Stay on top of our corporate warnings

EXPEDIENTE DO FERIADO DE ADESÃO DO PARÁ (15/08)

11/08/2025

Prezado cliente, Informamos que na sexta-feira, dia 15/08, não haverá expediente nas áreas administrativas, Depot e Armazém no Tecon Vila do Conde, em razão do feriado estadual de Adesão do Pará. Os gates estarão fechados das 07h da manhã do dia 15/08 até 07h da manhã do dia 16/08. A operação de navios funcionará normalmente, caso haja atracação prevista. Em caso de dúvidas, contate nossa área de Relacionamento com Clientes, disponível de segunda a sexta, das 8h às 19h, exceto feriados nacionais: relacionamento.tcv@santosbrasil.com.br ou (91) 4042-9300.

Leia mais

EXPEDIENTE DO ANIVERSÁRIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

11/08/2025

Prezado cliente, Informamos que dia 20/08 (quarta-feira) é feriado em São Bernardo do Campo, em razão do aniversário da cidade. Por esse motivo, informamos que não haverá expediente administrativo na unidade no dia 20/08. As operações seguirão normalmente, conforme a necessidade de cada cliente. Em caso de dúvidas, entre em contato com a área de Relacionamento com Clientes, pelo e-mail: relacionamento@santosbrasil.com.br ou pelo telefone (13) 2102-9000 (horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 19h, exceto feriados nacionais).

Leia mais

OBRIGATORIEDADE DE ASSINATURA ELETRÔNICA QUALIFICADA NOS PROCESSOS DA ANP

11/08/2025

Prezado Cliente, Informamos que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em conformidade com a Lei nº 14.063, de 23 de setembro de 2020, que regulamenta o uso de assinaturas eletrônicas em interações com entes públicos, passou a exigir que o extrato de cessão de espaço para homologação nesta agência deverá ser assinado por meio de plataforma que permita a validação do documento no endereço: https://validar.iti.gov.br/index.html. Desta forma, as assinaturas deverão ser realizadas por representantes legais das empresas, devidamente comprovados, que possuam certificado digital ICP-Brasil. Caso não tenham representantes que possuam o certificado, segue o link do ICP-Brasil com a lista de prestadores autorizados para emissão: https://www.gov.br/iti/pt-br/assuntos/icp-brasil/lista-de-prestadores-de-servico-e-suporte-pss. Contamos com sua colaboração para atender a essa exigência, a fim de evitar sanções e possíveis impedimentos nos processos junto à agência reguladora. Em caso de dúvidas, contate nossa área de Relacionamento com Clientes, disponível de segunda a sexta, das 8h às 19h, exceto feriados nacionais: ana.paula@santosbrasil.com.br, ana.sousa@santosbrasil.com.br ou 98 99141-8952.

Leia mais

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES PARA OPERAÇÕES NOS TERMINAIS DE GRANÉIS LÍQUIDOS

05/08/2025

- A Ordem de Agendamento é o documento oficial e obrigatório utilizado pelos Terminais de Granéis Líquidos para realização das operações de carga e descarga rodoviária. - A Ordem de Agendamento precisa ser preenchida no Autoload. - A antecipação de agendamento está condicionada à disponibilidade dos terminais e deve ser solicitada pelos e-mails: Faturamento-TerminalItaqui@santosbrasil.com.br e supervisores-itaqui@santosbrasil.com.br. Seguem regras para antecipação: *A solicitação deve ser enviada até às 16h; *A antecipação será atendida até a janela das 18h; *Não será permitida a antecipação no último dia de cada mês, devido ao fechamento mensal. Quanto ao tamanho dos caminhões: - No Terminal TGL1, a altura máxima permitida para carregamento nas posições centrais da plataforma rodoviária é de 4,08 metros. - No Terminal TGL3, o carregamento pode ser realizado em caminhões do tipo bitrem, com capacidade de até 46 m³. Quanto aos tempos das operações rodoviárias: - O Check-in antecipado é permitido com até 1h30 de antecedência em relação ao horário agendado; - A tolerância para check-in após o horário agendado é de até 30 minutos; - A tolerância para descida do caminhão após liberação do posto de triagem é de até 50 minutos.

Leia mais

NOVIDADE NA SANTOS BRASIL: LIBERAÇÃO AUTOMATIZADA DE DTA

30/07/2025

Comprometida em oferecer aos clientes soluções que facilitam o seu dia a dia, a Santos Brasil informa que, a partir de hoje, os motoristas serão liberados do Tecon Santos automaticamente após o desembaraço da DTA, a partir de notificação enviada para aplicativo Caminho Ágil, disponível nas versões em iOS e Android. Como Funciona: A transportadora realiza o upload do Certificado de Desembaraço em nosso site (acesso restrito). O sistema envia o documento imediatamente ao aplicativo Caminho Ágil. O motorista recebe a notificação “DTA Liberada” no aplicativo. Com essa notificação, o motorista está autorizado a seguir diretamente ao Gate de Saída, sem necessidade de aguardar qualquer impressão física. Benefícios: Maior agilidade e segurança nas entregas; Otimização do fluxo de carga no Comércio Exterior; Redução de tempo de espera no terminal. Importante: para receber a notificação, o motorista precisa fazer o download no celular e se cadastrar no aplicativo Caminho Ágil. Em caso de dúvidas, entre em contato com a área de Relacionamento com Clientes, pelo e-mail: relacionamento@santosbrasil.com.br ou pelo telefone (13) 2102-9000 (horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 19h, exceto feriados nacionais).

Leia mais

NOVAS EXIGÊNCIAS DA ANVISA PARA O TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS

24/07/2025

Prezado cliente, Informamos que, conforme as Resoluções da Anvisa, nº 938/2024, nº 977/2025 e Ofício nº 21/2025 e seu complemento, produtos sujeitos à fiscalização sanitária, tais como medicamentos acabados e insumos farmacêuticos, devem ser transportados e armazenados em contêineres que mantenham as temperaturas recomendadas pelo fabricante ou previstas na legislação. Principais pontos a serem observados: As condições de temperatura exigidas para armazenagem devem estar registradas no manifesto de carga. Caso essas informações não estejam no manifesto, solicitamos que nos comuniquem de forma clara e formal por e-mail para controle.farmaceutico@santosbrasil.com.br antes do embarque. Importadores e exportadores devem garantir, antes do embarque, que a carga atenda a todos os requisitos aplicáveis, incluindo as condições exigidas para a carga e a regularidade do licenciamento do recinto. Em caso de divergência das condições exigidas para os produtos, o recinto informará ao importador ou consignatária da carga. O recinto alfandegado comunicará à Anvisa os casos de cargas perecíveis que necessitem armazenamento em temperaturas controladas entre 2 °C e 8 °C ou em temperaturas negativas, transportadas em condições adversas à especificada. Caberá à Anvisa a determinação de quarentena ou não liberação da carga, após análise do processo de importação, determinando canal amarelo ou vermelho. Em casos de redestinação de produtos que não atendam às normas sanitárias, solicitamos o envio das informações referentes à LI/LPCO via e-mail para controle.farmaceutico@santosbrasil.com.br. Importante: o descumprimento dessas exigências pode acarretar sanções administrativas e penalidades tanto para o importador quanto para o recinto alfandegado. Agradecemos a compreensão e colaboração. Em caso de dúvidas, entre em contato com a área de Relacionamento com Clientes, pelo e-mail: relacionamento@santosbrasil.com.br ou pelo telefone (13) 2102-9000 (horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 19h, exceto feriados nacionais).

Leia mais

AUTOMATIZAÇÃO DA ESCRITURAÇÃO DE NOTAS FISCAIS DE ARMAZENAGEM

17/07/2025

Prezado cliente, Com o compromisso de promover mais agilidade e segurança nas rotinas fiscais, informamos que, a partir do dia 28/07/2025 (segunda-feira), o processo de escrituração das notas fiscais de armazenagem passará a ser realizado de forma automática. Para viabilizar essa automatização, será obrigatório o envio do arquivo XML e do DANFE da nota fiscal para o e-mail: RecebeXMLNFe@santosbrasil.com.br Contamos com a colaboração de todos para adequar os processos internos e assegurar o envio correto dos documentos fiscais. Em caso de dúvidas, contate nossa área de Relacionamento com Clientes, disponível de segunda a sexta, das 8h às 19h, exceto feriados nacionais: ana.paula@santosbrasil.com.br, ana.sousa@santosbrasil.com.br ou 98 99214-6273.

Leia mais

MANUTENÇÃO ELÉTRICA PROGRAMADA DO TGL1

16/07/2025

Prezado cliente, Informamos que será realizada uma manutenção elétrica programada nol TGL1, com previsão de início às 07h e término às 17h do dia 20/07 (domingo). Durante esse período, todas as operações de carregamento e descarga rodoviária e ferroviária estarão temporariamente suspensas no terminal. Reforçamos que as operações no TGL3 funcionarão normalmente, exceto para as movimentações envolvendo Diesel S500. Em caso de dúvidas, contate nossa área de Relacionamento com Clientes, disponível de segunda a sexta, das 8h às 19h, exceto feriados nacionais: ana.paula@santosbrasil.com.br, ana.sousa@santosbrasil.com.br ou 98 99214-6273.

Leia mais

EXPEDIENTE DO FERIADO ESTADUAL - REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA (09/07)

07/07/2025

Prezado cliente, Informamos o expediente da Santos Brasil durante o feriado estadual da Revolução Constitucionalista (09/07) nas unidades de São Paulo: Tecon Santos: não haverá expediente administrativo. As operações de navios e gates do Tecon Santos funcionarão normalmente. O expediente dos fiscais da Receita Federal e do Ministério da Agricultura estará suspenso na quarta-feira, 09/07. Portanto, as lanchas que fazem o trajeto Alfândega-Tecon e vice-versa também estará suspensa nessa data. Segurança Aduaneira Averbação DTA/Registro/Nvocc/Controle Aduaneiro/FMA: não haverá expediente. Relacionamento com Clientes, Comercial, Importação e Exportação: não haverá expediente. Captação: não haverá atendimento no dia 09/07. Por este motivo, o envio das redestinações dos navios com previsão de atracação entre às 19 horas do dia 08/07 e às 13 horas do dia 10/07 deverão ser finalizadas até às 12 horas do dia 08/07. Transporte: as solicitações de transporte devem ser realizadas com pelo menos 48 horas (úteis) de antecedência do dia da programação efetiva. Na quarta-feira, 09/07, não haverá expediente da área de Atendimento de Transporte. Faturamento e cobrança: Não haverá expediente. A liberação dos processos com condição de pagamento à vista ocorrerá única e exclusivamente via PIX QR Code, no qual poderá ser acessado diretamente pela Área do Cliente, 24 horas por dia, sete dias por semana. CLIAs Santos e Guarujá: as operações de pátio seguirão regularmente. CD São Bernardo do Campo e K-10: não haverá expediente administrativo e operacional. TEV: não haverá expediente administrativo, de entrega e recebimento de carga. A operação funcionará apenas em caso de atracação de navios. Em caso de dúvidas, entre em contato com a área de Relacionamento com Clientes, pelo e-mail: relacionamento@santosbrasil.com.br ou pelo telefone (13) 2102-9000 (horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 19h, exceto feriados nacionais).

Leia mais

MANUTENÇÃO PROGRAMADA DO TGL 1

04/07/2025

Prezado cliente, Informamos que será realizada uma manutenção programada no TGL 1, com início às 14h do sábado, 05/07, e término previsto para às 17h do domingo, 06/07. Durante esse período, a operação de carregamento de Gasolina C  ficará temporiamente suspensa no TGL 1. Reforçamos que as demais operações funcionarão normalmente, inclusive as operações com Gasolina A. Em caso de dúvidas, contate nossa área de Relacionamento com Clientes, disponível de segunda a sexta, das 8h às 19h, exceto feriados nacionais: ana.paula@santosbrasil.com.br, ana.sousa@santosbrasil.com.br ou 98 99214-6273.

Leia mais

NOVO LOCAL PARA DEVOLUÇÃO DE CONTÊINERES VAZIOS

25/06/2025

Prezado cliente, Informamos que, a partir de amanhã, 26 de junho de 2025, as devoluções de contêineres vazios serão efetuadas no Depot, na área externa da Santos Brasil, localizado na Rodovia PA 483, KM 18, S/N – Bairro Vila do Conde, Barcarena/PA – CEP: 68445-000. Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira: 07h00 às 19h00 Sábado: 07h00 às 13h00 Em caso de dúvidas, contate nossa área de Relacionamento com Clientes, disponível de segunda a sexta, das 8h às 19h, exceto feriados nacionais: relacionamento.tcv@santosbrasil.com.br ou (91) 4042-9300.

Leia mais

NOVIDADE NA ÁREA DO CLIENTE SANTOS BRASIL: POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO DE SACADO!

18/06/2025

Prezado Cliente, Visando o nosso compromisso de desenvolver as melhores soluções a você, informamos que, agora, os clientes de cabotagem no modal Porto podem realizar a alteração de sacado diretamente na Área do Cliente. Basta acessar a opção Troca de Sacado, informar o número do booking e, em seguida, inserir os dados do responsável pelo pagamento. Desta forma, as notas fiscais serão emitidas com a devida alteração do responsável pelo pagamento. Em caso de dúvidas, entre em contato com a área de Relacionamento com Clientes, pelo e-mail: relacionamento@santosbrasil.com.br ou pelo telefone (13) 2102-9000 (horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 19h, exceto feriados nacionais).

Leia mais

EXPEDIENTE DO FERIADO DE CORPUS CHRISTI NOS TERMINAIS DE GRANÉIS LÍQUIDOS

13/06/2025

Prezado cliente, Informamos que, em razão do feriado de Corpus Christi (19/06), não haverá expediente administrativo. As operações seguem normalmente, conforme escala. Em caso de dúvidas, contate nossa área de Relacionamento com Clientes, disponível de segunda a sexta, das 8h às 19h, exceto feriados nacionais: relacionamento@santosbrasil.com.br ou 98 99141-8952.

Leia mais

EXPEDIENTE DO FERIADO DE CORPUS CHRISTI NAS UNIDADES DO ESTADO DE SÃO PAULO

13/06/2025

Prezados clientes, Informamos o expediente da Santos Brasil durante o feriado nacional de Corpus Christi, na quinta-feira (19/06): Tecon Santos: Não haverá expediente administrativo no dia 19/06. Já as operações de navios e gates do Tecon Santos funcionarão normalmente. O expediente dos fiscais da Receita Federal e do Ministério da Agricultura estará suspenso nos dias 19/06 e 20/06. Portanto, as lanchas que fazem o trajeto Alfândega-Tecon e vice-versa também estarão suspensas nessas datas. Relacionamento com Clientes, Comercial, Importação e Exportação: não haverá expediente. Captação: Não haverá atendimento no dia 19/06. Em caso de dúvidas, entre em contato com a área de Captação por meio do e-mail remocaosbsa@santosbrasil.com.br Transporte: não haverá expediente da área de Atendimento de Transporte. As solicitações de transporte devem ser realizadas previamente, com pelo menos 48 horas (úteis) de antecedência do dia da programação efetiva. Faturamento e cobrança: Não haverá expediente no dia 19/06. Os pagamentos à vista dos serviços de armazenagem de importação podem ser feitos via Pix QR Code, diretamente pela Área do Cliente, 24 horas por dia, sete dias por semana. CLIAs Santos e Guarujá: Não haverá expediente administrativo no dia 19/06. Já as operações de pátio funcionarão normalmente. CD São Bernardo do Campo: Não haverá expediente administrativo e operacional na unidade no dia 19/06.  TEV: Não haverá expediente administrativo, de entrega e recebimento de carga no dia 19/06. A operação funcionará apenas em caso de atracação de navios. Em caso de dúvidas, entre em contato com a área de Relacionamento com Clientes, pelo e-mail: relacionamento@santosbrasil.com.br ou pelo telefone (13) 2102-9000 (horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 19h, exceto feriados nacionais).

Leia mais

EXPEDIENTE DO FERIADO DE CORPUS CHRISTI NO TECON E TCG IMBITUBA

13/06/2025

Prezado cliente, Informamos que, em razão do feriado de Corpus Christi (19/06), não haverá expediente administrativo e de DEPOT. As operações seguem normalmente, conforme escala. Em caso de dúvidas, entre em contato com a área de Relacionamento com Clientes pelo e-mail: relacionamento.tci@santosbrasil.com.br ou pelo telefone (48) 3513-1660. Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h, exceto feriados nacionais.

Leia mais