2022, a Santos Brasil investiu R$ 39 milhões em melhorias de infraestrutura e na ampliação da área de armazenagem para permitir que o terminal absorva o crescimento do transporte de cargas conteinerizadas na região Norte do país e, também, de cargas de projeto. Mais R$ 120 milhões serão destinados a obras de expansão, sistemas e compra de novos equipamentos com o objetivo de ampliar em quase 40% a capacidade do Tecon Vila do Conde, que passará dos atuais 217 mil TEUs/ano para 300 mil TEUs/ano até 2025. De acordo com Roberto Teller, diretor de Operações Portuárias da Santos Brasil, o Tecon Vila do Conde está localizado em uma região que cresce a taxas maiores que o país, por isso a Companhia está destinando pesados investimentos para a ampliação de sua capacidade e eficiência. "Os primeiros resultados deste esforço já puderam ser observados por nossos clientes. Prova disso é que, em abril, o terminal alcançou a nota mais alta na sua história de acordo com nosso indicador de satisfação do cliente", diz. O Tecon Vila do Conde é um terminal fluvial de contêineres e de carga de projetos, com um enorme potencial de crescimento, impulsionado pelo agronegócio e mineração na exportação e por equipamentos e máquinas na importação. Está estrategicamente localizado no Arco Norte, no delta do Rio Amazonas, em uma área de grande capilaridade hidroviária e também muito próxima às principais rotas marítimas internacionais, com acesso a todos os continentes.

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Santos Brasil registra R$ 45,9 milhões de lucro líquido no 1º trimestre

12/05/2023

São Paulo, 11 de maio de 2023 – A Santos Brasil encerrou o 1T23 com lucro líquido de R$ 45,9 milhões (-49,4% YoY) e margem líquida de 10,8%. O EBITDA somou R$ 153,3 milhões (-15,0% YoY), com margem de 35,9% (-5,1 pontos percentuais YoY). Neste período, os terminais de contêineres da Companhia movimentaram 261.903 unidades, queda de 14,3% frente ao 1T22. O desempenho foi impactado principalmente pelo arrefecimento das importações de bens de consumo e de capital; queda nas exportações de commodities, como café, algodão, carne etc., e menor fluxo de cargas transportadas via cabotagem. Além disso, recai sobre os números a base comparativa referente ao 1T22, cujos volumes observados foram influenciados pela sazonalidade tardia provocada pela pandemia da Covid-19, em especial durante o 4T21 e 1T22. Comparado ao 1T19, por exemplo, período que antecede a pandemia, o 1T23 soma alta de 2,7%. Em contrapartida, a Santos Brasil Logística e o Terminal de Veículos (TEV) registraram crescimentos de 39,6% e 12,7% no EBITDA do 1T23, respectivamente, em comparação com o mesmo período do ano passado. E, em seu primeiro trimestre completo de operação, os terminais de líquidos de Itaqui (MA) apresentaram EBITDA positivo no montante de R$ 0,3 milhão. No Tecon Santos, que representa 88% da volumetria total da movimentação de contêineres da Santos Brasil, a redução foi de 14,5% em comparação com o 1T22, com destaque para os menores volumes nas operações de longo curso (-17,4% YoY). As importações de contêineres caíram 4,1% YoY, com destaque para menores volumes importados de produtos químicos e eletroeletrônicos, reflexo do arrefecimento da economia doméstica. Já as exportações cederam 4,8% YoY, devido aos menores embarques de commodities em geral. Por outro lado, a cabotagem apresentou crescimento de 1,7% de volume no 1T23, o que reforça a importância do Porto de Santos no transporte de carga doméstica que utiliza esse modal no País. Decorrente da menor safra de arroz, o volume no Tecon Imbituba caiu 9,5% (YoY). Já o volume movimentado no Tecon Vila do Conde registrou queda de 14,1% YoY, com diminuição no fluxo de longo curso (-14,8% YoY) devido às menores exportações de madeira e proteína animal, além do menor fluxo de cabotagem (-13,3% YoY). A movimentação de cargas gerais teve redução de 57,6% (YoY) no 1T23, devido ao fim dos embarques de celulose para exportação no Terminal de Cargas Gerais (TCG) de Imbituba. Na Santos Brasil Logística, o número de contêineres armazenados no 1T23 foi 13,4% menor em comparação com o 1T22, reflexo da diminuição das importações no Porto de Santos. Os Centros de Distribuição, no entanto, cresceram a movimentação de pallets em 20,1% no 1T23, resultado do aumento das operações de logística integrada 3PL em relação ao mesmo período do ano passado. O TEV movimentou 55.358 veículos, aumento de 1,9% YoY. A exportação foi responsável por 51.034 unidades (+6,1% YoY). Por outro lado, a importação apresentou queda de 30,5% (YoY) no 1T23. O mix de veículos pesados apresentou melhora no trimestre, respondendo por 11% do volume total, contra 8% no 1T22, reflexo de maiores exportações de máquinas agrícolas e de construção civil para os Estados Unidos e Costa Rica. Para Daniel Pedreira Dorea, diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia, a expectativa para os próximos trimestres de 2023 é de crescimento do resultado operacional, financeiro e das margens. "Esse aumento será impulsionado não apenas pela melhora dos volumes esperados, com a normalização da sazonalidade típica da indústria de contêineres, mas também pela recomposição dos preços praticados, que voltam a se equilibrar em patamares históricos, tendo a Companhia algumas renovações contratuais ainda a fazer. Também o volume já observado no último mês de abril foi 13,2% superior a março e esperamos que essa crescente siga até a temporada de pico no 3T23", diz

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